Os 10 Melhores Tapetes Higiênicos de 2022

Procurando pelo Melhor Tapete Higiênico? Então confiro nosso guia de compras com os Melhores Tapetes Higiênicos e entenda qual é a melhor opção para você!

Os cachorros são normalmente a alegria da casa, ou pelo menos, uma das alegrias da casa. São brincadeiras, fofuras e muito amor na relação com os caninos, é verdade, mas como tudo nessa vida, tem parte ruim também. Além da possível destruição da casa, a depender do tamanho do cachorro, uma verdadeira parte ruim é a parte das necessidades do cão.  

Ninguém gosta de urina e fezes pela casa. Para as nossas, temos o vaso sanitário, e para os doguinhos, temos os tapetes higiênicos. É claro que não vamos fazer nossas necessidades pela casa, era só uma piada, mas os cães não têm essa noção, e um tapete higiênico bem escolhido pode contribuir bastante para ele se acostumar e entrar no circuito higiênico da casa, bem como para melhorar a sua rotina de cuidados com o seu pet.  

Hoje em dia existem modelos de tapete higiênico descartáveis, reutilizáveis, grandes, pequenos, com ou sem neutralizador de odor, com diferentes materiais e por aí vai. E para organizar suas ideias e preferências, vamos tirar dúvidas, dar dicas e apresentar os principais modelos e marcas do mercado. 

1. Tapete Higiênico Descartável Supersecão - PetixTapete Higiênico Melhor AvaliadoVer Preço
2. Tapete Higiênico Lavável Diário Canino - Meu BartôMelhor Tapete Higiênico Lavável Para CachorroVer Preço
3. Tapete Higienico Lavável - Alklin PetMelhor Tapete Higiênico Lavável Custo BenefícioVer Preço
4. Tapete Higiênico Descartável - Blue PremiumOpção Mais Vendida Com Atrativo CaninoVer Preço
5. Tapete Higiênico Descartável Com Neutralizador de Odores - Pet LikeMelhor Tapete Higiênico Com Carvão AtivadoVer Preço
6. Tapete Higienico Descartável - ChalescoBoa Opção Para Cães de Porte MédioVer Preço
7. Tapete Higiênico Descartável Slim - CafunéCom Sete Camadas de ProteçãoVer Preço
8. Tapete Higiênico Descartável Ultra Pads Com Aroma – Pet LikeCom Aroma Suave de LavandaVer Preço
9. Tapete Higiênico Descartável - Sanol DogMelhor Tapete Higiênico Custo BenefícioVer Preço
10. Tapete Higiênico Descartável - Tico PadsMelhor Tapete Higiênico Para FilhotesVer Preço

Como Escolher o Melhor Tapete Higiênico  

Antes de encher o carrinho de compras, alguns pontos merecem a atenção para embasar o processo de decisão. Aqui vão algumas explicações e dicas essenciais para o processo de pesquisa. 

  • Tapete Higiênico Descartável ou Reutilizável? Entenda os Prós e Contras  

Estas são as duas grandes divisões nos modelos de tapete higiênico, e para ajudar você a entender melhor, vamos explicar rapidinho cada uma delas. 

– Tapete Higiênico Descartável: Praticidade é a palavra de ordem aqui. Realmente basta juntar o tapete e jogar fora ao final de cada dia e pronto, ainda que não seja a atitude mais sustentável. Os modelos de tapetes higiênicos descartáveis lembram fraldas, pelo material, pelas camadas de absorção e pelo pacote com vários. A diferença é que ficam no chão, mesmo. Alguns tapetes têm até adesivos para evitar uma bagunça protagonizada pelo doguinho.  

Tapete Higiênico Reutilizável: Esta opção é, sem dúvida, mais ecológica. Quem se preocupa com a quantidade e frequência do descarte de lixo no cotidiano certamente vai preferir um tapete higiênico descartável. Estes modelos podem imitar a grama com um material sintético ou vir em forma de bandeja, mas o sistema sempre funciona com uma camada inferior que acumula os resíduos e deve ser lavada diariamente para a reutilização. Ainda que diária, vale lembrar que a lavagem costuma ser bem prática e facilitada. 

Deu para perceber que os pontos positivos e negativos são bem contrários. Ao mesmo tempo em que o tapete higiênico descartável é mais prático na manutenção, é mais agressivo ao meio ambiente. E no caso dos reutilizáveis, a rotina é um pouco mais chatinha, mas a natureza agradece! 

  • Entenda Qual é o Tamanho Ideal Para o Seu Pet  

Independentemente de ser descartável ou reutilizável, um dos principais pontos de atenção dos tapetes higiênicos é o tamanho. Acho que nem precisamos dizer os perigos de um tapete menor do que o cão, certo? 

Portanto, a dica aqui é: na dúvida, peque pelo excesso. O certo seria procurar o tamanho ideal para seu pequeno ou gigante amigo. Um cachorro pequeno, por exemplo, teria um tamanho ideal de tapete de 60 x 55 cm. Mas se você não sentir segurança no tamanho, escolha um que você tem certeza que é maior.  

  • Tapetes Higiênicos Com Neutralizador de Odor: Ótimos Para Ambientes Internos  

Outro ponto importante para se prestar atenção é sistema neutralizador de odores. Essa dica vai principalmente para quem tem cachorro em casa pequena ou apartamento, com pouca ventilação.  

Prefira modelos que apresentam esse artifício, pois além da absorção da urina ou das fezes, um tapete higiênico que tem neutralizador de odor ainda contribui para evitar o mau cheiro pela casa ou apartamento. 

  • Ao Optar Por Tapetes Reutilizáveis, prefira os Laváveis em Máquina  

Falando apenas dos modelos de tapetes higiênicos reutilizáveis, tente escolher os que oferecem a possibilidade de serem lavados em máquina de lavar. Assim, o processo de lavagem após o dia de utilização, que já é fácil, fica ainda mais fácil. Basta colocar na máquina, lavar, secar, e já está pronto para o dia seguinte.   


Os 10 Melhores Tapetes Higiênicos de 2022  

Pronto! Com todas as dicas gerais na mão, chegou a hora de conhecer os melhores nomes do mercado. Certamente algum destes vai ser o próximo tapete higiênico do seu cachorro.   


1. Tapete Higiênico Descartável Supersecão – Petix (Tapete Higiênico Melhor Avaliado)

Para começar, vamos logo apresentando quem promete ser o melhor tapete higiênico descartável do mercado. E quem traz o primeiro tapete higiênico da nossa lista é a Petix, uma empresa brasileira com experiência no mercado de pets desde os anos 1990.  

O nome do modelo é bem interessante, Supersecão, são muitas referências em um nome só, parabéns! Mas as congratulações não param no nome, este produto também entrega muita qualidade e agrada praticamente todos os usuários, sim, os cães e os donos. 

Indicado para todas as raças e tamanhos, o Supersecão é descartável, tem boa proteção contra vazamentos, tecnologia de máxima absorção com extra gel e fitas adesivas para boa fixação. Outro diferencial legal é o atrativo canino, um leve odor característico, similar ao da urina do cão, que faz com que o cão se sinta convidado e, muitas vezes, desafiado a fazer aquele xixizinho. Este tapete também dá a opção de ficar metade na vertical, fixado na parede e no chão, para facilitar o trabalho de cães machos adultos, que adoram um poste, árvore ou mureta. 

Se alguém encontrou alguma avaliação negativa, nos avisem! Porque realmente só tem cinco estrelas na seção de avaliações. O produto é elogiado por donos de cachorros grandes, pequenos, machos e fêmeas. O sucesso é devido, principalmente, à durabilidade, poder de absorção, além da falta de maus cheiros e vazamentos. Em três comentários diferentes pudemos encontrar a palavra “excelente”. Um belo modelo para abrir a nossa lista. 

Dimensões: 80 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Não informado Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

2. Tapete Higiênico Lavável Diário Canino – Meu Bartô (Melhor Tapete Higiênico Lavável Para Cachorro)

Este produto é visto como o melhor tapete higiênico para Shih Tzu do mercado, pois é recomendado para cães de até 25kg, ou seja, tapete de sobra para os pequenos, o que significa durabilidade e conforto na utilização, tanto pelo dono, quanto pelo cão, que não precisa ser, necessariamente, da raça Shih Tzu. 

Quem apresenta o segundo tapete higiênico da nossa lista, que não tem ordem, é a marca brasileira Meu Bartô, que nasceu há pouco tempo, em 2017, mas com um propósito muito honrado: a tentativa economizar no longo prazo e de reduzir a produção de lixo. 

A preocupação com a sustentabilidade e meio ambiente já nos agradou bastante, e o tapete, também! Recomendado para cães médios e pequenos, este produto simula um jornal, mesmo, mas que aguenta até 210 lavagens. Muito legal! O sistema de absorção é formado por três camadas, a primeira é bacteriostática e tem a função de minimizar o odor, a segunda é quem faz o papel da absorção, e a terceira é impermeável e aderente, para evitar vazamentos e fixar bem ao solo. Este modelo também tem a opção em “L” para adultos machos.  

O design decorativo – e até informativo, com horóscopo e tudo – agradou bastante os donos dos cães, que também elogiaram a facilidade de lavagem e a eliminação dos odores. Mas temos que trazer algo importante aqui: mais de dois comentários ressaltaram que o produto funciona melhor com cães pequenos, inclusive informando casos de vazamentos com cães médios. Pelo investimento um pouco elevado, vale a ponderação. 

Dimensões: 88 x 60 cm Quantidade: 1 unidade
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Não informado
Confira o Preço

3. Tapete Higienico Lavável – Alklin Pet (Melhor Tapete Higiênico Lavável Custo Benefício)

Para quem quer saber qual é o melhor tapete higiênico lavável, este é um ótimo candidato, pois para um modelo reutilizável, o custo está relativamente baixo e as opiniões de quem já usou são muito positivas. Teve gente que comprou o segundo, teve gente que atualizou o comentário para dizer que, depois de três meses, o tapete ainda estava ótimo, teve cachorrinha que se adaptou como nunca havia antes. Os principais pontos destacados foram a resistência e praticidade na limpeza. 

Com um alto poder de absorção, proteção contra vazamentos e base impermeável, este tapete briga para ser o melhor tapete higiênico barato do mercado. Estilizado, ele ainda vem em 3 tamanhos, P, M e G. Pela relação custo benefício comprovada nas avaliações, pode ser um bom modelo para iniciantes no mundo dos tapetes higiênicos.  

Dimensões: 79 x 59 cm Quantidade: 1 unidade
Neutralizador de odor: Não informado Com atrativo canino: Não informado
Confira o Preço

4. Tapete Higiênico Descartável – Blue Premium (Opção Mais Vendida Com Atrativo Canino)

Também na disputa do melhor tapete higiênico para cachorro temos mais um modelo descartável. O tapete higiênico da vez, o Blue Premium, é trazido pela Expet e pode ser considerado um exemplar bem completo. 

Cada uma de suas 30 unidades conta com tripla absorção de líquidos, dupla camada de gel, atrativo canino, proteção contra vazamentos, fitas adesivas para fixação e neutralizador de odores. Este produto também tem a possibilidade de ser instalado em L, para inspirar e suportar o xixi de machos adultos. 

Ainda que descartável, é uma ferramenta bem útil na manutenção das necessidades do seu cão, independentemente da raça, tamanho ou idade dele, e por isso, também é visto como o melhor tapete higiênico para cães pequenos, onde oferece uma absorção e durabilidade ainda maiores. 

Nas avaliações dos donos de pets, positividades para a proteção contra vazamentos, praticidade na manutenção e também para o tamanho. Uma usuária se disse fiel ao produto e ressaltou que o mesmo nunca vaza. Vale dizer que este produto parece funcionar melhor com cães pequenos. 

Dimensões: 82 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

5. Tapete Higiênico Descartável Com Neutralizador de Odores – Pet Like (Melhor Tapete Higiênico Com Carvão Ativado)

Não somente sobre os modelos, se você também quer saber qual é a melhor marca de tapete higiênico para cães, a Pet Like pode ser bom nome. Além de figurar duas vezes na nossa lista (o que já é uma bela conquista) a marca gaúcha tem forte presença no Brasil inteiro e aplica muita tecnologia em seus produtos. Quem conhece, sabe. Os Ultra Pads já são bem conhecidos no mercado pet. 

Este modelo também é bem completo e descartável, cada tapete, fino e leve, tem um forte poder de absorção, uma camada neutralizadora de odores, pontos de fixação e atrativo canino. A camada de carvão ativado contribui para a inibição dos maus cheiros e também para manter um aspecto limpo.  

Nos comentários e opiniões, o velho problema dos cachorros maiores. Os donos de cães pequenos só têm elogios e recomendações sobre o produto, em praticamente todos os quesitos. Mas o tapete higiênico Ultra Pads não parece apresentar o mesmo desempenho com cachorros maiores. 

Dimensões: 60 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

6. Tapete Higienico Descartável – Chalesco (Boa Opção Para Cães de Porte Médio)

A Chalesco não é apenas presente no mercado de gatos, como também apresenta mais um candidato a melhor tapete higiênico para cães. O principal foco deste modelo é a economia, são embalagens de 50 unidades de tapetes descartáveis com muitos recursos e facilidades para você. 

Outro diferencial é o tamanho, este, sim, parece ser o que melhor atende os cachorros de porte médio, pelo menos pela área. Ele tem gel absorvente, barreiras anti-vazamentos, sistema de controle de odores, pontos de fixação adesivos e atrativo canino (aquele cheiro simulado especial que incentiva o cão a urinar). 

Para trazer opiniões sobre o produto, foi difícil achar alguém que concorde. Elogios e críticas vão para as mesmas coisas, como proteção contra vazamentos, espessura, absorção e etc. Pudemos encontrar desde “melhor que já comprei” até “não recomendo de forma alguma”. Mas ainda que as reclamações tenham chamado a atenção, é verdade que os elogios são maioria. 

Dimensões: 90 x 60 cm Quantidade: 50 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

7. Tapete Higiênico Descartável Slim – Cafuné (Com Sete Camadas de Proteção)

Para responder uma pergunta incrivelmente frequente, podemos considerar que este é o melhor tapete higiênico para Yorkshire do mercado, pois um usuário tem dois, e afirmou que o tapete consegue absorver totalmente a demanda deles sem nenhum vazamento. Para quem não conhece a marca, a Cafuné é um braço do setor pet do grupo Unilever no Brasil.  

Preste atenção, dono de Yorkshire ou equivalentes, este pode ser o seu novo tapete higiênico, ou o deles, claro. Mas é verdade que modelo impressiona na quantidade de camadas de proteção, sete! Elas são responsáveis por um sistema de absorção ultrarrápido, que mantém as patas do animal sempre secas e o chão livre de vazamentos. A base dos tapetes também tem pontos adesivos de fixação e a área é bem ampla para um cão pequeno. 

Nas avaliações deixadas pelos donos dos doguinhos, além daquele dono de Yorkshire bem satisfeito, muitos elogios ao poder e velocidade de absorção, bem como o tamanho e a proteção contra vazamentos. Mas devemos fazer um alerta! Pelo jeito, os pontos de fixação têm uma cola péssima, vimos pelo menos quatro comentários negativos em relação a isso. Mas como esse parece ser o único problema, pode valer a pena comprar o tapete e uma fita adesiva na mesma viagem, um usuário fez isso e mesmo assim elogiou o custo benefício. Será que ele incluiu a fita? 

Dimensões: 80 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Não
Confira o Preço

8. Tapete Higiênico Descartável Ultra Pads Com Aroma – Pet Like (Com Aroma Suave de Lavanda)

Agora, o melhor tapete higiênico para pet com aroma, para os donos que gostam de perfumar cada ambiente que seus cães frequentam. Já é quase possível imaginar o cachorro todo pomposo e cheiroso saindo do “banheiro”. 

Lembra dos Ultra Pads? Eles estão aqui de novo, e com uma nova proposta. Além de toda a estrutura superabsorvente com flocos de gel, barreiras de contenção, pontos de fixação e proteção contra vazamentos da Pet Like, este produto ainda vem com aroma de lavanda, que é o ponto alto nos comentários de usuários. 

Além do aroma, outros pontos como absorção e segurança contra vazamentos também foram elogiados, mas assim como vários da lista, não parece funcionar assim tão bem com cachorros grandes. De qualquer forma, vale dizer que, mesmo assim, o tamanho também ganhou destaque em algumas avaliações. 

Dimensões: 80 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Não Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

9. Tapete Higiênico Descartável – Sanol Dog (Melhor Tapete Higiênico Custo Benefício)

A Sanol Dog já é bem conhecida entre os donos de pet, com produtos como shampoo, eliminadores de odores e outros. Mas agora, a Sanol Dog estreia na nossa lista com um modelo que promete ser o melhor tapete higiênico do mercado no quesito custo benefício. Isso porque diante de um preço relativamente acessível, você pode adquirir 30 unidades de um tapete higiênico bastante eficaz e completo, algo que pode ser identificado facilmente através dos comentários de usuários. 

Indicado para todas as raças, tamanhos e inclusive para filhotes, este tapete higiênico tem base impermeável inibidora de odores, fitas adesivas de fixação, gel absorvente e atrativo canino. Quem comprou, demonstrou estar bem satisfeito. O custo benefício foi, realmente, o ponto mais elogiado, pois o produto parece cumprir o que promete com qualidade. O poder de absorção, o material, o atrativo canino a proteção contra vazamentos foram as qualidades mais comentadas. 

Dimensões: 80 x 60 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

10. Tapete Higiênico Descartável – Tico Pads (Melhor Tapete Higiênico Para Filhotes)

Se você tem um doguinho de meses, e durante a lista toda ficou se perguntando qual é o melhor tapete higiênico para filhotes, o último pode ser o ideal para você! O modelo é apresentado pela Expet, que tem um nome ótimo e apresenta uma vasta linha de produtos para pets. Certamente você já viu este nome em algum pet shop ou cobasi. 

O Tico Pads é recomendado para filhotes pois além de ter um tamanho ideal, tem adesivos de fixação reforçados, sistema de controle de odor e capacidade para até 24 horas de absorção. Sua dupla camada de gel contribui não somente para a alta absorção, como também para manter as patas do seu pet sequinhas. 

Nas avaliações, os donos de filhotes e cães pequenos se mostram muito felizes com a aquisição. Até é possível encontrar um ou outro cliente mais insatisfeito, mas o tamanho, o poder de absorção e a proteção contra vazamentos parecem ter ganhado a grande maioria dos usuários. Teve gente que até já prometeu comprar de novo. 

Dimensões: 60 x 55 cm Quantidade: 30 unidades
Neutralizador de odor: Sim Com atrativo canino: Sim
Confira o Preço

Como Lavar o Tapete Higiênico Reutilizável  

Para quem escolheu um modelo de tapete higiênico reutilizável, vamos trazer um pequeno tutorial para ensinar o passo a passo do processo de lavagem: 

  1. Segurando pelas pontas, recolha o tapete do ambiente de necessidades do seu cão; 

  2. Retire as fezes com uma luva ou saco plástico e a urina com água fria corrente; 

  3. Em um balde, deixe o tapete de molho com desinfetante por cerca de 30 minutos. Na máquina, use o molho normal do ciclo de lavagem; 
  4. Na ausência de máquina, esfregue o tapete com sabão. Na máquina de lavar, basta esperar o ciclo completo; 

  5. Ao terminar, não é necessário torcer, basta pendurar em local arejado e esperar secar. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE TAPETES HIGIÊNICOS 

Como ensinar o cachorro a fazer necessidades no Tapete Higiênico?  

Eleja um local da casa e torne-o o cantinho das necessidades do seu cão. É importante que o tapete esteja sempre no mesmo lugar para que ele memorize e inclua em sua rotina. Evite deixar perto da comida ou água dele, por questões higiênicas.

No começo, para evitar acidentes, reforce a área ao redor do tapete com jornal, com o tempo, o jornal vai sendo gradualmente retirado até o raio das necessidades diminua. 

Fique atento à rotina do seu pet. Filhotes e cães mais velhos costumam fazer suas necessidades logo após comerem, leve seu cão até o local após as refeições para criar uma rotina. Não utilize repreensões ou agressividade em possíveis erros, isso só pode fazer com que o cão tenha medo e escolha lugares escondidos – ou até que ele coma suas fezes.

A ideia é a positividade, presenteie o amigo com petiscos ou afagos quando ele fizer corretamente. Tenha paciência. Repassando: local fixo, rotina e recompensa. 

Como usar o Tapete Higiênico?

Com o cachorro já acostumado a usar o tapete higiênico, a rotina só muda entre descartáveis e reutilizáveis, e muda pouco. Basta deixar posicionado no lugar e acompanhar a rotina do seu doguinho. 

No caso dos descartáveis, a troca é realizada diariamente ou quando o tapete já se mostrar muito usado, o que pode acontecer mais de uma vez por dia para cachorros que utilizam com mais frequência ou para quem tem mais de um animal. Para cães pequenos, um tapete descartável pode durar até dois dias. O acompanhamento é necessário. 

No caso dos tapetes higiênicos reutilizáveis, a frequência de troca acompanha as mesmas regras acima, conforme utilização ou em uma média diária. A diferença fica no trato de cada um, mesmo. Ao contrário da troca, os modelos reutilizáveis passam pelo processo de lavagem e voltam ao local das necessidades do cão. É um pouco mais chato, mas a natureza agradece. 

O que é melhor Tapete Higiênico ou jornal?

Tapete higiênico! Jornal é “gambiarra”, só serve, mesmo, para evitar acidentes maiores e para o cão não fazer diretamente no chão. Mas ainda que seja um papel, seu poder de absorção é muito fraco em relação aos tapetes higiênicos. 

Para começar, tapetes higiênicos tem, realmente, a função de absorver as necessidades dos cães. Jornais têm a função de trazer notícias, não de absorver urina, ainda que algumas notícias sejam bem desagradáveis. 

Os tapetes higiênicos funcionam como fraldas, eles têm camadas e tecnologia para não só absorver resíduos, como também para eliminar maus cheiros, jornais não! Além disso, alguns modelos ainda têm adesivos para evitar movimentação e bagunça.

Se possível, sempre prefira tapetes higiênicos, utilize jornais apenas para emergências ou no processo de aprendizagem do animal, para evitar acidentes nas proximidades.