As 10 Melhores Panelas de Pressão para Comprar em 2021

Procurando por uma nova panela de pressão para sua cozinha? Veja nosso review completo dos melhores modelos disponíveis no mercado para você acertar na escolha!

Ter uma boa panela de pressão é uma das melhores maneiras de garantir o preparo de um feijão fresco de forma eficiente, rápida e econômica. Basta adicionar os ingredientes, tampar e fechar suas travas, então a água entrará em ebulição e o vapor ficará retido em seu interior.

É assim que uma panela de pressão reduz o tempo de preparo de seu alimento em até 70%! E para melhorar ainda mais esse processo, os novos modelos já acompanham recursos que irão otimizar o preparo de suas receitas e aumentar a segurança em seu uso.  

Confira a seguir a seleção com os melhores modelos disponíveis atualmente, levando em consideração material, travas de segurança e quantidade de recursos extras para você não errar na escolha! 

1. Panela Pressão Aço Inox 6L Solar TramontinaMelhor Panela de PressãoVer Preço
2. Panela Pressão Aço Inox 4L TramontinaMelhor Panela de Pressão para IniciantesVer Preço
3. Panela Pressão Aço Inox 6L RochedoMelhor Panela de Pressão com Vapor CookVer Preço
4. Panela Pressão Aço Inox 3L BrinoxMelhor Panela de Pressão para Pequenos PreparosVer Preço
5. Panela Pressão Aço Inox 6L Fundo Triplo Allegra TramontinaMais Bem AvaliadaVer Preço
6. Panela Pressão Aço Inox 10L Valência TramontinaMelhor Panela de Pressão para FeijoadaVer Preço
7. Panela Pressão Vancouver TramontinaPanela de Pressão Mais VendidaVer Preço
8. Panela Pressão 4,5L Turbo Top RochedoMelhor Custo BenefícioVer Preço
9. Panela Pressão 6L Eterna NigroMaior praticidadeVer Preço
10. Panela Pressão 4,5L Fechamento Interno ClockMelhor Panela de Pressão TradicionalVer Preço

Como Escolher a Melhor Panela de Pressão

Confira algumas características cruciais na hora de comprar sua nova aquisição na cozinha.

  • Capacidade: Escolha de acordo com a Demanda

Todos sabemos que panelas de pressão costumam ser bem grandes, porém, sempre há um modelo maior que outro. Por isso, sempre esteja atento à demanda de sua família; afinal, quanto maior ela for, mais comida deverá ser preparada.

  • Ajustes de Pressão

Os modelos mais modernos possuem ajustes de pressão, onde o usuário consegue personalizar o processo de cozimento da panela.

Talvez essa não seja uma característica essencial para quem deseja realizar preparos mais simples, porém, para um usuário mais requintado, pode ser muito necessário ter maior controle sobre a pressão!

  • Segurança: Verifique todos os Recursos

A panela de pressão já é um item muito seguro de se usar. Considerando que sua tampa tem boa vedação, não há motivo para se ter medo.

Para assegurar ainda mais conforto e segurança durante seu uso, fique atento quanto aos recursos que sua panela de pressão pode oferecer. Quanto mais tiver, mais segurança ela proporciona.

  • Material: Para Assegurar Durabilidade

Uma panela de pressão pode durar uma vida toda com quem toma os devidos cuidados. Para preservar ainda mais a vida útil do aparelho, priorize modelos com materiais de melhor qualidade.

A maioria das panelas de pressão é feita em inox, material muito durável e seguro.


As 10 Melhores Panelas de Pressão de 2021

Estando a par das características das panelas de pressão, confira os seguintes modelos disponíveis no mercado. Não haverá dúvidas de que, pelo menos um, será sua melhor escolha!


1. Panela Pressão Aço Inox 6L Solar Tramontina (Melhor Panela de Pressão)

Este modelo é uma das melhores opções da categoria que o dinheiro pode comprar. Se você se preocupa com a segurança, durabilidade e facilidades que uma panela de pressão pode lhe oferecer, esta será sua melhor opção. 

Ela possui 5 recursos de segurança entre travas, pino indicador de pressão, tampa com garras laterais, válvula e escapes de segurança. Além disso, é possível escolher entre dois níveis de pressão disponíveis através de sua válvula seletora. 

Também possui fundo triplo que distribui o calor uniformemente, promovendo um cozimento mais rápido e eficiente. 

Apesar do material em inox conferir mais peso ao produto, ele o torna muito mais saudável pois não solta resíduos no alimento, além de possuir maior durabilidade e facilidade de limpeza. 

Capacidade: 6L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Sim Material: Inox
Confira o Preço

2. Panela Pressão Aço Inox 4L Tramontina (Melhor Panela de Pressão para Iniciantes)

Se você se interessou pela primeira versão que apresentamos da Panela de Pressão Solar da Tramontina, porém procura por um modelo mais compacto, então irá gosta desta versão 4L do modelo. 

Por se tratar de uma versão mais compacta, ela é ideal para quem está iniciado as experiências com cozimento à pressão. Isso porque, além de possuir um tamanho ideal para pequenos preparos, ela possui cinco recursos de segurança e medidor de volume interno com indicador de volume máximo.

Além disso, tem todos os benefícios que só uma panela de inox pode oferecer quanto à saúde, durabilidade e limpeza do produto. 

Capacidade: 4L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Sim Material: Inox
Confira o Preço

3. Panela Pressão Aço Inox 6L Rochedo (Melhor Panela de Pressão com Vapor Cook)

Se você se interessou pelas funcionalidades do modelo Solar da Tramontina, porém não tem todo o orçamento disponível, esse modelo de Panela de Pressão da Rochedo promete lhe entregar todas as funcionalidades por menos. 

Assim como a Solar, a Panela de Pressão da Rochedo possui cinco dispositivos de segurança, tornando sua experiência na cozinha mais tranquila e livre de imprevistos desagradáveis. 

Neste modelo também temos o fundo triplo, que ajuda a promover um aquecimento mais rápido e distribui o calor por igual, otimizando o cozimento do alimento. Também é possível escolher entre dois níveis de pressão, além de contar com travas de segurança que só permitem sua abertura quando estiver livre de vapor, trazendo mais segurança. 

Seu destaque fica por conta da Vapor Cook, um prático acessório que acompanha o kit que poderá ser usado para cozimento rápido dos legumes a vapor na panela de pressão. 

Capacidade: 6L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Sim Material: Inox
Confira o Preço

4. Panela Pressão Aço Inox 3L Brinox (Melhor Panela de Pressão para Pequenos Preparos)

Com o modelo Supra em 3L da Brinox, você pode facilmente economizar sua disposição usando apenas o necessário. Por conta de seu tamanho compacto, você não terá desperdícios de espaço na sua cozinha e obterá o suficiente para realizar pequenos preparos fresquinhos diariamente, isso sem o desgaste de lavar panelas grandes. 

Ela possui cinco dispositivos de segurança: válvula e escape de segurança, anel de vedação, válvula de trabalho e duas opções de regulagem de pressão, permitindo que você escolha a intensidade de pressão ideal para cada preparo. 

Além disso, ela possui fundo com tripla camada que tem a função de agilizar e otimizar o cozimento do alimento, e acompanha ferramenta para limpeza das saídas de vapor para preservar sua vida útil e segurança. 

Capacidade: 3L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Sim Material: Inox
Confira o Preço

5. Panela Pressão Aço Inox 6L Fundo Triplo Allegra Tramontina (Mais Bem Avaliada)

Ao iniciarmos nossa busca pela Panela de Pressão Allegra da Tramontina, notamos que este se trata do modelo de panela de pressão com melhores avaliações da atualidade. Muitos relatam que isso se deve ao seu ótimo material de confecção (inox), que confere mais durabilidade e saúde aos preparos diários. 

Um dos maiores elogios que seus consumidores fazem com frequência é seu design simples e moderno, com um plus que é o indicador de volume em seu interior, que pode ser bem útil para os cozinheiros de primeira viagem. 

Ela possui cinco recursos de segurança e fundo de tripla camada que garantem uma experiência muito mais tranquila e otimizada. 

Capacidade: 6L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Não Material: Inox
Confira o Preço

6. Panela Pressão Aço Inox 10L Valência Tramontina (Melhor Panela de Pressão para Feijoada)

Se tudo o que você está buscando é uma panela de pressão ideal para cozinhar nos fins de semana para toda a família, com qualidade e segurança, esta é a melhor opção do mercado. 

Com qualidade de acabamentos e materiais da tradicional Tramontina, a Panela de Pressão Valência possui capacidade de 10L, o que a torna ótima para o preparo de refeições maiores. 

Sua confecção possui um excelente acabamento, e sua válvula central acompanha filtro que impede com que cascas de grãos possam entupir a saída de vapor, conferindo maior segurança no seu uso. 

Ela possui sistema com quatro recursos de segurança: sistema de escape lateral, válvula de trabalho, válvula de segurança e indicador de pressão. 

Além disso, seus usuários relatam satisfação com o produto tanto por seu design moderno quanto pela praticidade de seus pegadores laterais. 

Capacidade: 10L Recursos de Segurança: 4
Ajuste de pressão: Não Material: Alumínio e Inox
Confira o Preço

7. Panela Pressão Vancouver Tramontina (Panela de Pressão Mais Vendida)

Além de ser a opção mais vendida da nossa lista a Panela de Pressão Vancouver da Tramontina, é quase uma unanimidade em boas avaliações de seus usuários. 

Ela possui funcionalidades simples, no entanto, bem completas, como revestimento antiaderente, cabo antitérmico e três sistemas de válvulas de segurança que trabalham juntas para garantir uma experiência mais segura. 

O destaque deste modelo fica por conta da sua variedade de cores e tamanhos, que podem ser escolhidos com facilidade no botão disponível logo abaixo.

Capacidade: 3L, 4.5L, 6L Recursos de Segurança: 3
Ajuste de pressão: Não Material: Alumínio Revestido Starflon
Confira o Preço

8. Panela Pressão 4,5L Turbo Top Rochedo (Melhor Custo Benefício)

Se você procura por uma panela prática, segura e com bom custo benefício, este modelo Turbo Top da Rochedo pode ser sua melhor escolha! 

Mantendo a leveza que só o alumínio proporciona, o destaque deste modelo fica por conta dos seus cinco recursos de segurança, com fechamento externo que também facilita na limpeza e adiciona maior confiabilidade ao produto. 

Seu interior conta com exclusivo revestimento LongLife da marca, que adiciona maior durabilidade e poder antiaderente. 

Capacidade: 4,5L Recursos de Segurança: 5
Ajuste de pressão: Não Material: Alumínio
Confira o Preço

9. Panela Pressão 6L Eterna Nigro (Maior praticidade)

Se você está à procura de uma panela de pressão tradicional, apenas com um recurso a mais de fechamento externo, esta panela de pressão Eterna da Nigro pode ser sua próxima compra. 

Com recursos simples, porém muito bem avaliada por seus usuários, a panela de pressão Eterna da Nigro possui funcionalidades básicas e é confeccionada em alumínio, o que confere maior leveza e maleabilidade para a sua rotina. 

O destaque aqui fica por conta do fechamento externo na panela, que adiciona maior segurança à sua usabilidade. 

Capacidade: 6L Recursos de Segurança: 3
Ajuste de pressão: Não Material: Alumínio
Confira o Preço

10. Panela Pressão 4,5L Fechamento Interno Clock (Melhor Panela de Pressão Tradicional)

Se depois de conhecer todos os recursos possíveis em uma Panela de Pressão moderna, e ainda assim prefere manter sua preferência aos modelos tradicionais, esta opção da marca Clock pode ser uma ótima escolha. 

Com 4,5L de capacidade e confeccionada em alumínio, que lhe confere maior leveza e maleabilidade, esta é uma boa opção para quem prefere manter a simplicidade e gastar menos sem deixar de lado a qualidade do produto. 

Ela ainda conta com três sistemas de segurança que lhe garantem maior confiança em sua usabilidade. 

Capacidade: 4,5L Recursos de Segurança: 3
Ajuste de pressão: Não Material: Alumínio
Confira o Preço

Tipos de Panelas de Pressão

A característica que diferencia uma panela de pressão da outra é, basicamente, sua modernidade. Confira suas principais diferenças logo abaixo.

  • Panela de Pressão Tradicional: são todas as apresentadas nesse artigo. Elas são as comuns, onde o cozimento ocorre de forma controlada apenas pelo calor do fogão ou cooktop. É o modelo mais simples, e não oferece nenhuma funcionalidade especial a não ser o rápido cozimento.

  • Panela de Pressão Elétrica: esses modelos são ideais para quem busca personalizar a experiência na cozinha. A maioria vem com funcionalidades especiais, como timer, alarme e configuração de temperatura. São modelos mais modernos e, geralmente, mais caros também.

Dúvidas Frequentes sobre Panelas de Pressão

Panela de Pressão em inox ou alumínio?

A Panela de Pressão em inox costuma apresentar melhor aparência, durabilidade e melhores recursos em comparação às confeccionadas em alumínio.

Outro ponto importante é o fato do inox ser mais saudável para os preparos diários, pois ao contrário do alumínio, não solta resíduos no alimento.

No entanto, o alumínio ainda apresenta algumas vantagens, como melhor condução do calor, baixo custo e maior facilidade de manuseio, por se tratar de um material mais leve.

Panela de Pressão elétrica ou tradicional?

Enquanto a Panela de Pressão Elétrica possui uma série de recursos inteligentes, como timers e regulagem de temperatura, que otimizam o tempo e facilitam seu manuseio, a panela tradicional possui tamanhos mais variados de acordo com cada necessidade, além de oferecer maior economia de recursos dependendo da fonte de calor utilizada.

Portanto, a escolha entre uma dependerá exclusivamente das necessidades e prioridades do consumidor.

Qual é a panela de pressão mais segura?

Para mensurar a segurança de uma Panela de Pressão, comece procurando pela quantidade de recursos de sistema de segurança que ela possui. As mais seguras costumam contar com até cinco tipos de recursos.

Tampas com fechamento externo de garras laterais e travas que permitem abertura apenas na ausência de vapor quente também adicionam maior confiabilidade e segurança no uso.

Em nossa seleção, consideramos os modelos mais seguros: Solar, Alegra e Valência da Tramontina e Supra da Brinox. 

Qual é a melhor marca de panela de pressão?

As marcas populares que mais se destacam no investimento de recursos inteligentes e funções extras de segurança em nossa seleção são Tramontina, Brinox, Clock e Rochedo.

Quais são as vantagens de uma panela de pressão?

A Panela de Pressão oferece maior rapidez e praticidade no preparo do alimento, podendo reduzir seu tempo de cocção em até 70%, economizando recursos e otimizando o preparo de sopas, carnes, tubérculos e, principalmente, grãos integrais.