As 10 Melhores Pilhas Recarregáveis de 2022

Procurando pela Melhor Pilha Recarregável? Confira nosso guia de compras com as Melhores Pilhas Recarregáveis e entenda qual é a melhor opção para você!

Quem está vivo nos tempos atuais pode agradecer por presenciar tempos incríveis. O que a tecnologia tem criado e os “milagres” que tem feito é indiscutível e enche os olhos de qualquer um. Hoje em dia temos acesso a dispositivos incríveis que fazem de tudo para melhorar nossa vida em, literalmente, todos os aspectos. São tantos dispositivos que nem dá para começar a enumerar. 

Mas todos eles precisam de algum tipo de energia, e para muitos deles, essa energia vem em forma de pilha. Ou seja, haja pilha. Para quem não conhece as pilhas recarregáveis, a solução é ir até o mercado perto de casa toda vez que a pilha esgotar, e acabar gastando uma fortuna no longo prazo. Porém, para quem conhece ou quer conhecer, a coisa pode ser bem diferente. As pilhas recarregáveis oferecem outra experiência para quem trabalha ou abusa da utilização de dispositivos eletrônicos. 

Neste artigo, você vai saber qual a melhor pilha recarregável para lanterna tática, qual é a melhor para câmeras, microfones, outros dispositivos e, principalmente, qual é a melhor para você! Não só vamos trazer os melhores modelos e marcas de pilhas recarregáveis do mercado, como vamos carregar o conteúdo de dicas, informações, orientações e respostas.   

1. Pilha Recarregável AA Eneloop Pro – PanasonicMelhor Pilha AA Para Uso ProfissionalVer Preço
2. Pilha Recarregável AA - DuracellPilha AA Melhor Avaliada Na AmazonVer Preço
3. Pilha Recarregável AA - ToshibaBoa Opção Com Alta CapacidadeVer Preço
4. Pilha Recarregável AA – PhilipsCom Durabilidade de Até 1000 RecargasVer Preço
5. Pilha Recarregável AA – ElginMelhor Pilha Recarregável AA Custo BenefícioVer Preço
6. Pilha Recarregável Eneloop Pro AAA - PanasonicMelhor Pilha Recarregável AAA Para Uso ProfissionalVer Preço
7. Pilha Recarregável AAA – DuracellPilha AAA Melhor Avaliada Na AmazonVer Preço
8. Pilha Recarregável AAA – ToshibaOpção de Qualidade Para Uso CotidianoVer Preço
9. Pilha recarregável AAA - PhilipsBoa Qualidade Com Alta CapacidadeVer Preço
10. Pilha Recarregável AAA – ElginMelhor Pilha Recarregável AAA Custo BenefícioVer Preço

Como Escolher a Melhor Pilha Recarregável  

Para entender qual melhor pilha recarregável para a sua rotina, é preciso ficar de olho em algumas dicas bem importantes, tais como: 

  • Pilha Recarregável AA ou AAA? Entenda as Aplicações!  

Para começar, já vamos logo dizendo que a diferença fica só pelo tamanho, mesmo, porque a voltagem pode e costuma ser exatamente igual. As aplicações têm a ver com o tamanho de pilha que o dispositivo necessita. Alguns precisam de pilhas maiores, outros de menores. 

E para clarear a sua cabeça, vamos traduzir: pilhas AA são as pilhas comuns, de tamanho médio, que alguns chamam de “pilhas caneta”, e as pilhas AAA são as pilhas mais finas, que consomem baixa energia e todo mundo chama de “pilha palito”. Ainda existem C e D, mas para não confundir, vamos parar no que importa para o artigo. 

  • Entenda o Que é Capacidade de Carga e Autodescarga  

Medida em mAh (miliampere-hora), a capacidade de carga significa o quanto de energia a pilha recarregável consegue armazenar. Quanto mais, melhor. Os modelos vão de cerca de 900mAh até mais de 2500 mAh.  

A autodescarga é uma característica das pilhas recarregáveis que faz com que as mesmas percam gradualmente a capacidade de carga através do tempo e da quantidade de recargas. Faz parte, mas aqui é um caso de quanto menos, melhor. A dica neste caso é buscar modelos que tenham tecnologia de baixa autodescarga, os melhores exemplares chegam a preservar até 70% da capacidade de carga após 5 anos de uso. 

  • Para Descobrir Sua Vida Útil Veja o Número De Recargas Possíveis  

Essa informação é muito importante e normalmente fica bem clara no rótulo, mas não deixe de checar se não estiver conseguindo descobrir. Cada pilha recarregável tem um número máximo previsto de recargas, que normalmente vai de 500 a 1000 ciclos. Advinha só: quanto mais, melhor, claro! 

  • Para Evitar Danos Prefira Marcas Reconhecidas  

Para saber qual o melhor tipo de pilha recarregável, comece pela marca. As pilhas, principalmente as recarregáveis, assim como outras fontes de energia, precisam ser fabricadas com muita qualidade e oferecer muita segurança na utilização.  

E para garantir isso, não hesite em buscar os nomes mais conhecidos, como Duracell, Panasonic, Toshiba, Rayovac, Sony, Elgin e Philips. Isso vai ajudar não somente com a qualidade e segurança na utilização, como também em caso de necessidade de atendimento ao consumidor.   


As 10 Melhores Pilhas Recarregáveis de 2022  

Dicas 100% carregadas? É claro que ia ter trocadilho com isso! Mas se sim, se prepare agora para o que há de melhor no mercado das pilhas recarregáveis. E se não, também! A lista está separada em modelos AA e modelos AAA de cada marca. 


1. Pilha Recarregável AA Eneloop Pro – Panasonic (Melhor Pilha AA Para Uso Profissional)

Considerada a melhor pilha recarregável para controle Xbox One, a estreante da nossa lista é apresentada pela Panasonic, uma multinacional japonesa criada em 1918 que já virou sinônimo de qualidade em praticamente todos os países do mundo com diversos aparelhos e soluções eletrônicas para o dia a dia. 

A linha Eneloop Pro, que também tem sua versão AAA mais para frente na nossa lista, entrega muita qualidade não somente em controles de videogame, como também em câmeras fotográficas, aparelhos remotos, hardwares e diversos dispositivos eletrônicos. Isso, porque ela tem uma alta capacidade de carga, boa quantidade de recargas e uma baixa autodescarga, com 85% da capacidade mantida após um ano de utilização. 

Nas avaliações, teve gente que chamou de “melhores pilhas do mundo”. Exagero ou não, é difícil encontrar uma opinião que não seja para elogiar este produto. As únicas reclamações encontradas foram em relação ao preço e através de um usuário que recebeu o produto errado. De volta aos elogios, o principal ponto de destaque foi a durabilidade. Alguns usuários, inclusive, recomendam a compra mesmo diante de um preço mais alto, de forma a garantir a qualidade. Pelos gamers, essa pilha reciclável parece ter sido aprovada, além de ser bem recomendada!  

Capacidade: 2.550 mAh Número de Recargas: 500
Retenção de Carga: 85% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

2. Pilha Recarregável AA – Duracell (Pilha AA Melhor Avaliada Na Amazon)

A segunda pilha da nossa lista, que não tem ordem, é vista como a melhor pilha recarregável AA na opinião dos usuários. O que eles curtem mesmo é a vida útil do produto, que pode chegar a até 10 anos. Os melhores comentários são “melhor investimento possível”, “conjunto que dura”, “melhor custo-benefício” e “duram para sempre”.  

Quem apresenta a grande concorrente do modelo anterior é a Duracell, que praticamente dispensa apresentações. A gigante americana, que é possivelmente a maior fabricante de pilhas do mundo, faz parte do grupo Berkshire Hathaway e foi criada nos anos 1950. Desde lá, não parou de crescer e hoje está presente na vida dos consumidores a nível global. Onde há um dispositivo eletrônico, provavelmente há uma pilha Duracell. 

O kit vem com quatro pilhas recarregáveis de tecnologia NiMH, com capacidade de carga de 2550 mAh, centenas de recargas disponíveis, voltagem de 1,2V e baixa taxa de autodescarga, podendo ficar até um ano carregada sem uso. Para controles de videogame sem fio, a estimativa de duração é de até 20 horas, e para câmeras digitais, a estimativa é de cerca de 500 fotos. 

Capacidade: 2.550 mAh Número de Recargas: Aproximadamente 1000
Retenção de Carga: 100% após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

3. Pilha Recarregável AA – Toshiba (Boa Opção Com Alta Capacidade)

Quem apresenta a melhor pilha recarregável para microfone e outros dispositivos é a Toshiba. O conglomerado multinacional japonês tem quase 150 anos de experiência no mercado de eletrônicos e agrada muito a seus consumidores ao redor do mundo com produtos de qualidade, confiança e durabilidade, como essa pilha recarregável, que impressiona na capacidade de carga diante do investimento. 

São quatro unidades de 2600 mAh cada (a maior capacidade de carga da nossa lista), 1,2V de voltagem e uma autodescarga bem controlada, que preserva 70% da carga da pilha após um ano de uso. Com um preço relativamente baixo e por contar com quatro pilhas, pode ser um ótimo kit de entrada. 

Nos comentários deixados pelos usuários, tirando um caso que parece ter sido bem específico de mau funcionamento, os elogios e as aplicações são abundantes. Tem gente que usa em controle de videogame, tem gente que usa em rádio, aparelho de pressão, brinquedos e muito mais, e é praticamente unanimidade que a duração da carga é bastante satisfatória, sendo necessários poucos carregamentos na utilização do dia a dia. 

Capacidade: 2600 mAh Número de Recargas: Não informado
Retenção de Carga: 70% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

4. Pilha Recarregável AA – Philips (Com Durabilidade de Até 1000 Recargas)

A pilha da vez é considerada a melhor pilha recarregável para câmera digital semi profissional, isso porque ela oferece um alto número máximo de recargas e uma alta capacidade de carga, o que a torna perfeita para quem vive a vida tirando fotos, seja por hobby ou profissionalmente. Outro diferencial legal é que ela não possui efeito memória, ou seja, não vicia e mantém sua capacidade máxima por mais tempo. 

Não somente ideal para câmeras digitais, como também para diversos tipos de dispositivos, essa pilha recarregável é trazida pela Philips, outra gigante do universo dos eletrônicos, com sede em Amsterdã e provavelmente algum aparelho na sua casa ou na casa da sua vizinha. Criada em 1891, a marca já se tornou um “selo” de confiança e qualidade para seus consumidores. 

Novamente pudemos encontrar muitos gamers satisfeitos com o desempenho dessas pilhas em controles sem fio para seus Xbox. Parece que a durabilidade impressiona, pois foi o ponto que ganhou mais destaque entre os usuários, mas mesmo assim, até o acabamento do produto ganhou elogios. Vale dizer que o desempenho em outros dispositivos, como carregadores e câmeras, também se mostrou bastante satisfatório. 

Capacidade: 2.500 mAh Número de Recargas: 1.000
Retenção de Carga: 100% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

5. Pilha Recarregável AA – Elgin (Melhor Pilha Recarregável AA Custo Benefício)

Chegou a vez da melhor pilha recarregável custo benefício do mercado. Isso mesmo, diante de um dos menores preços da nossa lista, esse modelo apresenta uma ótima capacidade de carga, um ótimo número de recargas e ótimas avaliações pelos usuários. São quatro pilhas com 2500 mAh e 1,2V de voltagem, que permitem até 1000 ciclos de recarga. 

A Elgin não somente fabrica máquinas de costura, como também aparelhos de ar-condicionado, energia solar, iluminação, refrigeração, carregadores, pilhas e muitos outros. Com mais de 60 anos de mercado, a marca tem muita credibilidade com seus clientes e muito respeito pela natureza, com um modelo de produção o mais sustentável possível. 

Nas avaliações, não deu para entender se muita gente recebeu o modelo errado ou se a capacidade prometida não é a mesma da entregue, mesmo. Mas o fato é que muita gente reclamou disso e da velocidade de descarga. Mas calma, nem tudo foi crítica, teve quem aprovou o desempenho em hardwares, como teclado e mouse. Pelo preço, dá para fazer o teste, mas vale a ponderação. 

Capacidade: 2.500 mAh Número de Recargas: 1.000
Retenção de Carga: Não informado Vem Pré-Carregada: Não informado
Confira o Preço

6. Pilha Recarregável Eneloop Pro AAA – Panasonic (Melhor Pilha Recarregável AAA Para Uso Profissional)

Agora, vamos trazer as versões AAA (ou versão palito) de cada um dos modelos apresentados até agora. A principal coisa que muda é a capacidade de carga, pois por serem menores, as pilhas palito acabam tendo um espaço menor de armazenamento de carga. Tudo normal. 

A melhor pilha recarregável AAA do mercado na opinião de muitos usuários é a Eneloop Pro, da Panasonic. Isso porque ela oferece uma longa vida útil, de até 500 recargas, já vem pré-carregada e preserva 85% de sua capacidade após um ano de uso. A linha Eneloop Pro é uma linha que já foi premiada por seu desempenho e traz o padrão de qualidade da Panasonic, mas toda essa qualidade só é garantida quando o carregador também é um Eneloop Pro. 

Nos comentários deixados por quem já utilizou, frases que trazem bastante conforto para os interessados, como: “duram absurdo e não vazam”, “melhor pilha recarregável da atualidade”, “caro, porém ótimo” e “qualidade incontestável”.  

A versão AA deste modelo pode ser encontrada na posição 1 da nossa lista. 

Capacidade: 950 mAh Número de Recargas: 500
Retenção de Carga: 85% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

7. Pilha Recarregável AAA – Duracell (Pilha AAA Melhor Avaliada Na Amazon)

Para quem quer saber qual a melhor pilha recarregável do mercado, as da Duracell são sempre ótimas opções. Isso porque a marca do coelhinho já é conhecida pela durabilidade, segurança e qualidade que apresenta em suas pilhas. Essas pilhas são a versão AAA das já apresentadas e, por serem palito, apresentam uma menor capacidade carga. 

De resto, o nível de tecnologia e durabilidade do produto foram mantidos. A previsão de utilização é de 10 anos e, mesmo sem uso, essa pilha recarregável consegue manter 100% de sua capacidade por até 12 meses. Para controles de videogame sem fio, a previsão de duração é de até 20 horas, para mouses, até 55 horas, e para câmera digitais, no mínimo 300 fotos.  

Nas avaliações, a Duracell não costuma fazer feio. Tanto no Brasil como no exterior, as pilhas da vez se mostraram práticas, duráveis e de qualidade. Tirando alguns usuários que não receberam o produto que esperavam, por azar ou falta de leitura, encontramos praticamente só elogios. 

A versão AA deste modelo pode ser encontrada na posição 2 da nossa lista. 

Capacidade: 950 mAh Número de Recargas: Aproximadamente 1000
Retenção de Carga: 100% após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

8. Pilha Recarregável AAA – Toshiba (Opção de Qualidade Para Uso Cotidiano)

Consideradas as melhores pilhas recarregáveis para câmera fotográfica (modelos que exigem pilhas palito) essas são a versão AAA da Toshiba, que já havia agradado bastante em sua versão comum, ou AA. Na opinião dos usuários, o preço, que é um dos menores da lista, quase não justifica a qualidade do produto. Por isso, essa pilha recarregável é uma das campeãs na relação custo-benefício. 

As grandes diferenças em relação à versão AA, da Toshiba, são a capacidade de carga, que é mesmo, menor, em casos de pilhas palito, e a taxa de autodescarga, que também é menor, mas significa uma maior preservação de sua capacidade através do tempo e da utilização. 

A relação custo versus benefício é, sem dúvida, o ponto mais elogiado nas avaliações realizadas pelos usuários, fica claro que é o melhor modelo de entrada e o que mais entrega qualidade para os menores orçamentos. O desempenho em hardwares, a durabilidade e até o material de acabamento foram os principais destaques. 

A versão AA deste modelo pode ser encontrada na posição 3 da nossa lista. 

Capacidade: 950 mAh Número de Recargas: Não informado
Retenção de Carga: 80% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

9. Pilha recarregável AAA – Philips (Boa Qualidade Com Alta Capacidade)

Vista como a melhor pilha recarregável para flash do mercado, a versão AAA da Philips é outra que só perde a capacidade de carga normal que uma pilha palito perde em relação a uma pilha de tamanho comum. E nesse caso, a perda é menor, pois essa pilha recarregável oferece capacidade de carga de 1000 mAh, a maior entre as AA da lista, juntamente com a próxima, também conhecida como última. 

Fora isso, o padrão Philips de qualidade se mantém, assim como os 1,2V de voltagem e os 500 ciclos de recarga disponíveis. Não somente para flashes, a versão AAA de pilhas recarregáveis da Philips também apresenta bom desempenho em câmeras, brinquedos e diversos dispositivos eletrônicos do cotidiano. 

Nas poucas avaliações encontradas, elogios mais subjetivos, como “show”, “excelente”, “gostei” e “recomendo”. E assim como sua versão AA, essa pilha recarregável tem como melhor atributo a sua durabilidade. 

A versão AA deste modelo pode ser encontrada na posição 4 da nossa lista. 

Capacidade: 1.000 mAh Número de Recargas: 500
Retenção de Carga: 100% Após 1 ano Vem Pré-Carregada: Sim
Confira o Preço

10. Pilha Recarregável AAA – Elgin (Melhor Pilha Recarregável AAA Custo Benefício)

Para encerrar a nossa lista, não poderia ser diferente: a versão AAA da pilha recarregável Elgin já apresentada, que mesmo sendo a mais barata da nossa lista, é a que apresenta maior capacidade de carga e número de recargas, entre as pilhas palito. Trata-se de outro ótimo modelo de entrada para quem ainda não utiliza pilhas recarregáveis. 

Mas de resto, a estrutura do kit é mantida em relação à sua versão AA. São quatro pilhas NiMH, 1,2V de voltagem, 1000 recargas e 0% de cádmio na composição, que é altamente poluente. A indicação de utilização é principalmente em brinquedos, controles remotos, câmeras fotográficas e outros dispositivos de alto consumo energético. 

Nos comentários deixados por quem já utilizou, opiniões divididas. De um lado, tem gente que não se mostrou satisfeita com a capacidade das pilhas e o tempo de descarga. Do outro, clientes satisfeitos com o desempenho em relação ao valor investido. Vale a ponderação! 

A versão AA deste modelo pode ser encontrada na posição 5 da nossa lista. 

Capacidade: 1.000 mAh Número de Recargas: 1.000
Retenção de Carga: Não informado Vem Pré-Carregada: Não informado
Confira o Preço

Tipos de Pilhas Recarregáveis  

Existem dois principais tipos de pilhas recarregáveis, conhecidos pelas siglas NiCd e NiMH, que indicam nada mais do que a composição. Agora, vamos explicar rapidinho cada um para você: 

  • NiCd (Níquel Cádmio): Este é o tipo de pilha recarregável que apareceu primeiro. Devemos dizer que estes modelos já se encontram em um processo de desuso, principalmente porque a autodescarga é maior e o tempo de vida útil é menor, além de ser muito poluente. A única vantagem é que são os modelos mais baratos. 

  • NiMH (Níquel Metal Hidreto): Podemos considerar que esta é a evolução das pilhas recarregáveis NiCd, porque elas apresentam maior capacidade de carga, menor autodescarga, mais vida útil e são bem menos poluentes (por não usarem cádmio). São um pouco mais caras, mas estão definitivamente invadindo o mercado. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PILHAS RECARREGÁVEIS 

Qual a melhor marca de Pilha Recarregável?  

Todas as marcas apresentadas na nossa lista, que são as melhores do mercado, apresentam muita qualidade no funcionamento e o mais importante, segurança. Todas as marcas apresentam modelos AA e AAA, bem como boa capacidade de carga e boa quantidade de recargas. Ou seja, difícil de decidir. 

Portanto, para chegar a uma resposta, consultamos as avaliações, consideramos as características de cada pilha, condições de uso, vida útil e outros fatores como custo-benefício e atendimento ao consumidor. E a conta deu: Duracell.

Quanto tempo leva para carregar a Pilha Recarregável?  

Antes de tudo, vale lembrar que na maioria dos modelos, a recomendação é que a pilha seja carregada por 6 horas na primeira utilização. Dito isso, a média, nas recargas posteriores, é de duas horas por carregamento para que a carga esteja completa. Isso pode variar um pouco de modelo para modelo, tomada, carregador e etc. Mas já valeu para termos uma ideia. 

Qual a Pilha Recarregável que dura mais?  

Após consultar diversas avaliações e comparações entre todos os modelos apresentados na nossa lista, a conclusão é que as pessoas têm experiências diferentes com produtos diferentes. Mas na média, as pilhas que apresentaram maior durabilidade e mais agradaram seus consumidores foram a Eneloop Pro, da Panasonic, e a versão recarregável da Duracell.