As 10 Melhores Areias Para Gatos de 2022

Procurando pela Melhor Areia Para Gato? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Areias Para Gatos e entenda qual é a melhor para o seu bichano!

Os gatos são magníficos! Estilosos, imponentes, fofinhos e com muita personalidade. Podemos imaginar que quem está aqui lendo tem aquela paixão especial por gatos. E nós entendemos. Ter a versão pocket dos felinos em casa é realmente uma delícia!  

Mas nem tudo é fofo, cheiroso e gostoso na rotina dos pais de gatos. Assim como qualquer animal, os gatos têm suas necessidades, e se essa rotina não estiver bem organizada e equipada, a tarefa de cuidar disso pode ser bem desagradável. 

 Para resolver esse problema, as pesquisas e a tecnologia contribuíram muito. Hoje em dia, as areias para gato estão bem evoluídas e adaptadas às necessidades, tanto dos bichinhos, quanto dos donos. E para ajudar você, vamos apresentar os principais modelos e marcas do mercado.  

Mas além da lista dos melhores, nós também vamos trazer dicas, informações importantes e tirar dúvidas frequentes de quem vai fazer o serviço, que já não é sujo, nem fedido, nem difícil.  

1. Areia Para Gatos Tidy Cats – PurinaMelhor Areia Para Gatos Que Evita SujeiraVer Preço
2. Areia Para Gatos Biodegradável Limpeza Plena - Petfive Viva VerdeAreia Para Gatos Mais Bem AvaliadaVer Preço
3. Areia Para Gatos Granulado Ultra Dry – PipicatMelhor Areia Para Gatos De Rápida AbsorçãoVer Preço
4. Areia Para Gatos Granulado Natural – KatBomMelhor Areia Para Gato Que Pode Jogar No VasoVer Preço
5. Areia Para Gatos de Silica – PetlikeMelhor Areia Para Gato CristalizadaVer Preço
6. Areia Para Gatos Granulado Higiênico de Madeira Wood'S - IPETMelhor Areia Granulado de Madeira Para GatosVer Preço
7. Areia Para Gatos Granulado Higiênico de Madeira Wood'S – IPETAreia Granulado de Madeira Em Embalagem EconômicaVer Preço
8. Areia Para Gatos Com Cristais de Sílica - ChalescoMelhor Areia Cristalizada Custo BenefícioVer Preço
9. Areia Para Gatos Granulado Sanitario Classic – PipicatMelhor Areia Para Gato BarataVer Preço
10. Areia Para Gatos Granulado Higiênico Branco - ProgatoBoa Opção De Areia Que Não Gruda Nas PatinhasVer Preço

Como Escolher a Melhor Areia Para Gatos  

Na hora da pesquisa pelo melhor produto, para não errar e facilitar a sua vida, é bom ficar de olho em alguns pontos. Aqui vão algumas dicas gerais para antes da compra: 

  • Composição: Conheça as Diferentes Matérias Primas   

O melhor tipo de areia para gato tem a ver com a matéria prima que é feita. Segue uma explicação dos materiais mais comuns. 

– Argila: Este é o tipo mais comum encontrado nas bandejas sanitárias. Em contato com a urina, a argila forma torrões, que podem ser facilmente removidos diariamente. Na embalagem, procure produtos com base de bentonita, um tipo de argila mais eficiente na formação dos torrões e também no controle do odor.  

– Sílica: Uma areia para gatos sílica é formada por microcristais (ou bolinhas) com alto poder de absorção de líquidos. Este modelo de granulado é um dos melhores na eliminação do mau cheiro e apresenta um bom rendimento na utilização. Neste sistema, apenas as fezes precisam ser recolhidas, a urina é totalmente absorvida pela sílica. Prática e rápida, é a melhor opção para apartamentos ou locais pouco ventilados.  

– Biodegradável: Os modelos biodegradáveis são feitos de grãos e cereais, geralmente milho e farinha. As maiores vantagens desta matéria prima são: tamanho reduzido do granulado, maciez no toque e uma excelente capacidade de absorção. Além disso, os resíduos podem ser descartados diretamente no vaso sanitário, desde que isso seja feito em pequenas quantidades.  

– Madeira:  Também biodegradável, a areia de madeira é normalmente feita com pinus de reflorestamento e apresenta ótima absorção e controle de odores. Em contato com a urina, o granulado se transforma em pó e pode ser facilmente removido. O ponto ruim é que para limpeza, o produto precisa ser peneirado. Mas com uma caixa sanitária apropriada, este processo fica fácil. 

– Diatomita: São pedrinhas minerais que, ao contrário das outras – que viram pó ou formam torrões – mudam de cor quando está na hora de serem substituídas. As areias para gato de diatomita são consideradas as mais higiênicas e duradouras, podendo durar até cerca de um mês por animal.  

  • Areias Aglomerantes Tornam a Limpeza Da Caixinha Mais Prática   

O poder de absorção é importante, a eliminação do mau cheiro também, nós vamos falar disso daqui a pouco. Mas o principal, mesmo, na facilitação da vida e rotina dos donos de gato é a eficiência na formação dos torrões. 

Essa aglomeração de granulados é o que torna tudo mais prático e rápido, principalmente quando podem ser descartados no vaso sanitário. Com um saco plástico, luva ou uma pequena pá, o usuário (não o gato) pode retirar os granulados usados da caixa, que estão em blocos, facilitando o processo de limpeza. 

  • Absorção Rápida Evita Pegadas Pela Casa  

Falando de absorção, ainda que seja muito importante, não basta um alto poder de absorção. É preciso, também, que essa absorção seja rápida. Se o mecanismo não for tão rápido, o gato pode acabar antes de o granulado absorver tudo e acabar “desfilando” pela casa deixando um pequeno rastro de xixi, que inclusive pode ser estendido para o sofá ou para a sua cama.  

Gatos não andam, gatos desfilam. E uma absorção lenta pode tirar o brilho e a elegância do desfile. Por isso, procure modelos que apresentam não somente um alto poder de absorção, mas também um rápido poder de absorção. Dessa forma, seu gato pode desfilar pelo reino dele bem sequinho. 

  • Fique Atento ao Método de Neutralização de Odores  

Uma das coisas mais importantes para entender na embalagem ou até com o vendedor, é o método de neutralização de odores. Dependendo de como este processo é feito, isso pode ser incômodo ou provocar alergias aos gatos.  

A dica aqui é procurar por produtos que eliminam o mau cheiro através da rápida e potente absorção, ou através da utilização de matérias primas naturais. Assim, seu bichinho fica totalmente seguro e protegido. 


As 10 Melhores Areias Para Gatos de 2022  

É legal dizer que a nossa lista não tem ordem, até porque alguns modelos têm aplicações específicas e não podem ser comparados. Mas que são os dez melhores, são! Conheça agora a próxima areia do seu gato. 


1. Areia Para Gatos Tidy Cats – Purina (Melhor Areia Para Gatos Que Evita Sujeira)

Para abrir a nossa lista, a melhor areia higiênica para gatos na opinião de muitos usuários. O certo seria entrevistar os próprios gatos, mas não daria para entender a opinião deles. Portanto, ficamos com as opiniões dos donos, mesmo, que conhecem bem seus gatos e podem avaliar melhor! Os principais elogios foram para o poder de absorção e eliminação de odores, mas depois traremos mais opiniões. 

A marca é a Purina, divisão animal do grupo suíço Nestlé, criada há mais de 120 anos e que já virou sinônimo de qualidade em qualquer Petshop ou Cobasi por aí.  E o modelo é o Tidy Cats, um granulado sanitário para gatos não aglomerante e com alto poder de absorção, sem formação de “lama”.  

Indicado para todos os tamanhos e raças, sua matéria prima é 100% natural, atóxica, com pH neutro e poderoso controle de odor. Com ação prolongada, esta areia para gatos não gruda nas patinhas, não causa alergias e não deixa rastros. Mas vale lembrar que não pode ser descartada no vaso sanitário. 

Mais a fundo nas opiniões dos donos dos verdadeiros usuários, os destaques vão para a facilidade e praticidade de limpeza, maciez e rendimento, além dos pontos já citados. Mas alguns comentários são bem interessantes e valem ser trazidos, como uma gata que gosta tanto da areia, que prefere ficar deitada lá mesmo, e precisa ser tirada toda hora. Em outro caso, um gato adorou o brinde que o produto oferece: a caixa! Pensando bem, é um produto que vem automaticamente com um brinde, não precisa falar a língua deles para saber que eles adoram caixas. 

Tipo: Absorvente Composição: Grãos naturais selecionados
Quantidade: 2 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

2. Areia Para Gatos Biodegradável Limpeza Plena – Petfive Viva Verde (Areia Para Gatos Mais Bem Avaliada)

Considerada a melhor areia para gato biodegradável, o segundo modelo da nossa lista é apresentado pela Petfive, outra marca renomada no mercado de pets, que atende em mais de 20 países ao redor do mundo e mostra muita preocupação com o impacto de seus produtos no meio ambiente. Gostamos! 

A Viva Verde, ideal para múltiplos gatos, é produzida com ingredientes naturais, sustentáveis e biodegradáveis (100% milho e mandioca). Esta areia para gatos oferece limpeza plena sem química, excelente neutralização de odores e uma formação sólida de torrões que facilitam bastante o processo de remoção. A cor clara do granulado contribui para a percepção de resíduos e até de sangue, auxiliando no monitoramento da saúde do bichano.  

Não somente aprovada por veterinários e celebridades (como o Encantador de Gatos) esta areia para gatos também foi aprovada pelos donos, que elogiaram bastante a consistência dos torrões, que podem ser descartados na privada, e a eficiência na eliminação do cheiro. O custo benefício foi elogiado por alguns e criticado por outros, ou seja, isso vai da frequência de utilização do animal, mesmo.  

Tipo: Aglomerante Composição: Grãos de milho e mandioca
Quantidade: 4 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

3. Areia Para Gatos Granulado Ultra Dry – Pipicat (Melhor Areia Para Gatos De Rápida Absorção)

Esta areia é vista como a melhor areia para quem tem muitos gatos por dois motivos: tamanho da embalagem e rendimento. A embalagem de quatro quilos é uma das maiores entre as menores (tirando aqueles sacões que resolvem por meses, que este modelo também tem, de 12 kg) e o rendimento ajuda bastante quem tem dois ou mais gatos. 

A marca tem um nome excelente, Pipicat, e é parte do grupo Kelco Pet Care, que tem 40 anos de experiência no mercado e fabrica outros nomes como Keldog, Kelcat e Putz. Feita de argila esmectita, a areia para gatos Ultra Dry tem grãos ultrafinos, produz torrões bem resistentes e controla os odores com bastante qualidade. Mas não pode ser descartada em vaso sanitário. 

Nas avaliações, pais de gatos divididos. As campeãs de elogios são a firmeza dos torrões formados pelo granulado e a eliminação de odores. E a campeã de reclamações é a “foligem” que o granulado produz, este sim, parece grudar nas patas dos gatos. Quem usa e gosta, recomenda um tapetinho na frente da caixa de areia. 

Tipo: Aglomerante Composição: Argila esmectita
Quantidade: 4 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

4. Areia Para Gatos Granulado Natural – KatBom (Melhor Areia Para Gato Que Pode Jogar No Vaso)

Outra conhecida do mundo dos pets, a Katbom é quem apresenta a areia para gato da vez. E parece que esta marca também se preocupa com o meio ambiente. Este modelo é biodegradável e pode ser descartado tranquilamente na privada. Sua composição é atóxica, sem química e sem corantes (o que é bom principalmente para gatos brancos). Começou bem! 

A qualidade deste granulado sanitário garante um alto poder de absorção, bem como durabilidade e economia para os donos. A tecnologia desenvolvida pela Katbom promete que a urina não escorrerá para o fundo da caixa pela rápida absorção. O acúmulo de urina no fundo pode causar alguns problemas bem desagradáveis, começando pelo mau cheiro e indo até possíveis infecções. 

Nas avaliações, frases animadoras como “melhor areia do planeta”, “recomendo muito” e “o chefe (gato) aprovou” dão segurança para quem ainda tem dúvida. Firmeza de torrões, zero odor e facilidade na manutenção e remoção foram os pontos mais elogiados. 

Tipo: Aglomerante Composição: Grãos naturais selecionados
Quantidade: 3 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

5. Areia Para Gatos de Silica – Petlike (Melhor Areia Para Gato Cristalizada)

Vista como a melhor areia para gatos que não deixa cheiro, este produto é o segundo da Petlike na nossa lista, porém, com características um pouco diferentes do anterior da mesma marca. A principal característica é a composição, esta areia para gatos é sílica, ou seja, formada por cristais higiênicos que absorvem totalmente a urina, praticamente sumindo com ela e deixando a remoção apenas para fezes. É verdade que os cristais são famosos por absorverem com mais qualidade que areias comuns. 

Esta areia para gatos também conta com microporos que atuam como esponjas e dão ainda mais poder de absorção ao produto. Além disso, a composição é atóxica, biodegradável e antibacteriana. O rendimento é destaque na embalagem, prometendo até um mês de durabilidade por gato e cinco vezes mais do que qualquer outra areia. Será? Há controvérsias nas avaliações. 

Alguns donos de gatos realmente elogiaram a durabilidade, mas não podemos esconder que a maioria, de fato, criticou isso. Alguns gatos mais “mijões” acabaram com o pacote em duas semanas. Talvez chamar a atenção para isso na embalagem não tenha sido a melhor ideia, mas outros pontos como qualidade na neutralização de odores e absorção foram, sim, confirmados pelos donos. 

Tipo: Absorvente Composição: Cristais higiênicos
Quantidade: 1,6 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

6. Areia Para Gatos Granulado Higiênico de Madeira Wood’S – IPET (Melhor Areia Granulado de Madeira Para Gatos)

Agora um modelo que é considerado o melhor areia para gato filhote, pois é recomendado para qualquer raça, em qualquer fase da vida. O produto é da IPET, e chama Wood’s, o que já dá uma dica da composição: madeira, aquele tipo de granulado sanitário que vira pó em contato com a urina. O pó pode ser peneirado diretamente no vaso sanitário ou no lixo.  

Feita de grãos de pinus de reflorestamento, esta areia para gatos apresenta um bom grau de absorção e eliminação de odores, bem como um ótimo rendimento, comprovado em comentários de donos dos verdadeiros usuários. 

Nas opiniões sobre o produto, frases de efeito como “sucesso absoluto”, “melhor que já comprei”, “única que verdadeiramente não fede”, “mil vezes melhor que as higiênicas” e “rende muito” já dão uma boa noção dos pontos fortes e da aceitação do produto pelos donos e pelos próprios gatos. Nem precisamos ir mais a fundo. Nada como a opinião do povo. 

Tipo: Absorvente 

Composição: Madeira 

Quantidade: 2 kg 

Neutraliza odores: Sim 

Tipo: Absorvente Composição: Madeira
Quantidade: 2 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

7. Areia Para Gatos Granulado Higiênico de Madeira Wood’S – IPET (Areia Granulado de Madeira Em Embalagem Econômica)

Se você quer saber qual a melhor areia para gato em apartamento, essa pode ser uma ótima opção. Na verdade, essa opção é perfeita não só para quem quer evitar o peso no elevador ou escada toda hora, é perfeita também para quem tem preguiça de ir no Petshop muitas vezes. Estamos falando de 20 kg aqui! Haja xixi! 

Para facilitar o entendimento, trata-se do mesmo modelo anterior, só que em uma embalagem econômica de 20 kg. Para quem está preocupado com o orçamento, vale ficar de olho. Para reforçar e atender quem não leu a anterior, esta areia é produzida em madeira de pinus de reflorestamento, tem alto poder de absorção, elimina o odor, é 100% natural e se transforma em pó ao contato com a urina. 

Os pontos mais elogiados entre os donos de pet foram o rendimento (não somente pela embalagem grande) o poder de absorção e o poder de neutralização de maus cheiros. Na versão grande também pudemos encontrar outras expressões interessantes, como “simplesmente encantada”, “praticidade e economia”, “não troco por areia normal” ou apenas “a melhor”.  

Tipo: Absorvente Composição: Madeira
Quantidade: 20 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

8. Areia Para Gatos Com Cristais de Sílica – Chalesco (Melhor Areia Cristalizada Custo Benefício)

Esta areia para gatos, apresentada pela Chalesco, uma representante exclusiva de grandes marcas mundiais, é mais uma na nossa lista composta por cristais higiênicos, que são as melhores em absorção, mas costumam ser um pouco mais caras. Ainda que a diferença seja pequena, o custo benefício deste modelo é um pouco melhor do que o anterior apresentado na lista, um pouco mais, por um pouco menos.  

O produto apresenta uma absorção diferenciada pelos microporos presentes nos cristais, que funcionam como esponjas para retenção de urina, o que favorece um ambiente mais seco e contribui para a eliminação de odores. Um diferencial legal é a presença de cristais azuis que indicam a necessidade de substituição do produto. 

As pessoas que já testaram com seus gatos parecem bem satisfeitas. Uma dona de dois casais de gatos disse que, por lá, a utilização é bem frequente e mesmo assim a casa não fica com nenhum cheiro. Outras avaliações elogiam bastante a absorção e o cheiro neutro. Mas vale dizer que, assim como no outro modelo de areia sílica da lista, ninguém elogiou a relação custo benefício. A coisa é meio cara, mesmo! 

Tipo: Absorvente Composição: Cristais higiênicos
Quantidade: 1,8 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

9. Areia Para Gatos Granulado Sanitario Classic – Pipicat (Melhor Areia Para Gato Barata)

Também na briga para ser considerada a melhor areia para gatos de apartamento pelo alto poder de absorção, embalagem econômica e possibilidade de descarte na privada, a Classic, da Pipicat é um dos destaques no custo benefício.  

Só pelo nome da marca já dá vontade de comprar (ou de fazer xixi), mas o preço deste produto é realmente muito bom em relação aos benefícios apresentados. Algo que pode ser comprovado através das opiniões deixadas nas avaliações. Não parece ser a mais espessa das areias nem a de melhor absorção do mundo, mas ela faz o trabalho. A maioria dos donos de gatos disse que se houver uma boa manutenção, o produto entrega boa qualidade na rotina do bichano, e pelo preço, vale a pena. 

Biodegradável, a Classic, da Pipicat é formada por grânulos médios que garantem uma boa absorção de urina e controle do mau cheiro. Em razão dos grânulos médios, os torrões formados são mais concentrados e resistentes, o que, por um lado, facilita bem a remoção, e por outro, aumenta o risco de entupimento em caso de descarte no vaso sanitário, mesmo sendo biodegradável. 

Tipo: Aglomerante Composição: Argila esmectita
Quantidade: 4 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

10. Areia Para Gatos Granulado Higiênico Branco – Progato (Boa Opção De Areia Que Não Gruda Nas Patinhas)

Para fechar a nossa lista, um modelo bem completo, inclusive considerado a melhor areia para gatos hipoalergênica do mercado. Praticamente todos modelos apresentados aqui não parecem causar alergias pela composição, mas este é declaradamente hipoalergênico. Para os “pais de gatos” mais neuróticos, pode dar uma boa segurança. 

Quem apresenta o modelo final é a Progato, empresa brasileira com mais de 30 anos de mercado que importa seus granulados de origem sedimentar vulcânica 100% natural. O desenvolvimento deste produto foi focado na rápida e eficaz absorção de líquidos, de modo a manter a superfície sempre seca e confortável para o seu gatinho. Progato Branco, que tem função de “esponja” de amônia, também não contém nenhum tipo de aglutinante, o que ajuda para não grudar, nem no fundo da caixa, nem nas patas do animal. 

Nas avaliações, os elogios vão principalmente para a praticidade e higiene no uso, para o tamanho dos grãos e para o poder de neutralização de odores. Chega a ser difícil encontrar um comentário que não acompanhe as cinco estrelas que tanto gostamos.  

Tipo: Absorvente Composição: Sedimentos vulcânicos
Quantidade: 3,6 kg Neutraliza odores: Sim
Confira o Preço

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AREIA PARA GATOS 

Quanto tempo dura a areia para gato? 

É claro que isso depende da utilização do gato. Depende da frequência em que o gato faz as suas necessidades. Mas para chegar a uma média e poder dar uma noção para os donos, um pacote de 4 kg costuma durar de duas semanas a um mês. 

Uma dica é comprar pacotes grandes, de 7 ou 10 kg (na nossa lista tem um modelo com 20 kg, inclusive). Essas embalagens econômicas, além de contribuírem para o orçamento no longo prazo, evitam a compra de areia para gatos por até dois meses. 

Como educar um gato para usar a caixa de areia?

Vale lembrar que este processo passa, também, pela escolha do tipo de areia ideal para o seu bichano. Ou seja, já começa neste artigo! Material, características, medidas hipoalergênicas e etc. O modelo ideal vai ajudar bastante na adaptação do animal. Até o tamanho da caixa é importante para o conforto dele. 

Mas vamos lá, o primeiro passo é apresentar logo a caixa para o gato, em local fixo para ele entender a configuração ambiente. De preferência, o acessório deve estar na casa antes do animal chegar.

O mais recomendado entre os veterinários é colocar o gato dentro da caixa e simular os movimentos de enterrar com as patas da frente. O melhor momento para fazer isso é depois da alimentação, pois ficará mais fácil para o bichinho entender que aquele é o lugar das necessidades.

Outro ponto interessante que pode ajudar é a recompensa, dar um petisco ou um afago após a utilização correta da caixa de areia pode incentivar bastante o animal.