Os 10 Melhores Depuradores de Ar de 2024

Procurando pelo Melhor Depurador de Ar para sua cozinha? Confira nossa seleção dos Melhores Depuradores de Ar e saiba qual é a melhor opção para você!

Se você chegou até aqui, provavelmente ainda está tentando se decidir entre duas opções disponíveis no mercado: depuradores de ar ou coifas. As duas opções são ótimas. Porém, se você possui um espaço limitado e ao mesmo tempo procura por uma instalação facilitada, então a resposta é depurador de ar.  

Por este motivo, se você procura pelo melhor depurador de ar, sejam quais forem suas necessidades e restrições de espaço ou de custo, nós temos a opção certa para você! Esse artigo reúne não somente os dez modelos mais relevantes do mercado, como também traz dicas essenciais, dúvidas respondidas e muita informação útil. 

1. Depurador de Ar Retrátil Slide de Embutir – TramontinaMelhor Depurador de Ar SilenciosoVer Preço
2. Depurador de Ar Slim – FischerMelhor Depurador de Ar RetrátilVer Preço
3. Depurador de Ar Slim Pdr60 – PhilcoMelhor Depurador de Ar Slim InoxVer Preço
4. Depurador de Ar Slim de Embutir DE61IX – SuggarMelhor Depurador de Ar Para ApartamentoVer Preço
5. Depurador de Ar Slim Touch – SuggarMelhor Depurador de Ar InteligenteVer Preço
6. Depurador de Ar e Exaustor Vidrio – SuggarMelhor Depurador de Ar Tipo CoifaVer Preço
7. Depurador de Ar DE80B – ElectroluxMelhor Depurador de Ar 80cm ElectroluxVer Preço
8. Depurador de Ar DE60B – ElectroluxDepurador de Ar Mais Bem AvaliadoVer Preço
9. Depurador de Ar Slim – SuggarMelhor Depurador de Ar Custo BenefícioVer Preço
10. Depurador de Ar Cook – ColormaqMelhor Depurador de Ar BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Depurador de Ar 

Escolher o melhor depurador de ar para a sua cozinha pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece. As dicas a seguir lhe deixarão por dentro de tudo o que você precisa saber antes de ir às compras.  

  • Descubra a Vazão Adequada 

A intensidade de vazão mensura o poder de sucção que seu depurador poderá desempenhar, isso de acordo com o tamanho do ambiente em que ele será utilizado. Para descobrir qual será a vazão ideal para sua cozinha, a conta é fácil: multiplique altura x comprimento x largura da sua cozinha e, com esse resultado, multiplique o valor por 12. 

Assim, você encontrará o valor de vazão por m³/h ideal para suas necessidades. O número 12 é o ideal de vezes que o ar deve ser renovado por hora em sua cozinha, por isso ele é presente no cálculo. Em geral, aparelhos com 200 a 300m³ de vazão são indicados para cozinhas menores, e 300 a 500m³ para medianas a grandes.  

Caso não queira se prender a estes números, escolha de acordo com o número de bocas simultâneas que você utiliza para cozinhar no dia a dia. Um número maior que duas bocas utilizadas por vez em um ambiente maior, inevitavelmente exigirá um depurador mais potente.  

  • Escolha as Medidas Certas 

Para garantir que nenhuma boca do seu fogão fique de fora, você também deverá escolher o modelo ideal de acordo com as medidas do depurador. O tamanho ideal sempre vai ser em relação ao tamanho do fogão. 

Modelos com 60cm de largura são indicados para fogões de 4 bocas, já as opções de 75 a 90cm de largura são recomendados para fogões maiores, de 5 a 6 bocas. Para maior, não tem problema, mas um depurador menor que o fogão poderá não apresentar a melhor performance. 

  • Opte Pelo Filtro Ideal 

Todas as opções de depuradores de ar contam com filtro de carvão ou manta sintética, que deverão ser trocados em um período de 2 a 6 meses, dependendo das instruções do fabricante e constância de uso.   

Manter o sistema de filtragem limpo e filtros trocados no período correto garantirá a eficiência de sucção. Na hora de escolher o modelo ideal de depurador para sua cozinha, procure saber sobre a disponibilidade e valor dos filtros, já que eles deverão ser trocados com alguma frequência.  

  • Confira os Níveis de Velocidade e Funcionalidades Extras 

A maioria dos modelos disponíveis no mercado dispõe de três opções de velocidades, incluindo as velocidades baixa, média e intensa. Estes são níveis satisfatórios de regulagem, mas você poderá optar por modelos de depuradores de ar que possuam mais opções de ajustes, de acordo com suas preferências. 

Outro fator que poderá ser determinante na hora da compra são os recursos extras. Esses recursos complementam o funcionamento do depurador e têm o poder de tornar sua rotina muito mais prática. Alguns exemplos de funcionalidades extras são: timer automático, iluminação, display de operação e relógio digital.  


Os 10 Melhores Depuradores de Ar de 2024

Pronto, agora é partir para a decisão final de compra. Depois dessas dicas valiosas, vai ficar fácil escolher o melhor depurador de ar do mercado para a sua cozinha. 


1. Depurador de Ar Retrátil Slide de Embutir – Tramontina (Melhor Depurador de Ar Silencioso)

Considerado o melhor depurador de ar 4 bocas, esta é a escolha ideal para quem está à procura de um depurador de ar que não faz aquele barulho incômodo quando ligado em sua potência máxima.  

Isso porque seu ruído chega até 55db na velocidade 3, um valor relativamente baixo quando comparado aos seus concorrentes da mesma categoria. Além disso, seu design slim retrátil é perfeito para espaços reduzidos e, por se tratar de um modelo de embutir, ele se encaixará de forma discreta em sua mobília planejada. 

Sua vazão de 260m³ foi pensada para atender cozinhas menores e fogões de até 4 bocas, se tornando uma ótima opção para manter seu apartamento livre de odores e gorduras. Ele ainda conta com opção de instalação de seu exaustor, uma funcionalidade opcional que traz muito mais eficiência! Outro destaque do modelo é seu filtro de metal removível, que possibilita uma manutenção de limpeza ainda mais facilitada.   

Vazão: 260m³/h Medidas: 60x46x16cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária, modelo retrátil
Confira o Preço

2. Depurador de Ar Slim – Fischer (Melhor Depurador de Ar Retrátil)

Visto como o melhor depurador de ar Fischer, reservamos ao depurador slim retrátil da Fisher o posto de melhor depurador retrátil do mercado. Isso por ser muito bem avaliado na sua categoria além de se tratar de uma opção bem popular no segmento.  

Apesar de se assemelhar em diversos aspectos com seus concorrentes, ele é a opção que possui a melhor capacidade de vazão, com 400m³/h. Além disso, ele também oferece a opção de ser utilizado como exaustor, caso sua cozinha disponha de estrutura para a instalação de dutos.  

Seu filtro é composto de tela de alumínio lavável e carvão ativado para neutralizar odores. E embora seja a opção mais potente da sua categoria presente em nosso ranking, alguns usuários relatam que em sua velocidade máxima o aparelho pode se tornar bem ruidoso. 

Porém, isso não é uma característica negativa, tendo em mente que grande parte dos depuradores, quando em potência máxima, emite mais barulho. Do ruído não vai dar muito para fugir! 

Vazão: 400m³/h Medidas: 17,5x60x28cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária, modelo retrátil
Confira o Preço

3. Depurador de Ar Slim Pdr60 – Philco (Melhor Depurador de Ar Slim Inox)

O modelo Slim da marca Philco oferece um visual moderno para quem se preocupa em manter o depurador de forma discreta em sua cozinha. Graças ao seu design extrafino em inox, ele é a opção ideal para quem dispõe de espaços menores para sua instalação, como cozinhas pequenas de apartamentos. 

Outro destaque desse modelo é sua exaustão externa, que pode ser utilizada de forma opcional caso seu espaço possua estrutura para instalação de um duto externo. Por possui um nível de vazão reduzido, quando comparado ao de seus concorrentes, este é uma opção mais indicada para fogões de até 4 bocas.  

Embora não se trate de uma opção extremamente potente, a maioria de seus usuários demonstrou bons níveis de satisfação em suas avaliações com relação ao produto, destacando a beleza de seu design externo e bom desempenho. Por esse motivo, esse modelo se torna o melhor depurador de ar Philco. 

Também é possível encontrá-lo na sua versão maior de 90cm.

Vazão: 210m³/h Medidas: Versão 60cm= 50,5×59,7x8cm / Versão 90= 50,9 x 89,6 x 8cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária, função de exaustão opcional para instalação
Confira o Preço

4. Depurador de Ar Slim de Embutir DE61IX – Suggar (Melhor Depurador de Ar Para Apartamento)

Visto como o melhor depurador de ar slim 60cm, esse modelo pode ser perfeito para apartamentos pequenos, (especialmente quando falta espaço para instalação) e o processo pode parecer uma verdadeira missão impossível.  

É por este motivo que os depuradores retráteis/slim de embutir são uma excelente opção para este tipo de ambiente. Além de serem finos e compactos, eles podem ser diminuídos quando estiverem fora de uso e podem ser encaixados em sua mobília planejada.  

Este modelo em especial possui uma ótima capacidade de sucção, de 390m³/h, e possui a opção de ser utilizado como coifa, caso o ambiente possua estrutura adequada para sua instalação.  

E caso seja utilizado apenas como depurador, sua dupla filtragem garante a eliminação de gordura e fumaça pelas telas de alumínio laváveis, e o aparelho ainda conta com filtro de carvão ativado para neutralização de odores.  

Os elogios em relação a esse depurador foram bem diretos e sutis. Parece que ele é bem bonito e muito funcional, e apresenta uma ótima relação custo-benefício. Até a instalação ganhou positividades. 

Vazão: 390m³/h Medidas: 60×17,6×30 (48,8 aberto)
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária, modelo retrátil
Confira o Preço

5. Depurador de Ar Slim Touch – Suggar (Melhor Depurador de Ar Inteligente)

Para quem busca o melhor depurador de ar preto, chegou a sua vez! Este moderno Depurador de Ar Slim Touch da Suggar, com muita tecnologia e linhas elegantes para a sua cozinha, pode ser uma ótima opção!  

Ele conta com uma estrutura fina e com design atual que irá adicionar um toque de modernidade à sua cozinha. Além disso, possui painel touch com relógio digital e configurações de timer com desligamento automático.  

Esse depurador também conta com telas em alumínio laváveis com alerta, que indica a hora certa de realizar a sua higienização. Sua sucção de 390m³/h garante um bom desempenho desde cozinhas pequenas a médias.  

O estilo aqui é, sem dúvidas, o ponto mais elogiado entre os usuários. Até o preço parece valer um pouco mais a pena pela elegância que o modelo agrega a qualquer cozinha. E até vale trazer outro ponto aqui, esse modelo foi um dos poucos que vimos elogios sobre o funcionamento silencioso. 

Você poderá encontrá-lo nas versões: 60cm para fogões de 4 bocas e 80cm para fogões de até 5 bocas.

Vazão: 390m³/h Medidas: Versão 60cm= 48x60x8,5cm / Versão 80cm= 48x80x8,5cm
Velocidades 3 Recursos Extras: Timer com desligamento automático, display touch, relógio digital, indicador de saturação de tela filtrante, luminária
Confira o Preço

6. Depurador de Ar e Exaustor Vidrio – Suggar (Melhor Depurador de Ar Tipo Coifa)

Considerado o melhor depurador de ar 5 bocas, o modelo Vidrio é bastante procurado por usuários que valorizam o design clássico de uma coifa, mas procuram a modernidade e facilidades de instalação de um depurador.  

Isso porque, apesar de se tratar de um modelo tradicional de depurador, ele conta com estrutura superior que imita as instalações de uma coifa, trazendo um ar sofisticado para sua cozinha.  

Outro benefício do modelo é seu comprimento de 90cm, que é acima da média, o tornando uma ótima opção para fogões de 5 a 6 bocas, pois abrange uma área maior de escape. Assim como a maioria das opções da marca, ele também conta com sistema de filtragem duplo com tela em alumínio lavável de fácil remoção, facilitando na hora de sua higienização.  

Seus usuários relataram bons níveis de satisfação em suas revisões quanto à performance do produto, no entanto, deixaram críticas quanto à sua dificuldade de montagem. Apesar deste último, esse modelo se mostra uma ótima aquisição, trazendo funcionalidade e design à estrutura de sua cozinha! 

Quanto às variações do modelo, além desta versão preta, ele também poderá ser encontrado na cor prata.

Vazão: 390m³/h Medidas: 90×86,6x49cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária
Confira o Preço

7. Depurador de Ar DE80B – Electrolux (Melhor Depurador de Ar 80cm Electrolux)

Na disputa pelo posto de melhor depurador de ar 80cm, esse modelo da Electrolux é um dos “grandalhões” desenvolvidos para cozinhas maiores e fogões de até cinco bocas. E mesmo com um tamanho avantajado para lidar com a demanda do fogão, ele não deixa de ser compacto, arredondado e moderno. 

Com revestimento em aço, esse depurador branco nunca vai ficar amarelo, nem com o tempo. Sua grade exaustora, com menos cantos, torna o processo de limpeza muito mais simples, prático e eficiente. Todo o controle de velocidades é realizado por botões, de forma bem fácil e intuitiva. 

Na opinião da galera, estamos falando de um ótimo depurador. O único problema foi, novamente, o barulho. Mas como dissemos, é normal que um depurador faça um pouco mais de barulho nas velocidades mais altas. De resto, elogios gerais à praticamente tudo. 

Vazão: Não informado Medidas: 80×49,5x14cm
Velocidades 3 Recursos Extras: Luminária
Confira o Preço

8. Depurador de Ar DE60B – Electrolux (Depurador de Ar Mais Bem Avaliado)

Agora, o melhor depurador de ar branco (já que tivemos o preto). Este modelo da Electrolux é uma útil opção para quem busca por um design atraente e facilidade de limpeza. Isso porque ele possui filtro metálico lavável e linhas arredondadas, que juntos oferecem muito mais facilidade de manutenção.  

Além disso, por ser confeccionado em aço, ele não amarela com o tempo. Seu poder de vazão é um dos mais potentes do mercado com 390m³; assim, ele é ideal para uso em ambientes pequenos a médios.  

Outro destaque do modelo é o fato de ser um dos mais bem avaliados da categoria, com um alto nível de aceitação pelos seus usuários em relação ao seu design, baixo ruído e bom custo-benefício.  

Você poderá encontrá-lo na medida 60cm nas versões: branca e prata e na medida 80cm também nas versões branca e prata. Por se tratar de um modelo com boa capacidade de vazão, sua versão 80cm atende fogões e cooktops de 61 até 90cm de largura.  

Vazão: 390m³/h Medidas: Versão 60cm= 59,5×49,5x14cm / Versão 80cm= 79,5×49,5x14cm
Velocidades 3 Recursos Extras: Luminária
Confira o Preço

9. Depurador de Ar Slim – Suggar (Melhor Depurador de Ar Custo Benefício)

Se você ainda está em dúvidas sobre qual melhor depurador de ar comprar, há fortes recomendações sobre este modelo Slim da marca Suggar, devido à sua sólida reputação entre os usuários.  

Embora possua algumas críticas em relação ao seu barulho de funcionamento quando ligado na velocidade máxima, ele entrega uma boa relação custo-benefício. Aliás, conforme já dissemos, é difícil encontrar algum modelo que seja completamente silencioso quando na máxima potência. 

Ele conta com um valor atrativo para o setor, mantendo um sistema de filtragem duplo com filtro em alumínio lavável de fácil remoção para higienização, sendo possível manter sua boa aparência na maior parte do tempo, mesmo com uso constante.  

Ele possui uma boa capacidade de sucção, que atende cozinhas pequenas a médias e conta com filtro de carvão ativado para neutralização de odores indesejados. O modelo está disponível nas suas versões: Branca nas medidas 60cm e 80cm / Preta nas medidas 60cm e 80cm / Prata nas medidas 60cm e 80cm.  

Vazão: 390m³/h Medidas: Versão 60cm= 48x60x8,5cm / Versão 80cm= 48x80x8,5cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária
Confira o Preço

10. Depurador de Ar Cook – Colormaq (Melhor Depurador de Ar Barato)

Se você procura por um bom depurador de ar, mas não possui um orçamento tão robusto disponível, o modelo Cook da Colormaq pode ser uma excelente alternativa por um preço atrativo! 

Embora ele não possua diversos recursos inteligentes, o modelo oferece uma boa vazão para ambientes pequenos e fogões de até 4 bocas. Por ser confeccionado em aço, sua estrutura é resistente e fácil de limpar, além de evitar manchas no caso da sua versão branca. Além disso, sua tela em metal é removível e pode ser lavada, o que torna sua manutenção facilitada.  Em geral, trata-se de um produto econômico e eficiente no que se propõe. 

Nas avaliações, mesmo com um investido relativamente baixo, esse produto mostrou um desempenho bastante satisfatório. Teve gente que reclamou da fragilidade, mas no geral, as expetativas foram superadas e não faltaram recomendações.  

Vazão: 250m³/h Medidas: 64x57x19cm
Velocidades 3 Recursos Extras: luminária
Confira o Preço

Tipos de Depuradores de Ar 

Se familiarizar com as suas mais diversas variações podem fazer total diferença na hora de escolher o melhor depurador de ar para sua cozinha. Confira a seguir alguns dos principais modelos disponíveis no mercado.  

  • Depurador de Ar Slim: consiste em modelos de depuradores com largura reduzida (mais finos), o que é ideal para quem busca por um aparelho mais discreto. Eles não perdem poder de sucção, e não tomam tanto espaço no ambiente.

  • Depurador de Ar Tipo Coifa: oferece a opção de exaustão, no entanto, o uso do tubo de vazão de ar para área externa é totalmente opcional. Muitos usuários adquirem esta opção apenas como item decorativo, e só utilizam a função de depurador.

  • Depurador de Ar de Embutir: neste caso, a maior parte da estrutura superior do modelo fica embutida dentro da mobília, ficando apenas uma pequena parte à mostra. Esta se torna uma opção ideal para quem está planejando sua cozinha e deseja manter a aparência discreta de seu depurador.

  • Depurador de Ar Retrátil: Esta opção é dividida em duas camadas, onde uma delas pode ser recolhida para trás, quando o aparelho estiver fora de uso. O modelo é ideal para quem mora em apartamentos pequenos e deseja otimizar seu espaço na cozinha, mantendo um visual minimalista.  

Dúvidas Frequentes sobre Depuradores de Ar

O que é melhor: Depurador de Ar ou Coifa?

O depurador de ar é uma opção acessível e compacta, ideal para quem não dispões de muito espaço e instalações adequadas para acomodar uma coifa. Como o próprio nome já sugere, o depurador de ar “depura o ar”, o que significa que ele filtra as impurezas e fumaça através do seu filtro, neutralizando odores, eliminando gorduras e devolvendo-o ao mesmo ambiente. 

Em contrapartida, a coifa realiza esse processo sugando e eliminando todo o ar captado para o ambiente externo. Optar entre as duas opções é uma questão de avaliar suas necessidades: se sua cozinha comporta um aparelho maior ou se possui vazão para dutos. 

Além disso, o quesito economia também deve ser considerado, uma vez que uma coifa pode chegar a custar o dobro do valor de um depurador e também exigir mão de obra especializada para instalação.  

Depurador de Ar Gasta Muita Energia?

O consumo médio de uma hora diária de um depurador de ar não impactará significativamente em sua conta mensal de energia. Em média, o gasto mensal de um depurador de 60cm em um ambiente médio é de 0,11 kWh.

Ainda na comparação com as coifas, vale lembrar que os depuradores de ar costumam se apresentar como uma opção mais econômica quando comparado às coifas no sentido de consumo de energia.  

Depurador de Ar ou Exaustor?

Exaustores de cozinha são aparelhos que possuem o poder de captar o ar do ambiente e eliminá-lo por meio de um duto com vazão externa. Este processo garante a eliminação não só de odores, mas também de calor.   
 
Alguns modelos mais completos de depuradores de ar acompanham a opção de uso como exaustor, sendo uma ótima opção econômica e versátil para quem busca esta funcionalidade.  
No entanto, para poder realizar sua instalação aproveitando o modo de exaustão da maneira correta, é necessário a disposição de furos de escape para os dutos de exaustão.

Qual o Melhor Depurador de Ar: Electrolux ou Suggar?

Enquanto a Electrolux oferece opções com design e qualidade diferenciados nos produtos da categoria, a Suggar dispõe de um portfólio referência e com uma boa relação de custo-benefício. 

Escolher entre uma marca ou outra dependerá de suas intenções com o modelo, tamanho de sua cozinha e orçamento. Realmente a qualidade é bastante equivalente entre as marcas, qualquer uma delas vai atender muito bem suas necessidades.