Os 10 Melhores Aquecedores a Gás de 2022

Procurando pelo Melhor Aquecedor a Gás? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Aquecedores a Gás e entenda qual é a melhor opção para você!

Para quem acha que não existe inverno no Brasil, existe sim! Bom, em alguns lugares não tem, mesmo, mas em boa parte do Brasil, principalmente na região Sul e Sudeste, a coisa esfria bastante. Mas mesmo para quem faz questão de tomar banho quente todas as vezes, os aquecedores a gás são uma ótima opção.   

Essa peça tão importante para lugares frios chegou para ficar nas casas brasileiras e ajudar aquecer os corações dos mais “friorentos”. Mas os aquecedores chegam, também, em várias versões. GLP, GN, externos, internos, digitais, grandes, pequenos. Existem diversas variações que podem mudar bastante a experiência do usuário. Mas não se o usuário ler este conteúdo antes! 

É exatamente para isso que estamos aqui. Neste artigo, nós vamos trazer informações valiosas, dar dicas de pesquisa, responder as principais dúvidas, e ainda apresentar as melhores marcas e modelos do mercado.  

1. Aquecedor a Gás E33 FEHB GLP – RinnaiIdeal Para Maiores Demandas de UsoVer Preço
2. Aquecedor a Gás RDB 26 EF Digital GLP – RheemAquecedor a Gás Melhor Avaliado na AmazonVer Preço
3. Aquecedor a Gás LZ 2300 DE GLP – LorenzettiCom Controle Mais Preciso da TemperaturaVer Preço
4. Aquecedor a Gás LZ 2000 DE-I GLP Digital - LorenzettiMelhor Aquecedor a Gás Custo BenefícioVer Preço
5. Aquecedor a Gás LZ 750 BP GLP – LorenzettiMelhor Aquecedor a Gás BaratoVer Preço
6. Aquecedor a Gás REU 2402 FEH GN – RinnaiIdeal Para Maiores Demandas de UsoVer Preço
7. Aquecedor a Gás RDB 26 EF Digital GN – RheemAquecedor a Gás Melhor Avaliado na AmazonVer Preço
8. Aquecedor a Gás LZ 2300 DE GN - LorenzettiCom Controle Mais Preciso da TemperaturaVer Preço
9. Aquecedor a Gás LZ 2000 DE-I GN Digital - LorenzettiMelhor Aquecedor a Gás Custo BenefícioVer Preço
10. Aquecedor a Gás LZ 750BP Gn – LorenzettiMelhor Aquecedor a Gás BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Aquecedor a Gás  

Para esquentar, vamos às dicas! Tentando desviar o foco do trocadilho e ajudar você a escolher o melhor aquecedor a gás do mercado, temos algumas dicas essenciais para a hora da pesquisa.  

  • Aquecedor A Gás GLP ou GN?  

Para explicar a diferença dos dois, vamos começar pelas siglas. GLP significa Gás Liquefeito de Petróleo, enquanto GN, significa Gás Natural. Estes são os dois principais tipos de aquecedores a gás. Na verdade, são os tipos de alimentação disponíveis para o aparelho. 

A principal diferença entre os dois é o preço. O GN é um pouco mais barato que o GLP. Mas mesmo assim, essa diferença acaba sendo compensada pelo maior poder calorífico do GLP, como ele precisa de menos para fazer mais calor, seu rendimento é favorecido em relação ao GN. 

Em uma comparação ecológica, a diferença é pequena e os dois são bem melhores do que a maioria das alternativas, mas o GN é ligeiramente mais nocivo por conter metano, um gás que contribui para o efeito estufa. Em uma comparação de segurança, o GN é mais seguro por ser menos inflamável e mais facilmente dissipável no ar. 

O preço é bem equivalente considerando o rendimento, mas não existem modelos “flex”, pois o GLP e o GN são muito diferentes em suas caraterísticas, composições e principalmente em suas propriedades, portanto, existem pressões de operação diferentes e toda a estrutura do aparelho precisa ser adaptada para apenas um tipo de alimentação. 

  • Escolha a Capacidade Ideal Para o Número de Chuveiros e Torneiras  

Antes de comprar um aquecedor a gás, é preciso ter na cabeça a quantidade de chuveiros e torneiras que ele vai atender. A capacidade dos aquecedores a gás é medida em litros por minuto, e vamos mostrar uma tabelinha para facilitar a sua visualização: 

– Menos de 10 litros de capacidade corresponde a apenas 1 chuveiro ligado por vez 

– 10 a 15 litros corresponde a 1 chuveiro e 1 ou 2 torneiras ligados ao mesmo tempo 

– 22 a 26 litros corresponde a 2 chuveiros com até dez litros de vazão e duas torneiras 

– 30 a 37 litros corresponde a 3 chuveiros e 3 torneiras, também com até dez litros de vazão 

Mas de qualquer forma, vale dizer que os modelos apresentam diversos níveis de capacidade e podem apresentar outra conta de chuveiros e torneiras, e a proximidade dos pontos hidráulicos também pode influenciar o resultado. Mas esta é a média, para dar uma noção de capacidade por unidade de vazão de água. 

  • Prefira os Modelos Digitais e Com Certificação do Inmetro  

O funcionamento digital garante uma precisão maior na hora de definir a temperatura e regular o aparelho. Além disso, ele traz mais segurança na operação por não dar margem de erro em operações mecânicas. 

A certificação do Inmetro também tem a ver com a segurança. O selo Inmetro atesta que toda a estrutura do aparelho foi construída e montada em concordância com uma série de regras de fabricação, normas técnicas e regulamentos de segurança. 

  • Verifique o Consumo  

São dois tipos de consumo, vamos começar pelo de gás. Nem o GLP, nem o GN costumam ser caros. Mas o ritmo diário da casa pode influenciar bastante esta conta. Em uma casa com quatro pessoas que tomam um banho por dia, a média de custo mensal somente com o aquecedor é de cerca de R$ 60. Mais banhos, mais caro, mais gente, mais caro, e o contrário é verdadeiro! Já deu para entender a conta, certo? 

Na questão do consumo de energia, a dica é ficar de olho no selo de consumo energético que aparece na embalagem. Se não houver aquele adesivo de fácil visualização, com notas A, B, C e assim por diante ou se isso for só sobre o gás, não deixe de perguntar ao vendedor. Mas o impacto na conta de luz costuma ser bem menor do que o de chuveiros elétricos, isso é certo. 


Os 10 Melhores Aquecedores a Gás de 2022  

E depois de todas as dicas de pesquisa, vai ter mais trocadilho, sim! Chegou a hora de conhecer os modelos mais quentes do mercado! 


1. Aquecedor a Gás E33 FEHB GLP – Rinnai (Ideal Para Maiores Demandas de Uso)

Considerado o melhor aquecedor a gás Rinnai do mercado, o estreante da nossa lista, que não tem ordem, é um modelo bem completo e potente, com capacidade para atender um bom número de pontos hidráulicos. 

A Rinnai, a responsável por apresentar o melhor aquecedor a gás para chuveiro, que inclusive vem com uma ducha de cortesia, é uma multinacional japonesa com mais de 100 anos de experiência no mercado de aparelhos a gás, que tem seus produtos reconhecidos pela qualidade, durabilidade e confiança no mundo inteiro. Mas vale lembrar que este aquecedor é fabricado no Brasil. 

Com uma vazão de 33 litros por minuto, este aquecedor a gás tem display digital para ajuste de temperatura (entre 35º e 60º), queimadores de triplo estágio com isolamento refratário, exaustão forçada, alimentação elétrica, chama auto-modulante (que se ajusta automaticamente a quantidade de água), timer de segurança, conexão WiFi, função solar (conexão com placas solares) além de identificação digital de erros e sistema de segurança integrado. 

Nas poucas avaliações encontradas, comentários abrangentes, como “expectativa 100% atendida” e “produto de qualidade”. Não precisamos mais do que isso, se fosse um produto ruim, não faltaria reclamação. Ótimo aparelho para uma alta demanda. 

Gás: GLP Tipo: Elétrico
Capacidade: 33L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Conexão WiFi, Função Solar, Timer de Segurança, Chama Auto-modulante Consumo Máximo: 3,82 kg/h
Confira o Preço

2. Aquecedor a Gás RDB 26 EF Digital GLP – Rheem (Aquecedor a Gás Melhor Avaliado na Amazon)

Na disputa para ser o melhor aquecedor a gás GLP, este modelo é trazido pela Rheem, uma empresa norte-americana quase centenária que já marcou presença em casas geladas pelo mundo todo. São 97 anos de atuação no mercado de aquecedores, caldeiras, ventilação e ar condicionado para oferecer a melhor solução para seus clientes. 

E a solução para o seu banho é o RDB. Com uma capacidade um pouco menor que o anterior – mas com um preço menor – este aquecedor a gás também é um modelo bem potente e completo. A capacidade é boa, de 26 litros por minuto, o display digital é simples, com instruções no próprio produto, e a segurança é garantida através de oito sistemas internos e externos que controlam a ação da chama para impedir vazamentos, explosões e gastos desnecessários de gás. 

Nos comentários deixados pelos usuários, alguns relataram problemas após alguns meses de funcionamento e reclamaram do alcance da assistência técnica em cidades menores, mas a maioria das pessoas fez questão de elogiar a economia do produto, bem como sua velocidade de aquecimento e operação silenciosa. 

Gás: GLP Tipo: Elétrico
Capacidade: 26L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Função Solar, Timer de Segurança, Chama Auto-modulante Consumo Máximo: 3,11 kg/h
Confira o Preço

3. Aquecedor a Gás LZ 2300 DE GLP – Lorenzetti (Com Controle Mais Preciso da Temperatura)

Para quem busca o melhor aquecedor a gás Lorenzetti do mercado, este pode ser uma ótima opção. A marca brasileira é mais uma na nossa lista que beira os 100 anos. Fundada em 1923, a Lorenzetti já virou sinônimo de banho de qualidade no Brasil, faz tempo. A qualidade da marca também é aplicada e reconhecida nos chuveiros elétricos, mas estamos aqui para falar de banhos mais baratos. 

Este aquecedor tem display touch screen de fácil controle de temperatura, sistema de exaustão inteligente e automático, chama auto-modulante (para auxiliar no controle do consumo), sensor de chama (que corta o gás se não houver chama), termostato de avaliação de superaquecimento e outros sistemas de segurança internos. 

Na opinião de quem já tomou um banho aquecido por este aquecedor, os pontos fortes do aparelho são a alta tecnologia, a segurança na operação, o baixo consumo, o fácil ajuste de temperatura e até a relação custo-benefício. 

Gás: GLP Tipo: Elétrico
Capacidade: 23L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Chama Auto-modulante, Sensor de Chama Consumo Máximo: Não informado
Confira o Preço

4. Aquecedor a Gás LZ 2000 DE-I GLP Digital – Lorenzetti (Melhor Aquecedor a Gás Custo Benefício)

A Lorenzetti continua na lista para apresentar o melhor aquecedor a gás digital no quesito custo-benefício do mercado. Isso, porque diante de um investimento relativamente baixo, este aparelho entrega muita qualidade, precisão, e até estilo. Sem dúvida, é o modelo mais elegante da nossa lista, empatando com a sua versão GN mais adiante. 

Este aquecedor é equipado com display eletrônico de fácil visualização e operação, sistema de exaustão inteligente, sensor de temperatura e fluxo de água, sistema de acendimento automático (como todos até agora) e sistemas de segurança integrados que evitam o superaquecimento, explosões e outros problemas de vazamentos. 

A relação custo versus benefício e a qualidade no aquecimento são as características mais destacadas pelos usuários nos poucos comentários encontrados. Mas vale dizer, também, que este aquecedor apresentou oscilação em sua temperatura, embora também vale dizer que isso é normal, nunca vai ser não estável como um chuveiro elétrico, mas sempre vai ser mais barato. 

Gás: GLP Tipo: Elétrico
Capacidade: 20L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Chama Auto-modulante, Sensor de Chama Consumo Máximo: 2,40kg/h
Confira o Preço

5. Aquecedor a Gás LZ 750 BP GLP – Lorenzetti (Melhor Aquecedor a Gás Barato)

Para quem quer saber qual melhor aquecedor a gás para apartamento pequeno, este modelo pode ser uma ótima opção. Também da Lorenzetti, ele é adaptado para demandas menores, tem um funcionamento bem básico e um preço bem menor em relação aos outros modelos já apresentados. 

Mesmo sendo mecânico, sem display digital, apenas com ajustes do nível de gás e entre Inverno e Verão, além de ter uma capacidade reduzida (1 ducha), este aquecedor a gás da Lorenzetti, que tem sistema de segurança integrado, parece ter agradado os usuários. 

É difícil encontrar um comentário negativo em relação a este produto. O LZ 750 realmente parece entregar uma operação simples, mas muito efetiva e de baixo custo. “Excelente aquecedor”, “perfeito”, “superou minhas expectativas” e “ótimo custo-benefício” já mostram a aceitação pelos usuários. 

Gás: GLP Tipo: Mecânico
Capacidade: 7L Exaustão: Natural
Recursos Extras: Não há Consumo Máximo: 0,86 kg/h
Confira o Preço

6. Aquecedor a Gás REU 2402 FEH GN – Rinnai (Ideal Para Maiores Demandas de Uso)

Na disputa para ser o melhor aquecedor a gás 30l do mercado, este modelo é uma versão com alimentação a gás natural (GN) do primeiro modelo da nossa lista. Isso mesmo, a Rinnai, assim como outras fabricantes de aquecedores, faz questão de oferecer uma versão de aquecedor a gás praticamente igual ao GLP, mas com alimentação a gás natural. 

O GLP tem um pouco mais de poder calorífico, o que consome menos gás e oferece mais rendimento. Mas o GN é mais barato, então por isso, os dois aparelhos tem exatamente o mesmo preço e provavelmente vão ser equivalentes no consumo em longo prazo. É uma questão de preferência, mesmo, mas que o GLP é um pouco menos nocivo ao meio ambiente, isso é! E que o GN é um pouco mais seguro, isso é, também. 

Considerado o melhor aquecedor a gás externo do mercado, este aparelho, assim como o seu “irmão GLP”, agradou quem já utilizou. Comentários simples como “muito bom” e “excelente” já dão alguma segurança ao potencial usuário. 

Gás: GN Tipo: Elétrico
Capacidade: 33L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Conexão WiFi, Função Solar, Timer de Segurança, Chama Auto-modulante Consumo Máximo: 3,90 kg/h
Confira o Preço

7. Aquecedor a Gás RDB 26 EF Digital GN – Rheem (Aquecedor a Gás Melhor Avaliado na Amazon)

Considerado o melhor aquecedor a gás eletrônico este aparelho também é uma versão GN de outro modelo que já apareceu na nossa lista. Lembre-se, a diferença fica na maior segurança pelo lado do GN (embora os dois sejam bem seguros por contarem com sistemas internos de segurança) e pelo menor impacto ambiental do GLP. 

De resto, este modelo mantém a capacidade de 26L/m, a tela digital de operação facilitada, com instruções no próprio aparelho, e a segurança de oito sistemas internos e externos responsáveis por monitorar a chama e possíveis vazamentos. Outra coisa que foi mantida foi a satisfação da maioria dos usuários. 

O modelo equivalente com alimentação a GLP está na posição 2 da nossa lista. 

Gás: GN Tipo: Elétrico
Capacidade: 26L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Função Solar, Timer de Segurança, Chama Auto-modulante Consumo Máximo: 4,76 kg/h
Confira o Preço

8. Aquecedor a Gás LZ 2300 DE GN – Lorenzetti (Com Controle Mais Preciso da Temperatura)

A melhor marca de aquecedor a gás do Brasil também fabrica modelos com alimentação a gás. E o ideal da versão é o mesmo das já apresentadas: a única coisa que muda é o tipo de gás responsável por manter a chama acesa. 

Para os mais preocupados com a segurança em caso de acidentes, a versão alimentada por GN pode ser a mais indicada, para os eternos defensores do meio ambiente, a versão alimentada por GLP é ligeiramente menos nociva à natureza. 

Mais uma vez, de resto, o aparelho da Lorenzetti é exatamente o mesmo. A versão a gás natural do LZ 2300 também tem display touch screen que controla a temperatura, sistema de exaustão inteligente, chama auto-modulante, sensor de chama, termostato de avaliação de superaquecimento e outros sistemas de segurança contra acidentes. 

O modelo equivalente com alimentação a GLP está na posição 3 da nossa lista. 

Gás: GN Tipo: Elétrico
Capacidade: 23L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Chama Auto-modulante, Sensor de Chama Consumo Máximo: Não informado
Confira o Preço

9. Aquecedor a Gás LZ 2000 DE-I GN Digital – Lorenzetti (Melhor Aquecedor a Gás Custo Benefício)

O melhor aquecedor a gás 20l do mercado na opinião dos usuários é a versão com alimentação a gás natural do LZ2000, também da Lorenzetti. Já deu para entender como está funcionando, certo? A lista tem as melhores versões GLP e GN de cada modelo. Primeiro as cinco versões GLP e agora, as cinco versões GN. 

Deixando de lado a preferência do usuário, a estrutura de operação se mantém: display eletrônico, sistema de exaustão inteligente, sensor de temperatura e fluxo de água, sistema de acendimento automático e sistemas de segurança integrados. 

O modelo equivalente com alimentação a GLP está na posição 4 da nossa lista. 

Gás: GN Tipo: Elétrico
Capacidade: 20L Exaustão: Forçada
Recursos Extras: Chama Auto-modulante, Sensor de Chama Consumo Máximo: 2,98 kg/h
Confira o Preço

10. Aquecedor a Gás LZ 750BP Gn – Lorenzetti (Melhor Aquecedor a Gás Barato)

E para finalizar, o melhor aquecedor a gás para apartamento pequeno na versão GN. Agora sim, o álbum está completo! Gostamos assim, da coisa organizada. Aqui você encontrou as duas versões (GLP e GN) de cada um dos melhores modelos do mercado. 

Este era o aquecedor a gás mais simples, lembra? Talvez se dissermos que é o mais barato você lembre! Mas é isso, é um aquecedor bem simples e básico, perfeito para uma demanda pequena. Ele não tem display digital, não informa a temperatura, oferece apenas o ajuste de intensidade do gás e as opções Inverno e Verão, mas entrega muita qualidade na operação, além de contar com um ótimo sistema de segurança interno. 

Se a versão GLP agradou os usuários, a versão GN também. Os principais destaques foram a qualidade e a velocidade no aquecimento, além da facilidade na instalação e operação e, claro, o preço. 

O modelo equivalente com alimentação a GLP está na posição 5 da nossa lista. 

Gás: GN Tipo: Mecânico
Capacidade: 7L Exaustão: Natural
Recursos Extras: Não há Consumo Máximo: 1,11 kg/h
Confira o Preço

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AQUECEDORES À GAS  

Como funciona o Aquecedor a Gás?  

Tanto na versão GLP quanto na versão GN, o sistema de funcionamento é o mesmo: manter uma chama acesa que aquece a água através de um desses gases. Sim, quem aquece a água é o fogo, mesmo. Como nos velhos tempos, em que sua avó esquentava a água do banho no fogão quando acabava a luz. 

O fato de ser via Gás Liquefeito de Petróleo ou Gás Natural não altera o funcionamento, sempre vai ser a chama que vai chamar você para o banho. Mas a estrutura precisa ser diferente, pois os gases apresentam composição, propriedades, comportamentos e pressão de operação diferentes. 

Como é a manutenção do Aquecedor a Gás?

Para aquecedores a gás, a manutenção do dia a dia é manter a parte externa higienizada e limpar os filtros com alguma frequência. E se ele for alimentado por pilhas, é preciso trocá-las regularmente. 

Mas a principal manutenção deve ser feita de forma anual (semestral para uso industrial) e por um profissional. Preferencialmente antes do período de inverno, o vistoriador deve checar o trocador de calor, as fiações, os dutos e todas as regulagens internas, bem como o diafragma, se houver. 

A manutenção preventiva serve para evitar, principalmente, o superaquecimento do aparelho, a irregularidade na combustão, o consumo de gás desregulado, a instabilidade de temperatura, o desligamento durante o uso e outras possíveis falhas no funcionamento.   

Qual é o consumo do Aquecedor a Gás?

Para quem quer saber se aquecedor a gás é mais econômico que chuveiro elétrico, a resposta é sim! O custo do gás, tanto do GLP quando do GN é bem menor, e o consumo energético também costuma ser reduzido, e alguns modelos funcionam a pilha. 

Na questão do gás, vamos imaginar que uma casa com quatro pessoas tomando banho todos os dias, gasta cerca de R$ 60 por mês, considerando apenas o aquecedor. Aumentando ou diminuindo a quantidade de pessoas ou banhos, a conta muda, mas a média é essa. 

Sobre o gasto energético, isso pode depender do tipo de fonte energética, mas é certamente menor em relação ao que os chuveiros elétricos consomem. E para quem se lembrou dos aquecedores de ambiente elétricos, famosos por gastar muito, não é a mesma coisa, estes não têm resistência (que é a gastona), então, o consumo a ser considerado, mesmo, é o de gás. 

Qual o melhor Aquecedor a Gás: Lorenzetti ou Rinnai?  

Difícil. Mas podemos separar por categoria. Na questão versatilidade, a Lorenzetti fica na frente por apresentar um leque maior de modelos e tamanhos, o que significa um maior poder de adaptação ao cotidiano de qualquer família ou empresa. 

Mas na questão capacidade de aquecimento, a marca japonesa acaba ganhando vantagem, pois a especialidade da Rinnai, de fato, são aquecedores a gás que atendem uma alta demanda, sendo utilizados, inclusive, em ambientes industriais. De um lado, versatilidade, do outro, potência, mas para “voltar para cima do muro”, vale lembrar que ambas possuem versões diferentes, adaptáveis e muito potentes.