Os 10 Melhores Climatizadores de Ar de 2022

Procurando pelo Melhor Climatizador de Ar? Confira nosso guia de compras com os Melhores Climatizadores de Ar e entenda qual é a melhor opção para você!

Não é um “ventilador melhorado”, muito menos um aparelho de ar-condicionado, um climatizador de ar funciona diferente, quase como uma união dos dois. Assim como um aparelho de ar-condicionado, ele é pensado e projetado para todo o cômodo, e assim como um ventilador, ele é portátil e de fácil manuseio.

Além disso, um climatizador de ar ainda pode desempenhar outras funções, como umidificar, filtrar e até purificar o ar do ambiente. 

Trata-se de um aparelho completo e, dependendo do clima da casa ou região, um aparelho essencial. Os modelos vêm em diversos tamanhos e capacidades, e apresentam diferentes funcionalidades e recursos extras.

E organizar isso tudo na sua cabeça é exatamente o nosso papel aqui. Neste artigo você vai pegar dicas, esclarecer dúvidas e conhecer as melhores marcas e modelos de climatizadores de ar. 

1. Climatizador de Ar AKAP1 - MideaMelhor Climatizador de Ar Com Bolsa de GeloVer Preço
2. Climatizador de Ar Nobille CLM20-02 – VentisolMelhor Climatizador de Ar Com Reservatório GrandeVer Preço
3. Climatizador de Ar Nobille CLM10-01 – VentisolEficiente e SilenciosoVer Preço
4. Climatizador de Ar Pcl1f – PhilcoCom Função TimerVer Preço
5. Climatizador de Ar Pcl1qf – PhilcoMelhor Climatizador de Ar Quente e FrioVer Preço
6. Climatizador de Ar Climatize Compact – CadenceMelhor Climatizador de Ar Custo BenefícioVer Preço
7. Climatizador de Ar Fresh Air CL-03 – MondialClimatizador de Ar Mais VendidoVer Preço
8. Climatizador de Ar Compacto Smart 3 - ElginMelhor Climatizador de Ar Com IonizadorVer Preço
9. Climatizador de Ar Ionizador BCL04FI - BritâniaBoa Opção Com Ionizador e Controle RemotoVer Preço
10. Climatizador de Ar BCL01F - BritâniaMelhor Climatizador de Ar BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Climatizador de Ar  

Na hora de pesquisa, para identificar exatamente qual é o melhor climatizador de ar para você, é preciso, a princípio, ficar de olho nisso: 

  • Confira Sua Classificação Energética  

Para quem não sabe, a classificação de eficiência energética, ou selo Inmetro, realiza a avaliação dos produtos em relação ao seu nível de consumo energético, dando notas de G até A+, sendo, obviamente, A+ para a melhor eficiência energética e G para a pior relação consumo versus eficiência possível. 

E os climatizadores de ar merecem atenção neste quesito, pois são aparelhos que costumam ficar ligados por bastante tempo, noites inteiras e até de forma quase ininterrupta. Portanto, confira a classificação energética de cada modelo antes de comprar. Quanto mais perto do A+, melhor para o seu bolso e para o planeta. 

  • Reservatórios Maiores São Mais Vantajosos  

Os climatizadores de ar dependem de um reservatório de água para trabalhar, que inclusive pode ser alimentado, adicionalmente, com gelo, para aumentar ainda mais o poder de resfriamento do aparelho. 

Isso significa que você vai ter que lidar com um reservatório de água, que precisa ser preenchido de tempo em tempo, mas de forma muito simples. E para facilitar a sua vida, o ideal é tentar optar por modelos com grandes reservatórios, pois estes vão reduzir a manutenção e aumentar o tempo e o poder de resfriamento. 

  • Modelos Que Possuem Ciclo Quente São Mais Versáteis  

Além do tradicional ciclo frio, alguns modelos apresentam a opção de ciclo quente, o que proporciona um atendimento completo às necessidades da família, ou empresa, em qualquer estação do ano ou temperatura local. 

É claro que estes são os modelos mais caros, mas para quem vive em locais com fortes oscilações de clima e estações rigorosas, como a região sul e sudeste do Brasil, por exemplo, pode ser um investimento que vale a pena, pois com um climatizador de ar de ciclo quente e frio em casa, ninguém passa apuro, nem por calor, nem por frio. 

  • Conheça Suas Possíveis Funções Extras  

O climatizador de ar vale a pena não só pelo fato de resfriar ou esquentar um ambiente, alguns modelos trazem funções e recursos extras que valorizam a experiência como um todo: 

Controle remoto:  

Não é novidade para ninguém que tudo fica melhor com controle remoto, então nem precisamos explicar muito essa função extra, certo? 

– Timer: 

Esta função é principalmente voltada para quem passa a noite com o climatizador de ar ligado. Com a função Timer é possível programar o aparelho para desligar dentro de determinado tempo, evitando enormes gastos energéticos e até acidentes.  

– Controle de Velocidade: 

Normalmente dividida em baixa, média e alta, a velocidade fica no controle do usuário, que ajusta o fluxo de ar conforme preferência ou necessidade. 

Sistema de Filtragem Dupla do Ar:  

Alguns modelos fazem um processo de filtragem dupla do ar através de um sistema com filtro e pré-filtro, que elimina as impurezas, além de ser antibacteriano e antimofo. Estes filtros são geralmente removíveis e fáceis de limpar. 

– Indicador de Nível de Água:  

Como os climatizadores de ar dependem muito do reservatório, um indicador do nível de água é um recurso extra muito útil, pois antes de acabar a água do recipiente, o usuário já é informado para fazer o devido abastecimento. 

– Ionizador:  

O ionizador é um dispositivo, dentro do climatizador de ar, que faz uso das propriedades químicas dos íons negativos para contribuir na purificação do ar de ambientes fechados. Quando você ouvir falar em ionizador, lembre-se que tem a ver com o processo de purificação. 


Os 10 Melhores Climatizadores de Ar de 2022  

Agora, depois destas dicas gerais, já podemos soltar o trocadilho a seguir. Deu para entrar no clima?! Se sim, aqui vão os melhores modelos de climatizador de ar do mercado. Se não, aqui vão os melhores modelos de climatizador de ar do mercado, para você entrar de vez no clima! 


1. Climatizador de Ar AKAP1 – Midea (Melhor Climatizador de Ar Com Bolsa de Gelo)

Para começar a nossa lista, um modelo da Midea, marca chinesa bem conhecida, com presença mundial e mais de 50 anos de experiência segmento de eletrodomésticos. E este modelo é um dos candidatos a melhor climatizador de ar frio do mercado, isso porque ele entrega qualidade, funções extras, facilidade no transporte e tem um design bem elegante e moderno. 

O climatizador de ar AKAP1, além de ventilar em três velocidades ajustáveis, também purifica e umidifica o ar. Sua oscilação pode ser horizontal, vertical ou multidirecional. Seu reservatório é removível e de fácil abastecimento, além de ter um indicador do nível de água. Seu processo de filtragem é realizado em três etapas, garantindo a alta qualidade do ar do ambiente onde está funcionando. 

As funções extras que o modelo apresenta são o controle remoto, timer para desligamento automático e função brisa. Outro diferencial legal é que este climatizador de ar da Midea vem com duas bolsas de gel, para serem congeladas e inseridas no reservatório, de modo a garantir um resfriamento ainda mais potente. 

Na opinião dos usuários, este climatizador de ar resfria o quarto muito bem, pois este é o principal ponto de destaque encontrado nas avaliações. Outras características valorizadas foram o funcionamento silencioso e o design elegante. 

Vazão de Ar: 370 m3/h Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 4,5L sem as bolsas, 4L com as bolsas Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade, Filtragem tripla e Indicador de nível de água
Confira o Preço

2. Climatizador de Ar Nobille CLM20-02 – Ventisol (Melhor Climatizador de Ar Com Reservatório Grande)

Quem apresenta o segundo modelo da nossa lista – que não tem ordem – é a Ventisol, marca conhecida entre os brasileiros, com mais de 20 anos de atuação no mercado de ventilação e climatização, que é muito valorizada pela confiança e qualidade de seus modelos. 

Este é talvez o melhor climatizador de ar grande porte do mercado, considerando o tamanho do reservatório, que impressiona com seus 20 litros de capacidade. O Nobille CLM20 também não para na ventilação em três velocidades, ele umidifica e filtra o ar antes de espalhá-lo com oscilação horizontal pelo ambiente. Em relação aos recursos extras, podemos destacar o controle remoto, o desligamento automático temporizado, bem como o ajuste de velocidades e a função brisa.  

Nas avaliações deixadas por quem já usou, muitos elogios ao poder de ventilação, ao funcionamento silencioso e ao resfriamento em ambientes pequenos, mas o destaque mesmo é a capacidade do reservatório de água, que é realmente muito maior em relação aos outros modelos, mas sem refletir no tamanho total do aparelho, que é bem normal e semelhante ao tamanho de seus principais concorrentes. Vale lembra que assim como o modelo anterior, ele vem com rodinhas para instalação. 

Vazão de Ar: 1500 m3/h Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 20L Recursos Extras: Controle Remoto, Timer, Controle de Velocidade e Indicador de nível de água
Confira o Preço

3. Climatizador de Ar Nobille CLM10-01 – Ventisol (Eficiente e Silencioso)

Também da Ventisol, este modelo tem um reservatório um pouco mais modesto, mas que mesmo assim, ainda tem mais que dobro do tamanho dos reservatórios dos modelos nesta lista. É, parece que os modelos de climatizadores da Ventisol focam bastante na capacidade do reservatório de água, algo que pode ser considerado um grande diferencial, pois diminui o trabalho do usuário e melhora o desempenho do produto. 

As características são semelhantes ao modelo anterior, afinal, podemos dizer que é uma versão igual, mas com capacidade para até 10 litros e sem controle remoto. De resto, este climatizador de ar mantém as três velocidades ajustáveis, a filtragem, a umidificação, o timer e a oscilação horizontal. 

Conforme as opiniões dos usuários, trata-se do melhor climatizador de ar frio silencioso do mercado. Um usuário, inclusive comparou a outras marcas que já teve e disse que este é “de longe” o menos barulhento. Outros elogios foram direcionados para a eficiência no resfriamento de ar em ambientes compactos e também para o desempenho na umidificação do espaço. 

Vazão de Ar: 1440 m3/h Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 10L Recursos Extras: Timer, Controle de velocidade e Indicador de nível de água
Confira o Preço

4. Climatizador de Ar Pcl1f – Philco (Com Função Timer)

Considerado o melhor climatizador de ar residencial do mercado na opinião de alguns usuários, este modelo é trazido pela Philco, que nem precisa de uma apresentação, a marca americana com 130 anos de experiência no segmento de eletrodomésticos já é um nome que dá confiança a qualquer cliente em qualquer lugar do mundo. 

O principal motivo que suporta a opinião dos usuários é a altura deste climatizador de ar, que é um pouco mais alto do que a média e proporciona uma ventilação com uma abrangência maior. Outros elogios vão para o poder de resfriamento e ventilação, mas não podemos ignorar um ponto importante aqui: parece que para tirar o reservatório para lavar é meio chatinho, sendo necessário, inclusive, desparafusar. 

E relação às funções do modelo, ele é considerado um modelo “4 em 1” pelas quatro funções desempenhadas, ele ventila, umidifica, evapora e purifica em três velocidades e diversas oscilações ajustáveis. O Pcl1f ainda tem timer, filtro e pré-filtro antibacteriano e antimofo removíveis, indicador de nível de água no reservatório e controle remoto. 

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 4,5L Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade, Filtragem dupla e Indicador de nível de água
Confira o Preço

5. Climatizador de Ar Pcl1qf – Philco (Melhor Climatizador de Ar Quente e Frio)

E se o anterior era um climatizador de ar Philco 4 em 1, este é um modelo 3 em  1, mas com uma função bem diferente, além de ventilar (resfriar) e umidificar, o Pcl1qf também tem um ciclo quente, que aquece o ambiente. Portanto, se você queria saber qual o melhor climatizador de ar quente e frio do mercado, este pode ser um ótimo candidato. 

O resto é bem parecido, exceto pelos dois níveis de potência. Este climatizador de ar também tem timer, filtro e pré-filtro removíveis (antibacteriano e antimofo), indicador de nível de água e controle remoto. A má notícia é que o processo de desparafusar para retirar o reservatório também foi herdado por este modelo. 

Nas avaliações deixadas por quem já comprou, a função aquecedor parece agradar mais que o ciclo frio, que foi criticado em alguns comentários pelo fraco poder de resfriamento. Ainda assim, é possível encontrar quem tenha gostado de tudo no produto e até elogiado o vento frio.  

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Quente e Frio
Volume Reservatório: 4,5L Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade, Filtragem dupla e Indicador de nível de água
Confira o Preço

6. Climatizador de Ar Climatize Compact – Cadence (Melhor Climatizador de Ar Custo Benefício)

Agora, um modelo que é visto como o melhor climatizador de ar torre no quesito custo benefício, pois mesmo diante de um preço relativamente baixo em relação à média do mercado, este climatizador de ar é bem completo e prático, e bastante elogiado pela maioria dos usuários, que ressaltam o poder de resfriamento, a distribuição de ar, o funcionamento silencioso e claro, o investimento em relação aos benefícios que o produto oferece. A marca é a Cadence, um nome brasileiro já bem conhecido pelos seus 20 anos de atuação no mercado de eletrodomésticos. 

Considerando o preço, este pode ser o melhor climatizador com gelo do mercado, pois ele acompanha duas bolsas de gelo já adaptadas para o seu reservatório. Além disso, o Climatize é um 3 em 1, ele ventila, umidifica e circula o ar em três velocidades e com boa distribuição pelo ambiente, através de suas aletas de movimentação automática. Seu filtro e reservatório são facilmente removíveis para lavagem. Ele acompanha alça de transporte e rodinhas (como quase todos da lista) e tem capacidade para até 3,7 litros de água.  

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 3,7L Recursos Extras: Controle de velocidade e Indicador do nível de água
Confira o Preço

7. Climatizador de Ar Fresh Air CL-03 – Mondial (Climatizador de Ar Mais Vendido)

A Mondial é quem traz o Fresh Air, que disputa para ser o melhor climatizador de ar 4 em 1 não somente pela qualidade, mas também pelo quesito custo versus benefício, afinal, trata-se de um modelo até mais barato que o anterior, e com valores bem competitivos. A Mondial também é bem conhecida entre os brasileiros, seus ventiladores e AirFryers são seus produtos mais clássicos nos seus 20 anos de atuação no segmento de eletrodomésticos portáteis.  

As funções do Fresh Air são: ventilação, umidificação, filtragem e climatização. Tudo isso em três velocidades ajustáveis, no modo normal, brisa e sleep (que inclui a função timer para a utilização durante a noite). O sistema de filtragem é duplo e facilmente removível para lavagem, assim como o reservatório de água, com capacidade para até 3,2 litros. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, os destaques vão para o tamanho compacto, poder de ventilação e raio de circulação. As poucas críticas vão para as luzes que não se apagam durante a noite e o barulho, pois este modelo não parece ser dos mais silenciosos – mesmo assim, um usuário disse adorar o barulho de água caindo durante a noite que o produto faz no ciclo frio.  

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 3,2L Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade, Filtragem dupla e Indicador de nível de água
Confira o Preço

8. Climatizador de Ar Compacto Smart 3 – Elgin (Melhor Climatizador de Ar Com Ionizador)

O modelo da vez é trazido pela Elgin, marca que surgiu em 1952 no mercado brasileiro e se aperfeiçoou na parte de aparelhos de refrigeração, inclusive criando uma divisão específica para isso. O Smart 3 é um climatizador de ar bem básico, mas que apresenta um diferencial bem legal, o ionizador. 

Além de ser leve e compacto, oferecer três velocidades ajustáveis e oscilação para uma melhor distribuição de ar, este climatizador de ar possui ionizador, um dispositivo que atua nas propriedades químicas dos íons negativos de modo a tornar o ar mais puro à sua volta. 

Considerando as opiniões dos usuários, dá para se animar. Frases como “a melhor aquisição que já fiz” ou “não tenho palavras para dizer o quanto esse climatizador é bom”, sem dúvida, dão bastante segurança ao consumidor. Parece que o modelo básico surpreende. Uma usuária, inclusive, disse que o produto já funciona muito bem, mesmo sem adicionar gelo. Mas nós adicionaríamos, só para ver se ainda melhora! 

Vazão de Ar: 300m3/h Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 3,5L Recursos Extras: Controle de velocidade, Indicador de nível de água e Ionizador
Confira o Preço

9. Climatizador de Ar Ionizador BCL04FI – Britânia (Boa Opção Com Ionizador e Controle Remoto)

Para quem achou que parava no “4 em 1”, este modelo de climatizador de ar é um “5 em 1”, ele é capaz de ventilar, umidificar, purificar, climatizar e até ionizar. Seu sistema de ionização tem tecnologia Virus Protect, que evita a proliferação de bactérias, fungos e vírus através do ar.  

Quem apresenta o BCL04FI é a Britânia, outro nome brasileiro, clássico no mercado de eletrodomésticos, com quase 70 anos de experiência e satisfação de clientes. Além da atuação quíntupla, este modelo conta com controle remoto para ajuste de três velocidades, oscilação e temporizador.  

Quem comprou, elogiou a praticidade de transporte, o controle remoto, o desempenho durante a noite e o silêncio na operação. Mas devemos citar alguns alertas. Primeiro, a indicação para ambientes pequenos, pois parece que o BCL04FI não é tão bom para grandes cômodos. Segundo, para o reservatório, que parece não ser completamente removível para limpeza, de qualquer forma, não ficou claro se isso dificulta tanto para lavar. 

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 3,2L Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade, Filtragem dupla e Indicador de nível de água
Confira o Preço

10. Climatizador de Ar BCL01F – Britânia (Melhor Climatizador de Ar Barato)

Para finalizar a nossa lista, outro modelo da Britânia e outro modelo que se destaca na relação custo benefício. Trata-se de um modelo “3 em 1” que umidifica, resfria e ventila, com oscilação e velocidade ajustáveis via painel intuitivo ou controle remoto. Leve e compacto, o BCL01F vem com duas garrafas para congelamento. 

Nas avaliações, a ótima relação custo versus benefício é algo que fica muito claro nos comentários. Muitos clientes se mostram bem satisfeitos com o poder de resfriamento do produto em relação ao preço pago.

E os elogios não pararam por aí, a facilidade no uso, o tamanho compacto e as diversas funções timer parecem ter agradado bastante. Vale dizer que uma usuária trouxe uma informação importante: ainda que não esteja especificado, é possível controlar este climatizador de ar através da Alexa, para quem tem. Gostamos! 

Vazão de Ar: Não informado Ciclos: Frio
Volume Reservatório: 3,2L Recursos Extras: Controle remoto, Timer, Controle de velocidade e Indicador de nível de água
Confira o Preço

Como Limpar o Climatizador de Ar  

Com o modelo escolhido, uma coisa importante de ensinar aos iniciantes é o processo de limpeza. Então aqui vai um pequeno “passo a passo” sobre como limpar um climatizador de ar: 

  1. Primeiro, tire o aparelho da tomada e esvazie o reservatório de água; 

  2. A parte externa e o painel de controle podem ser limpos apenas com um pano macio, mas se a sujeira estiver incomodando demais, este pano pode ser levemente umedecido, mas não é necessário o uso de qualquer produto químico; 

  3. A limpeza do reservatório deve ser feita com água corrente; 

  4. A limpeza dos filtros, depois de retirados, deve ser feita com aspirador de pó ou com água corrente e pano que não desfia.  

  5. Seque o reservatório e, se forem lavados com água, seque também os filtros e a parte externa do aparelho. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE CLIMATIZADORES DE AR  

Como funciona o Climatizador de Ar?  

O funcionamento é parecido com o funcionamento de um ventilador, no sentido do aparelho fazer a função de ventilar o ar.

Mas um climatizador de ar conta com um reservatório que pode conter água e/ou gelo. Assim, o ar não é só espalhado pelo ambiente, ele também é resfriado e umidificado. 

Climatizador de Ar gasta muita energia? 

Se você quer saber logo se um climatizador de ar gasta mais energia que um ventilador, a resposta é sim. Em comparação com um ventilador, um climatizador de água gasta um pouco mais, pois tem um funcionamento mais complexo e completo. 

A notícia boa é que, em relação a um aparelho de ar-condicionado, o consumo energético ainda é muito menor, sendo cerca de dez vezes menor. Então vamos lá, considerando que o ventilador é a opção mais econômica e o ar-condicionado a opção mais “gastona”, o climatizador de ar se encontra muito mais próximo do ventilador do que do ar, e portanto, não gasta tanta energia assim. 

Climatizador de Ar é melhor que Ventilador?  

Na função ventilador eles são bem equivalentes. O que torna um climatizador de ar melhor do que um ventilador são as funções extras que ele apresenta, como climatização, purificação, filtragem e etc. 

Para definir qual é o melhor, é preciso entender a necessidade da casa ou empresa. Se um ventilador “der conta do recado”, será uma opção mais barata.

Mas se ele não refrescar o bastante ou se a preocupação também for umidade e filtragem do ar (ou até ciclos quentes), esqueça o ventilador, isso é trabalho para um climatizador de ar.