Os 10 Melhores Afiadores de Facas de 2022

Procurando pelo Melhor Afiador de Faca? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Afiadores de Facas e entenda qual é a melhor opção para você!

Quem está lendo isso, provavelmente não está planejando seu primeiro churrasco ou sua primeira “gourmetizada”. Quem conhece os atalhos da cozinha ou churrasqueira, sabe bem a importância de um corte afiado.

Mas para quem realmente está começando neste mundo, saiba que, independentemente da qualidade da faca, em algum momento o fio de corte perderá precisão e poder. Faz parte. Mas os afiadores já evoluíram bastante e já conseguem manter as facas afiadas em 100% do tempo. Quem gosta e se envolve de verdade, afia suas facas com frequência e dedicação! 

Hoje em dia os afiadores de facas têm funções especiais, níveis profissionais, estilos domésticos, modos de funcionamento diferentes, formatos diferentes, tecnologia aplicada e muito mais.

Mas antes de sair comprando qualquer aparelho moderno, é interessante entender a sua necessidade e o que os diferentes modelos podem oferecer. E para começar a trazer precisão para a sua vida, vamos contribuir bastante para esta escolha através de um artigo completo, com tudo sobre o universo dos afiadores de faca. 

1. Afiador de Facas ProntoPro Diamond Hone - Chef'sChoiceMelhor Afiador de Facas DiamantadoVer Preço
2. Afiador de Facas Diamantado Profio - TramontinaMelhor Afiador de Facas Diamantado Custo BenefícioVer Preço
3. Afiador de Facas de Tungstenio – AnySharpMelhor Afiador de Facas TungstenioVer Preço
4. Afiador de Facas V-Edge - ZWILLINGMelhor Afiador de Facas ProfissionalVer Preço
5. Afiador de Facas e Tesouras Com Vídea e Cerâmica - VonderMelhor Afiador de Facas e TesourasVer Preço
6. Afiador de Facas e Tesouras Linha Do Assador – MorBoa Opção Com 4 Funções em 1Ver Preço
7. Afiador de Facas Linha Do Assador – MorAfiador de Facas Mais Vendido da AmazonVer Preço
8. Afiador de Facas Elétrico - AlltechMelhor Afiador de Facas ElétricoVer Preço
9. Afiador de Facas Gastronomie Series – MasterChefMelhor Afiador de Facas Custo BenefícioVer Preço
10. Afiador de Facas Linha Do Assador – MorMelhor Afiador de Facas BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Afiador de Facas  

Existem algumas coisas para se considerar na hora da pesquisa, então aqui vão algumas dicas importantes: 

  • Afiador de Facas Elétrico ou Manual? Entenda as Diferenças  

Os afiadores de faca têm dois tipos de funcionamento, manual e elétrico, e aqui vale uma explicação rápida de cada um. 

– Afiador Elétrico: O funcionamento elétrico é simples, basta colocar a faca no encaixe, normalmente indicado no aparelho, e deixar que ele faça o trabalho por você. Vale dizer que os elétricos não são, necessariamente, mais caros que os manuais, a diferença fica pela experiência, mesmo. 

– Afiador Manual: Os afiadores manuais são os mais comuns, facilmente encontrados nas cozinhas e churrasqueiras por aí, mas nem por isso são piores. De novo: a diferença é a experiência. Neles, é necessário que o usuário passe a faca manualmente algumas vezes pelo vão afiador. Tem muito churrasqueiro ou cozinheiro profissional que até prefere os modelos manuais, para poder participar e dar seu toque até na hora de afiar. 

  • Prefira Afiadores Com Duas ou Mais Funções de Afiação  

Os melhores modelos oferecem mais opções para o processo de afiação. Além de afiar, você pode encontrar afiadores que fazem o processo de polimento, aumento de precisão e recuperação do fio de corte, além de oferecerem diferentes níveis de afiação, encaixes para lâminas com serra e etc. A dica aqui é bem simples, quanto mais opções que fazem sentido para você, melhor! Além disso, alguns modelos oferecem até afiação para tesouras. 

  • Verifique Se o Afiador é Compatível Com as Suas Facas  

Para ter certeza que o afiador de facas funciona bem, o primeiro passo é escolher um modelo compatível com o que você tem em casa ou usa no trabalho. Antes de começar a pesquisar, tenha na cabeça uma listinha das facas que mais usa. Com essa listinha, vai ficar mais fácil de visualizar suas ferramentas de gourmetização nas funções oferecidas. 

  • Modelos Antiderrapantes São Mais Seguros  

Mexer com faca é obviamente algo bem perigoso, então além de manter fora do alcance de crianças, fique atento a essa dica para a sua própria segurança: prefira modelos com base antiderrapante. 

O processo de afiação, principalmente o manual, exige que o aparelho esteja muito bem fixado à bancada que está posicionado, pois o movimento feito no processo poderia provocar um deslocamento, e logo, um acidente. Portanto, para não estragar o churrasco ou o jantar, e também para preservar seus dedos, claro, não deixe de conferir a base antiderrapante. 


Os 10 Melhores Afiadores de Facas de 2022  

Pronto, já estamos afiados o bastante para fazer a escolha com a melhor precisão! É claro que esses trocadilhos iam aparecer, mas o importante é a lista que os acompanha. Conheça agora os melhores afiadores de faca do mercado: 


1. Afiador de Facas ProntoPro Diamond Hone – Chef’sChoice (Melhor Afiador de Facas Diamantado)

O primeiro modelo da nossa lista é considerado o melhor afiador de facas manual do mercado, isso porque ele é diamantado, e o uso do diamante no disco de afiação, além de garantir uma lâmina afiada e precisa por mais tempo, também oferece uma maior durabilidade ao aparelho. 

Quem apresenta este afiador de facas é uma marca já conhecida, que está acostumada a ser a escolha dos chefs, a Chef’s Choice! Uma multinacional americana que faz parte da história dos afiadores e, de fato, criou o primeiro afiador elétrico em 1985. Mais de 80 países pelo mundo fazem uso de diversos produtos para a cozinha da Chef’s Choice, diariamente. 

O ProntoPro Hone é visto como um afiador profissional, extremamente rápido e preciso, que conta com três estágios, dois de afiação em diferentes graus e um encaixe de polimento. Completo, ele é indicado para facas normais, facas de ponta reta, Santoku, serrilhadas, esportivas e muito mais. Os diamantes abrasivos se encontram nos três estágios para assegurar qualidade e durabilidade. A alça é ergonômica, para facilitar o apoio e a borda é antiderrapante. 

Apenas encontramos avaliações de fora do Brasil, mas deu para extrair informações importantes, como um usuário muito satisfeito, que disse que suas facas parecem melhor do que quando eram novas, agora que utiliza este afiador com regularidade. Outro usuário reclamou do preço, mas fez questão de elogiar o produto. E teve quem reclamou também, claro, o público deste tipo de produto é bem exigente, não podemos esquecer isso. As críticas foram sobre alguns riscos e por perder poder de afiação com o tempo. Vale a ponderação! 

Tipo: Manual Funções: Afiação em dois graus, Polimento
Material do Disco: Diamantado Indicações: Facas asiáticas, Americanas/europeias, Serrilhadas, Aço, Esportivas, Santoku
Confira o Preço

2. Afiador de Facas Diamantado Profio – Tramontina (Melhor Afiador de Facas Diamantado Custo Benefício)

O afiador da vez é simplesmente o melhor afiador de facas Tramontina do mercado na opinião dos usuários, que valorizam bastante a facilidade no uso, economia de tempo, bem como a durabilidade do produto e da afiação das lâminas. Tem gente que já está no segundo modelo, mas também temos alguns usuários insatisfeitos com o poder de afiação. 

A Tramontina é uma velha conhecida dos brasileiros, a marca nacional já tem mais de 100 anos de experiência e já até abriu suas fronteiras com produtos de muita qualidade para cozinha e casa. Praticamente todo brasileiro já cortou algum bife com uma faca Tramontina. 

Além do cabo com design ergonômico que dá conforto e segurança e da base antiderrapante que evita acidentes, este afiador de facas oferece dois encaixes (início e afiação) com discos diamantados que garantem um processo rápido e um fio de corte duradouro. Vale lembrar que este afiador não é recomendado para facas serrilhadas ou tesouras. 

Tipo: Manual Funções: Início, Afiação
Material do Disco: Diamantado Indicações: Facas de Aço Inox, Americanas/europeias
Confira o Preço

3. Afiador de Facas de Tungstenio – AnySharp (Melhor Afiador de Facas Tungstenio)

A AnySharp é uma marca americana, parte de um grande grupo inglês, que além de ter uma logotipo muito interessante, com um corte no meio da palavra, é conhecida pelos melhores afiadores de faca do mundo. E na nossa lista, ela veio para apresentar o melhor afiador de facas redondo do… Bem, provavelmente do mundo! 

Compacto, preciso e, relativamente, barato, este afiador tem discos com lâminas de carbeto de Tungstênio, que aplica um nível de abrasão compatível com diversos tipos de faca e garante uma afiação duradoura e um fio de corte preciso. O afiador funciona através de uma alavanca ajustável que define o ângulo conforme o tipo de faca que está sendo utilizado. 

Com um design redondo e base formada por ventosas, este afiador oferece muita segurança na utilização. Outro diferencial é um protetor de polímero que é mais macio e não danifica as extremidades do metal, além de proteger de possíveis acidentes. 

Nas avaliações, tem gente que diz que o título de melhor do mundo da marca pode, mesmo, não ser uma ação de marketing! Frases como “estou impressionado”, “recomendo”, “excelente” e até um “great” de um comentário do Reino Unido, já dão o tom geral da satisfação. Os pontos mais elogiados foram a facilidade de usar, o tamanho, e a versatilidade de funções que o produto desempenha, atendendo a diversos tipos de facas e inclusive sendo considerado o melhor afiador de facas serrilhadas do mercado. Ou será do mundo?  

Tipo: Manual Funções: Afiação
Material do Disco: Tungstênio Indicações: Facas asiáticas, Americanas/europeias, Serrilhadas, Aço, Esportivas, Tesouras
Confira o Preço

4. Afiador de Facas V-Edge – ZWILLING (Melhor Afiador de Facas Profissional)

O afiador de facas da vez, apresentado pela Zwilling, é considerado o melhor afiador de facas do mercado profissional. Só pela marca ele realmente já pode ser visto como um dos melhores, afinal, a experiência da alemã Zwilling já garante um ótimo senso de qualidade, pois ela foi fundada em 1731 e desde lá, somente ganhou mais e mais confiança do mundo inteiro em facas e afiadores, domésticos ou profissionais. 

As pedras de afiar com granulações diferentes proporcionam uma afiação excelente e confiável, utilizadas com regularidade por grandes chefs e que fazem do V-Edge o melhor afiador de facas pedra do mercado. O tamanho é compacto e o design é bem moderno e seguro, com base antiderrapante e formato ergonômico com adaptador em “V”, que mantém o ângulo correto para afiação em diferentes tipos de facas – menos as serrilhadas, estas não são recomendadas para uso neste produto. 

No Brasil, as poucas avaliações foram curtas, porém satisfeitas e valorizaram a simplicidade na utilização. Na Alemanha, país de origem, os comentários foram um pouco mais críticos, teve usuário que disse que a marca é de qualidade, mas o produto não faz milagres, e outro que achou leve demais. Mas no país do salsichão teve gente que gostou, também, e até disse se tratar do melhor afiador de facas do mercado! 

Tipo: Manual Funções: Afiação
Material do Disco: Cerâmica Indicações: Facas asiáticas, Americanas/europeias, Aço, Cozinha
Confira o Preço

5. Afiador de Facas e Tesouras Com Vídea e Cerâmica – Vonder (Melhor Afiador de Facas e Tesouras)

Agora, outra velha conhecida do mercado brasileiro, a Vonder, que tem mais de 50 anos de tradição no mercado nacional e já virou sinônimo de qualidade em materiais para casa e construção. O modelo da vez vem para brigar pelo posto de melhor afiador de facas doméstico do mercado no quesito custo-benefício, pois diante de um preço relativamente acessível, este afiador de facas é bem completo e cumpre o que promete, pelo menos na opinião de quem já usou. 

Com discos de cerâmica, tungstênio e diamante, este afiador da Vonder oferece quatro funções: iniciar, polir e afiação para facas e tesouras. Toda a estrutura é ergonômica, com alça estável e segura, além de base antiderrapante. Quem comprou, adorou. Os principais elogios foram em relação ao poder de afiação, ao fácil manuseio e até mesmo ao preço. Para quem ainda está se aventurando nas técnicas de afiação, pode ser um ótimo modelo para testar e começar. 

Tipo: Manual Funções: Início, Afiação, Polimento
Material do Disco: Cerâmica, Tungstênio, Diamante Indicações: Facas asiáticas, Americanas/europeias, Aço, Tesouras
Confira o Preço

6. Afiador de Facas e Tesouras Linha Do Assador – Mor (Boa Opção Com 4 Funções em 1)

Considerado o melhor afiador de facas 4 em 1 do mercado, este modelo é apresentado pela Mor, uma empresa brasileira com mais de 50 anos de experiência no mercado de utensílios para casa e cozinha, com presença nacional e mundial. 

As quatro funções são: afiação de facas, afiação de tesouras, polimento e início (o encaixe para a primeira afiação de uma lâmina). O cabo tem formato anatômico para facilitar a pegada e dar segurança no movimento e a base é antiderrapante para evitar o deslize do aparelho durante o processo de afiação. O disco afiador de início é de tungstênio, o de faca e o da tesoura são feitos em pedra de esmeril, e a função polimento é realizada por um disco de cerâmica.  

Nas avaliações, clientes divididos. Enquanto alguns criticam a perda de poder de afiação com o tempo, outros valorizam o funcionamento simples e até o próprio poder de afiação, e ainda tem gente que recomenda comprar sem medo. Pelo preço, o mais baixo até agora, pode valer o teste. 

Tipo: Manual Funções: Início, Afiação, Polimento
Material do Disco: Cerâmica, Tungstênio, Diamante Indicações: Facas asiáticas, Americanas/europeias, Aço, Tesouras
Confira o Preço

7. Afiador de Facas Linha Do Assador – Mor (Afiador de Facas Mais Vendido da Amazon)

O segundo modelo da Mor da nossa lista tem um formato um pouco diferente, mas mesmo assim briga para ser o melhor afiador de facas caseiro do mercado, isso porque é realmente difícil encontrar alguma avaliação negativa. Termos como “excepcional”, “muito bom” e “excelente” não são difíceis de encontrar nos comentários, que valorizam bastante o poder de afiação e polimento, bem como a facilidade na utilização. 

Este afiador também é visto como o melhor afiador de facas com ventosa, pois ele tem uma base larga com uma ventosa bem poderosa, acionada através de uma trava, que praticamente elimina a possibilidade de deslizes ou acidentes. Seu encaixe para polimento tem discos em cerâmica de zircônio, enquanto seu encaixe para afiação tem disco de tungstênio. Este também pode ser considerado um ótimo modelo para iniciantes, pelo simples funcionamento e também pelo baixo investimento exigido. 

Tipo: Manual Funções: Afiação, Polimento
Material do Disco: Tungstênio, Cerâmica Indicações: Facas de Aço Inox, Americadas/europeias
Confira o Preço

8. Afiador de Facas Elétrico – Alltech (Melhor Afiador de Facas Elétrico)

Agora, um modelo elétrico que inclusive é considerado o melhor afiador de facas elétrico profissional do mercado, mas que tem preço de caseiro, e ajuda bastante no churrasco ou na gourmetização. Isso mesmo, é uma espécie de modelo semiprofissional trazido pela Alltech, uma multinacional americana com muita tradição em afiação e produtos reconhecidos em diversos países.  

Como um bom modelo elétrico, basta posicionar a faca em um dos dois encaixes com discos de material ultrarrígido, que ao ligar, o próprio aparelho posiciona corretamente o ângulo da lâmina. São dois estágios de afiação, base rígida e antiderrapante e potência de 20W.  

Nas avaliações encontradas, muitos elogios ao funcionamento silencioso, precisão de corte após a afiação e ao processo simples de utilização. Um usuário disse que o produto parece frágil, mas cumpre o que promete com qualidade.  

Tipo: Elétrico Funções: Afiação
Material do Disco: Não informado Indicações: Facas de Aço Inox, Carbono, Americanas/Europeias
Confira o Preço

9. Afiador de Facas Gastronomie Series – MasterChef (Melhor Afiador de Facas Custo Benefício)

Quem apresenta o penúltimo modelo da nossa lista, que é visto como o melhor afiador de facas 3 estágios no quesito custo-benefício, é a marca MasterChef. Sim, a mesma do programa! Devido ao sucesso na televisão, a franquia MasterChef também produz itens para casa e cozinha. 

A proposta aqui é um afiador bem simples e barato, mas que oferece três opções de afiação de modo a garantir a precisão e durabilidade do fio de corte através de dois níveis de afiação e um para acabamento (polimento). O cabo é ergonômico e a base é antiderrapante para melhorar a experiência do movimento, e de acordo com o fabricante, basta três ou quatro movimentos para sentir a diferença no poder de corte. 

Nos comentários de quem já testou, poucas reclamações e muitos elogios. Mas as críticas não têm muito a ver com o produto em si, um usuário recebeu o produto errado, outro não entende a função de polir e um terceiro apenas avaliou com uma estrela, sem maiores especificações. Agora, os elogios foram bem diretos: facilidade na utilização, resistência, qualidade e custo-benefício. 

Tipo: Manual Funções: Afiação, Polimento
Material do Disco: Cerâmica, Diamante Indicações: Facas de Aço Inox, Carbono, Americanas/Europeias
Confira o Preço

10. Afiador de Facas Linha Do Assador – Mor (Melhor Afiador de Facas Barato)

Para finalizar a nossa lista, o melhor afiador de facas de churrasco do mercado, principalmente na relação custo benefício, pois os usuários se mostram muito satisfeitos diante de um investimento bem baixo – o afiador mais barato da lista – e os churrascos parecem ter sido ótimos. 

São duas funções em dois encaixes neste afiador da Mor, o primeiro, para afiação, tem discos de tungstênio, e o segundo, que visa o polimento, tem discos de cerâmica de zircônio. Para facilitar o processo, o pegador tem formato ergonômico e a base é antiderrapante. Simples, compacto, útil e barato! 

Diante do preço, é realmente impressionante a satisfação dos usuários, comentários como “facas como novas”, “excepcional” e “fácil de apoiar e afiar” mostram as características mais apreciadas no produto. Teve gente que até cortou o dedo ao testar a lâmina. Bom sinal, mas esperamos que esteja tudo bem! 

Tipo: Manual Funções: Afiação, Polimento
Material do Disco: Cerâmica, Tungstênio Indicações: Facas de Aço Inox, Carbono, Americanas/Europeias
Confira o Preço

Como Usar o Afiador de Facas Corretamente  

Para afiar suas facas de maneira correta, acompanhe este pequeno tutorial sobre como utilizar um afiador de facas. Como o processo é bem parecido para modelos manuais e elétricos, este passo a passo vai ajudar você independentemente da sua escolha: 

  1. Escolha o encaixe certo para a faca certa (afiar, polir, primeira afiação, etc); 

  2. Insira a faca no encaixe, posicionando-a entre os dois discos de amolação; 

  3. Com leve pressão, passe a lâmina inteira pelos discos, sempre começando pela base da faca e terminando pela ponta. Retire a lâmina e repita o processo, normalmente de 3 a 6 vezes. Se o afiador for elétrico, o processo é o mesmo, mas o aparelho vai guiar a sua mão para levar a lâmina ao ângulo correto (15º ou 20º); 

  4. Se houver outros encaixes, trabalhe sempre da opção mais grosseira para a mais fina; 

  5. Quando a faca estiver afiada da forma como deseja, lave-a com água corrente e depois seque com um pano limpo. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AFIADORES DE FACA  

Como Funciona o Afiador de Facas Elétrico?  

Os modelos elétricos são feitos para garantir o ângulo de afiação e, principalmente, economizar tempo. Dessa forma, eles são normalmente equipados com pedras mais abrasivas nos encaixes, que fazem o trabalho de afiação mais rapidamente.  

Para afiar é muito fácil! Basta posicionar a lâmina da faca no encaixe indicado, sem se preocupar em acertar o ângulo exato de afiação. Com a lâmina encaixada, basta ligar o aparelho e esperar que ele faça tudo sozinho. 

Como Funciona o Afiador de Facas Manual?  

O segredo fica sempre nos encaixes, no caso dos afiadores de faca manuais, cada encaixe normalmente terá dois discos de diamante, aço ou cerâmica. Estes discos são os responsáveis pelo processo de afiação. 

O usuário deve inserir a lâmina da faca no encaixe indicado e realizar o movimento começando pela base até a ponta da faca. Após algumas passadas completas pelos discos, no ângulo correto, a faca já vai parecer nova.  

Quanto tempo dura um Afiador de Facas? 

Temos duas respostas para essa pergunta. Para o aparelho em si, não há um tempo definido de duração, enquanto há pedra, há afiação. O desgaste da pedra na lâmina da faca é justamente o que torna a lâmina mais afiada. Portanto, depende da utilização. 

A outra resposta seria em relação ao tempo de duração de uma faca afiada, e também é meio vaga. Depende de muita coisa, como quantidade e forma de uso, material e etc. Mas para ajudar você a se programar, imagine que um cozinheiro profissional normalmente afia suas facas uma vez por semana, ao passo que um churrasqueiro de fim de semana precisa apenas afiar sua faca cerca de uma vez por mês.