Os 10 Melhores Aquecedores Elétricos de Ambiente de 2021  

Procurando pelo Melhor Aquecedor Elétrico de Ambiente? Confira nosso guia de compras com os Melhores Aquecedores Elétricos e entenda qual é o melhor para você!

Que o tempo está ficando louco, todo mundo sabe. E que os invernos no Brasil vêm ficando mais rigorosos, também. O mesmo acontece nos verões, mas com temperaturas elevadas, já estamos acostumados. Então, como resolver o frio? Aquecedores! Uma ótima solução, completa, moderna e acessível. 

É só uma questão de entender qual o melhor aquecedor de ambiente para você. E para isso, trouxemos um material completo. Desde informações sobre funcionamento e recursos extras, dicas importantes na hora de escolher, até dados técnicos de consumo e potência.

Sem esquecer, claro, da apresentação completa dos melhores modelos de aquecedores de ambiente do mercado. Antes de aquecer sua casa, vamos começar aquecendo sua pesquisa! 

1. Aquecedor De Parede Oaqc510 - OsterMelhor Aquecedor de Ambiente de ParedeVer Preço
2. Aquecedor Classic Air Com Controle Remoto - CadenceMelhor Aquecedor de Ambiente CerâmicoVer Preço
3. Aquecedor Ab1500 - BritâniaAquecedor de Ambiente Que Não Resseca o ArVer Preço
4. Aquecedor a Óleo A-06 - MondialMelhor Aquecedor de Ambiente TorreVer Preço
5. Aquecedor de Ar A-08 - MondialAquecedor Elétrico de Ambiente Mais VendidoVer Preço
6. Aquecedor Halógeno Comfort Air A-09 - MondialMelhor Aquecedor de Ambiente BaratoVer Preço
7. Aquecedor de Ar Termo Ceramic A-05 - MondialMelhor Aquecedor de Ambiente Custo BenefícioVer Preço
8. Aquecedor Doméstico Termoventilador - VentisolMelhor Aquecedor de Ambiente PotátilVer Preço
9. Aquecedor Portátil OAQC600 - OsterMelhor Aquecedor de Ambiente PequenoVer Preço
10. Aquecedor AB800B - BritâniaAquecedor de Ambiente Halógeno Custo BenefícioVer Preço

Como Escolher o Melhor Aquecedor Elétrico de Ambiente  

Para você decidir qual o melhor aquecedor elétrico de ambiente para a sua casa, é preciso considerar algumas questões importantes. E por isso, aqui vão algumas dicas valiosas: 

  • Certifique-se de Que o Aparelho é Compatível Com o Tamanho do Ambiente  

A primeira dica é quase óbvia, mas vale deixar claro e registrado. Fique atento ao tamanho do ambiente em relação à capacidade de aquecimento do aparelho. Não adianta nada adquirir, instalar, ligar e esperar, se o aquecedor de ambientes não der conta do ambiente. 

A notícia boa é que a informação do alcance de área dos aquecedores de ambiente normalmente é bem clara. Bom, pelo menos na nossa lista vai estar. Então, o ideal é ficar de olho nesse detalhe, se o alcance do aquecedor for menor que o tamanho do cômodo onde o mesmo será instalado, nem perca tempo. Pule para algum mais adequado à sua necessidade de espaço aquecido. 

  • Conheça os Recursos Extras Para Otimizar Seu Uso  

Por muito tempo, os aquecedores de ambiente foram considerados eletrodomésticos perigosos, pelo risco de superaquecimento, queda de energia e até incêndios. Mas a tecnologia mudou isso, e os principais recursos extras, hoje em dia, são em relação à segurança da família. 

Termostato: O termostato é responsável pela manutenção da temperatura nos níveis preestabelecidos. Quando o aparelho atinge uma determinada temperatura, ele reduz a atividade, impedindo variações e superaquecimento. 

Sensor antiqueda: Também pela segurança e pelo risco de incêndio, alguns modelos têm um recurso extra chamado Sensor Antiqueda, que desliga automaticamente o aparelho em caso de queda. 

Função Sleep: Assim como uma televisão, os aquecedores de ambiente mais modernos têm a Função Sleep, que define um tempo limite de funcionamento. Isso evita a atividade desnecessária e riscos durante a noite, e contribui para um consumo de energia mais consciente. 

Controle remoto: Em alguns modelos, todo o controle de temperatura, Função Sleep e outros comandos podem ser realizados através de um controle remoto, o que traz muito conforto. Ainda é possível encontrar alguns modelos com outras funções extras, como ventilação, tratamento do ar e etc. É muita tecnologia! 

  • Verifique Sua Eficiência Energética  

Alerta dica importante! Eficiência Energética. Os aquecedores elétricos de ambiente são eletrodomésticos que consomem bastante energia, devemos deixar claro. Esses “gastões” acabam contribuindo bastante na conta de luz.  

Mas isso também é algo que a tecnologia vem mudando. Alguns modelos já apresentam uma ótima eficiência energética que faz tudo valer a pena.

Portanto, assim como a capacidade de alcance, a eficiência energética é um ponto que deve ser observado em cada modelo de interesse.

E de novo, deixaremos essa informação bem clara para você nos modelos apresentados na nossa lista. 

  • Confira Se Suas Dimensões Se Encaixam No Local  

Para aquecer o ambiente, o aparelho precisa fazer parte do ambiente. E por isso, é legal considerar as medidas do aquecedor antes de comprar. Alguns são mais portáteis, outros fixos, maiores, menores.

São diversos modelos e tamanhos, então um breve estudo de encaixe e localização pode fazer a diferença na hora da escolha, e também no desempenho do escolhido. 


Os 10 Melhores Aquecedores Elétricos de Ambiente de 2021  

Deu para aquecer? Esperamos que sim. Não pudemos evitar o trocadilho depois de todas essas informações! Mas se sim, aqui vai outro: chegou a hora de conhecer os nomes mais “quentes” do mercado de aquecedores: 


1. Aquecedor De Parede Oaqc510 – Oster (Melhor Aquecedor de Ambiente de Parede)

Qualquer lista de melhores modelos de eletrodomésticos para sua casa vai ter a presença da Oster. E nessa lista, ela vem logo de cara com um modelo que se destaca entre os orientados para parede. O Oaqc510, da Oster, tem design sofisticado e conta com um painel digital que informa a temperatura do ambiente durante o funcionamento. 

E não para por aí, o Oaqc510 tem quatro níveis de aquecimento e funções: Alta, Média, Ventilar e Oscilar – definidos através de um controle remoto por infravermelho. A função oscilar ajuda na distribuição do calor pelo ambiente. A temperatura pode ser ajustada entre 10ºC e 49ºC, mas é importante dizer que o modelo não tem a função de esfriar o ambiente. 

A segurança e o conforto também fazem parte dos objetivos do Oaqc510, que vem equipado com Sleep Timer de até 8h e sistema de segurança antiaquecimento. Você vai perceber que a comodidade de desligar automaticamente na hora de dormir não é uma função tão fácil de encontrar em aquecedores, ou seja, por esse motivo e por todos os outros descritos acima, o Oaqc510 briga para ser o melhor aquecedor de ambientes com timer. 

Também nas avaliações feitas pelos usuários, muitos elogios ao design do produto, bem como à velocidade de aquecimento dele, mas alguns comentários indicam um melhor desempenho em cômodos pequenos, embora a área de alcance – considerada alta – o coloque na disputa pelo melhor aquecedor elétrico para ambiente grande. A facilidade de instalação também foi levantada por alguns usuários. 

Tipo: Elétrico Alcance de área: Até 25m²
Potência: 1500W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

2. Aquecedor Classic Air Com Controle Remoto – Cadence (Melhor Aquecedor de Ambiente Cerâmico)

Este modelo, da marca brasileira Cadence – com mais de 20 anos de experiência no mercado de eletrodomésticos – é bem parecido com o anterior, da Oster, com algumas funcionalidades a menos. Mas para compensar, ele custa um pouco menos, também. 

O alcance de área de 25m2 é equivalente ao modelo anterior, assim como a potência e o consumo energético. As maiores diferenças ficam nas funções e níveis de potência, pois o Classic Air da Cadence não possui a função oscilação, e tem apenas dois níveis de aquecimento. 

O modo ventilação e os ajustes por controle remoto também foram mantidos, assim como o Sleep Timer. A temperatura de saída do ar varia entre 70ºC e 85ºC, e por isso, o modelo conta com proteção contra superaquecimento.

Outro ponto legal é a resistência PTC em cerâmica, uma tecnologia que substitui a resistência tradicional por pedras ou chips cerâmicos, aumentando a proteção contra superaquecimento.  

Nas avaliações, a maioria traz elogios, principalmente ao design compacto, fácil instalação e bom desempenho em ambientes pequenos, o que torna o Classic Air, na opinião de alguns usuários, o melhor aquecedor de ambiente para bebê. Os poucos comentários negativos foram em relação a defeitos apresentados, mas parecem se tratar de casos isolados. 

Tipo: Elétrico Alcance de área: Até 25m²
Potência: 1500W / 2000W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

3. Aquecedor Ab1500 – Britânia (Aquecedor de Ambiente Que Não Resseca o Ar)

A Britânia dispensa apresentações. Essa gigante do mercado de utensílios domésticos já é bem conhecida por todo mundo.

Mas o modelo apresentado por ela, sim, vale ser apresentado. Isso porque ele tem uma característica essencial para muitos usuários: a preservação da qualidade do ar.

Ao contrário da maioria dos aquecedores de ambiente, o Ab1500, da Britânia, não resseca o ar do ambiente onde atua. 

Portátil e orientado para o chão, o Ab1500 tem um sistema de aquecimento a óleo, que não queima oxigênio e garante a qualidade do ar no cômodo onde for instalado. E se for para mudar de cômodo, sem problemas, afinal, ele tem alça e rodinhas para transporte.

São três níveis de potência, luz de funcionamento e sistema de desligamento de segurança, tanto contra superaquecimento como através da tecnologia antiqueda.  

Tipo: A Óleo Alcance de área: Até 15m²
Potência: 1500W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

4. Aquecedor a Óleo A-06 – Mondial (Melhor Aquecedor de Ambiente Torre)

Se você procura saber qual a melhor marca de aquecedor de ambiente, esta é uma grande candidata, afinal, a Mondial classificou quatro modelos diferentes para esta lista, começando por um que vem para se destacar até no estilo. 

O design é bem moderno e sofisticado, mas o A-06 é muito mais que isso. Também portátil e orientado para o chão (torre), ele tem alça, rodinhas, três níveis de aquecimento e funcionamento silencioso. O controle da temperatura é feito por termostato e possui uma luz de funcionamento que indica quando o aparelho está ligado.  

O sistema de aquecimento é a óleo, que vale repetir que é o melhor sistema para a saúde do usuário, pois preserva o oxigênio do ambiente por distribuir calor através do óleo. Seus sete elementos de calefação ainda contam com tecnologia de segurança que desliga o A-06 em caso de queda ou instabilidade. 

Os elogios feitos pelos usuários vão na linha do silencio, qualidade do ar e facilidade de transporte, bem como o design. As reclamações ficaram pela necessidade de montagem pelo usuário. É verdade que o aparelho vem desmontado, mas nos próprios comentários podemos ver que quem montou, achou bem fácil.  

Tipo: A Óleo Alcance de área: Até 15m²
Potência: 1500W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

5. Aquecedor de Ar A-08 – Mondial (Aquecedor Elétrico de Ambiente Mais Vendido)

Seguimos na lista da Mondial dentro da lista dos melhores aquecedores de ambiente. Não é para menos, a Mondial é a marca de eletrodomésticos que mais vende no Brasil. Inclusive, é 100% brasileira, o que ajuda bastante na hora do suporte técnico ou atendimento ao consumidor. Algo para se considerar. 

O A-08, ainda que da mesma marca, é bem diferente do modelo apresentado anteriormente. Começando pelo sistema de aquecimento, termoventilador, que insufla ar quente no ambiente de forma rápida e homogênea.

O modelo possui 2 níveis de aquecimento controlados por termostato e 1 de ventilação, além de lâmpada de indicação de funcionamento, baixo nível de ruído e triplo sistema de segurança: protetor térmico, termostato e materiais plásticos aditivados.  

Tudo isso em dimensões bem compactas e portáteis, o que torna o A-08 um bom candidato ao melhor aquecedor de ambiente com termostato, na opinião de alguns usuários.

Nas mesmas avaliações, vale trazer algumas reclamações mais recorrentes, como alto ruído e uma dimensão de tomada um pouco maior (plugue) não informada. Esta última é bem solucionável através de um adaptador, mas se a embalagem não avisou antes, nós avisamos! 

Tipo: Termoventilador Alcance de área: Até 25m²
Potência: 1500W / 2000W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

6. Aquecedor Halógeno Comfort Air A-09 – Mondial (Melhor Aquecedor de Ambiente Barato)

O terceiro modelo da Mondial na nossa lista tem um terceiro sistema de aquecimento diferente. O A-09 é um aquecedor de ambientes halógeno, o que significa um aquecimento através de uma lâmpada halógena, que fica incandescente para distribuir o calor pelo ambiente. Trata-se de um sistema simples, o que torna o custo do aparelho relativamente mais acessível em relação aos outros apresentados. 

Por ser simples, compacto e leve, o A-09 é fácil para guardar e transportar. São dois níveis de aquecimento, luz de indicação de funcionamento e sistema antiqueda, que desliga o aquecedor em caso de queda.  

As avaliações feitas pelos usuários confirmam a fama do modelo de barato e econômico. A praticidade e a velocidade no aquecimento também ganharam elogios, ao passo que o fio curto e o baixo alcance receberam algumas ressalvas. Se você procura saber qual o melhor aquecedor de ambientes para apartamento, este modelo pode ser uma boa opção, pois pelo tamanho compacto e alcance, é mais indicado para cômodos menores, mais fechados e com menos espaço livre. 

Tipo: Halógeno Alcance de área: Até 12m²
Potência: 400W / 900W Consumo Energético: 0,8KW/h
Confira o Preço

7. Aquecedor de Ar Termo Ceramic A-05 – Mondial (Melhor Aquecedor de Ambiente Custo Benefício)

O último modelo da Mondial da lista não poderia fazer diferente e não fez, trouxe mais um sistema de aquecimento, o cerâmico, que entre os mais baratos é o que mais preserva a qualidade do ar e mais rápido aquece o ambiente. O bom é que, assim, você conhece um modelo de cada tipo de sistema de aquecimento. 

Voltando ao A-05, ele tem 2 níveis de potência para aquecimento e 1 para ventilação, além de luz de indicação de funcionamento, termostato de controle da temperatura e trava de desligamento quando tirado do chão.

Tudo isso diante de um desempenho rápido e silencioso – embora alguns usuários discordem da parte do “silencioso”. Outra vantagem do modelo é a durabilidade do calor no ambiente de atuação, algo comum nos sistemas cerâmicos de aquecimento, que preservam a temperatura por mais tempo. 

Nas avaliações, elogios à rapidez, praticidade e tamanho compacto, mas vale novamente uma ressalva à necessidade de adaptador, pois este modelo também possui um plugue mais largo em relação às tomadas normais. 

Tipo: Cerâmico Alcance de área: Até 12m²
Potência: 1500W / 2000W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

8. Aquecedor Doméstico Termoventilador – Ventisol (Melhor Aquecedor de Ambiente Potátil)

E depois dessa “chuva” de modelos da Mondial, outra marca brasileira, a Ventisol. A líder do mercado de ventilação industrial nacional, com 18 anos de experiência, também apresenta uma linha de utensílios domésticos, que conta com ventiladores, umidificadores, exaustores, climatizadores e, claro, aquecedores. 

E o modelo em questão – que tem um sistema de aquecimento via termoventilador – é compacto, portátil e fácil de ser armazenado. São 2 intensidades de temperatura e 1 de ventilação, com 4 níveis de proteção em carcaça antichama, para garantir a segurança do usuário. 

As informações contidas nas avaliações são bem variadas. Alguns consideram o aquecedor da Ventisol silencioso, outros reclamam de muito ruído. O consenso só fica na velocidade de aquecimento, na orientação para cômodos pequenos e, de novo, na necessidade de adaptador para plugue maior. 

Tipo: Termoventilador Alcance de área: Até 13m²
Potência: 1500W Consumo Energético: 1,5KW/h
Confira o Preço

9. Aquecedor Portátil OAQC600 – Oster (Melhor Aquecedor de Ambiente Pequeno)

Este modelo da Oster, é outro que tem um forte apelo decorativo. O design é futurístico, moderno, ideal para quem não compra nada que não combine com os atrativos da casa. Mas deixando de lado a parte estética, o OAQC600 oferece muita eficiência e segurança para o usuário. 

Com um sistema cerâmico de aquecimento, este aquecedor da Oster tem 2 níveis de temperatura e 1 de ventilação, tecnologia PTC, Função Ventilar e sistema triplo de segurança com termostato, fusível térmico e interruptor na base. O OAQC600 ainda tem luz indicadora de funcionamento e alça para transporte. 

Nas avaliações, claro, elogios ao estilo do produto, mas também ao tamanho compacto e desempenho. Alguns usuários, inclusive, disseram que o OAQC600 apresenta um bom desempenho mesmo em ambientes maiores do que o indicado pelo fabricante, o que o coloca na disputa para ser o melhor aquecedor de ambiente grande do mercado. 

Tipo: Cerâmico Alcance de área: Até 20m²
Potência: 1800W Consumo Energético: 1,8KW/h
Confira o Preço

10. Aquecedor AB800B – Britânia (Aquecedor de Ambiente Halógeno Custo Benefício)

E para fechar a lista, um modelo bem simples, com sistema de aquecimento halógeno, da Britânia. É importante lembrar que os aquecedores halógenos normalmente estão entre os mais baratos. E é o caso. 

Através de lâmpadas halógenas, o AB800B espalha o calor pelo ambiente em dois níveis de potência.

E além de ser fácil para transportar, o modelo ainda conta com chave de proteção contra tombamento e estrutura protegida contra superaquecimento. É tudo, trata-se de um modelo simples e funcional, conforme o preço indica. 

Tipo: Halógeno Alcance de área: Não Informado
Potência: 800KW/td> Consumo Energético: 0,8KW/h
Confira o Preço

Como Usar o Aquecedor Elétrico de Ambiente  

Não é só uma questão de ligar e tirar o casaco. Existem alguns procedimentos e dicas importantes na hora de usar seu aquecedor: 

  1. Use-o com consciência: Não deixe o aquecedor ligado em ambientes vazios e evite deixa-lo ligado durante a noite toda. Isso evita o desperdício de energia e aumenta a segurança. 
  2. Evite tomadas compartilhadas: O uso de benjamins ou “Ts” para a acomodação de outros aparelhos pode sobrecarregar a rede, o que aumenta o risco de acidentes. Outra dica aqui é nunca secar roupas (nem nada) sobre o aquecedor.  
  1. Fique atento ao posicionamento: Não utilize o aquecedor de ambientes perto de objetos inflamáveis, como cortinas, roupas, plásticos ou papéis. Isso reduz o risco de incêndio. 
  1. De olho na umidade: Alguns aquecedores diminuem a qualidade do ar, deixando o ambiente muito seco. A dica aqui é manter uma toalha molhada ou uma bacia d’água de tempo em tempo para manter o ambiente umidificado. 
  1. Limpeza periódica: Sem limpeza, o aquecedor acaba acumulando ácaros, bactérias e fungos, o que compromete a qualidade do ar circulado no ambiente. Portanto, limpe o filtro do aparelho conforme as recomendações do fabricante. 

Tipos de Aquecedores Elétricos de Ambiente  

Como já deu para perceber, existem sistemas diferentes de aquecimento. Abaixo, vamos descrever brevemente cada tipo, para ajudar a decidir qual o melhor tipo de aquecedor de ambiente para você. 

  • Termoventilador: Também chamados de aquecedores “a resistência”, funcionam com uma resistência elétrica aberta, acoplada à hélice, que insufla ar quente no ambiente, como um ventilador de ar quente. Costumam aquecer com eficiência e rapidez. 

  • Halógeno: Com uma resistência protegida por grade, funciona com uma lâmpada halógena, que fica incandescente para aquecer o ambiente. Não é indicado para ambientes úmidos e costuma tornar o ar um pouco mais seco, mas normalmente apresenta um custo acessível.  

  • Cerâmico: O aquecedor cerâmico também utiliza uma resistência, mas ela é envolta em cerâmica, que tem a função de reter o calor e dissipá-lo através de uma ventoinha de forma mais uniforme. Aquecedores cerâmicos não ressecam tanto o ar e são considerados bem rápidos, mas também um pouco barulhentos. 

  • A Óleo: Os modelos a óleo são os únicos que não contribuem em nada para deixar o ambiente mais seco, pois o ar não entra em contato com a resistência, que só precisa aquecer o óleo dentro do aquecedor. Para compensar essa grande vantagem, o aquecimento é um pouco mais lento, o aparelho gasta mais energia e é um pouco mais caro. Vale a ponderação. 

Dúvidas Frequentes Sobre Aquecedores de Ambientes

Qual o melhor aquecedor de ambiente: a Óleo ou Elétrico?  

Essa é daquelas que vai depender da preferência do consumidor. Não há uma definição do melhor modelo de aquecimento, mas podemos pontuar algumas diferenças importantes para ajudar na decisão de cada usuário. Vamos ao comparativo. 

Na questão da economia, os aquecedores a óleo costumam gastar mais, pois precisam esquentar o óleo antes de esquentar o ambiente, ponto para os elétricos, embora isso possa depender do uso. No quesito alcance, os modelos com aquecimento elétrico costumam ter um raio menor, ponto para os sistemas a óleo.

Na velocidade de aquecimento, os elétricos são mais rápidos. Na qualidade do ar, os modelos a óleo preservam melhor a umidade. No silêncio, óleo. No preço, elétricos. Deu para perceber como é uma decisão pessoal? Esperamos ter ajudado a tomar a sua! 

Aquecedor de Ambiente gasta muita energia?

Em comparação aos outros eletrodomésticos, sim. Para termos uma noção, conforme estimativa, o consumo de um aquecedor de ambiente é três vezes maior do que o de um aparelho de ar-condicionado. E essa conta muda pouco em relação ao tipo de aquecimento, só depende do ritmo de utilização do usuário, mesmo. 

Algumas dicas para economizar são: não ligar e desligar muitas vezes e usar por períodos mais longos (mas evitar passar a noite). O aquecedor de ambiente mais econômico é o cerâmico, pois seu sistema mantém o ambiente aquecido por mais tempo, mesmo após ser desligado. 

Aquecedor de Ambiente é seguro?

Se utilizados de forma correta, sim. Os modelos mais modernos são fabricados com diversas tecnologias ligadas à proteção e segurança dos usuários, como Sensor Antiqueda, Função Sleep, Fusível Térmico e Termostato, mas mesmo assim, alguns cuidados precisam ser tomados. Vale relembrar a lista de “negativas”. 

Não plugue outros eletrodomésticos na mesma tomada do aquecedor, não seque roupas ou qualquer objeto sobre o aquecedor, não o utilize perto de objetos inflamáveis, como cortinas, roupas, papéis, tecidos e plásticos e não ligue em ambientes vazios.

A utilização durante o período noturno não é recomendada, mas em casos de frio extremo, a orientação é que a porta do quarto seja mantida aberta.