As 10 Melhores Máquinas de Costura de 2022

Procurando pela Melhor Máquina de Costura? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Máquinas de Costura e entenda qual é a melhor opção para você!

As máquinas de costura atravessaram gerações para chegar até aqui. Se elas ainda não fossem tão úteis, já teriam virado artigo vintage ou peça de decoração.

Bem, alguns modelos viraram e já existe até museu de máquinas de costura, mas outros continuaram evoluindo com a tecnologia e se tornaram aparelhos indispensáveis em indústrias, pequenos comércios e residências. 

E para ajudar você a escolher um modelo que passa longe dos museus, preparamos um artigo bem completo, todo bordado de informações, dicas de pesquisa, dúvidas respondidas, orientações e, claro, as melhores marcas e modelos do mercado.  

1. Máquina de Costura Heavy Duty HD6705 – SingerMelhor Máquina de Costura DomésticaVer Preço
2. Máquina de Costura QB9110 – BrotherBoa Opção Robusta e Silenciosa Com OverloqueVer Preço
3. Máquina de Costura Facilita Pro 4411 – SingerMáquina de Costura Melhor Avaliada Na AmazonVer Preço
4. Máquina de Costura Starlet – SingerMelhor Máquina de Costura Custo BenefícioVer Preço
5. Máquina de Costura Genius Plus – ElginCom 31 Pontos DiferentesVer Preço
6. Máquina de Costura M3405 – SingerMáquina de Costura Simples e de Fácil UsoVer Preço
7. Máquina de Costura Tradition 2250 – SingerMelhor Máquina de Costura Para IniciantesVer Preço
8. Máquina de Costura M1605 – SingerBoa Performance No Uso BásicoVer Preço
9. Máquina de Costura Portátil Multi Points - LenoxxMelhor Máquina de Costura BarataVer Preço
10. Máquina Costura e Bordar Doméstica Ss-1500 - Sun SpecialMelhor Máquina de Costura Que BordaVer Preço

Como Escolher a Melhor Máquina de Costura  

Antes de qualquer coisa, vamos às dicas. Agora, confira os principais pontos para ficar de olho na hora de fazer a pesquisa do modelo ideal para a sua necessidade. 

  • Eletrônica ou Mecânica: Escolha de Acordo Com Suas Necessidades  

As máquinas de costura são divididas em duas grandes classes, e agora vamos explicar cada uma rapidinha para você.  

– Máquina de Costura Eletrônica: Normalmente mais caras, as máquinas de costura eletrônicas são as que possuem mais recursos para tipos de costura específicos, como Patchwork (técnica que une tecidos e retalhos de diferentes formatos e tamanhos) e Quilting (que consiste em peças preenchidas “fofas” ou acolchoamento), entre outras. As máquinas de costura eletrônicas são as preferidas dos que gostam de realizar trabalhos mais artesanais. 

Máquina de Costura Mecânica: Os modelos mecânicos são os mais vistos e utilizados no dia a dia. O funcionamento é mais básico e limitado, mas são as melhores no desempenho em tecidos pesados e em trabalhos que envolvem mais de uma camada de tecido. Para botões soltos, ajustes simples e as famosas barras de calça, são as mais práticas e passam muita confiança. 

  • Muitas Opções de Pontos e Bordados Oferecem Mais Possibilidades  

Cada máquina tem uma quantidade de opções de pontos e bordados disponíveis em seu sistema. Cada ponto significa um funcionamento diferente da máquina de costura, um movimento de agulha. 

Portanto, a dica aqui é simples: quanto mais, melhor. Se possível, escolha a máquina que possui mais opções de pontos e bordados em seu sistema. Isso vai facilitar a personalização e aumentar a versatilidade dos seus trabalhos com a máquina. 

  • Escolha a Velocidade Ideal de Acordo Com Seu Nível de Experiência  

A velocidade das máquinas de costura é medida em pontos por minuto, mas aqui não é uma questão de quanto mais, melhor. Na verdade, quanto mais, melhor, sim. Mas uma alta frequência de pontos por minuto exige uma experiência maior no manuseio. 

Portanto, o ideal é procurar uma máquina que se adeque ao seu nível de experiência. Para dar uma noção, imagine que uma máquina de costura recomendada para iniciantes tem velocidade de até 750 pontos por minuto. 

  • Conheça os Acessórios e Recursos Extras Possíveis  

Como todo bom eletrodoméstico, os melhores modelos de máquinas de costura ainda oferecem alguns recursos extras bem interessantes, e acessórios também.  

– Iluminação: É quase inútil explicar a utilidade da iluminação em uma máquina de costura. Com luz em cima, todo trabalho ganha precisão e, consequentemente, capricho. 

– Braço Livre: O nome já explica bem. Este recurso tem este nome porque, justamente, tem o papel de deixar o braço do operador livre. Máquinas de costura Braço Livre são as que permitem a remoção da extensão da base, para permitir um movimento mais livre e uma área de trabalho mais personalizada. 

– Passador de Fio: Este recurso tem a função de auxiliar a introdução do fio na agulha da máquina. Com ele, não precisa mais umedecer a pontinha com a boca, basta passar o fio pelo passador, que é acionado por uma alavanca simples. Automaticamente, o fio ficará passadinho na agulha selecionada.  

– Ajuste de Pressão: Através do calçador, a máquina faz a fixação do tecido na hora de costurar. Ajustar a pressão significa poder escolher o nível de “aperto” que a máquina vai exercer por tecido. Tecidos como corino ou sintéticos acabam ficando marcados se a pressão for muito grande.  

– Ajuste de Largura e Comprimento do Ponto: Outro ponto importante de personalização da costura é o ajuste do ponto. Poder selecionar a largura e o comprimento do ponto é um ganho de versatilidade e criatividade muito grande. 

– Diversidade de Acabamentos: O acabamento é a finalização da peça, é onde não pode soltar a costura, onde a borda garante a qualidade da estrutura. Os melhores modelos possuem um leque maior de opções de acabamento, como overloque, ziguezague, picotar, debruar e outros subtipos. 

– Kit de Acessórios e Costura Básica: Existem inúmeros acessórios que um kit de máquina de costura pode acompanhar, tanto para trabalhos específicos quanto para costura básica. Os principais acessórios são: sapatilhas, bobinas, prendedores, pinos porta carretel, feltros, abridores de casas, chaves de fenda, além de embalagens de agulha e até pincéis de limpeza. 


As 10 Melhores Máquinas de Costura de 2022  

Pronto, agora é só costurar todas essas dicas de pesquisa, e bordar uma decisão final entre os melhores modelos de máquinas de costura do mercado.  


1. Máquina de Costura Heavy Duty HD6705 – Singer (Melhor Máquina de Costura Doméstica)

Visto como a melhor máquina de costura semi industrial, o primeiro modelo da nossa lista é trazido por uma marca bem clássica no segmento, a Singer. Com presença mundial, esta multinacional americana fundada em 1851 é sempre a primeira marca considerada quando o assunto é máquinas de costura. 

A Heavy Duty é uma máquina eletrônica, completa e de alta performance. São 200 pontos ajustáveis entre flexíveis, decorativos e utilitários que permitem a personalização de largura e comprimento através de um display digital. Este painel, inclusive, oferece memória para as configurações mais utilizadas. É a força de uma máquina mecânica com a tecnologia de uma máquina eletrônica. 

Esta máquina de costura ainda tem base em inox, iluminação em LED, sete casas de botão de um passo, uma fonte de letras, parada de agulha programável, passador de linha, botão de arremate, braço livre, função braço livre e diversos acessórios para agregar na costura. 

Tanto no Brasil como no exterior, a satisfação com esta máquina de costura é praticamente unânime. Não é um modelo para iniciantes, e por isso, as avaliações foram feitas por quem conhece bem. Os principais elogios foram em relação ao desempenho em serviços pesados, ao fácil manuseio e à variedade de possibilidades de pontos e ajustes. Mesmo sendo uma das mais caras da lista, teve gente que elogiou o investimento frente aos benefícios observados. 

Tipo: Eletrônica Velocidade: 1.050 PPM
Quantidade de Pontos: 300 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Passador de Fio, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 10 Sapatilhas, 3 Pinos porta-carretel, Abridor de Casas, Prendedor de Carretel, Bobinas, Chave de Fenda e Pincel para Limpeza Peso: 7,5kg
Confira o Preço

2. Máquina de Costura QB9110 – Brother (Boa Opção Robusta e Silenciosa Com Overloque)

A melhor máquina de costura e overlock do mercado é apresentada pela Brother, outro nome de muito peso no segmento. A Brother é uma multinacional japonesa com mais de 100 anos de experiência que já se consolidou como grande concorrente da Singer principalmente pela qualidade e durabilidade de seus aparelhos. 

Ideal para costura decorativa, quiltuing e patchwork, a QB9110 também é um modelo eletrônico, com 100 pontos de costura embutidos, uma fonte de letras, iluminação em LED, controle eletrônico de velocidade, sistema de enchimento fácil de bobina, largura de ponto overloque, display LCD de simples operação, mesa extensora e diversos acessórios extras. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, muitos elogios ao tamanho robusto, funcionamento silencioso, fácil e ao desempenho em peças artesanais. Vale dizer que teve gente que escolheu esta máquina como modelo de entrada e está se adaptando muito bem. De acordo com a maioria das avaliações, trata-se de um aparelho cinco estrelas. 

Tipo: Eletrônica Velocidade: 850 PPM
Quantidade de Pontos: 100 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Passador de Fio, Ajuste de Pressão
Acessórios: 8 Calçadores, 3 Conjuntos de Agulha, Pino porta-carretel, Abridor de Casas, Vazador de Ilhós, Bobinas, Pincel para Limpeza, Pedal e Capa Protetora Peso: 7,5kg
Confira o Preço

3. Máquina de Costura Facilita Pro 4411 – Singer (Máquina de Costura Melhor Avaliada Na Amazon)

Considerada a melhor máquina de costura Singer doméstica do mercado, o terceiro modelo da nossa lista, que não tem ordem, é uma máquina que oferece um alto desempenho diante de uma operação simples, o que agrada bastante os usuários, que fazem questão de elogiar esses pontos, além de outros como o motor silencioso e os acessórios que acompanham o kit. 

E diferentemente das anteriores já apresentadas, a Pro 4411 é uma máquina de costura mecânica, perfeita para serviços e ajustes do dia a dia, e também para a confecção de diversos tipos de roupas. 

Além de uma ótima velocidade, está máquina ainda conta com agulha dupla para costura paralela e aplicações de nervuras, ajuste de pressão manual para personalizar por tecido, isolador dos dentes para bordados livres e fixação de botões, além de 10 pontos essenciais, função braço livre e base de aço inox. 

Tipo: Mecânica Velocidade: 1.100 PPM
Quantidade de Pontos: 10 Recursos Extras: Braço Livre, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 4 Sapatilhas, Pino porta-carretel, Abridor de Casas, Prendedor de Carretel, Prendedor de Retrós, Bobinas, Embalagem para Agulhas, Feltro, Chave de Fenda e Pincel para Limpeza Peso: 8,4kg
Confira o Preço

4. Máquina de Costura Starlet – Singer (Melhor Máquina de Costura Custo Benefício)

Para quem procura a melhor máquina de costura para fazer roupas no quesito custo-benefício do mercado, este exemplar, também da Singer, pode ser uma ótima opção. Diante de um preço relativamente baixo, esta máquina pode ser um ótimo modelo de entrada para iniciantes ou para quem tem uma demanda bem versátil de serviços de costura. 

A Starlet é bem completa e traz 56 opções de pontos, entre flexíveis e decorativos, facilmente selecionáveis e ajustáveis (comprimento e largura) através do display de LCD de visualização simplificada e dos botões de operação. Ela ainda traz recursos importantes como iluminação, agulha dupla, passador de linha, função braço livre e velocidade de 750 pontos por minuto. Tudo isso em uma estrutura compacta, facilmente transportável e armazenável. 

A relação custo-benefício é realmente o ponto mais valorizado pelos usuários, que fizeram questão de elogiar a qualidade do material, a resistência, a versatilidade de funções e até a beleza desta máquina de costura.  

Tipo: Eletrônica Velocidade: 750 PPM
Quantidade de Pontos: 56 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Passador de Fio, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 2 Sapatilhas, Embalagem de Agulhas, Bobinas, Pino Porta-retrós Vertical, Feltro, Prendedor de Carretel, Prendedor de Retrós, Abridor de Casas, Chapa Isoladora dos Dentes, Chave de Fenda e Pincel para limpeza Peso: 6,7kg
Confira o Preço

5. Máquina de Costura Genius Plus – Elgin (Com 31 Pontos Diferentes)

Chegou a hora de conhecer a melhor máquina de costura Elgin do mercado. A marca brasileira pode não ter a mesma experiência de uma Singer ou Brother, mas não passa tão longe e oferece aparelhos com muita qualidade não só para o mercado nacional, como para além das fronteiras também. Com mais de 60 anos no segmento de máquinas de costura, a Elgin preza pela versatilidade, durabilidade e funcionamento simples. 

A Genius Plus soma 31 pontos de costura entre utilitários, flexíveis e decorativos, e ainda conta com agulha dupla para acabamentos específicos e aplicações de nervuras. Além disso, ela tem enchedor de bobina automático, iluminação em LED, múltiplo overloque, alça para transporte, botão seletor de pontos, braço livre com porta-acessórios, alavanca de retrocesso para arremate de pontos e diversos acessórios que facilitam a operação e permitem até a fixação de zíperes.  

A maioria dos usuários se mostra bem satisfeita em relação a esta máquina de costura e os destaques vão para o funcionamento silencioso, versatilidade nos trabalhos desempenhados e para a utilidade dos acessórios extras. Até o design ganhou uma menção, uma usuária não economizou nos “a” da palavra “linda”.  

Tipo: Eletrônica Velocidade: 750 PPM
Quantidade de Pontos: 31 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: Pinos porta-carretel, Abridor de Casas, Prendedor de Carretel, Bobinas, Isolador de Dentes Peso: 6,5kg
Confira o Preço

6. Máquina de Costura M3405 – Singer (Máquina de Costura Simples e de Fácil Uso)

Está máquina de costura mecânica da Singer é um modelo de entrada perfeito para quem ainda é iniciante no mundo da costura. Com um funcionamento simples e básico, e com uma velocidade mais controlada, a M3405 oferece uma experiência bem completa para os novatos e novatas. 

São 23 pontos (não somente básicos como decorativos e flexíveis, também), braço livre para uma maior mobilidade na operação, regulagem simples de comprimento e largura do ponto de costura, passador de linha, placa isoladora de dentes para botões e bordados livres, iluminação em LED, caixa de bobina vertical e alça para transporte. 

Tanto no Brasil como fora dele, quem experimentou, normalmente gostou. Termos como “A máquina das máquinas”, “perfeita para iniciantes”, “maravilhosa” e “minha esposa adorou” já demonstram a satisfação dos usuários. Um ponto interessante abordado é que se trata de uma máquina muito intuitiva. Um belíssimo modelo de entrada para ficar de olho. 

Tipo: Mecânica Velocidade: 750 PPM
Quantidade de Pontos: 23 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Passador de Fio, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 4 Sapatilhas, Abridor de Casas, Bobinas, Embalagem de Agulhas, Placa Isoladora de Dentes, Chave de Fenda, Suporte do Carrinho, Capa protetora e Pincel para Limpeza Peso: 6kg
Confira o Preço

7. Máquina de Costura Tradition 2250 – Singer (Melhor Máquina de Costura Para Iniciantes)

Se você quer saber qual a melhor máquina de costura doméstica para iniciantes, esta também é uma ótima opção. Um pouco mais simples que a anterior, esta máquina é perfeita para quem está começando, mas sem perder funcionalidades interessantes de uma máquina mais completa. 

São nove pontos e uma casa de botão em quatro passos, braço livre, agulha dupla para costuras paralelas e nervuras, iluminação em LED, velocidade de até 750 pontos por minuto e ajustes personalizáveis diversos. Tudo isso em uma estrutura interna de metal que traz bastante estabilidade. 

Nas avaliações, uma vovó muito presenteada muito feliz e adaptada com a máquina, além de muita gente satisfeita com a versatilidade em diferentes tecidos (até alguns mais pesados) e com o funcionamento simplificado. 

Tipo: Mecânica Velocidade: 750 PPM
Quantidade de Pontos: 9 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 3 Sapatilhas, Abridor de Casas, Embalagem de Agulhas, Prendedor de Carretel, Prendedor de Retrós, Bobinas, Chapa Isoladora de Dentes e Pincel para Limpeza Peso: 6kg
Confira o Preço

8. Máquina de Costura M1605 – Singer (Boa Performance No Uso Básico)

A melhor máquina de costura boa e barata para você pode ser essa mesmo. Não chega a ser a mais barata da nossa lista, mas quase, e mesmo assim, não deixa de ser bem completa, prática e versátil. São seis pontos, braço livre, agulha dupla, velocidade de até 750 pontos por minuto, pino porta-carretel na vertical, caixa de bobina na vertical, nivelamento para melhor apoio e alinhamento, além de iluminação em LED, alça para transporte e estrutura de metal que aumenta a estabilidade. 

Quem já costurou com esta máquina fez questão de elogiar, principalmente, o fácil manuseio. Teve gente que já conseguiu costurar as primeiras peças logo no primeiro dia e teve gente que praticamente nem precisou do manual de instruções. Outros pontos que ganharam destaque foram a resistência e o funcionamento silencioso. 

Tipo: Mecânica Velocidade: 750 PPM
Quantidade de Pontos: 6 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre
Acessórios: 3 Sapatilhas, 3 Pinos porta-retrós, Abridor de Casas, Embalagem de Agulhas, Placa Isolador de Dentes, Bobinas, Feltro e Pincel para Limpeza Peso: 4,4kg
Confira o Preço

9. Máquina de Costura Portátil Multi Points – Lenoxx (Melhor Máquina de Costura Barata)

Quem apresenta a melhor máquina de costura portátil na opinião dos usuários é a Lenoxx, uma marca americana especializada em aparelhos eletrônicos com presença mundial. As avaliações indicam outro ótimo modelo de entrada, com simples manuseio, boa versatilidade, praticidade e eficiência. Não é difícil encontrar quem a recomende nos comentários. 

São 12 opções de pontos, dois níveis de velocidade, iluminação e função costura reversa em uma estrutura leve, compacta e facilmente armazenável e transportável, com alça. O kit ainda conta com acessórios extras, como linhas, carretilhas, carretéis e agulha. 

De volta aos comentários, frases como “o mundo é meu agora”, “perfeita para quem está começando” e “nunca mais compro roupa” dão ainda mais segurança para quem gostou do modelo. 

Tipo: Mecânica Velocidade: Não informado
Quantidade de Pontos: 12 Recursos Extras: Iluminação, Braço Livre
Acessórios: 2 Carretilhas, 2 Carretéis, Bobinas Peso: 3kg
Confira o Preço

10. Máquina Costura e Bordar Doméstica Ss-1500 – Sun Special (Melhor Máquina de Costura Que Borda)

Considerada a melhor máquina de costura para patchwork, a última representante da nossa lista é praticamente um modelo profissional. A marca é a Sun Special, uma importadora brasileira com mais de 30 anos de experiência no comércio e distribuição de máquinas de costura, acessórios e outros equipamentos do mundo da confecção. 

A SS-1500 é vista como uma máquina de costura de última geração, isso porque ela emprega alta tecnologia no seu funcionamento e possui uma versatilidade impressionante. Além do patchwork, ela pode ser utilizada para consertos e criações, customizações, quilting, bordados, uniformes em série, peças domésticas (cama, mesa e banho) e peças artesanais. 

Esta máquina de costura tem mais de 400 pontos, sendo 257 bordados salvos na memória e 162 pontos divididos entre utilitários, decorativos e casas de botão. E tudo isso é facilmente selecionado e controlado através de uma grande tela LCD colorida touch screen, que também permite a personalização de largura e comprimento do ponto, bem como a costura em reversão.  

A máquina ainda tem mesa extensora, iluminação em LED, memória, fontes de letras especiais, corte automático, enchedor de bobina, lançadeira rotativa, entrada USB, diversos acessórios e oferece a opção de agulha dupla. A SS-1500 não é nada barata, mas parece trabalhar sozinha e se adaptar muito bem a qualquer tipo de tecido ou confecção.  

Tipo: Eletrônica Velocidade: 600 PPM
Quantidade de Pontos: 419 Recursos Extras: Iluminação LED, Braço Livre, Passador de Fio, Ajuste de Largura e Comprimento, Ajuste de Pressão
Acessórios: 2 Bastidores, 5 Calçadores, 3 Pinos Porta-retrós, Agulhas, Bobinas, Chapa Isoladora de Dentes, Chaves de Fenda, Pinça, Tesoura e Tela para Retrós Peso: 12kg
Confira o Preço

Tipos de Máquinas de Costura  

As máquinas de costura são divididas em diversas subclasses que indicam suas funções e recursos, confira agora um pequeno resumo das principais: 

  • Caseira: Vários tipos abaixo têm a sua versão caseira. O fato de ser caseira significa um funcionamento mais simples, versátil e normalmente com até 750 pontos por minuto de velocidade. 

  • Reta Industrial: A máquina de costura reta industrial tem esse nome por ser utilizada para trabalhar com tecidos planos, dado que seu ponto é resistente, sem apresentar elasticidade. Não é recomendado colocar tecidos que não sejam planos, como malhas, neste tipo de máquina. 

  • Bordadeira: O nome também já indica. Esta máquina conta com sistema para bordados em alto e baixo relevo. Como a máquina de costura bordadeira costuma ser grande, normalmente permanece em lugar fixo. 

  • Overloque: A máquina de costura overloque é a que oferece mais qualidade no acabamento, inclusive em peças mais difíceis, como biquínis, lingeries, sungas e maiôs. E a versatilidade impressiona, ela também é indicada para toalhas, tapetes e jeans, além de ter versões caseiras bem compactas e portáteis. 

  • Interloque: São três agulhas em linha que desempenham costuras retas, ideal para malhas, camisas e até tecidos elásticos. Normalmente pequena, a máquina de costura interloque é uma das melhores na questão portabilidade. 

  • Galoneira: Esta máquina tem a característica de utilizar entre uma e três agulhas, duas linhas e um fio. Indicada para acabamentos em malhas e lingeries, a galoneira rebate elásticos e coloca viés.  

  • Travete: Ela tem esse nome por ser ideal para fazer travas, como bolsos e alças de passar cinto, que precisam aguentar uma tensão mais forte. As máquinas de costura do tipo travete também são as mais usadas para a aplicação de zíperes. 

  • Pespontadeira: Uma clássica na otimização da linha de produção de jeans, a máquina pespontadeira é especialista em tecidos pesados. Ela trabalha, inclusive, na fabricação de bancos de carro e outras estruturas de tecido e enchimento fora da moda. 

  • Fechadeira: Também utilizada na produção e ajuste de jeans, a máquina de costura do tipo fechadeira é própria para fechar laterais e cós de roupas, mesmo em tecidos mais pesados. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MÁQUINAS DE COSTURA  

Qual a melhor Máquina de Costura para iniciantes?  

Não existe um exemplar específico, mas podemos definir um modelo ideal para iniciantes. Uma marca boa seria a Singer, que oferece muitas máquinas de entrada e bastante versatilidade no funcionamento, além de ter modelos bem compactos. 

O tipo mais indicado para iniciantes seria o tipo caseiro ou interloque, que já oferecem uma boa amplitude de atuação, sem compensar muito no tamanho nem no preço. Sobre velocidade, o ideal é que uma máquina de costura para iniciantes chegue até 750 pontos por minuto. 

Qual a melhor Máquina de Costura: Singer ou Brother?

Juntamente com a Elgin, estamos falando das principais marcas de máquina de costura do mercado brasileiro e mundial. Todas são muito experientes. A brasileira Elgin tem mais de 60 anos de mercado e a japonesa Brother tem mais de 100, além de uma presença mundial mais forte.  

Mas bater os mais de 170 anos da americana Singer – que é quase tão antiga quanto a própria invenção da máquina de costura – é muito difícil. E não somente por isso consideramos a Singer a melhor, além de toda a experiência quase bicentenária, ela apresenta muita variedade em seus modelos, atendendo desde iniciantes, semi profissionais, até o mercado industrial de costura.