As 10 Melhores Parafusadeiras de 2022

Procurando pela Melhor Parafusadeira? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Parafusadeiras do mercado e entenda qual é a melhor para você!

Não se trata só de profissionais, muito menos só de homens. Todo mundo já teve que parafusar ou desparafusar algo na vida, esta tarefa é parte da nossa rotina há muito tempo.

A ferramenta mais comum para isso é a chave de fenda, mas é óbvio que a tecnologia já “atropelou” este item e criou soluções muito melhores e mais completas. Hoje em dia, as parafusadeiras praticamente fazem todo o trabalho, girar um parafuso ficou muito mais fácil e até prazeroso. 

São diversos tipos no mercado: parafusadeiras com furadeiras, profissionais, domésticas, portáteis, com fio, sem fio, e por aí vai. Como cada pessoa tem um tipo de uso específico, as parafusadeiras evoluíram para todos os lados. Isso pode confundir na hora de encontrar o modelo ideal, mas não vai!

Isso, porque neste conteúdo nós organizamos as informações essenciais para você. Aqui nós vamos trazer dicas, marcas, pontos de atenção, além de explorar os diferentes tipos, modelos e tirar dúvidas. 

1. Parafusadeira e FuradeiraDCD700LC1 – DEWALTMelhor Parafusadeira ProfissionalVer Preço
2. Parafusadeira e Furadeira GSR 1000 – BoschMelhor Parafusadeira Profissional Custo BenefícioVer Preço
3. Parafusadeira e Furadeira Pfv 012 - VonderMelhor Parafusadeira Custo BenefícioVer Preço
4. Parafusadeira e Furadeira LD12S - BLACK+DECKERBoa Opção Potente Com Acessórios InclusosVer Preço
5. Parafusadeira e Furadeira GSR 7-14 - BoschMelhor Parafusadeira Com Fio Para Uso GeralVer Preço
6. Parafusadeira Articulada DF001DW – MakitaMelhor Parafusadeira ArticuladaVer Preço
7. Parafusadeira KC4815B - BLACK+DECKERMelhor Parafusadeira Para Uso DomésticoVer Preço
8. Parafusadeira Go – BoschMelhor Parafusadeira PortátilVer Preço
9. Parafusadeira BDCS36F - BLACK+DECKERParafusadeira Portátil Com LanternaVer Preço
10. Parafusadeira PPF01 – PhilcoMelhor Parafusadeira BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Parafusadeira  

Muitas vezes, a melhor parafusadeira do mercado pode não ser a melhor parafusadeira para você. Por isso, antes de tudo, separamos algumas dicas gerais para lembrar na hora da pesquisa.  

  • Entenda Como Escolher a Parafusadeira Ideal Para Cada Tipo de Uso  

O tipo de uso é algo que pode (e deve) influenciar bastante a escolha do modelo, pois dependendo da superfície, os itens abaixo precisam ser mais robustos. Tais itens são os principais responsáveis pelo desempenho da parafusadeira, e vamos explicar, rapidinho, cada um deles – que são totalmente relacionados. 

Potência:  

Medida em watts ou volts, a potência é o principal dado a conferir na hora da compra. O cálculo é feito multiplicando a corrente pela tensão, e quanto maior, melhor. A potência tem relação com a velocidade do movimento. 

Torque:  

O torque é o esforço de torção ou rotação, produzido pelo motor da máquina. O torque depende, também, da estrutura física do equipamento e tem relação com a força do movimento. 

– RPM:  

A sigla significa “Rotações Por Minuto” e representa, de forma simplificada, o produto final de uma parafusadeira ou furadeira, pois quantifica o desempenho em números mais precisos. Assim como os dois primeiros itens, quanto maior, melhor. 

Superfícies como madeira, gesso e outras menos resistentes, podem ser furadas e receberem parafusos com menos potência, torque e RPM, ao passo em que superfícies de alvenaria, concreto, metais ou de outros materiais mais resistentes podem precisar de uma máquina mais robusta nestes quesitos. 

  • Lanternas Embutidas Ajudam a Visualizar Áreas de Difícil Acesso  

Alguns modelos de parafusadeiras trazem lanternas embutidas na parte frontal da ferramenta, para iluminar diretamente as áreas de difícil acesso, sem a necessidade de uma fonte de luz adicional, em outra mão. 

Acho que nem precisamos explicar as vantagens desse recurso, certo? Só de não precisar de outra mão ou outra pessoa para posicionar a luz no local do furo, já é uma otimização muito eficiente do trabalho. A maioria das pessoas só tem duas mãos e muita gente trabalha sem assistência! 

  • Acessórios Inclusos Adicionam Praticidade  

Para facilitar ainda mais a vida do usuário, algumas parafusadeiras não vêm sozinhas. Afinal, elas não trabalham sozinhas, é preciso da chave, dos bits e outros acessórios que também têm sua importância no serviço. 

Por isso, algumas furadeiras vêm em kits, que podem incluir bits, chaves, carregadores, baterias extras e até uma maleta estilizada para carregar tudo. Se você não tem os acessórios, buscar um modelo com kit pode ser perfeito. Para quem já tem, fica a opção de aumentar a caixa de ferramentas ou de escolher um modelo compatível com o que já possui. 

  • Baterias de Íon-Lítio São Mais Eficientes   

Já vamos avisando, a maioria dos modelos apresentados neste artigo é sem fio, ou seja, com o funcionamento à bateria. Isso é uma característica das parafusadeiras mais modernas, que descartam a necessidade do fio, durante o funcionamento, de modo a se tornarem ainda mais compactas e, consequentemente, mais versáteis. 

A dica aqui, então, é prestar atenção no material da bateria. Para resumir e facilitar a sua vida, é simples: prefira baterias de íon-lítio para a sua parafusadeira. A boa notícia é que praticamente todas da nossa lista têm este tipo de bateria. 


As 10 Melhores Parafusadeiras de 2022  

Deu para fixar bem as principais dicas? Se não, não se preocupe! Fixar não será mais um problema daqui para frente. Isso, porque você está prestes a conhecer a sua nova parafusadeira.  Vamos aos melhores nomes. 


1. Parafusadeira e FuradeiraDCD700LC1 – DEWALT (Melhor Parafusadeira Profissional)

Para quem quer logo as duas funções e procura a melhor parafusadeira e furadeira, temos um primeiro modelo bem promissor. A parafusadeira e furadeira que inaugura nossa lista é trazida pela DeWalt, grupo norte americano especialista em ferramentas, conhecido a nível mundial, com cerca de 80 anos de experiência. Quem conhece ou compra ferramentas, certamente conhece esta marca, e o que ela representa na qualidade. 

Dito isso, vamos ao modelo, que é considerado por alguns usuários como a melhor parafusadeira industrial do mercado, principalmente pelo tamanho compacto, potência e torque. A DCD700LC1 é bem completa, além da função furadeira com impacto, ela tem mandril de aperto rápido sem chave, velocidade variável e reversível, quinze posições de torque, empunhadeira ergonômica, trava de gatilho, bateria de íon-lítio e luz LED na parte frontal para iluminação do local de serviço. Uau! 

Não só a relação tamanho compacto versus potência foi elogiada pelos usuários, outros fatores como versatilidade e desempenho também agradaram. Além disso, destacamos outros comentários como “top”, “superou expectativas” e “uma gracinha”, para atestar os valores do produto. Acho que é seguro dizer que abrimos com chave de ouro, mas lembre-se, ouro não é tão barato assim. 

Potência: 12v RPM: 1500
Torque Máximo: 24NM Acessórios: Não possui
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

2. Parafusadeira e Furadeira GSR 1000 – Bosch (Melhor Parafusadeira Profissional Custo Benefício)

Candidata a melhor parafusadeira 12v do mercado, o segundo modelo da nossa lista também é bem completo e sem fio, mas tem algumas diferenças em relação ao primeiro. Para o lado ruim, a potência e o torque são um pouco menores, para o lado bom, esta parafusadeira e furadeira acompanha uma maleta cheia de acessórios para um serviço completo. 

A GSR1000, da gigante e conhecidíssima marca Bosch, tem função furadeira, mandril sem chave, gatilho de controle de velocidade variável e reversível, trava de gatilho, punho ergonômico emborrachado, bateria de íon-lítio, indicador de nível de bateria, carregador bivolt e luz LED frontal. Tudo isso em uma estrutura leve e compacta. 

Também na briga para ser a melhor parafusadeira para madeira, pelo eficiente desempenho apresentado nesse tipo de superfície, este modelo garante até 600 parafusamentos por carga da bateria.  

Nas avaliações, muitos elogios à praticidade, leveza e facilidade de manusear que o produto apresenta. Os únicos pontos de atenção levantados são a não recomendação de uso em alvenaria ou concreto e a bateria não removível. 

Potência: 12v RPM: 700
Torque Máximo: 15NM Acessórios: Maleta plástica, extensor e 10 bits;
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

3. Parafusadeira e Furadeira Pfv 012 – Vonder (Melhor Parafusadeira Custo Benefício)

Considerada a melhor parafusadeira potente no quesito custo benefício, a parafusadeira da vez é apresentada pela Vonder, uma marca brasileira com forte reconhecimento e presença no segmento, com mais de 20 anos de experiência. O grupo OVD, do qual a Vonder é parte, é um dos maiores atacadistas de ferragens e ferramentas do Brasil. 

Vale lembrar que este modelo é um modelo com furadeira, o que o coloca na disputa para ser a melhor furadeira parafusadeira custo benefício  disponível no mercado. A bateria é de íon-lítio, o mandril é de rápido aperto e sem chave, a velocidade é variável e controlável, a luz é frontal e o torque impressiona: 23NM (Newton-Metro). 

Tudo isso ainda acompanha uma maleta com um kit completo, muito elogiado pelos usuários pela versatilidade e praticidade. Uma usuária, inclusive, classificou esta parafusadeira como seu mais novo “xodó”. Outros pontos positivos foram a duração da bateria, o funcionamento silencioso e o fácil manuseio. Uma informação importante foi a falta da função impacto, como furadeira, ressaltada por um usuário – mesmo o produto sendo classificado como de impacto.  

Potência: 12v RPM: 650
Torque Máximo: 23NM Acessórios: Maleta plástica, carregador bivolt, 6 brocas para madeira e 6 bits
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

4. Parafusadeira e Furadeira LD12S – BLACK+DECKER (Boa Opção Potente Com Acessórios Inclusos)

Para quem procura qual melhor parafusadeira para comprar junto com o kit, este modelo pode ser uma ótima opção, dentro de um preço relativamente acessível. Quem traz o kit é a marca americana Black & Decker, com mais de 100 anos de experiência no mercado de ferramentas e eletrodomésticos.  

Esta parafusadeira, e furadeira, sem fio, vem com mandril sem chave de rápido aperto, luz indicadora do nível de bateria, luz LED frontal, rotação reversível, trava de gatilho, empunhadeira ergonômica emborrachada, e treze acessórios: duas brocas para metal, dez bits, 1 carregador/extensor bivolt. O kit vem em uma caixa plástica com tampa transparente. 

Nos comentários de quem já usou (inclusive o de um marceneiro), os pontos exaltados foram a potência, praticidade e qualidade nas tarefas do dia a dia, com elogios à quase todos os recursos apresentados. Um usuário até alerta a força do produto para os iniciantes ou acostumados aos modelos menos potentes. 

Potência: 12v RPM: 900
Torque Máximo: 10NM Acessórios: 2 brocas para metal , 10 bits, 1 carregador/extensor bivolt e 1 caixa
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

5. Parafusadeira e Furadeira GSR 7-14 – Bosch (Melhor Parafusadeira Com Fio Para Uso Geral)

Esta parafusadeira e furadeira é a primeira (e única) com fio da nossa lista. Por um lado, o alcance pode ficar um pouco dependente de extensores, mas por outro, não depende da durabilidade da bateria, o que já coloca ela como indicada a melhor parafusadeira elétrica do mercado.  

Apresentada pela Bosch, a GSR 7-14 tem duas velocidades, sentido reversível, controle de torque, trava de gatilho, mandril sem chave com troca simples e um fio de quatro metros. É importante dizer que este modelo não tem a função impacto quando usado como furadeira. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, o fio de quatro metros pareceu agradar bastante, entre outros pontos como: potência, tamanho compacto e preço. A independência de bateria e a versatilidade de uso realmente aparecem como principais motivos de satisfação entre os clientes deste modelo. 

Potência: 400w RPM: 1400
Torque Máximo: não informado Acessórios: não possui
Lanterna: Não Fonte de Energia: Elétrica
Confira o Preço

6. Parafusadeira Articulada DF001DW – Makita (Melhor Parafusadeira Articulada)

A marca Makita também é um dos grandes nomes do segmento de ferramentas. O grupo japonês já tem presença no Brasil há décadas e costuma trazer ótimos modelos para as nossas prateleiras. Um bom exemplo é esta parafusadeira, considerada a melhor parafusadeira para montar móveis, principalmente pelo tamanho compacto, leveza e pelo estojo que acompanha mais de 80 acessórios.  

Um diferencial legal é o cabo articulado, que permite que o usuário ajuste o ângulo conforme prefere manusear ou conforme o tipo de serviço. Genial! Além disso, essa parafusadeira tem luz LED de trabalho frontal, empunhadeira ergonômica emborrachada, bateria interna, controle de rotação reversível e carregador USB.  

Não é das mais fortes, mas parece ser muito útil, pelo menos na opinião de quem já avaliou. A utilidade fica por conta do kit completo, que pelo jeito, engloba quase todos os bits necessários para qualquer serviço de parafusamento, e pelo manuseio extremamente leve e simples. 

Potência: 3,6v RPM: 220
Torque Máximo: 6NM Acessórios: Adaptador AC bivolt, carregador USB, maleta plástica e 81 bits
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

7. Parafusadeira KC4815B – BLACK+DECKER (Melhor Parafusadeira Para Uso Doméstico)

Candidata a melhor parafusadeira doméstica do mercado, este modelo da Black & Decker é um dos mais baratos da nossa lista, mas não deixa de representar na qualidade. Esta parafusadeira também é articulada, mas diferentemente do exemplar anterior, ela tem  

duas posições definidas e não permite que o usuário escolha o ângulo. 

A KC4815B tem mandril sem chave de fácil aperto, luz LED de trabalho frontal, indicador do nível de bateria, empunhadeira ergonômica emborrachada, trava de gatilho e controle de torque de oito posições. A bateria tem duração de até cinco horas. 

Quem comprou, gostou e indicou para os pequenos serviços domésticos. Os pontos mais elogiados foram a facilidade no manuseio e a versatilidade do produto. As poucas críticas foram para a falta de uma maleta ou caixa (pois a máquina acompanha acessórios) e para a duração da bateria. Parece que alguns usuários não concordam com as cinco horas de duração estimadas. 

Potência: 4,8v RPM: 200
Torque Máximo: 3NM Acessórios: Carregador bivolt e 15 bits
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

8. Parafusadeira Go – Bosch (Melhor Parafusadeira Portátil)

Agora, o mais compacto de todos os modelos na nossa lista. É praticamente uma chave de fenda elétrica ou uma parafusadeira de bolso. E por isso, é considerada a melhor parafusadeira para hobby do mercado, pois realmente dá para levar para qualquer lugar a até deixar no porta-luvas do carro. Tudo bem, com a caixa que acompanha, ela fica um pouco maior, mas solta, dá para levar para qualquer lugar. 

Pequena, porém sofisticada. A parafusadeira Go, da Bosch, tem freio eletrônico para evitar que os parafusos espanem, cabo ergonômico emborrachado, controle de torque com até seis opções, mandril sem chave com imã, controle de rotação, indicador do nível de bateria e carregador com entrada USB. Além disso, o modelo conta com sistema ECP, exclusivo da Bosch, que evita superaquecimento e sobrecarga. No estojo ainda vem dois bits. O modelo também oferece sistema Push & Go, que aciona a ferramenta ao pressioná-la contra o parafuso. 

Nas avaliações, os usuários elogiam o material robusto (mesmo que compacto), a sensibilidade do botão de acionamento, que permite um melhor controle do giro, e a versatilidade nos variados tipos de serviços domésticos. Até fora do Brasil o produto é bem avaliado, parece que se trata de uma ferramenta perfeita para os “faz tudo” de plantão. 

Potência: 3,6v RPM: Não informado
Torque Máximo: 5NM Acessórios: Estojo, 2 bits e carregador USB
Lanterna: Não Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

9. Parafusadeira BDCS36F – BLACK+DECKER (Parafusadeira Portátil Com Lanterna)

Agora, outro modelo portátil e articulado da Black & Decker, que oferece duas posições de trabalho: linha reta e “em L”. Esta parafusadeira tem sete posições de torque facilmente controláveis, luz LED de trabalho frontal, cabo ergonômico emborrachado e trava de gatilho. A BDCS36F é indicada para diversas aplicações, desde instalações eletrônicas até pequenos serviços de construção.  

Nas avaliações, vale o destaque para um profissional de manutenção eletrônica, que parece estar tão satisfeito que vai até comprar um segundo modelo igual. Outros usuários também gostaram do torque em relação ao tamanho e do desempenho em tarefas domésticas. Apesar de não haver estojo ou maleta plástica, este modelo acompanha 10 bits. 

Potência: 3,6v RPM: 200
Torque Máximo: Não informado Acessórios: 10 bits e carregador bivolt
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

10. Parafusadeira PPF01 – Philco (Melhor Parafusadeira Barata)

O último modelo da nossa lista foi especialmente separado para quem busca numa parafusadeira, o melhor preço. Este modelo, trazido pela Philco, que dispensa apresentações, é o mais barato da nossa lista e um dos mais baratos do mercado. 

E diante de um baixo investimento, até que as funções são bem completas: mandril sem chave com imã de fácil encaixe, lanterna frontal de LED, indicador do nível de bateria, sistema de reversão de giro e empunhadeira ergonômica emborrachada.  

Nos comentários deixados por quem já utilizou, muitos usuários satisfeitos e impressionados com o desempenho do produto. Os principais destaques vão para a duração da bateria e para o conforto no uso. O termo “custo-benefício” se repete muitas vezes, mas sempre na frente de palavras positivas como “excelente” e “ótimo”. Vale dizer que existe uma certa discordância entre alguns usuários, enquanto alguns acham a máquina fraca mesmo para serviços pequenos, outros a consideram “bruta” demais. Pelo preço, vale a aposta.  

Potência: 4,8v RPM: 200
Torque Máximo: 2,3NM Acessórios: 11 bits e carregador bivolt
Lanterna: Sim Fonte de Energia: Elétrica (bateria)
Confira o Preço

Tipos de Parafusadeiras  

Para ajudar na organização das ideias, vamos conhecer quais são os três principais tipos de parafusadeiras, e entender um pouquinho de cada: 

  • Parafusadeira Elétrica: Criada para aposentar as chaves de fenda, é um tipo de ferramenta para parafusar e desparafusar mais completa, que além de praticamente fazer o trabalho inteiro sozinha, permite diversos tamanhos de chaves, torques e velocidades. As parafusadeiras elétricas também têm um formato mais ergonômico, que facilita no posicionamento da mão na hora do serviço. 

  • Parafusadeira e Furadeira: A diferença de uma parafusadeira com furadeira para uma parafusadeira tradicional é a função adicional de furar superfícies, e não somente trabalhar com parafusos. Uma parafusadeira furadeira, dotada de estrutura, torque e potência para isso, fura o local necessário, de fato, e não só movimenta o parafuso. 

  • Parafusadeira de Impacto: O impacto de uma parafusadeira se dá através da função furadeira da mesma. Tal impacto é essencial para quem utiliza a ferramenta para abrir furos em superfícies de maior resistência, pois contribui para danificar o material do local, antes de fazes o furo e, então, inserir o parafuso. 

Como Usar Uma Parafusadeira  

Não é tão simples como usar uma chave de fenda, mas está longe de ser complicado. Aqui, vamos trazer um “passo a passo” bem simples para você aprender a utilizar uma parafusadeira elétrica. 

  1. Antes de tudo, com a parafusadeira desligada, escolha o bit que deseja utilizar e coloque-o na máquina, apertando o mandril;

     
  2. Com o bit e o parafuso definidos, ligue a parafusadeira; 

  3. Segure a parafusadeira de forma firme, e se possível, com as duas mãos.  

  4. Posicione a máquina de forma perpendicular à superfície, encaixando o bit no parafuso; 

  5. Pressione o parafuso e aperte o gatilho aos poucos, tanto para parafusar quanto para desparafusar (invertendo a rotação). 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE PARAFUSADEIRAS 

O que é Parafusadeira de impacto? 

Estes são os modelos que incluem a função furadeira, e através da furadeira, a função impacto. Portanto, uma parafusadeira de impacto é um equipamento que, além de parafusar e desparafusar, também desempenha o papel de quebrar a superfície antes de perfurar, para mais tarde, realizar a inserção do parafuso. 

A função impacto funciona da seguinte forma: através de um movimento contínuo de golpes, além da rotação, a parafusadeira danifica a superfície desejada, abrindo espaço para o furo e, consequentemente, para a bucha e/ou parafuso. 

Qual Parafusadeira é melhor: Bosch ou Dewalt?

Difícil dizer. Primeiramente, porque são realmente muito equivalentes em desempenho entregue e reconhecimento no mercado. São duas marcas que trazem muita confiança na hora de escolher na prateleira. São sobrenomes muito fortes no segmento, entre outros, que já viraram sinônimo de tradição e qualidade. 

Mas para não ficar em cima do muro, acreditamos que a Bosch leva uma pequena vantagem por apresentar uma gama maior de produtos, visando todos os estilos de utilização e tarefas de interesse. Ainda assim, a DeWalt não decepciona na diversidade. O que pode ser um verdadeiro fator de decisão é o serviço que cada uma cobre na sua região. Vale a pesquisa. 

Qual melhor Parafusadeira: 12v ou 20v?

Sem dúvida, a parafusadeira 20v é melhor, simplesmente por ter quase o dobro da potência de rotação da parafusadeira 12v. Mas ainda assim, isso não significa que a 20v é a melhor compra em qualquer circunstância. Até porque ela é bem mais cara. 

Parafusadeiras de 20v ou mais são extremamente potentes e, portanto, podem ser até demais para um usuário doméstico ou alguém que tenha a construção como um hobby. O que define a parafusadeira mais adequada, na verdade, é o uso. Dependendo da exigência de utilização, uma parafusadeira 12v pode “dar conta do recado” numa boa.