Os 10 Melhores Irrigadores Dentais de 2022

Procurando pelo Melhor Irrigador Dental? Confira nosso guia de compras com os Melhores Irrigadores Dentais do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Ninguém vai parar de escovar os dentes nem de passar fio dental. Esta não é a proposta dos irrigadores dentais. Esta ferramenta auxiliar da higiene bucal funciona como um bônus aos cuidados comuns, não uma substituição. Portanto, antes de tudo, continue com a sua frequência normal de escovação e fio dental. 

Mas dentro das atividades normais dos seus cuidados com o sorriso e a gengiva, o irrigador pode entrar como um grande reforço. Para quem quer caprichar mesmo, escovando, passando o fio dental corretamente e irrigando a superfície dentária (e a boca) inteira com um jato forte limpante, esta ferramenta é essencial. Outra ótima aplicação para os irrigadores dentais é na higiene de implantes, coroas, próteses fixas e aparelhos ortodônticos. 

E assim como em praticamente todos os produtos, a tecnologia chegou forte e criou diversos modelos, tamanhos, funções e estilos de irrigadores dentais. Mas é para isso que estamos aqui! Para garantir o seu sorriso até na hora da escolha do aparelho certo para você. Aqui, vamos trazer informações, dicas e orientações, além de apresentar os melhores modelos e responder as principais dúvidas. 

1. Irrigador Dental WP861B – WaterpikMelhor Irrigador DentalVer Preço
2. Irrigador Dental WP100B – WaterpikOpção Completa e de Fácil UsoVer Preço
3. Irrigador Dental WP70B – WaterpikCom Maior Reservatório da CategoriaVer Preço
4. Irrigador Dental Clearpik Profissional HC038 - MultilaserMelhor Irrigador Dental Custo BenefícioVer Preço
5. Irrigador Dental Clearpik HC037 – MultilaserMelhor Irrigador Dental BaratoVer Preço
6. Irrigador Dental V300 – WaterpulseCom Bico Limpador de LínguaVer Preço
7. Irrigador Dental WP450B – WaterpikMelhor Irrigador Dental PortátilVer Preço
8. Irrigador Dental WF02B – WaterpikMelhor Irrigador Dental Portátil Custo BenefícioVer Preço
9. Irrigador Dental Clearpik Portable HC036 – MultilaserMelhor Irrigador Dental Portátil BaratoVer Preço
10. Irrigador Dental Water Clean Evolution – OdontusAcompanha Estojo Para ViagemVer Preço

Como Escolher o Melhor Irrigador Dental  

Para entender qual melhor irrigador dental para você na hora da pesquisa, separamos algumas dicas bem interessantes. 

  • Com ou Sem Fio? Escolha Entre Um Modelo Fixo ou Portátil  

Você é do tipo que faz a sua higiene bucal andando pela casa? Daquelas pessoas que ficam na frente da TV escovando os dentes? Você fica andando pela casa passando fio dental? Ou você costuma ficar em pé na frente do espelho, se olhando, como um ritual de beleza em um “templo da higiene”? 

Antes de comprar um irrigador dental, é preciso se identificar em algum dos estilos aí em cima. Pois na hora de irrigar seus dentes com o potente jato limpante, você vai poder contar com dois tipos de irrigadores, fixos ou portáteis. Os nomes já explicam: o fixo é o do templo da higiene, e o portátil é aquele que permite as manias de cada um pela casa, ou aquele que vai dentro da sua mala em viagens. 

  • A Variedade de Bicos Traz Diversas Funcionalidades Extras  

Os melhores irrigadores dentais apresentam bicos substituíveis. A dica aqui é simples: quanto mais bicos diferentes, melhor. Os bicos variam entre bicos clássicos (de tamanho e pressão regulares), limpadores de língua, limpadores ortodônticos, removedores de placa e outros. 

Os modelos que trazem bicos extras são, normalmente, os modelos fixos. Mas não é impossível encontrar modelos portáteis que também oferecem ponteiras para substituição. Na nossa lista tem! 

  • Verifique Os Níveis de Intensidade de Limpeza Que o Aparelho Oferece  

Os irrigadores dentais funcionam através de um forte jato de água, direcionado para os dentes e outras regiões da boca, que é gerado utilizando energia elétrica. Ou seja, dá para controlar essa força da forma que você preferir. 

Portanto, fique de olho nas opções de ajustes de pressão. Através delas, você pode personalizar a intensidade do jato d’água de acordo com o tipo e a necessidade de limpeza. Alguns modelos na nossa lista chegam a ter até dez níveis de regulagem de pressão. 

  • Conheça os Recursos Extras Possíveis  

Os aparelhos mais completos ainda contam com funcionalidades extras e recursos bem interessantes que podem ganhar a sua atenção: 

– Modelos Á Prova D’água: Dado que este aparelho nunca vai estar tão longe da água, escolher um modelo que não estraga em contato com a água pode dar uma boa segurança para a durabilidade do produto na sua mão. 

– Estojo Para Transporte: Principalmente para os modelos portáteis, um estojo para transporte pode ajudar bastante. Produtos de higiene não são feitos para serem guardados soltos, em contato com outras coisas. Estojos fazem a proteção necessária e contribuem principalmente para os viajantes. 

– Compartimento Para Esterilização: Principalmente para modelos fixos, um compartimento de esterilização (que também pode funcionar como compartimento de armazenamento) é um diferencial incrível para quem ama uma limpeza plena e caprichada, mas também simples e acessível. 


Os 10 Melhores Irrigadores Dentais de 2022  

Antes, você precisava de dinheiro e dicas para comprar o melhor irrigador dental do mercado, agora você só precisa de dinheiro. Pegue seu cartão de crédito e lembre-se, é melhor gastar em higiene bucal do que com dentista! 


1. Irrigador Dental WP861B – Waterpik (Melhor Irrigador Dental)

Se você quer saber qual é o melhor irrigador dental do mercado, o primeiro modelo da nossa lista já é um grande candidato. Quem o apresenta é a Waterpik, uma multinacional americana fundada em 1962 que é simplesmente a líder do segmento. Seus aparelhos inovadores e tecnológicos são produzidos nos Estados Unidos, montados na China e apreciados no mundo todo. No Brasil, quem importa e distribui os produtos Waterpik de forma exclusiva é a Harty Comercial, que também tem exclusividade em outras marcas, como John Frieda e Nick Vick. 

Este irrigador dental é considerado um dos melhores porque é um modelo extremamente completo, além da função do jato de pressão, que inclusive é apresentada em cinco bicos diferentes, ele vem com uma escova sônica oficial Waterpik, que vibra para massagear e ainda tem ação branqueadora (com dois bicos). Na função irrigação, são 10 intensidades ajustáveis e bicos com diversas funções.  

Nas avaliações, alguns usuários parecem ter tido azar na durabilidade do produto. É importante dizer que mais de um comentário relatou defeitos em pouco tempo de utilização. Mas quem teve mais sorte com o funcionamento, adorou o produto. A maioria das pessoas destaca uma eficiência extrema e uma experiência de limpeza maravilhosa. Tem gente que não fica mais sem! 

Alimentação: Tomada Bicos: 5 (Dois bicos clássicos, bico ortodôntico, bico periodontal e removedor de placas)
Pressão: Não informado Níveis de Intensidade: 10
Pulsos Por Minuto: 1450 Capacidade Reservatório: 650ml
Confira o Preço

2. Irrigador Dental WP100B – Waterpik (Opção Completa e de Fácil Uso)

Agora, se alguém busca descobrir qual o melhor irrigador dental para implantes, este tem eficiência comprovada não somente na limpeza de implantes, mas também na higienização de cintos, coroas, aparelhos ortodônticos, além de próteses fixas e móveis. Mas a sua eficiência não se aplica apenas em outras estruturas, sua limpeza profunda também previne tártaro, cárie, gengivite, bolso periodontais e outras doenças bucais. 

Também da Waterpik, este irrigador dental oferece uma combinação muito eficaz de pressão e pulsação de água, com 10 níveis facilmente reguláveis. Os bicos também são variados e ainda contam com uma escova, para facilitar a sua vida. Sua manipulação é simplificada e seu funcionamento é silencioso. 

No Brasil, os usuários se mostraram muito satisfeitos, inclusive elogiando o envio de um adaptador para a tomada brasileira, já que o produto é importado. Fora das nossas fronteiras, a abrangência impressiona, tem avaliação de diversos países, e o melhor, a maioria repleta de elogios. Os principais pontos ressaltados foram a sensação que fica na boca após a utilização e o poder de limpeza. 

Alimentação: Tomada Bicos: 6 (Bico clássico, bico ortodôntico, removedor de placas, bico periodontal, limpador língua e escova)
Pressão: Não informado Níveis de Intensidade: 10
Pulsos Por Minuto: 1200 Capacidade Reservatório: 600ml
Confira o Preço

3. Irrigador Dental WP70B – Waterpik (Com Maior Reservatório da Categoria)

Se ainda não deu para perceber qual é a melhor marca de irrigador dental do mercado, agora vai dar. Isso porque a Waterpik chega com o terceiro modelo para a nossa lista, e já vamos avisando que tem mais depois. Mas não deixa de ser um ótimo sinal, além de selecionarmos os melhores, isso mostra que o leque de opções da Waterpik é bem grande e variado, atendendo a diversos tipos de clientes.  

Este modelo impressiona na capacidade do reservatório de água, é o maior da nossa lista, com até 1 litro. Mesmo assim, ele tem um tamanho compacto para não virar um “trambolho” na sua pia. O WP70B ainda tem seis níveis reguláveis de intensidade e 3 bicos substituíveis. 

Clinicamente comprovado contra a saúde das gengivas ao redor dos implantes, este irrigador dental agradou a maioria dos usuários. Quem gostou, elogiou a relação custo-benefício e o poder de limpeza, principalmente em próteses e aparelhos ortodônticos. E quem não gostou, reclamou especificamente do funcionamento: parece que a lógica é invertida e você precisa ativar o botão para parar o jato de água. Vale a ponderação!  

Alimentação: Tomada Bicos: 3 (Dois bicos clássicos e bico periodontal)
Pressão: Não informado Níveis de Intensidade: 6
Pulsos Por Minuto: 1400 Capacidade Reservatório: 1 litro
Confira o Preço

4. Irrigador Dental Clearpik Profissional HC038 – Multilaser (Melhor Irrigador Dental Custo Benefício)

Quem apresenta o modelo que é considerado o melhor irrigador oral custo benefício é uma velha conhecida do mercado brasileiro, a Multilaser. A empresa é uma das maiores no mercado nacional de eletrodomésticos e utensílios para o cotidiano. Fundada em 1987, a Multilaser nunca parou de crescer e se tornou uma das preferidas dos brasileiros através da qualidade e durabilidade de seus produtos. 

Temos aqui um modelo bem completo, e com um preço relativamente acessível. São sete bicos diferentes, reservatório facilmente removível com capacidade de até um litro, 10 intensidades ajustáveis de pressão e dois diferenciais incríveis: um compartimento de armazenamento e esterilização para os bicos que não estão em uso, e a função de luz ultravioleta.  

Nas avaliações, tirando alguns insatisfeitos com o barulho e a fragilidade da mangueira, a maioria dos comentários foi positiva. Frases como “sensação de dentista”, “excelente produto” e “limpa muito bem” já dão o tom da satisfação dos usuários. 

Alimentação: Tomada Bicos: 7 (Três bicos clássicos, bico ortodôntico, limpador de língua, bico periodontal e removedor de placa)
Pressão: 125 – 150 PSI Níveis de Intensidade: 10
Pulsos Por Minuto: Não informado Capacidade Reservatório: 1 litro
Confira o Preço

5. Irrigador Dental Clearpik HC037 – Multilaser (Melhor Irrigador Dental Barato)

O segundo exemplar da Multilaser da nossa lista, que não tem ordem, é visto como o melhor irrigador dental barato do mercado. Isso porque, diante de um preço ainda menor que o anterior, você adquire um irrigador dental bem completo. 

Ele é um pouco mais simples que o anterior, não há função UV nem compartimento de esterilização, e o reservatório também é um pouco menor. Mas a versatilidade de bicos e o poder de limpeza em 10 níveis reguláveis se mantiveram. Suporte para manter os bicos fora de uso guardados ele tem, e também vale dizer que esses bicos são compatíveis com outros modelos. 

Muito recomendado para a higienização de implantes e aparelhos, este produto parece ter agradado bastante na performance. Os pontos mais elogiados pelos usuários foram a intensidade do jato e a lavagem caprichada no geral. Muita gente falou que é melhor que fio dental, mas a recomendação é que se utilize os dois antes da escovação.  

Alimentação: Tomada Bicos: 7 (Três bicos clássicos, bico periodontal, limpador de língua, buco ortodôntico e removedor de placas)
Pressão: 100 PSI Níveis de Intensidade: 10
Pulsos Por Minuto: Não informado Capacidade Reservatório: 600ML
Confira o Preço

6. Irrigador Dental V300 – Waterpulse (Com Bico Limpador de Língua)

Também na briga para ser o melhor irrigador dental para implantes do mercado, este modelo é apresentado pela Waterpulse, uma empresa fundada em 1985 que já virou referência no desenvolvimento de soluções para a saúde e cuidados pessoais. Todos os seus produtos são clinicamente testados e aprovados, além de muito utilizados por profissionais do mundo inteiro. 

Indicado principalmente para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes e próteses, este irrigador dental possui 10 níveis ajustáveis de intensidade da pressão do jato, 5 bicos substituíveis, reservatório para até 800ml e facilidade em toda a operação, manutenção e limpeza. Para um aparelho importado e de qualidade comprovada, não pode ser considerado tão caro. 

Nas poucas avaliações encontradas, elogios ao poder de limpeza, versatilidade e facilidade de funcionamento. Vale trazer a experiência de um usuário que decidiu utilizar este produto após a colocação de um implante dentário “radical”: deu certo. Ele fez questão de dizer que o irrigador dental V300 da Waterpulse está ajudando muito no pós operatório, dando segurança e que está “plenamente satisfeito” com o resultado. 

Alimentação: Tomada Bicos: 5 (Dois bicos clássicos, bico 360º de limpeza profunda, bico periodontal e limpador de língua)
Pressão: 20 – 120 psi Níveis de Intensidade: 10
Pulsos Por Minuto: Não informado Capacidade Reservatório: 800ml
Confira o Preço

7. Irrigador Dental WP450B – Waterpik (Melhor Irrigador Dental Portátil)

Chegou a hora do modelo para quem quer saber qual melhor irrigador dental portátil do mercado. Adivinha quem o apresenta? Waterpik! A gigante americana volta para a nossa lista com o que promete ser o melhor irrigador para você levar para onde quiser. 

Um aparelho portátil não tem todo o potencial e versatilidade de um modelo fixo. São menos níveis de ajuste, menor reservatório e menos bicos substituíveis (neste caso, nem estojo tem), mas a intenção é um funcionamento mais simplificado, mesmo, visando o fácil deslocamento e armazenamento, sem perder a experiência “de dentista” após o uso. 

Quem já usou, se mostrou bem satisfeito, mesmo diante de um preço relativamente alto. A única reclamação encontrada foi em relação ao reservatório pequeno, mas com uma proposta portátil, realmente não daria para ser muito grande. Tá bom, teve gente que reclamou da duração da bateria também, mas de resto, só elogios. Os principais destaques foram para a eficiência na limpeza e alcance de áreas difíceis, segurança na higienização de aparelhos ortodônticos e próteses e, claro, facilidade na utilização e no transporte. Hoje em dia, portabilidade é tudo! 

Alimentação: Bateria Bicos: 4 (Bico clássico, bico ortodôntico, removedor de placas e limpador de língua)
Pressão: Não informado Níveis de Intensidade: 2
Pulsos Por Minuto: 1200 Capacidade Reservatório: 200ml
Confira o Preço

8. Irrigador Dental WF02B – Waterpik (Melhor Irrigador Dental Portátil Custo Benefício)

A Waterpik se despede da nossa lista (onde ela ocupou metade) com outra opção de irrigador dental portátil, mas dessa vez, um pouco mais simples e básica, mas também, mais barata. A relação custo-benefício, inclusive, ficou evidente diante dos elogios dos usuários ao produto.  

Comentários como “realmente funciona”, “excelente”, “ótima compra” e “prático para quem usa aparelho ortodôntico” já demonstram que a compra deve valer a pena. A única reclamação encontrada foi em relação ao consumo de pilha, que em determinado caso, pareceu ser bem rápido. 

Este modelo de irrigador dental da Waterpik, que é um dos mais simples da linha, tem reservatório com capacidade de até 100ml de água (com fácil abastecimento), duas intensidades selecionáveis e dois bicos substituíveis. Para quem busca um modelo de iniciante, mas que não seja fixo, este pode ser uma bela opção. Dentro do universo dos irrigadores portáteis, está dentro da média de preço e ainda tem a garantia de ser um Waterpik. 

Alimentação: Pilha Bicos: 2 Bicos clássicos
Pressão: Não informado Níveis de Intensidade: 2
Pulsos Por Minuto: 1400 Capacidade Reservatório: 100ml
Confira o Preço

9. Irrigador Dental Clearpik Portable HC036 – Multilaser (Melhor Irrigador Dental Portátil Barato)

Também na disputa para ser o melhor irrigador oral barato do mercado, o penúltimo modelo da nossa lista é apresentado pela Multilaser e se mostra bem completo para um modelo portátil. Além de acompanhar um carregador bivolt, o kit também inclui um estojo para armazenamento e transporte dos bicos. 

O Clearpik HC036 tem 200ml de capacidade de reservatório, três níveis de pressão ajustáveis (definidos em Normal, Suave e Massagem), tampa facilitadora para enchimento e dois bicos substituíveis, que vêm com aquele estojo para transporte já mencionado. 

Nas avaliações encontradas, usuários divididos. De um lado, gente insatisfeita com defeitos apresentados e uma garantia/assistência técnica um pouco falha. De outro, elogios ao funcionamento simplificado, eficiência na limpeza e força do jato. Parece que, quando não apresenta defeitos, funciona muito bem! 

Alimentação: Bateria Bicos: Dois bicos clássicos
Pressão: 100 PSI Níveis de Intensidade: 3
Pulsos Por Minuto: Não informado Capacidade Reservatório: 200ml
Confira o Preço

10. Irrigador Dental Water Clean Evolution – Odontus (Acompanha Estojo Para Viagem)

O último modelo da nossa lista é um grande exemplar de irrigador dental portátil. Isso porque, diante de um funcionamento simples e uma estrutura moderna e portátil, você pode levar sua higiene bucal (no mais alto nível) para qualquer lugar. Este modelo realmente chama a atenção em relação à qualidade e à quantidade de recursos extras. 

O Water Clean Evolution, da Odontus, tem uma ação profunda através de três modos de operação: Normal, Suave e o inovador Pulsar, que oferece uma experiência ainda mais intensa de frescor e limpeza. A quantidade de bicos também impressiona, são oito bicos em diversas funções, com um estojo para armazenar e transportar, claro. O carregador é como uma “nave mãe” ou um “berço”, e a bateria é de li-ion, com maior durabilidade. Vale lembrar, também, que este produto é certificado pela FDA (ANVISA dos Estados Unidos), ISSO 9001 e outros órgãos responsáveis pela qualidade e cumprimento de normas de segurança. 

Nas avaliações, praticamente todo mundo gostou. Termos como “útil e potente”, “nota 10” e “excelente” já dão uma noção da opinião da galera. Além disso, outros pontos como duração de bateria, praticidade na utilização e qualidade na limpeza também ganharam destaque. 

Alimentação: Bateria Bicos: 8 (Dois bicos clássicos, dois bicos ortodônticos, dois bicos periodontais e dois limpadores de língua)
Pressão: 90 PSI Níveis de Intensidade: 3
Pulsos Por Minuto: Não informado Capacidade Reservatório: 150ml
Confira o Preço

Como Usar o Irrigador Dental  

Para ensinar você como usar irrigador dental corretamente, preparamos um pequeno tutorial com cinco passos:

  1. Abasteça o reservatório do aparelho com água;

  2. Selecione a intensidade da pressão de acordo com o tipo de limpeza que deseja;

  3. Posicione o irrigador cerca de 1 ou 2cm afastado dos dentes;

  4. Comece pelos dentes posteriores (de trás) e não se esqueça de passar pelos vãos e gengivas;

  5. Enxague a boca ao finalizar. 

OBS: Se você está se perguntando qual é a ordem correta considerando as três ferramentas de higiene bucal, vamos lá. O irrigador dental é o primeiro, vem antes de tudo. Depois é a vez do fio dental e a última coisa é sempre a escovação.  


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE IRRIGADORES DENTAIS  

O que é o Irrigador Dental?

O irrigador dental é um aparelho elétrico que oferece um jato de água de alta pressão que atua no reforço da higiene bucal. Submetidos a diversos testes de qualidade, os irrigadores dentais já se mostraram muito eficientes na prevenção de diversas doenças na região da boca, como cárie, tártaro e gengivite. 

Estes aparelhos conseguem alcançar lugares que a escova não consegue, mas mesmo assim não substituem as velhas parceiras dos cuidados bucais. Você deve continuar escovando os dentes após as refeições (não tão na sequência, dê uns 20 minutos) e principalmente passando o fio dental, pelo menos uma ver por dia. O irrigador dental é um bônus, uma ferramenta extra. 

Para que serve o Irrigador Dental?

Principalmente para alcançar lugares que a escova de dente não alcança. Mas não é só isso. Os irrigadores dentais também servem para uma experiência de limpeza e frescor muito mais completa.  

Além de poder personalizar a pressão do jato para limpar a boca e massagear a gengiva, os irrigadores são ótimos para a limpeza de próteses, aparelhos ortodônticos, coroas e qualquer intervenção odontológica, fixa ou móvel.  

Como limpar o Irrigador Dental?

Na parte externa, um pano macio com algum produto não abrasivo já basta. Para o depósito de água, o manual pode ajudar, mas água morna e sabão fazem o trabalho e muitos modelos permitem a lavagem em máquinas de lavar louças, mas não pode esquecer de secar, e de preferência, ao ar livre. 

Para as partes internas, para o pegador e também para os bicos, uma solução com vinagre ou água oxigenada serve para deixar de molho por alguns minutos. Mas é preciso enxaguar com água morna, depois. Para pegadores que não são à prova d’água, vale a regra das partes externas. Devemos lembrar, ainda, que o ideal é trocar as pontas após 3 a 6 meses de uso, dependendo das condições.