As 10 Melhores Placas de Vídeo de 2022

Procurando pela Melhor Placa de Vídeo? Confira nosso guia de compras com as Melhores Placas de Vídeo do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

A melhor placa de vídeo atual pode ser bem complicada de encontrar, além da constante evolução da tecnologia, que sempre traz novos modelos e inovações, cada PC tem uma configuração e cada usuário tem um objetivo específico de uso. Algumas placas são específicas para gamers, outras para trabalho, existem placas de entrada, placas perfeitas para renderização, diversos tamanhos de memória e muito mais. 

Portanto, a escolha de uma placa de vídeo precisa ser bastante estudada, mas não precisa se preocupar, o trabalho mais complicado nós já fizemos! Agora, seu estudo vai ficar fácil através deste conteúdo completo, que traz muitas informações, dicas, explicações, orientações e dez sugestões de modelos para inspirar sua decisão. 

1. Placa de Vídeo GeForce RTX 3060 – AsusMelhor Placa de Vídeo Gamer Custo BenefícioVer Preço
2. Placa de Vídeo AMD Radeon RX6700XT – PowerColorUma das Placas AMD Com Melhor Poder de ProcessamentoVer Preço
3. Placa de Vídeo GeForce RTX 2060 – GigabyteOpção Versátil Para Vários Perfis de UsuáriosVer Preço
4. Placa de Vídeo GeForce GTX 1660 Super – AsusMelhor Placa de Vídeo IntermediáriaVer Preço
5. Placa de Vídeo GeForce GTX 1660 GDDR5 – GigabyteBom Desempenho e Capacidade de MemóriaVer Preço
6. Placa de Vídeo GeForce GTX 1650 – AsusPlaca de Vídeo Melhor Avaliada da CategoriaVer Preço
7. Placa de Vídeo GeForce GTX 1050 TI – AsusMelhor Placa de Vídeo Custo BenefícioVer Preço
8. Placa de Vídeo GeForce GTX 750 TI – PcyesMelhor Placa de Vídeo Até 1500Ver Preço
9. Placa de Vídeo AMD Radeon RX550 – PowerColorBoa Opção de EntradaVer Preço
10. Placa de Vídeo Radeon RX550 GDDR5 – AFOXMelhor Placa de Vídeo BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Placa de Vídeo  

Para saber identificar qual melhor placa de vídeo para o seu computador, é preciso ficar de olho nessas dicas essenciais para a hora da pesquisa: 

  • Defina a Capacidade de Memória Ideal Para o Seu Uso  

A capacidade de memória das placas de vídeo é medida em GB, como no seu celular. Quanto mais, melhor, mas outros fatores também podem influenciar na escolha da capacidade de memória ideal. 

Os modelos de entrada normalmente são de 2GB ou 4GB. As placas de vídeo com 4GB de capacidade de memória já apresentam uma boa relação custo-benefício para monitores Full HD. A partir de 6GB os jogos com gráficos mais pesados são bem suportados, e com 12GB, podemos dizer que dá para rodar praticamente tudo, sem esquentar. Precisa dizer que o preço também acompanha essa “escadinha”? Provavelmente não.  

  • Para Maior Desempenho Conheça os Diferentes Tipos de Memória RAM (GDDR)  

A memória RAM é alma de qualquer sistema computadorizado, ela trabalha juntamente com o processador para transportar informações e dados, mas não armazena nada permanentemente. Ela é feita para viabilizar a rodagem dos programas, mesmo. 

Dito isso, os tipos de memória RAM ganham a sigla “DDR”, e conforme são atualizados para apresentar mais velocidade (que é medida em MHz), vão ganhando números ordinais. DDR2, DDR3 e assim por diante. Quanto maior o número, mais veloz. Atualmente, um dos tipos mais atuais de memória RAM é o DDR6, que transporta dados com o dobro da velocidade da sua versão anterior. 

A dica aqui é, dentro do seu orçamento, procurar a memória RAM mais alta nas opções de placas de vídeo disponíveis. Você deverá notar que rola um “G” na frente da sigla, mas isso é apenas para identificar que se trata de um sistema gráfico (o G vem de Graphics).  E para quem ficou na curiosidade, temos o resto da sigla para você! O DDR significa Double-Data-Rate, ou, em Português, Taxa Dupla de Transferência. 

  • Verifique a Frequência do Processador de Vídeo (GPU)  

Também chamada de “clock”, a frequência do processador de vídeo é outra que é medida em MHz (ou GHz) e significa a quantidade de ciclos que a GPU consegue processar por segundo. GPU, para quem não sabe, é a Unidade de Processamento Gráfico, na sigla em Inglês.  

Novamente temos um caso de “quanto mais, melhor”. Procure modelos com o maior “clock” interno possível para ganhar velocidade no processamento de jogos e programas. A palavra em inglês faz todo o sentido, afinal, estamos falando de uma espécie de relógio de memória, mesmo. 

  • Confira Se as Saídas de Vídeo São Compatíveis Com Seu Monitor  

Para medir e aproveitar todos os recursos que falamos até agora, é preciso que a placa de vídeo seja compatível com o seu monitor. Se não, não adianta nada. Portanto, lembre-se de conferir as saídas disponíveis na placa de vídeo que chamar a sua atenção. 

As saídas mais encontradas nas placas de vídeo são: 

– HDMI, mais comum, com boa resolução e boa largura de banda 

– DisplayPort, com resoluções ainda mais altas e uma taxa de atualização maior 

– DVI, que suporta definição digital e analógica.  


As 10 Melhores Placas de Vídeo de 2022  

Deu para aprender um pouco? Agora imagine ler tudo isso com uma resolução incrível! Não, o melhor seria fechar isso e abrir um jogo bem mais legal, concordamos. E para fazer isso, conheça o que há de melhor no universo das placas de vídeo. 


1. Placa de Vídeo GeForce RTX 3060 – Asus (Melhor Placa de Vídeo Gamer Custo Benefício)

Para quem quer logo saber qual melhor placa de vídeo para PC gamer, o primeiro modelo da nossa lista é um ótimo candidato. A marca já é um ótimo sinal de qualidade. Criada em 1989 em Taiwan, a Asus cresceu junto com a internet, começou no desenvolvimento de placas-mãe, ampliou sua produção para celulares, placas de vídeo e diversos tipos de dispositivos multimídia, e hoje virou um nome de confiança no que se refere a equipamentos eletrônicos e acessórios para computador. 

Mesmo não sendo das mais baratas, ela é considerada a melhor placa de vídeo do mercado no quesito custo-benefício, isso porque, com uma alta qualidade de materiais e uma tecnologia que transborda, o preço parece valer a pena, pelo menos na opinião dos usuários, que fizeram questão de elogiar vários pontos distintos: força, temperatura baixa, qualidade na resolução e velocidade no processamento. Mais de um comentário relatou que essa placa roda tudo! E no ultra, que significa o nível máximo de resolução, com elementos melhor modelados e detalhes mais rebuscados. 

Vista como uma das melhores estruturas de GPU, essa placa de vídeo gamer tem multiprocessador NVIDIA GeForce RTX, memória 12GB e memória RAM GDDR6 de última geração, o que torna a experiência de jogar extremamente realista e favorece o desempenho de aplicativos pesados. 

Memória: 12GB GDDR6 Clock: 1.882 MHz
Conexões: 2x HDMI, 3x DisplayPort, HDCP Barramento: PCIe 4.0
Confira o Preço

2. Placa de Vídeo AMD Radeon RX6700XT – PowerColor (Uma das Placas AMD Com Melhor Poder de Processamento)

O segundo modelo da nossa lista, que não tem ordem, tem a fama de melhor placa de vídeo do mundo. E não é para menos, o poder de processamento, construção e qualidade da resolução do vídeo impressionaram não somente gamers brasileiros, como também de outros países pelo planeta. Os comentários mais interessantes foram: “placa top”, “alta qualidade”, “perfeita” e “quem puder comprar, vá em frente”. 

A melhor placa de vídeo da AMD Radeon RX é apresentada pela Power Color, outra taiwanesa que oferece muita confiança para a composição de computadores e dispositivos de mídia. Para tornar a imagem realidade (quase que literalmente), essa placa tem cooler de três ventoinhas silenciosas, capacidade de memória de 12GB, memória RAM tipo GDDR6 e um clock bem poderoso, de 2633 MHz. Para quem pode investir um pouco mais nos equipamentos para o PC, é uma baita placa de vídeo, para jogo nenhum botar defeito. 

Memória: 12GB GDDR6 Clock: 2.633 MHz
Conexões: 1x HDMI e 3x DisplayPort Barramento: PCIe 4.0
Confira o Preço

3. Placa de Vídeo GeForce RTX 2060 – Gigabyte (Opção Versátil Para Vários Perfis de Usuários)

Alô gamers! Chegou a hora de conhecer a melhor placa de vídeo para jogar Free Fire. De “Free”, só o “Fire”, mesmo, pois esse acessório também é um dos mais caros da lista, mas pelo menos seu preço parece se justificar pela versatilidade e qualidade no desempenho, conforme a opinião dos usuários. 

Taipei (Taiwan) é certamente a “Meca” das placas de vídeo, pois a fabricante desse exemplar também é de lá, e também garante a qualidade da imagem de computadores a nível global, tendo como principais mercados, as Américas, Ásia e Europa. 

Além de administrar, com qualidade, vários perfis de usuários e colocar todos no meio do fogo cruzado com muitas “colheradas” de realidade, essa placa tem processador GeForce RTX, capacidade de memória de 6GB, RAM do tipo GDDR6 (de última geração), bem como ótima estrutura de barramento e relógio de memória. 

Memória: 6GB DDR6 Clock: 1.680 MHz
Conexões: 1x HDMI e 3x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

4. Placa de Vídeo GeForce GTX 1660 Super – Asus (Melhor Placa de Vídeo Intermediária)

A Asus volta para a nossa lista para trazer aquela que é considerada a melhor placa de vídeo para Fortnite do mercado. Isso, porque não é difícil encontrar elogios específicos ao desempenho neste jogo. Mas também encontramos outros elogios, como em relação ao funcionamento em Full HD e ao processamento de jogos 1080P. 

Com capacidade de memória de 6GB, processador GeForce GTX e memória RAM do tipo GDDR6, essa placa de vídeo é uma das mais recomendadas para estruturas intermediárias de computadores, pois diante de um preço um pouco mais acessível e um bom sistema interno, ela entrega um ótimo nível de realismo em seus gráficos. Não é exatamente a mais forte, mas está longe de ser básica. 

Memória: 6GB GDDR6 Clock: 1.815 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

5. Placa de Vídeo GeForce GTX 1660 GDDR5 – Gigabyte (Bom Desempenho e Capacidade de Memória)

A Gigabyte também retorna para a nossa lista com a melhor placa de vídeo GTX na opinião dos usuários, que fizeram questão de elogiar o funcionamento tanto para rodar jogos quanto para suportar trabalhos gráficos de alto nível. Até a aparência ganhou destaque em alguns comentários. 

Ainda nas avaliações, esse produto – que também é visto como um modelo de entrada ou intermediário – parece agradar bastante no preço. Principalmente fora do Brasil, onde a placa custa proporcionalmente menos, o custo-benefício foi bastante valorizado. São gráficos satisfatórios, velocidade de processamento adequada e boa capacidade de memória, sem a exigência de um investimento tão absurdo.  

A estrutura com 6GB de capacidade de memória, processador GeForce GTX (com arquitetura de Turing para melhor desempenho até no Ultra) e memória RAM GDDR5, arrancou algumas frases interessantes de usuários, como “me surpreendeu”, “brilhante” e “vale mais do que o preço”, que já dão muita segurança ao possível comprador. 

Memória: 6GB GDDR5 Clock: 1.830 MHz
Conexões: 1x HDMI e 3x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

6. Placa de Vídeo GeForce GTX 1650 – Asus (Placa de Vídeo Melhor Avaliada da Categoria)

Vista como a melhor placa de vídeo para Full HD, o exemplar da vez é um dos mais bem avaliados do mercado. Os principais pontos positivos abordados pelos usuários foram a relação custo-benefício, o desempenho em Full HD e a fácil e segura instalação no computador. Tem gente, inclusive, que diz ser o melhor preço do mercado, considerando a alta performance apresentada. Até nota 10/10 essa placa ganhou, fora do Brasil. 

E toda essa qualidade e quantidade de elogios vêm através de um funcionamento relativamente simples. Essa placa de vídeo da Asus tem 4GB de capacidade de memória, processador GeForce GTX, clock de 1410 e memória RAM do tipo GDDR6. E um diferencial interessante, que até pode ser encontrado em modelos anteriores, é a possibilidade de personalização e ajustes de parâmetros críticos através de um aplicativo específico. Vale o teste! 

Memória: 4GB GDDR5 Clock: 1.410 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

7. Placa de Vídeo GeForce GTX 1050 TI – Asus (Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício)

A melhor placa de vídeo custo benefício para jogos é um modelo bem semelhante ao anterior, também da Asus. O tipo de processador gráfico (GeForce GTX) é um antes do utilizado na placa anterior e o tipo de memória RAM também (GDDR5). 

Mas o resto da estrutura foi mantido, como a capacidade de memória de 4GB, o barramento e o fato de ser OC Edition, que significa que vem como Overclock de fábrica (clocks e memórias mais altas do que o padrão do próprio fabricante). 

Na opinião dos usuários, trata-se de uma placa de vídeo de entrada, que compensa o preço pago e oferece um bom desempenho para rodar qualquer jogo. “Pequeno monstro” foi o melhor comentário encontrado e, fora do país, a relação custo versus benefício também foi bastante elogiada. Coincidência ou não, essa placa também foi chamada de “pequeña bestia” na Espanha.  

Memória: 4GB GDDR5 Clock: 1.366 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

8. Placa de Vídeo GeForce GTX 750 TI – Pcyes (Melhor Placa de Vídeo Até 1500)

A melhor placa de vídeo NVIDIA no quesito custo-benefício é apresentada pela Pcyes, uma marca brasileira de hardware, periféricos e acessórios, muito respeitada no mercado nacional, com produtos de qualidade, adaptabilidade e confiança que já compõem muitos equipamentos por aí.  

Considerada a melhor placa de vídeo para renderização de vídeos, inclusive em Full HD, o modelo da vez dissipa o calor através de duas ventoinhas, oferece ajustes e monitoramento por aplicativo e conta com processador GeForce GTX 750, que não é dos mais modernos, mas garante um desempenho satisfatório. 

Quem já testou, aprovou. Principalmente diante de um baixo investimento em relação aos modelos já apresentados, os usuários fizeram questão de elogiar o desempenho dessa placa de vídeo na resolução de imagem, no processamento de jogos menos atuais e até na aparência. 

Memória: 2GB GDDR5 Clock: 1.020 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

9. Placa de Vídeo AMD Radeon RX550 – PowerColor (Boa Opção de Entrada)

Também na disputa pelo posto de melhor placa de vídeo de entrada do mercado, este modelo, da PowerColor tem processador AMD Radeon, 4GB de capacidade de memória, uma ventoinha de refrigeração, memória RAM do tipo GDDR5 e compatibilidade com DirectX e OpenGL. Com 512 núcleos, todos os cálculos de processamento são realizados simultaneamente, resultando em uma agilidade ainda maior de transmissão de dados gráficos. 

Nas avaliações, a maioria dos usuários, tanto no Brasil como na Europa, se mostrou bem satisfeita. Diante de um investimento relativamente baixo, a opinião geral é de que estamos falando de uma placa de vídeo de boa qualidade e bom desempenho em jogos. Os comentários que mais dão segurança ao possível interessado são: “trabalha perfeitamente”, “ótima” e “boa relação custo-benefício”. 

Memória: 4GB GDDR5 Clock: 1.071 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

10. Placa de Vídeo Radeon RX550 GDDR5 – AFOX (Melhor Placa de Vídeo Barata)

E para encerrar a nossa lista, uma placa de vídeo da AFOX. Também nascida em Taiwan, a AFOX tem escritórios em diversos países e faz parte do grupo Foxconn, que é reconhecidamente um dos maiores fabricantes de componentes eletrônicos e estruturas de computadores do mundo.  

O sistema de processamento é simples, mas garante uma boa qualidade na resolução de imagens de jogos e aplicativos mais pesados. Com capacidade de memória de 4GB, RAM do tipo GDDR5, saídas padrão e conectividade com Windows 11, essa placa de vídeo – que passa longe do preço da maioria da lista – agradou bastante os donos de computadores com orçamento mais apertado. 

A opinião geral é que o preço do produto faz tudo valer a pena. Se o seu valor para investimento no PC é baixo ou você é um gamer iniciante, essa placa de vídeo pode ser a ideal para você. Mas se a grana permitir, a recomendação dos usuários é que você procure uma configuração mais robusta. Mesmo assim, tem gente jogando tudo quanto é jogo em Full HD com essa placa de vídeo, e adorando.  

Memória: 4GB DDR5 Clock: 1.180 MHz
Conexões: 1x HDMI, 1x DVI e 1x DisplayPort Barramento: PCIe 3.0
Confira o Preço

Tipos de placas de vídeo  

Existem quatro tipos de placas de vídeo, e para ajudar você a entender cada uma, vamos dar aquela resumida básica: 

  • Integrada: Esse nome tem a ver com o fato de ser integrada com a placa mãe do computador. A placa de vídeo integrada é a original, que vem no computador. Se você não deu aquele up no PC e ele for original, provavelmente é o tipo de placa que você tem. Por ser a placa “padrão”, é a que tem o menor poder de resolução. 

  • Dedicada: Também conhecida como offboard, a placa de vídeo dedicada tem comunicação com a placa-mãe do computador, mas sem estar integrada. Ela traz a sua própria memória de vídeo, e não precisa compartilhar nada com a memória RAM do PC, favorecendo sua operação gráfica. 

  • AGP: As placas de vídeo do tipo AGP podem ser vistas como uma evolução do antigo PCI. Com elas, o desempenho da comunicação entre dispositivo e placa-mãe ficou muito mais ágil e parou de apresentar alguns problemas. As placas AGP trabalham em quatro velocidades, 1x, 2x, 3x e 4x, mas dependem da capacidade da placa-mãe para atingir a velocidade máxima. 

  • PCI-Express: O tipo PCI-Express também é um padrão de conexão entre sistemas periféricos e a placa-mãe do PC. Nascido para substituir o PCI comum, o AGP e outros, esse tipo de placa de vídeo é considerado um dos mais avançados e modernos do mercado, e entrega muita qualidade na resolução, podendo ser acelerado até 16x. Vale lembrar que tanto o AGP como o PCI-Express também são placas dedicadas. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PLACAS DE VÍDEO  

O que é Placa de Vídeo?  

A placa de vídeo é uma placa de transmissão, interna ou de expansão, que serve para transferir informações gráficas a um equipamento de exibição de vídeo, como um monitor, projetor ou televisor. São elas que transformam, de fato, dados em imagens. 

O que é Placa de Vídeo dedicada? 

A placa de vídeo dedicada é qualquer placa de vídeo auxiliar, que também se comunica com a placa-mãe do computador para transformar dados em imagens, mas que não compartilha da mesma memória RAM do PC. Ela é conectada externamente à CPU, não faz parte da estrutura original. 

Com memória própria, as placas de vídeo dedicadas são essenciais para quem utiliza o computador para jogos e aplicações pesadas, que exigem altas resoluções. O processamento ocorre nela, e não na placa integrada, o que torna a experiência muito melhor. 

O que é Placa de Vídeo integrada?

É a placa de vídeo que compõe a estrutura padrão original do PC. Ela tem esse nome justamente porque é integrada à placa-mãe do computador. A placa de vídeo integrada faz o seu processamento gráfico internamente, usando a própria memória RAM da máquina. 

Para vídeos normais do seu canal preferido do YouTube e funcionamento do dia a dia, ela faz o trabalho muito bem, principalmente nos computadores mais modernos. Mas se você pretende jogar jogos (dos sensacionais) e fazer trabalhos que exigem alta resolução nos gráficos, você vai precisar de uma placa dedicada AGP ou até uma PCI-Express, dependendo do nível de exigência dos gráficos.  

O que é melhor: Placa de Vídeo dedicada ou integrada?

Dedicada. Se você não roda jogos pesados nem trabalha com gráficos elaborados no seu computador, a diferença vai ser pequena, mas ainda assim a qualidade da imagem seria melhor com uma placa de vídeo dedicada. Nada que faça você correr para a loja. 

Mas se a intenção for rodar aplicações mais robustas, como AutoCAD, e/ou jogos exigentes de estrutura de processamento, como Fortnite, CSGO e Free Fire, uma placa dedicada é praticamente obrigatória. Se não for para jogar direito, nem clica no play!