As 10 Melhores Impressoras de 2021

Procurando pela Melhor Impressora para o uso diário? Confira nossa seleção das Melhores Impressoras do Mercado e entenda qual é a opção certa para você!

Não importa se você trabalha em casa ou no escritório, está no ensino médio, ou prestes a se formar na faculdade.  

Ter a melhor impressora de acordo com a suas necessidades sempre à disposição, tem o poder de tornar sua rotina muito mais fácil. 

E é por este motivo que nós do Guia Esperto, preparamos uma lista com opções para todas as necessidades e bolsos. 

As escolhas e resenhas foram baseadas nos comentários dos clientes dos principais sites de venda e, claro, na qualidade e referência das marcas. 

As 5 Melhores Impressoras a Laser de 2021

1. Impressora Multifuncional Laser 8360CDW - BrotherMelhor Impressora a Laser ColoridaVer Preço
2. Impressora Multifuncional Laser MFP 135W - HPMelhor Impressora a Laser Para EscritórioVer Preço
3. Impressora Multifuncional Laser 107W - HPImpressora a Laser Mais Bem AvaliadaVer Preço
4. Impressora Multifuncional Laser HL1212W - BrotherMelhor Impressora a Laser Custo BenefícioVer Preço
5. Impressora Multifuncional Laser HL1202 - BrotherMelhor Impressora a Laser BarataVer Preço

As 5 Melhores Impressoras a Tinta de 2021

1. Impressora Multifuncional EcoTank L3150 - EpsonMelhor Impressora Tanque de Tinta DomésticaVer Preço
2. Impressora Multifuncional Mega Tank G3111 - CanonImpressora Tanque de Tinta Mais Bem AvaliadaVer Preço
3. Impressora Multifuncional Ink Tank 416 - HPImpressora Tanque de Tinta Mais VendidaVer Preço
4. Impressora Multifuncional DeskJet Ink Advantage 2774 - HPMelhor Impressora a Tinta Custo BenefícioVer Preço
5. Impressora Multifuncional DeskJet Ink Advantage 2376 – HPMelhor Impressora a Tinta BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Impressora 

A Impressora é a Tinta ou a Laser? Qual a quantidade de produção referente a uma carga? Todas estas dúvidas são válidas e devem ser tiradas de forma precisa. Isso fará com que sua compra seja ‘na medida’ e dará a certeza de que seu dinheiro foi bem investido. 

  • Método de Impressão: Tinta ou Laser 

Tinta: são modelos muito conhecidos no mercado. Alimentadas pelos tonéis de tinta, fazem a impressão utilizando precisos jatos que se espalham no papel, formando as palavras ou fotos. Ideais para se terem em casa ou em escritórios e empresas menores. Você é um estudante e precisa dos trabalhos prontos para amanhã? Impressoras a tinta vão ser úteis! 

Laser: empresas maiores e que contam um número elevado de impressões, devem adquirir um modelo a Laser. Apesar de não serem tão boas para cópias coloridas, elas são perfeitas para documentos em preto e branco além de serem mais velozes na contagem de páginas por minuto.  

  • Capacidade de Produção Por Carga 

Assim como em qualquer outro fator, o consumidor terá vantagens e desvantagens por aqui. No que diz respeito à capacidade de produção, o custo do cartucho de tinta é mais barato (em média R$ 199,00 contra R$ 500,00 da Laser). Vale pesquisar bem todos os preços, antes da compra! 

Em contrapartida, a segunda tem uma autonomia de cerca de cinco mil folhas contra mil de sua concorrente. 

  • Para Maior Qualidade de Impressão: Entenda o que é DPI 

O significado original de ‘DPI’ é Dots per inch ou pontos por polegadas. Então, será esta medida que você deverá ficar de olho quando for adquirir sua impressora, pois ela influenciará diretamente na qualidade de suas cópias.  

Impressoras residenciais possuem menos DPIs. Já as fotográficas, por exemplo, tem grande quantidade. Podemos encontrar modelos com: 

Quantidade de DPIs Melhor Utilização 
150 DPIs Pouco recomendado para imprimir imagens, mas excelente para documentos que contenham textos. Por isso, jornais do mundo inteiro adotam esta quantidade de DPIs para suas impressões. 
300 DPIs Esta opção deixa a qualidade dos textos ainda melhor e você poderá até imprimir certas imagens. Mas se precisar de algo mais profissionais (cartões e folders, por exemplo), prefira um outro modelo com DPI elevado. 
600 DPIs Cores fortes, nitidez interessante e alta qualidade de imagem. 
1200 DPIs Você acha os modelos de 1200 DPIs em diversas gráficas. Esta resolução deixa as fotos com um realismo impressionante, além das cores vivas. 
1200 ou mais DPIs O mais alto nível de resolução (as cores e a nitidez são de encher os olhos). É indicado para fotógrafos profissionais. 
  • Para Mais Agilidade na Impressão: Entenda o Que é PPM 

PPM ou Páginas Por Minuto é o termo utilizado para mostrar ao cliente o número de páginas que a impressora faz a cada sessenta segundos.  

A medida tem variações de fabrica (pois é realizada levando em conta um percentual de cobertura do papel), mas, também, referentes ao consumo de tinta que for escolhido.  

Por exemplo: Se optar por qualidade alta, esta média do PPM aumentará, porque os cartuchos irão trabalhar mais para preencher cada detalhe da foto ou do texto. 


As 5 Melhores Impressoras a Laser de 2021 

Está preparado para saber quais são as 5 Melhores Impressoras a Laser de 2021? Vale destacar que a maioria delas trabalha em modo monocromático. 


1. Impressora Multifuncional Laser 8360CDW – Brother (Melhor Impressora a Laser Colorida)

A marca Brother é famosa por suas impressoras para empresas de pequeno e médio porte e a 8360CDW alia rapidez e bom desempenho num mesmo lugar. O modelo tende a ser grande e pesado (são quase 17 quilos), mas isso é padrão, já que agrupa diversas funções e apresenta uma bandeja para papeis comuns (onde cabem até 250 folhas) e outro para envelopes e fotos. 

O display é colorido e com tecnologia touch screen, ou seja, dá para gerenciar documentos e ter contato com as outras opções da impressora.  

A conectividade se dá por USB, Wi-Fi, cabo e pelos aplicativos Air Print, Google Cloud Print, Brother iPrint & Scan, só para citar alguns. E a instalação é facilitada, pois conta com um assistente que te dá dicas sobre qual uso é melhor para seu dia a dia. 

Em diversos testes entregou 10 páginas por minuto, ficando abaixo do prometido pela fabricante.  

Método: Laser / LED colorido Qualidade: 2400 DPi
Velocidade: 31 Páginas por Minuto Conectividade: Ethernet, Gigabit Ethernet, WiFi, USB, Comunicação por proximidade, Compatibilidade com dispositivos móveis
Impressão: Colorida Capacidade de impressão p/ carga original: não informado
Confira o Preço

2. Impressora Multifuncional Laser MFP 135W – HP (Melhor Impressora a Laser Para Escritório)

A HP é uma das marcas mais reconhecidas do mercado e só por isso já vale uma boa olhada na MFP 135W. Tem um escritório e precisa de uma impressora? Esta é a sua! E mesmo sendo um pouco mais barulhenta que suas concorrentes e de difícil conexão com as redes Wi-Fi, é ágil para o início dos trabalhos e tem uma belíssima autonomia de tinta. 

Seu tamanho compacto faz com que caiba em diversos espaços e seu painel de controle é simples e cheio de funcionalidades com apenas alguns toques. Ah! E não se esqueça de baixar o aplicativo HP Smart, para fazer impressões e digitalizações pelo seu smartphone. 

Método: Laser Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: 20 Páginas por Minuto Conectividade: USB 2.0 de alta velocidade, 802.11 g/b sem fio
Impressão: Monocromática Capacidade de impressão p/ carga original: 1000 páginas
Confira o Preço

3. Impressora Multifuncional Laser 107W – HP (Impressora a Laser Mais Bem Avaliada)

Com autonomia de até 10 mil páginas mensais, a 107W faz frente às suas concorrentes. Assim como o segundo colocado de nossa lista, também conta com o aplicativo HP Smart, que te dá liberdade para imprimir, digitalizar ou copiar documentos diretamente do celular. 

Tem entrada USB 2.0, Wi-Fi, display com botão liga e desliga e uma luz que indica quando o toner está acabando. A qualidade desta tinta tem um acabamento brilhoso e com ótima qualidade. 

Se for utilizar o computador, fica a seguinte dica: no Windows terá fácil conexão com o Wi-Fi. Já pelo Mac, certamente terá dificuldades.  

Sua voltagem é 110 e, para quem não conhece, impressoras a laser funcionam com tinta toner, que vem, primeiramente, em formato de pó. Logo em seguida, a máquina deixa a temperatura alta para que vire tinta e possa ‘pintar’ o papel com textos ou fotos. 

Método: Laser Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: 20 Páginas por Minuto Conectividade: Porta USB 2.0 de alta velocidade, sem fio 802.11 b / g / n
Impressão: Monocromática Capacidade de impressão p/ carga original: 1000 páginas
Confira o Preço

4. Impressora Multifuncional Laser HL1212W – Brother (Melhor Impressora a Laser Custo Benefício)

Outro modelo que é super recomendado para escritórios e empresas pequenas ou para o uso em residências, a Impressora Multifuncional Laser HL1212W, da Brother, é compacta e leve (pesa menos de 5 quilos).  

Sua voltagem é 110, a instalação é rápida e prática tanto para quem utiliza o Windows quanto para quem está acostumado com o MacOS. Uma dica que vale a pena ser compartilhada é a seguinte: se quiser instalar a impressora no modo wireless (sem fio), precisará, na primeira vez, cabeá-la (depois poderá retirar este cabo). 

A capacidade da bandeja, que é de 150 folhas (fica abaixo da média de suas concorrentes). Mas este ponto não tira dela o fato de que é a Melhor Impressora a Laser Custo Benefício da atualidade, sem sombra de dúvidas. 

Método: Laser Qualidade: 600 DPi
Velocidade: 20 Páginas por Minuto Conectividade: Wireless 802.11 b/g/n, Hi-Speed USB 2.0
Impressão: Monocromática Capacidade de impressão p/ carga original: 700 páginas
Confira o Preço

5. Impressora Multifuncional Laser HL1202 – Brother (Melhor Impressora a Laser Barata)

Esta não é a impressora mais robusta do mercado, porém, é funcional naquilo que se propõe, ou seja, facilitar a vida de estudantes ou de pessoas e empresas que tenham um fluxo relativamente menor de cópias por mês. 

Vale ressaltar que a Multifuncional Laser HL1202 é outro modelo que cabe em qualquer canto (suas dimensões são de 34 x 23,8 X 18,9 cm) e combina em ambientes como quartos, salas e escritórios. 

Sua tinta acabou e precisa comprar outro toner? Pesquisando bem, você encontrará cartuchos por valores que variam de R$ 180 a R$ 200. E dá para imprimir ou criar um servidor diretamente pelo aplicativo Cups Lets Print Droide. 

A questão negativa vai para os roletes que marcam um pouco e o papel, que sai curvado. Colocando na ponta do lápis, vale o investimento, pois sua vida útil também é longa. 

Método: Laser Qualidade: 600 DPi
Velocidade: 20 Páginas por Minuto Conectividade: Hi-Speed USB 2.0
Impressão: Monocromática Capacidade de impressão p/ carga original: 700 páginas
Confira o Preço

As 5 Melhores Impressoras a Tinta de 2021 

Vamos agora para outro ramo das Impressoras. Sairemos dos modelos a Laser e entraremos nos de Tinta. São mais conhecidas e estão há mais tempo no mercado. Mas quais as Melhores de 2021? Descubra com a gente! 


1. Impressora Multifuncional EcoTank L3150 – Epson (Melhor Impressora Tanque de Tinta Doméstica)

A EcoTank L3150 impressiona, pois mesmo sendo um modelo de entrada (aquele que é focado para as família, os estudantes e as pequenas empresas), imprime 7500 páginas coloridas e 4500 em preto e branco por recarga.  

Falando em recarga, a própria Epson cita que é simples de ser feito o abastecimento das tintas (o tanque não está visível para o usuário controlar este gasto). 

Por ser uma Multifuncional, tem scanner e digitalizador integrados e ambos fazem um trabalho excelente (a resolução máxima é de 1200 x 2400 DPi e 9600 x 9600 na opção interpolada). 

É compatível com o Windows (do Vista em diante), o macOS (a partir do OS X 10.6.8) e o Linux – este último não tem um suporte oficial. Quanto aos aplicativos para uso pelo celular, está disponível no Androis e iOS gratuitamente. 

Método: Tanque de tinta Qualidade: 1440 DPi
Velocidade: Em preto 33 e em cores 15 páginas por minuto Conectividade: USB e Wi-Fi
Confira o Preço

2. Impressora Multifuncional Mega Tank G3111 – Canon (Impressora Tanque de Tinta Mais Bem Avaliada)

A Canon é uma marca extremamente confiável há anos e com a Mega Tank G3111 prova que briga de igual para igual com suas concorrentes. A tela LCD de 1,2 polegada e a conexão sem fio são atributos fundamentais àqueles que procuram agilidade sem perder em qualidade. 

O sistema de tinta híbrida (‘preto pigmentado’ para os textos permanecerem mais nítidos e ‘colorida corante’ para cores destacadas) é outro acerto no modelo. Já o software de instalação não é tão intuitivo quanto poderia ser, portanto, usuários que não tem facilidade com informática, podem precisar de ajuda. 

Outra desvantagem é seu peso. Com quase 10 quilos, pode até ser compacta no tamanho, mas precisa ter certa força para levantá-la ou leva-la para outros lugares. 

Método: Tanque de tinta Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: não informado Conectividade: Wi-Fi
Confira o Preço

3. Impressora Multifuncional Ink Tank 416 – HP (Impressora Tanque de Tinta Mais Vendida)

Bonita e com design que combina em qualquer ambiente, a Impressora Multifuncional Ink Tank 416 é leve e ocupa pouco espaço (só não é ainda menor por conta do suporte onde as tintas são armazenadas).  

Num primeiro momento o preço pode até assustar, mas a qualidade da marca HP e do modelo, farão toda a diferença e provarão, no dia a dia, que o investimento valeu a pena. Mesmo assim, sua velocidade não é das melhores. 

A empresa dá um ano de serviços de assistência técnica e de garantia de hardware ou 20.000 páginas. A instalação é simples e a 416 é silenciosa quando está trabalhando, ou seja, uma combinação perfeita! 

Alguns clientes analisaram que o material da “carcaça” da impressora é frágil e as portas articuladas, por exemplo, não oferecem muita segurança de durabilidade. 

Método: Tanque de tinta Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: Em preto 8 e em cores 5 páginas por minuto Conectividade: Wi-Fi, USB
Confira o Preço

4. Impressora Multifuncional DeskJet Ink Advantage 2774 – HP (Melhor Impressora a Tinta Custo Benefício)

A DeskJet Ink Advantage é a Melhor impressora toner custo benefício não só pelo valor, que cabe no bolso da maioria dos clientes, mas também porque pesa menos de 3,5 quilos e seus cartuchos são compatíveis com a família HP 667 (terá uma infinidade de opções). 

Vale destacar que o aplicativo para celular tem tela amigável e funcional, a troca dos cartuchos não tem segredo, o design é elegante e a instalação do aparelho, assim como a configuração Wi-Fi é rápida e detectável em poucos instantes. 

Por não possuir entradas para Pen Drive (ainda hoje são bem utilizados), perde-se alguns pontos. Ah… já ia me esquecendo de falar: para prolongar sua vida útil, prefira sempre cartuchos originais! 

Método: Tanque de tinta Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: Em preto 7,5 e em cores 5,5 páginas por minuto Conectividade: Wi-Fi, USB
Confira o Preço

5. Impressora Multifuncional DeskJet Ink Advantage 2376 – HP (Melhor Impressora a Tinta Barata)

Com destaque para as cores verde e branco em seu inconfundível design, a DeskJet Ink Advantage 2376 mescla usabilidade e custo benefício – é uma das mais baratas do mercado.  

Sua qualidade de impressão enche os olhos (lembrando que estamos falando de uma impressora para uso doméstico) e a instalação, tanto tradicional quanto por USB, não demora quase nada. Muitos clientes se impressionaram com a rapidez. 

Mas fique atento, pois seu defeito principal é o de não ter conexão Wi-Fi. Pense que, no mundo de hoje, é raro que um produto (mesmo que seja mais barato) não permita esta funcionalidade. Se não se importar com o Wireless, vá sem medo! 

Método: Tanque de tinta Qualidade: 1200 DPi
Velocidade: Em preto 7,5 e em cores 5,5 páginas por minuto Conectividade: USB
Confira o Preço

Tipos de Impressoras 

Na lista acima trouxemos impressoras a Tinta e a Laser (e já falamos de cada uma delas logo no início do texto). Mas você sabia que existem outros tipos? São opções que também podem ser consideradas, dependendo da função e dos trabalhos que serão realizados com ela.  

  • Impressoras de Jato de Cera: lançadas em 2005 pela Xerox, estes modelos usam pequenos blocos de cera que lembram giz de cera. Tem ótima qualidade de impressão, menos desperdício e velocidade acima das demais. O grande ponto contra é o valor, extremamente elevado (fica entre 6 e 55 mil reais). 

  • Impressoras 3D: faça projetos em softwares específicos, pré-renderize em um computador e comece a imprimir. Os objetos ficam em 3D por conta de um material de plástico conhecido como filamento. Ele se aquece formando as esculturas e, logo depois, se resfria para deixa-lo com o aspecto mais resistente.

     
  • Impressora Térmica: estes modelos são ideias para empresas que emitem extratos bancários ou cupons fiscais. Obviamente, não serve para residências. 

Dúvidas Comuns Sobre Impressoras

O que é impressora multifuncional?

Se antes haviam modelos que apenas imprimiam os documentos e fotos, atualmente as multifuncionais tem esta possibilidade, além de digitalizar e tirar cópias daquilo que precisar Podem ser de tanque de tinta, cartuchos ou laser.  

Encontramos no mercado opções de todos os preços, variando de acordo com suas funcionalidades, tamanho e nível de detalhamento. 

Qual é a melhor impressora para uso doméstico?

Certamente existem modelos mais baratos, porém, a Impressora Multifuncional EcoTank L3150 junta excelente vida útil, qualidade de 1440 DPi nas impressões (suas fotos sairão nítidas e com cores vivas) e uma velocidade que impressiona se levarmos em conta seu tamanho. 

O novo design deixa o tanque de tintas visível, facilitando o monitoramento e a recarga das tintas. E se outros concorrentes têm a fonte de alimentação apenas de 110, o Eco Tank L3150, trás o padrão bivolt (ou seja, serve tanto para 110 quanto 220 volts). Estados brasileiros como São Paulo utilizam 110v, já em cidades da Bahia, por exemplo, apenas 220v. 

O que é impressora monocromática?

Impressoras com estas características trabalham com impressões de apenas uma cor por vez. Por exemplo: uma foto tem as cores pretas, azuis e vermelhas. O sistema da impressora ‘desenhará’, primeiramente, traços em preto, depois em azul e, logo em seguida, o vermelho. 

Lembrando que impressoras térmicas, a laser e a jato também podem ser monocromáticas.