Os 10 Melhores Detergentes Para Lava-Louças de 2022

Procurando pelo Melhor Detergente Para Lava Louças? Veja nosso guia de compras com os Melhores Detergentes Para Lava Louças e entenda qual é o melhor para você!

Quem cozinha lava a louça? Ou a tarefa fica para quem só senta e come? Isso também pode ser um serviço profissional ou ser resolvido pelo perdedor da aposta. Mas a verdade é que, hoje em dia, as máquinas já fazem o serviço de lavar a louça e não precisamos mais nos revezar para realizar essa tarefa tão odiada, fora a economia de água, são quase 100 litros a menos em relação à clássica lavada de louça, em pé, molhando a barriga. 

Tem gente que gosta, claro, mas a melhor ideia é “jogar na mão da máquina” e fazer algo mais produtivo, sempre. De qualquer forma, precisa colocar a louça na máquina! A tecnologia ainda não chegou nesse ponto. Mas nos detergentes especiais para máquinas lava-louças a tecnologia já marcou presença e criou diversas soluções interessantes para lavar a sua louça com qualidade. 

Atualmente temos muitas opções de detergentes para lava-louças no mercado, em diversos formatos: em pó, em tabletes, em pastilhas, versões biodegradáveis, naturais e muito mais. E para ajudar você a entender qual é a melhor para a sua rotina, preparamos este conteúdo cheio de dicas, informações, marcas e modelos que vai lavar suas dúvidas antes de lavar sua louça. 

1. Detergente Para Lava Louças Em Pó - FinishDetergente Para Lava Louças Melhor AvaliadoVer Preço
2. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Powerball – FinishMelhor Detergente Para Lava Louças Em TabletesVer Preço
3. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes 4 em 1 - CifMelhor Detergente Para Lava Louças Em Tabletes BiodegradávelVer Preço
4. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Quantum Ultimate – FinishPara Limpeza ProfundaVer Preço
5. Detergente Para Lava Louças Em Pó - CifCom Bico DosadorVer Preço
6. Detergente Para Lava Louças Em Pó - BiowashMelhor Detergente Para Lava Louças Em Pó BiodegradávelVer Preço
7. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes – LimpolMelhor Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Custo BenefícioVer Preço
8. Detergente Para Lava Louças Em Pó - LimpolMelhor Detergente Para Lava Louças Em Pó Custo BenefícioVer Preço
9. Detergente Para Lava Louças Em Pó - UnikMelhor Detergente Para Lava Louças BaratoVer Preço
10. Detergente Para Lava Louças Em Pastilhas Dish Washer – Members MarkDispensa Uso de SecanteVer Preço

Como Escolher o Melhor Detergente Para Lava-Louças  

Para começar a direcionar e definir qual o melhor detergente para lava louças, primeiro é preciso considerar algumas questões importantes: 

  • Escolha Dentre os Seus Diversos Tipos  

– Líquido: É importante dizer que o detergente líquido comum não é apropriado para ser utilizado em máquinas lava-louça. Estes são feitos para produzir mais espuma e ensaboar. Para quem prefere a versão líquida para máquinas lava-louças, mesmo, a dica é buscar detergentes especiais, em gel, adaptados para a lavagem automatizada.  

– Pó: As versões de detergentes para lava-louças em pó são normalmente as mais baratas e as que rendem mais, mas o rendimento pode variar conforme o dispenser da máquina e a quantidade de louça por ciclo. As embalagens vêm com um coletor que normalmente é usado inteiro, pela metade, ou duas vezes, dependendo da quantidade de louça. Detergentes em pó costumam fazer menos espuma e podem acabar concentrados em itens de plástico, criando uma película cristalizada. A dica é manter o dispenser extremamente seco e usar somente a quantidade indicada, nunca a mais. 

– Pastilhas ou Tabletes: No caso dos detergentes para lava-louças em formato de pastilhas ou tabletes, não existe dúvida na quantidade, é uma pastilha ou tablete por vez. A cada ciclo, uma unidade deve ser colocada no dispenser. No mercado é possível encontrar pacotes com desde 10 tabletes até quase 100. Eles produzem um pouco mais de espuma e costumam apresentam boa diluição. A dica aqui é sempre manter o pacote bem fechado e longe do calor e da umidade. 

  • Dê Preferência a Fórmulas Biodegradáveis  

Por uma questão de sustentabilidade e meio ambiente, se possível, procure optar por modelos que contém fórmula biodegradável, ou seja, que se desintegram naturalmente por um agente biológico (natureza). 

Procure também ingredientes com base vegetal e/ou mineral, e livres de qualquer adição química durante o processo de produção. Outro ponto importante de fugir é de produtos que são testados em animais. 

  • Confira Seu Rendimento Através da Quantidade de Lavagens  

Nos modelos em formato de tablete ou pastilha, fica fácil de identificar a capacidade de lavagens. A quantidade de unidades é exatamente igual à quantidade de lavagens. Normalmente os pacotes que vem com mais unidades são os que oferecem o melhor custo-benefício. 

Para modelos em pó, não é sempre que a embalagem indica a quantidade de lavagens. E quando isso não ocorre, dá para medir pela capacidade do coletor, embora não seja todo mundo que usa, certinho, um coletor cheio por ciclo de lavagem. 

De qualquer forma, o ideal é ficar de olho na quantidade de lavagens que aparece na embalagem, quando aparece. Isso pode ajudar no planejamento do mês e na frequência dos ciclos de lavagem. 

  • Porções Individualizadas ou Pastilhas Oferecem Maior Praticidade Na Dosagem  

A dosagem das pastilhas é realmente muito simples. Conforme já dissemos, é uma por ciclo de lavagem e pronto. Simples para não confundir ninguém na hora de abrir o dispenser da máquina. 

As dosagens das versões em pó são um pouco diferentes. O coletor tem a sua porção fixa e o usuário é quem a preenche. Se o ciclo de lavagem for completo e a quantidade de louças for grande, basta completar o coletor. Se o ciclo for menor, quem define a quantidade necessária é o usuário. Nenhuma máquina orienta colocar mais que a capacidade do coletor. 


Os 10 Melhores Detergentes Para Lava Louças de 2022  

Em posse de todas as dicas gerais, chegou a hora de conhecer os principais modelos. Agora, uma lista com o que há de melhor em detergentes para lava-louças no mercado: 


1. Detergente Para Lava Louças Em Pó – Finish (Detergente Para Lava Louças Melhor Avaliado)

Para começar bem, vamos inaugurar a nossa lista com o melhor detergente para máquina de lavar louças do mercado na opinião dos usuários. E quem apresenta este produto é a Finish, uma marca muito conhecida no mundo dos itens de limpeza que já virou sinônimo de qualidade e confiança. A Finish é uma marca do grupo britânico Reckitt Benckiser, uma das maiores multinacionais do planeta no segmento de higiene, saúde e nutrição. 

Este detergente para lava-louças visa, principalmente, a economia. Isso porque ele é grande, são 2,5kg de pó para máquinas de lavar louça que têm ação desengordurante e alto poder na remoção de manchas. Bastante durabilidade. Este detergente ainda conta com tecnologia de ação que utiliza enzimas e oxigênio ativo na eliminação de sujeira, para garantir uma limpeza profunda e eficiente. 

Conforme sua descrição, este detergente para lava-louças tem poder até para remover os resíduos mais complicados, como gordura, ovos, massas, queijo derretido, bolos e alimentos leitosos. A relação de quantidade de pó indicada para cada montante de louça é bem simples e está claramente especificada na descrição do fabricante. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, tirando alguns problemas específicos relacionados com a entrega, o produto parece entregar muita qualidade. Frases como “Finish mais lava-louças é vida”, “ótimo produto” e “ótimo custo-benefício” já mostram um pouco do nível de satisfação de quem já usou. 

Tem gente que reclama que alguns itens saem manchados da máquina, mas é preciso consultar no manual exatamente o que pode e o que não pode colocar na máquina de lavar louça, pois normalmente ela usa água quente, e isso não funciona bem para qualquer material. De qualquer forma, temos um ótimo exemplar para abrir os trabalhos. 

Tipo: Em pó Peso Líquido: 2,5kg
Rendimento: Não informado Com Fragrância: Original
Confira o Preço

2. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Powerball – Finish (Melhor Detergente Para Lava Louças Em Tabletes)

O segundo modelo da nossa lista, que não tem ordem, também é da Finish, mas apresenta uma proposta diferente, um formato em pastilhas, daquelas que têm o tamanho ideal para um ciclo de lavagem de uma máquina lava-louças. Basta colocar uma a cada ciclo e pronto, basta esperar a ação desengordurante e decompositora eliminar as moléculas orgânicas e fazer todo o trabalho para você. 

A questão da economia também se aplica nesta versão em formato de pastilhas, pois este pacote vem com 91 unidades, o que significa 91 ciclos de lavagem após as aventuras na cozinha. Diante de uma grande quantidade e uma alta qualidade, o preço compensa, sem dúvidas. 

O detergente lava-louças Powerball conta com alta tecnologia mesmo antes e depois do processo de lavagem. Antes, ele dispensa a pré-lavagem, podendo ser usado diretamente mesmo em louças bem sujas. Durante, ele libera bolhas com agentes de limpeza que fazem a “quebra” das moléculas de sujeira, mesmo as mais densas. E depois, ele tem agentes secantes que favorecem a secagem e o brilho da louça limpa. 

Nos comentários deixados pelos usuários, muita gente afirma ser o melhor que existe no mercado. As vantagens mais elogiadas foram a facilidade no uso, a relação custo versus benefício (pela quantidade) e o poder de limpeza, mesmo em “sujeira extrema”, como destacado por uma usuária. 

Tipo: Pastilha Peso Líquido: 1980g
Rendimento: 91 lavagens Com Fragrância: Original
Confira o Preço

3. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes 4 em 1 – Cif (Melhor Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Biodegradável)

Quem apresenta o detergente para lava-louças da vez é a CIF, uma marca muito conhecida no Brasil e no mundo, embora em outros países tenha nomes diferentes, como Jif, Viss, Handy Andy, Vim e outros em línguas asiáticas que nem vale colocar. Trata-se de uma das marcas de sucesso da Unilever, outra multinacional britânica gigantesca, que é considerada a terceira maior empresa de bens de consumo do planeta – e para quem ficou na curiosidade para saber as duas primeiras: Procter & Gamble e Nestlé. 

Mas focando no produto, é um detergente para lava-louças bem completo. Começando pelo começo, ele não precisa de pré-lavagem e possui filme biodegradável que não agride a natureza. Sua ação durante o processo de lavagem é profunda, atuando tanto contra pontos de gordura quanto em resíduos mais densos ou grudados. Para finalizar, ele também conta com agentes secantes e fator abrilhantador. É daí que vem o título de 4 em 1: limpa com eficiência, protege, remove a gordura, e seca dando brilho. 

Outro ponto interessante são os serviços extras que este detergente para lava-louças faz. Além de lavar com muita qualidade, ele tem ingredientes que ajudam a proteger as louças de vidro e porcelana, e ainda evita a formação de limo no ambiente interno da máquina de lavar louças. Incrível! 

Nas opiniões e comentários sobre o produto, informações úteis. Primeiro, uma satisfação quase unânime de quem já utilizou em casa. “Melhor sabão disparado”, “limpeza eficiente” e “diferenciado” já demonstram a opinião da galera e nem precisam de mais explicações. Segundo, um usuário disse que metade de um tablete já rende uma ótima limpeza. Ainda que o fabricante recomende uma pastilha inteira por ciclo, bom sinal de custo-benefício. 

Tipo: Pastilha Peso Líquido: 315g
Rendimento: 18 lavagens Com Fragrância: Original
Confira o Preço

4. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Quantum Ultimate – Finish (Para Limpeza Profunda)

A Finish volta para a nossa lista para trazer outra opção em formato de pastilhas, o Powerball Quantum Ultimate. A presença recorrente da Finish na lista faz sentido. Este é provavelmente o nome mais forte no segmento de detergentes, inclusive, é o nome mais recomendado pelas principais fabricantes de máquinas lava-louças, como a sueca Electrolux e a brasileira Brastemp. 

A embalagem é menor, são 10 tabletes que rendem 10 lavagens. Mas as lavagens são de alta qualidade, com ação desengordurante, limpeza profunda e brilho seco ao final do processo. O agente utilizado na limpeza é o oxigênio ativo, que atua no rompimento e remoção das moléculas orgânicas, também conhecidas como “seus restos”. Enzimas selecionadas também fazem o papel de quebrar proteínas para remover manchas. 

Quem usou, aprovou. As poucas reclamações são em relação ao preço. Por se tratar de uma embalagem menor, o preço é relativamente mais alto, sim. Faz parte, mas vale a ponderação. Em relação à qualidade na limpeza, todo mundo concorda e faz questão de elogiar a eficiência. Mesmo em outros países, o ponto negativo é somente o preço. 

Tipo: Pastilha Peso Líquido: 125g
Rendimento: 10 lavagens Com Fragrância: Original
Confira o Preço

5. Detergente Para Lava Louças Em Pó – Cif (Com Bico Dosador)

A CIF é outra que volta para a nossa lista para apresentar um modelo diferente. Se o primeiro da marca era em formato de tabletes, este é um detergente para lava-louças em pó. E assim como o outro exemplar da CIF, ele tem ação protetora com a louça e com a máquina. Este detergente conta com tecnologia anticorrosiva e ingredientes que preservam as louças e evitam a propagação de limo dentro do ambiente interno da máquina. 

A embalagem, além de prometer uma limpeza profunda e eficiente mesmo em louças com sujeiras mais densas, tem estrutura ergonômica para facilitar a inserção no dispenser da máquina e um ótimo tamanho, 1kg, que garante até 30 ciclos de lavagem. 

Nas avaliações, as comparações com o concorrente da Finish são inevitáveis. E tem resultados diferentes. Tem gente que diz que este produto é melhor que as opções da Finish, e tem gente que afirma ser bom, mas não como um Finish. De qualquer forma, é uma “briga de cachorro grande” e só mostra a qualidade do produto. O principal ponto de destaque, entretanto, é a embalagem. 

Tipo: Em pó Peso Líquido: 1kg
Rendimento: Até 30 lavagens Com Fragrância: Original
Confira o Preço

6. Detergente Para Lava Louças Em Pó – Biowash (Melhor Detergente Para Lava Louças Em Pó Biodegradável)

Agora, uma opção biodegradável, com ingredientes de base vegetal e mineral e 100% livre de química no processo de produção. Quem apresenta este produto amigo da natureza é uma empresa amiga da natureza, a Biowash. A empresa brasileira de raízes alemãs começou ainda no início dos anos 1980, e desde lá, só cresceu e se consolidou no mercado como uma marca confiável e responsável em relação às questões ambientais. 

Os ingredientes tem sua origem testada e aprovada pelo IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), um órgão que garante a procedência da matéria prima em produtos naturais. Sem corante, sem fragrância e dispensando a utilização de abrilhantador extra, este detergente para lava-louças rende até 12 lavagens.   

Praticamente todo mundo aprovou este produto sustentável. A única observação é o tamanho das partículas, que parece ser extremamente fino. Mas em relação ao poder de limpeza, facilidade na utilização e principalmente para o compromisso com o meio ambiente, são somente elogios. 

Tipo: Em pó Peso Líquido: 500g
Rendimento: 12 lavagens Com Fragrância: Não
Confira o Preço

7. Detergente Para Lava Louças Em Tabletes – Limpol (Melhor Detergente Para Lava Louças Em Tabletes Custo Benefício)

A Limpol é uma linha de detergentes da Bom Bril, uma velha conhecida do mercado brasileiro, mas que não tem nada de velha no desenvolvimento de seus produtos. Famosa pela sua lã de aço que todo mundo chama de Bom Bril, a marca já conquistou sua fama de sólida e confiável desde 1948 no mercado nacional e abriu seu leque para novos produtos. 

É o caso do nosso detergente para lava-louças da vez, que tem formato de pastilhas e garante uma alta performance em limpeza de manchas e gordura. São 25 tabletes com fórmula equilibrada que dissolvem até as moléculas orgânicas mais concentradas. 

Nos comentários deixados pelos usuários, a maioria dos elogios vai para a relação custo-benefício que o produto apresenta. Realmente, diante de um investimento relativamente baixo, este detergente parece atender as expectativas de quem já testou. 

Tipo: Pastilha Peso Líquido: 500g
Rendimento: 25 lavagens Com Fragrância: Não
Confira o Preço

8. Detergente Para Lava Louças Em Pó – Limpol (Melhor Detergente Para Lava Louças Em Pó Custo Benefício)

Também da linha Limpol, da Bom Bril, este modelo é praticamente a versão em pó do anterior, só que um pouco maior, com 1kg, o que rende cerca de 30 lavagens, embora esta informação não esteja especificada na descrição pelo fabricante. 

O tipo de ação é o mesmo, quebra de partículas orgânicas e dissolução de pontos de gordura através de uma fórmula eficiente e agradável ao nariz. Isso mesmo, o produto também não especifica o aroma, mas é elogiado pelos usuários neste quesito. 

Outro quesito bastante valorizado, assim como na sua versão em pastilhas, é a relação custo-benefício. Tem gente que diz, inclusive, que mesmo com um custo mais baixo, este detergente para lava-louças é superior aos das marcas mais “badaladas”.  

Tipo: Em pó Peso Líquido: 1kg
Rendimento: Não informado Com Fragrância: Original
Confira o Preço

9. Detergente Para Lava Louças Em Pó – Unik (Melhor Detergente Para Lava Louças Barato)

O detergente para lava-louças UNIK é um dos mais tradicionais do mercado, desde 1984 ele já marca presença no armário de produtos das casas brasileiras, sempre entregando muita qualidade na limpeza e uma ótima relação custo-benefício. 

O modelo é considerado um “2 em 1”, pela ação de limpeza e pela função abrilhantadora secante, após a louça limpa. A fragrância é minuciosamente dosada para trazer um leve aroma de limão ao final do processo de lavagem. 

Nas avaliações, usuários divididos. São três lados da moeda, aqueles que consideram “o melhor sabão que já usaram”, os que avaliam apenas como “bom custo-benefício” e aqueles que acham que o produto “quase não limpa”. Pelo preço, não muito alto, pode valer correr o risco de entrar para o último time. Mas vale lembrar que o maior time é o primeiro. 

Tipo: Em pó Peso Líquido: 1kg
Rendimento: Não informado Com Fragrância: Limão
Confira o Preço

10. Detergente Para Lava Louças Em Pastilhas Dish Washer – Members Mark (Dispensa Uso de Secante)

A marca que apresenta o último modelo da nossa lista pode não ter um nome tão conhecido no Brasil, mas acredite, você conhece o verdadeiro dono da Members Mark. Trata-se de uma das marcas que compõem o Sam’s Club, um clube de compras já muito conhecido que é controlado por um grupo mais conhecido ainda, o Walmart. 

Depois dessa apresentação de peso, não poderíamos esperar menos do que um modelo completo, eficiente, prático e com um alto rendimento. É o caso do Dish Washer! Com função “3 em 1” – detergente, abrilhantador e secante – este produto também conta com oxigênio ativo em sua fórmula de limpeza. E o rendimento impressiona, são 48 pastilhas que rendem 48 lavagens de qualidade. 

Teve gente que não gostou muito da capacidade de lavagem em máquinas grandes e com muitos serviços, mas a maioria das pessoas que usaram fez questão de destacar a eficiência na ação contra manchas e gorduras, bem como a relação custo-benefício que o detergente apresenta. 

Tipo: Pastilha Peso Líquido: 336g
Rendimento: 48 lavagens Com Fragrância: Original
Confira o Preço

Como Usar o Detergente Para Lava-Louças Corretamente  

Agora que você provavelmente já escolheu o seu, vamos trazer seis dicas importantes na hora da utilização. Saiba o que fazer e o que não fazer ao usar o seu detergente para lava-louças: 

  1. A inserção do detergente para lava-louças na máquina é sempre através do dispenser, um pequeno compartimento ou pequena “portinha” especial para o produto, que toda máquina tem; 

  2. Para versões em formato de pastilha ou tablete, basta utilizar uma unidade por ciclo de lavagem; 

  3. Para versões em pó, não coloque mais que a quantidade indicada pelo fabricante no dispenser da máquina de lavar louça; 

  4. Mantenha o dispenser da máquina absolutamente seco, sempre. Isso evita que a pastilha comece a dissolver antes da hora e que uma parte da versão em pó fique grudada no dispenser

  5. A conservação é a mesma para as duas versões. Mantenha o produto em local seco, longe da umidade e do calor; 

  6. Na falta do seu detergente para lava-louças, não utilize detergente líquido normal nem sabão em pó para lavar roupas. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE DETERGENTE 

Qual a melhor marca de Detergente Para Lava Louças?  

Não faltam boas marcas no universo dos detergentes para lava-louças. Podemos encontrar linhas da clássica marca Bom Bril, que traz muita confiança, nomes de qualidade como CIF e a centenária Unik, além de outras especializadas em opções biodegradáveis, como a brasileira Bio Wash. 

Mas se for para “sairmos de cima do muro”, podemos destacar a Finish, do grupo britânico Reckitt Benckiser, pela questão versatilidade. A nossa própria lista comprova que a marca é quem apresenta mais opções de produtos, e não somente nas duas versões (em pó e em pastilhas/tabletes), mas também em diferentes tamanhos, favorecendo a economia e o planejamento. 

Qual é a diferença entre o Detergente Tradicional e o Detergente Para Lava-Louças?  

A função é a mesma, eliminar gorduras e remover manchas através de uma composição química que produz espuma. Os agentes modificadores de espuma, os alcalinizantes, silicatos, agentes de suspenção e outros, são os responsáveis por decompor as moléculas orgânicas e de gordura, ou, em outras palavras, os responsáveis por limpar seu prato sujo. 

A diferença fica na diluição. O detergente comum é feito para ser diluído de forma mais local, contando com a ação de esfregar e espalhar a espuma, com aplicações pontuais. Já o detergente para lava-louças é adaptado para uma diluição mais lenta, uniforme e constante, contando com a ação automática da máquina, de forma a render e atender o ciclo completo.