As 10 Melhores Coleiras Antipulgas de 2022

Procurando pela Melhor Coleira Antipulgas? Confira nosso guia de compras com as Melhores Coleiras Antipulgas e entenda qual é a melhor para o seu pet!

Quem é dono de pet sabe que não é só parte boa! Todas as fofuras que vemos nas redes sociais são o produto final de ótimos cuidados de “pais” dedicados. 

As redes nem sempre mostram o verdadeiro trabalho, envolvimento e investimento dos donos. Ter um pet exige muitos cuidados específicos, e hoje vamos falar de um específico: controle de pulgas, parasitas e invasores. 

Na verdade, vamos falar da solução para isso, as coleiras antipulgas. Para ajudar você a decidir se a coleira antipulgas é boa ou não, vamos trazer informações, dar dicas essenciais, apresentar os melhores modelos e marcas do mercado, além de esclarecer as principais dúvidas.

Seu animalzinho já pode ir se preparando para ficar de coleira nova, e protetora. 

1. Coleira Antipulgas e Carrapatos Cães e Gatos Até 8kg- SerestoMelhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Para Cães e GatosVer Preço
2. Coleira Antipulgas e Carrapatos – ScaliborColeira Antipulgas e Carrapatos Mais VendidaVer Preço
3. Coleira Antipulgas e Carrapatos Cães e Gatos Acima de 8Kg – SerestoMelhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Para Cães e Gatos Acima de 8kgVer Preço
4. Coleira Antipulgas e Carrapatos - LeevreFabricante Consagrada No Ramo de Saúde AnimalVer Preço
5. Coleira Antipulgas e Carrapatos - FrontmaxCom Ação Inseticida Contra MosquitosVer Preço
6. Coleira Bayer Anticarrapatos – KiltixColeira Específica Para CarrapatosVer Preço
7. Coleira Antipulgas e Carrapatos Erva de Santa Maria & Neem – Pet VeganMelhor Coleira Antipulgas e Carrapatos NaturalVer Preço
8. Coleira Antipulgas e Carrapatos - BulldogMelhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Custo BenefícioVer Preço
9. Coleira Antipulgas e Carrapatos - HollydayCom até 10 Meses de ProteçãoVer Preço
10. Coleira Antipulgas e Carrapatos TEA – KonigMelhor Coleira Antipulgas e Carrapatos BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Coleira Antipulgas  

Antes de saber qual a melhor coleira antipulgas do mercado, aprenda a identificar qual é a melhor para o seu pet. Aqui vão algumas dicas importantes para ajudar na hora da pesquisa: 

  • Verifique Se o Modelo é o Mais Indicado Para o Seu Pet  

Existem vários tipos de coleiras antipulgas à disposição nos petshops e principalmente na internet. Modelos específicos para animais grandes, pequenos, cães, gatos, proteções diferentes, aplicações diferentes e muito mais. 

Portanto, a dica aqui é ficar de olho nos rótulos. Primeiro, escolha um modelo que atenda cães e gatos ou um modelo específico, depois, busque o tamanho e idade indicados para uso, que normalmente são mostrados em quilos e meses. Dessa forma, você se certificará que está comprando o produto certo para o seu bichinho. 

  • Veja Se a Coleira Oferece Proteção Que Vai Além das Pulgas  

Outro ponto importante para ficar de olho nos rótulos é a abrangência da proteção. Alguns modelos oferecem não somente proteção contra pulgas, como também contra carrapatos, moscas, larvas e até mosquitos vetores da Leishmaniose. 

Aproveite, também, para ver se o produto é resistente à água, se solta pó, se possui algum tipo de cheiro, qual é o comprimento da coleira, seu peso, e quantos meses ela oferece de proteção.  

  • Para Descobrir o Seu Tempo Eficiência Confira a Validade de Uso  

Este é um ponto realmente muito importante. A validade do produto pode encurtar seu tempo de eficiência, afinal, não adianta nada ter ação de oito meses se só faltam dois meses para expirar. O ideal é que a validade seja maior do que o prazo de vida útil da coleira. 

Em lojas físicas, não se esqueça de passar o olho na parte que fala do prazo de validade. Para compras online, não se esqueça de perguntar para o vendedor na seção “perguntas” ou “contato” que o site oferecer.  

  • Não deixe de Verificar as Contraindicações  

Para garantir a saúde do seu pet, preste atenção nas contraindicações do produto. Alguns animais podem ter pele sensível ou até mesmo problemas de pele que podem ser agravados pela química contida em algumas coleiras antipulgas. Vale lembrar que a principal contraindicação é para fêmeas em fase de aleitamento. Se possível, fale com o seu veterinário antes de partir para a compra. 


As 10 Melhores Coleiras Antipulgas de 2022  

Pronto, vamos aos nomes! Agora que você já sabe os principais pontos de atenção, chegou a hora de conhecer os modelos, que além da proteção, ainda trazem muito estilo. 


1. Coleira Antipulgas e Carrapatos Cães e Gatos Até 8kg- Seresto (Melhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Para Cães e Gatos)

Para quem quer saber qual a melhor coleira antipulgas e carrapatos para cachorro logo de cara, o primeiro modelo da nossa lista já é um grande candidato, e também funciona muito bem com os gatos. 

E para quem quer saber qual a melhor marca de coleira antipulgas, a Elanco também é uma grande candidata. Além de já ser bem conhecida no mercado de pets com a linha Seresto, a Elanco comprou parte da unidade de saúde animal da Bayer, que é mais conhecida ainda. 

Certo, agora que temos nome e sobrenome, vamos falar do produto. Indicado para cães e gatos, a Seresto atende desde 10 semanas (para gatos) e 7 semanas (cachorros), até a vida adulta. O tamanho máximo indicado é de até 8kg. A proteção contra carrapatos, pulgas e larvas é longa, com duração de oito meses, sem cheiro e com resistência à água. A eficácia de eliminação de parasitas prometida é de 99,8% em até 24 horas após a colocação da coleira. 

Nas avaliações deixadas pelos donos de pet, praticamente todos se mostraram muito satisfeitos. Alguns comentários até recomendam pagar um valor um pouco maior por este produto do que se “aventurar” em outros. O investimento realmente parece valer a pena, a eficiência na eliminação de pulgas e parasitas parece ser bem rápida, sem cheiros e sem incômodos. Não é difícil encontrar frases como “a única que realmente funciona”. 

Indicação: Cães e Gatos Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 8 meses Proteção Contra: Pulgas, carrapatos e larvas
Confira o Preço

2. Coleira Antipulgas e Carrapatos – Scalibor (Coleira Antipulgas e Carrapatos Mais Vendida)

O segundo exemplar da nossa lista – que não tem ordem – é considerado a melhor coleira antipulgas para cachorro grande do mercado, pois além de atender os grandões, oferece proteção contra extra contra mosquitos e moscas. Quem apresenta a Scalibor é a MSD Saúde, que faz parte do grupo Merck & Co, umas das principais multinacionais farmacêuticas do mundo, com experiência de mais de um século em medicamentos curativos e protetivos, além de vacinas para diversas doenças. 

Além das proteções contra pulgas e carrapatos, a Scalibor tem ação efetiva contra mosquitos vetores da Leishmaniose – infecção parasitária na pele, também conhecida como Calazar, que pode ser transmitida para humanos e inclusive levar à morte, em casos mais graves. Outro inseto que não tem vez com a Scalibor é a mosca stomoxys calcitrans, ou mosca-de-estábulo, que além de uma picada dolorida, pode transmitir diversos agentes patogênicos para o seu cão. 

A eficácia inseticida, sem cheiro, desta coleira é comprovada por estudos científicos, e dura até quatro meses. Vale lembrar, também, que seu pet pode tomar banho e se molhar à vontade, pois este modelo é resistente à água. A única recomendação é que se tente evitar o contato da coleira com shampoo em excesso. 

Nos comentários de quem já usou em seus pets, opiniões divididas. Em alguns casos, a coleira causou alergias (o que é normal e pode acontecer dependendo das características individuais de cada animal) e os donos resolveram mudar de modelo. Em outros, o produto chegou com o prazo de validade muito perto e reduziu o tempo de uso. Mas nos melhores casos o produto se mostrou muito eficiente e rápido na remoção e proteção contra parasitas. Vale dizer que um dono que já perdeu um cão para a Leishmaniose não troca o Scalibor por nada nos cuidados com os novos companheiros. 

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 4 meses Proteção Contra: Pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos
Confira o Preço

3. Coleira Antipulgas e Carrapatos Cães e Gatos Acima de 8Kg – Seresto (Melhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Para Cães e Gatos Acima de 8kg)

Esta coleira também está na briga para ser a melhor coleira antipulgas e carrapatos para cachorros grandes do mercado, afinal, a indicação é para o uso em cachorros acima de 8kg. Este é outro modelo da linha Seresto, da Elanco, igual ao primeiro da nossa lista, mas adaptado para animais maiores. 

O princípio ativo da coleira é o mesmo, imidacloprida e flumetrina, substâncias tóxicas para parasitas (e não para o seu bichinho) que são espalhadas pelo corpo e pelo do pet através da própria movimentação dele. A proteção, que dura até oito meses, é contra pulgas, carrapatos e larvas. A coleira apresenta resistência em contato com a água, não tem cheiro e não solta pó. 

Assim como sua versão para cães e gatos menores, este produto também é eficiente contra a dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP), bem como larvas de pulga, Leishmaniose e outras doenças transmitidas por vetores, como anaplasmose, bebesiose e outras. 

Quem já utilizou este produto em seu bichinho, gostou, pelo menos na maioria das vezes. Os elogios foram principalmente para o custo benefício (mesmo sendo a coleira mais cara da nossa lista), a falta de cheiro e a durabilidade. Mas tem que não gostou, em ao menos dois casos, parece que o Seresto deixou a desejar na proteção contra carrapatos. Talvez sejam casos isolados, pois a maioria das avaliações é positiva, mas vale a ponderação. 

Indicação: Cães e gatos Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 8 meses Proteção Contra: Pulgas, carrapatos e larvas
Confira o Preço

4. Coleira Antipulgas e Carrapatos – Leevre (Fabricante Consagrada No Ramo de Saúde Animal)

Quem traz a coleira da vez é uma empresa brasileira, a Ourofino Saúde Animal, que tem experiência de mais de 30 anos no mercado de biotecnologia e atuação internacional. A Leevre é uma coleira antipulgas a base de deltametrina e propoxur, que oferece proteção contra diversos tipos de invasores. 

Indicada somente para cães, esta coleira ectoparasiticida tem capacidade de proteção de até seis meses contra carrapatos e flebótomos (vetores da leishmaniose), e de até nove meses contra pulgas. De forma indireta, a Leevre também auxilia na prevenção da DAPP (Dermatite Alérgica à Picadas de Pulgas) e verminose causada por infestações de pulgas. 

Vale lembrar que este modelo não é sem cheiro, mas encontramos poucas reclamações em relação a isso, e somente nos primeiros dias. As maiores reclamações foram em relação a algumas reações alérgicas em determinados cães. Vale lembrar que cada caso é um caso, e a característica individual de cada animal deve ser levada em conta. O mesmo produto é muito bem aceito por alguns cães, mas por outros, nem tanto. 

Em outras avaliações, positividades sobre a eficácia no combate a parasitas e durabilidade (quando o prazo de validade tem folga). A relação custo versus benefício também foi elogiada, assim como o design do produto, que é exclusivo. 

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 6 meses para mosquitos e carrapatos, 9 meses para pulgas Proteção Contra: Pulgas, carrapatos e mosquitos
Confira o Preço

5. Coleira Antipulgas e Carrapatos – Frontmax (Com Ação Inseticida Contra Mosquitos)

Esta coleira é vista como a melhor coleira antipulgas para filhotes, pois oferece proteção contra invasores em todas as fases da vida do cão. A Frontmax é um produto da marca Vetoquinol, criada a mais de 85 anos na França e que já virou referência de qualidade no mundo inteiro. 

A Frontmax é uma coleira antiparasitária recomendada para cães de até quatro quilos, que atua na proteção contra pulgas, carrapatos e mosquitos transmissores de leishmaniose. Com um cheiro leve e atuação rápida, esta coleira antipulgas tem capacidade para repelir invasores por até oito meses. 

Nas avaliações deixadas por quem já testou em seus cães, tirando um caso em que parece não ter tido a eficácia esperada, irritando bastante o dono, só elogios para este produto. Frases como “excelente qualidade”, “bom custo benefício” e “ótimo produto” já dão o tom da satisfação dos clientes, mas os pontos que receberam mais destaque foram o cheiro leve, a qualidade na proteção e o próprio valor pago frente aos benefícios verificados.  

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 8 meses Proteção Contra: Pulgas, carrapatos e mosquitos
Confira o Preço

6. Coleira Bayer Anticarrapatos – Kiltix (Coleira Específica Para Carrapatos)

Considerada a melhor coleira antipulgas e carrapatos para cães pequenos, a Kiltix é apresentada pela Bayer, uma gigante do mercado de medicamentos que dispensa apresentações. Você já deve até ter lembrado do slogan dela. Pois é, é bom. 

Conforme visto no enunciado, esta coleira tem sua ação voltada especificamente contra carrapatos, mas também evita o ataque de pulgas. Através dos componentes químicos flumetrina e propoxur, a Kiltix torna todo o corpo do seu bichinho tóxico contra invasores, mas somente contra os invasores. A proteção dura até 6 meses e a coleira está disponível em três tamanhos, P, M e G. 

Nos comentários registrados pelos donos de pets, nem todo mundo concorda que se é Bayer, é bom. Para alguns, o produto funcionou por apenas uma semana, para outros, nem funcionou. Mas para a maioria, funcionou muito bem e mereceu elogios, principalmente para a eficácia no combate aos parasitas, ao cheiro leve (mais forte nos primeiros dias) e ao material de alta qualidade. 

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 6 meses Proteção Contra: Carrapatos
Confira o Preço

7. Coleira Antipulgas e Carrapatos Erva de Santa Maria & Neem – Pet Vegan (Melhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Natural)

A PetVegan já é bem conhecida pelos donos de pet por oferecer soluções naturais e sustentáveis, que não agridem nem os animais, nem o meio ambiente. As coleiras antipulgas da PetVegan são produzidas a base de ervas, que têm atuação repelente eficiente contra parasitas e invasores. 

Recomendada para gatos e cães de até 8kg, a coleira Erva de Santa Maria & Neem é vegana, atóxica e livre de qualquer veneno. Seus óleos e ervas naturais protegem os animais contra pulgas e mosquitos e ainda têm um aroma agradável de tutti-frutti. Sua capacidade de proteção é de até três meses. 

Nas opiniões sobre o produto, parece que ele atendeu bem as expectativas contra pernilongos, mas não tão bem assim contra as pulgas. Alguns usuários recomendam uma rotina de prevenção além da utilização da coleira, principalmente em casos de infestação. 

Indicação: Cães e gatos Contraindicações: Não informado
Validade de Uso: 3 meses Proteção Contra: Pulgas e mosquitos
Confira o Preço

8. Coleira Antipulgas e Carrapatos – Bulldog (Melhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Custo Benefício)

Ainda que o nome seja Bulldog, esta coleira é recomendada para qualquer raça e ainda briga para ser a melhor coleira antipulgas barata do mercado, pois realmente o preço impressiona em comparação aos outros modelos já apresentados. A fabricante é a Coveli, uma marca brasileira com mais de 50 anos de experiência e uma das pioneiras em produtos para pets no brasil. 

Recomendada para cães de médio e grande porte, a proteção da coleira ectoparasiticida é contra pulgas e carrapatos, e tem durabilidade de até sete meses. Na verdade, são cerca de cinco meses para carrapatos, e sete contra pulgas. A coleira é resistente à água e o tamanho é único, mas deve servir e provavelmente ainda vai precisar cortar a sobra.  

O custo benefício realmente chama a atenção, pois diante do menor preço, temos as avaliações menos contraditórias até agora. Praticamente todo mundo gostou, tirando algumas reclamações do cheiro forte nos primeiros dias (e há quem discorde), a eficiência na proteção, a durabilidade e o tamanho foram bastante elogiados. Para quem quer testar uma coleira barata para ver se o pet se adapta bem, temos uma ótima opção aqui. 

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 7 meses Proteção Contra: Pulgas e carrapatos
Confira o Preço

9. Coleira Antipulgas e Carrapatos – Hollyday (Com até 10 Meses de Proteção)

Tudo bem, esta coleira é um pouquinho mais cara que a anterior, mas também está forte na briga para ser a melhor coleira antipulgas custo benefício do mercado. Indicada para cães de médio e grande porte, o investimento é baixo e o retorno é justo, pelo menos na opinião de alguns usuários. Quem apresenta é a Holliday, marca de reconhecimento internacional com doze anos de operação no Brasil. 

Contando com uma liberação química controlada, sem prejudicar o animal, esta coleira tem capacidade de proteção contra pulgas e carrapatos de até dez meses (sete contra carrapatos). Seu pet pode tomar banho com ela normalmente e o cheiro exalado é bem leve e vai ficando imperceptível com o passar do tempo. 

Nas avaliações, novamente donos de pets bem divididos. Avaliações que começam com “ótima compra” estão logo acima de outras que começam com “não cumpriu com o prometido” e por aí vai. Para alguns donos, funcionou perfeitamente e continua funcionando, para outros, durou apenas dois meses. Conforme já comentamos, existe um fator biológico individual nos animais que muda muito as experiências de cada dono, pelo preço, pode valer a tentativa. 

Indicação: Cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 10 meses Proteção Contra: Pulgas e carrapatos
Confira o Preço

10. Coleira Antipulgas e Carrapatos TEA – Konig (Melhor Coleira Antipulgas e Carrapatos Barata)

Se alguém procura saber qual a melhor coleira antipulgas para gatos, ainda está em tempo, pois o último modelo da nossa lista, ainda que também atenda cachorros, é focado principalmente nos bichanos. 

Outro motivo que coloca a última coleira da nossa lista como postulante a melhor coleira antipulgas para gatos é a marca: a König. Com sede na Argentina, a König marca presença nas prateleiras de petshops em praticamente todos os países da América Latina, sempre com muita qualidade e um preço justo. 

As coleiras antiparasitárias da linha TEA são atóxicas e contam com uma matriz plástica que atua na dosagem das micropartículas inseticidas, garantindo proteção por até 5 meses, sem deixar o pelo do animal engordurado.  

Mais uma vez e para fechar nossa lista com mais do mesmo, clientes divididos em relação à eficiência do produto nas avaliações! Talvez por questões de características individuais dos gatinhos, talvez por diferentes rotinas e ambientes. Além de um caso isolado onde o produto causou alergia, a reclamação é normalmente em relação à baixa durabilidade. Do outro lado, os elogios vão para o efeito rápido e contínuo, bem como para a facilidade ao vestir e manter a coleira presa. 

Indicação: Gatos e cães Contraindicações: Fêmeas em aleitamento
Validade de Uso: 5 meses Proteção Contra: Pulgas e carrapatos
Confira o Preço

Como colocar a Coleira Antipulgas corretamente?  

O processo para colocar a coleira antipulgas é bem simples, mas ainda sim, vale fazer um pequeno passo a passo para esclarecer melhor: 

  1. Retire da embalagem e remova (se houver) vestígios dos conectores de plástico; 

  2. Passe a coleira ao redor do pescoço do seu pet; 

  3. Deixe uma folga para que não cause desconforto ao animal (cerca de dois dedos); 

  4. Trave a coleira conforme o modelo; 

  5. Corte com uma tesoura o excesso que sobrar. 

Alguma configuração pode mudar conforme o modelo, mas o processo será sempre simples. Muitas vezes o próprio rótulo já vem com imagens de como colocar, e a internet sempre pode ajudar com vídeos e tutoriais. 


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COLEIRAS ANTIPULGAS  

Como funciona a Coleira Antipulgas? 

Ao colocar a coleira no animal, a coleira antipulgas começa a liberar substâncias químicas que são distribuídas pela pele, pelos e camada lipídica. Essas substâncias são normalmente Imidacloprida, Flumetrina, Deltametrina e outros compostos químicos que não oferecem risco à saúde do animal, mas que são altamente tóxicos para pulgas, carrapatos, larvas e parasitas. 

O efeito costuma ser mais forte no início, quando a coleira elimina os invasores em questão de horas. Mas cada coleira tem seu tempo de ação, e vai perdendo eficiência ao se aproximar do prazo final da vida útil. 

Quando usar a Coleira Antipulgas? 

Para filhotes, a recomendação geral é que as coleiras antipulgas sejam utilizadas a partir de seis semanas de vida, tanto para gatos quanto para cachorros, embora alguns produtos tenham indicações mais específicas. 

Após esta fase, não há contraindicação de idade ou porte, podendo-se utilizar as coleiras antipulgas quando o animal indicar a presença de algum parasita ou se for frequentar algum ambiente mais propício a invasores. A única e maior contraindicação geral é para fêmeas em fase de aleitamento. Se sua gata ou doguinha tiver acabado de ter filhotes, espere até que os filhotes se alimentem sozinhos.