Os 4 Melhores Kindle de 2022

Procurando pelo Melhor Kindle? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Kindle do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Para quem gosta de ler, o passado nunca irá embora. Mas o futuro já chegou. O passado pode ficar nas palavras e histórias ricas em detalhes dos livros, que se transformam em verdadeiras experiências de imersão profunda. Mas o futuro tem a ver com outra coisa: a possibilidade de carregar inúmeros livros em um dispositivo só. 

Hoje em dia existe o Kindle, da Amazon. Para quem ainda não conhece, o Kindle é uma plataforma de livros, jornais e revistas em formato digital, onde através de um aplicativo, você tem a possibilidade de ler todos os títulos disponíveis no catálogo. Kindle é o nome do aplicativo gratuito e também do aparelho, que é um e-reader. Nem todos os títulos são gratuitos, alguns precisam ser comprados (até para valorizar o autor) e também existe a opção Unlimited, que falaremos mais tarde. 

Mas a grande diferença não é somente o formato digital e os inúmeros títulos disponíveis, a Kindle ainda tem um dispositivo que conta com a tecnologia e-ink, que simula a tinta impressa e elimina o brilho da tela, aliviando o cansaço visual e proporcionando uma experiência mais próxima de um livro comum, só que sem o cheiro.  

E para ajudar você a entender qual melhor Kindle para seus momentos de leitura, preparamos um conteúdo recheado, repleto de dicas de pesquisa, informações gerais, informações sobre o plano ilimitado, dúvidas respondidas, além da apresentação completa dos melhores modelos do mercado. 

1. Kindle Oasis Com Design ErgonômicoVer Preço
2. Kindle Paperwhite Signature EditionMais Espaço de Armazenamento e Opção de Carregamento Sem FioVer Preço
3. Kindle PaperwhiteMelhor Kindle Custo BenefícioVer Preço
4. Kindle Décima GeraçãoVersão Kindle de EntradaVer Preço

Como Escolher o Melhor Kindle  

Antes de saber qual melhor Kindle para, vamos trazer alguns pontos importantes para ficar de olho na hora da pesquisa. Assim, vai ficar fácil saber não só qual é o melhor Kindle do mercado, mas o melhor Kindle para você! 

  • Escolha a Resolução Ideal  

O melhor Kindle para comprar começa pela resolução, que tem tudo a ver com a qualidade da imagem da tela. A resolução é medida através da sigla PPI, que significa, em inglês, Pixels per Inch (ou Pixels por polegada). 

A relação é simples, quando mais PPI, melhor. Portanto, a dica aqui é: escolha um modelo de alta resolução, isso vai contribuir no processo de leitura e melhorar a experiência como um todo. Existem modelos de 167ppi e 300ppi. 

  • Confira se o Espaço de Armazenamento Atende Suas Necessidades  

A melhor opção de Kindle para você é aquela que tem capacidade para a sua biblioteca virtual inteirinha. A questão são os GB, mesmo. É outro caso que quanto mais, melhor. Afinal, o peso não aumenta, só o conhecimento. 

A maioria dos modelos tem 8GB de capacidade de memória. Mas não é difícil encontrar versões de Kindles com até 32GB de poder de armazenamento. Esta informação deve estar bem clara na descrição online ou na caixa física, assim como a próxima. 

  • Verifique o Tamanho e Peso   

Para saber qual Kindle comprar, outro fator importante pode ser o quanto ele vai impactar fisicamente na sua rotina. Menos que um livro, certamente, e também nunca vai mudar de tamanho, é verdade, mas é importante fazer a conta das medidas para saber se vai caber na bolsa, no porta-luvas, na mochila ou onde quer que você pretenda guardá-lo. 

Os tamanhos vão de 159 a 174mm em altura, 113 a 141mm em largura, e não passam muito de 8mm na espessura. Pequenos, compactos. Mas é preciso saber direito o tamanho para não ter surpresas na hora do armazenamento ou transporte. O peso varia entre 174g e 208g. Bem pouco, mas conheça as medidas do seu “streaming de livros” portátil antes de comprar! 

  • Conheça os Recursos Extras Possíveis  

Os melhores tipos de Kindle ainda contam com alguns recursos extras bem interessantes. Aqui, vamos trazer e explicar alguns dos mais legais para você: 

– Modelo À Prova D’água: Os melhores modelos de Kindle apresentam resistência à água. Não é que você vai ficar lendo ao mergulhar ou dentro da piscina (na beira vale). Mas em caso de acidentes, eles aguentam bem, inclusive na água do mar. A maioria dos modelos da nossa lista resiste durante 60 minutos em água doce até 2 metros e 3 minutos em água salgada, até 0,25 metros. Mas a recomendação é: evite ter que usar estes poderes. É bom ter, mas melhor ainda é não utilizar. 

– Sensor de Luz Adaptável: Este dispositivo, que só consta em alguns modelos da nossa lista, permite que você não se preocupe com a luz do ambiente que está lendo, pois ele tem um sensor que se adapta automaticamente ao entorno para fazer o balanço e facilitar a leitura. 

– Ajuste de Temperatura de Luz: Poder configurar a luz conforme o ambiente pode fazer toda a diferença na experiência de leitura. Para ajudar com isso, todos os modelos da nossa lista têm um sensor de luz que permite o ajuste em diferentes tonalidades entre o branco, o âmbar e o cinza. O que muda é quantidade de tonalidades, mesmo. 

– Carregamento Sem Fio: Também não é qualquer modelo que tem isso, mas vamos combinar que só precisa quem realmente não larga o Kindle nunca, ou quem trabalha com isso. Mas para sermos justos, temos que dizer que com o carregador sem fio de 10W Qi compatível, o tempo de carregamento é bem menor que via cabo USB no computador (mas a tomada ganha). De qualquer forma, vale dizer que o carregador é vendido separadamente, e o plug de tomada, também. 

– Entrada USB-C: Se esse “-C” parece novidade para você, não se preocupe. Este é o bom e (quase) velho cabo USB que permite a transmissão de dados e o carregamento no mesmo fio. Igual do seu celular, se esse for um dos smartphones mais novinhos. Mas nem todos os Kindle tem cabos desse tipo, alguns são só USB, que também permitem o carregamento, mas apresentam uma menor durabilidade, baixa taxa de transferência de dados e um conector assimétrico. Se possível, prefira USB-C para o seu Kindle. 


Os 4 Melhores Kindle de 2022  

Pronto. Chegou a hora de conhecermos os melhores do mercado. Não costumamos ter ordem nas nossas listas, mas desta vez, vamos do mais completo para o mais básico, e, surpreendendo zero pessoa, também do mais caro para o mais barato. 


1. Kindle Oasis (Com Design Ergonômico)

O primeiro modelo da nossa lista não é nada modesto, é provavelmente o melhor Kindle do mercado. Além de ser um pouco maior nos dois sentidos, visualização de tela e capacidade de memória (dependendo da versão), ele tem um design elegante e moderno, além de muita tecnologia aplicada. 

Quem produz este e todos os outros modelos da nossa lista é a Lab126, uma subsidiária da Amazon cheia de cientistas inspirados, que desenvolve dispositivos de alta tecnologia para o consumidor do cotidiano e do futuro. 

Considerado o melhor Kindle para ler pdf, o Oasis ganha essa fama principalmente pelos inúmeros ajustes de tela disponíveis e pela sincronização automática de eBooks através da tecnologia Whispersync. O compartilhamento de mídia (que precisa de internet) permite até a inclusão de tablets, smartphones e computadores, também, para quando você esquecer o seu Kindle. 

Para quem quer saber qual o melhor kindle atualmente, este é uma ótima opção, pois as duas versões (8GB e 32GB) têm tela antirreflexo de 7” e 300ppi de resolução. Somado a isso, o Kindle Oasis ainda conta com tecnologia que permite uma tela de leitura automaticamente e manualmente ajustável até mesmo sob a luz do sol. E a experiência de leitura é praticamente a de um livro, com o sistema e-ink que simula a tinta da impressão, os olhos recebem o merecido descanso e o mergulho na história fica ainda maior. 

E falando em mergulho, este Kindle é à prova d’água. São 60 minutos em até 2 metros na água doce e 3 minutos em até 0,25 metros na água salgada. Não é pouco, mas não é muito. Tome cuidado. Além das configurações da luz da tela, a luz frontal tem um sensor automático que se adapta ao seu ambiente de leitura. Para mudar de página, tem a tela sensível ao toque ou a opção de utilizar os botões laterais. 

Nas avaliações, a facilidade de utilização chama a atenção, até porque um senhor de 79 anos disse que pegou o jeito com tranquilidade. Outros pontos positivos foram a quantidade de LEDs internos (25), o sensor de luz ambiente e os ajustes de temperatura. Mas teve gente que reclamou da duração da bateria, e teve quem elogiou também. Vale a ponderação! 

Tela: 7” 300ppi Peso: 188g
Dimensões: 159mm x 141mm x 3.4-8.3mm Recursos Extras: À prova d’água, Sensor de Luz Adaptável e Ajuste de Temperatura da Tela
Armazenamento: 8GB ou 32 GB Iluminação Embutida: 25 LEDs
Confira o Preço

2. Kindle Paperwhite Signature Edition (Mais Espaço de Armazenamento e Opção de Carregamento Sem Fio)

O segundo modelo também é um forte candidato na disputa pelo posto de melhor Kindle para leitura, pois ele até perde em alguns quesitos para o modelo anterior, mas ganha em outros e ainda apresenta um custo bem menor. 

Para entender melhor as diferenças, o Kindle Paperwhite Signature Edition só tem opção de 32GB de armazenamento (o que significa milhares e milhares de livros), tem uma tela antirreflexo um pouco menor, com 6,8 polegadas, uma iluminação imbutida com menos pontos de LED (17) e um acabamento diferente, o que o torna um pouco maior e mais pesado. Outra mudança é que ele não tem os botões para virar a página, somente a função touch screen

Mas talvez a maior diferença seja pra melhor, a possibilidade de carregamento sem fio. Principalmente para quem passa o dia todo lendo ou para quem trabalha com isso, esta função facilita bastante, mas precisa do carregador, que é vendido separadamente. Outra diferença para melhor é o cabo USB-C, que oferece mais qualidade, durabilidade e maior taxa de transferência de dados. 

Como semelhanças, podemos destacar o sensor de luz adaptável (aquele que considera a luz do ambiente em volta), o ajuste de temperatura de luz, a conectividade wifi, a duração da bateria (que promete semanas) e a proteção contra água (naquelas condições já mostradas). 

Nas avaliações deste modelo, pudemos encontrar muitos clientes antigos dos Kindles da Amazon. E a opinião é quase unânime, esta é uma das melhores versões do Kindle já fabricadas. Tirando um caso de defeito que parece ser bem pontual, não encontramos sequer um comentário ruim sobre mau funcionamento ou problemas de bateria. 

Pelo contrário, termos como “excelente”, “veio para ficar”, “perfeito” e “super vale a pena” já dão o tom da satisfação dos usuários. Os principais pontos de destaque foram a qualidade da leitura, versatilidade da tela e capacidade de armazenamento. Pelo preço e pela qualidade tão marcante quanto a do anterior, é um modelo para ficar de olho. 

Tela: 6,8’’ 300ppi Peso: 208g
Dimensões: 174mm x 125mm x 8,1mm Recursos Extras: À prova d’água, Sensor de Luz Adaptável, Ajuste de Temperatura da Tela, Carregador sem fio e Cabo USB-C
Armazenamento: 32GB Iluminação Embutida: 17 LEDs
Confira o Preço

3. Kindle Paperwhite (Melhor Kindle Custo Benefício)

O modelo da vez é visto como o melhor kindle para ler livros no quesito custo-benefício. Isso porque ele é uma versão praticamente igual à anterior apresentada, com pequenas diferenças que para alguns, pode não fazer diferença alguma. 

Primeiro, porque no sentido da qualidade na experiência de leitura, é a mesma coisa. A tela do Kindle Paperwhite também é de 6,8’’ com 300ppi (pixels por polegada) de resolução, ele também tem 17 pontos de LED na iluminação imbutida, também oferece ajuste de temperatura de luz, função touch screen e conectividade wifi. Além de ter praticamente o mesmo tamanho e peso, e a mesma qualidade de cabo: USB-C. 

As diferenças vão ficar principalmente pela falta da opção de carregamento sem fio, falta de sensor de luz adaptável ao entorno do ambiente de leitura e uma capacidade de memória menor. Mas 8GB já é uma belíssima de uma biblioteca virtual, daquelas com escada para pegar os livros de cima e tudo! Para quem não passa tantas horas lendo por dia e não tem tantos títulos em seu acervo, pode ser uma ótima opção.  

Esta versão Paperwhite, antes da Signature Edition, já tinha sido a que agradou a todos os usuários com novidades e atualizações interessantes. Portanto, são praticamente só elogios também. Os principais destaques vão para a qualidade na experiência de leitura, as possibilidades de ajustes de temperatura de tela, a durabilidade do material, as rápidas respostas dos comandos e até para o preço, que mesmo sendo relativamente alto, é considerado justo por muitos fãs da Kindle. 

Tela: 6,8’’ 300ppi Peso: 205g
Dimensões: 174mm x 125mm x 8,1mm Recursos Extras: À prova d’água, Ajuste de Temperatura da Tela e Cabo USB-C
Armazenamento: 8GB Iluminação Embutida: 17 LEDs
Confira o Preço

4. Kindle Décima Geração (Versão Kindle de Entrada)

Conforme avisamos, o último modelo da nossa lista é o mais simples, mas também o mais barato. O Kindle Décima Geração é visto como um dos melhores modelos de entrada para quem quer se aventurar na experiência de ler através do Kindle. Isso, porque ele é barato em relação aos outros modelos, e já fornece bastante qualidade na leitura virtual. 

Na briga para ser o melhor Kindle para ler Mangá do mercado, este aparelho atrai os mais novos também pela possibilidade de deixar como descanso de tela (ou capa do Kindle) a própria capa do Mangá. Também vale para livros, quadrinhos e revistas, e é compatível com a maioria dos títulos. 

A tela é de 6 polegadas e a resolução é de 167ppi. São menos ajustes de tela mas também estão disponíveis na parte da iluminação embutida, que tem quatro LEDs. A tela ainda é antirreflexo e funciona até sob a luz do sol. Mas vale lembrar que este modelo não é à prova d’água, portanto, se pretende ler perto da piscina, redobre o cuidado. 

Assim como os outros modelos, o Kindle Décima Geração permite que você marque os trechos que deseja, consulte o dicionário interno, traduza palavras e altere o tamanho e a fonte das letras, tudo sem precisar sair da página. Também como seus “irmãos mais novos”, a bateria promete durar cerca de uma semana, a tela tem função touch screen e o aparelho tem conectividade wifi. O único diferencial favorável do Kindle Décima Geração, além do preço, é que ele está disponível em duas opções de cores, preto e branco. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, muitos marinheiros de primeira viagem maravilhados com o produto. Realmente é um modelo de entrada que só dá vontade de avançar logo para os próximos com mais tecnologia e capacidade de memória. Os principais elogios foram em relação à iluminação ajustável (parece que foi a primeira versão com isso), ao funcionamento simplificado e à experiência de leitura como um todo. 

Tela: 6” 167ppi Peso: 174g
Dimensões: 160mm x 113mm x 8,7mm Recursos Extras: Não há
Armazenamento: 8GB Iluminação Embutida: 4 LEDs
Confira o Preço

Kindle Unlimited Vale a Pena?  

A plataforma Kindle, da Amazon, também oferece um plano completo, o Kindle Unlimited, onde o assinante paga um valor mensal para ter acesso ilimitado ao catálogo da Amazon sem nenhum custo adicional. 

Uma vantagem é a economia, porque ainda que um livro digital seja mais barato que a versão física, uma mensalidade permite acesso full a todos os livros disponíveis no catálogo, que é atualizado diariamente. Outra vantagem é que o acesso ilimitado se estende a mais dispositivos, como computadores, smartphones e tablets. As possibilidades de indicações, filtros de busca e consulta de avaliações também são destaques positivos para quem assina o serviço Kindle Unlimited. 

Para quem tem vontade de virar assinante, a nossa dica é consultar antes se os autores e conteúdos favoritos constam, de fato, no catálogo da Amazon. Mas a tendência é que sim. O acervo é absurdamente grande e está sempre atualizado com novos e recentes títulos. 

Até livros e revistas em outras línguas você pode encontrar, que costumam ser caros para comprar fisicamente. O serviço ainda oferece um período de teste gratuito de um mês, com cancelamento descomplicado. Está vendo? As vantagens, assim como os livros, são praticamente intermináveis. 

Teste Grátis!
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE KINDLE 

O que é Kindle?

Kindle é primeiro um aplicativo que permite acesso às versões online de livros, revistas, quadrinhos, artigos, matérias e diversos conteúdos textuais. Nem tudo é de graça, alguns títulos precisam ser comprados. Mas para os leitores assíduos, existe um plano ilimitado, pago, que permite um acesso completo ao acervo, sempre atualizado, da Amazon.  

Mas o Kindle também é um aparelho e-reader. Uma espécie de leitor virtual. Com o mesmo nome e também da Amazon, o Kindle é um dispositivo que oferece uma experiência de leitura mais parecida com a experiência real, de um livro físico. 

O kindle é melhor para os olhos porque ele conta com a tecnologia e-ink, onde a tela simula a tinta impressa dos livros, sem brilho direto, permitindo um maior descanso dos olhos. Além disso, os aparelhos Kindle mais modernos ainda contam com diversos ajustes de temperatura de luz e até sensor automático que faz a compensação da iluminação do ambiente. 

O que é melhor: Kindle ou Tablet?

Se você quer saber se é melhor comprar um Kindle ou tablet para leitura, a resposta é simples: Kindle. De longe. A experiência de leitura sem brilho direto e com tela ajustável que simula a tinta impressa só perde para os livros de verdade. 

Mas o Kindle é melhor que tablet somente para leitura. Se a intenção é ter um dispositivo que conta com diversos outros aplicativos, jogos, redes sociais e outros, o tablet vai ser bem mais útil. O Kindle é feito para não ter nenhuma distração, mesmo. De qualquer forma, cabe o aplicativo do Kindle em um tablet, entre o TikTok e o Instagram para lembrar você de ler um pouco! 

Qual é melhor: Kindle ou Kobo?

Na questão hardware e desempenho no funcionamento, o melhor é o Kindle. As funções de virar páginas, marcar textos e fazer anotações são bem mais fáceis pelo aparelho da Amazon. Na questão do armazenamento, o ponto vai para o Kobo, pois ele possui entrada para cartão SD, permitindo uma expansão da memória. No Kindle você fica limitado ao que tem, ainda que seja bastante. 

Considerado a biblioteca, a Kindle vai ganhar com facilidade. Principalmente se contarmos os conteúdos internacionais, o acervo da Amazon é muito maior que o acervo da Saraiva (Lev) e Livraria Cultura (Kobo) juntos. A interface da Kobo é bastante elogiada pela atratividade e organização, mas um Kindle oferece a possibilidade de criar coleções personalizadas. Na questão do preço, bateria e disponibilidade, podemos definir um empate técnico. Portanto, considerando tudo, a Kindle se mostra o melhor pacote para leitores virtuais.