As 10 Melhores Máquinas de Cortar Cabelo de 2022

Procurando pela Melhor Máquina de Cortar Cabelo? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Máquinas de Cortar Cabelo e entenda qual é a melhor opção!

No período de confinamento que o mundo todo viveu nos últimos anos, uma prática que se tornou bem comum foi o corte de cabelo caseiro. Como não era possível ir aos cabeleireiros, a solução era arranjar uma máquina de cortar cabelo, um espelho e se virar em casa mesmo.

Tem gente que já tinha a “manha”, tem gente que pôde contar com ajuda de familiares e tem gente que foi de falha em falha até acertar a mão. Faz parte! Ninguém via pela rua, mesmo! 

Isso só fez com que este aparelho aparecesse e evoluísse cada vez mais, tanto no âmbito profissional quando para uso doméstico. Hoje em dia, ainda com uma circulação mais controlada, as máquinas de cortar cabelo continuam fazendo sucesso e apresentando cada vez mais recursos, facilidades, modelos e funções.

E para organizar tudo isso, preparamos este conteúdo, que é um verdadeiro mergulho no mundo das máquinas de cortar cabelo! 

1. Máquina de Cortar Cabelo Magic Clipper – WahlMelhor Máquina de Cortar Cabelo ProfissionalVer Preço
2. Máquina de Acabamento Finale – WahlMelhor Máquina de Acabamento Cabelo e BarbaVer Preço
3. Máquina de Cortar Cabelo Pro Basic – WahlMelhor Máquina de Cortar Cabelo Profissional Custo BenefícioVer Preço
4. Máquina de Cortar Cabelo Multifuncional – PhilipsMelhor Máquina de Cortar Cabelo Sem FioVer Preço
5. Máquina de Cortar Cabelo Dual Action Maxx – PhilcoBoa Opção Versátil Para Corte e AcabamentoVer Preço
6. Máquina de Cortar Cabelo Absolute Zero - GamaPara Cortes Mais RentesVer Preço
7. Máquina de Cortar Cabelo Home Cut Basic - WAHLMelhor Máquina de Cortar Cabelo Custo BenefícioVer Preço
8. Máquina de Cortar Cabelo Skull Pro - PhilcoCom Lâminas Resistentes em Aço e TitânioVer Preço
9. Máquina de Cortar Cabelo Classic Pro – MondialOpção Acessível Com Alavanca ReguladoraVer Preço
10. Máquina de Cortar Cabelo Easy Cut - WahlMelhor Máquina de Cortar Cabelo BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Máquina de Cortar Cabelo  

Para definir qual melhor máquina de cortar cabelo para você, antes, é preciso ficar de olho em algumas dicas importantes: 

  • Máquina de Cortar Cabelo Com Ou Sem Fio: Entenda Os Prós e Contras  

Máquina com fio: Um ponto negativo óbvio pode ser o próprio fio, que exige uma tomada por perto e pode atrapalhar na movimentação. Outro contra é o peso, máquinas com fio costumam ser mais pesadas e, portanto, um pouco mais difíceis de manusear. Mas tem que prefira! 

Os pontos altos são principalmente o motor, que é mais potente em relação às máquinas sem fio, e o barulho, que é menor e mais estável. O preço, em relação a um modelo correspondente sem fio, também tende a ser menor. Fora que não acaba a bateria! 

Máquina sem fio: As vantagens de uma máquina de cortar cabelo sem fio começam pela leveza e facilidade de movimento, pois claro, não está presa à parede. Isso permite melhores ângulos e melhores posicionamentos. Outro ponto bom é que praticamente todos os modelos sem fio são bivolt, algo que não é garantido nas máquinas com fio. 

Além do maior preço, outra clara desvantagem é a necessidade de carregar. O processo é um pouco demorado e a durabilidade da bateria pode não aguentar a demanda, principalmente quando o uso é profissional, mas vale lembrar que algumas dão a opção de trabalhar com o fio, mas poxa, aí é ponto para a outra! Em caso de problemas, a manutenção costuma ser mais cara. 

  • A Diversidade de Acessórios Proporcionam Diferentes Tipos de Cortes  

Quanto mais acessórios, melhor! Claro! Fique de olho, pois alguns modelos vêm com um kit bem completo. Na nossa lista mesmo você pode encontrar diversos modelos que acompanham um monte de acessórios e até outras máquinas para acabamento – tudo bem, só um kit tem duas máquinas! 

Os melhores acessórios são os pentes de diferentes tamanhos, que proporcionam estilos e cortes variados, as tesouras, escovas para limpeza, protetor de lâminas, óleo para lubrificação e outros. Não é raro encontrar propostas completíssimas para barba, cabelo e bigode! Uma hora teríamos que soltar este jargão! 

  • Opções Leves Oferecem Maior Precisão No Acabamento  

Conforme já dissemos, as opções sem fio costumam ser mais leves, mas está cheio de opção leve com fio no mercado, e a questão da leveza é um pouco subjetiva. A dica aqui, então, é prestar atenção no peso na hora da pesquisa. 

Se for pela internet, verifique o peso e tente testar com algo de peso parecido. Se a compra for física, vale a pena pegar na mão e fazer os movimentos para sentir o peso real. Tudo é uma questão de adaptação e costume, claro, mas as máquinas de cortar cabelo mais leves são realmente mais fáceis de atingir a precisão desejada. 

  • A Alavanca Reguladora Traz Um Ajuste De Altura Mais Completo  

Os melhores modelos de máquinas para cortar cabelo tem uma alavanca lateral (clássica) que oferece um ajuste manual mais preciso e sensível pelo usuário. Basta empurrar ou puxar com o dedo para regular a altura de contato. 

Além do ajuste definido pelos pentes especiais encaixados, através dessa alavanca é possível subir ou descer o nível da lâmina, de modo a encontrar o tamanho de corte perfeito, ou alterar durante o corte conforme o estilo desejado. 


As 10 Melhores Máquinas de Cortar Cabelo de 2022  

Depois dessa aula toda, é hora de conhecer as máquinas de cortar cabelo candidatas a manter ou mudar seu estilo com muita qualidade. Vamos aos nomes: 


1. Máquina de Cortar Cabelo Magic Clipper – Wahl (Melhor Máquina de Cortar Cabelo Profissional)

Nenhuma outra marca de máquinas de cortar cabelo teria tanto peso quanto a Wahl para abrir a nossa lista. Realmente é a maior marca deste mercado, e atende desde os aventureiros domésticos que cortam na frente do espelho até os grandes profissionais cabeleireiros e barbeiros no mundo inteiro. Para dar uma noção do tamanho, a Wahl inventou a máquina cortar cabelo! Isso mesmo, 100 anos atrás a multinacional americana inventou este aparelho e simplesmente liderou o mercado mundial desde então.  

Sobre o modelo, é provavelmente a melhor máquina de cortar cabelo Wahl profissional do mercado. O motor é V9000, potente e silencioso. A alavanca lateral permite um ajuste preciso entre 0,8 e 2,5 milímetros. A lâmina é plana 5 Star de aço cromado, e o kit é completo, com diversos tamanhos de pentes, escova, óleo e protetor de lâmina. Este modelo com fio é indicado e preferido por profissionais, mas qualquer pessoa consegue operá-lo normalmente. 

Nas avaliações registradas pelos usuários não poderia ser diferente diante dessa marca (e desse preço). Tirando alguns mais azarados com problemas na entrega, a maioria dos elogios vai para a potência do motor e precisão de corte. Teve maridão que adorou! As expectativas parecem ter sido atendidas, na maior parte dos casos. 

Potência: Não informado Acessórios: 8 pentes de corte, pente para cabelo, pincel de limpeza, óleo lubrificante e protetor de lâmina
Altura Regulável: 1,5/3/4,5/6/10/13/19/25mm Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

2. Máquina de Acabamento Finale – Wahl (Melhor Máquina de Acabamento Cabelo e Barba)

Na disputa para ser a melhor máquina de cortar cabelo para acabamento do mercado, a Finale também é da marca Wahl, que já foi muito bem apresentada no exemplar anterior. Ainda que seja pequena e simples, trata-se de um modelo profissional com alta precisão e potência. 

A especialidade aqui é diferente, e como o nome já diz, é o acabamento. Por isso, sua altura de corte é bem rente, de 0,1mm, com foil de ouro hipoalergênico (que envolve a lâmina) e motor potente de até 10.000 rpm com carga total. Vale lembrar que esta máquina de cortar cabelo é sem fio, com autonomia de bateria de até 80 minutos e possibilidade de trabalhar plugada na tomada. O tempo de carregamento total é de duas horas. No kit, além do carregador, a máquina acompanha escova de limpeza, pincel e protetor de lâmina. 

Nos comentários deixados por quem já cortou o cabelo ou fez a barba com esta máquina, expressões como “sensacional”, “alta qualidade e performance” e “valeu a compra” já dão o tom da satisfação. Fora do Brasil também é sucesso, nos Estados Unidos, os pontos de destaque foram a potência em relação ao tamanho e a facilidade de utilização. 

Potência: Não informado Acessórios: Pincel de limpeza, escova de limpeza e protetor de lâmina
Altura Regulável: Não possui Alavanca Reguladora: Não
Confira o Preço

3. Máquina de Cortar Cabelo Pro Basic – Wahl (Melhor Máquina de Cortar Cabelo Profissional Custo Benefício)

Para quem quer saber qual a melhor máquina de cortar cabelo profissional Wahl no quesito custo benefício, esta pode ser uma ótima candidata, pois diante de um preço mais acessível em relação ao primeiro modelo da lista, que também era profissional, a Pro Basic oferece uma proposta completa, com bastante qualidade e precisão.  

Considerada a melhor máquina de cortar cabelo para iniciante, a Pro Basic tem altura de corte ajustável por alavanca entre 1,0 e 3,5mm, motor V3000, lâmina de aço cromada Standard Wahl e ainda acompanha kit com pentes e acessórios para contribuir no corte. 

Mesmo com uma relação custo benefício muito boa, tem gente que reclamou do preço! Mas só do preço, pois através dos comentários, a satisfação é notória com o produto. Teve gente que disse ser a máquina mais silenciosa que já usou, teve gente que englobou tudo em um elogio só com um “excelente”, teve gente que falou da firmeza da pegada e precisão do corte, e teve até gente que recebeu mais pentes do que a descrição informava. Sorte na entrega, também vemos por aqui! E a próxima sorte pode ser a sua! 

Potência: 6,8W Acessórios: 4 pentes de corte, pente para cabelo, pincel de limpeza, óleo lubrificante e protetor de lâmina
Altura Regulável: 3/6/10/13 Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

4. Máquina de Cortar Cabelo Multifuncional – Philips (Melhor Máquina de Cortar Cabelo Sem Fio)

Depois dessa chuva de Wahl, um modelo de outra marca de muito nome, a Philips, o grupo holandês amplamente conhecido no mercado mundial não poderia ficar de fora da nossa lista, que não tem ordem. Com textura e aderência especiais, esta máquina consegue se adaptar muito bem aos contornos da cabeça, e ainda é à prova d’água. 

Vista como a melhor máquina de cortar cabelo Philips, este modelo é compacto, sem fio, leve e fácil de usar. O carregamento demora um pouco, oito horas até a potência máxima, mas a autonomia dá e sobra para cortar cabelo, são 75 minutos. Talvez isso não funcionasse para um profissional, mas tudo bem, afinal, não é um modelo profissional. De qualquer forma, também funciona com o fio plugado. 

Na opinião dos usuários, trata-se da melhor máquina de cortar cabelo recarregável do mercado. Até o custo benefício foi destacado! A cada cinco estrelas, um elogio diferente. Sobre a durabilidade, um usuário disse que parece que vai durar a vida inteira, sobre o funcionamento, vários usuários ressaltaram a qualidade do corte e silencio do motor. Além disso, muita gente elogiou o design do produto, também. Belo exemplar! 

Potência: Não informado Acessórios: 3 pentes
Altura Regulável: 0,5 até 28mm Alavanca Reguladora: Não
Confira o Preço

5. Máquina de Cortar Cabelo Dual Action Maxx – Philco (Boa Opção Versátil Para Corte e Acabamento)

Quem traz o modelo da vez é outra velha conhecida do mercado de eletrodomésticos, a Philco, marca americana reconhecida mundialmente que hoje faz parte do grupo sueco Electrolux, outro nome que talvez nem precise de apresentação. 

Esta é talvez a melhor máquina de cortar cabelo e barba, por ser o kit mais completo da nossa lista. Além da máquina de cortar cabelo, o estojo ainda vem cheio de acessórios, diversos tamanhos de pentes, e até outra máquina, especializada em acabamento. Tudo isso em um belo estojo personalizado da Philco. Esta máquina também é considerada a melhor máquina de cortar cabelo infantil pela versatilidade e tamanhos de corte disponíveis. 

Deixando de lado algumas reclamações em relação ao peso e ao fato que a máquina esquenta um pouco, as avaliações praticamente só trazem elogios. Os principais destaques foram para a capacidade de corte e precisão, bem como para o design e o custo benefício de um kit tão completo com duas máquinas. Teve gente que comprou a máquina durante o confinamento, aprendeu com tutoriais na internet e saiu cortando o cabelo da família inteira! 

Potência: 14W corte 5W acabamento Acessórios: 6 pentes de corte, 3 pentes para acabamento, tesoura, pincel de limpeza, pente para cabelo, óleo lubrificante, protetor de lâmina e máquina de acabamento
Altura Regulável: 1,5/3/4,5/6/9/12mm Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

6. Máquina de Cortar Cabelo Absolute Zero – Gama (Para Cortes Mais Rentes)

Agora, mais um modelo profissional, inclusive, na briga para ser a melhor máquina de cortar cabelo com fio do mercado. A marca pode não ser assim tão conhecida no Brasil, mas a GA.MA Italy é um nome bem conhecido na Europa e marca presença em diversos países pelo mundo, com mais de 50 anos de experiência no segmento. Quem é, realmente, do ramo, conhece bem. 

O funcionamento é simples e o kit é compacto e o usuário pode selecionar a altura de contato da lâmina (de aço inoxidável) entre 1,5 e 4,5mm. A tecnologia de corte Absolute Zero oferece bastante precisão e qualidade. O motor profissional PRO oferece 7200 movimentos por minuto. O formato ergonômico proporciona boa movimentação e firmeza na pegada, mesmo com o fio, que também tem 2,5 metros de comprimento visando aumentar o raio de utilização. 

Nas poucas avaliações encontradas, a maioria dos clientes aparentou ter as expectativas superadas, talvez por não conhecerem tão bem a marca antes de comprar. Os elogios foram principalmente para a qualidade no corte e potência. Parece que só falta uma alavanca de regulagem mais sensível, das clássicas. 

Potência: Não informado Acessórios: 2 pentes de corte, escova de limpeza, óleo lubrificante, chave de ajuste e protetor de lâmina
Altura Regulável: 1,5/4,5 Alavanca Reguladora: Não
Confira o Preço

7. Máquina de Cortar Cabelo Home Cut Basic – WAHL (Melhor Máquina de Cortar Cabelo Custo Benefício)

A Wahl volta para a nossa lista para trazer quem parece ser a melhor máquina de cortar cabelo custo benefício na opinião dos usuários. Trata-se de uma marca de qualidade, uma máquina precisa, um belo design e um kit completo com diversos acessórios, tudo isso diante de um investimento relativamente baixo.  

O nível de ajuste da alavanca lateral é de 1 a 3,5mm, para definir com bastante sensibilidade a altura de contato do corte. Seu funcionamento é bivolt, para facilitar a vida do usuário, já que tem fio, e seu formato ergonômico contribui bastante para a firmeza da pegada e dos movimentos. Através das suas lâminas de aço com alto teor de carbono, a Home Cut Basic corta, define e dá acabamento com muita facilidade no manuseio. 

A relação custo versus benefício desta máquina de cortar cabelo é, sem dúvida, o ponto mais elogiado entre os usuários. Alguns gostaram tanto que já compraram mais de uma. Para uso doméstico, parece funcionar muito bem. A única reclamação encontrada em relação à máquina (e não à entrega) foi sobre o barulho, mas no próprio comentário a pessoa disse que segurando firme, ela fica mais silenciosa. 

Potência: 9W Acessórios: 8 pentes de corte, tesoura, pente para cabelo, pincel para limpeza, óleo lubrificante, tesoura e protetor de lâmina
Altura Regulável: 3/6/10/13/16/19/22/25 Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

8. Máquina de Cortar Cabelo Skull Pro – Philco (Com Lâminas Resistentes em Aço e Titânio)

Para quem procura pela melhor máquina para cortar cabelo sozinho, este modelo da Philco já começa a definir seu estilo pelo belíssimo design, tanto da máquina quanto do estojo. Perfeito para encorajar aqueles que são seus próprios cabeleireiros.  

Mas não é só estilo, esta máquina de cortar cabelo também impressiona na relação custo benefício, praticidade, potência, recursos e funcionamento silencioso, inclusive, sendo considerada por muitos como a melhor máquina de cortar cabelo silenciosa do mercado.  

A lâmina da Skull Pro é de titânio, que é mais resistente e se mantém afiada por mais tempo do que as lâminas de aço, além de proporcionar ótima precisão e corte. A máquina ainda tem alavanca de controle manual lateral e estrutura ergonômica. Sobre o estojo, completo e com diversas opções de pentes. 

Quem já usou, adorou. Pelo menos a maioria, teve quem reclamou do peso! Além da boa relação custo benefício que o produto apresenta, o motor silencioso e o poder de corte parecem ter agradado bastante. Comentários como “compraria novamente” e “aparelho sensacional” trazem bastante segurança para quem quer se aventurar. Pelo preço, vale a tentativa. 

Potência: 14W Acessórios: 6 pentes de corte, tesoura, pente para cabelo, escova para limpeza, óleo lubrificante e protetor de lâmina
Altura Regulável: 1,5/3/4,5//6/9/12mm Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

9. Máquina de Cortar Cabelo Classic Pro – Mondial (Opção Acessível Com Alavanca Reguladora)

A primeira e única marca brasileira nessa lista é a Mondial, que pode até ser considerada nova por ter cerca de 20 anos de mercado, mas já é um nome bem conhecido e confiável quando o assunto é eletrodoméstico. E já que tem só uma na lista, vamos apresentar logo a melhor máquina de cortar cabelo Mondial do mercado. 

A Classic PRO é outro belo exemplo de relação custo versus benefício. Diante do menor preço da nossa lista, ela tem estilo, potência, funcionamento com baixo ruído e um kit bem versátil. As lâminas são em aço inoxidável e podem ser reguladas com bastante precisão através da alavanca lateral. A fonte de energia é via fio e a estrutura é ergonômica para facilitar a pegada. 

Nas avaliações, um usuário falou uma coisa interessante: pelo preço, em dois cortes ela se paga. Isso pode depender do salão de cabeleireiro, mas dá para falar com bastante segurança. Nos mais chiques, em um corte já está paga! Nem todo mundo amou, alguns usuários experienciaram problemas técnicos depois de um tempo, mas já estava provavelmente paga. Quem gostou, elogiou não somente o custo benefício, como também o silêncio ao usar, a praticidade e o poder de corte. Tem gente que está na terceira máquina! 

Potência: 10W Acessórios: 4 pentes de corte, pente para cabelo, tesoura, pincel para limpeza, óleo lubrificante e protetor de lâmina
Altura Regulável: 3/6/9/12mm Alavanca Reguladora: Sim
Confira o Preço

10. Máquina de Cortar Cabelo Easy Cut – Wahl (Melhor Máquina de Cortar Cabelo Barata)

Para fechar a nossa lista, a melhor máquina de cortar cabelo para uso doméstico da linha Wahl, na opinião dos usuários. O modelo é bem simples, sem alavanca lateral, mas entrega bastante qualidade no corte, agrada a maioria dos usuários e vem com um kit completinho. 

O funcionamento é com fio, o motor é potente e silencioso, o formato é ergonômico e as lâminas de aço são produzidas com alto teor de carbono, para oferecer mais durabilidade, resistência e precisão no corte. A proposta aqui é bom preço, facilidade, leveza e versatilidade. 

Através dos comentários deixados por quem já usou, pudemos ver que mesmo com funções básicas, ele agrada e cumpre o que promete. Tem que usa somente para barba, tem que corta o cabelo frequentemente, e as impressões são sempre as mesmas: simples, mas eficiente. Tem quem não gostou, também, e a crítica foi para a fragilidade das peças. Pelo preço, vale a ponderação. 

Potência: 5W Acessórios: 5 pentes de corte, pente para cabelo, pincel para limpeza, óleo lubrificante e protetor de lâmina
Altura Regulável: 3/6/13/19/25 Alavanca Reguladora: Não
Confira o Preço

Como Limpar a Máquina de Cortar Cabelo Corretamente  

Recomendada para ser realizada após cada corte, a limpeza da máquina de cortar cabelo funciona mais ou menos assim: 

  1. Retire o compartimento que retém o cabelo e esvazie-o no lixo orgânico; 

  2. Use uma escova de dente velha ou a escova do kit para remover todo o cabelo; 

  3. Em cima de uma pia, despeje álcool em gel por cima nas lâminas; 

  4. Coloque e passe mais gel até que o mesmo fique transparente; 

  5. Deixe secar sobre um pano seco e estará pronta para uso. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MÁQUINAS DE CORTAR CABELO 

Como cuidar da Máquina de Cortar Cabelo corretamente?  

Existem vários cuidados importantes na manutenção de uma máquina de cortar cabelo, e para ilustrar melhor, vale fazer uma listinha: 

  • Lubrifique as lâminas da máquina com frequência (viradas para baixo para evitar o contato do óleo com o motor); 

  • Entre um corte e outro, escove as lâminas de corte e do aparador; 

  • Uma vez por semana, retire as lâminas e remova o cabelo da parte interna; 

  • Com alguma frequência ou em caso de queda, verifique o alinhamento das lâminas; 

  • Nunca torça o cabo ou pendure a máquina pelo cabo de energia. 

Pode fazer a barba com a Máquina de Cortar Cabelo?  

 
Claro que sim! Algumas são até mais preparadas para isso, outras menos, mas tirando os modelos profissionais, que são os menos adaptados para barba, a maioria das máquinas de cortar cabelo domésticas tem os recursos necessários barba deixar uma barba bem feita. 

Basta ajustar o tamanho, escolher o pente ideal e caprichar na barba, lembrando que quanto menor a máquina, melhor para fazer a barba, e alguns modelos adaptados apenas para acabamento também podem ajudar bastante.