Os 10 Melhores Termômetros de 2022

Procurando pelo Melhor Termômetro? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Termômetros do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Nem todos nós temos mais aquela avó que colocava a mão na testa da criança e já sabia dizer a temperatura. Isso era incrível, e elas sempre acertavam! Mas na ausência delas, quem salva é o termômetro, mesmo.

Saber a sua temperatura ou a temperatura do seu bebê praticamente na hora é realmente muito útil. Os termômetros nos dão a segurança da exatidão e nos permitem agir com antecedência. 

Mas qual melhor termômetro digital ou mercúrio? Qual é o melhor método de medição? Quais são os tipos que existem? Quais são os recursos extras disponíveis? O que olhar na hora de comprar?

Vamos explorar tudo isso aqui, e muito mais. Através desse artigo repleto de dicas, informações, respostas, marcas e modelos, vai ficar muito mais fácil escolher o termômetro ideal para você e sua família. 

1. Termômetro Clínico Digital de Testa Sem Contato - G-TechMelhor Termômetro InfravermelhoVer Preço
2. Termômetro Infravermelho Sem Toque – BiolandMelhor Termômetro Para BebêVer Preço
3. Termômetro Infravermelho Ultracompacto de Testa Go - G-TechCompacto e Com Luz Indicadora de FebreVer Preço
4. Termômetro Laser Digital Infravermelho – XiandeMedição Rápida e PrecisaVer Preço
5. Termômetro Digital Flex – RelaxmedicMelhor Termômetro DigitalVer Preço
6. Termômetro Digital Clínico - G-TechTermômetro Mais Bem Avaliado da AmazonVer Preço
7. Termômetro Clínico Digital HC070 – MultilaserCom Memória da Última MediçãoVer Preço
8. Termômetro Digital Clean View – RelaxmedicMelhor Termômetro Digital Custo BenefícioVer Preço
9. Termômetro Infantil Smart Dog Hc120 – MultilaserMelhor Termômetro InfantilVer Preço
10. Termômetro Basal - FamivitaMelhor Termômetro BasalVer Preço

Como Escolher o Melhor Termômetro  

Na hora da pesquisa, para entender qual melhor termômetro para você, é preciso ficar de olho nessas dicas importantes: 

  • Conheça os Diferentes Tipos de Termômetros Corporais  

Existem quatro principais tipos de termômetro, e todos prometem ótima precisão, mas com algumas diferenças no funcionamento ou utilização. Aqui vamos explicar rapidinho cada um deles para você: 

– Termômetro Digital: Hoje em dia praticamente todos são digitais. O fato de ser um termômetro digital tem a ver com a visualização da temperatura, que é rápida e através de um painel de cristal líquido ou LCD, e não acompanhando a evolução do fiozinho de mercúrio até parar na temperatura. Além de informar a temperatura, alguns trazem memória das últimas aferições e alertas sonoros para a hora de tirar.  

– Termômetro Infravermelho: Todo mundo já viu um termômetro infravermelho ao entrar em um supermercado durante o confinamento. Isso mesmo! É aquele que aponta para a testa e informa rapidamente a temperatura do indivíduo, sem precisar tocar a pele. Ele funciona através da captação do calor humano através da radiação, sem emitir. Ele calcula a temperatura automaticamente ao aproximar do rosto, mas captando em forma de radiação, e não emitindo radiação, como já foi informado em algumas Fake News, por aí. 

– Termômetro Basal: A temperatura basal é a temperatura do corpo em repouso, ou seja, após acordar. E a melhor forma de medi-la é via oral, vaginal ou retal. O termômetro é normal, digital, o que muda é a maneira de aferir a temperatura. A forma mais utilizada, até pelo conforto, é a oral, onde o termômetro deve ser colocado embaixo da língua. Mas o método retal é o mais preciso! É preciso decidir bem, pois o ideal, nesses casos, é que as medições sejam feitas na mesma hora e da mesma forma todos os dias. 

– Termômetro de Mercúrio: O mercúrio, em estado líquido, se expande quando aquecido (como todo líquido). E dentro de um termômetro, a expansão linear do mercúrio através do tubo é o que determina a temperatura aferida. O tempo que ele demora em aferir a temperatura é, em média, cinco minutos, e o local de medição é normalmente sob a axila. 

  • Termômetros Com Memória Oferecem Um Melhor Acompanhamento  

Para quem está em tratamento ou simplesmente continua doente, um termômetro que traz a memória da última – ou das últimas – medições, é realmente muito útil. Contando com a memória do aparelho, você pode avaliar se a febre aumentou ou diminuiu, bem como informar um médico com mais precisão.  

Para termômetros adaptados para medir a temperatura não somente de pessoas, mas também de superfícies, a memória também é bastante útil no acompanhamento. Alguns modelos oferecem até 32 posições de memória.   

  • Indicadores Sonoros Tornam Seu Uso Facilitado  

Dependendo do modelo, o recurso de alerta sonoro serve para duas coisas. Vamos em ordem. Primeiro, o efeito sonoro pode indicar que o aparelho está pronto para uso, ou seja, com as medições zeradas e sistema calibrado para a próxima medição. 

E segundo, o alerta pode indicar que é a hora de afastar o aparelho da superfície de medição. Ele apita para avisar que já está na hora de conferir a temperatura. Ou seja, os efeitos sonoros são, basicamente, para começar e terminar o processo de medição. 

  • Luz de Fundo Permite Uma Melhor Visualização no Escuro  

Outro recurso extra legal é a luz de fundo. Principalmente para quem utiliza o termômetro em bebês, esta funcionalidade permite que o processo de aferição da temperatura seja feito até mesmo no escuro. 

Acender a luz para visualizar a temperatura do bebê pode significar o despertar completo do mesmo. Doente ainda? Imagine a madrugada, como seria. Portanto, a dica aqui é, se possível, prefira modelos com luz de fundo. Modelos em que o painel digital acende. 


Os 10 Melhores Termômetros de 2022  

Deu para esquentar? Esperamos que sim. Mas para ter certeza que não esquentou demais, vamos medir essa temperatura com algum dos melhores modelos do mercado! 


1. Termômetro Clínico Digital de Testa Sem Contato – G-Tech (Melhor Termômetro Infravermelho)

Para quem quer logo saber qual melhor termômetro digital do mercado, o primeiro modelo da nossa lista já é um grande candidato. Ele é trazido pela G-Tech, nome muito conhecido no mercado de aparelhos para a saúde e bem-estar. A G-Tech é uma marca do grupo brasileiro Accumed-Glicomed, que tem mais de 25 anos de experiência no segmento e é líder de vendas. O desenvolvimento de seus produtos, que apresentam muita qualidade, é no Brasil, mas a produção é terceirizada na Ásia, por uma questão de custos operacionais. 

Também considerado o melhor termômetro digital infravermelho disponível, este aparelho é bem completo. Ele afere a temperatura sem precisar de contato com a pele, demora apenas um segundo para informá-la, e ainda guarda na memória os últimos 30 resultados. Vale dizer que ele também atua como medidor de temperatura em ambientes e superfícies não corpóreas. Dá para medir a temperatura da mamadeira, por exemplo. Basta ajustar o modo de funcionamento. Seu display ainda conta com tecnologia Color Glow, que muda de cor conforme a temperatura aferida e facilita a visualização durante a noite. 

Nas avaliações, os usuários se mostram um pouco divididos. Ainda que o produto apresente fácil utilização e rapidez no resultado, não é todo mundo que fica satisfeito com a precisão, pois parece que, mesmo fazendo medições em sequência, ele tende a apresentar resultados diferentes, às vezes em quase um grau. Por outro lado, a praticidade, resistência e qualidade são elogiadas por alguns usuários. Pelo preço, vale a ponderação. 

Locais de Medição: Testa (Superfícies e Ambientes) Indicador Sonoro: Não informado
Luz de Fundo: Sim Memória: Sim (30 últimas medições)
Confira o Preço

2. Termômetro Infravermelho Sem Toque – Bioland (Melhor Termômetro Para Bebê)

A Bioland é quem apresenta o melhor termômetro digital infravermelho de testa na opinião de muitos usuários. Trata-se de uma marca taiwanesa estabelecida na China que conta com mais de 20 anos de experiência na fabricação de produtos de apoio hospitalar e dispositivos de saúde. Quem comercializa a marca no Brasil é a Center Medical, fundada em 2010 e especializada em saúde e bem-estar.  

Se você deseja saber qual melhor termômetro para bebê do mercado, este certamente tem cacife para isso. Também sem contato com a pele, este aparelho também mede a temperatura corpórea em um segundo e também conta com tecnologia que classifica por cor a temperatura aferida. De 32 a 37,4ºC, verde, normal. De 37,5 a 38,4ºC, laranja, atenção. De 38,5 a 43ºC, vermelho, correr para o hospital! 

A margem de precisão testada é de 0,2ºC para mais ou para menos, e, ao final do processo, este termômetro emite um sinal sonoro antes de mostrar a temperatura. Ele também permite alterar o modo para medir temperatura de ambientes e superfícies, possibilitando medir a temperatura da mamadeira e da água do banho, por exemplo. 

Quem já testou, gostou. Os principais elogios ao produto foram em relação à praticidade, qualidade na medição, versatilidade no funcionamento (pois funciona com líquidos) e até ao custo-benefício, por apresentar um preço relativamente acessível. Nem todo mundo se mostrou assim, satisfeito, mas isso é algo bem raro, mesmo. As reclamações foram sobre alguns testes de precisão.  

Locais de Medição: Testa Indicador Sonoro: Sim
Luz de Fundo: Sim Memória: Sim (32 últimas medições)
Confira o Preço

3. Termômetro Infravermelho Ultracompacto de Testa Go – G-Tech (Compacto e Com Luz Indicadora de Febre)

Se você quer saber qual melhor termômetro de testa no quesito custo-benefício, a G-Tech volta para a nossa lista com uma opção que pode se encaixar bem nisso. Com um tamanho e um custo, digamos, compactos, este aparelho entrega muita praticidade e tecnologia. 

Considerado o melhor termômetro infravermelho para bebê, a principal diferença deste modelo é que ele precisa encostar, de fato, na testa. Mas ele também guarda memória das últimas medições, também identifica febre (com alarme) ou temperatura normal por display de cor e também demora apenas um segundo para dar o resultado. 

Nas avaliações, devemos destacar que alguns usuários alegaram problemas de precisão na verificação sequencial ou em comparação com outros tipos de termômetro. Ainda que muitos usuários tenham gostado e até recomendado, alguns resultados inconsistentes trouxeram um pouco de insegurança. Pelo preço mais baixo, pode valer o teste. 

Locais de Medição: Testa Indicador Sonoro: Alarme de estado febril
Luz de Fundo: Não Memória: Sim (20 últimas medições)
Confira o Preço

4. Termômetro Laser Digital Infravermelho – Xiande (Medição Rápida e Precisa)

Também candidato a melhor termômetro de testa (mas sem precisar encostar), o modelo da vez é apresentado pela Xiande, uma fabricante de tecnologia chinesa com especialização em termômetros, inclusive com aprovação da FDA, a “ANVISA americana”. 

Considerado o melhor termômetro laser do mercado, este aparelho é muito completo. Além de não precisar encostar na testa e demorar apenas um segundo para aferir a temperatura, ele tem tela LCD em Cristal que auxilia na visualização no escuro, menu de alteração de modo, gatilho medidor e desligamento automático. 

Nos comentários deixados pelos usuários, más notícias. O produto parece ter demonstrado um desempenho fraco e uma qualidade duvidosa. Para muita gente, ele já chegou sem funcionar, e para outros, apresentou falhas. A falta de manual em português e da indicação de posicionamento das pilhas também parece ter atrapalhado bastante. 

Locais de Medição: Testa, Ouvidos Indicador Sonoro: Não informado
Luz de Fundo: Sim Memória: Não informado
Confira o Preço

5. Termômetro Digital Flex – Relaxmedic (Melhor Termômetro Digital)

Agora, vamos apresentar o melhor termômetro para medir febre pelo braço, para quem não se dá bem com as opções que usam tecnologia infravermelha na testa. A marca é a Relaxmedic, uma empresa brasileira que é mais conhecida por produtos para massagem, mas que também entrega muita qualidade em termômetros e dispositivos relacionados à saúde e ao bem-estar. 

Este modelo é um modelo digital, que usa um sensor em sua ponta flexível que informa a temperatura ao visor em cerca de 10 segundos. A utilização é normalmente sob a axila. Este termômetro ainda conta com luz no display para visualização noturna, aviso sonoro de temperatura aferida e é à prova d’água. 

Nas avaliações, é difícil encontrar algum comentário negativo. “Medição consistente”, “excelente”, “adorei” e “funciona muito bem” já dão o tom da satisfação. Teve gente que reclamou, claro, mas só do preço, mesmo. 

Locais de Medição: Axila Indicador Sonoro: Sim
Luz de Fundo: Sim Memória: Não
Confira o Preço

6. Termômetro Digital Clínico – G-Tech (Termômetro Mais Bem Avaliado da Amazon)

A G-Tech volta mais uma vez para a nossa lista, que não tem ordem, para apresentar um modelo digital, de braço, que é muito bem avaliado e considerado o melhor termômetro para recém-nascido do mercado, pela fácil utilização, efeitos sonoros e tamanho compacto. 

Além de emitir um aviso sonoro quando está pronto para ser utilizado, este aparelho também informa quando a medição está pronta. Ele ainda tem desligamento automático, display LCD de fácil visualização, memória da última medição e é à prova d’água.  

A maioria das avaliações é positiva. Os pontos de destaque são a praticidade de uso, o bipe que avisa quando a medição deve começar e terminar, e o valor investido, que é relativamente baixo em relação aos outros modelos já apresentados na nossa lista. Tirando uma avaliação negativa, o produto parece agradar bastante e fortalecer a relação custo-benefício verificada. 

Locais de Medição: Axila Indicador Sonoro: Sim
Luz de Fundo: Não Memória: Sim (última medição)
Confira o Preço

7. Termômetro Clínico Digital HC070 – Multilaser (Com Memória da Última Medição)

Outro ótimo candidato a melhor termômetro axilar do mercado no quesito custo-benefício é o HC070, da Multilaser. A marca é uma velha conhecida brasileira no segmento de eletroeletrônicos. Fundada em 1987, a Multilaser nunca parou de crescer e hoje virou sinônimo de segurança e confiança não somente em eletroeletrônicos, mas também em produtos para informática em geral. 

O termômetro digital HC070 é bem simples, mas muito eficiente. Ele é à prova d’água, tem capacidade para gravar a última medição, tem desligamento automático e fornece um resultado bem preciso, ainda que demore cerca de um minuto para isso. 

Deixando de lado algumas reclamações por ter um “aspecto frágil”, encontramos, praticamente, apenas elogios. Teve gente que não quis se prolongar e disse ser apenas um termômetro digital normal que funciona bem, teve gente que fez questão de mostrar que teve suas expectativas superadas e teve também quem elogiou a relação custo versus benefício. Realmente o preço é bem acessível. 

Locais de Medição: Axila Indicador Sonoro: Não
Luz de Fundo: Não Memória: Sim (última medição)
Confira o Preço

8. Termômetro Digital Clean View – Relaxmedic (Melhor Termômetro Digital Custo Benefício)

A Relaxmedic volta à nossa lista para trazer um modelo básico, mas nem tanto. Isso porque ele é um termômetro digital simples, de medição na axila, mas que não deixa de trazer alguns recursos extras importantes e disponibilizar o resultado com rapidez e precisão. 

Após ser colocado sob a axila, o Clean View demora apenas 10 segundos para informar a temperatura. Através de sua ponteira flexível com um sensor de alta captação, o resultado chega rapidamente ao display de fácil visualização. Além da medição via axila, este aparelho também permite a utilização via oral (embaixo da língua) e retal. 

Outro diferencial legal é que além de ser à prova d’água, este modelo oferece um ponto de segurança a mais na medição da temperatura. O Clean View tem um sistema que emite um alerta sonoro quando a aferição da temperatura supera os 37,8ºC, indicando um estado febril. 

Locais de Medição: Axila, Oral, Retal Indicador Sonoro: Alarme de estado febril
Luz de Fundo: Não Memória: Não informado
Confira o Preço

9. Termômetro Infantil Smart Dog Hc120 – Multilaser (Melhor Termômetro Infantil)

O termômetro da vez também é uma ótima opção para quem quer saber qual o melhor termômetro para medir a febre do bebê. Isso porque além da qualidade deste modelo da Multilaser, que é cheio de recursos extras, ele ainda tem um design fofinho e uma ponteira flexível. 

O resultado fica disponível em até um minuto, o aparelho é à prova d’água, o desligamento é automático e a memória garante a última medição. Tudo isso com um cachorrinho bem bonitinho na outra ponta que, bem, só pode ajudar no processo. 

Nos comentários, além das cinco estrelas constantes, muitos elogios ao design, claro, mas também ao funcionamento simples, à precisão e ao fato de já vir com pilha. Ajuda, não é mesmo? Termos como “excelente”, “vale a pena”, “atende as expectativas”, “recomendo” e “minha filha adorou” já trazem bastante segurança em relação à qualidade do produto. Não é o modelo mais barato da nossa lista, mas está longe de ser o mais caro. 

Locais de Medição: Axila Indicador Sonoro: Não
Luz de Fundo: Não informado Memória: Sim (última medição)
Confira o Preço

10. Termômetro Basal – Famivita (Melhor Termômetro Basal)

O termômetro basal é aquele que é específico para medição da temperatura basal, ou seja, a temperatura do corpo em repouso, aquela que medimos assim que acordamos. As medições têm lugares específicos, como via oral (embaixo da língua), via vaginal e via retal (a mais precisa). Este tipo de medição requer certa frequência, constância e regularidade. 

E isso faz deste modelo o melhor termômetro corporal para o acompanhamento do ciclo fértil da mulher, dado que a temperatura basal é o caminho mais preciso para isso. O visor de LCD, por exemplo, é centesimal, ou seja, informa duas casas depois da vírgula, para garantir uma precisão ainda maior na medição da temperatura basal. Outro ponto interessante é que este termômetro permite conexão com o aplicativo Paula, uma plataforma feita para mulheres que auxilia no controle e administração do ciclo menstrual. 

Apresentado pela Famivita, uma famosa marca de produtos para fertilidade e testes de ovulação e gravidez, este termômetro é à prova d’água, conta com alerta sonoro de resultado pronto, tem memória para a última medição e estrutura com haste flexível e ergonômica para garantir um maior conforto na utilização.  

Locais de Medição: Oral, Vaginal, Retal Indicador Sonoro: Sim
Luz de Fundo: Não informado Memória: Sim (última medição)
Confira o Preço

Como Usar o Termômetro Corretamente  

Agora que você provavelmente já escolheu seu modelo preferido, vamos trazer um pequeno tutorial para ensinar a utilizar corretamente o termômetro. Vamos tentar fazer um passo a passo que funcione para qualquer modelo: 

  1. Ligue o termômetro. Para os de mercúrio, não precisa; 

  2. Espere até que o painel fique zerado ou emita um efeito sonoro; 

  3. Coloque no local indicado pelo fabricante: axila, próximo à testa, via oral (embaixo da língua).

  4. Aguarde alguns segundos até ouvir outro sinal sonoro. Para os de mercúrio, são cerca de cinco minutos e não há sinal sonoro; 

  5. Retire o termômetro e verifique a temperatura no visor digital. Para os de mercúrio, a verificação é feita através da expansão linear do mercúrio através do tubo medidor. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE TERMÔMETROS 

Como o Termômetro Funciona? 

Os clássicos, de mercúrio, funcionam através da expansão linear do mercúrio líquido através do contato com o calor. O mercúrio se expande pelo tubinho até parar na temperatura que foi medida.  

Os infravermelhos captam o calor que emitimos na forma de radiação ao se aproximar da superfície de aferição, ele determina a temperatura do indivíduo sem contato com a pele. Os digitais e basais usam um sensor na ponta que envia a temperatura, eletronicamente, para o painel de visualização.  

Onde colocar o Termômetro para medir febre? 

Para saber onde é melhor medir a temperatura do corpo, depende do aparelho e do tipo de temperatura que se deseja saber. Para aparelhos digitais normais e termômetros de mercúrio, o local ideal é sob a axila, mesmo. Os termômetros infravermelhos são adaptados para utilização na testa, sem contato. 

Mas para quem quer medir a temperatura basal, o aparelho pode ser específico para isso ou um termômetro digital normal (de contato) pode ser usado. O que muda mesmo são os locais de aferimento. Para medir a temperatura basal, o ideal é via oral, vaginal ou retal. Sendo o primeiro embaixo da língua, e o último o que apresenta mais precisão. Vale lembrar que este tipo de medição exige acompanhamento, com aferições regulares, nos mesmos horários e locais, sempre após o repouso. 

Termômetro Infravermelho faz mal?  

Não. Ao contrário do que é dito por aí, os termômetros infravermelhos não emitem radiação, e sim, captam calor em forma de radiação. A radiação infravermelha é uma espécie de luz, invisível ao ser humano, que é emitida por todo corpo quente. 

O que o termômetro infravermelho faz é utilizar um sensor que detecta essa luz/temperatura. Tanto que o sensor é chamado de “sensor passivo”, justamente por captar, e não emitir radiação. Portanto, os termômetros infravermelhos são totalmente seguros. Não fazem mal.