As 10 Melhores Máquinas de Lavar Louça de 2021

Procurando pela Melhor Máquina de Lavar Louça para sua cozinha? Confira nosso guia de compras e seleção das Melhores Máquinas de Lavar Louça do mercado!

Escolher a melhor máquina de lavar louças para a sua cozinha é um dos melhores investimentos que você pode fazer pelo seu tempo. 

No entanto, existem dezenas de opções de lava louças e analisá-las uma por uma para escolher a melhor opção pode ser tão tedioso quanto lavar uma pilha de louças sujas. 

Por este motivo, nós nos empenhamos em fazer todo o trabalho pesado por você, analisando todas as opções e selecionando apenas as melhores alternativas que o mercado oferece, para que você possa encontrar os modelos mais confiáveis disponíveis atualmente. 

1. Lava Louças 14 Serviços BLF14AR – BrastempMelhor Máquina de Lavar Louça 14 ServiçosVer Preço
2. Lava Louças 14 Serviços LV14X - ElectroluxMelhor Máquina de Lavar Louça de PisoVer Preço
3. Lava Louças de Embutir 14 Serviços NP-6M1MBKBRP - PanasonicMelhor Design de Máquina de Lavar LouçaVer Preço
4. Lava Louças de Embutir Gourmand 14 Serviços - BrastempMelhor Máquina de Lavar Louça de EmbutirVer Preço
5. Lava Louças Home Pro 14 Serviços LP14X - ElectroluxMelhor Máquina de Lavar Louça InoxVer Preço
6. Lava Louças 10 Serviços LV10X - ElectroluxMelhor Máquina de Lavar Louça  10 ServiçosVer Preço
7. Lava Louças 10 Serviços BLF10BRANA - BrastempMelhor Máquina de Lavar Louça 10 Serviços InoxVer Preço
8. Lava Louças 8 Serviços BLF08AB - BrastempMelhor Máquina de Lavar Louça 8 Serviços Custo BenefícioVer Preço
9. Lava Louças 8 Serviços LL08S - ElectroluxMelhor Máquina de Lavar Louça 8 ServiçosVer Preço
10. Lava Louças 8 Serviços LV08B - ElectroluxMelhor Máquina de Lavar Louça PequenaVer Preço

Como escolher a melhor Máquina de Lavar Louças 

Selecionar a melhor máquina de lavar louças do mercado para sua cozinha, não é tarefa fácil. Por este motivo, elaboramos um breve guia logo abaixo para lhe ajudar a escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades! 

  • Número de Serviços: Escolha de acordo com o tamanho da sua família 

Você provavelmente já deve ter se deparado com o termo “Número de Serviços”. Este termo significa nada mais do que a quantidade de cada utensílio que a máquina suporta por ciclo de lavagem. Por exemplo, uma máquina de 8 serviços comporta 8 pratos, 8 talheres, 8 copos e assim por diante. 

Seguindo esta lógica, além de se atentar ao número de integrantes da sua família é importante observar o total de consumo de utensílios cada um para escolher a capacidade ideal para suas necessidades; 

Lava-louças de 6 Serviços: São adequadas para quem mora sozinho, casais ou cozinhas para usos ocasionais. 

Lava-louças de 8 a 10 Serviços: Podem ser uma boa escolha para famílias com até 4 pessoas. 

12 a 14 Serviços: Este é o padrão mais recomendado para famílias maiores, ou para quem deseja incluir também suas travessas e panelas na lavagem sem passar sufoco. 

  • Tamanho e instalação: Observe se as dimensões e necessidades de instalação se encaixam na sua cozinha 

Adquirir uma lava-louças exigirá de você o mínimo de planejamento prévio antes de decidir pelo modelo ideal.  

Isso porque as opções de piso ou de embutir possuem tamanho e peso mais avantajados quando comparadas às de bancada, além de exigirem também um ponto de escoamento, abastecimento de água e de energia exclusivos. 

Portanto se optar por algum desses dois modelos se atente se as dimensões se encaixarão no espaço disponível da sua cozinha e se nele terá todas as acomodações necessárias para seu funcionamento. 

  • Consumo: Verifique o consumo de água e energia 

Dizer que uma máquina de lavar louça gasta muita energia nos tempos de hoje pode ser uma afirmação equivocada. 

Isso porque os modelos atuais possuem um consumo de 1,2kwh médio por ciclo, o que representa um consumo energético bem baixo se enquadrando no padrão A de eficiência energética do Inmetro na categoria de eletrodomésticos. 

De qualquer forma ainda é importante se atentar sempre se a opção escolhida possui a certificação Procel A que garante sua boa eficiência energética! 

Quanto ao consumo de água, sua lava-louças pode ser bem mais econômica do que uma lavagem manual, já que em média elas podem utilizar até 80% menos água. 


As 10 Melhores Máquinas de Lavar Louça de 2021 

Agora que você já sabe selecionar a opção que mais se adequa ao seu estilo de vida. Veja abaixo nossa seleção das melhores opções disponíveis e descubra se sua opção escolhida de máquina de lavar louça vale a pena o investimento. 


1. Lava Louças 14 Serviços BLF14AR – Brastemp (Melhor Máquina de Lavar Louça 14 Serviços)

Esta máquina de lavar louças recebeu nota máxima em performance de limpeza segundo a regulação mais rígida do mundo, por isso também pode ser uma opção para quem procura pela melhor máquina de lavar louça e panelas. 

Suas prateleiras e repartições podem ser ajustadas para promover o melhor aproveitamento de espaço possível, diminuindo a dificuldade de acomodar panelas e utensílios maiores. 

Além disso, ela também está entre os modelos mais vendidos da sua categoria, merecendo então nossa primeira colocação do ranking. 

E, apesar de não se tratar de ser uma opção muito barata, ela pode ser facilmente considerada um bom custo benefício quando comparada com suas concorrentes por conta do seu ótimo desempenho. 

Serviços: 14 Programas de Lavagem: 6 programas: smart sensor, pesado, dia a dia, delicado, rápido, econômico
Classificação Energética: Selo Procel A Consumo médio p/ Ciclo: 12 litros
Confira o Preço

2. Lava Louças 14 Serviços LV14X – Electrolux (Melhor Máquina de Lavar Louça de Piso)

Além de bonita e moderna, esta máquina de lavar louça é uma das mais bem avaliadas por seus consumidores na Amazon. 

Dentre suas características mais elogiadas está seu amplo espaço interior que permite fácil adaptação e uma boa acomodação até mesmo dos seus utensílios mais volumosos, por isso é uma boa opção para quem busca pela melhor máquina de lavar louça grande.  

Assim como na nossa primeira opção, ela também acompanha programa de sensor inteligente que analisa e define automaticamente o melhor modo de lavagem de acordo com o volume e estado de limpeza das louças. 

Mas uma das suas maiores vantagens está na opção extra de ciclo de higienização de louças que aquece a água em 70 graus no último enxágue.  

Serviços: 14 Programas de Lavagem: 6 programas: inteligente, normal, panelas, delicado, express 30, acquajet
Classificação Energética: Selo Procel A Consumo médio p/ Ciclo: 12 litros
Confira o Preço

3. Lava Louças de Embutir 14 Serviços NP-6M1MBKBRP – Panasonic (Melhor Design de Máquina de Lavar Louça)

Esta moderna e espaçosa máquina de lavar louças de embutir, com porta revestida em vidro vai deixar sua cozinha planejada ainda mais charmosa com seu design exclusivo. 

Mas um dos seus maiores diferenciais estão nos seus 8 programas de lavagem, que inclui função eco que gera uma economia de 35% no consumo de água em relação ao seu ciclo normal. 

Além disso, sua função auto permite que o ciclo de lavagem seja selecionado automaticamente pela máquina de acordo com o volume de louças. 

Serviços: 14 Programas de Lavagem: 8 programas: Auto, Intensivo, normal, Eco, delicado, 90 minutos, rápido, enxaguar
Classificação Energética: A++ Consumo médio p/ Ciclo: 11 a 15 litros
Confira o Preço

4. Lava Louças de Embutir Gourmand 14 Serviços – Brastemp (Melhor Máquina de Lavar Louça de Embutir)

Gourmand é a versão mais nova de máquina de lavar louças de embutir da Brastemp. 

Além de ser uma opção robusta e espaçosa, ela com certeza fará sucesso na sua cozinha planejada, graças ao seu acabamento externo em inox escovado. 

Seus diferenciais ficam por conta da função turbo secagem que promove uma secagem mais rápida da louça ao final da lavagem, além da função sanitizar que elimina até 99% das bactérias dos seus utensílios. 

Suas luzes indicadoras ainda permitem com que você acompanhe todo processo de lavagem. 

Serviços: 14 Programas de Lavagem: 5 programas: Gourmand inteligente, pesado, delicado, lavar 1 horas, dia a dia
Classificação Energética: Consumo médio p/ Ciclo: 16L
Confira o Preço

5. Lava Louças Home Pro 14 Serviços LP14X – Electrolux (Melhor Máquina de Lavar Louça Inox)

Esta lava louças da Electrolux não é apenas elegante e bonita de se olhar por conta do seu acabamento refinado, mas também é uma verdadeira máquina quando se trata de limpeza. 

Seu sistema de higienização de utensílios conta com a temperatura máxima de 70 graus da água para remover até mesmo as sujeiras mais pesadas, ao mesmo tempo que promove sua higienização completa. 

Seu inovador ciclo de intelligent sensor seleciona automaticamente o melhor ciclo de lavagem de acordo com o estado da carga, sem que você precise se preocupar. 

Além disso, a lava louças é muito fácil de carregar e possui prateleiras ajustáveis com suportes sobráveis para que você acomode tudo da melhor forma. 

Serviços: 14 Programas de Lavagem: 7 programas: Acquajet, rápido, delicado, eco, dia a dia, turbo, higienizar
Classificação Energética: A Consumo médio p/ Ciclo: 13L
Confira o Preço

6. Lava Louças 10 Serviços LV10X – Electrolux (Melhor Máquina de Lavar Louça  10 Serviços)

Levando em consideração que os aparelhos da Electrolux sempre têm um desempenho bom e são considerados fáceis de se utilizar, esta máquina de lavar louça de 10 serviços pode ser uma excelente alternativa! 

Isso porque apesar de se tratar de um modelo compacto, ela possui um bom espaço interno e sistema de limpeza e secagem com um ótimo desempenho. 

Outro diferencial deste modelo é que assim como os outros da marca, este também acompanha ciclo de higienização que utiliza água à 70 graus para eliminar bactérias da sua louça. 

O modelo ainda conta com a maior parte de suas avaliações de usuários positivas, por conta de sua performance na limpeza e beleza do acabamento externo. 

Serviços: 10 Programas de Lavagem: 6 programas: inteligente, normal, panelas, delicado, express 30, acquajet
Classificação Energética: A+ Consumo médio p/ Ciclo: 9,5L
Confira o Preço

7. Lava Louças 10 Serviços BLF10BRANA – Brastemp (Melhor Máquina de Lavar Louça 10 Serviços Inox)

Esta lava louças de 10 serviços promete uma boa performance até mesmo na lavagem de panelas e travessas no seu ciclo pesado. 

Apesar de se tratar de uma máquina de piso, ela pode ser facilmente encaixada na mobília da sua cozinha planejada, adicionando ainda mais charme à composição. 

Sua tecnologia de Smart sensor presente também nas outras opções de lava louças da marca, permite com que o ciclo ideal de lavagem seja selecionado de acordo com a sujidade da sua louça. 

Além disso, dentre as opções compactas da categoria de 10 serviços, este modelo é um dos mais bem avaliados, com destaque para sua eficiência de remoção das sujeiras mais difíceis. 

Serviços: 10 Programas de Lavagem: 6 programas: smart sensor, pesado, dia a dia, delicado, rápido, econômico
Classificação Energética: A Consumo médio p/ Ciclo:
Confira o Preço

8. Lava Louças 8 Serviços BLF08AB – Brastemp (Melhor Máquina de Lavar Louça 8 Serviços Custo Benefício)

Ao contrário das outras lava-louças que já vimos, este modelo de 8 serviços da Brastemp pode ser instalado em cima da sua bancada ou embutida no nicho do seu móvel planejado. 

Ela possui o benefício de ser leve e compacta, precisando de pouco espaço para se acomodar na sua cozinha. 

Seu tamanho comporta bem o carregamento de louças de até duas pessoas e seu design ainda conta com visor de vidro que permite com que você acompanhe todo processo de lavagem! 

Sua eficiência de lavagem no ciclo pesado, permite um resultado satisfatório até mesmo para panelas e travessas. 

No entanto, caso sua demanda seja alta, é provável que você precise realizar outras levas de lavagem. 

Serviços: 8 Programas de Lavagem: 5 programas: dia a dia, pesado, delicado, rápido, econômico
Classificação Energética: A Consumo médio p/ Ciclo: 15 Litros
Confira o Preço

9. Lava Louças 8 Serviços LL08S – Electrolux (Melhor Máquina de Lavar Louça 8 Serviços)

Esta lava-louças ganhou de toda categoria de 8 serviços, no quesito de melhor performance de lavagem do mercado utilizando apenas metade do consumo de água. 

Ela é perfeita para pessoas que moram sozinhas ou casais que desejam otimizar seu tempo. 

Por ser compacta, ela precisará de pouco espaço para se acomodar na sua bancada ou nicho do móvel de cozinha. 

E ainda conta com interior com cesta de talheres removível, que otimiza o espaço quando for necessário acomodar utensílios de maior volume. 

Seu destaque fica por conta da função higienizar, que quando ativada faz uso de água à 70 graus para promover uma limpeza mais profunda, eliminando germes e bactérias da sua louça. 

Serviços: 8 Programas de Lavagem: 7 programas: Acquajet, rápido, delicado, eco, dia a dia, turbo, higienizar
Classificação Energética: A Consumo médio p/ Ciclo: 13 Litros
Confira o Preço

10. Lava Louças 8 Serviços LV08B – Electrolux (Melhor Máquina de Lavar Louça Pequena)

Por último, mas não menos importante, ficou nossa LV08B, que além de ser uma opção muito popular dentre as lava-louças de 8 serviços, ela possui funcionalidades práticas e intuitivas para você usar no seu dia a dia. 

A sua principal diferença do modelo LL08S é a ausência do modo de higienização, no entanto, segundo seus usuários, ela cumpre com sua função de entregar louças bem lavadas ao final de cada ciclo, já que a temperatura usada para lavagem atinge igualmente os 70 graus. 

Apesar de ser pequena por fora ela é espaçosa por dentro e pode ser uma boa alternativa para você que busca pela melhor máquina de lavar louça compacta para encaixar na sua cozinha. 

Além do seu bom espaço interno, e também conta com cesto de talheres removível para melhor acomodar seus utensílios de acordo com as necessidades particulares de cada lavagem. 

Serviços: 8 Programas de Lavagem: 6 programas: Acquajet, express 30, delicado, eco, normal, panelas
Classificação Energética: Consumo médio p/ Ciclo: 13 Litros
Confira o Preço

Tipos de Maquinas de Lavar Louças 

Um dos primeiros pontos a serem considerados na hora de adquirir a melhor lava louças para sua cozinha é seu modelo de instalação, veja abaixo alguns deles; 

  • De Bancada: Você pode encontrar Lava-louças de bancada de 6 até 8 serviços, o principal benefício é o fato de serem compactas e não necessitarem de muito planejamento para instalação, já que pode ser usada a torneira como fonte de abastecimento, o ralo da pia como escoamento e a tomada mais próxima. 
  • De Piso: Esses modelos são mais pesados e robustos e precisarão de um espaço planejado garantido na sua cozinha, com ponto de escoamento e abastecimento exclusivos por exemplo, no entanto você terá espaço de sobra para incluir todos seus utensílios em uma única lavada! 
  • De Embutir: São ideais para compor sua cozinha planejada! Assim como os modelos de piso, ela necessitará de uma preparação especial do local para recebê-la, além de exigir de atenção na escolha das suas medidas exatas para encaixar no seu espaço reservado. 

Entenda os Ciclos da Máquina de Lavar Louças 

Mas afinal, o que os ciclos da lava louça fazem? Confira abaixo algumas funções detalhadas para você conhecer quais serão os ciclos indispensáveis para sua futura máquina de lavar louças! 

  • Aqua Spray: Ideal para ser utilizado entre uma lavagem e outra, este ciclo dispensa uso de sabão e serve para remover o excesso de resíduos das louças quando deseja-se acumular carga entre as refeições para lavagem ao final do dia por exemplo. 
  • Dia a Dia: Como o próprio nome já diz, este é o ciclo ideal para ser utilizado na sua rotina diária quando não há visitas ou eventos especiais. 
  • Ciclo Automático: Apenas máquinas mais completas possuem este recurso, onde um sensor mede e determina automaticamente o tipo de lavagem ideal de acordo com a sujeira e quantidade de louças. 
  • Serviço Pesado: Ideal para louças mais difíceis de serem lavadas e ou para quando se incluem panelas, frigideiras e travessas na lavagem. 
  • Ciclo Rápido: Pode ser utilizado tanto para louças não tão sujas quanto para dias onde há pouca carga. A diferença é que a sua lava-louças poderá pular alguns processos ou torná-los mais curtos para uma lavagem mais rápida e econômica. 
  • Adiar Início: Esta função pode ser muito útil quando você deseja programar sua máquina para iniciar a lavagem em algum outro horário pré-determinado. 
  • Meia Carga: É a função ideal para dias que sua máquina está com pouco volume de louças. 
  • Delicado: Indicado para louças frágeis como porcelana, cristal ou itens que exigem cuidado especial na lavagem. 
  • Higienizar Louça: É um ótimo recurso para ser usado quando há alguém doente em casa, ou até mesmo higienizar melhor itens que foram recém comprados. 

Como usar a Máquina de lavar louça 

Se você adquiriu ou ainda está pensando em comprar sua primeira máquina de lavar louças, então provavelmente deve estar se perguntando como utilizá-la. Por este motivo, preparamos cinco passos inteligentes de como tirar o melhor proveito da sua lava-louças! 

  1. Acumule o máximo de louças sujas que sua capacidade comporta: Para fazer melhor proveito de todos recursos, vá carregando sua máquina com toda louça suja durante o dia e só a coloque para funcionar à noite. 
  2. Utilize o pré-enxague: Utilize a função de pré-enxague entre um carregamento e outro. Além de diminuir o odor da louça acumulada, ele remove o excesso de sujeira e impede que resíduos sequem dificultando a lavagem. 
  3. Acomode todos itens em suas respectivas repartições: Obrigatoriamente para uma lavagem eficiente, saiba acomodar cada item em seu devido local reservado. 
  4. Se atente em deixar todos itens bem posicionados: Itens mal posicionados impedem que os jatos de água da lava-louças alcancem toda carga de forma eficiente, prejudicando a qualidade da lavagem. 
  5. Utilize detergente próprio para lava-louças: Embora existam diversas alternativas e marcas paralelas de detergentes para lava-louças, a escolha por um produto próprio e de qualidade fará total diferença no resultado final da lavagem. 

Quanta água usa uma máquina de lavar louça?

Se você ainda não tem uma máquina de lavar louça em casa, pode parecer mais econômico lavar suas louças na mão, mas isso não é o que acontece de fato. De acordo com a Sabesp, enquanto na lavagem à mão você pode gastar até 117 litros em média para lavar 60 itens, uma lava-louças utilizará apenas 8 litros. 

Qual o melhor detergente para máquina de lavar louça?

A escolha do melhor detergente para máquina de lavar louças pode ser uma questão de gosto pessoal, no entanto é importante sempre optar por produtos que são próprios para este fim. Já que eles combinam alvejante e agentes enzimáticos, ao contrário dos detergentes tradicionais para lavagem à mão. 

Como limpar sua máquina de lavar louça?

É importante limpar o filtro e verificar se os jatos de água não estão obstruídos a cada lavagem. Além disso, realize uma limpeza semanal, focada em remover manchas de água e resíduos de alimentos que possam ter grudado nas paredes.

Como funciona a Máquina de lavar louça?

As lava-louças, possuem hélices localizadas na parte superior inferior e as vezes central da máquina, que giram e enquanto pulverizam água quente com detergente dissolvido em uma temperatura média de 60 graus. A repetição deste processo seguido de drenagem e repasse faz com que a sujeira endurecida se desprenda e sua louça esteja limpa e higienizada ao final do processo. 

1 comment on “As 10 Melhores Máquinas de Lavar Louça de 2021

Comments are closed.