As 10 Melhores Tintas Para Parede de 2023

Procurando pela Melhor Tinta Para Parede? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Tintas Para Parede e entenda qual é a melhor opção para você!

Se você está pensando em fazer algumas reformas na sua casa, nada melhor do que uma boa pintura nas paredes para trazer uma atmosfera totalmente nova ao ambiente, não é mesmo? Além disso, é impressionante a sensação que certas cores podem causar em determinados cômodos!

Para garantir uma transformação surpreendente na sua parede, é importante escolher a tinta certa. Aqui, nós te apresentamos algumas dicas e as melhores marcas para ajudar na sua pesquisa. Então, continue lendo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para escolher a melhor tinta para sua parede.

1. Tinta para Parede Coralar 18L Branco Gelo - CoralMelhor Tinta para Parede Branco GeloVer Preço
2. Tinta para Parede Rende e Cobre Muito 3,6 L Branco - SuvinilMelhor Tinta para Parede BrancaVer Preço
3. Tinta para Parede Clássica 3,6 L Areia - SuvinilMelhor Tinta para Parede FoscaVer Preço
4. Tinta para Parede Peg & Pinte Antimofo 3,6 L Azul Bebê - EucatexMelhor Tinta para Parede de Quarto InfantilVer Preço
5. Tinta para Parede Acqua 900ml Malva - EucatexMelhor Tinta para Pintar AzulejosVer Preço
6. Tinta para Parede Ultrarrápido 3,2 L Branco Brilhante - RennerMelhor Tinta com Secagem RápidaVer Preço
7. Tinta para Parede Esmalte Premium Plus 3,6L - LukscolorMelhor Tinta para Parede de MadeiraVer Preço
8. Tinta para Parede Toque de Seda 800ml Cores Especiais - SuvinilMelhor Tinta para Parede com UmidadeVer Preço
9. Tinta para Parede Coralar Antimofo Econômica 3,6 L - CoralMelhor Tinta de Parede AntimofoVer Preço
10. Tinta para Parede Protege 900ml Preto - EucatexMelhor Tinta para Parede PretaVer Preço

Como Escolher a Melhor Tinta Para Parede

Está animado para renovar sua parede? Aqui estão as melhores dicas para encontrar a tinta perfeita para a sua reforma.

  • Escolha a Tinta de Acordo Com Suas Necessidades

A escolha da tinta perfeita para renovar sua parede pode ser um desafio, já que existem muitos tipos de tinturas disponíveis no mercado. É importante entender os diferentes tipos de tintas e escolher aquela que atenda às suas necessidades.

Látex PVA: Este tipo de tinta é facilmente dissolvível em água, tornando-a ideal para uso em ambientes internos da sua residência. Fabricada com Acetato de Polivinila, a tinta PVA é fácil de limpar caso haja respingos durante o processo de pintura. Ela oferece uma boa cobertura e tem um acabamento fosco. No entanto, não é recomendada para uso em ambientes externos ou áreas úmidas, como banheiros e cozinhas. As superfícies pintadas com látex PVA podem ser um pouco mais difíceis de manter limpas.

Tinta Acrílica: Como a tinta látex PVA, a tinta acrílica também é dissolvível em água, porém com uma qualidade superior. Ela contém resinas acrílicas que lhe conferem uma maior impermeabilidade, permitindo o seu uso em ambientes externos e áreas úmidas. Além disso, a tinta acrílica oferece uma maior durabilidade e cobertura, cobrindo as superfícies com uma só demão. Você pode escolher entre acabamentos foscos, semibrilhantes ou brilhantes. As superfícies pintadas com tinta acrílica são fáceis de limpar e manterem-se como novas por muito tempo.

As tintas esmalte: são perfeitas para superfícies de metal e madeira, como portas, janelas, grades, paredes e muito mais. Elas são feitas com produtos sintéticos, o que as torna mais resistentes e duráveis, mas um pouco mais difíceis de limpar em caso de respingos. Infelizmente, elas não são recomendadas para paredes de alvenaria, pois podem causar a formação de bolhas ou descascar facilmente.

As tintas epóxi: são perfeitas para superfícies úmidas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Elas também são indicadas para a pintura de azulejos e piscinas, devido à sua resistência à água. No entanto, é importante ter um conhecimento básico na aplicação dessas tintas ou contratar um profissional especializado, para evitar a formação de bolhas.

  • Escolha o tipo de acabamento ideal para cada superfície

Escolher o tipo certo de acabamento de tinta é importante não apenas por questões estéticas, mas também para garantir a durabilidade da cobertura. É preciso levar em consideração as condições da superfície a ser pintada.

Semibrilho: Este tipo de acabamento reflete a luz do ambiente, o que o torna menos indicado para superfícies com imperfeições, pois pode realçá-las. Por outro lado, ele é resistente à umidade e mofo, fácil de limpar e não arranha facilmente.

Acetinado: Este acabamento possui um brilho discreto, semelhante ao cetim. É uma boa opção para cômodos úmidos, pois é resistente à umidade.

Fosco: Este tipo de acabamento é ideal para camuflar paredes com problemas de desnível, dando a aparência de uma superfície mais lisa. No entanto, ele é mais difícil de limpar e não é indicado para cozinhas e banheiros devido à sua pouca resistência à umidade.

  • Preste Atenção ao Tempo de Secagem da Tinta

O tempo de secagem é uma variável que depende da tinta escolhida. Ele geralmente é dividido em três etapas:

Ao Toque: quanto tempo leva para você tocar na parede sem sujar ou borrar a tinta. Em geral, esse tempo é de 1 a 3 horas.

Entre Demãos: caso precise aplicar mais de uma camada, precisa aguardar o tempo de secagem entre elas. Normalmente, é 4 horas após a primeira aplicação.

Resultado Final: a última etapa e a mais importante, pois é o resultado da pintura. Por isso, é recomendável evitar encostar mãos ou móveis na parede até finalizar o período de secagem. Alguns produtos têm tempos diferentes, então escolha os que têm menos de 12 horas de secagem no resultado final para evitar esperas longas.

  • Soluções Antimofo para Preservar as Paredes

Se suas paredes têm problemas de umidade e mofo, é importante escolher tintas com ação antimofo. Essas tintas possuem substâncias que combatem o mofo, garantindo uma proteção duradoura, mesmo nas épocas do ano mais propensas a esse problema.


As 10 Melhores Tintas para Parede de 2023

Com tantas opções de tintas no mercado, escolher a ideal para suas paredes pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, preparamos uma lista com as 10 melhores tintas para parede de 2023. Continue lendo para descobrir qual é a melhor escolha para suas necessidades!


1. Tinta para Parede Coralar 18L Branco Gelo – Coral (Melhor Tinta para Parede Branco Gelo)

A Coral é uma marca brasileira fundada em 1954, com o objetivo de “colorir a vida das pessoas”. A empresa se destaca por ter a maior variedade de cores no mercado.

Você quer a melhor opção para pintar a parede externa de sua casa? A tinta acrílica é a escolha certa! Ela é impermeável, o que a torna ideal para uso em paredes expostas à chuva e outros elementos climáticos. Nós recomendamos a tinta Coral acrílica para garantir resultados incríveis.

Esta tinta acrílica Coralar, com 18 litros, tem um acabamento fosco e uma cor gelo que traz modernidade ao seu ambiente. Além disso, ela pode ser usada tanto em paredes internas quanto externas. Sua versatilidade é perfeita para dar uma renovada na sua casa!

Com propriedades resistentes à umidade e antimofo, essa tinta é perfeita para a cozinha e o banheiro. Ela tem uma textura que facilita a aplicação com o rolo, reduzindo os respingos de tinta. Além disso, você pode cobrir até 320 m² com apenas uma demão, e ela seca rapidamente – em 30 minutos ao toque e 4 horas para o resultado final.

Além disso, ela seca rapidamente para que você possa usufruir do resultado final o quanto antes.

As avaliações apontam que, em alguns casos, pode ser necessário aplicar uma terceira camada de tinta para obter uma cobertura satisfatória. No entanto, muitos usuários elogiam a qualidade excepcional do produto.

Tipo: Acrílica Acabamento: Fosco
Uso: Interno Rendimento: Até 320 m²
Confira o Preço

2. Tinta para Parede Rende e Cobre Muito 3,6 L Branco – Suvinil (Melhor Tinta para Parede Branca)

A Suvinil é uma marca brasileira criada por Olócio Bueno em 1961. Olócio já possuía uma empresa de tintas automotivas chamada Super, e quando ele começou a fabricar tintas à base de látex, conhecidas como vinil, ele juntou os nomes das empresas, formando a Suvinil.

A linha “Rende e Cobre Muito” da Suvinil pode ser diluída com até 50% de água, o que resulta em maior rendimento e economia. Além disso, oferece um acabamento fosco e suave, aumentando a sofisticação do ambiente.

Se você precisa de uma tinta para paredes texturizadas, essa opção da Suvinil é perfeita. Para obter um resultado ideal, basta molhar um pouco mais o rolo, assim a tinta conseguirá penetrar nas ranhuras da parede.

Ela seca rapidamente, sendo que ao toque, precisa de apenas 2 horas. Entre demãos, a secagem é de 4 horas e para o resultado final, é de 12 horas. Isso significa que você pode usar seu ambiente novamente logo após a aplicação.

Além disso é inodora, o que a torna perfeita para pessoas sensíveis e para reformas rápidas. Se você pintar pela manhã, poderá usar o cômodo normalmente no final da tarde.

Tipo: Acrílica Acabamento: Fosco
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 100 m²
Confira o Preço

3. Tinta para Parede Clássica 3,6 L Areia – Suvinil (Melhor Tinta para Parede Fosca)

Vamos falar agora sobre uma linha Clássica, na cor areia. Essa tinta látex PVA é conhecida por ser a melhor opção para paredes internas, com acabamento fosco aveludado.

Com a cor areia, a Suvinil traz uma opção de tons claros para modernizar e suavizar seu ambiente, criando um clima acolhedor.

A fórmula permite dobro de resistência às ações do tempo e um rendimento extra de 40%. Além disso, é inodora e, de acordo com avaliações de especialistas do instituto Perception, mesmo após 3 horas da aplicação, o cheiro era fraco ou não detectável.

A tinta Clássica da Suvinil é a escolha perfeita para paredes internas, oferecendo alta resistência à umidade e fácil limpeza. Além disso, é uma tinta lavável.

Com uma secagem rápida, a tinta seca ao toque em apenas 1 hora, permite a aplicação de novas demãos em 4 horas e o resultado final fica pronto em 12 horas. É uma opção eficiente e prática.

A tinta Clássica é elogiada pelos seus usuários, que destacam sua excelente cobertura e qualidade. É uma escolha confiável e duradoura para suas paredes.

Tipo: Látex PVA Acabamento: Fosco Aveludado
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 76 m²
Confira o Preço

4. Tinta para Parede Peg & Pinte Antimofo 3,6 L Azul Bebê – Eucatex (Melhor Tinta para Parede de Quarto Infantil)

A Eucatex é uma empresa experiente, com mais de 70 anos no mercado, oferecendo uma ampla gama de produtos, incluindo pisos, divisórias, portas, painéis, tintas, vernizes e muito mais.

Se você procura uma cor tranquila e acolhedora para o quarto infantil, a cor azul bebê é uma ótima escolha. Esta cor proporciona sensações calmantes, ajudando as crianças a se sentirem mais serenas.

A tinta lavável Peg & Pinte da Eucatex é uma opção econômica e versátil, que pode ser diluída com 20% de água para maior rendimento. Além disso, possui substâncias antimofo para proteger suas superfícies contra fungos.

A tinta Acqua da Eucatex seca ao toque em 1 hora e pode ser reaplicada após 4 horas. Após 12 horas, a secagem é completa.

As opiniões sobre a tinta são mistas. Algumas pessoas relatam precisar de 3 camadas para obter o acabamento desejado, enquanto outras elogiam a qualidade da tinta.

Tipo: Acrílica Acabamento: Fosco
Uso: Interno Rendimento: Até 18 m²
Confira o Preço

5. Tinta para Parede Acqua 900ml Malva – Eucatex (Melhor Tinta para Pintar Azulejos)

A Acqua é uma tinta de 900ml com acabamento semibrilhante que adiciona sofisticação a qualquer ambiente. Com sua cor elegante e encantadora, a tinta verde malva cria um ambiente europeu perfeito para cozinhas ou banheiros. Além disso, é a opção ideal para azulejos devido à sua composição em epóxi.

Para ter certeza de que a tinta adere perfeitamente aos azulejos, é importante garantir que eles estejam limpos, secos e livres de sujeira. Aplique a tinta com um rolo especial para tintas epóxi, que irá mantê-los com acabamento perfeito.

A aplicação da tinta é simples, mas o tempo de secagem é um pouco mais demorado. Leva 30 minutos para secar ao toque, 4 horas entre camadas, 48 horas para que seja possível usar o local e 7 dias para secar completamente.

Tipo: Epóxi Acabamento: Semibrilhante
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 25m²
Confira o Preço

6. Tinta para Parede Ultrarrápido 3,2 L Branco Brilhante – Renner (Melhor Tinta com Secagem Rápida)

A marca de tintas Renner foi fundada em 1927 no Rio Grande do Sul e, desde 2007, é de propriedade da PPG Industries, uma empresa distribuidora dos EUA.

A tinta em esmalte é feita com substâncias sintéticas e não precisa ser diluída com água. Basta agitar a tinta até que ela esteja bem homogênea e estará pronta para uso.

Esta tinta é perfeita para pintar móveis, metais, como grades, portões e paredes de madeira. Ela proporciona um acabamento brilhante e branco, criando um ambiente limpo e tranquilo.

Além disso, ela seca em questão de minutos. Fica seca ao toque em 30 minutos, entre demãos em 3 horas e seca completamente em até 4 horas. Isso significa que você pode prosseguir com suas atividades logo após a aplicação sem se preocupar com manchas ou marcas.

Tipo: Esmalte Acabamento: Brilhante
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 60m²
Confira o Preço

7. Tinta para Parede Esmalte Premium Plus 3,6L – Lukscolor (Melhor Tinta para Parede de Madeira)

A Lukscolor foi fundada por Domingos Potomati, um habilidoso pintor de carros de luxo, em 1949 em São Paulo. Ao longo dos anos, a empresa tem crescido e se tornou a única representante brasileira no prestigioso Color Marketing Group, um grupo internacional responsável por estabelecer tendências de cores ao redor do mundo.

A tinta Esmalte Premium Plus oferece uma ampla seleção de cores e acabamento brilhante e refinado. É ideal para pintar paredes de madeira tanto em ambientes internos quanto externos, graças à sua excelente proteção para superfícies.

Além disso, a tinta tem um aroma suave que garante mais conforto durante a pintura. E o melhor: pode ser diluída com água, o que amplia ainda mais sua eficiência.

Tipo: Esmalte Acabamento: Brilhante
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 100m²
Confira o Preço

8. Tinta para Parede Toque de Seda 800ml Cores Especiais – Suvinil (Melhor Tinta para Parede com Umidade)

A linha Toque de Seda da Suvinil é incrível! Com um amplo catálogo de cores, você encontrará a tinta ideal para suas paredes, sejam elas claras, médias ou escuras.

Portanto se você está buscando renovar a decoração da sua casa, encontre a cor perfeita para pintar a sala, por exemplo, na linha Toque de Seda.

Além de uma ampla variedade de cores, a linha Toque de Seda apresenta um acabamento acetinado, proporcionando um brilho elegante e discreto. E é uma tinta lavável e antimofo, garantindo durabilidade e beleza nas superfícies.

Se você tem pets ou crianças em casa, fique tranquilo! As superfícies coloridas com Toque de Seda, da Suvinil, são fáceis de limpar e manter sempre bonitas.

Embora a secagem possa levar um pouco mais de tempo, cerca de 2 horas para ficar seca ao toque, 4 horas entre demãos e 12 horas para secar por completo, a cobertura e acabamento da Toque de Seda são de excelente qualidade, conforme avaliações dos consumidores.

Tipo: Acrílica Acabamento: Acetinado
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 15m²
Confira o Preço

9. Tinta para Parede Coralar Antimofo Econômica 3,6 L – Coral (Melhor Tinta de Parede Antimofo)

Além de ser eficaz contra o mofo, a Coralar Antimofo também é econômica e vem em várias cores maravilhosas para soltar a criatividade na hora da reforma. Um exemplo é a tinta para parede cinza, que está muito em alta e tem um acabamento fosco que confere um ar contemporâneo ao ambiente.

Então, se você quer renovar sua casa com uma tinta de alta qualidade e eficaz contra o mofo, experimente a Coralar Antimofo! Com sua ampla variedade de cores, você pode escolher a que melhor combina com seu estilo e transformar seu ambiente.

De acordo com os consumidores, a tinta é de qualidade excelente.

Tipo: Acrílica Acabamento: Fosco
Uso: Interno Rendimento: Até 64m²
Confira o Preço

10. Tinta para Parede Protege 900ml Preto – Eucatex (Melhor Tinta para Parede Preta)

Se você está buscando uma opção elegante e clássica para decorar as paredes do seu ambiente, o preto é uma ótima escolha.

A linha Protege da Eucatex é uma tinta de alta performance e baixo custo, perfeita para complementar a sua decoração.

Com a tinta acrílica Protege, você pode ter tranquilidade durante sua reforma. Ela é fácil de limpar e não fica com cheiro após três horas da aplicação, perfeita para ambientes com circulação de pessoas.

O acabamento semibrilhante confere um visual elegante e vintage para as suas paredes pretas. Combine-as com elementos brancos ou dourados para obter um visual contemporâneo e sofisticado.

Ela precisa de tempo para secar antes de ser tocada, aproximadamente 30 minutos, e pode levar de 4 a 12 horas para ficar completamente seca. É importante aguardar o tempo necessário para evitar manchas ou arranhões na superfície.

Tipo: Acrílica Acabamento: Fosco
Uso: Interno e Externo Rendimento: Até 16m²
Confira o Preço

Como Aplicar Tinta na Parede

Antes de começar a pintar, confira algumas dicas valiosas para garantir um resultado impecável e duradouro. Seguindo essas instruções, você pode transformar sua casa com facilidade e eficiência.

  1. Proteja-se e o ambiente antes de começar a pintar. Use máscara de proteção e roupas que não importem se sujarem. Remova ou cobre móveis, coloque jornais no chão para evitar manchas e proteja rodapés e interruptores com fita adesiva para evitar respingos de tinta.

  2. Prepare a superfície da parede, lixando-a se necessário para deixá-la nivelada. Se existirem muitas imperfeições na parede, basta aplicar massa acrílica e aguardar secar antes de lixar.

  3. Antes de começar a pintar, misture a tinta de acordo com as instruções do fabricante. Se for tinta à base de água, dilua-a antes de usar. Despeje um pouco de tinta na bandeja para começar a aplicar.

  4. Comece aplicando a tinta nas áreas mais baixas da parede, usando um rolo. Remova o excesso de tinta nas ranhuras e, em seguida, aplique a tinta em formato de letra N, subindo até o teto. Em seguida, use o rolo novamente para espalhar uniformemente a tinta na parede.

  5. Espere o tempo de secagem antes de aplicar uma segunda camada de tinta, se necessário.

Perguntas Comuns Sobre Tinta para Paredes

O que é tinta acrílica para parede?

A tinta acrílica é uma ótima escolha tanto para paredes internas quanto externas. Ela é composta por resinas acrílicas que lhe conferem alta resistência à umidade, tornando-a ideal para ambientes como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Além disso, a tinta acrílica é fácil de limpar e mantém sua aparência por mais tempo, pois é lavável com água e sabão.

Como preparar tinta para pintar a parede?

Como preparar sua tinta vai depender do tipo de produto. Algumas tintas, à base de água, precisam ser diluídas de acordo com as instruções na embalagem. Já as tintas sintéticas, basta mexer até ficarem bem homogêneas e estão prontas para uso.

Qual a melhor tinta para parede interna: látex ou acrílica?

A tinta látex é uma excelente escolha para paredes internas, mas não é ideal para ambientes úmidos. Em vez disso, a tinta acrílica é mais versátil e pode ser usada em superfícies que possam sofrer com a umidade devido à sua resistência. Além disso, também é a melhor opção para paredes externas, pois suporta bem a chuva.

Como calcular tinta para parede?

Antes de começar a pintar, é importante medir o tamanho do cômodo. Para isso, basta multiplicar a altura pelo comprimento de cada parede. Por exemplo, um quarto com duas paredes de 3 metros de altura e 3 metros de largura e outras duas de 3 metros de altura e 4 metros de largura, terá duas paredes com 9 m² e duas com 12 m², totalizando 42m².

Ao escolher a tinta para o seu projeto de pintura, verifique o rendimento dela por metro quadrado na embalagem. Por exemplo, se o rendimento for de 40m² por camada e você precisa aplicar duas camadas, basta multiplicar a área do quarto (42m²) pelo número de camadas (2): 42 x 2 = 84. Então, divida esse resultado pelo rendimento por camada da tinta: 84/40 = 2,10 litros de tinta.

Qual melhor tinta para parede: fosca ou acetinada?

Na hora de decidir qual o melhor acabamento para a sua tinta, considere a umidade do local que será pintado. O acabamento acetinado é mais resistente a umidade, enquanto o acabamento fosco tem pouca resistência e pode manchar facilmente em áreas com umidade.