Os 10 Melhores Aspiradores Nasais de 2022

Procurando pelo Melhor Aspirador Nasal? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Aspiradores Nasais e entenda qual é o melhor para o seu bebê!

Para pais de segunda ou terceira “viagem”, nem precisamos perder muito tempo explicando a importância dos aspiradores nasais, mas para quem vai viver a experiência pela primeira vez, vale dizer que se trata de um aparelho que atua na desobstrução do canal nasal do bebê, e pode não somente salvá-lo em alguma emergência, como também aliviar bastante possíveis desconfortos.  

Já deu para entender o valor dos aspiradores nasais, certo? Mas para entender melhor qual o melhor tipo de aspirador nasal para bebê, preparamos um conteúdo bem completo para você, afinal, existem vários tipos, modos de funcionamentos, recomendações, preços, marcas e modelos. Vamos apresentar e explorar tudo isso, além de responder as principais perguntas. 

1. Aspirador Nasal Physioclean – ChiccoMelhor Aspirador Nasal Para Recém NascidosVer Preço
2. Aspirador Nasal Elétrico Perfect Baby - Multikids Baby MultilaserMelhor Aspirador Nasal ElétricoVer Preço
3. Aspirador Nasal Elétrico - IncotermAspirador Nasal Elétrico Com Melodias DistrativasVer Preço
4. Aspirador Nasal Aspirar Baby – LinkLucAspirador Nasal Mais Bem AvaliadoVer Preço
5. Aspirador Nasal Com Filtro e Estojo - NûbyMelhor Aspirador Nasal Custo BenefícioVer Preço
6. Aspirador Nasal + Refil – NosefridaMarca Mais Recomendada de Aspiradores Nasais InfantisVer Preço
7. Aspirador Nasal – ChiccoOpção Simples de Fácil ManuseioVer Preço
8. Aspirador Nasal – BubaCom Estojo Prático Para ViagemVer Preço
9. Aspirador Nasal – NUKMelhor Aspirador Nasal De Fácil HigienizaçãoVer Preço
10. Aspirador Nasal – LilloMelhor Aspirador Nasal BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Aspirador Nasal  

Antes de saber qual o melhor aspirador nasal para bebê, ou melhor, para o seu bebê, é importante fica de olho em algumas dicas gerais que vão ajudar bastante no processo de escolha. 

  • Escolha o Método de Sucção Acordo Com Suas Vantagens  

Qual aspirador nasal é melhor? Depende! Cada pessoa se adapta melhor com determinado modelo, e para ajudar com isso, vamos explicar rapidinho o funcionamento de cada um: 

– Aspirador Nasal Elétrico: O próprio nome já indica como a coisa funciona. Basta posicionar, ligar e esperar. O muco vai para recipientes ou coletores que permitem um fácil descarte. São os modelos mais práticos e cômodos, mas também são os mais caros, claro. 

– Aspirador Nasal Manual: O funcionamento aqui é como um fole, que forma uma corrente de ar. É preciso utilizar uma mão, mas é muito simples, basta posicionar o aspirador pressionado na narina do bebê, e soltar. Assim, a forte corrente de ar será na direção contrária do canal nasal. 

Aspirador Nasal Com Sucção Oral: O movimento também é mecânico, mas é feito com a boca de quem está cuidando do bebê. A ordem é: posicionar bem o bico, colocar o tubo e sugar o ar. Mas não há risco de o muco seguir até a boca! Existe um recipiente ou filtro que o retém e pode ser removido para limpeza. 

  • Verifique a Facilidade de Higienização dos Seus Componentes  

Um ponto importante para ficar de olho é o processo de higienização. Tudo, absolutamente tudo que tem a ver com cuidados de bebês, precisa ser rápido e fácil (e limpo), e com os aspiradores nasais não poderia ser diferente.  

Prefira modelos que permitem um descarte rápido, daqueles que é só remover o coletor ou filtro, jogar fora o muco ou agentes congestionadores, lavar com facilidade e pronto. Isso vai facilitar a sua vida e promover mais tempo com o bebê, agora descongestionado! 

  • Confira a Faixa de Idade Recomendada  

A maioria dos modelos pode ser usada a partir do nascimento, mas vale a atenção aos rótulos e descrições, porque alguns realmente não são adequados ou recomendados para recém-nascidos, pelo tamanho ou formato. Olho vivo para não ferir o pequeno nariz entupido! 

  • Conheça os Recursos Extras Possíveis  

Para que serve o aspirador nasal infantil? Para desobstruir o nariz do seu filho ou filha. Mas não se trata só disso, alguns modelos apresentam recursos extras bem interessantes e úteis. Aqui, vamos apresentar os mais legais:  

Bicos de diferentes tamanhos: Variados tamanhos de ponteiras contribuem bastante para quem usa desde o nascimento, pois permitem uma adaptação segura e confortável ao longo da vida do bebê. 

– Estojo para viagem: Dependendo do modelo, o kit pode ter três ou mais peças, contando com o tubo, coletores, aparelho e possíveis reposições. Nada como um estojo para tudo isso virar uma unidade só, compacta e perfeita para a concorrida malinha do bebê. 

– Filtros extras para reposição: Falando em reposição, alguns modelos vêm com filtros extras, aqueles que evitam o contato do muco com a outra extremidade do aspirador. Às vezes vêm até quatro!   


As 10 Aspiradores Nasais de 2022  

Agora que já temos o que prestar atenção, o que considerar e como usar cada tipo de aspirador nasal, está na hora de conhecer os melhores nomes do mercado: 


1. Aspirador Nasal Physioclean – Chicco (Melhor Aspirador Nasal Para Recém Nascidos)

Para começar, um aspirador nasal de uma marca bem conhecida no universo dos bebês. Que mãe ou pai nunca viu o símbolo da Chicco em alguma prateleira ou carrinho de compras online? Difícil encontrar alguém, essa multinacional italiana é reconhecida mundialmente, desde os anos 1960, sempre trazendo muita inovação e qualidade. 

A Chicco faz quase todo tipo de produto infantil, mas aqui vamos focar no aspirador nasal Physioclean, um modelo que funciona via sucção oral, onde o responsável suga o ar com a boca através de um caninho, sem o risco de entrar em contato com o muco. Ele ainda conta com formato ergonômico, bocal descartável com filtro absorvente pré-inserido para máxima higienização e um bico macio e flexível, que não machuca o nariz, nem de recém-nascidos. 

Na opinião de quem já utilizou este aspirador em seus filhos, o produto parece atender bem as expectativas. A maioria dos comentários carrega elogios em relação ao funcionamento prático, eficiência na remoção de secreções, facilidade de limpeza e conforto para o bebê.  

Método de Sucção: Sucção oral Material do Bico: Silicone
Acessórios: 2 Bicos extras, sacola Livre de: BPA
Confira o Preço

2. Aspirador Nasal Elétrico Perfect Baby – Multikids Baby Multilaser (Melhor Aspirador Nasal Elétrico)

Para quem quer saber qual o melhor aspirador nasal elétrico para bebê, este pode ser um bom candidato, pois em praticamente todas as avaliações encontradas, lá estavam as cinco estrelas e os usuários satisfeitos. Este modelo está longe de ser o mais barato da nossa lista, mas é um aspirador elétrico, cômodo, moderno, e parece cumprir o que promete. 

Quem apresenta este aspirador nasal, o Perfect Baby, é outra bem conhecida, mas dessa vez, brasileira. A Multilaser foi formada nos anos 1980 e não parou de crescer desde então, hoje em dia, já traz muita confiança e segurança no mercado de eletroeletrônicos. 

O Perfect Baby é bem completo, sendo eficiente não somente na remoção de secreções, mas também na remoção de mucos sólidos. Podemos chamar de desentupidor elétrico de pequenos narizes! Este aspirador nasal é fácil de limpar, tem design ergonômico e seus coletores são descartáveis. Basta posicionar o bico macio no nariz do bebê, ligar e esperar, ele fará todo o trabalho, de forma rápida, segura e sem sujeira.  

Método de Sucção: Elétrico Material do Bico: Silicone
Acessórios: 3 Ponteiras extras, 1 anel extra de vedação Livre de: BPA
Confira o Preço

3. Aspirador Nasal Elétrico – Incoterm (Aspirador Nasal Elétrico Com Melodias Distrativas)

Também elétrico e também na disputa para ser o melhor aspirador nasal para bebê, este modelo é trazido pela Incoterm, uma empresa gaúcha que começou no mercado de medição em 1973 e, pelo sucesso, evoluiu para outros mercados, como saúde e bem-estar. 

E é exatamente no bem-estar que este aspirador nasal elétrico se aplica, pois a comodidade e eficiência que ele traz para desobstruir o nariz do seu bebê, são pontos muito bem avaliados pelos usuários, que também destacam o processo silencioso e confortável para o bebê, do início ao fim. Foi difícil encontrar alguma avaliação com menos do que cinco estrelas, talvez por isso seja o modelo mais caro da nossa lista. 

Mas o preço talvez seja explicado pelo nível de inovação do produto. Não precisa ser exatamente silencioso, ele tem músicas, se precisar. É isso mesmo, além de ter um formato ergonômico para usar com apenas uma mão, uma ponteira de silicone macia e confortável e uma desmontagem simplificada para limpeza, ele vem com doze músicas para distrair o bebê durante o processo.  

Método de Sucção: Elétrico Material do Bico: Silicone
Acessórios: 2 Ponteiras extras Livre de: BPA
Confira o Preço

4. Aspirador Nasal Aspirar Baby – LinkLuc (Aspirador Nasal Mais Bem Avaliado)

O aspirador nasal da vez é mais um modelo que funciona via sucção oral, e além de apresentar um funcionamento eficiente e seguro, ele dispensa filtros e ainda vem em um estojo bem bonitinho. O Aspirar Baby é da LikLuc, outra brasileira experiente no mercado de cuidados com o bebê, que, desde 2014, doa parte de sua renda ao Hospital Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil. 

Este desentupidor conta com uma ponteira macia e reutilizável, que entrega muito conforto e higiene na hora da sucção. Através do Aspirar Baby, o processo dispensa filtros e proporciona um alívio instantâneo para a respiração do bebê. Sobre a ponteira, basta abrir, lavar e reutilizar, a limpeza é bem fácil e rápida. 

Pena não ser possível ler a opinião dos bebês, mas os pais parecem gostar deste produto. A maioria das avaliações é bem positiva e os destaques vão para o funcionamento prático, conforto do bebê e facilidade na manutenção. As frases mais legais foram: “ganha de lavada da concorrência”, “vale cada centavo” e “essencial”, entre outras.  

Método de Sucção: Sucção oral Material do Bico: Silicone
Acessórios: Estojo Livre de: BPA, Látex
Confira o Preço

5. Aspirador Nasal Com Filtro e Estojo – Nûby (Melhor Aspirador Nasal Custo Benefício)

Este modelo é visto como o melhor aspirador nasal infantil no quesito custo benefício, isso porque, diante de um preço relativamente acessível, ele impressiona bastante nas avaliações, se alguém encontrou alguma crítica, nos avisem! Os principais pontos destacados foram: praticidade, poder de sucção, poder de adaptação ao nariz sem incômodos, e fácil manutenção. Realmente dá gosto de ler as avaliações. 

E quem traz este elogiado aspirador nasal é a Nûby, uma gigante americana do mercado de utensílios para bebês, criada em 1970 e distribuída em mais de 155 países pelo mundo inteiro. Seus produtos são reconhecidos pela durabilidade e qualidade, e são ferramentas muito práticas para mamães e papais dedicados. 

O aspirador é bem completo, a sucção é oral e conta com um filtro que evita o contado da secreção com a boca. Ufa! Na verdade são quatro filtros, três extras, e tudo isso em um estojo bem moderno e prático, para entrar na rotina e principalmente na malinha do bebê. O coletor e todos os componentes são facilmente removíveis para limpeza. 

Método de Sucção: Sucção oral Material do Bico: Silicone
Acessórios: 3 Filtros extras, estojo Livre de: BPA
Confira o Preço

6. Aspirador Nasal + Refil – Nosefrida (Marca Mais Recomendada de Aspiradores Nasais Infantis)

O modelo da vez é considerado o melhor aspirador nasal de bebê na opinião dos pediatras. Isso porque esta marca, a Frida, é a mais recomendada pelos profissionais da área. Nascida na Suécia e crescida nos Estados Unidos, a marca, hoje, é sinônimo de qualidade em diversos países pelo mundo, inclusive no Brasil. 

O aspirador nasal Nosefrida também funciona via sucção nasal e apresenta um design bem simples: ponteira, tubo, bocal e filtros extras. Tudo isso em um aparelho bem compacto e portátil, mas que não vem com estojo para carregar os filtros extras junto. Mas se procurar, é possível achar com estojo. 

A forte recomendação pelos pediatras tem a ver com o design, também. O formato do produto previne qualquer tipo de dano à membrana nasal do bebê, que é muito sensível. Ele permite até uma pequena margem de movimentos bruscos, mas que sejam do bebê, e não seus! 

Quase todos os pais e mães se mostram satisfeitos nas avaliações, mas a única reclamação encontrada não teve a ver exatamente com o produto, e sim com a falta dos filtros extras. Nós também reclamaríamos, amiga! De resto, elogios ao funcionamento prático, ao poder de sucção e ao efeito relaxante nos pequenos. 

Método de Sucção: Sucção oral Material do Bico: Plástico atóxico
Acessórios: 3 Filtros extras Livre de: BPA
Confira o Preço

7. Aspirador Nasal – Chicco (Opção Simples de Fácil Manuseio)

Agora um modelo manual, diferente de todos que apareceram na lista até agora, mas da mesma marca que o primeiro, a renomada Chicco. O funcionamento é simples, é como um fole, basta posicionar (introduzir) a ponteira na narina do bebê com o fole pressionado. Ao soltar, ele vai desentupir. Rápido, fácil, e com apenas uma mão. 

O bico é macio e confortável para o nariz do bebê, mesmo dos recém-nascidos. E o corpo do aparelho tem formato ergonômico para facilitar o manuseio e movimento de pressionar. Vale lembrar que, para funcionar melhor, o ideal é tampar a outra narina com o dedo.  

É incrível como existem nomes para o muco nasal, os comentários de todos os aspiradores desta lista vêm repletos de “ranho”, “catarro”, “cacas” e “caquinhas”. Um festival de brasilidades que, bem, merece respeito. Mas o importante dos comentários é comprovar a eficiência, a facilidade no uso e a relação custo benefício que o produto apresenta, mas tem quem reclame da ponta ser dura ou instável. Os comentários em outras línguas não trouxeram nomes legais para o muco – não é uma questão de língua, é uma questão de Brasil – mas pelo menos serviram para reforçar os elogios acima, e também as críticas.    

Método de Sucção: Manual Material do Bico: Plástico
Acessórios: Não possui Livre de: Não informado
Confira o Preço

8. Aspirador Nasal – Buba (Com Estojo Prático Para Viagem)

Não pense que os modelos com funcionamento via sucção oral tinham acabado, ainda tem mais um, um bom exemplar! Bem avaliado, completo, prático e acompanha estojo para transporte. Quem apresenta este aspirador nasal é a Buba, que tem quase 20 anos de experiência no mercado de puericultura (infantil). A empresa tem como conceito que cada bebê é único e por isso, se desenvolve criando produtos adaptados, simplificados e inovadores. 

Em um comentário, nas avaliações, um usuário disse que “parece ruim, mas é bom”. E essa é a sensação que fica, pois se trata de um produto bem barato, bem simples, compacto, com aparência quase frágil, mas que surpreende a todos na utilidade e eficiência. Isso é o que chamamos de custo benefício! 

Os principais elogios vão para a facilidade de manutenção, praticidade no uso e qualidade na sucção. Tem quem não gostou do formato mais rígido, mas pelo baixo investimento, pode valer a tentativa. 

Recomendado para bebês desde o nascimento, este aspirador nasal é produzido em silicone, é livre de BPA e Ftalatos, tem um tubo de bom comprimento e um compartimento higiênico que retém o muco e as secreções, com manutenção e limpeza simplificadas.  

Método de Sucção: Sucção oral Material do Bico: Silicone
Acessórios: Estojo Livre de: BPA e Ftalatos
Confira o Preço

9. Aspirador Nasal – NUK (Melhor Aspirador Nasal De Fácil Higienização)

Considerado o melhor aspirador nasal manual do mercado, pelo fácil manuseio, fácil higienização e preço, o penúltimo modelo da nossa lista, que não tem ordem, é apresentado pela NUK, outra velha conhecida dos papais e mamães no universo dos utensílios para bebês. O grupo alemão é talvez um dos maiores nomes mundiais do segmento. 

Este aspirador nasal parece uma pequena sanfona com uma pequena seringa, mas esse design faz bastante sentido, pois a “pegada” é igual a uma seringa (com a diferença da agulha para a ponteira) e a sanfona seria o próprio fole, que produz uma movimentação de ar contrária ao nariz para desentupi-lo. Lembrando que os aspiradores nasais manuais são inseridos nas narinas depois de pressionados, para quando soltar o ar, atuar na desobstrução do canal nasal. O reservatório que comporta o muco retirado é bem fácil de limpar e fica sob a tampa. Na verdade, todo o aparelho é facilmente desmontável para manutenção e limpeza. 

No Brasil, mais elogios do que reclamações, em outros países, também! Os elogios destacaram o funcionamento simples, a higienização fácil, bem como o alcance e o conforto do bico. As críticas foram todas para o mesmo ponto, o poder de sucção. Parece que o formato seringa/fole não é assim, tão espetacular, na hora de sugar o muco nasal dos bebês.  

Método de Sucção: Manual Material do Bico: Silicone
Acessórios: Não possui Livre de: Não informado
Confira o Preço

10. Aspirador Nasal – Lillo (Melhor Aspirador Nasal Barato)

Para fechar a nossa lista, o mais barato dos modelos, ideal para quem quer apenas testar o funcionamento de um aspirador nasal manual. O funcionamento é o mesmo de todos os manuais, como um fole, que deve ser inserido já pressionado no nariz do bebê. 

Quem apresenta este aspirador é a Lillo, uma marca brasileira com mais de 50 anos de experiência no mercado de cuidados com o bebê, com produtos reconhecidos pela qualidade e certificados pelo ISO9001, e que é parte do grupo americano Newell Brands.  

Para desobstruir as vias nasais de bebês (desde recém-nascidos), este aspirador utiliza um fole ergonômico de fácil acionamento e um bico redondo e anatômico que não deixa o conforto de lado ao tocar o pequeno nariz. Para lavar, o processo de desmontagem é bem descomplicado. 

Nas avaliações, clientes divididos, ao passo que alguns se surpreendem com a qualidade em relação ao preço, outros parecem associar o baixo preço a um baixo rendimento. Quem gostou, elogiou não só a relação custo benefício, mas também o contato macio e a praticidade na manutenção e utilização. Quem não gostou, criticou o poder de sucção do aparelho, mas o pior de tudo foi ler que o aspirador “não chupou a caca do nariz da criança” em determinado caso. Clientes divididos é algo bem normal, vale a ponderação, mas depois dessa, declaramos essa lista encerrada.  

Método de Sucção: Manual Material do Bico: Polipropileno
Acessórios: Não possui Livre de: Não informado
Confira o Preço

Como Usar o Aspirador Nasal   

O funcionamento é diferente para cada modelo, mas vamos tentar trazer aqui um pequeno tutorial que vale para todos:

  1. Insira o bico do aspirador em uma das narinas do bebê e tampe a outra narina com o dedo;

  2. Em caso de aspiradores manuais, a inserção deve ser feita com o fole pressionado; 

  3. Manuais – solte o fole. Elétricos – ligue o aparelho. Sucção – sugue com a boca na outra extremidade; 

  4. Retire o coletor ou filtro e remova o muco; 

  5. Jogue fora o recipiente descartável ou realize a limpeza caso o recipiente seja reutilizável. 

PERFUNTAS FREQUENTES SOBRE ASPIRADORES NASAIS 

O que é Aspirador Nasal para bebês?  

Aspiradores nasais são ferramentas manuais ou elétricas que atuam na desobstrução do canal nasal de recém-nascidos e bebês. Através de um bico colocado na narina, o aparelho suga o muco acumulado nas vias respiratórias do bebê. O funcionamento pode ser elétrico, como também através da mão (num movimento de fole) ou pela sucção com a boca. 

Por que usar o Aspirador Nasal?

Bebês e recém-nascidos não têm a capacidade de desobstruir os próprios canais nasais, o que pode ser um forte incômodo ou até causar riscos respiratórios. E como não dá para tirar o muco facilmente, os aspiradores fornecem uma contra corrente de ar que atua na sucção e remoção das secreções acumuladas, sem oferecer risco para o bebê. Por que usar? Porque fica muito mais fácil desentupir o nariz da sua cria! 

Como limpar o Aspirador Nasal do bebê corretamente?

Para realizar a limpeza, basta passar água corrente e morna com sabão no bulbo de borracha ou tubo. Com água dentro, mexa bastante para remover todos os resíduos internos. Feito este processo, aperte até as extremidades para sair todo o sabão, com ajuda de mais água. Para secar, coloque os bocais para baixo, em cima de um pano limpo ou de um copo vazio.