Os 10 Melhores Ventiladores de Teto de 2021

Procurando pelo Melhor Ventilador de Teto para sua casa? Confira os Melhores Ventiladores de Teto do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Os ventiladores de teto são uma excelente opção para aliviar o calor da tarde e proporcionar noites de sono mais confortáveis nas épocas mais abafadas do ano. 

Eles são uma ótima alternativa para a circulação saudável do ar em ambientes internos, promovendo uma sensação térmica mais confortável. Além disso, são acessíveis, econômicos e de fácil instalação.  

Para encontrar a melhor opção para suas necessidades, confira a seguir nossa seleção dos melhores ventiladores de teto mais bem avaliados de marcas consagradas do setor: 

1. Ventilador De Teto Ultimate – ArnoMelhor Ventilador de Teto Com Controle RemotoVer Preço
2. Ventilador De Teto Solano - TronMelhor Ventilador De Teto DecorativoVer Preço
3. Ventilador De Teto Pétalo Palmae - VolareMelhor Ventilador De Teto Para Área ExternaVer Preço
4. Ventilador De Teto Fênix Com Controle - VentisolMelhor Ventilador De Teto Com Controle Remoto Custo BenefícioVer Preço
5. Ventilador De Teto Fênix 370 – VentisolVentilador de Teto Melhor AvaliadoVer Preço
6. Ventilador De Teto Aventador - TronMelhor Ventilador de Teto PequenoVer Preço
7. Ventilador De Teto Aires - VentisolMelhor Ventilador De Teto Custo BenefícioVer Preço
8. Ventilador De teto Terral - AliseuMelhor Ventilador De Teto SilenciosoVer Preço
9. Ventilador De Teto 202 - SpiritMelhor Ventilador De Teto Para PraiaVer Preço
10. Ventilador De Teto Wind Light Premium - VentisolMelhor Ventilador De Teto BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Ventilador de Teto

Escolher o melhor ventilador de teto do mercado não é tão simples quanto parece. Para fazer uma boa escolha, é preciso avaliar as seguintes características antes de ir às compras. 

  • Tamanho do Ambiente 

Cada ambiente terá seus desafios de fluxo de ar, portanto, uma das considerações mais importantes na hora de escolher seu ventilador é o tamanho do ambiente.

Fatores como comprimento e números de pás influenciam diretamente na capacidade que o produto terá para atender ambientes maiores ou menores.

Confira a seguir as medidas aproximadas recomendadas de acordo com o tamanho do cômodo. 

Cômodos de até 10 m²: ventilador de até 80cm de diâmetro.

Cômodos de até 15m²: ventilador de até 1m de diâmetro.

Cômodos de 25m² ou mais: ventilador de 1,30 até 1,40m de diâmetro.

Outros fatores, como o número de pás, também influenciam na ventilação do ambiente. ventiladores com 2 pás promovem uma circulação de ar mais direcionada e são indicados para locais menores de até 20m².  

Já os ventiladores com 3 pás ou mais são indicados para ambientes maiores, pois promovem uma melhor distribuição de vento fazendo com que ele alcance todos os cantos do ambiente. 

  • Níveis de Velocidade 

Se deseja ter uma ideia aproximada da força do vento que o aparelho poderá gerar, então fique de olho no seu RPM: Rotações Por Minuto.  

A sigla é autoexplicativa e serve para mensurar o número de voltas completas que as hélices darão em torno do eixo por minuto.  

Isso significa que quanto maior o RPM da opção escolhida, maior a força do vento gerada por ele em sua velocidade máxima.  

No mercado atual é possível encontrar modelos que vão desde 250 até 600 RPM. 

  • Tipo de Controle 

Para controlar seu ventilador de teto, existem três opções: controle remoto, dimmer ou interruptor. 

Um controle remoto é uma opção mais conveniente, pois permite que você possa controlar seu aparelho sem ter que se deslocar para isso, ao mesmo tempo em que ele pode oferecer mais funções para controle, tais como função de timer, onde é possível programar o desligamento do ventilador. 

Sobre o dimmer, a segunda opção de controle, trata-se basicamente de pequenos botões giratórios instalados na parede que permitem o controle da velocidade de forma mais precisa.

E por último, os tradicionais interruptores, que apesar de possuírem uma limitação de até três opções de controle, tornam o aparelho mais acessível e seu uso facilitado. 

  • Eficiência Energética 

Se está procurando maneiras de diminuir sua conta de energia, então escolha por um aparelho com certificação do Inmetro para identificar sua eficiência energética. 

As opções mais econômicas recebem o selo Procel A, indicando que o aparelho possui o consumo mais otimizado para sua categoria.  

Outro ponto a ser observado neste quesito é o tipo de lâmpada que o ventilador é compatível, pois a possibilidade de optar por lâmpadas LED sempre é uma opção mais econômica. 


Os 10 Melhores Ventiladores de Teto de 2021

Conhecendo um pouco mais de suas características, chegou o momento de escolher o melhor ventilador de teto para seu cômodo. Visando lhe auxiliar na decisão, confira nossa seleção dos 10 melhores modelos desse produto.


1. Ventilador De Teto Ultimate – Arno (Melhor Ventilador de Teto Com Controle Remoto)

O ventilador de teto Arno Ultimate é um do mais leves, funcionais e populares da sua categoria.  

Isso porque, além de possuir o selo de máxima eficiência energética do Brasil (o Procel A), ele também é prático e pode ser completamente controlado à distância por seu controle remoto. 

Nele é possível acender e apagar suas luzes, controlar a velocidade e ainda conta com duas funcionalidades exclusivas: o timer que desliga automaticamente após 2, 4, 6 ou 8h e a função “dormir”, diminuindo a rotação gradativamente para uma noite de sono mais tranquila. 

Além disso, seu maior destaque fica por conta do seu consumo, que chega a ser 35% mais econômico que os demais modelos da mesma categoria. 

Diâmetro: 106cm RPM: não fornecido
Eficiência Energética: Procel A Velocidades: 6
Vazão: 2,11m³/s Controle Remoto: Sim
Confira o Preço

2. Ventilador De Teto Solano – Tron (Melhor Ventilador De Teto Decorativo)

Mais que um ventilador de teto, o modelo Solano da Tron pode ser seu próximo item de decoração. 

Além da estética de seus produtos, a marca é reconhecida por produzir ventiladores com ótimo acabamento e qualidade, possuindo a certificação isso 9001. 

Além disso, o produto promete ser silencioso e com uma boa capacidade de ventilação para ambientes pequenos e médios. 

Suas pás são confeccionadas em MDF e suas ferragens são coloridas com cor cobre, isso através da pintura eletrostática que oferece melhor acabamento e uniformidade. 

Diâmetro: 110cm RPM: 480
Eficiência Energética: Procel A Velocidades: 3
Vazão: 2,34m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

3. Ventilador De Teto Pétalo Palmae – Volare (Melhor Ventilador De Teto Para Área Externa)

Este charmoso ventilador possui pás confeccionadas em MDF laqueado revestido em palha natural, sendo ideal para ambientes pequenos a médios de até 30m². 

Sua estrutura em alumínio confere maior leveza e resistência ao aparelho. Além disso, o modelo não enferruja com o tempo. 

Seu motor é silencioso e seguro, possuindo protetor térmico que desativa seu funcionamento em caso de superaquecimentos. O motor também conta com garantia de dois anos concedido pela marca. 

Há ainda a possibilidade de realizar seu controle de maneira mais cômoda através de um controle remoto que pode ser adquirido separadamente de maneira opcional. 

Embora se trate de um produto com valor mais elevado, é importante ressaltar que ele possui um acabamento diferenciado que irá agregar na decoração do ambiente, somando design com eficiência. 

Diâmetro: 105cm RPM: 420
Eficiência Energética: B Velocidades: 3
Vazão: 2,17m³/s Controle Remoto: Opcional
Confira o Preço

4. Ventilador De Teto Fênix Com Controle – Ventisol (Melhor Ventilador De Teto Com Controle Remoto Custo Benefício)

Se você ainda se pergunta qual o melhor preço de ventilador de teto com controle remoto, a resposta pode ser esse modelo. 

Isso porque ele é uma das opções de ventiladores de qualidade de menor custo do mercado que acompanha controle. 

Através de seu controle remoto é possível configurar seus níveis de velocidade, acender e apagar sua luz e ativar função timer com desligamento automático após 1, 2, 4 ou 8h. 

Além disso, seu motor e hastes contam com pintura anticorrosão que ajudam a prolongar sua vida útil. 

Diâmetro: 96cm RPM: 420
Eficiência Energética: A Velocidades: 3
Vazão: 1,75m³/s Controle Remoto: Sim
Confira o Preço

5. Ventilador De Teto Fênix 370 – Ventisol (Ventilador de Teto Melhor Avaliado)

Para quem opta por abrir mão da sua versão com controle remoto, o modelo Fênix da Ventisol continua sendo uma opção de bom custo benefício. 

Isso porque seu motor e hastes são confeccionados em aço com revestimento anticorrosão que ajudam na prolongação da sua vida útil, isso mesmo em locais que tenham contato com umidade. 

Além disso, ele é um dos modelos da sua categoria mais vendidos e bem avaliados na Amazon, totalizando mais de quinhentas classificações. 

Dentre elas, seus usuários destacam sua qualidade de confecção e acabamento e baixo ruído. 

Diâmetro: 96cm RPM: 420
Eficiência Energética: A Velocidades: 3
Vazão: 1,75m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

6. Ventilador De Teto Aventador – Tron (Melhor Ventilador de Teto Pequeno)

Se você procura por um ventilador compacto e silencioso para ambientes pequenos, o modelo Aventador da Tron é sua melhor alternativa. 

Além de charmoso e moderno, ele possui qualidade desde sua confecção até o acabamento. Seu motor possui rolamento blindado com folga, causando menos atrito e aumentando a vida útil do aparelho. 

Sua pintura eletrostática a pó confere melhor acabamento e durabilidade aos seus componentes. 

Embora o modelo possua boas recomendações de seus usuários, alguns deles criticaram sua baixa potência quando acionado na sua velocidade máxima, no entanto, é importante ressaltar que, por se tratar de um ventilador compacto, ele atenderá bem cômodos de até 20m². 

Diâmetro: 69cm RPM: 670
Eficiência Energética: não fornecido Velocidades: 3
Vazão: 1,76m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

7. Ventilador De Teto Aires – Ventisol (Melhor Ventilador De Teto Custo Benefício)

O ventilador Aires recebeu boas revisões de seus usuários em relação ao seu custo benefício, com destaque para seu bom acabamento e baixo ruído. Por isso, se você se pergunta qual melhor ventilador de teto custo benefício, esse modelo é o exemplo disso.

Ele oferece três níveis de ventilação e boa vazão de ar para ambientes médios. Além disso, seu design é moderno e discreto. 

Outra vantagem do modelo é sua fácil instalação, uma vez que seus próprios compradores alegaram ser sem complicações. 

Diâmetro: 105cm RPM: 350
Eficiência Energética: A Velocidades: 3
Vazão: 1,92m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

8. Ventilador De teto Terral – Aliseu (Melhor Ventilador De Teto Silencioso)

Se você está à procura de descobrir qual melhor ventilador de teto silencioso, este modelo da marca Aliseu é uma ótima opção. 

Isso porque, além de possui o menor nível de ruído do mercado, ele é o ventilador de teto com melhor vazão, produzindo níveis satisfatórios de ventilação até mesmo para cômodos maiores. 

Outro destaque do modelo é sua avaliação geral de consumo e eficiência do motor, que recebeu triplo A, se tornando o melhor ventilador de teto com avaliação do inmetro. 

Além disso, ele já vem pré-montado facilitando sua instalação caso seja feita pelo próprio usuário. 

Segundo as reconduções de uso da marca, sua capacidade de ventilação abrange áreas de até 36m², se tornando nossa recomendação de melhor ventilador de teto para sala grande.

Se você se pergunta qual o melhor ventilador de teto para quarto, esse modelo também atende esse cômodo, já que ele cria um ambiente muito mais fresco sem muito barulho, ideal para a hora de dormir.

Diâmetro: 128cm RPM: 300
Eficiência Energética: Procel A Velocidades: 3
Vazão: 3,21m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

9. Ventilador De Teto 202 – Spirit (Melhor Ventilador De Teto Para Praia)

Produzido em policarbonato injetado, o mesmo material utilizado para produzir janelas de avião, o ventilador 202 da Spirit é o mais premiado do país. 

Ele é extremamente resistente e, por conta da sua alta durabilidade e resistência à corrosão, ele se torna uma ótima opção para quem está em dúvida em qual o melhor ventilador de teto para praia comprar. 

Além disso, ele é econômico e possui certificação de eficiência energética máxima dado pelo Inmetro o Procel A. 

Diâmetro: 111cm RPM: 430
Eficiência Energética: Procel A Velocidades: 3
Vazão: 2,65m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

10. Ventilador De Teto Wind Light Premium – Ventisol (Melhor Ventilador De Teto Barato)

Pagar barato só se torna compensativo se o produto consegue oferecer qualidade e durabilidade, e isso é exatamente o que este modelo da Ventisol oferece! 

Embora ele não possua grandes recursos tecnológicos ou funcionalidades extras, este ventilador de teto é capaz de executar com eficiência suas funções básicas. 

Ele oferece três níveis de velocidades, pás leves em plástico com garras integradas para melhor facilidade na instalação e estrutura em aço tratado para evitar corrosões e aumentar sua durabilidade. 

Seus usuários elogiaram a boa relação de custo benefício do aparelho, porém alguns relatam que ele pode ser um pouco ruidoso a depender de sua instalação. 

Diâmetro: 96cm RPM: 430
Eficiência Energética: Não Fornecido Velocidades: 3
Vazão: 2,31m³/s Controle Remoto: Não
Confira o Preço

Tipos de Ventiladores de Teto 

Se familiarizar com as suas diversas variações pode ser bastante útil na hora de descobrir qual melhor ventilador de teto adquirir. Por isso, entenda mais sobre as características dos ventiladores de teto a seguir.

  • Interno: as opções para uso interno podem ser confeccionadas em madeira ou polipropileno, sendo aplicáveis em qualquer cômodo da casa, pois suas variações de tamanho e número de pás atendem desde os ambientes menores até os mais espaçosos. 

  • Externo: é ideal para ser instalado em varandas e áreas de lazer, sendo projetados para resistir a condições de umidade extrema. Há diversas opções que podem, inclusive, ser utilizadas como itens decorativos. 

  • Com duas pás: as opções com duas pás são modernas e ideais para ambientes menores de até 20m². Além disso, são uma boa escolha para quem busca por uma circulação de ar mais direcionada no ambiente. 

  • Com três ou mais pás: tratam-se de modelos mais tradicionais, sendo indicados para ambientes maiores pois são capazes de promover uma circulação de ar otimizada, capaz de atingir os quatro cantos no cômodo com maior eficiência. 

Como utilizar o Ventilador de Teto Corretamente 

De nada adianta encontrar o melhor ventilador de teto residencial se você não sabe como obter seu máximo! Visando lhe auxiliar em manter seu ventilador sempre no melhor estado, confira o guia a seguir com cinco dicas cruciais.

  • Mantenha-o sempre limpo: o acúmulo de pó nas hastes pode causar ruídos indesejáveis e diminuir a qualidade do ar circulado, portanto, mantenha o ventilador como um todo sempre limpo. Para isso, você pode fazer uso de um pano úmido.

  • Evite ruídos desnecessários mantendo sua manutenção em dia: com o passar do tempo é normal que os parafusos se afrouxem e o motor perca sua lubrificação, causando ruídos durante o seu funcionamento. Por este motivo, é importante realizar a manutenção periódica do aparelho sempre respeitando as instruções do fabricante.

  • Saiba utilizar a função de exaustor de forma inteligente: para refrescar o ambiente, utilize a função de exaustor do seu ventilador com as janelas abertas antes mesmo de acionar o modo ventilar. Assim, o ar abafado sairá pelas janelas tornando o ambiente mais fresco. 

    Para aquecer, utilize a função de exaustão com o ambiente fechado; isso fará com que o ar quente acumulado próximo ao teto circule pelo ambiente tornando-o mais aquecido.

  • Utilize-o combinado com o ar condicionado: seu ar condicionado pode espalhar o ar gelado de maneira mais rápida pelo ambiente quando combinado com a eficiência de um ventilador de teto.

  • Use seu ventilador de teto para renovar o ar do ambiente: para renovar o ar “parado” do ambiente, basta acionar o ventilador de teto na função de exaustão com as janelas abertas.  

Dúvidas Frequentes Sobre Ventiladores de Teto

Qual é melhor: Ventilador de Teto ou Climatizador?

O climatizador pode ser uma opção mais atrativa quando se trata de oferecer uma sensação de maior frescor, já que além da ventilação ele também é capaz de umedecer o ambiente.

Já o ventilador de teto, além da sua principal função de refrescar, é mais eficiente na hora de circular o ar do ambiente, inclusive, sendo uma boa alternativa também para tornar o local mais aquecido em dias frios, bastando ligar sua função de exaustão para que ele possa fazer o ar quente parado próximo ao teto se distribuir pelo ambiente. 

Qual melhor: Ventilador de Teto ou Parede?

Cada modelo é indicado para uma situação.

Enquanto o ventilador de parede produz jatos de ar mais fortes e direcionados, o ventilador de teto é capaz de fazer circular o ar do cômodo de maneira mais uniforme e suave.

Logo, o ventilador de parede é mais indicado para áreas externas ou até mesmo locais maiores, enquanto a opção de teto é mais cômoda para uso interior.

Ventilador de Teto: É Melhor 110 ou 220?

A voltagem do aparelho não interfere na sua performance final, optar entre um e outro dependerá exclusivamente da compatibilidade com a voltagem da fonte de energia local.

Qual melhor: Ventilador de Teto ou de Mesa?

Enquanto os ventiladores de mesa têm a capacidade de produzir jatos de ar mais direcionados, os ventiladores de teto são capazes de ventilar um ambiente completo de maneira mais uniforme, portanto, são mais confortáveis para uso interno e mais indicados para promover a circulação do ar. 

Qual Melhor: Ventilador de Teto com 2 ou 3 pás?

Ventiladores com 2 pás produzem uma ventilação mais direcionada e indicada para cômodos menores.

Já os ventiladores com 3 ou mais pás ventilam de forma mais uniforme em ambientes maiores, fazendo com que a ventilação alcance melhor cada canto do ambiente.