As bicicletas ergométricas são uma excelente opção para aqueles que desejam manter a forma e melhorar a saúde cardiovascular em casa.
Com uma variedade de opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher a melhor bicicleta ergométrica para atender às suas necessidades. Por este motivo, neste artigo, vamos apresentar as melhores bicicletas ergométricas do mercado, com base em recursos, preço e opiniões de especialistas.
Se você estiver procurando por uma bicicleta ergométrica, não deixe de ler este artigo antes de tomar sua decisão de compra!
Como Escolher Uma Bicicleta Ergométrica
Na hora da pesquisa, para perder menos tempo e fazer a escolha mais assertiva, o caminho é ficar de olho em alguns pontos bem importantes, como estes a seguir:
- Bicicleta Ergométrica Mecânica ou Magnética?
A mecânica tem ruídos mais intensos, porém, seus valores costumam ser atrativos. Essas são as mais indicadas para quem está começando no universo das bicicletas ergométricas. Estão, inclusive, entre os principais modelos de entrada.
Já as magnéticas, com destaque para as “spinning”, utilizam um procedimento que deixa a transição dos níveis mais sutil e sem aqueles trancos que parece que caiu a corrente. Portanto, tudo dependerá do quanto o cliente tem à disposição para investir, o nível físico em que se encontra e os resultados que deseja atingir.
- Bicicleta Ergométrica Vertical ou Horizontal?
Qual é a melhor bicicleta ergométrica, horizontal ou vertical? Depende! Seja a bicicleta ergométrica vertical ou horizontal, é fato que verá melhorias em seu condicionamento físico e respiratório, terá maior agilidade e fortalecerá o abdômen e os glúteos.
As principais diferenças, como iremos conferir aqui, são:
Nos modelos verticais existem quantidades maiores de regulagens. Estas simulam terrenos mais íngremes, pedaladas ao ar livre e tonificam mais profundamente os músculos. As correias de fricção tornam o equipamento mais barulhento, mas é algo que pode ser compensado pelo preço, normalmente menor em relação aos horizontais.
Os horizontais tendem a ser eficientes para idosos e pessoas com problemas na coluna ou pescoço. Pois a posição faz com que o impacto seja reduzido e a circulação seja estimulada. Vale dizer que a queima de calorias, nesse caso, é menor.
Temos uma terceira opção, também, que são as Spinning. Populares nas academias, contam com angulações para realização de pedaladas em pé e são perfeitas para treinos pesados. Vale a pena para usuários intermediários e avançados.
- Limites de Peso Suportado
Como a ideia da lista (que já vem aí) é apresentar modelos para todos os tipos de bolsos e necessidades, vamos encontrar diversos limites de pesos diferentes, para mais e para menos do convencional.
E quanto é o convencional? Bem, o limite de peso suportado pela grande maioria dos modelos da categoria fica entre 100 e 150 kg. Ainda assim, não é difícil encontrar variações que possam atender demandas específicas.
As 10 Melhores Bicicletas Ergométricas de 2024
Está à procura da Melhor bicicleta ergométrica para emagrecer ou manter-se ativo nestes períodos de isolamento social ou, ainda, para deixar a saúde equilibrada? Confira a seguir nossas indicações, sempre baseadas em opiniões reais de clientes e em nossa pesquisa detalhada sobre cada produto.
1. Bicicleta Ergométrica e Elíptico 2 em 1 EH100 Silencioso – PodiumFit (Melhor Bicicleta Ergométrica Profissional)
Vista como a melhor bicicleta ergométrica 2024, o diferencial do modelo EH100 é que são dois modelos em um. Aqui você poderá não só tonificar membros inferiores (glúteos, coxas e pernas) como também os superiores (braços, abdômen e peito).
Revestida por plástico ABS e aço, essa bicicleta tem grande durabilidade e resistência, e não necessita de energia elétrica para utilização. É um investimento alto, é verdade, mas que te dará excelente qualidade de vida e um produto com vida útil longa.
O apoio de mão emborrachado traz firmeza e seu desenvolvimento, com materiais de excelente qualidade, a transforma na opção mais silenciosa do mercado. Mora em apartamento? Agora dá para treinar sem preocupações com esta bicicleta ergométrica.
Nas poucas avaliações encontradas, elogios gerais ao funcionamento dessa bicicleta ergométrica. As características que mais ganharam destaque entre os usuários foram o conforto, o funcionamento silencioso e a qualidade do material.
Peso Suportado: | 110kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Tempo, velocidade, distancia, calorias, odômetro e pulso |
2. Bicicleta Ergométrica Horizontal H300 – PodiumFit (Melhor Bicicleta Ergométrica Residencial)
Para quem quer saber qual melhor bicicleta ergométrica residencial, temos mais um modelo da PodiumFit em nossa lista, que é um grande candidato. O que mostra que a marca é uma das mais completas do mercado.
A funcionalidade chamada Hand Grip permite a medição dos batimentos cardíacos em tempo real e com grande assertividade. Seu visor de LED traz informações como distância, tempo, velocidade e calorias, tudo para que o monitoramento seja completo e constante.
Sem contar a altura do usuário, que vai de 1,40m a 2,05m. Esse modelo é tão bom que é utilizado em academias, clubes e condomínios, o que já prova sua qualidade. O valor pode ser acima do que a média da categoria, mas não tem como negar a eficiência. No site da empresa consegue-se adquiri-lo imediatamente.
Silêncio, praticidade e força foram os principais pontos elogiados pelos usuários, que também curtiram o fato de ter tudo isso em uma bicicleta ergonômica leve e compacta. Teve gente que disse que os medidores não são, assim, tão precisos. Mas com qualquer medidor é assim, sempre não funciona com alguém. Vale a ponderação!
Peso Suportado: | 150kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Tempo, velocidade, distância, calorias, odômetro e pulso |
3. Bicicleta Ergométrica V300 Magnética – PodiumFit (Melhor Bicicleta Ergométrica Vertical)
Se você é um praticante do esporte e quer a melhor bicicleta ergométrica doméstica para fazer simulações de percursos pesados, ou ainda é iniciante e pretende evoluir aos poucos, a V300 Magnética é ideal, independentemente da sua resposta.
Feita com aço reforçado, ABS e nas medidas ideais até para cômodos pequenos, ela tem um único ponto negativo: o peso. Mais de 25 Kg é um tanto acima da média – mas suas rodinhas deixam o processo de locomoção relativamente mais fácil. De forma alguma isso afeta a experiência do usuário.
Sua estrutura confortável e bancos ajustáveis são incríveis, além da opção de escolha do nível de intensidade do treino (suave, médio ou intenso), que deixarão seus treinos mais personalizados e dinâmicos. Além de tudo, ela pode superar as expectativas no que diz respeito à durabilidade.
Mesmo com a questão do peso, teve usuário que fez questão de elogiar o fácil processo de montagem. E não foi só isso que ganhou elogios, o conforto, a qualidade do material e a praticidade de uso também foram destaques nos comentários.
Peso Suportado: | 150kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Tempo, velocidade, distância, calorias, odômetro e pulso |
4. Bicicleta Ergométrica H100 Horizontal – Podiumfit (Melhor Bicicleta Ergométrica Horizontal)
O modelo da vez é visto como a melhor bicicleta ergométrica para idosos. Isso porque Seu grau de regulagem nos bancos comporta pessoas de 1,50m a 1,95m e é perfeito para idosos, grávidas e quem não tem tanto costume de fazer exercícios.
Um dos grandes acertos nesse modelo da PodiumFit é o seu guidão regulável e emborrachado. Há cinta para que os pés se mantenham firmes durante o exercício e seu design foi desenvolvido para que harmonize bem com diversos ambientes.
As cargas de níveis, com 8 intensidades, vão da mais leve para a mais pesada com um simples giro. Novamente a Podiumfit não se mostra a opção mais barata, mas para quem quer revolucionar seu condicionamento físico, é um investimento que vale a pena ser feito!
Quem já começou a treinar com essa bicicleta ergométrica gostou bastante dos primeiros resultados. Com um tamanho ótimo para ambientes pequenos, ela parece ter se adaptado bem a diversos tipos de ambientes. O processo de montagem foi elogiado, bem como o conforto e a praticidade na utilização.
Peso Suportado: | 130 kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Tempo, velocidade, distância, calorias e pulsação |
5. Bicicleta Ergométrica Kv6.3I – Kikos (Melhor Bicicleta Ergométrica Vertical Magnética)
Esse modelo da Kikos mantém a qualidade e a resistência magnética que uma bicicleta ergométrica deve possuir. Por essas e outras, o usuário terá suavidade e baixíssimo ruído ao praticar suas pedaladas.
É ideal para residências e ajusta-se perfeitamente em cômodos menores. São dois anos de garantia na estrutura e mais um nas demais partes. Sua estrutura de aço de carbono e o sistema de regulagem por correia ajudam nos movimentos, dando conforto e estabilidade.
Aliás, estes são fatores presentes em diversos produtos da marca. O design de aparência cromada e curvas sutis transforma essa bicicleta ergométrica em uma das opções mais bonitas do mercado.
Nos comentários deixados pelos usuários, pouquíssimas reclamações e muitos elogios. As características mais valorizadas nas avaliações foram: funcionamento silencioso, qualidade dos materiais de fabricação e durabilidade.
Peso Suportado: | 100kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Auto Scan com Informações de Tempo, Velocidade, Distância, Calorias e Odômetro |
6. Bicicleta Ergométrica Kv3.1i – Kikos (Melhor Bicicleta Ergométrica Doméstica)
Nas cores Branca e Preta, a Kv3.1i é completíssima no que se propõe (não é à toa que é a melhor bicicleta ergométrica doméstica). Tem diversas funções em seu painel de LCD (como tempo e velocidade, só para citar algumas), mas tende a ser mais difícil de montar e de calibrar.
O guidão tem um ajuste padrão e medidor de pulsação – basta segurá-lo por poucos segundos no local indicado e você terá a marcação no visor – e oito níveis de carga para deixar seus treinos mais personalizados. Pela fábrica, há garantia de dois anos na estrutura e um ano nas demais partes.
Para quem ainda estiver com dúvida sobre a qualidade desse modelo, separamos alguns comentários que podem trazer um bom nível de segurança, como: “excelente qualidade”, “bom material” e “recomendo muito esse produto”. Já deve ter dado para sentir o tom da satisfação dos usuários.
Peso Suportado: | 100kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | Tempo, velocidade, distância, calorias e odômetro |
7. Bicicleta Ergométrica Dobrável X-Bike – PodiumFit (Melhor Bicicleta Ergométrica Dobrável)
Como essa bicicleta ergométrica tem a função de ser ‘dobrável’ (e é a melhor com este quesito no mercado), a X-Bike pode ser guardada em qualquer lugar. Sua montagem e desmontagem é extremamente fácil e realizada em questão de segundos. Além disso, esse modelo tem o selo de qualidade da PodiumFit.
Ela tem sistema de monitoramento cardíaco em tempo real por pegada através dos captadores no guidão e pedais com cinta para os pés, trazendo segurança nas pedaladas e conforto em qualquer tipo de treino.
Diferentemente de outros modelos, esta pesa apenas 14 kg e possui um selim bem confortável. Ela pode não ter a mesma adequação de altura que outros modelos mais abrangentes (esta vai de 1,40m a 1,80m), mas está na média.
Na opinião da galera, estamos falando de uma bike que cumpre o que promete. Leve e compacta, ela parece ter atendido bem as expectativas dos usuários. A facilidade de montar e a mobilidade foram os principais alvos das positividades.
Peso Suportado: | 90kg | Níveis de Resistência: | 8 |
Tipo de Resistência: | Magnética | Funções do Painel: | tempo, velocidade, distância, calorias e pulso |
8. Bicicleta Ergométrica 3015 – Kikos (Melhor Bicicleta Ergométrica Para Residência)
É uma opção extremamente seletiva, pois é para iniciantes e o usuário não pode ter mais que até 1,65m e 80 kg. Outro ponto negativo é o banco, que tende a ser desconfortável conforme observamos em algumas avaliações.
O acabamento é em aço e carbono com pintura eletrostática e estrutura ajustável, proporcionando grande ergonomia para o usuário. E seu display dá informações como tempo, distância e calorias gastas durante o treino.
Simples e básica, a aquisição dessa bicicleta ergométrica parece ser justificada apenas por uma questão de preço. O banco não é dos mais confortáveis, os ajustes não são os mais personalizáveis e ela parece ser “toda dura”. Mas diante de um preço mais acessível e uma montagem bem facilitada, pode valer a aposta.
Peso Suportado: | 80kg | Níveis de Resistência: | 6 |
Tipo de Resistência: | Mecânica | Funções do Painel: | Tempo do exercício, Velocidade, Distância, Calorias |
9. Bicicleta Ergométrica BP-880 – Polimet (Melhor Bicicleta Ergométrica Para Iniciantes)
Fácil de montar e bastante silenciosa, como contam alguns clientes, o modelo BP-880 pode não suportar o mesmo peso que os melhores da categoria, porém, ajusta-se às funções padrão nesta faixa de preço.
Ela conta com selim automático, carenagem de poliestireno e regulagem de força. Vale ressaltar que aguenta até 100 kg e é confeccionada em aço carbono. Além disso, é bom lembrar que ela precisa de pilhas AA para alimentação do Painel. Outra informação importante é que esse modelo da Polimet é um dos melhores em vendas na Amazon!
O ponto forte aqui também é a relação custo-benefício. Ela funciona bem e cumpre o que promete, mas tudo é bem simples e básico, se tornando um modelo perfeito para quem ainda não se aventurou no mundo das bicicletas ergométricas.
Peso Suportado: | 100 kg | Níveis de Resistência: | 6 |
Tipo de Resistência: | Mecânica | Funções do Painel: | Velocidade, distância, tempo, calorias, scan |
10. Bicicleta Ergométrica Vertical EX 450 – Dream Fitness (Melhor Bicicleta Ergométrica Custo-Benefício)
Um dos modelos de entrada mais simples do mercado, o EX 450 é a melhor opção para esta faixa de preço (menos de 500 reais). Dois fatores que poderão incomodar são o selim desconfortável e o barulho constante (se morar em apartamento e for utilizar à noite, fique atento com este detalhe).
Ainda assim, ela se mostra perfeita para uso residencial e conta com revestimento em aço carbono, além de pintura eletrostática. Há diversos ajustes para pessoas de até 1,80m, o material é resistente e o acabamento é de qualidade. Antes de adquiri-lo lembre-se: é vendido a menos de quinhentos reais, ou seja, é extremamente básico.
Quem topou o teste e comprou a bicicleta não pareceu ter se arrependido. Definitivamente é um modelo de entrada, para realmente introduzir qualquer pessoa a esse tipo de treino. O único ponto que poderia ser melhor, pelo jeito, é o conforto do banco.
Peso Suportado: | 100kg | Níveis de Resistência: | 3 |
Tipo de Resistência: | Mecânica | Funções do Painel: | Não possui |
Tipos de Bicicletas Ergométricas
Boa parte das pessoas nem tem ideia de que há vários tipos de bicicletas ergométricas. Cada uma para determinados exercícios e outras especificidades. Para deixar o tema ainda mais esclarecedor para quem quer adquirir um destes modelos, o Guia Esperto também esclarece isso!
- Bicicleta Ergométrica Vertical: simula um percurso de ciclismo comum e trabalha mais intensamente os músculos das pernas, glúteos e costas. Em pouco tempo você notará seu condicionamento físico e capacidade cardiorrespiratória mais forte, além de auxiliar na perda de gordura.
- Bicicleta Ergométrica Horizontal: pode ser encontrada com a nomenclatura de bicicleta reclinada. É de grande valia para a circulação sanguínea, perda de peso e recuperação muscular. Como o praticante fica sentado numa posição mais natural, há redução na fadiga. É ideal para idosos, grávidas e pessoas com: dores nas costas, dores no pescoço e sobrepeso.
- Minibicicleta Ergométrica: pequenas, portáteis e leves. Estas são as minibicicletas ergométricas. Com valores abaixo das horizontais e verticais, não só fortalecem pernas e membros inferiores, como também são encontradas em clínicas de fisioterapia para ajudar na recuperação e tratamento muscular. As desvantagens ficam por conta de que não têm funcionalidades, como painéis digitais. Mas os resultados são incríveis mesmo diante de preços mais acessíveis.
- Bicicleta Ergométrica Spinning: a melhor bicicleta ergométrica spinning simula com ainda mais veracidade as pedaladas ao ar livre e suas subidas, descidas, sprints, terrenos planos e etc. Haverá grande perda de caloria porque, normalmente, os treinos são intensos. Em uma hora é possível perder de 500 a 700 calorias. Diversas academias inseriram em seus cronogramas tais aulas, onde o instrutor passa os movimentos para os alunos reproduzirem. As variações tendem a ser: treino intervalado, treinamento endurance e treinamento de montanha.
Dúvidas Frequentes Sobre Bicicletas Ergométricas
O que é melhor bicicleta ergométrica ou esteira?
Já deve ter se perguntado “Qual é melhor? Esteira ou bicicleta ergométrica?” Saiba que ambos são para exercícios aeróbios e têm vantagens e desvantagens, indicações e contraindicações. Por isso, procure um profissional para ajudá-lo e tenha em mente qual o resultado que quer atingir.
Dito isto, é correto afirmar que, dentre outros fatores, o ganho de resistência pulmonar na esteira é maior. Pois, como cita a educadora física Valeria Gomes Pessôa, “quem treina vai escolher uma velocidade e manterá o ritmo. A movimentação de braço e o peso corporal somam para a sobrecarga e, consequentemente, para o gasto calórico”.
O grande problema é o impacto causado nos joelhos, costas e pés e, consequentemente, um risco de lesão acentuado, no caso das esteiras. Já a bicicleta ergométrica traz conforto (por ser realizado sentado), sendo ideal àqueles que estão acima do peso ou sofrem com o sedentarismo. A educadora pontua que, como trabalha-se com carga “há possibilidades maiores de ganho de massa muscular e força”.
Melhor mini bicicleta ergométrica fisioterapia?
Da marca 365 Sports, esta minibicicleta ergométrica para fisioterapia pesa apenas 3 kg. Se o profissional tiver um espaço reduzido para trabalhar, é a melhor opção do mercado, sem sombra de dúvidas.
A intensidade e força do treino podem ser controladas com botões ajustáveis. Seu visor dá informações, como tempo, distância, contagem de voltas do pedal e calorias perdidas durante o treino. O valor é acessível e está numa média de até R$ 400,00. Mas pode ser encontrada por menos.
Como a bicicleta deve ser regulada?
Assim como o ajuste de uma bicicleta convencional, a pessoa deve preocupar-se em ter um movimento onde suas pernas fiquem flexionadas e com movimentação confortável. Encontre um meio termo, pois enquanto pedala, os joelhos não devem passar a linha do quadril e o quadril não pode oscilar demasiadamente.
Segure nos apoios de mão de forma que sua coluna fique reta ou que consiga uma inclinação sutil à frente. Analise se a bicicleta ergométrica atinge o tamanho ideal para sua altura para não ganhar um futuro problema nas costas devido à má regulagem.
Bicicleta ergométrica em casa vale a pena?
Independentemente se você é uma pessoa que já faz academia, mas não tem tempo de praticar exercícios aeróbicos ou sequer começar tais atividades, é importante adquirir uma bicicleta ergométrica mais barata.
Como mostramos em nossa lista, há modelos por valores variados e para todos os bolsos. Dito isso, verifique a periodicidade de utilização e sua adaptabilidade. Só depois, pense num investimento maior. Outros detalhes a se considerar na hora da compra são: peso do produto, funções no painel e quantas cargas possui.
1 comment on “As 10 Melhores Bicicletas Ergométricas de 2024”
Comments are closed.