As 10 Melhores Secadoras de Roupas de 2022

Procurando pela Melhor Secadora de Roupas? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Secadoras de Roupas e entenda qual é a melhor opção para você!

Hoje em dia, as secadoras de roupas já são praticamente uma extensão das máquinas de lavar. Principalmente em apartamentos pequenos, sem espaço para um varal mais arejado, o “time” precisa estar completo: tanque, máquina de lavar e secadora de roupas. 

E nesse time, podemos dizer que a secadora tem um papel muito importante. Afinal, de nada adianta lavar e amaciar se a secagem não for completa e preservar essas características. Quem já teve que lavar novamente alguma peça de roupa por estar com aquele cheiro de “mal secada”, sabe do que estamos falando. 

Por isso e por todas as vantagens que uma secadora de roupas traz, nós resolvemos criar um conteúdo completo para ajudar você na escolha do modelo ideal para a sua casa. Aqui, você vai encontrar informações úteis, orientações, dicas de pesquisa, além das melhores marcas e modelos muito bem explorados. 

1. Secadora de Roupas DV12K6800EW – SamsungMelhor Secadora de Roupas GrandeVer Preço
2. Secadora de Roupas Premium Care SFP12 – ElectroluxSecadora de Roupas Melhor Avaliada Na AmazonVer Preço
3. Secadora de Roupas de Parede e Piso Essential Care - ElectroluxMelhor Secadora de Roupas CompactaVer Preço
4. Secadora de Roupas Ative! De Piso BSR10AB – BrastempSecadora de Roupas Mais VendidaVer Preço
5. Secadora de Roupas Ative! Suspensa BSI10AB – BrastempMelhor Secadora de Roupas SuspensaVer Preço
6. Secadora de Roupas PSC11B – PhilcoEficiente e de Fácil UsoVer Preço
7. Secadora de Roupas HealthGuard Lunar Dial – MideaMelhor Secadora de Roupas Custo BenefícioVer Preço
8. Secadora de Roupa Solaris – MuellerMelhor Secadora de Roupas VaralVer Preço
9. Secadora de Roupas Super Ciclo – FischerMelhor Secadora de Roupas BarataVer Preço
10. Secadora De Roupas Luana - WankeOpção Compacta e EconômicaVer Preço

Como Escolher a Melhor Secadora de Roupas  

Antes de saber qual a melhor secadora de roupas, precisamos identificar qual é a melhor secadora de roupas para você. E para isso, temos algumas dicas valiosas para o processo de pesquisa.  

  • A Gás ou Elétrica? Entenda os Prós e Contras de Cada Opção  

Os dois principais tipos de alimentação de energia das secadoras de roupas são via gás ou eletricidade, e agora vamos passar um resumo rápido das vantagens e desvantagens de cada um: 

– Secadora de Roupas a Gás: O funcionamento a gás representa um consumo muito menor de energia, pelo alto poder calorífico do gás, que precisa de menos para esquentar o ambiente interno. Outro ponto favorável é o calor melhor distribuído dentro da máquina.  

A desvantagem fica pelo preço, mesmo. Ainda que no longo prazo o equipamento deva “se pagar” pela redução no impacto na conta de luz, o preço de saída costuma ser bem mais salgado em comparação às versões elétricas. 

– Secadora de Roupas Elétrica: O preço dos equipamentos elétricos (mais barato) é a principal vantagem em relação aos modelos a gás, pois na questão funcionamento, as duas versões são bem semelhantes, se esta não for menos eficiente. Outra vantagem é a variedade de modelos, as secadoras elétricas vêm com diversas caras, marcas e modelos, as secadoras a gás, nem tanto. 

As desvantagens são iguais às vantagens das versões a gás. Ou seja, neste caso, consomem mais e distribuem menos o calor. Na questão ambiental, como a energia elétrica do Brasil é praticamente toda limpa, e considerando que tanto os gases GLP como GN sejam pouco poluentes, as duas versões acabam sendo equivalentes. 

  • Parede ou Piso? Escolha a Opção Que Melhor Se Encaixa No Seu Espaço  

Em relação à instalação, as secadoras são orientadas de duas formas, piso ou parede. A dica aqui é avaliar bem o “terreno” antes. Confira a área de serviço da sua casa antes de comprar o aparelho para ver como prefere e o que cabe por lá. 

Mesmo se houver espaço no chão, instalar a secadora na parede pode significar um ganho de espaço interessante. Vale pensar, vale imaginar. Portanto, a decisão aqui é de cada um, considerando cada área de serviço de cada casa. Existem, ainda, opções que se adequam aos dois tipos de instalação. 

  • Verifique Se a Capacidade é Suficiente Para o Seu Volume de Roupas  

Assim como em máquinas de lavar, a capacidade das secadoras de roupas é medida em quilos. Na nossa lista, temos opções de modelos com capacidade para 8 e até 12kg. Uma capacidade maior do que você precisa pode significar perda de espaço e, se for menor, perda de tempo. 

Uma boa dica é considerar o ritmo de lavagem de roupas, como praticamente tudo pode ser secado na secadora, o volume de lavagem já vai dar uma boa noção do volume de secagem. Uma secadora não deve ter uma capacidade menor do que sua lavadora correspondente. 

  • Fique de Olho No Consumo Energético  

Ter uma secadora de roupas vale a pena, mas somente se o consumo energético não tiver um impacto tão grande nas economias da casa. O consumo energético de uma secadora não é, normalmente, tão impactante, ainda mais se for alimentada com energia gasosa.  

Mas mesmo assim, para as versões elétricas, fatores como potência, capacidade e principalmente a frequência de utilização podem influenciar bastante a conta de luz da residência. A melhor dica, aqui, é ficar de olho no selo de consumo que muitos modelos apresentam. 


As 10 Melhores Secadoras de Roupas de 2022  

Assim como sua rotina na lavagem de roupas, nosso artigo é dividido por ciclos. Após as dicas, chegou a hora de conhecer o que há de melhor no mercado das secadoras. 


1. Secadora de Roupas DV12K6800EW – Samsung (Melhor Secadora de Roupas Grande)

Para abrir a nossa lista, ninguém menos do que a melhor secadora de roupas Samsung do mercado. Se você achava que a Samsung só fazia celular e televisão, achava errado. A gigante sul-coreana briga pela liderança do mercado em diversas frentes, smartphones, televisores, tablets, câmeras, máquinas de lavar e secadoras são algumas das principais. 

E a segurança de uma marca tão forte não poderia resultar em nada diferente do que um modelo bem completo, eficiente e durável. Esta secadora tem diversos programas de secagem, divididos em tipos de roupas, operação, material e tamanho, com capacidade para até 12kg. E tudo isso é facilmente ajustável em um painel simples, intuitivo, e de fácil visualização. 

Os recursos extras mais interessantes que esta máquina apresenta são: um sensor que finaliza o ciclo assim que detecta que todas as roupas do ambiente interno estão secas, evitando superaquecimento e danos aos tecidos e/ou acabamentos das peças, além de um programa de secagem com ar frio e a possibilidade de conexão com a lavadora Samsung WW11K. 

Capacidade: Até 12kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 12 Medidas: Largura 66,6 x Altura 88,8 x Profundidade 69,8cm
Confira o Preço

2. Secadora de Roupas Premium Care SFP12 – Electrolux (Secadora de Roupas Melhor Avaliada Na Amazon)

Quem apresenta a melhor secadora de roupas de piso na opinião dos usuários é a Electrolux, uma velha conhecida dos consumidores no mercado de eletrodomésticos e aparelhos úteis para a residência. A marca sueca tem mais de 100 anos de experiência e comercializa seus produtos em praticamente todos os países do mundo. 

A Care SFP12 também vem toda trabalhada na tecnologia, além do sensor de umidade interno que finaliza o programa quando está tudo seco, esta máquina conta com função Reverse Action, que realiza movimentos alternados e reduzem rugas em até 32%. A tecnologia ainda contribui para um desgaste de cores comprovadamente menor em relação à exposição ao sol e para opções de programas de secagem bem rápidos e eficientes. 

Nas opiniões dos usuários, comentários como “bonita e funcional”, “torna a vida mais fácil” e “excelente produto” já mostram a satisfação da galera. Outros pontos elogiados foram o simples manuseio e o display de fácil operação. 

Capacidade: Até 12kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 8 Medidas: L 60 x A 85 x P 62,5cm
Confira o Preço

3. Secadora de Roupas de Parede e Piso Essential Care – Electrolux (Melhor Secadora de Roupas Compacta)

Considerada a melhor secadora de roupas pequena do mercado, esta máquina também é apresentada pela Electrolux. Com um tamanho compacto, ela tem o poder de caber melhor na sua área de serviço, sem perder a capacidade e a qualidade no serviço. 

São quatro níveis de carga de secagem, três tipos de secagem (que incluem Passa Fácil, Econômica e Para Guardar), função antirrugas (que reduz vincos e amassados) e trava de segurança para crianças. E para controlar todas estas funções, um display digital bem intuitivo e de fácil visualização. 

As avaliações encontradas não poderiam ser mais positivas. Teve gente que falou que foi uma das melhores compras da vida. E até mesmo os usuários menos exagerados fizeram questão de elogiar o funcionamento silencioso, o manuseio descomplicado e a eficiência na secagem. 

Capacidade: Até 10,5kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 12 Medidas: L 68 x A 68 x P 56,5cm
Confira o Preço

4. Secadora de Roupas Ative! De Piso BSR10AB – Brastemp (Secadora de Roupas Mais Vendida)

Também na briga para ser a melhor secadora de roupas do mercado, esta opção apresenta bons números de vendas e ótima avaliações. E ela é literalmente uma Brastemp! Lembra do slogan? Pois é, ele se aplica a este modelo de secadora, pois a qualidade é evidente. Para quem não se lembra, ser uma “Brastemp” era um baita sinal de qualidade. Isso virou até meme, quando meme ainda nem existia. 

A BSR10AB tem tudo para ser a sua próxima secadora. Com capacidade para até 10kg, esta máquina possui painel de operação em LED, tecnologia Passe Fácil, trava de segurança, porta reversível e diversos programas de secagem para se adequar à sua demanda com bastante adaptabilidade. 

Quem já usou, elogiou a praticidade na utilização, a eficiência na secagem e a operação silenciosa. Parece que as expectativas dos usuários foram atendias, inclusive, na relação custo versus benefício. 

Capacidade: Até 10kg Consumo Energético: 4,8 kW/h
Programas: 5 Medidas: L 61 x A 83 x P 58cm
Confira o Preço

5. Secadora de Roupas Ative! Suspensa BSI10AB – Brastemp (Melhor Secadora de Roupas Suspensa)

A Brastemp continua na nossa lista para apresentar a melhor secadora de roupas de parede do mercado. A marca brasileira, que faz parte do conglomerado americano Whirlpool Corporation, assim como a Electrolux, nasceu em 1954 e, desde lá, vem conquistando o coração dos brasileiros e entregando muita qualidade na refrigeração das cozinhas em todo o território nacional. 

O modelo orientado para instalação suspensa é exatamente o mesmo do anterior. São 10kg de capacidade, tecnologia que favorece para passar, trava de segurança, porta reversível e cinco programas de secagem. O que muda é o painel de operação em LED, que neste caso, fica embaixo para facilitar a vida do operador. 

Nas avaliações, não poderia ter sido diferente. A versão para parede agradou tanto, ou mais, que a versão orientada para piso. Tudo igual: destaques para a eficiência, praticidade e uma boa relação custo-benefício. Para quem não tem espaço no chão, esta é uma ótima opção de secadora. 

Capacidade: Até 10kg Consumo Energético: 4,8 kW/h
Programas: 5 Medidas: L 61 x A 83 x P 58cm
Confira o Preço

6. Secadora de Roupas PSC11B – Philco (Eficiente e de Fácil Uso)

A máquina da vez é vista como a melhor secadora de roupas que não amassa do mercado. Isso, porque os usuários dizem que basta tirar da máquina e guardar, sem precisar passar. E eles também dizem se tratar de uma secadora muito prática e eficiente. Os principais pontos de destaque foram o desempenho delicado, o funcionamento silencioso e o ciclo rápido. 

Quem apresenta esta secadora de roupas é a Philco, uma marca norte-americana muito famosa por seus televisores, mas que produz praticamente todos os tipos de eletrodomésticos. Com 130 anos de mercado e presença em nível global, não dá para desconfiar da qualidade da Philco. 

São 16 opções de programas selecionáveis através de um painel intuitivo e resistente, três opções de secagem, capacidade para até 11kg, sistema de desligamento automático, filtro de entrada de ar, gabinete protegido contra corrosão e um baixo nível de ruído. 

Nos comentários encontrados sobre o produto, a única contraindicação é em relação a peças muito grandes, como edredons e cobertores. De resto, a máquina parece apresentar um funcionamento excelente, superando as expectativas da maioria dos usuários. 

Capacidade: Até 11kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 16 Medidas: L 59,5 x A 84,1 x P 57cm
Confira o Preço

7. Secadora de Roupas HealthGuard Lunar Dial – Midea (Melhor Secadora de Roupas Custo Benefício)

Agora, a melhor secadora de roupas Midea disponível no mercado. A marca chinesa é outra grande player do setor de eletrodomésticos. Fundada em 1968, a Midea conta com escritórios, unidades de desenvolvimento e funcionários ao redor do mundo. Seus produtos são reconhecidos pela alta aplicação de tecnologia diante de um preço relativamente mais acessível em relação aos seus maiores concorrentes. 

O painel de controle é bem completo, com função touch screen e botão giratório para garantir uma operação bem intuitiva e simplificada. A capacidade é alta, de até 11,2kg por ciclo. Os programas são variados (15) e a máquina ainda possui duas funções de secagem. 

Mas os grandes diferenciais desta secadora são a tecnologia Health Guard, que elimina germes e bactérias sobreviventes da lavagem, o sistema SmartSec, que ajusta automaticamente a duração do ciclo conforme a necessidade de secagem, e a função Passa Fácil, que identifica o ponto certo de umidade para facilitar o movimento na hora de passar, quando não evita o trabalho. 

Capacidade: Até 11,2kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 15 Medidas: L 59 x A 84 x P 55cm
Confira o Preço

8. Secadora de Roupa Solaris – Mueller (Melhor Secadora de Roupas Varal)

Quem apresenta a melhor secadora de roupas vertical do mercado é a Mueller, uma empresa que faz parte da história, tendo criado a primeira lavadora de roupas do Brasil, em 1949. Desde lá, a Mueller só cresceu, se modernizou, e ampliou a sua atuação, chegando até este modelo de secadora vertical. 

As secadoras verticais, que são sempre orientadas para a instalação na parede, funcionam um pouquinho diferente das secadoras tradicionais. Nelas, você coloca suas roupas úmidas nos cabides, que são separados por câmaras plásticas para manter o ar quente e secar com agilidade.  

Com capacidade para até 8kg, esta máquina oferece cinco programas de secagem e duas opções de atuação: ar frio e ar quente. Para colocar a roupa para secar, são seis varões fixos e cinco cabides removíveis.  

Nas avaliações, ficou confuso. Ao mesmo tempo em que teve gente que elogiou o desempenho até em cobertores, alguns usuários disseram não funcionar com peças maiores. O que todo mundo concorda é que o aparelho é muito funcional, ocupa pouco espaço e entrega muita qualidade na secagem, pelo menos em peças menores. 

Capacidade: Até 8kg Consumo Energético: 3,23 kW/h
Programas: 5 Medidas: L 50 x A 105 x P 57cm
Confira o Preço

9. Secadora de Roupas Super Ciclo – Fischer (Melhor Secadora de Roupas Barata)

Para quem quer saber qual a melhor secadora de roupas para comprar pagando pouco, esta máquina, trazida pela Fischer, pode ser uma ótima opção. Além de ser a mais barata da lista, a secadora da vez é muito bem avaliada, tendo como principais destaques a eficiência na secagem, o tamanho compacto e a instalação descomplicada. 

A Fischer é uma empresa brasileira especializada em eletrodomésticos que tem mais de 60 anos de experiência no segmento e até presença em outros países. Seus produtos entregam muita qualidade, como esta secadora vertical, que conta com botão giratório de fácil regulagem, painel indicador de tempo, três varais fixos, seis cabides removíveis e um sistema de fechamento por velcro e zíper. Se você ainda está se aventurando no mundo das secadoras, este pode ser um ótimo modelo de entrada. 

Capacidade: Até 8kg Consumo Energético: 1,15 kW/h
Programas: 5 Medidas: L 47 x A 96 x P 51cm
Confira o Preço

10. Secadora De Roupas Luana – Wanke (Opção Compacta e Econômica)

E para fechar a nossa lista, um modelo da Wanke, outra marca brasileira com muita experiência no desenvolvimento de eletrodomésticos. Fundada em 1918, a marca catarinense investe constantemente em pesquisas para trazer inovações para seus produtos, principalmente em relação à aplicação de inteligência artificial e poder de economia energética. 

Os programas são simples de serem selecionados e são divididos em quatro modos: Rápido, Leve, Longo e Super. O que muda é o tempo, a temperatura interna permanece em 65ºC e câmara plástica externa, que envolve os sete varões de suspensão, é a responsável pela manutenção do calor no interior do aparelho. 

Nas poucas avaliações encontradas, muitas estrelas e poucos comentários. Mas deu para perceber que a máquina é simples e prática, e atente bem as expectativas de secagem dos usuários, principalmente nos dias de chuva.  

Capacidade: Até 8kg Consumo Energético: Não informado
Programas: 4 Medidas: L 47 x A 80 x P 53cm
Confira o Preço

Como Usar a Secadora de Roupas Corretamente  

Agora que você provavelmente já escolheu a sua, vamos trazer um pequeno tutorial para ensinar como utilizar corretamente a secadora, que começa ainda na lavagem. 

  1. Ao lavar, não se esqueça de centrifugar as roupas, se elas estiverem muito molhadas na hora de colocar na secadora, o desempenho pode ser impactado; 

  2. Se possível, separe as peças de roupa por cor e tecido, e não deixe de verificar os bolsos; 

  3. Introduza as peças na máquina, espalhando o máximo possível e respeitando o limite de capacidade; 

  4. Sempre com o acompanhamento do manual de instruções, escolha o programa desejado; 

  5. Aguarde o final do processo e nunca ultrapasse o tempo de secagem. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE SECADORAS DE ROUPAS 

Secadora de Roupas consome muita energia?  

Depende, mas vamos tentar fazer uma média. Considerando que uma máquina de secar roupas seja usada uma vez por semana durante duas horas, ou seja, oito horas por mês, o gasto mensal seria aproximadamente 7kWh. 

Este número, considerando o valor do kW de uma capital como São Paulo, representaria menos de dez reais em uma conta de luz. Portanto, dá para dizer que não. Não consome muita energia. Mas essa é a conta “de padaria”! Muitos fatores como potência, modelo, frequência de utilização e tarifa de cada cidade podem alterar os resultados. 

Se formos considerar um modelo de secadora alimentado a gás, o “não” é mais fácil. Qualquer eletrodoméstico que utiliza GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) ou GN (Gás Natural), apresenta níveis de consumo muito menores em comparação com os aparelhos elétricos. 

Secadora de Roupas suspensa é boa? 

Para quem quer saber se a secadora de roupas funciona mesmo se for instalada na parede, de forma suspensa, a resposta é sim, exatamente da mesma forma que a secadora de piso, ou vertical, inclusive, existem modelos que podem ser instalados tanto na parede quanto no chão. 

A posição de instalação não tem nada a ver com a qualidade do aparelho, o que vai definir se a secadora suspensa é boa ou não, é o papel logístico e prático que ela desempenha na sua área de serviço. A qualidade da operação você já vai ter assegurado através da nossa lista. 

Secadora de Roupas ou lava e seca?

Depende. Uma máquina lava e seca oferece a óbvia praticidade de obter todos os serviços em um só equipamento, mas isso traz algumas desvantagens também, como uma operação mais complicada (nada que você não consiga resolver), mais chance de problemas técnicos, além de uma manutenção mais cara e um preço maior. Mas para quem simplesmente não tem espaço para ter uma secadora e muito menos um varal, pode valer a pena.  

Uma secadora costuma secar melhor do que uma máquina lava e seca e também apresenta mais opções de secagem, além de ter uma operação mais simplificada. Porém, mesmo assim, ela nunca vai deixar de ser um “trambolho” a mais na sua área de serviço. Acreditamos que haja uma resposta para cada casa/rotina. 

Qual a melhor Secadora de Roupas: a gás ou elétrica?

É quase um empate técnico. As secadoras elétricas e a gás são semelhantes em diversos pontos. No Brasil, o impacto ambiental é equivalente, pois a energia elétrica aqui é praticamente pura e os gases utilizados nos modelos a gás são pouco poluentes (GLP e GN).  

No consumo, podemos ver uma pequena vantagem dos modelos com alimentação a gás, pois o impacto na economia da casa é um pouco menor. Mas se considerarmos um uso bem normal de uma secadora elétrica (como o considerado na primeira pergunta), a diferença não é tão grande. 

No funcionamento, os modelos a gás também ficam um pouco a frente, pois além de aquecerem mais, com menos, a distribuição do calor dentro do ambiente interno da máquina acontece de maneira mais uniforme, favorecendo uma secagem mais rápida e mais eficaz. 

A grande vantagem das secadoras elétricas é o preço, que é bem menor, e a variedade de modelos e marcas disponíveis no mercado, que é bem maior. É muito mais fácil encontrar um modelo elétrico do que um a gás para se adaptar à sua casa.