Os 10 Melhores Cooktops (Com 4 e Com 5 Bocas)

Procurando pelo Melhor Cooktop para sua cozinha? Confira nossa seleção dos Melhores Cooktops de 4 e 5 bocas e entenda qual é a melhor opção para você!

Comprar um Cooktop é um investimento sério, e é por este motivo que nossa equipe se empenhou em realizar um guia completo de tudo o que você deveria saber antes de escolher o melhor cooktop para a sua cozinha! 

Pois encontrar o modelo certo para as suas necessidades, tem o poder de não só de deixar sua cozinha mais moderna, mas também pode revolucionar sua forma de cozinhar no dia a dia. 

A seguir, nós reunimos suas principais variações, explicamos seus diferentes métodos de cocção, além de apresentar seus recursos extras que se tornarão indispensáveis na sua nova cozinha daqui para frente! 


Os 5 Melhores Cooktops de 4 Bocas

1. Cooktop 4 Bocas a Gás Com Timer BDT62AE - BrastempMelhor Cooktop 4 Bocas a Gás com TimerMelhor Preço
2. Cooktop 4 Bocas a Gás KE4GP - ElectroluxMelhor Cooktop 4 Bocas Custo BenefícioMelhor Preço
3. Cooktop 4 Bocas de Indução 4Q – FischerMelhor Cooktop 4 Bocas de Indução Custo BenefícioMelhor Preço
4. Cooktop 4 Bocas Elétrico 4Q – FischerMelhor Cooktop 4 Bocas Elétrico Custo BenefícioMelhor Preço
5. Cooktop 4 bocas a Gás Gourmand - BrastempMelhor Cooktop 4 Bocas InoxMelhor Preço

Os 5 Melhores Cooktops de 5 Bocas

1. Cooktop 5 Bocas Ative Touch Timer BDT85AE - BrastempMelhor Cooktop 5 Bocas Com TimerMelhor Preço
2. Cooktop 5 Bocas BDD75AEUNA - BrastempCooktop Mais Bem avaliado AmazonMelhor Preço
3. Cooktop 5 Bocas KE5GP – ElectroluxMelhor Cooktop Custo Benefício 5 BocasMelhor Preço
4. Cooktop 5 Bocas Facilite CD075AE – ConsulMelhor Cooktop Com Controle FácilMelhor Preço
5. Cooktop 5 Bocas GF90X – ElectroluxMelhor Cooktop ProfissionalMelhor Preço

Como Escolher o Melhor Cooktop 

Confira a seguir nossas dicas de como escolher o melhor cooktop do mercado de acordo com as suas necessidades. 

  • Facilidade de limpeza 

A dificuldade de limpeza pode ser facilmente identificada à primeira vista, certo? 

Errado! Um topo plano pode parecer mais simples de se manter limpo à princípio, no entanto, para poder identificar com precisão qual melhor cooktop para limpar, é necessário levar em consideração os seus hábitos de uso. Portanto confira a seguir qual tipo de mesa se adaptará melhor à sua rotina de limpeza! 

Modelos planos: Os modelos de topo plano englobam não só o grupo de cooktops elétricos e por indução, mas também, uma grande variedade de modelos a gás que foram planejados com o mínimo de detalhes em alto relevo.

Este pode ser considerado o grupo de mais fácil manutenção para a maioria dos cozinheiros iniciantes, pois não exige muito desprendimento de tempo para limpar cantos ou frestas. 

Modelos com mesa compartimentada: Os modelos com mesa compartimentada normalmente fabricados em inox, possuem um design que remete aos fogões mais tradicionais.

Eles podem parecer mais difíceis de mantê-los limpos, no entanto, são excelentes evitar que conteúdos líquidos vazados pelas panelas se espalhem por toda bancada, pois cada boca possui um compartimento, tornando a limpeza mais facilitada nestes casos. 

  • Dimensões 

Definir as medidas certas requer planejamento prévio. Isso porque o ambiente no qual ele será instalado precisa estar de acordo não só com as medidas totais do modelo escolhido, mas também, com as medidas mínimas que devem ser deixadas como “bordas de segurança”.

Esse espaço “extra” é muitas vezes é recomendado pelo fabricante, e determina a distância mínima que o produto deverá manter da parede e beiradas da bancada. 

  • Recursos Extras 

Confira a seguir alguns dos recursos que podem se tornar indispensáveis como critério der escolha para o seu próximo cooktop! 

Timer: Com o timer é possível programar o tempo restante para que sua receita fique pronta, ao final dele, o cooktop emitirá um alarme de aviso. 

Acendimento Inteligente: Acione seu cooktop a gás de forma muito mais fácil! Com apenas uma mão você gira o botão e o pressiona para acender. 

Válvula de segurança: Este dispositivo de segurança faz com que a vazão de gás seja interrompida caso não ocorra o acendimento da chama. 

Controle fácil: O controle fácil se trata de algumas demarcações realizadas pelo próprio fabricante, para identificação da intensidade ideal do fogão, de acordo com cada tipo de prato a ser preparado. Esta não se trata de nenhuma funcionalidade inteligente, porém tem o poder de facilitar a vida dos cozinheiros menos experientes. 

  • Quantidade de Bocas 

O número de bocas que seu novo aliado deverá ter, não depende apenas do espaço disponível na sua bancada. Confira a seguir os prós e contras de cada opção! 

Com 5 bocas: A maior vantagem de se ter um cooktop de 5 bocas, além do seu espaço extra, é a presença de uma boca central maior, que pode ser usada tanto para preparar pratos mais rápidos, quanto para comportar panelas de grande porte. 

Com 4 bocas: As opções de 4 bocas são mais compactas, ideais para apartamentos pequenos, ou espaços reduzidos. Apesar de não se tratar de um modelo tão espaçoso quanto o de 5 bocas, ele continua sendo uma ótima opção para atender famílias de pequeno à médio porte. 


Os 5 Melhores Cooktops de 4 Bocas 

Agora que você já sabe identificar o modelo ideal para sua rotina de preparos, confira a seguir a seleção que fizemos dentro da categoria de melhor fogão cooktop 4 bocas, de acordo com cada tipo de necessidade! 


1. Cooktop 4 Bocas a Gás Com Timer BDT62AE – Brastemp (Melhor Cooktop 4 Bocas a Gás com Timer)

Este moderno cooktop da Brastemp é uma excelente opção para quem procura trazer mais modernidade e facilidades para sua rotina de preparos na cozinha. 

Isso porque ele reúne beleza e praticidade de limpeza em uma mesa plana fabricada em vidro temperado. 

Seu timer possibilitará com que você esteja sempre no controle das suas receitas daqui para frente, emitindo um alerta sonoro toda vez que atingir o tempo programado.  

As configurações de temporizador são todas realizadas por meio de um painel touch screen de simples manuseio. 

Além disso, seu acendimento é realizado por meio de botões removíveis e de comando supera utomático, que permite o acionamento com apenas um movimento. 

O modelo é compacto e conta com dois tipos de queimadores: três com potência de 1.800W e um “megachama” com 3.000W que é ideal para pratos que exigem mais agilidade do fogo brando. 

Potência Queimadores: 3 de 1.800W e 1 de 3.000W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Piatina Recursos Extras: Timer, acendimento super automático
Confira o Preço

2. Cooktop 4 Bocas a Gás KE4GP – Electrolux (Melhor Cooktop 4 Bocas Custo Benefício)

Se você está com o orçamento limitado, mas procura por uma opção de qualidade que seja durável, este modelo da Electrolux faz parte daquele grupo de relação bom custo benefício que você poderá confiar sem medo! 

Isso se deve à boa qualidade dos seus componentes, aliados à um design atraente com funcionalidades de bom desempenho. 

Ele possui dois tipos de queimadores: três de 1.800W e um de 3.000 que possibilita um preparo mais agilizado. 

Além de botões removíveis com acendimento super automático, que além de ser mais seguro, também proporciona a possibilidade de acendimento com apenas um comando. 

O modelo também conta com outra opção de versão: o KE4TP que possui as mesmas configurações, porém, com a substituição de seu queimador maior por um de tripla chama que possui potência de 3.200W. 

Potência Queimadores: 3 de 1800W e 1 de 3.000W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Material esmaltado Recursos Extras: Acendimento super automático
Confira o Preço

3. Cooktop 4 Bocas de Indução 4Q – Fischer (Melhor Cooktop 4 Bocas de Indução Custo Benefício)

A Fisher é uma marca conhecida por oferecer eletrodomésticos de qualidade e bom preço há 55 anos no mercado. 

E, embora esta não se trate de uma opção muito barata, este cooktop ainda apresenta um bom custo benefício bem completo para quem procura pelo melhor cooktop de indução. 

Ele conta com uma resistente mesa vitrocerâmica, além de recursos inteligentes como timer e painel de seleção touch com 9 níveis de potência para escolha da intensidade de calor, mais trava de segurança que impede que alguma seleção seja feita por engano. 

O modelo ainda acompanha indicador de superfície quente e sensor de panela que só aquece quando houver uma panela na superfície indicada.  

Outro destaque deste cooktop é o funcionamento do seu timer, que possibilita tanto apenas a contagem de tempo com aviso sonoro ao final, quanto a possibilidade de programação de tempo pra desligamento automático da boca selecionada. 

Potência Queimadores: 2 de 1.500W e 2 de 2.000W Revestimento da Mesa: Vitrocerâmica
Material Trempes: Não possui Recursos Extras: Timer, desligamento automático, sensor de superfície quente, painel touch, trava de segurança
Confira o Preço

4. Cooktop 4 Bocas Elétrico 4Q – Fischer (Melhor Cooktop 4 Bocas Elétrico Custo Benefício)

Se você procura por um bom cooktop elétrico, a Fisher também oferece uma opção de qualidade e com um bom custo benefício para a categoria. 

Ele possui uma resistente mesa vitrocerâmica, e oferece diversos recursos inteligente como: timer, 9 opções de regulagem de potência, além de trava de segurança que bloqueia seu painel touch. 

O modelo possui dois queimadores com 1.800W de potência e dois com 1.200W. 

No geral, as avaliações de seus usuários são muito positivas com relação à sua qualidade de confecção e funcionamento. 

Potência Queimadores: 2 de 1.800W e 2 de 1.200W Revestimento da Mesa: Vitrocerâmica
Material Trempes: Não possui Recursos Extras: Timer, painel touch, trava de segurança
Confira o Preço

5. Cooktop 4 bocas a Gás Gourmand – Brastemp (Melhor Cooktop 4 Bocas Inox)

Este modelo de cooktop a gás da Brastemp, faz jus ao seu nome e traz uma verdadeira experiência gourmet para sua cozinha! 

Isso porque, além do seu charmoso corpo em aço inox escovado, ele conta com trempes em ferro fundido que cobrem toda a mesa trazendo mais estabilidade para as suas panelas e também maior área útil para poder posicioná-las. 

Além disso, ele conta com três tamanhos diferentes de queimadores que oferecem diferentes potências, para se adequar ao maior número de preparos possíveis. 

Seus botões com acendimento super automático, e válvulas de segurança lhe possibilitam acender seu fogão com muito mais praticidade e segurança. 

Potência Queimadores: 3.500 e 1.650W Revestimento da Mesa: Inox
Material Trempes: Ferro Fundido Recursos Extras: Acendimento super automático, válvula de segurança
Confira o Preço

Os 5 Melhores Cooktops de 5 Bocas 

Se você possui uma rotina intensa de preparos na cozinha todos os dias, então certamente uma opção mais espaçosa seria a melhor alternativa. Confira a seguir nossa seleção para quem está buscando encontrar o melhor fogão cooktop de 5 bocas! 


1. Cooktop 5 Bocas Ative Touch Timer BDT85AE – Brastemp (Melhor Cooktop 5 Bocas Com Timer)

Este cooktop da Brastemp é ideal para quem busca mais espaço e facilidades para cozinhar no dia a dia. 

Isso porque ele conta com timer para você programar o tempo exato para não perder o ponto ideal das suas receitas. Ao final deste tempo ele soará um alarme de alerta. 

Além disso, seu amplo espaço conta com área livre para apoio de talheres e maior espaço entre suas bocas, incluindo uma opção de quadrichama isolada ao lado esquerdo para maior agilidade de preparo dos pratos, e também obter mais espaço útil para panelas maiores. 

Outro destaque do modelo são seus botões de acendimento super automático que permitem que a chama seja acesa apenas com um comando. 

As avaliações de seus usuários são muito positivas no geral, com maior destaque para sua qualidade de acabamento e estética. 

Potência Queimadores: 3 queimadores de 1.800W, 1 de 2.500W e 1 de 3.350W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Aço Recursos Extras: Timer, acendimento super automático
Confira o Preço

2. Cooktop 5 Bocas BDD75AEUNA – Brastemp (Cooktop Mais Bem avaliado Amazon)

Este modelo da Brastemp é uma boa opção para quem busca por um cooktop espaçoso e com design minimalista. 

Embora o modelo não possua grandes funcionalidades, ele conta com opções de queimadores super potentes para preparos mais agilizados. 

Além disso, seus botões são removíveis e possuem acendimento super automático que permite que a chama seja acesa de maneira muito mais prática, com apenas um comando. 

Vale lembrar que aqui os queimadores são todos de tampo selado, o que facilita bastante na hora na manutenção da limpeza, pois não possuem áreas abertas que podem se acumular resíduos de difícil remoção. 

Outro ponto positivo do modelo é que apesar de não se tratar do modelo mais barato, ele possui uma boa relação custo benefício por conta de sua qualidade no geral, o que atraiu muitos elogios e avaliações positivas a seu respeito na Amazon, se tornando a opção mais bem avaliada entre os nossos selecionados. 

Potência Queimadores: 3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Ferro Piatina Recursos Extras: Acendimento super automático
Confira o Preço

3. Cooktop 5 Bocas KE5GP – Electrolux (Melhor Cooktop Custo Benefício 5 Bocas)

Esta é outra opção de cooktop 5 bocas básico com design discreto para sua cozinha. 

Ele possui três queimadores semirrápidos de 1.800W e duas opções potentes com 3.000W para preparos mais agilizados. 

Sua limpeza é facilitada, graças à sua mesa de vidro temperado plana e tampos dos queimadores selados que impedem acúmulo de sujeiras em locais de difícil acesso. 

Além desta opção, o modelo também conta com sua variação KE5TP que possui tripla chama no centro com potência alta de 3.200W. 

Um destaque dos dois modelos, é que ambos possuem tecnologia de acendimento super automático que permite o acionamento da chama com apenas um comando. 

Potência Queimadores: 3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Aço esmaltado Recursos Extras: Acendimento super automático
Confira o Preço

4. Cooktop 5 Bocas Facilite CD075AE – Consul (Melhor Cooktop Com Controle Fácil)

Este modelo da Consul é uma ótima opção de cooktop para os cozinheiros mais inexperientes. 

Isso porque ele conta com o exclusivo “controle fácil” da Consul, que traz gravado em seu botão central, um mini guia de temperatura ideal para cada tipo de preparo. 

O modelo acompanha duas variações de intensidades de chama, sendo três bocas semi-rápidas com 1.800W e duas bocas rápidas com 3.000W. 

Além disso, assim como nos modelos anteriores, todos os tampos são selados, de modo com que a manutenção da limpeza se torne muito mais facilitada pela ausência de orifícios que poderiam acumular sujeiras. 

Seu acendimento é super automático, possibilitando o acionamento da chama com apenas um comando. 

Potência Queimadores: 3 queimadores de 1.800W e 2 queimadores de 3.000W Revestimento da Mesa: Vidro Temperado
Material Trempes: Ferro Fundido Recursos Extras: Acendimento super automático, controle fácil
Confira o Preço

5. Cooktop 5 Bocas GF90X – Electrolux (Melhor Cooktop Profissional)

Este cooktop tem toda estabilidade, intensidade e durabilidade que um cozinheiro espera! 

Sua estrutura lembra os fogões profissionais e conta com trempes em ferro fundido que encobrem toda sua mesa, oferecendo maior estabilidade às panelas e também maior área de apoio, proteção e durabilidade. 

Seus botões são removíveis e seu acendimento além de ser super automático, também conta com segurança da vávula corta-gás.  

Outro destaque do modelo são suas três opções de variedade de potência de chama, com opção de queimador master chama de 4.000W. 

Seus usuários no geral avaliaram muito bem o produto, com destaque para sua qualidade de acabamento e design. 

Potência Queimadores: 3 queimadores com 1.750W, 1 queimador com 3.000W e 1 com 4.000W Revestimento da Mesa: Inox
Material Trempes: Ferro Fundido Recursos Extras: Acendimento super automático, válvula corta gás
Confira o Preço

Tipos de Cooktops 

Quando se trata de Cooktops existem três opções de escolha, todas com seus prós e contras, confira a seguir as principais características de cada uma delas e defina qual o melhor tipo de cooktop para as suas necessidades! 

  • A Gás: Os cooktops a gás, são os mais comuns de se encontrar e requerem pouco conhecimento prático para seu uso, já que se trata do método de cocção mais popular. 

    Seu maior benefício, além da familiaridade com seu uso, é que se trata de um combustível de fácil acesso, já que a grande maioria dos apartamentos e casas já oferecem alguma infraestrutura para seu uso.  

    No entanto, é necessário ter cautela, uma vez que possíveis vazamentos e contato com materiais inflamáveis podem causar acidentes. 

  • Elétrico: Esta é uma excelente opção para quem procura por facilidade de limpeza e um visual moderno para sua cozinha.  

    Além disso, um dos principais benefícios de um cooktop elétrico está da obtenção de maior precisão na hora de controlar a temperatura, pois é possível determinar a intensidade exata de calor para cada tipo de preparo. 

    No entanto, para fazer melhor proveito do seu cooktop elétrico, é indispensável o uso de panelas com fundo plano. E por ser movido à energia, seu uso frequente pode acarretar um aumento no consumo mensal. 

  • Por Indução: O método de cocção por indução, faz uso de um campo eletromagnético que direciona todo seu calor para o fundo da panela, basicamente transformando a base da panela no próprio queimador.  

    Este é o método mais rápido de cocção, seguro e eficiente, pois não há dispersão de calor. Porém, para utilizá-lo é necessário investir em panelas magnéticas e com fundo plano: aço fundido ou inox magnético. 

    Uma dica para saber se seu jogo funcionará neste tipo de fogão, é tentar grudar um ímã em seu fundo externo. Se isso acontecer, então a panela será apropriada. No geral, os fabricantes especificam em seus rótulos se o jogo de panelas é próprio para este fim. 

Dúvidas Frequentes Sobre Cooktops

Melhor Cooktop ou Fogão Convencional?

Embora o fogão tradicional represente maior praticidade de instalação e economia, o cooktop possui o poder de maior integração com o ambiente, possibilitando criar espaços gourmet em bancadas, ou na própria mesa onde acontecem as refeições por exemplo. Portanto, as duas opções são excelentes alternativas para diferentes finalidades. 

Fogão Cooktop: Melhor vidro ou inox?

As duas opções são excelentes alternativas. No entanto, nos quesitos durabilidade e facilidade de manutenção, o inox se torna uma opção mais atrativa, pois possui maior resistência à riscos, impactos e possíveis manchas de produtos mal removidos.

Qual o melhor: Cooktop a Gás ou Elétrico?

Embora o cooktop elétrico possua o benefício de esquentar com mais rapidez os alimentos e necessitar de menor manutenção devido à sua alimentação ser elétrica, é necessário ter em mente que utilizá-lo diariamente pode representar um aumento substancial na conta de energia. Enquanto a opção a gás tradicionalmente é mais econômica. 

O que é melhor: Cooktop ou Fogão de Embutir?

O fogão de embutir oferecer maior praticidade na hora da instalação, no entanto um cooktop tem o poder de se integrar no ambiente de uma melhor maneira.

Podendo ser incluído na própria bancada onde acontece as refeições, ou em versões menores de duas bocas em pequenos espaços de café por exemplo.

Portanto o cooktop é melhor que fogão de embutir na hora criar ambientes mais integrativos tanto na cozinha quanto fora dela. 

Qual o melhor cooktop: Brastemp ou Electrolux?

Ambas as marcas oferecem opções de qualidade e preços equivalentes ao mercado brasileiro de eletrodomésticos. Portanto, a escolha entre ambas, se trata de uma preferência pessoal. 

Em termos de atendimento pós compra as duas marcas são bem parecidas segundo as avaliações de seus consumidores, sendo a Electrolux com nota 8.4 e Brastemp com 7.9 na plataforma Reclame Aqui.