As 11 Melhores Adegas Climatizadas de 2021

Procurando pela Melhor Adega Climatizada? Confira nosso guia de compras com a seleção das Melhores Adegas Climatizadas e entenda qual é a melhor para você!

Não se trata só do melhor vinho. Nem só do melhor espumante. Também é sobre a melhor adega! Quem gosta, e principalmente quem conhece, sabe que o nível de qualidade do vinho é resultado de um processo que começa muito antes da hora de servir. 

É verdade que este processo também começa antes da etapa da armazenagem. Mas nós estamos aqui para falar das melhores adegas climatizadas de vinho (e espumante) do mercado. Isso, porque essa parte do processo já pode ser feita em casa, e com muita tecnologia. Para os apreciadores, está na hora de conhecer sua próxima adega climatizada! 

1. Adega Climatizada ACS08 – ElectroluxMelhor Adega Climatizada 8 GarrafasVer Preço
2. Adega Climatizada Touch Control – OsterMelhor Adega Climatizada PequenaVer Preço
3. Adega Climatizada Ph16E – PhilcoMelhor Adega Climatizada Custo BenefícioVer Preço
4. Adega Climatizada PH12E – PhilcoMelhor Adega Climatizada BarataVer Preço
5. Adega Climatizada PAD8 – PhilcoAdega Mais Bem AvaliadaVer Preço
6. Adega Climatizada BZC12BE - BrastempAdega Para 12 Garrafas Com Bom Custo BenefícioVer Preço
7. Adega Climatizada ACS24 - ElectroluxMelhor Adega Climatizada Por CompressorVer Preço
8. Adega Climatizada ACS34 - ElectroluxMelhor Adega Climatizada Por CompressorVer Preço
9. Adega Climatizada Ph24 DZ – PhilcoMelhor Adega Climatizada Dual Zone PequenaVer Preço
10. Adega Climatizada Gourmand BZB33BE - BrastempMelhor Adega Climatizada Dual Zone MédiaVer Preço
11. Adega Climatizada Gourmand BZB51AE – BrastempMelhor Adega Climatizada Dual Zone GrandeVer Preço

Saiba o que é uma Adega Climatizada!  

Para descobrir qual é a melhor adega climatizada para você, antes, é preciso entender um pouco mais sobre elas. Não é difícil, mas também não é como se fosse uma geladeira para abrir e ficar “assistindo”. A principal diferença fica no controle da temperatura interna, e na possibilidade de apreciar o conteúdo com a porta fechada.  

As adegas climatizadas são equipadas com um sistema eletrônico de refrigeração que possibilita o armazenamento de garrafas de vinho e espumante em temperaturas controladas. Este controle, nos modelos mais modernos, pode ser realizado sem a necessidade de abertura da porta. O que preserva a temperatura interna da adega climatizada. 

Já existem muitos experts nesse assunto, é verdade, mas vale explicar para quem está começando: a estabilidade da temperatura é essencial para a conservação dos valores do vinho.  O armazenamento em temperatura ideal favorece não só o sabor do vinho, mas também conserva sua textura, aparência e notas aromáticas. 


Como Escolher a Melhor Adega Climatizada  

Depois de entender o funcionamento, para escolher a melhor adega climatizada para vinhos ou espumantes, é importante levar em conta os seguintes aspectos: 

  • Capacidade 

A primeira coisa a avaliar é a capacidade da adega climatizada. O melhor modelo para você é aquele que tem o tamanho perfeito para se encaixar ao seu ritmo de consumo e armazenamento. Os tamanhos variam bastante e são medidos em quantidade de garrafas. 

Para quem toma aquele vinho esporádico com o companheiro ou companheira, existem adegas climatizadas bem compactas, que armazenam até 8 garrafas. É possível encontrar modelos com capacidade para 12 garrafas, também, ainda entre os modelos considerados pequenos. 

E o crescimento é gradual. Para as casas que recebem festas ou amigos, consumidores frequentes e famílias apreciadoras, os modelos mais indicados seriam os de 24 a 29 garrafas. E os grandes colecionadores podem encontrar opções de adegas climatizadas até com 51 garrafas.  E se isso ainda parecer pouco, está na hora de considerar comprar duas! 

  • Local de Acomodação  

Para encontrar a melhor adega residencial, ou seja, aquela que mais combina com a sua casa, é preciso considerar a casa. Antes de sair comprando e ter que improvisar, vale aquela caminhada pela casa para entender onde ela se encaixa melhor. 

Tem gente que gosta da adega pertinho da mesa de jantar, para servir com mais rapidez e facilidade. Tem gente que tem o cantinho do bar em casa, para receber visitas, ou um belo “espaço gourmet”. E se você coloca sua adega climatizada fora do espaço gourmet, você está fazendo isso errado! A adega é uma das peças mais importantes deste tipo de espaço, quase uma “camisa 10”. 

Ainda existem as opções da varanda, em móveis embutidos ou até na cozinha, mesmo. A única observação é para tentar evitar ambientes com muita vibração (como decks de piscina ou churrasqueira), pois a vibração dificulta o assentamento das moléculas do vinho, o que acelera as reações químicas e pode causar perdas em sabor e notas aromáticas. 

  • Sistema de Refrigeração: Compressor ou Termoelétrico?  

O processo de refrigeração para manter as suas garrafas de vinho na temperatura ideal é realizado de duas formas. Através de um compressor ou através de um sistema termoelétrico. E não há exatamente um consenso do que é melhor, depende do tamanho e capacidade da adega climatizada. 

O funcionamento por compressor é similar ao de um refrigerador, que mantém a temperatura esfriando o ambiente interno. E os modelos termoelétricos, por sua vez, fazem uma troca de calor com o ambiente externo, absorvendo o calor e expelindo-o para fora, através de uma placa de cerâmica. 

Indicadas para adegas climatizadas maiores, a vantagem do compressor é a garantia de um ambiente resfriado independentemente da variação do clima da casa ou região. E a desvantagem fica pelo maior barulho e vibração.  

No caso do sistema termoelétrico, indicado para adegas climatizadas mais compactas, as vantagens são o silêncio e o baixo curto energético. E o ponto ruim é a dificuldade de adaptação a lugares com grandes variações de temperatura ou clima.  

  • Recursos Extras 

Assim como o seu vinho, a sua adega climatizada pode ser bastante rebuscada. Não faltam recursos extras para tornar a experiência ainda mais única e sofisticada. Confira alguns dos melhores: 

– Display touch:  
Os melhores modelos de adegas climatizadas oferecem um display de visualização com função touch screen. Além das informações sobre temperatura e umidade, o display é a ferramenta de controle do ambiente interno da adega.  

– Controle de iluminação interna:  
Através do próprio display, alguns modelos dão ao usuário a opção de controlar e personalizar a iluminação interna da adega climatizada. Normalmente em LED, para não emitir calor nem raios ultravioletas, a iluminação interna evita a escolha da garrafa com as portas abertas e traz um aspecto sofisticado. 

– Controle de temperatura:  

Também através do display, os modelos mais modernos possibilitam o usuário de ter o controle da temperatura interna da adega. Dessa forma, você escolhe a temperatura de acordo com suas preferências ou de acordo com as exigências dos vinhos que prefere. 

– Duas zonas de temperatura (dual zone):  
Alguns modelos oferecem a tecnologia Dual Zone, que permite criar dois ambientes com temperaturas diferentes dentro da mesma adega. Essa função é indicada para consumidores de vinhos de diferentes tipos, como o branco e o tinto, que têm temperaturas ideais de conservação diferentes. 


As 11 Melhores Adegas Climatizadas de 2021  

Em posse de valiosas informações sobre o mundo das adegas climatizadas, e tudo que ele envolve, chegou o momento de trazer os nomes. Conheça a seguir, as melhores opções do mercado: 


1. Adega Climatizada ACS08 – Electrolux (Melhor Adega Climatizada 8 Garrafas)

Pelo tamanho e funcionalidades, a adega climatizada ACS08, da Electrolux, entra na disputa para ser a melhor adega pequena do mercado. Com display sensível ao toque, luz interna de LED e porta de vidro temperado, este modelo garante a experiência completa de uma adega climatizada, ainda que compacta. 

Além dessas funções, a ACS08 tem puxador embutido inferior e superior, o que permite abrir a porta com facilidade independentemente da posição da adega, e função Trava Painel, que impede alterações não autorizadas pelo usuário na configuração do aparelho. Tudo isso com design moderno e prateleiras cromadas, que também são ergonômicas e removíveis, de modo a facilitar o manuseio na hora da armazenagem e limpeza. 

Nas avaliações dos usuários, praticamente só elogios. Os poucos comentários negativos parecem que foram originados de casos excepcionais. Não surpreende, então, o fato de que a Eletrolux ACS08 é uma das adegas climatizadas mais vendidas do mercado.   

Capacidade: 8 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 11ºC-18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

2. Adega Climatizada Touch Control – Oster (Melhor Adega Climatizada Pequena)

Também na linha das compactas, a Adega Climatizada Touch Control, da Oster – empresa de renome no mercado de eletrodomésticos e eletroportáteis – apresenta modernidade e precisão, em um design diferente. 

A OADE081 tem um desenho horizontal, mais parecido com um aparelho micro-ondas do que com um refrigerador, o que pode ajudar bastante, dependendo da configuração do espaço da casa ou ambiente de instalação. Mas o funcionamento como adega é preciso e muito elogiado pelos usuários. O modelo ainda oferece painel touch screen com controle de temperatura, vidro duplo temperado e sistema de resfriamento silencioso. 

Assim como no caso da adega climatizada anterior, as poucas reclamações feitas pelos usuários parecem se tratar de casos isolados. E os elogios vão principalmente para a precisão, que aparenta ser uma característica marcante da Oster, conforme os comentários. 

Capacidade: 8 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 8ºC-18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

3. Adega Climatizada Ph16E – Philco (Melhor Adega Climatizada Custo Benefício)

A adega climatizada da vez, da Philco, é um pouco maior dos que as anteriores, pois tem capacidade para 16 garrafas, mas além do tamanho, a Ph16E se mostra bem completa, moderna, e oferece diversas funções interessantes. 

Além das prateleiras cromadas, deslizantes e reguláveis, o modelo conta com vidro duplo, luz interna de LED e sistema termoelétrico de refrigeração, que contribui para o baixo ruído e baixo gasto energia elétrica. O painel permite o controle de temperatura sem a necessidade de abertura de porta e também possibilita o travamento de configurações indesejadas. 

O legal das avaliações é a quantidade de elogios em relação à beleza do modelo. Com acabamento espelhado e moderno, a Ph16E acaba contribuindo não só com a qualidade do vinho, mas também, com a decoração do ambiente.  

Capacidade: 16 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 12ºC-18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

4. Adega Climatizada PH12E – Philco (Melhor Adega Climatizada Barata)

Também da Philco, este modelo se apresenta como uma opção mais barata, porém, ligeiramente menor, com capacidade para até 12 garrafas. Mas as funcionalidades acompanham bem o modelo anterior. A maior diferença, além do tamanho, fica no design vertical e no acabamento, mesmo, que neste caso, é em alumínio escovado na maior parte – sem perder o charme. 

A PH12E também é equipada com display sensível ao toque para controle da temperatura, cinco prateleiras cromadas, deslizantes e reguláveis, luz interna de LED e porta com vidro duplo. Outras semelhanças com o modelo anterior são: o sistema termoelétrico de refrigeração e os elogios em relação à beleza. O desempenho silencioso também chamou a atenção nas avalições positivas feitas pelos usuários. 

Capacidade: 12 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 10ºC a 18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

5. Adega Climatizada PAD8 – Philco (Adega Mais Bem Avaliada)

Ainda produzido pela Philco, este é um dos modelos mais compactos do mercado, mas também, um dos mais bem avaliados nos feedbacks fornecidos pelos usuários.  Os elogios passam pelo design, precisão, simplicidade e rapidez para atingir a temperatura desejada. Para não dizer que ninguém reclamou de nada, alguns usuários disseram que a luz do painel poderia ser mais fraca ou ter a opção de ser apagada. 

A PAD8 apresenta display touch screen de fácil manuseio para controle da temperatura, iluminação interna de LED, porta de vidro duplo, além das clássicas prateleiras cromadas, deslizantes e reguláveis, da Philco. O sistema de refrigeração – ecologicamente correto – dessa adega climatizada acompanha o de suas “irmãs maiores” da mesma marca: termoelétrico. 

Capacidade: 8 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 10ºC a 18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

6. Adega Climatizada BZC12BE – Brastemp (Adega Para 12 Garrafas Com Bom Custo Benefício)

A marca que não poderia ficar de fora do mercado de refrigeração de vinhos é, sem dúvida, a Brastemp, pela alta tecnologia, conhecimento e experiência de quase 70 anos no segmento. E o modelo BZC12BE vem para combinar toda essa garantia de qualidade e potência, com um preço acessível. 

Por isso, temos aqui uma candidata a melhor adega climatizada custo benefício do mercado, pois as funcionalidades são diversas, muito elogiadas, e o custo definitivamente não assusta. Contando com design vertical e compacto, esta adega climatizada tem controle de temperatura sensível ao toque, iluminação interna de LED e sistema eletrônico (silencioso) de refrigeração. 

Capacidade: 12 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 12ºC – 18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

7. Adega Climatizada ACS24 – Electrolux (Melhor Adega Climatizada Por Compressor)

De volta à Electrolux, esta é a adega climatizada com a maior capacidade até agora. São 24 garrafas armazenadas no modelo que foi o pioneiro em painéis com display touch screen. E o desempenho tecnológico não parou por aí, a ACS24 é bem completa e funcional. 

Também conhecido como Wine Bar, este modelo da Electrolux tem sistema de iluminação via LED, porta de vidro duplo e um controle de temperatura que indica qual é o tipo de vinho ideal para a temperatura interna selecionada. Tudo isso com um revestimento em aço inox, que contribui não só para a durabilidade do produto, mas também para a modernidade e sofisticação da sua casa.  

Capacidade: 24 garrafas Sistema de Refrigeração: Compressor
Temperaturas: 4ºC – 18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

8. Adega Climatizada ACS34 – Electrolux (Melhor Adega Climatizada Por Compressor)

Para facilitar a explicação, este modelo é apenas uma versão maior do anterior, com capacidade de armazenamento para até 34 garrafas. Juntamente com a sua versão menor, a ACS34 é umas das consideradas pelos usuários como a melhor adega climatizada por compressor do mercado. 

Não é para menos, com display sensível ao toque, controle de temperatura que informa o nível ideal por tipo de vinho, iluminação de LED, porta com vidro duplo e revestimento em aço inox, era claro que se trataria de um sucesso entre os usuários. Alguns também avaliaram este modelo como a melhor adega para espumante, pelo espaço entre prateleiras e variedade de tamanhos que o modelo comporta. Outro ponto interessante é que estes modelos, ainda que equipados com refrigeração por compressor, receberam alguns elogios em relação ao desempenho silencioso.  

Capacidade: 34 garrafas Sistema de Refrigeração: Compressor
Temperaturas: 4ºC – 18ºC Painel: Display Touch
Confira o Preço

9. Adega Climatizada Ph24 DZ – Philco (Melhor Adega Climatizada Dual Zone Pequena)

Este modelo da Philco não está entre os maiores do mercado, mas apresenta uma tecnologia que é um forte diferencial entre todas as adegas climatizadas apresentadas até agora: a função Dual Zone. Para lembrar, a função Dual Zone é aquela que permite a criação de ambientes com temperaturas diferentes dentro da adega, ideal para quem consome vinhos de diferentes processos de conservação. 

O controle da separação de temperatura entre os compartimentos é feito pelo mesmo display touch, de forma bem simples e rápida. Existe, também, a função de travamento das configurações, como já visto em outros modelos. A adega climatizada Ph24 DZ ainda conta com prateleiras cromadas deslizantes e removíveis, porta com vidro duplo (para evitar o contato com a luz natural) e sistema termoelétrico de refrigeração. 

Capacidade: 24 garrafas Sistema de Refrigeração: Termoelétrico
Temperaturas: 8ºC – 18ºC no compartimento superior e 12ºC – 18ºC no inferior Painel: Display Touch
Confira o Preço

10. Adega Climatizada Gourmand BZB33BE – Brastemp (Melhor Adega Climatizada Dual Zone Média)

Considerada média, embora seja a segunda maior da lista e grande na opinião de muitos, a adega climatizada BZB33BE, da Brastemp, também traz a tecnologia Dual Zone. Mas em relação ao modelo anterior, a visualização do conteúdo interno dos dois ambientes é mais clara e o design é mais moderno. O modelo é feito em aço inox com vidro triplo, com acabamento em madeira e puxador metálico. 

Os principais elogios nas avaliações são em relação ao desempenho e aparência do modelo, que realmente é praticamente uma peça de decoração, além de ser uma adega climatizada. O único ponto ruim é o controle de temperatura (que controla os dois ambientes e o sistema de iluminação interno), que só pode ser acessado com a porta aberta. 

Capacidade: 33 garrafas Sistema de Refrigeração: Compressor
Temperaturas: 5ºC – 10ºC no compartimento superior e 10ºC – 18ºC no inferior Painel: Display Touch
Confira o Preço

11. Adega Climatizada Gourmand BZB51AE – Brastemp (Melhor Adega Climatizada Dual Zone Grande)

Talvez a melhor adega climatizada grande do mercado, vamos falar agora da Gourmand BZB51AE, da Brastemp. O tamanho ninguém contesta, afinal, essa gigante tem capacidade para 51 garrafas em dois ambientes internos, separados e independentes, e também oferece a tecnologia Dual Zone. Essa é para os experts, ou para os exagerados. 

A Gourmand BZB51AE tem design e funcionalidades semelhantes ao modelo anterior, também da Brastemp. As diferenças ficam na capacidade de armazenagem, claro, e no puxador, que fica na parte superior da porta, na horizontal. O painel de controle, sensível ao toque, define os níveis de temperatura nos dois ambientes internos e o estilo de iluminação em LED. Como artigo de decoração, faz bem o papel, e como adega climatizada completa, também! 

Capacidade: 51 garrafas Sistema de Refrigeração: Compressor
Temperaturas: 5ºC – 10ºC no compartimento superior e 10ºC – 18ºC no inferior Painel: Display Touch
Confira o Preço

Tipos de Adegas   

Deu para perceber que existem opções de adegas para todos os estilos, demandas e preferências. Portanto, vale aquela organizada rápida para entender os principais tipos existentes: 

  • Adega Passiva: O único tipo de adega que não trouxemos na lista, pois se trata da clássica, da primeira, que não usa nenhuma tecnologia de conservação, apenas as leis da física e química. Normalmente são construídas em subsolos, para manter temperaturas baixas e evitar os raios solares, mas na era moderna podem ocupar cômodos inteiros em casas e restaurantes. São indicadas para quem tem espaço e para quem é fã do modelo clássico. 

  • Adega Peltier (termoelétrica): Normalmente mais compactas, funcionam através de uma placa termoelétrica que realiza a troca de calor com o ambiente externo, o que significa baixo custo energético, pouco ruído e pouca vibração. Indicadas principalmente para ambientes que não passam dos 25ºC e para quem tem pouco espaço. 

  • Adega Com Compressor: É o funcionamento básico de um refrigerador, que gela o ambiente interno, de fato, sem realizar a troca de calor. Um pouco mais de ruído e vibração, mas a garantia da temperatura desejada é certa, e por isso, são indicadas para colecionadores e apreciadores que armazenam vinhos valiosos. Também costumam ser os maiores modelos.  

  • Adega Dual Zone:  Também funcionam via compressor. A diferença fica na possibilidade de ter dois ambientes independentes, com temperaturas diferentes. Normalmente são os maiores modelos, também, e são indicadas para usuários que consomem tipos diferentes de vinhos, pois o branco e o tinto, por exemplo, têm temperaturas ideais de conservação diferentes. 

Dúvidas Frequentes Sobre Adegas Climatizadas 

O que é Adega Dual Zone?

É uma adega climatizada que oferece a possibilidade de configurar duas temperaturas diferentes, em dois ambientes internos diferentes. O que favorece os apreciadores de diversos tipos de vinho, ou casais que gostam de vinhos diferentes. 

Por exemplo, o vinho tinto leve tem uma margem de temperatura ideal de 12ºC a 15ºC, enquanto a do vinho branco fica em torno de 6ºC a 12ºC, e uma adega climatizada Dual Zone pode, facilmente, armazená-los ao mesmo tempo. 

Qual adega consome menos energia?

A termoelétrica. Desconsiderando, claro, a adega passiva, que não utiliza nenhuma energia. O motivo é o sistema de refrigeração, pois a placa termoelétrica realiza uma troca de calor com o ambiente interno, expelindo-o para fora. 

Dessa forma, no momento da estabilização da temperatura interna, o consumo de energia elétrica, assim como a vibração e o barulho, é menor em relação aos modelos que utilizam compressores. 

Qual a melhor adega climatizada: Brastemp ou Electrolux?

Depende. A concorrência é forte. Nos quesitos funcionais, ambas entregam o que prometem. As duas marcas oferecem diversos modelos, em diversos tamanhos, e todos, cheios de tecnologias e funcionalidades. Não podemos negar que se trata de duas gigantes do mercado de eletrodomésticos. 

Entre os usuários, mais indecisão. Enquanto a Electrolux é mais elogiada pelo silêncio, a Brastemp tem avaliações muito positivas em relação à aparência. E mesmo assim, não é difícil encontrar elogios para o silêncio da Brastemp e para a beleza da Electrolux. Ou seja, complicou!

Sobre o desempenho, os comentários são bem equivalentes, com poucas críticas. Para decidir, então, vai ser subjetivo. Mas a escolha terá mais motivações estéticas do que de performance, com certeza. Nada mais justo.