As 10 Melhores Coifas de 2021

Procurando pela Melhor Coifa para sua cozinha? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Coifas do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

As coifas são aliadas na cozinha no sentido de limpeza, praticidade e até mesmo beleza. Visando sugar o vapor e as partículas de gordura provenientes do cozimento, independente de qual prato se esteja preparando, a coifa mantém o ar limpo e livre de odores. 

Para escolher a melhor coifa, seja para seu apartamento pequeno ou para sua varanda gourmet planejada, separamos este post exclusivo sobre o produto. Ele pode fazer parte da sua pequena cozinha ou ficar na área externa de sua casa. Basta escolher o modelo apropriado. 

Ao final da leitura, temos certeza de que não haverá dúvidas sobre qual modelo de coifa adquirir. 

1. Coifa De Parede Blue Touch 90CTS – ElectroluxMelhor Coifa Com Display TouchVer Preço
2. Coifa De Ilha BAV10AR - BrastempMelhor Coifa de IlhaVer Preço
3. Coifa De Parede Vidro Curvo Slim - FogattiMelhor Coifa BarataVer Preço
4. Coifa De Parede Pco90g – PhilcoMelhor Coifa Custo BenefícioVer Preço
5. Coifa De Parede Gourmet CFA391 – CadenceMelhor Coifa para Cooktop 5 BocasVer Preço
6. Coifa De Parede New Vetro – TramontinaMelhor Coifa para Fogão 4 BocasVer Preço
7. Coifa De Embutir Incasso - TramontinaMelhor Coifa de Embutir SilenciosaVer Preço
8. Coifa De Parede Infinity Touch - FischerMelhor Coifa de Parede 90cmVer Preço
9. Coifa De Parede Piramidal - BrastempMelhor Coifa PiramidalVer Preço
10. Coifa De Parede Talent Fit – FischerMelhor Coifa para Usar como DepuradorVer Preço

Como Escolher a Melhor Coifa 

Escolher a melhor coifa do mercado para a sua cozinha não é tão simples quanto parece, para fazer uma boa escolha você deverá avaliar as seguintes considerações antes de ir às compras.  

  • Saiba escolher a vazão correta para o tamanho da sua cozinha 

Em termos técnicos, a vazão seria a rapidez com que o volume escoa pelo duto da coifa. De forma simplificada, a vazão nada mais é do que o volume que a coifa comporta, ou seja, quanto maior a vazão, mais vapor a coifa consegue sugar.  

Uma coifa ideal troca o ar da cozinha, pelo menos, 12 vezes por hora. Sabendo disso, para calcular a vazão ideal para a sua cozinha, faça o seguinte cálculo: A x B x C x 12 = m³/h. 

Segue exemplo: uma cozinha de 5 x 3 m com 4 metros de altura, resultaria em uma vazão de 720 m³/h. Esse valor seria a vazão ideal para esta cozinha fictícia, mas não significa que um modelo menor esteja fora de cogitação, pois se seu uso for ocasional e não haver tanta demanda de sucção de gorduras, uma coifa menos potente poderá suprir suas necessidades. 

  • Escolha as dimensões de acordo com o tamanho do seu fogão 

Como regra geral, a coifa deve ser 10% maior que o tamanho do fogão, cobrindo uma boa parte da superfície. 

Para um fogão ou cooktop de até 4 bocas, o tamanho ideal da coifa é de 60 cm (largura), não havendo necessidade de ultrapassar essa dimensão. 

Para um fogão ou cooktop entre 5 e 6 bocas, uma coifa de 90 cm (largura) é a correta, pois assim consegue cobrir toda a superfície do fogão. 

Adquirir uma coifa maior que o ideal não é o problema contanto que se tenha espaço, mas uma menor pode lhe trazer complicações, pois sua funcionalidade será comprometida. 

Antes de comprar sua próxima ou primeira coifa, sempre se certifique de ter em mãos as medidas exatas de seu fogão ou cooktop. Dessa forma, evita-se frustrações futuras.  

  • Verifique os níveis de ruído 

O ruído da coifa varia em torno de 60 a 70 dB. Apesar de não ser uma característica que afete o bom funcionamento do produto, é algo a ser levado em conta. Para quem deseja fazer longos preparos no fogão enquanto conversa com as visitas ou ouve uma música, um ruído muito alto definitivamente será um incômodo. 

Se barulho é um ponto a ser evitado, procure por modelos com ruído máximo de 65 dB, este é um parâmetro razoável para manter o ambiente tranquilo. 

  • Se atente ao tipo de iluminação 

A iluminação da coifa pode facilitar no preparo de alimentos e até mesmo contribuir com a ambientação da sua cozinha planejada.  

Uma iluminação direcionada para o fogão é uma grande mão na roda do dia a dia, por isso, priorize os modelos de coifas com iluminação, principalmente em led, pois é mais durável, fácil de trocar, além de ser mais econômica. 


As 10 Melhores Coifas de 2021 

Agora que você já sabe como identificar a melhor coifa do mercado para o seu fogão, confira a seguir nossa seleção dos melhores modelos de acordo com cada tipo de necessidade. 


1. Coifa De Parede Blue Touch 90CTS – Electrolux (Melhor Coifa Com Display Touch)

Se você está em busca de uma coifa que traga modernidade e praticidade para sua cozinha ao mesmo tempo, o modelo Blue Touch 90CTS, da marca Electrolux, pode ser o ideal. 

É um modelo de coifa com painel espelhado e touch, trazendo tecnologia ao dia a dia. Sua praticidade vem do fato de sua chaminé (duto) possuir altura regulável, uma ótima vantagem para que a coifa se adapte sobre qualquer superfície. 

Ela também possui um timer para desligamento automático, onde é possível alternar a velocidade do motor para 5 minutos de maior intensidade e 5 minutos de menor intensidade, até que o timer se desligue. 

Possui 3 velocidades que se adaptam a qualquer tipo de cocção e, para manter o ambiente agradável e livre de odores, a coifa Blue Touch possui tanto modo de exaustão quanto de depuração, se livrando de partículas de gordura e vapor excessivos. 

Vazão (m³/h): 1040 Dimensões (A x L x P): 83 – 114,5 x 90 x 50 cm
Níveis de ruído: Não informado Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Timer de desligamento automático e função depuração e exaustão
Confira o Preço

2. Coifa De Ilha BAV10AR – Brastemp (Melhor Coifa de Ilha)

Se está se perguntando qual melhor coifa de ilha adquirir, aqui você encontra a resposta. 

Fabricado em inox e tendo o vidro como formato, o modelo BAV10AR, da marca Brastemp, transforma a cozinha em um ambiente clean e prazeroso de se estar, trazendo aquela sensação de limpeza e espaço enquanto se cozinha. 

Pelo seu tamanho, ele é mais indicado para um fogão ou cooktop acima de 4 bocas, uma vantagem para quem está procurando uma coifa que atenda a uma grande superfície. 

Além do aspecto estético, o vidro também é um material que facilita na hora da limpeza, pois a gordura acumulada pode ser facilmente retirada. 

Possui 3 velocidades normais e uma turbo, além de um timer de desligamento automático e sensor tanto de temperatura quanto para avisar sobre saturação do filtro (aviso). 

Vazão (m³/h): 617 (127 v) e 568 (220 v) Dimensões (A x L x P): 74 x 100 x 70 cm
Níveis de ruído: 70 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 4 Funções Extra: Função depuração e exaustão, timer de auto desligamento, aviso de saturação do filtro e sensor de temperatura
Confira o Preço

3. Coifa De Parede Vidro Curvo Slim – Fogatti (Melhor Coifa Barata)

Sendo um modelo com preço bem em conta, a coifa de parede Curvo Slim, da marca Fogatti, é a sua melhor aposta em uma coifa barata. 

Sua dimensão varia de acordo com o tamanho do duto que se compre; há cinco variações de tamanhos, sendo elas 60 cm, 70 cm, 75 cm, 80 cm e 90 cm. Cada uma ideal para o tamanho de sua cozinha. 

Seu duto externo é dividido em parte superior e inferior, possuindo regulagem de altura com mínimo de 50 cm e máximo de 93 cm (variando de acordo com o tamanho comprado). 

Apesar de não possuir diversas funções como os modelos de coifas mais modernos, esta coifa ainda assim atende às necessidades de sucção, principal objetivo de produto, além de possuir outras características que incrementam sua funcionalidade, como ajuste de velocidade e iluminação com lâmpadas LED. 

Vazão (m³/h): 550 Dimensões (L x P): 93x45cm
Níveis de ruído: 65 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão
Confira o Preço

4. Coifa De Parede Pco90g – Philco (Melhor Coifa Custo Benefício)

A coifa de parede Pco90g, da Philco, é um modelo super completo disponível por um preço bem acessível. 

Podendo comportar um fogão de até 6 bocas e possuindo diversas outras características a seguir descritas, julgamos este modelo como sendo a melhor coifa 90 cm em sentido de custo benefício. 

Ela possui dois filtros, sendo um deles de carvão ativo e o outro de alumínio. Tendo as funções tanto de exaustão quanto de depuração, esta coifa possui ótimas avaliações, onde seus usuários alegam ser um produto de durabilidade e ótima qualidade. 

O duto pode ser regulado em sua altura e o produto vem acompanhado de um kit de instalação, algo que nem todos os modelos de coifa possuem. Uma vantagem atrás da outra! 

Vazão (m³/h): Não informado Dimensões (A x L x P): 50 x 90 x 35 cm
Níveis de ruído: Não informado Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão
Confira o Preço

5. Coifa De Parede Gourmet CFA391 – Cadence (Melhor Coifa para Cooktop 5 Bocas)

Fabricada com acabamento em aço inox escovado, a coifa gourmet CFA391, da marca Cadence, é uma ótima aposta para quem deseja uma coifa que comporte uma grande superfície, sendo ideal para fogão ou cooktop de até 6 bocas. 

Na função de exaustão, há a renovação do ar a cada 3 minutos, em média, em uma cozinha de 60m³. Na função de depuração, a coifa alega reter 80% da gordura do ambiente, onde o ar passa por dois filtros reduzindo odores. Assim, não haverá aquela sensação de ar pesado.  

Com avaliações positivas e recomendações do produto, a coifa também possui 3 velocidades de sucção e, claro, iluminação. 

Vazão (m³/h): 1000 Dimensões (A x L x P): 59,5 – 96 x 89 x 50 cm
Níveis de ruído: menor que 71 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão
Confira o Preço

6. Coifa De Parede New Vetro – Tramontina (Melhor Coifa para Fogão 4 Bocas)

O modelo New Vetro, da marca Tramontina, é outra coifa de parede com diversas características positivas. Uma delas é o fato de produzir pouco ruído, uma vantagem muito procurada por seus usuários. 

Por suas dimensões serem de 60 cm de largura, esta seria a melhor coifa de parede de 60 cm, sendo ideal para fogão ou cooktop de até 4 bocas. Este tamanho é ótimo para ser instalado em apartamentos ou cozinhas menores. 

Possuindo 3 velocidades, esta coifa também vem com kit de instalação e, uma novidade de segurança até então, um dispositivo de desligamento automático que detecta o superaquecimento do motor. 

Segurança extra nunca é demais, certo? 

Para quem busca uma coifa com design simples mas, ainda assim, estiloso para uma cozinha mais moderna, este modelo com certeza atende às suas expectativas. 

Vazão (m³/h): 620 Dimensões (A x L x P): 49 – 97 x 60 x 50 cm
Níveis de ruído: 63 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão, dispositivo de desligamento automático
Confira o Preço

7. Coifa De Embutir Incasso – Tramontina (Melhor Coifa de Embutir Silenciosa)

Super discreta, nós consideramos essa, a melhor coifa de embutir perfeita para cozinhas planejadas. Ela não destoa dos demais móveis por ficar escondida e, exatamente por isso, ela não ocupa nenhum espaço útil. 

Por ter um nível tão baixo de ruído (63 dB na velocidade máxima), classificamos este modelo como também sendo a melhor coifa silenciosa. Para comparar, este nível de ruído se igualaria a uma conversa em grupo normal-baixa. Excelente, não acha? 

O modelo Incasso, da marca Tramontina, é um dos mais vendidos na plataforma do Mercado Livre, estando em segundo lugar nas vendas de coifas e depuradores Tramontina. 

Esta coifa é um investimento que vale a pena ter; com ótimas recomendações on-line, é uma das, senão a melhor coifa de embutir do mercado. 

Vazão (m³/h): 630 Dimensões (A x L x P): 32,5 x 75 x 27 cm
Níveis de ruído: 63 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão, dispositivo de desligamento automático
Confira o Preço

8. Coifa De Parede Infinity Touch – Fischer (Melhor Coifa de Parede 90cm)

Se está em dúvida sobre qual melhor coifa de parede comprar, temos a solução com o modelo Infinity Touch, da marca Fischer. 

Com seu painel em vidro temperado com acionamento touch screen sensível ao toque, esta coifa é sinônimo de sofisticação e modernidade. Seu painel possui timer, relógio, 3 níveis de velocidade e lâmpadas LED. 

Para facilitar na hora da limpeza, seu filtro em alumínio pode ser lavado tanto manualmente quanto na lavadora de louças, otimizando tempo útil. 

Entre tantas vantagens e características que incrementam a Infinity Touch, ela pode ser considerada a melhor coifa de parede do mercado, principalmente entre as de 90 cm. 

Vazão (m³/h): 700 Dimensões (A x L x P): 74 – 114 x 90 x 50,5 cm
Níveis de ruído: 72 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão, timer, relógio
Confira o Preço

9. Coifa De Parede Piramidal – Brastemp (Melhor Coifa Piramidal)

Como outro modelo da marca Brastemp, temos a coifa de parede piramidal. O fato de seu design ser em pirâmide não afeta em nada em suas funcionalidades, mas pode ser um incremento na decoração da sua cozinha. 

Sendo de 90 cm de largura, seu tamanho é ideal para fogão e cooktop de até 6 bocas, ou seja, é ideal para ambientes maiores como cozinhas planejadas e até áreas externas, como varandas gourmet e terraços. 

É uma ótima aposta quando se quer inovar em algo no ambiente de forma discreta e sofisticada. 

Vazão (m³/h): 555 (127 v) e 539 (220 v) Dimensões (A x L x P): 56 x 90 x 45 cm
Níveis de ruído: 70 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão
Confira o Preço

10. Coifa De Parede Talent Fit – Fischer (Melhor Coifa para Usar como Depurador)

Por último, temos o modelo Talent Fit, da marca Fischer. Sendo outro modelo de parede, ele é mais ideal para ambientes menores, como apartamentos, pois sua dimensão é de 60 cm de largura. 

Com acabamento externo em aço inox escovado, sua campana em vidro temperado é de 8 mm. A combinação de aço inox com o vidro resulta em um design simples mas sofisticado, ideal para quem busca uma coifa decorativa que não chame muito a atenção. 

Apesar de sua simplicidade, ela pode ser o ponto de destaque de sua cozinha pelo seu design em curva! 

Apesar de não possuir diversas funcionalidades, o fato de ter o modo depuração é uma ótima vantagem para ambientes com pouco espaço, assim evitando que a atmosfera fique pesada com o vapor do cozimento e partículas de gorduras expelidos. 

Vazão (m³/h): 750 Dimensões (A x L x P): 56 x 90 x 47 cm
Níveis de ruído: 70 dB Iluminação: Sim
Velocidades: 3 Funções Extra: Função depuração e exaustão
Confira o Preço

Tipos de Coifas 

Além das funcionalidades que a coifa pode oferecer, é muito importante pesquisar qual tipo de coifa se encaixa melhor na estrutura da sua cozinha. Logo abaixo, você entenderá melhor sobre cada um de seus modelos. 

  • Coifa de Parede: com instalação bem simples, a coifa de parede é instalada próxima à parede e logo acima do fogão. É, talvez, o tipo mais simples de coifa e mais encontrado nas cozinhas. 

  • Coifa de Ilha: a instalação desta necessita de perfuração no teto, já que a ilha fica avulsa na cozinha, sem paredes ao redor do fogão. É ideal para cozinhas planejadas do estilo americano, onde a cozinha é integrada a outro ambiente, trazendo modernidade a ambos. 

  • Coifa Suspensa: também conhecida como coifa lustre, ela se assemelha muito a este, pois funciona, também, para iluminar, além de decorar o ambiente e ser mais discreta. Normalmente os modelos suspensos possuem designs mais decorativos para, assim, a coifa se misturar ao ambiente. 

Dúvidas Comuns Sobre Coifas

Qual Melhor: Coifa ou Depurador?

Como regra geral, o depurador é mais indicado para ambientes menores e ambientes que não permitam realizar perfurações, seja na parede ou no teto, o que muitas coifas necessitam. Por isso, um depurador é ideal para seu apartamento alugado. 

Já para uma casa com cozinha planejada, uma coifa de ilha ou embutida pode ser mais útil e esteticamente mais agradável. 

Qual é Melhor: Coifa, Depurador ou Exaustor?

Analisando os três eletrodomésticos separadamente, a coifa seria a opção com recursos mais completo, isso porquê se trata de um produto dois em um, possuindo tanto as funcionalidades do exaustor quanto do depurador. 

Mas para escolher o melhor dentre os três, é preciso fazer diversas análises que vão desde o quanto de vapor eles comportam até a parte estética. Se sua cozinha, assim como a casa como um todo, possui um espaço muito pequeno, uma coifa muito grande pode poluir visualmente o ambiente. 

Outro ponto a ser analisado é o objetivo do uso. É para uso residencial ou comercial? Um depurador aguenta perfeitamente a demanda do dia a dia, porém, se sua intenção for de receber muitas visitas com frequência ou ter sua cozinha como ambiente de trabalho (produção de doces, por exemplo), talvez seja mais inteligente adquirir uma coifa ou exaustor. 

O exaustor é mais recomendado para ambientes mais amplos com pé direito alto, ficando ou próximo ao fogão ou no topo da cozinha. 

De forma geral, a coifa é o eletrodoméstico mais completo, porém nem sempre é o ideal para sua necessidade. 

É preciso avaliar sua situação e intenções com o produto para decidir qual o melhor para a sua rotina! 

Para Apartamento é Melhor Coifa ou Depurador?

O eletrodoméstico mais utilizado em apartamentos é o depurador, isso porque ele é um equipamento menor em tamanho, compatível com ambientes pequenos. 

Além da questão de metragem, o depurador é mais ideal para apartamentos por não necessitar de uma conexão com o exterior, como uma chaminé ou duto. Assim, para instalá-lo não é necessário furar paredes e comprometer a alvenaria. Isso é algo a se pensar principalmente se seu apartamento for alugado. 

Para refeições do dia a dia o depurador é mais do que o suficiente, porém, hoje em dia muitas pessoas fazem de seu lar o ambiente de trabalho; a produção de doces, salgadinhos e outros alimentos a serem comercializados pode ser uma demanda muito alta para o depurador, e sobrecarregá-lo pode comprometer sua funcionalidade. Nesses casos, é mais indicado a compra de uma coifa. 

Qual Melhor Coifa para Apartamento?

Considerando que apartamentos possuem metragens menores que uma casa e, consequentemente, não comportam fogões maiores que 4 bocas, as coifas de 60 cm de largura são as ideias. 

Por isso, uma coifa menor pode ser o suficiente para saciar suas necessidades. 

Como recomendação deste artigo, temos as seguintes três coifas de parede que possuem a dimensão ideal para apartamentos: Talent Fit, da marca Fischer; New Vetro, da marca Tramontina e, por último, Vidro Curvo Slim, da marca Fogatti, que é vendida em diversos tamanhos.