Os 10 Melhores Filtros de Barro de 2021

Procurando pelo Melhor Filtro de Barro? Confira nosso guia de compras com os Melhores Filtros de Barro do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Nada melhor do que a sensação de beber um bom gole de água fresquinha, concorda?  

Além de nos refrescar, a água desempenha um papel essencial para a nossa saúde. Para quem cansou de gastar com incontáveis garrafas ou galões de água, o filtro de barro é uma excelente opção.  

Isso porque, além de fornecer água fresca e potável, os filtros de barro removem até 95% das impurezas presentes na água, tornando-a própria para o nosso consumo, de forma segura e eficiente.  

Para te ajudar na escolha do melhor filtro de barro, preparamos uma seleção dos 10 Melhores Filtros de Barro de 2021. Acompanhe! 

1. Filtro de Barro Purificador e Ionizador Vittro - Acqualive FreshMelhor Filtro de Barro Para Água AlcalinaVer Preço
2. Filtro de Barro São João Classic – StefaniMelhor Filtro de Barro ClássicoVer Preço
3. Filtro de Barro São João Premium - StefaniO Clássico RepaginadoVer Preço
4. Filtro de Barro São Pedro – Cerâmica Center ArtMelhor Filtro de Barro Custo BenefícioVer Preço
5. Filtro de Barro Advance Plus - StefaniCompatível Com Filtro de Prata ColoidalVer Preço
6. Filtro de Barro São João Veneza - StefaniMelhor Filtro de Barro DesignVer Preço
7. Filtro de Barro - SalusFiltro de Barro ClássicoVer Preço
8. Filtro de Barro Decorado Tex Flor – SalusMelhor Filtro de Barro DecoradoVer Preço
9. Filtro de Barro Natalia – GmoldMelhor Filtro de Barro Grande Custo BenefícioVer Preço
10. Filtro de Barro – GmoldMelhor Filtro de Barro BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Filtro de Barro 

Não é fácil escolher o melhor filtro de barro do mercado quando há tantas variedades disponíveis. Por isso, conheça algumas de suas características que serão importantes de conhecimento na hora da compra. 

  • Escolha a Partir da Qualidade da Sua Vela Filtrante 

A vela é o mecanismo responsável pela filtragem da água no seu filtro de barro, sendo o componente mais importante do produto. Por esse motivo, saiba o tipo de vela que seu filtro oferece, pois ela determinará a qualidade do resultado final da filtragem da água. 

Existem três tipos de vela: as tradicionais, as declorantes e as esterilizantes

Tradicional: esse tipo de vela é a mais barata e simples, retendo apenas partículas sólidas na água. Ela é indicada para quem vivem em regiões onde a água é mais suja e não possui nenhum tipo de tratamento, como onde há a presença de pequenos pedregulhos, por exemplo. 

Apesar de reter essas partículas sólidas, essa vela não fornece uma filtragem intensa e nem completa, pois não é capaz de eliminar agentes contaminadores ou metais pesados que podem estar presentes na água, além de outros componentes que afetam a saúde da água, como cloro e mercúrio. 

Declorante (vela de dupla ação): essa vela possui um melhor custo benefício pois, por um preço acessível, ela é capaz de remover odores e sabores da água devido à presença do carvão ativado. Além de reter partículas sólidas, essa vela possui parede microporosa, oferecendo uma maior filtragem. 

Esterilizante (vela de tripla ação): é a vela mais cara, mas possui mais benefícios. Ela possui a parede microporosa, elimina sabores e odores da água através do carvão ativado, retém partículas sólidas e ainda elimina bactérias, graças à sua tecnologia de prata coloidal. Se você é uma pessoa que se preocupa muito com a saúde da sua água, uma vela de tripla ação é o ideal! 

  • Verifique a Capacidade e Tamanho Ideais Para Suas Necessidades 

Assim como todo produto, independente de qual seja, um filtro de barro deve comportar as necessidades e demandas pessoais do usuário. 

Se você é solteiro ou possui uma família que não necessita tirar muito proveito de um filtro de barro, ele pode possuir um tamanho reduzido, algo em torno de 4 litros de capacidade total. 

Já se sua situação for o completo oposto, será necessário escolher por um modelo com maior capacidade, como filtros que comportem 10 litros de água. 

Apesar desses números, a decisão dependerá apenas do usuário, pois é preciso revisar as próprias necessidades a fim de descobrir qual capacidade de água atenderá melhor sua rotina. 

  • Opte Por Modelos Com Selo do INMETRO 

Seu filtro de barro será de confiança quando passar pelos sistemas de avaliação da INMETRO, os quais podem classificar a qualidade da água de A até F, sendo o primeiro o mais confiável e o último o de pior qualidade. 

Ou seja, se você se pergunta qual o melhor filtro de barro do mercado, certamente será um modelo com verificação de selo do INMETRO e com classificação A. 

Explicando melhor como é o processo de validação, o INMETRO possui uma metodologia que avalia a qualidade desse tipo de produto antes de serem comercializados, sendo avaliados aspectos como resistência à pressão da água, capacidade de filtragem e eficiência energética. 

  • Para Evitar Transtornos Prefira Filtros Com Boia 

A boia do filtro de barro possui o objetivo principal de evitar vazamentos da água que foi filtrada, a que se encontra na parte inferior do filtro. 

Além de auxiliar o usuário a não passar pelo transtorno de vazamento, a boia ainda oferece maior capacidade de armazenamento, pois conseguem encher tanto o reservatório inferior quanto superior de água. 

Dessa forma, a capacidade total do seu filtro de barro será beneficiada se ele possuir boia. 


Os 10 Melhores Filtros de Barro de 2021 

Se você busca pelo melhor filtro de barro do Brasil, certamente encontrará o modelo certo com nossa seleção das melhores opções do mercado! 


1. Filtro de Barro Purificador e Ionizador Vittro – Acqualive Fresh (Melhor Filtro de Barro Para Água Alcalina)

Sendo uma versão limitada da marca, o filtro de barro Purificador e Ionizador Vittro é fabricado em cerâmica e vidro de forma artesanal.  

Esse modelo é ideal para famílias maiores, pois sua tecnologia Fresh Vittro atende até 6 integrantes! Sua tecnologia oferece uma água com PH acima de 8,5 e, além disso, enriquecida com magnésio, que é um dos minerais mais essenciais na vida do ser humano. 

O filtro Ionizador Vittro produz uma água super alcalina com alto nível de hidratação. Somando ainda mais benefícios, sua água é comparada às encontradas na própria natureza, pois sua tecnologia Fresh Nanno simula o processo natural, onde a filtragem ocorre em nível molecular. 

Se você busca pela água mais alcalina de todas, esse modelo pode ser o grande responsável por trazer a saúde de volta a ela! 

Capacidades Disponíveis: 9 litros Quantidade de Velas: 3
Tipo de Vela: Tecnologia Fresh Nanno (esterilizante) Certificação do Inmetro: Sim (Classe A)
Confira o Preço

2. Filtro de Barro São João Classic – Stefani (Melhor Filtro de Barro Clássico)

Para os amantes dos filtros de barro tradicionais, essa é a melhor opção do mercado! 

Possuindo uma vela esterilizante com tripla ação como responsável pela filtragem, ele é capaz de oferecer uma água limpa e saudável para consumo. Além disso, o modelo possui boia, um recurso extra para quem vive com transtornos de vazamento de água. 

O modelo é uma ótima opção para famílias de tamanho médio, pois seus 6 litros de capacidade são capazes de atender a uma boa demanda! Além disso, é o modelo perfeito para quem não possui todo o orçamento disponível para a compra do produto. 

Sendo simples, eficiente e com bom custo benefício, certamente não haverá arrependimentos para quem o adquirir. 

Capacidades Disponíveis: 6 litros Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Esterilizante Certificação do Inmetro: Sim (Classe A)
Confira o Preço

3. Filtro de Barro São João Premium – Stefani (O Clássico Repaginado)

Ainda para os amantes do filtro de barro clássico, esse modelo da marca Stefani é sua versão um pouco mais moderna! 

Possuindo duas velas do tipo tradicional, o filtro São João Premium é capaz de oferecer uma filtragem ainda mais eficiente da sua água. 

Com capacidade também de 6 litros como o modelo acima, esse filtro é ideal para famílias de tamanho médio, ou para casais que geram uma maior demanda de água. 

Para quem gosta do simples e não pode desprender de muito para investir em um bom filtro de barro, esse modelo pode ser a melhor alternativa! 

Pela plataforma da Amazon, onde o modelo também é vendido, a maioria de seus usuários relatou satisfação com o produto, alegando ser um ótimo modelo, principalmente para quem prefere por uma água fresca em temperatura ambiente.

Capacidades Disponíveis: 6 litros Quantidade de Velas: 2
Tipo de Vela: Tradicional Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

4. Filtro de Barro São Pedro – Cerâmica Center Art (Melhor Filtro de Barro Custo Benefício)

Além de ser um modelo de ótimo valor, o filtro de barro São Pedro é ideal para quem busca por segurança extra quando o assunto é a saúde de sua água. 

Possuindo uma vela de tripla ação, a esterilizante, o filtro possui revestimento em prata coloidal e carvão ativado, dois mecanismos super eficientes quando se trata de purificação. Dessa forma, sua água estará livre de bactérias, partículas sólidas e, é claro, gostos e sabores, eliminando o possível cloro presente em até 75%. 

Além disso, o filtro ainda é capaz de elevar o PH da água em até 3 pontos! 

O modelo ainda possui boia que, além de auxiliar à água não transbordar, duplica a capacidade do filtro, mantendo seus reservatórios sempre cheios com 3 litros. Somando a parte superior com a inferior, esse filtro de barro possui capacidade total de 6 litros! 

Sobre a satisfação de seus usuários, a maioria se mostrou satisfeita com a aquisição, dizendo ser um produto eficiente e capaz de fornecer água sempre fresca. 

Capacidades Disponíveis: 6 litros Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Esterilizante Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

5. Filtro de Barro Advance Plus – Stefani (Compatível Com Filtro de Prata Coloidal)

Sendo outro modelo com vela de tripla ação, o filtro de barro Advance Plus é capaz de fornecer a segurança que faltava para a qualidade da sua água! 

Tendo poder antibactericida, sua vela esterilizante tornará sua água também livre de cloro, sabores e odores. 

Com um design que se mistura com a aparência de filtros de água mais modernos, é possível que o usuário visualize o nível de água do reservatório superior, pois ele é transparente. Ou seja, além de prático, esse modelo ainda é uma opção decorativa, pois possui uma combinação do design clássico com um mais moderno. 

O modelo também vem equipado de boia, um equipamento que auxilia a aumentar a capacidade dos reservatórios do filtro ao mesmo tempo que evita acidentes com vazamentos de água. 

Possuindo capacidade de 4 litros por reservatório, o modelo se torna ideal para famílias maiores ou para casais que geram grande demanda de água. Totalizando 8 litros, esse filtro de barro não te deixará na mão! 

Comprovando a eficiência do produto, seus usuários recomendam a aquisição, não havendo ressalvas sobre o modelo. 

Capacidades Disponíveis: 4 litros (por reservatório) Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Esterilizante Certificação do Inmetro: Sim (Classe A)
Confira o Preço

6. Filtro de Barro São João Veneza – Stefani (Melhor Filtro de Barro Design)

Se você busca pelo melhor filtro de barro que, ainda, possui um design charmoso, essa pode ser sua melhor escolha! 

Com a tradicional e clássica base de argila artesanal e parte superior transparente, o design desse modelo é daqueles que combina com qualquer cozinha.  

Além de ser um destaque por sua linda aparência, o filtro de barro São João Veneza traz como mecanismo de purificação uma vela declorante, de dupla ação, capaz de reter partículas sólidas e declorar sua água. 

O modelo ainda possui boia, que regula o nível de água dos reservatórios e evita transbordamentos de água filtrada. 

Capacidades Disponíveis: 6 litros (por reservatório) Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Declorante Certificação do Inmetro: Sim (Classe A)
Confira o Preço

7. Filtro de Barro – Salus (Filtro de Barro Clássico)

Para solteiros os casais com baixa demanda de água, esse filtro de barro da marca Salus pode ser seu salvador! 

Com capacidade de 4 litros, o modelo atende perfeitamente às necessidades de uma família menor ou solteiros. Mesmo sendo um modelo clássico, sua vela possui carvão ativado, que oferece uma purificação ainda mais potente da água que uma vela tradicional. 

Ou seja, se você busca por um dos melhores filtros de barro clássicos que proporciona ainda mais qualidade de água, esse modelo pode ser o ideal para você! 

Capacidades Disponíveis: 4 litros Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Declorante Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

8. Filtro de Barro Decorado Tex Flor – Salus (Melhor Filtro de Barro Decorado)

Se você se pergunta qual o melhor filtro de barro decorado, nossa recomendação seria esse outro modelo da marca Salus, pois o filtro Tex Flor possui o diferencial de seu design, trazendo mais beleza para sua cozinha! 

Além disso, sua vela filtrante é capaz de remover gostos e cheiros da água, característica negativa que ainda é presente na vida de muitas pessoas. Se esse for um problema que você possui com seu atual filtro, esse modelo solucionará o problema! 

Com capacidade de 4 litros, ele é ideal para pequenas famílias e casais. 

O kit também vem acompanhado de boia para quem ainda sofre com vazamentos de água. 

Capacidades Disponíveis: 4 litros Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Declorante Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

9. Filtro de Barro Natalia – Gmold (Melhor Filtro de Barro Grande Custo Benefício)

Não há dúvidas de que esse é o melhor filtro de barro grande do mercado. Cada um de seus reservatórios, inferior e superior, possuem capacidade de 7,5 litros de água, totalizando 15 litros de capacidade total! 

Com isso, esse filtro de barro se torna a opção ideal para famílias grandes ou para um usuário que tenha a necessidade de grande demanda de água. 

Possuindo duas velas de dupla ação, as declorantes, a filtragem da água é ainda mais intensa, removendo partículas sólidas das mais diversas naturezas e reduzindo o teor de cloro e demais impurezas presentes na água. 

Por possuir carvão ativado, suas velas ainda são capazes de eliminar possíveis gostos e sabores da água. 

O filtro de barro Natalia ainda possui duas boias reguladores do nível de água, que auxiliam no não vazamento da água filtrada. 

Capacidades Disponíveis: 15 litros Quantidade de Velas: 2
Tipo de Vela: Declorante Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

10. Filtro de Barro – Gmold (Melhor Filtro de Barro Barato)

Como se não bastasse ser um filtro com ótima capacidade, esse modelo também da marca Gmold ainda possui um excelente custo benefício. 

Ocupando nosso lugar de melhor filtro de barro barato do mercado, seu reservatório inferior comporta 6 litros de água, enquanto o superior consegue armazenar 5,2 litros, totalizando um pouco mais de 11 litros! 

Por isso, ele se torna a opção ideal para famílias com maior demanda de água, como de três a quatro integrantes, como recomendam seus usuários. 

Possuindo uma vela de dupla ação com carvão ativado e sendo aprovado pelo sistema de qualidade da Inmetro, esse modelo não te deixará na mão quando o assunto é purificar sua água! 

Seu kit ainda é acompanhado de boia, que regula o nível da água dos reservatórios, evitando vazamentos. 

Sobre as avaliações gerais do produto, a maioria de seus usuários recomenda e muito a aquisição, alegando o filtro ser de excelente qualidade, durabilidade e eficiência, além de sua boia fazer o serviço com excelência, pois não deixa nada vazar.  

Ainda há elogios sobre a filtragem ser mais rápida que outros modelos da categoria. 

Capacidades Disponíveis: 11,2 litros Quantidade de Velas: 1
Tipo de Vela: Declorante Certificação do Inmetro: Sim
Confira o Preço

Vantagens do Filtro de Barro 

Depois de conhecer os melhores modelos de filtros de barro, conheça suas vantagens para não haver dúvidas sobre sua qualidade! 

  • Qualidade de Água Superior: devido ao seu processo de filtragem em três etapas super completo, o filtro de barro é capaz de oferecer uma água com maior qualidade, sendo mais pura e, consequentemente, mais saudável para o consumo.

    É importante ressaltar que os processos de filtragem podem sofrer pequenas alterações de acordo com a vela que seu filtro de barro possui, porém, independente desse fator, todo modelo do produto oferece uma água limpa e saudável! 

  • Temperatura Agradável para Consumo: o filtro de barro mantém a água em temperatura ambiente, o que já é ideal para consumo, porém, ela também consegue atingir até 5 graus Celsius, sendo muito agradável ao paladar. 

  • Filtragem Lenta: a purificação da água pelo filtro de barro é feita através da gravidade, ou seja, de forma mais lenta, sendo possível remover todas as bactérias e agentes maléficos à saúde humana, além de partículas sólidas presentes em águas que não possuem tratamento adequado. 

    É claro que o tipo de filtragem dependerá do tipo de vela, porém, todo filtro de barro possui uma purificação de água lenta. Dessa forma, o filtro de barro se torna a opção mais saudável, potente e eficiente de filtragem de água. 

Dúvidas Frequentes Sobre Filtros De Barro

Como funciona o filtro de barro?

O filtro de barro possui, basicamente, três etapas de funcionamento que trabalham em harmonia com a gravidade. 

A primeira delas diz respeito à entrada da água no filtro, onde ocorre a retenção de partículas sólidas e impurezas maiores da água através da parede filtrante. É aqui que ocorre uma limpeza mais superficial, onde sua água poderá ser livrada de agentes maiores, como pedregulhos. 

Em segundo lugar, a água é esterilizada pela vela, removendo todas as suas possíveis bactérias e outros agentes contaminadores. 

Na terceira etapa, entra o carvão ativado em cena. Ele reduz odores e gostos da água, o que a transforma em água totalmente alcalina, potável e saudável para o consumo. 

Vale lembrar que o processo de filtragem do filtro de barro pode ser alterado de acordo com o tipo de vela que ele possui, além de alguns modelos possuírem mais de um mecanismo de filtragem. 

Qual o melhor filtro de barro: com uma ou duas velas?

A vela é a responsável pela filtragem da água em um filtro de barro. Por isso, um modelo com duas velas pode ser melhor para quem opta por mais segurança, realizando uma purificação mais completa da água. 

Porém, um filtro com apenas uma vela também é capaz de realizar a purificação da água de forma eficiente. 

Além da questão da filtragem, duas velas podem proporcionar um tempo menor para que esse processo ocorra; para famílias maiores ou com grande demanda de água, optar por um modelo com duas velas pode facilitar a dinâmica da filtragem, acelerando-a. 

Como tirar o gosto do filtro de barro novo?

Há algumas maneiras de fazer isso, sendo a primeira e mais simples apenas realizar a troca constante da água nos primeiros usos. Com isso, é feito uma “lavagem” natural no filtro, onde o gosto irá sair com o tempo. 

Basta adicionar água no seu filtro, tanto embaixo quanto encima (ambos os reservatórios), deixar por algumas horas e depois retirá-la, repetindo o processo algumas vezes. 

A segunda dica seria realizar uma limpeza com vinagre; não é uma prática muito recomendada pelos fabricantes de filtros de barro, porém, é uma alternativa comumente encontrada na Internet. 

Para isso, adicione um copo de vinagre na água do filtro e, depois de ser completamente filtrada, descartar. Repita o processo de duas a três vezes que o gosto do filtro novo deverá sair.  

Por último, nesse processo, adicione água sem vinagre no filtro e descarte, para retirar possíveis resíduos do produto. 

Quais são os Benefícios do Filtro de Barro?

O filtro de barro é a maneira mais simples e eficiente de filtrar sua água, por isso, vale a pena investir nesse produto. 

Ele é capaz de remover todas as possíveis substâncias prejudiciais à saúde que tornam sua água impura, como metais pesados, mercúrio, flúor, cloro e partículas sólidas das mais diversas naturezas (como pedregulhos).  

Dependendo da vela que seu filtro possui, sua água será até mesmo esterilizada de agentes bactericidas! 

Através da remoção destes, o filtro torna sua água mais alcalina e, consequentemente, pura para o consumo.