Os 10 Melhores Oxímetros de 2022

Procurando pelo Melhor Oxímetro? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Oxímetros do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Em termos simples, um oxímetro serve para medir a quantidade de oxigênio presente no nosso sangue. Em termos mais complexos, a denominada saturação de oxigênio (SpO2) da hemoglobina arteriolar, é medida em porcentagem e tem relação direta com o funcionamento das células do cérebro e do coração.

Mas não precisa ficar com medo! O monitoramento disso, hoje em dia, para a devida suplementação, é muito simples e pode ser feito na sua poltrona, assistindo televisão. Tudo que você precisa é de um dedo disponível, e o oxímetro faz todo o trabalho.

E com o avanço da tecnologia, a experiência vem ficando cada vez mais completa. Atualmente existem aparelhos adaptados para determinadas faixas etárias, com diferentes modos de exibição e dados complementares. São diversos tipos de oxímetros disponíveis para um preciso monitoramento da saúde. 

E para ajudar você a se encontrar neste processo de escolha, vamos trazer não somente um comparativo de oxímetro, mas também um conteúdo completo, repleto de dicas, dúvidas respondidas e informações sobre o mundo dos oxímetros. 

1. Oxímetro Portátil Oled Graph - G-TechOxímetro Melhor Avaliado da AmazonVer Preço
2. Oxímetro Digital LED - G-TechBoa Precisão e Rápida LeituraVer Preço
3. Oxímetro OX-06 HC261 – MultilaserMelhor Oxímetro Custo BenefícioVer Preço
4. Oxímetro Com Alarme – DellamedCom Capa Protetora e Estojo Para TransporteVer Preço
5. Oxímetro AT101 – BiolandBoa Opção Para Uso ProfissionalVer Preço
6. Oxímetro 60B – MobilRecomendado Para Uso Hospitalar e DomiciliarVer Preço
7. Oxímetro Pediátrico Oled Graph - G-TechMelhor Oxímetro PediátricoVer Preço
8. Oxímetro De Pulso Oxygen Check HC023 – MultilaserMelhor Oxímetro BaratoVer Preço
9. Oxímetro Pulso Portátil Yk-80B – BicBoa Precisão Com Tela OLEDVer Preço
10. Oxímetro Pulso Portátil Yk-80A – BicEficiente Leitura e Simples de UsarVer Preço

Como Escolher o Melhor Oxímetro  

Para definir qual melhor oxímetro de dedo para você, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Aqui vão algumas dicas importantes para a hora da pesquisa: 

  • Escolha de Acordo Com a Faixa Etária do Usuário  

O melhor oxímetro de dedo vai começar pelo modelo mais adequado para a idade do usuário. Os aparelhos mais modernos são adaptados por faixa etária e consideram o nível normal de saturação de oxigênio no sangue para cada época da vida.  

Isso torna os resultados aferidos mais precisos e o monitoramento geral mais completo. Portanto, opte pelo modelo que mais se adequa à sua faixa etária. As faixas normalmente são divididas entre adultos e crianças, ou uso adulto e pediátrico. Se a informação não constar no rótulo, pergunte ao vendedor. 

  • Prefira Aparelhos Com Diferentes Modos de Exibição  

Os modos de exibição variam entre mais informações e mais formatos de visualização. Além de opções de gráficos e curvas de evolução, alguns dos modelos mais modernos têm displays que informam não somente o nível de oxigênio, mas também a frequência cardíaca, a intensidade do pulso e até a curva pletismográfica (amplitude do pulso cardíaco e formato da onda).  

Outras exibições importantes são a regulagem da luz de fundo, o aviso de bateria fraca e alerta de necessidade de repetição. A dica aqui também é muito simples, quanto mais modos de exibição, melhor. 

  • Confira a Velocidade de Leitura  

Um dos grandes indicadores da qualidade de um oxímetro é a velocidade de leitura. Geralmente, quanto mais rápido um aparelho fizer a leitura no nível de saturação de oxigênio no sangue (SpO2), melhor ele será. Procure por oxímetros que fazem a medição instantaneamente ou que levam apenas alguns segundos. 

  • Priorize Opções com Selo Inmetro e Aprovados Pela Anvisa  

Identificar qual melhor oxímetro para comprar passa pelos selos de certificação e aprovação dos órgãos de regulamentação de saúde e segurança. A dica aqui é muito simples. Procure pelo selo Inmetro, que garante que o produto passou por testes de segurança. E pelo certificado de aprovação da ANVISA, que garante que o produto não traz nenhum risco à saúde. 


Os 10 Melhores Oxímetros de 2022  

Munidos de dicas gerais, chegou a hora de conhecer o melhor do mercado. Agora vamos explorar os nomes mais relevantes do mundo dos oxímetros. 


1. Oxímetro Portátil Oled Graph – G-Tech (Oxímetro Melhor Avaliado da Amazon)

O primeiro modelo da nossa lista já pode ser visto como o melhor oxímetro do mercado. Primeiro, pela opinião dos usuários, que não escondem a satisfação e elogiam bastante a confiabilidade, precisão e padrão clínico do produto. E não estamos falando de qualquer usuário desavisado, não, tem avaliação de médico, também. Outros pontos positivos foram a velocidade e a versatilidade do aparelho, que também serve para crianças e traz outros dados importantes. 

Quem apresenta este modelo é a G-Tech, uma marca muito conhecida no segmento de tecnologia para a saúde clínica e o bem-estar. A G-Tech faz parte do grupo brasileiro Accumed-Glicomed, que possui mais de 25 anos de experiência no mercado de produtos para a saúde e é líder de vendas no Brasil. O desenvolvimento dos produtos é realizado em terras brasileiras, mas a produção em si, é realizada na Ásia para reduzir os custos operacionais. 

O visor em OLED (Organic LED), com tecnologia de alto contraste que facilita a visualização pelo usuário informa não só o nível de SpO2, como também a frequência cardíaca. Este oxímetro ainda vem com capa protetora em silicone e case para armazenamento e transporte. Por ser um dos mais baratos da lista e por agradar bastante com informações completas e precisas, podemos dizer que a nossa lista foi muito bem inaugurada.  

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Capa protetora de silicone e estojo
Medições: SpO2, BPM Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: OLED
Confira o Preço

2. Oxímetro Digital LED – G-Tech (Boa Precisão e Rápida Leitura)

O segundo modelo da nossa lista, que não tem ordem, também é apresentado pela G-Tech e inclusive é visto como melhor oxímetro portátil do mercado. Isso porque diante de um preço “na média”, este oxímetro oferece muita qualidade e precisão na medição, além de ter tudo o que é necessário para um transporte rápido e fácil: capa protetora de silicone, estojo de armazenamento e cordão para transporte. 

Com tela OLED de captação rápida, este modelo informa o SpO2 (nível de saturação de oxigênio no sangue) e o PRbpm (batimentos cardíacos por minuto), bem como o nível de bateria e o processo de medição. 

Quem já usou, gostou. Pelo menos a maioria. Os principais pontos positivos destacados foram a confiabilidade da marca, a qualidade na medição, a facilidade no uso e até a relação custo versus benefício que o produto apresenta. Não faltaram elogios, também, para a quantidade de acessórios para transporte e armazenamento. Teve até avaliação positiva de quem trabalha em hospital e comparou com outros oxímetros. 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Capa protetora de silicone, estojo e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: LED
Confira o Preço

3. Oxímetro OX-06 HC261 – Multilaser (Melhor Oxímetro Custo Benefício)

O melhor oxímetro de dedo do mercado no quesito custo-benefício é apresentado pela Multilaser, um nome extremamente conhecido no mercado brasileiro de eletroeletrônicos e de dispositivos para informática. Fundada há 35 anos, a marca vem ganhando cada vez mais notoriedade e confiança dos consumidores brasileiros e já virou sinônimo de qualidade e segurança. A Multilaser é uma das mais vendidas do Brasil, no segmento. 

O oxímetro da vez é um modelo simples e completo. O HC261 tem resultados precisos de saturação de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e curva pletismográfica de forma rápida e sem dor. Após a retirada do dedo, o aparelho tem desligamento automático em oito segundos.  

Nas avaliações, tirando alguns usuários que não gostaram tanto da precisão do aparelho, a maioria se mostra bastante satisfeita com este oxímetro. Em termos como “melhor do mercado”, “bom em tempos de Coronavírus” e “muito útil”, já dá para sentir a satisfação de quem já usou nos comentários. A facilidade no uso e o valor relativamente baixo investido também ganharam destaque. 

Faixa Etária: Adultos Acessórios: Cordão de transporte
Medições: SpO2, BPM, Curva pletismográfica Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: 20 horas Tela: OLED
Confira o Preço

4. Oxímetro Com Alarme – Dellamed (Com Capa Protetora e Estojo Para Transporte)

Quem apresenta o oxímetro da vez é a Dellamed, uma empresa gaúcha com mais de 11 anos de experiência no mercado de acessórios para saúde e bem-estar que vem ganhando a confiança dos consumidores, médicos e hospitais brasileiros. O pacote para transporte e armazenamento é bem completo, com estojo de nylon, cordão e capa protetora de silicone. 

Equipado com alarmes sonoros e luminosos que informam leitura instável e sinal fraco de energia, este oxímetro da Dellamed apresenta 6 modos de exibição onde determina a saturação de oxigênio no sangue, a frequência de pulso e o gráfico da curva pletismográfica. Sua tela OLED super-resistente oferece um maior contraste e maior ângulo de visão, além de permitir a configuração da intensidade de luz de fundo. 

Nos comentários, mesmo diante de um preço um pouco mais elevado, os usuários parecem estar bem satisfeitos com o produto. Os principais elogios foram em relação à facilidade de utilização, à leitura rápida, à qualidade na precisão e ao kit de transporte e armazenamento. Vale dizer que até o design ganhou comentários positivos de um personal trainer moderno, que também elogiou o funcionamento geral e preciso deste oxímetro. 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Capa protetora de silicone, estojo e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM, Curva pletismográfica Modos de Exibição: 6
Duração da Bateria: Não informado Tela: OLED
Confira o Preço

5. Oxímetro AT101 – Bioland (Boa Opção Para Uso Profissional)

Considerado o melhor oxímetro profissional do mercado, este aparelho é apresentado pela Bioland, uma marca taiwanesa com base na China que possui mais de 20 anos de experiência no segmento de produtos hospitalares e dispositivos de apoio à saúde e bem-estar. Quem distribui a marca Bioland no Brasil é o grupo Center Medical, fundado há mais de 10 anos e especializado na área clínica que testa seus produtos com muito rigor e dedicação para garantir a qualidade na experiência do usuário.  

O AT101C oferece uma medição não invasiva para adultos e crianças, seu display em OLED com ajuste de brilho informa tanto o nível de saturação no oxigênio, quanto a frequência cardíaca do usuário e a curva pletismográfica, e permite a visualização em gráficos. O kit ainda acompanha um cordão para transporte. 

Indicado para uso profissional e doméstico, este oxímetro dividiu opiniões nas avaliações. As principais críticas e principais elogios vão para a mesma coisa: a precisão. De um lado, temos até um médico que não se mostrou satisfeito com os resultados, mas de outro, alguns usuários fazem questão de ressaltar o nível de precisão do aparelho. Vale a ponderação! Outros pontos positivos ressaltados foram a praticidade no uso e a resistência do produto. 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM, Curva pletismográfica Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: 18h Tela: OLED
Confira o Preço

6. Oxímetro 60B – Mobil (Recomendado Para Uso Hospitalar e Domiciliar)

Este também é um modelo que disputa o título de melhor oxímetro digital para uso doméstico e profissional do mercado. E quem apresenta é a Mobil Saúde, uma empresa brasileira que há mais de 10 anos vem sendo referência na importação e distribuição de dispositivos de saúde e hospitalares. Além de oxímetros (também de pulso), os andadores e cadeiras médicas são os destaques da marca. 

O 60B é completo e eficiente. Com um belo design e uma operação não invasiva e rápida, ele informa o nível de saturação de oxigênio no sangue (SpO2), a frequência cardíaca (RPbpm), repetição do pulso e a curva pletismográfica em sua tela de LED orgânico. Este oxímetro tem alertas visuais e sonoros ao final da medição. Resistente a quedas e a respingos d’água, ele ainda acompanha cordão para transporte e estojo. 

Nas poucas avaliações encontradas, comentários sucintos como “oxímetro excelente” e “ótimo” já demonstram a qualidade do produto. Poucos comentários são sempre encarados como um bom sinal, afinal, quando algum consumidor fica bravo, ele faz questão de criticar. Portanto, um modelo para ficar de olho.  

Faixa Etária: Adultos Acessórios: Estojo e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM, Curva pletismográfica Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: OLED
Confira o Preço

7. Oxímetro Pediátrico Oled Graph – G-Tech (Melhor Oxímetro Pediátrico)

Agora, o melhor oxímetro de dedo infantil do mercado. Isso porque, este sim, é um oxímetro pediátrico, mesmo. Para crianças, com indicação de dedinhos a partir de 7mm. Só não é recomendado para recém-nascidos. Quem apresenta é a G-Tech, clássica do segmento de produtos para saúde e bem-estar, que já apresentamos por aqui. 

A operação é completa, nível de saturação de oxigênio no sangue, frequência e ritmo cardíaco, intensidade do pulso e o gráfico da curva pletismográfica, tudo isso através de um display Dual Color OLED de brilho ajustável (10 níveis) e em um belo design moderno. A captação é rápida e simplificada, sem qualquer tipo de dor ou desconforto para a criança. Após a retirada do dedo, o desligamento é automático. 

Nos comentários deixados pelos usuários, parece que os únicos problemas foram em relação à entrega. Além de alguns chegarem danificados, teve gente que recebeu o produto errado. Mas deixando tudo isso de lado, este oxímetro ganhou diversos elogios em relação à praticidade na utilização e ao nível de precisão. Mas vale o alerta de que em crianças menores, ele pode não funcionar tão bem devido à quantidade de movimentos. Talvez funcione melhor com as mais quietinhas. 

Faixa Etária: Crianças Acessórios: Estojo e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM e curva pletismográfica Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: OLED
Confira o Preço

8. Oxímetro De Pulso Oxygen Check HC023 – Multilaser (Melhor Oxímetro Barato)

A Multilaser volta para a nossa lista para reforçar sua versatilidade e alta variedade de produtos através de um modelo de oxímetro que impressiona na relação custo versus benefício. Isso porque diante de um valor relativamente acessível, o kit é completo, o funcionamento é simples e a informação é precisa. 

Só falta a curva pletismográfica, mesmo, pois seu display de fácil visualização em LED com contraste informa o nível de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e a frequência cardíaca (RPbpm) do usuário com ótima precisão, inclusive muito elogiada nas avaliações. 

Outros pontos que ganharam destaque foram a praticidade na utilização, o resultado rápido e, claro, o preço. Comentários como “leitura em fração de segundos”, “impossível não entender suas informações” e “perfeito” dão bastante segurança. Pela relação custo-benefício, este é outro modelo para ficar de olho, principalmente para quem precisa ou quer começar a se aventurar nesse tipo de medição. 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Estojo e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: LED
Confira o Preço

9. Oxímetro Pulso Portátil Yk-80B – Bic (Boa Precisão Com Tela OLED)

A Bic Diagnósticos é uma marca do grupo paulista CBEMED, que tem mais de 50 anos de história no segmento de produtos para saúde e bem-estar, e é líder em certificações na área médica. Além da Bic Disgnósticos, o grupo controla as marcas Bic Bem-estar, P.A. MED e até a americana Hillrom. 

Certo, sobrenome este oxímetro tem, mas e nome? Tem também! O Yk-80B é um nome de peso no mundo dos oxímetros, com avaliação completa (nível de saturação de oxigênio no sangue, ritmo e frequência cardíaca e curva pletismográfica), display Dual Color em OLED (Organic LED), desligamento automático após 8 segundo sem uso, alarmes ajustáveis e kit completo com cordão para transporte e estojo para armazenamento. 

Quem já usou, gostou e recomenda! Os principais pontos positivos destacados foram a facilidade na utilização e a eficácia nas medições. Teve gente que apresentou problemas pontuais, mas no geral, é um oxímetro muito bem avaliado. Não era para menos, afinal, não é dos mais baratinhos. 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Capa de silicone e cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM e curva pletismográfica Modos de Exibição: 6
Duração da Bateria: Não informado Tela: OLED
Confira o Preço

10. Oxímetro Pulso Portátil Yk-80A – Bic (Eficiente Leitura e Simples de Usar)

Para fechar a nossa lista, outro modelo da Bic Diagnósticos. Também portátil e não invasivo na hora de fazer as medições, este oxímetro tem uma proposta um pouco mais simples e básica em comparação ao exemplar anterior, mas também mais barata. Para quem gosta da marca, pode ser um bom modelo de entrada. 

As principais diferenças em relação ao seu “irmão” da posição anterior são: a falta da informação gráfica da curva pletismográfica e o display, em LED. De resto, as funções se mantêm com as medições do nível de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e frequência cardíaca (RPbpm), o contraste na visualização, a alta precisão, a fácil operação, o desligamento automático após oito minutos e a durabilidade do material. 

Ainda que mais básico, barato e simples. Ele até parece ser mais bem avaliado que sua versão mais completa. Isso porque é difícil encontrar um comentário negativo. Quase todo mundo elogia a praticidade no uso, a leitura precisa e a qualidade em geral. Ótimo modelo para fechar a nossa lista! 

Faixa Etária: Adultos e crianças Acessórios: Cordão para transporte
Medições: SpO2, BPM Modos de Exibição: Não informado
Duração da Bateria: Não informado Tela: LED
Confira o Preço

Como Usar o Oxímetro de Dedo Corretamente  

Quer saber como ler o oxímetro? Agora que você já escolheu o seu, vamos trazer um passo a passo da utilização correta do oxímetro para você consultar antes de usar: 

  1. Antes da utilização, fique em repouso por pelo menos 5 minutos; 

  2. Ligue o aparelho e coloque o dedo indicador ou médio da mão direita ou esquerda pelo tempo indicado pelo fabricante; 

  3. Se não houver tempo indicado, mantenha o dedo no aparelho por cerca de 1 minuto; 

  4. Retire o dedo ao final da medição e confira os resultados no painel digital; 

  5. A leitura é o seguinte: o nível ideal de saturação varia entre 95 e 100%. Se estiver abaixo dos 92%, procure auxílio médico imediatamente.  

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OXÍMETRO  

O que é o Oxímetro e para que serve?  

O oxímetro é um aparelho que mede o nível de saturação de oxigênio no sangue (SpO2). Ele serve para auxiliar no monitoramento dos níveis de SpO2, responsável pelo bom funcionamento do cérebro e coração, e também para informar dados complementares como frequência cardíaca e intensidade de pulsação 

Agora, como funciona o oxímetro de dedo? Este aparelho emite uma luz de LED não prejudicial através do dedo, e um sensor mede a saturação no sangue com base na maneira que o oxigênio passa pela luz. Legal, né? 

Qual o melhor Oxímetro: de dedo ou de pulso?

Na verdade, todo oxímetro mede a saturação através do pulso arterial, seja no dedo ou no punho. No caso dos modelos de dedo, a proposta é mais de monitoramento portátil, fácil e rápido, para atletas e pessoas em oxigenoterapia. Inclusive, só para deixar claro, o melhor dedo para oxímetro é o indicador ou dedo médio de qualquer uma das mãos. 

Já em relação aos modelos via pulso, ou punho, a proposta é um pouco mais séria. Este tipo de oxímetro é mais utilizado em pacientes internados ou em casos com maior nível de oscilação de oxigênio. Ele é mais preciso, mais estável, tem mais memória, mais recursos, e oferece um acompanhamento mais profissional. Ou seja, o melhor vai depender do caso, mesmo. Enquanto o modelo de dedo estiver fazendo o trabalho, bom sinal!