Top 5 Melhores Shampoos Para Carros de 2020

Procurando pelo melhor shampoo automotivo para lavar o seu carro? Conheça aqui as melhores opções do mercado e saiba como lavar seu carro da maneira correta!

Retirar seu carro recém lavado do lava-rápido é bom, mas há momentos em que notamos algumas surpresas desagradáveis ao analisar a limpeza de forma mais detalhada, seja um lado mal enxaguado, danos na pintura por conta de abrasivos ou até mesmo falta de um lava-rápido que seja de confiança em sua cidade. 

Por este e outros motivos, considerar realizar suas lavagens em casa pode ser uma boa opção. 

Abaixo preparamos um guia de compras completo para lhe auxiliar na busca do melhor shampoo automotivo do mercado para uma lavagem profissional em casa.

1. Shampoo Auto Car Wash Frasco – 3mMelhor Shampoo Automotivo NeutroMelhor Preço
2. Shampoo com Cera Ultimate – MeguiarsMelhor Shampoo Automotivo com CeraMelhor Preço
3. Shampoo Lava Autos Híbrido - ProautoMelhor Shampoo com Ação que Prolonga a LimpezaMelhor Preço
4. Shampoo Soft Wash Gel – MeguiarsMelhor Shampoo para Lavagens FrequentesMelhor Preço
5. Shampoo Lava-autos Ultraconcentrado - VonderMelhor Shampoo Automotivo Custo BenefícioMelhor Preço

Por que não posso lavar meu carro com detergente? 

Com o tempo utilizar um detergente de louças para lavagens frequentes do seu carro, pode causar manchas na sua superfície e danificar seu polimento externo devido ao alto teor de sulfato. 

Já os shampoos automotivos têm o PH cuidadosamente equilibrado para não danificar a pintura durante a lavagem. 

Tipos de Shampoos Automotivos 

Se você é novo no universo de lavagens de carros, provavelmente deve estar se perguntando sobre qual shampoo automotivo usar. 

  • Shampoos com PH Neutro: Para lavagens frequentes

É o mais indicado para lavagens frequentes de manutenção, pois por conta de seu PH em torno de 7 ele consegue ser mais gentil com a superfície do veículo preservando a proteção do seu enceramento, selante ou vitrificadora. 

  • Shampoos com PH Alcalino: Para limpeza pesada

Indicado para limpezas mais pesadas, pré-enceramento ou polimento. Este shampoo também ajuda na remoção de enceramentos antigos. 

  • Shampoos com cera: Para realçar a cera aplicada

Este tipo de shampoo ao contrário do que se dá a entender, não promove o enceramento durante a lavagem. Ele é indicado para carros já encerados ou recém polidos pois ajuda a preservar e realçar o brilho da cera já aplicada anteriormente. 

  • Shampoos com Alta Lubrificação: Para facilitar a aplicação

Ao adquirir seu shampoo automotivo, vale lembrar de checar em seu rótulo se ele possui poder de alta lubrificação. Este aspecto do produto auxilia no espalhamento promovendo um deslize mais fácil e suave da luva sobre a superfície facilitando a lavagem do veículo. 


Como aplicar shampoo automotivo

Antes de iniciar a aplicação do shampoo automotivo é importante efetuar a proporção correta de diluição indicada pelo fabricante.  

Feito isso, existem duas formas de aplicar o shampoo automotivo na hora da lavagem: uma delas é diluído em um balde de água e a outra é utilizando o produto também já previamente diluído em na shampoozeira (snow foam ou aplicador de espuma) da sua lavadora. 

Ambos os métodos de aplicação necessitarão de uma boa luva de microfibra para ajudar a espalhar o produto sobre o carro. 

Como diluir shampoo automotivo 

Para aproveitar o máximo de desempenho do seu shampoo automotivo é importante saber qual a diluição correta. A proporção de diluição varia de cada produto, portanto é importante checar o rótulo antes de diluí-lo para preservação da sua eficiência. 


Os Top 5 Melhores Shampoos Para Carros de 2020 

Agora que você já sabe como escolher o tipo de produto ideal para as necessidades do seu carro, chegou a hora de conferir nossa seleção dos melhores shampoos automotivos do mercado. 


1. Shampoo Auto Car Wash Frasco – 3m (Melhor Shampoo Automotivo Neutro)

Se você está à procura de descobrir de saber qual é o melhor shampoo automotivo do mercado com certeza já deve ter se deparado o Car Wash da 3M. 

Sua principal proposta é de promover uma lavagem eficiente removendo as impurezas sem agredir a cera ou verniz do carro.  

Ele é o produto perfeito para lavagens semanais e para quem procura um bom produto com a garantia de uma marca consolidada no mercado, porém sem exigências extras. 

Além disso, ele é um shampoo com alta lubrificação, característica que auxilia bastante na hora de espalhar o produto com maior facilidade reduzindo o atrito entre a esponja e a superfície. 

PH: Neutro Volume: 500ml
Diluição/Rendimento: 1:80/10 lavagens Fragrância: Suave
Confira o Preço

2. Shampoo com Cera Ultimate – Meguiars (Melhor Shampoo Automotivo com Cera)

Meguiars é uma empresa centenária adquirida pela 3M há poucos anos e é uma das marcas que mais investem em produtos de alta qualidade para os amantes de cuidados para carros. 

Há muitos equívocos em como usar o shampoo automotivo com cera, mas a verdade é que ele não irá encerar seu carro durante a lavagem, sua função é de proteger e realçar a cera aplicada na lavagem anterior.  

Este produto da Meguiars em específico forma uma fina camada protetora sobre o verniz ou enceramento do seu carro, prolongando a durabilidade da cera aplicada anteriormente e promovendo um brilho com aspecto molhado. 

Um ponto negativo do produto é seu preço relativamente elevado em comparação aos concorrentes, no entanto é a opção perfeita para quem deseja oferecer um cuidado premium para o seu carro. 

PH: Neutro Volume: 473ml
Diluição/Rendimento: – /8 a 12 lavagens Fragrância:
Confira o Preço

3. Shampoo Lava Autos Híbrido – Proauto (Melhor Shampoo com Ação que Prolonga a Limpeza)

Se seu carro costuma acumular muita poeira e nem sempre lhe resta tempo para lavar seu carro com maior frequência, um shampoo que prolonga a limpeza da sua última lavagem pode ser uma boa opção para você. 

Pensando nisso a Proauto desenvolveu o Shampoo Híbrido que possui tecnologia exclusiva de ação anti-estática criando um filme protetor e repele a sujeira deixando seu carro limpo por muito mais tempo. 

PH: Neutro Volume: 500ml
Diluição/Rendimento: Aplicação direta na esponja / – Fragrância:
Confira o Preço

4. Shampoo Soft Wash Gel – Meguiars (Melhor Shampoo para Lavagens Frequentes)

Da mesma linha de produtos premium de auto care este shampoo da Meguiars é suave e básico. 

Específico para lavagens mais frequentes com fórmula super espumante ele promete remover com facilidade as impurezas da superfície, como excrementos de pássaros, fuligens e poeiras sem remover a camada de cera protetora aplicada na lavagem anterior. 

Seu valor costuma ser mais elevado em comparação aos concorrentes, mas se trata de um ótimo investimento para quem procura um produto de qualidade para a preservação do verniz do seu veículo. 

PH: Neutro Volume: 473ml
Diluição/Rendimento: – /8 a 12 lavagens Fragrância:
Confira o Preço

5. Shampoo Lava-autos Ultraconcentrado – Vonder (Melhor Shampoo Automotivo Custo Benefício)

Se você gosta de bastante espuma na hora de lavar seu carro, este shampoo lava-autos da vonder pode ser uma ótima opção. 

Além de possui um ótimo rendimento pois se trata de um produto altamente concentrado, ele possui um excelente valor, sendo a opção de shampoo automotivo mais barato do nosso ranking, no entanto sem comprometer sua qualidade. 

Ele possui um ótimo efeito flotador e é perfeito para utilização em na shampoozeira da sua lavadora de alta pressão aumentando ainda mais seu rendimento.  

Outro ponto positivo do produto é que ele possui ph equilibrado que agride a superfície do veículo. 

PH: Volume: 1L
Diluição/Rendimento: 1:80 para limpeza pesada ou 1:60 limpezas mais leves Fragrância:
Confira o Preço

Como lavar o carro corretamente 

Agora que você já sabe como escolher o shampoo ideal para as necessidades do seu carro, confira como realizar a lavagem de forma correta e colha todos os benefícios da manutenção de uma pintura bem cuidada. 

  • Prefira locais com sombra 

Evite a exposição ao sol durante a lavagem do seu carro. O calor direto pode promover o rápido evaporamento dos produtos durante a aplicação provocando manchas na superfície. 

  • Faça a pré-lavagem 

A pré-lavagem pode ser realizada com jatos de água de uma lavadora de alta pressão e serve para remover todo excesso de impurezas da superfície evitando o acúmulo de abrasivos que podem danificar a pintura na hora de ensaboar com a bucha. 

  • Comece de cima para baixo 

Sempre inicie a lavagem do seu carro de cima para baixo, desta forma você impede que matérias mais abrasivas presentes nas partes inferiores do veículo danifiquem a pintura. 

  • Realize movimentos retos com luva de microfibra 

Ao ensaboar o seu carro realizando movimentos retos você evita a formação dos famosos riscos arredondados que se tornam aparentes com a luz do sol. 


Equipamentos necessários para lavar seu carro: 

Você precisará dos seguintes equipamentos para realizar uma lavagem bem feita em seu carro: 

  • Dois Baldes: Enquanto um balde contém a diluição do seu shampoo automotivo o outro deverá conter água limpa que será utilizada para remover o excesso de impurezas abrasivas da sua bucha antes de mergulhá-la novamente no sabão. 
  • Mangueira: Uma mangueira é necessária para enxaguar seu carro. 
  • Lavadora de Alta pressão: Não é um item obrigatório, porém eleva sua lavagem para um outro nível, facilitando na remoção de resíduos e também no espalhamento do shampoo caso utilize uma shampoozeira acoplada. 
  • Luva de Microfibra: Evite as buchas comuns. Uma luva de microfibra se encaixa perfeitamente e suas mãos e evita que matérias abrasivas danifiquem sua pintura. 
  • Pano para secagem: Não utilize qualquer pano para secar o seu carro. As toalhas próprias para carros promovem uma secagem mais rápida sem manchar ou soltar pelinhos e também possuem superfície mais suave evitando riscos na pintura.