As 10 Melhores Cafeteiras Elétricas de 2021

Procurando pelo melhor cafeteira elétrica para o seu café da manhã? Confira nosso guia de compras e veja nossa seleção das melhores cafeteiras elétricas!

Só de sentir o cheiro do café a gente já sente até um quentinho no coração, né? Pode ser de manhã, depois do almoço, ou no fim de tarde junto com pedaço de bolo. Um cafezinho saboroso e bem feito tem o poder de deixar nosso dia melhor.  

São diversas formas de se preparar um bom café, mas nem todo mundo tem conhecimento, e tempo, para preparações mais elaboradas. E essa é uma das grandes vantagens de se investir em uma cafeteira elétrica, que vai atender as vontades dos amantes do café, melhor ainda se for uma cafeteira elétrica programável.  

Existem cafeteiras para todos os gostos, e bolsos, que contam com funções como programar o horário para preparar o café, ou vaporizar o leite para se ter um creme bem gostoso. Há opções até para quem gosta de outras bebidas quentes, como o chá. Tem um modelo ideal para o gosto de cada consumidor. E qual será a melhor cafeteira elétrica do mercado?  

1. Cafeteira Elétrica Expresso Prima Latte II - OsterA Melhor Cafeteira ElétricaVer Preço
2. Cafeteira Elétrica Expressionist - ElectroluxA melhor Cafeteira Elétrica ElectroluxVer Preço
3. Cafeteira Elétrica Multi-Chá e Café - Hamilton BeachMelhor Cafeteira e Chaleira ElétricaVer Preço
4. Cafeteira Elétrica Coffee Express - PhilcoMelhor Cafeteira Elétrica para Duas XícarasVer Preço
5. Cafeteira Elétrica Flavor - OsterMelhor Cafeteira Elétrica ProgramávelVer Preço
6. Cafeteira Elétrica Day Light - OsterMelhor Cafeteira Elétrica para Café em PóVer Preço
7. Cafeteira Dolce Arome - MondialMelhor Cafeteira Elétrica com Jarra InoxVer Preço
8. Cafeteira Elétrica Pratic - MondialMelhor Cafeteira Elétrica Custo BenefícioVer Preço
9. Cafeteira Elétrica Colors - CadenceMelhor Cafeteira Elétrica PequenaVer Preço
10. Cafeteira CP28 - BritâniaMelhor Cafeteira Elétrica GrandeVer Preço

Como Escolher a Melhor Cafeteira Elétrica

Com todas estas opções você pode se sentir perdido na hora de escolher a melhor cafeteira elétrica. Por isso, a nossa primeira dica é: defina as prioridades para você. Como o tipo de café que você pretende usar, se é o em pó, os sachês ou em cápsulas.  Você também pode reparar no design de cada uma, já que as cafeteiras já estão ocupando um lugar de decoração nas nossas cozinhas.  

  • Filtro Permanente 

As cafeteiras com filtro permanente ajudam a fazer uma economia a longo prazo, pois não será necessário comprar os filtros de papel. Eles são encontrados em forma de cesta ou de cone, e podem ser de nylon ou dourados, este último é conhecido por deixar um sabor melhor no café.  Depois de alguns anos de uso é possível que haja a necessidade de trocar o filtro, mas eles são facilmente encontrados nos sites das marcas das cafeteiras. 

  • Facilidade na limpeza 

Sempre que você for comprar um eletrodoméstico é preciso ter atenção na forma de limpeza, pois é ela que faz com que sua compra tenha uma vida mais longa. Ter uma cafeteira elétrica fácil de limpar vai simplificar sua rotina e garantir que ela esteja sempre em bom estado. Alguns modelos têm a opções de retirar o filtro permanente, para lavá-lo. Há opções que também contam com depósito de resíduos, e até ciclo especial para limpeza. Não deixe de verificar se a jarra é de fácil manutenção.  

Existem máquinas que se desmontam para poder ir à máquina de lavar, inclusive o filtro removível. Isso traz muita praticidade, além de evitar o mau cheiro.   
 

  • Capacidade de preparo 

Você está fazendo café para uma família grande, para todo o pessoal ou escritório, ou quer uma cafeteira para duas pessoas, ou até para uma só?! Essa é uma característica que você tem que levar em consideração quando for fazer sua escolha. Comprar uma cafeteira com reservatório menor, pode não dar vasão a necessidade da sua casa ou escritório, mas comprar uma grande pode acabar desperdiçando café e gerando gastos à toa. 

  • Funções Extras 

As funções extras são o plus a mais para quem quer um café para lá de especial. Hoje em dia você pode ter um café de shopping em casa, e com praticidade. Alguns modelos têm a opção de vaporizar o leite e fazer capuccinos, ou até serem usadas como chaleiras, para esquentar a água para o chá, ou para outros preparos. As cafeteiras mais incrementadas têm funções variadas, e você pode escolher o que tem mais a ver com seu gosto. 


Tipos de cafeteira elétricas 

As cafeteiras têm características prevalentes, que dividimos em quatro formatos para que você entenda bem as suas diferenças, e saiba escolher qual a melhor cafeteira elétrica para você.  

  • Cafeteiras elétricas com jarra  

Essa pode parecer uma característica óbvia, pois, as cafeteiras mais tradicionais normalmente são com jarras. Mas hoje em dia há as opções que já servem o café direto na xícara. Então, fique atento na forma de servir da cafeteira que você mais gostou. Verifique os diferentes tipos de jarras também, as de vidro são as mais comuns e fáceis de limpar. A opção de inox pode ser térmica, e ajudar a manter o café quentinho por mais tempo. Vamos te apresentar a melhor cafeteira elétrica com jarra de inox. 

  • Cafeteiras elétricas com duas xícaras  

Este é um modelo relativamente novo no mercado. É bem eficaz para casas que moram apenas duas pessoas, onde uma jarra pode desperdiçar café, mas uma máquina que serve uma xicara por vez impossibilita o casal de tomar seus cafés quentinhos ao mesmo tempo. Ela vai dos modelos simples aos profissionais.  

  • Cafeteiras elétricas com base de aquecimento  

Esse é um ótimo diferencial para se procurar em uma cafeteira, principalmente se as pessoas que vão tomar o café não podem fazê-lo ao mesmo tempo. Isso porque a base de aquecimento consegue manter o café quente por até duas horas, normalmente, e depois desliga automaticamente.  

  • Cafeteiras elétricas com opção de usar cápsulas 

Os cafés em cápsulas vieram para ficar. Há quem goste da diversidade dos sabores, e há aqueles que ainda preferem o bom cafezinho em pó. Para agradar a todos os gostos, existem cafeteiras que aceitam pó, as cápsulas e até sachês.  Seja qual o tipo de café que você goste, tem uma cafeteira para você.  


As 10 Melhores Cafeteiras Elétricas de 2021 

Com tantas opções é normal você ficar com algumas dúvidas: qual a melhor cafeteira elétrica? Vale a pena comprar uma cafeteira elétrica barata? Afinal, qual cafeteira elétrica devo comprar? Se esse é o seu caso, você está no lugar certo. E se você está em busca de um presente de Natal certeiro, na lista abaixo você vai encontrar algumas opções de cafeteiras elétricas ideais para presentear uma pessoa querida. 


1. Cafeteira Elétrica Expresso Prima Latte II – Oster (A Melhor Cafeteira Elétrica)

Esta cafeteira vai te dar a sensação de estar em uma cafeteria, só que dentro da sua casa. Ela conta com uma bomba profissional, feita na Itália, e com uma pressão que garante a densidade de um expresso bem gostoso. Com ajuda dos sensores térmicos a temperatura é ideal durante todo o preparo. E logo que a máquina atingir a quantidade solicitada, ela para automaticamente. 

Um dos seus diferenciais é o recipiente para leite e o bico espumador, que prepara leite espumado para incrementar diversos tipos de café lattes, como cappuccinos, lattes ou lattes macchiatos, basta selecionar a opção desejada. A máquina aceita o tradicional café em pó, sachês e cápsulas. Porem só podem ser usadas cápsulas originais da marca Nespresso. Se compara a melhor cafeteira elétrica de capsula. Tem opção para o gosto de todos os amantes de café.   

Sua especialidade é cafés, ela não faz outras bebidas. Apesar disso, algumas pessoas usam o leite espumado para incrementar um chocolate quente. O reservatório de leite pode ser guardado cheio na geladeira, o que evita desperdícios. 

Por contar com todas estas funções, seu preço não é dos mais baixos, mas toda sua praticidade e diversidade de cafés, se pagam. 

Capacidade: Preparar até 10 cappuccinos, reservatório de 600ml para leite e outro para água Tipo de Filtro: Filtro permanente, permite também usar sachês ou capsulas
Funções: Espresso, Latte, Latte Machiato e Capuccino. Prepara até dois cafés ao mesmo tempo Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

2. Cafeteira Elétrica Expressionist – Electrolux (A melhor Cafeteira Elétrica Electrolux)

De cara, esta cafeteira lembra as cafeteiras mais tradicionais. Mas, além de ter um acabamento premium, conseguir preparar uma grande quantidade de café em um tempo curto, ela conta com algumas funções extras.  

Para começar, o AromaStrength é um seletor em que você pode escolher a intensidade do aroma, e deixar toda sua casa com aquele perfume delicioso de café fresquinho. O painel HighContrast, de LCD, permite que ela seja programável, com timer de até 24 horas e função de desligamento automático.  

Continuando nos diferenciais tecnológicos, a cafeteira da Electrolux conta com um filtro de água de carvão ativo, o PureAdvantage. Ele é uma garantia de que a água está sempre pura, e seu gosto não irá influenciar no sabor final do café.  

O filtro é permanente, do tipo dourado, o que faz com que o uso de filtro de papel não se faça necessário. Ela á melhor cafeteira elétrica com filtro permanente, já que o tipo dourado é conhecido por sua qualidade. Porém, há quem diga que com o uso do filtro o café fica mais puro, para quem pensa assim, ela tem a opção de usar o filtro de papel.  

A jarra de vidro refratária tem ótima capacidade, de 1,5L, ou seja, dá para fazer café para muitas pessoas. E a base de aquecimento mantém o café aquecido por até duas horas. Seu reservatório é removível, e proporciona uma limpeza mais profunda.  

Capacidade: De 6 até 30 xícaras Tipo de Filtro: Filtro Permanente Dourado
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

3. Cafeteira Elétrica Multi-Chá e Café – Hamilton Beach (Melhor Cafeteira e Chaleira Elétrica)

O grande diferencial dessa cafeteira é que são dois aparelhos em um só produto. Uma ótima cafeteria elétrica, junto de um dispenser de água quente, que também atende pelo nome de chaleira, e esquenta a água muito rapidamente.  

Os dois sistemas funcionam de maneira independentes, ou seja, você pode esquentar a água para diversas preparações, ao mesmo tempo que programa a cafeteira. Ambos podem ser programados para ligar automaticamente com até 24 horas de antecedência, e contam com o desligamento automático após 2 horas.  

 A jarra de vidro tem capacidade para 35 cafés, apenas feitos com pó de café. O filtro é do tipo Advantage Cone, um dos melhores. A saída de água é suficiente para um copo por vez. É uma cafeteira grande, mas com um design aprimorado, como das máquinas profissionais.   
 

Capacidade: Até 35 xícaras de café, 950 ml no reservatório Tipo de Filtro: Filtro Descartável
Funções: Cafeteira e Chaleira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

4. Cafeteira Elétrica Coffee Express – Philco (Melhor Cafeteira Elétrica para Duas Xícaras)

Uma cafeteira com cara de profissional, que possui bico vaporizador para deixar os cafezinhos mais espumantes e cheios de sabor. Essa é uma opção para quem quer beber um café sempre feito na hora, pois não há jarra, ele é servido direto no copo, ou nos copos, já que é possível preparar dois cafés ao mesmo tempo.  

 Ela é para ser usada com o tradicional café em pó ou com café moído, e já vem com colher medidora e socador. O reservatório de água tem capacidade para até 1600ml, e é possível ver a indicação do nível da água.  

Ela conta com um depósito de resíduos removível, para deixar a limpeza mais prática. Seu filtro é permanente, em aço, e tem uma saída para cada xícara. 
 

Capacidade: Reservatório de água de 1600 ml Tipo de Filtro: Filtro permanente em aço
Funções: Preparo de 2 xicaras simultaneamente Sistema corta-pingos: Não
Confira o Preço

5. Cafeteira Elétrica Flavor – Oster (Melhor Cafeteira Elétrica Programável)

Esta é uma das cafeteiras indicadas para quem tem uma família numerosa, ou vai fazer café para o pessoal do escritório. Sua jarra é grande e é possível preparar até 36 xícaras de café de uma só vez. Para ter o café fresquinho na hora certa, ela conta com uma função para programar o preparo do café. Depois de pronto, ela o mantém quente por até duas horas. Depois deste tempo, se você quiser aquecer o café que já está na jarra, basta ligar novamente.  

E não é só o horário do preparo que você pode personalizar, o modelo conta com um seletor de intensidade para o pó do café, isso te possibilita escolher entre o preparo de um café mais forte, ou mais fraco, de acordo com seu gosto.  

Com acabamento em inox escovado, ele é encontrado nas cores vermelho e prata. A cafeteira da Oster vem com o filtro permanente feito de nylon e removível para limpeza. O formato do filtro não é o mais usado no Brasil, e pode deixar passar resíduos do pó de café.  

Para limpá-la é bem fácil, o ciclo especial de limpeza faz o trabalho. Precisa apenas colocar a água no reservatório e clicar no comando de limpeza. 
 

Capacidade: Até 36 xícaras de 42ml de café, jarra com capacidade de 1,5L Tipo de Filtro: Filtro permanente
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Não
Confira o Preço

6. Cafeteira Elétrica Day Light – Oster (Melhor Cafeteira Elétrica para Café em Pó)

Este modelo de cafeteira da Oster tem todo o conforto da cafeteira tradicional, mas com as comodidades de uma cafeteira mais moderna. Ela conta com um sistema em que você pode programar para que horas quer que o comece a ser passado, em período de até 24 horas. Depois do café prontinho, a cafeteira deixa o café aquecido por duas horas, e depois desliga automaticamente. O sistema para agendar o horário do preparo do café é bem intuitivo, mas pesquisar em sites confiáveis na internet pode ser mais simples do que entender o manual.     

Ela vem com filtro permanente, que gera uma boa economia, além de ser bom para o meio ambiente. Porém, para aqueles que preferem um café passado no filtro de papel, ela dá está opção. É possível usar o filtro 103.  
 

Capacidade: Até 30 cafés de 40ml, jarra com capacidade de 1,2L Tipo de Filtro: Filtro permanente
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

7. Cafeteira Dolce Arome – Mondial (Melhor Cafeteira Elétrica com Jarra Inox)

Nos modelos tradicionais a Dolce Arome, da Mondial, sai na frente com sua jarra termica em inox. Algumas pessoas acreditam que as jarras de vidro são mais fáceis de limpar, mas não tem como argumentar que as de inox tem uma vida útil muito maior, por serem bem mais resistentes. Além do que, podem ser levadas a mesa que ainda assim vão manter o café quentinho por mais tempo, o que faz ser a melhor cafeteira elétrica térmica e melhor cafeteira elétrica que mantem o café quente.  

No quesito modernidade, ela conta com o filtro removível, aquele que dispensa a necessidade do filtro de papel. Mesmo assim, para os que gostam, pode ser o usado o filtro 103. A tampa que dá para o filtro é bem ampla, o que ajuda na hora de fazer a limpeza.  

Na lateral você pode acompanhar o nível da água pode dosagem. Junto da cafeteira vem uma olha colher dosadora, para facilitar o preparo. Com um sistema corta pingos bem eficiente, é possível ir servindo o café à medida que ele vai sendo preparado. Só é preciso ter atenção, pois a cafeteira não desliga automaticamente. 

Capacidade: 15 xícaras, jarra com capacidade de 600ml Tipo de Filtro: Filtro permanente
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

8. Cafeteira Elétrica Pratic – Mondial (Melhor Cafeteira Elétrica Custo Benefício)

Se a sua prioridade é cafeteira com custo benefício, a Pratic, da Mondial, pode ser uma boa opção para você. Ela tem jarra de vidro super-resistente a choque térmico, e que pode ser lavada na lava-louças, o que ótima o seu tempo.  

A chapa tem aquecimento automático, e é antiaderente. Outra característica que facilita na hora da limpeza. Por falar em limpeza, o filtro, que é removível também vai na máquina. Além de dispensar o uso de filtro de papel, representando uma boa economia a longo prazo.  

Seu design é certeiro, bem tradicional, na lateral é possível ver o indicador de água. Disponível na cor preta, ela é uma compra certa para quem quer apenas degustar de um café fresquinho. 

Capacidade: 17 xícaras, reservatório de água de 700ml Tipo de Filtro: Filtro de papel
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

9. Cafeteira Elétrica Colors – Cadence (Melhor Cafeteira Elétrica Pequena)

Não só é a melhor cafeteira elétrica pequena, como a cafeteira elétrica mais charmosa. A Colors, da Cadence está disponível nas cores amarela, vermelha, rosa, branca e preta. Mas nem todas estão disponíveis facilmente nas lojas físicas, então se você quer muito uma cor, o melhor é buscar online. Elas dão um toque de cor que pode complementar a decoração da sua cozinha.  

Mas vamos falar da cafeteira em si. Desenvolvida para quem deseja passar dois cafezinhos ao mesmo tempo, e direto na xícara, que inclusive vem junto da cafeteira. Ela acompanha duas xícaras de porcelana, na medida certa para o café. Esta cafeteira não é própria para o uso de jarra, e seu compartimento é para 300ml.   

Ela é facílima de se usar, já vem com a colher medidora, e você só precisa colocar água no recipiente, a quantidade de preferência do pó de café e ligar. Em alguns minutos dois cafezinhos vão estar deixando o ambiente mais perfumado.  

Para segurança de quem usa, a cafeteira tem proteção contra superaquecimento, além de uma bandeja que é antiderrapante, para evitar acidente com as xicaras, e removível, para deixar a limpeza mais prática. 
 

Capacidade: Prepara 2 cafés de 120ml ao mesmo tempo com reservatório é de até 240ml Tipo de Filtro: Permanente
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

10. Cafeteira CP28 – Britânia (Melhor Cafeteira Elétrica Grande)

Essa é a opção mais básica dentre as cafeteiras que mostramos, e também a melhor cafeteira elétrica para escritório por render até 28 xícaras. Além disso, tem uma boa qualidade, e cumpre muito bem com o que promete. Ela é bem simples de usar, e já vem com a colher medidora, possui um reservatório de água de 1 litro, com graduação que mostra a quantidade de água necessária para o preparo dos cafés.  

Ela tem filtro permanente, que pode ser retirado para fazer a limpeza, mas também aceita o uso de filtro de papel. Com o sistema corta pingos o café pode começar a ser servido ainda durante o preparo, para aqueles que não querem esperar para tomar um café fresquinho. O modelo também conta com uma placa de aquecimento, para manter a temperatura do café que já está na jarra. 
 

Capacidade: Até 28 xícaras Tipo de Filtro: Permanente
Funções: Cafeteira Sistema corta-pingos: Sim
Confira o Preço

Como usar a Cafeteira Elétrica 

Muita gente está acostumada a passar o café manualmente, e pode estranhar ao ver todas as possibilidades das cafeteiras elétricas. Mas no geral, o modo de preparo do café é simples, o ideal é que sempre sejam seguidas as instruções que vem junto da cafeteira, mas vamos dar um passo a passo bem básico, para mostrar que não tem segredo.  

1. Tenha em mãos o pó de café da sua preferência: é melhor que ele esteja guardado em um recipiente hermético. É importante dar atenção isso já que o café absorve odores.  

2. Coloque o coador na cesta para filtros: A quem use filtros de pano ou de papel, hoje em dia muitas cafeterias elétricas vêm com filtros permanentes, que dispensa o uso destes outros. Se esse for o caso, se certifique de que o filtro esteja limpo antes de começar o preparo.  

3. Hora de colocar o café na cafeteira: alguns modelos vêm com uma colher medidora. O mais usual é uma colher de sopa para cada 100ml de água, mas pode variar de acordo com a máquina.  

4. Meça a quantidade de água de acordo com a quantidade de pó utilizado: o melhor é usar água filtrada. Para colocar a quantidade ideal você pode usar a marcação da jarra, o verificar se na lateral da máquina de café não tem as medidas. Não derrame a água direto no pó, coloque-a no recipiente próprio, isso pode evitar danos a máquina. 

 5. Coloque sua cafeteira na tomada e ligue-a: Os modelos mais simples vão começar a funcionar assim que você apertar o botão de ligar. No caso de cafeteiras com mais funcionalidades, é provável que precisará fazer ajustes manuais.  Aguarde até que a água termine de passar pelo filtro, e seu café já estará fresquinho.  

Sempre higienize sua máquina depois de usá-la. No manual você vai encontrar as informações necessárias para fazer a limpeza.  


Perguntas Frequentes Sobre Cafeteiras Elétricas

Como limpar a cafeteira elétrica?

No manual da cafeteira você poderá encontrar a melhor forma de higienização, algumas máquinas podem ser mais complicadas que outras. Vamos dar algumas dicas que servem para a grande maioria das cafeteiras.  

Comece a desligando da tomada, e espere até que ela esteja fria. Você vai precisar de um pano úmido com gotinhas de detergente neutro, não coloquei a cafeteira imersa em água de maneira alguma. Com o pano limpe a placa aquecedora, com cuidado para que não danifique o antiaderente. 

A maioria dos filtros permanentes podem ser retirados para lavar, alguns podem ir até na máquina. Lave-os bem, principalmente os de nylon ou tecido. Deve-se lavar também a colher medidora.  

O porta filtro também deve ser limpo, e bem seco. Você limpar a parte interna do reservatório com o pano úmido.  

Qual a melhor forma de guardar o café em pó?

A grande maioria das cafeteiras elétricas usam o café em pó. E a qualidade deste pó de café diz muito sobre o sabor final da sua bebida. Por isso se deve ter cuidado ao guardá-lo, o ideal é que ele fique longe da luz, e livre de oxigênio.

Uma embalagem hermética pode ajudar, mas uma dica é usar elásticos de dinheiro para fechar completamente o café dentro de sua própria embalagem. Quando o café não é retirado da embalagem ele tem menos contato com o oxigênio.

Quais as vantagens da cafeteira elétrica?

  
Não é necessário se ter um grande conhecimento em cafés para usar uma cafeteira elétrica, muitas vezes a chances de errar são menores do que quando o café é preparado manualmente.

Fora isso, a máquina faz todo o trabalho para você, o que facilita para se ter café fresquinho a qualquer hora do dia, em casa ou no trabalho. Com as funções extras, as vantagens da cafeteira elétrica aumentam, afinal, quem não gosta de ter um capuccino servido em casa?  

Usar cafeteiras elétricas para decoração também é uma tendência, elas ficam muito bem como elemento de destaque na cozinha ou sala de estar.