As 10 Melhores Esteiras Ergométricas de 2021

Procurando pela Melhor Esteira Ergométrica? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Esteiras Ergométricas e entenda qual é a melhor para você!

A pandemia e o isolamento que o mundo está vivendo nos últimos anos trouxeram muito stress e insegurança para todos. E uma das atividades mais indicadas para cuidar do corpo e da mente, é o treino. Agora, como treinar isolado em casa? A melhor das respostas é: esteira ergométrica. 

Este aparelho de treino está sendo um sucesso de vendas atualmente, e não vai parar tão cedo, afinal, nem precisa estar isolado, basta estar em casa para se exercitar.

E se você também deseja saber qual é a melhor esteira ergométrica para você, é só acompanhar a gente nessa caminhada cheia de informações, dicas, dúvidas explicadas e claro, os melhores modelos. 

1. Esteira Ergométrica Ks4202i – KikosMelhor Esteira Ergométrica ProfissionalVer Preço
2. Esteira Ergométrica EVO 3800 - Evolution FitnessMelhor Esteira Ergométrica Para CorridaVer Preço
3. Esteira Ergométrica R5I – MovementCom Recursos Completos Para PerformanceVer Preço
4. Esteira Ergométrica Compacta R4 – MovementMelhor Esteira Ergométrica Semi ProfissionalVer Preço
5. Esteira Ergométrica GT 1000 – GenisMelhor Esteira Ergométrica DobrávelVer Preço
6. Esteira Ergométrica E800Ix – KikosEsteira Para Uso Doméstico Com Monitoramento CardíacoVer Preço
7. Esteira Ergométrica E500I – KikosMelhor Esteira Ergométrica Custo BenefícioVer Preço
8. Esteira Ergométrica EX300 – WesloResistência e Funcionalidade Por Baixo CustoVer Preço
9. Esteira Ergométrica Dobrável GT 500 – GenisMelhor Esteira Ergométrica DomésticaVer Preço
10. Esteira Eletrônica DR 2110 - Dream FitnessMelhor Esteira Ergométrica BarataVer Preço

O que é uma Esteira Ergométrica?  

Uma esteira ergométrica é um aparelho que simula uma caminhada ou corrida sem deslocamento, através de um sistema eletromecânico. O funcionamento é simples: a esteira se move contra o usuário, exigindo que o mesmo caminhe (ou corra) na velocidade selecionada. O aparelho pode ser usado por pessoas de todas as idades, pois o tipo de exercício e a intensidade podem ser facilmente ajustados.  


Como Escolher a Melhor Esteira Ergométrica  

Antes de conhecer os modelos e decidir qual a melhor esteira ergométrica do mercado, é importante ficar de olho nessas dicas. A seguir, no que você deve prestar atenção na hora da pesquisa.  

  • Esteiras Com Amortecimento Oferecem Mais Segurança e Conforto  

Certamente as esteiras ergométricas evoluíram com o tempo. Aquela máquina de tortura do século XIX é completamente diferente do que temos hoje. A tecnologia chegou para caminhar junto com as esteiras ergométricas, e com suavidade.  

Os melhores e mais modernos modelos de esteiras ergométricas são equipados com amortecedores, o que fornece conforto e segurança para o usuário. Uma caminhada ou corrida com amortecimento preserva os joelhos e tornozelos do impacto, além de favorecer toda a estrutura muscular durante o treino. Portanto, se for possível, prefira modelos com sistema de amortecimento. 

  • Ao Escolher Sua Esteira Para Corrida Se atente à Velocidade Máxima  

Os níveis de velocidade das esteiras ergométricas são ajustáveis, é verdade, mas é preciso estar atento à velocidade máxima dos modelos pesquisados. Tanto pela garantia de um limite de segurança, quanto pela intenção de treinar com mais intensidade. É importante que você considere a velocidade máxima do aparelho antes de comprá-lo. 

  • Confira Se As Medidas são Compatíveis Com Suas Necessidades  

Outro ponto importante é o tamanho da esteira ergométrica. Obviamente, pela alta demanda e pelo sucesso de vendas, existem esteiras para todos os tamanhos e objetivos. Portanto, fique atento às medidas não só do modelo, mas também da sua lona de corrida, para se certificar de que está adquirindo algo adequado e adaptado às suas necessidades.  

  • Se Atente aos Recursos extras Possíveis:  

Um bom diferencial na hora de decidir qual a melhor esteira ergométrica são os recursos extras. A seguir, vamos mostrar alguns dos mais interessantes. 

– Inclinação: Alguns modelos tem a função extra de inclinar. Quanto mais íngreme a esteira, maior a exigência dos músculos e do pique do usuário. Isso favorece quem gosta de treinar intensamente ou quem quer ir dificultando aos poucos. 

– Batimentos cardíacos: Através da pulsação das mãos nos apoios ou de um conector ligado ao aparelho, o painel traz informações sobre o batimento cardíaco do usuário. Para quem tem problemas de coração ou pressão, este acompanhamento é essencial.  

– Distância percorrida: Outra informação que alguns modelos disponibilizam no painel é a distância percorrida, para que o usuário possa medir o esforço, estabelecer metas ou apenas conhecer seus recordes e limites.  

– Tempo do trajeto: Também para ajudar no controle do treino do usuário, o painel pode informar o tempo de treino – ou tempo de trajeto. Alguns modelos mais modernos alteram a intensidade ou o tipo de treino, automaticamente, conforme o tempo passa, respeitando as preferências de quem está treinando, claro. 

– Calorias Gastas: Um grande diferencial é a informação de calorias gastas com o treino. Muita gente que procura uma esteira ergométrica tem como objetivo a perda de peso, e por isso, modelos que calculam esse gasto calórico podem ser mais atraentes. 

– Velocidade: Saber a velocidade da corrida ou da caminhada é importante para quem faz exercícios controlados. Mas também pode servir para inspirar o esforço de quem está treinando e motivar a superação. Depende de quem está treinando, sempre.  Para o aparelho, não muda, ele vai atender todo tipo de treino com muita qualidade e precisão. 


As 10 Melhores Esteiras Ergométricas de 2021  

Deu para cansar? Esperamos que não, pois agora é que você vai conhecer as verdadeiras candidatas à melhor esteira ergométrica do mercado. Uma destas, sim, vai fazer você cansar. 


1. Esteira Ergométrica Ks4202i – Kikos (Melhor Esteira Ergométrica Profissional)

Para começar, um modelo bem completo, considerado profissional. A Kikos, empresa especializada em aparelhos de ginástica, com mais de 30 anos de experiência, traz a Ks4202i, uma esteira ergométrica que certamente briga para ser a melhor esteira ergométrica elétrica do mercado. 

Produzido em aço e carbono, o modelo oferece diversas funções e diferenciais para o usuário. Começando pelo amortecimento, a Ks4202i tem 8 pontos de absorção de impacto, mas não para por aí. A esteira tem inclinação eletrônica de até 20%, display LCD de fácil visualização, sensor cardíaco Hand Grip, dois porta-objetos e diversos programas de treinos predefinidos. 

Indicada para casas, condomínios e até academias de alta performance, o aparelho ainda é fabricado em estrutura dobrável, o que facilita o transporte e armazenamento pelo usuário ou empresa.  

Peso Suportado: Máximo 140kg Dimensões da Lona: 48 x 135cm
Velocidade Máxima: 20km/h Inclinação: 0 a 20%
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 12
Confira o Preço

2. Esteira Ergométrica EVO 3800 – Evolution Fitness (Melhor Esteira Ergométrica Para Corrida)

O segundo nome da lista também tem nível profissional, e é outro que impressiona na quantidade de recursos oferecidos. A EVO 3800, da Evolution Fitness, outro grande nome do segmento, é muito bem avaliada pelos usuários não só pela qualidade, mas também pela facilidade de utilização e armazenamento. 

E qualidade não falta: são 8 pontos de absorção de impacto, 12 programas de treino predefinidos, até 15% de inclinação, estrutura dobrável, entrada para MP3/USB, além de um display de LCD que informa o gasto calórico, frequência cardíaca, distância, tempo, velocidade e gordura corporal.   

Recomendada para o uso profissional e doméstico, a esteira ergométrica EVO3800 ainda vem com chave de segurança, roda de movimento Omni 360° kit de chaves para regulagem e lubrificante próprio. 

Peso Suportado: Máximo 140kg Dimensões da Lona: 48 x 135cm
Velocidade Máxima: 20km/h Inclinação: 0 a 15%
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 12
Confira o Preço

3. Esteira Ergométrica R5I – Movement (Com Recursos Completos Para Performance)

Quem faz academia, certamente já conhece a marca Movement. É uma das maiores do Brasil no mercado fitness, com mais de 30 anos de experiência em aparelhos de ginástica. Um estudo feito pela própria empresa atesta que praticamente metade das academias brasileiras tem pelo menos um equipamento da Movement. Não duvidamos! 

O R5I vem para concorrer com os modelos já apresentados, pois se trata de um modelo profissional de qualidade. A maior diferença fica nos amortecedores, que ao invés de pontos de amortecimento, tem coxins elásticos na plataforma. As demais funções são bem parecidas com as já apresentadas, entregando praticidade, facilidade e comodidade, mas uma coisa que impressiona é a quantidade de treinos predefinidos: 36! 

Este modelo da Movement também é produzido em estrutura dobrável e traz inclinação eletrônica de até 12%, sensores de palma de mão para monitoramento cardíaco (Hand Grip), corrimão alongado, amplo porta-objetos e display em LDC (que além dos dados do coração, informa a velocidade, distância, inclinação, cronômetro e gasto calórico) de fácil operação e leitura. 

Peso Suportado: Máximo 120kg Dimensões da Lona: 47 x 135cm
Velocidade Máxima: 16km/h Inclinação: 12%
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 36
Confira o Preço

4. Esteira Ergométrica Compacta R4 – Movement (Melhor Esteira Ergométrica Semi Profissional)

A primeira esteira ergométrica semiprofissional da lista também é a da Movement, a “queridinha” das academias do Brasil. E o destaque fica em um display em LCD de 5” completo, que informa a velocidade, tempo, distância, gasto calórico e monitoramento cardíaco. 

E além do display, que mostra tudo isso e controla os exercícios com fácil operação e visualização, a esteira ergométrica R4, da Movement, ainda vem com sistema de amortecimento de 6 amortecedores, inclinação manual em 2 níveis, chave de segurança, corrimão com tecnologia Fast Track, que garante conforto e segurança, além de porta-objetos e rodas para facilitar o transporte. É legal lembrar que este modelo também tem 36 programas de treinos predefinidos. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, arrependimentos. Mas só por não terem comprado antes. São muitos elogios para a praticidade, desempenho, estrutura compacta (dobrável) e resistência do produto. Na opinião deles, a esteira ergométrica R4 briga para ser a melhor esteira ergométrica para residência do mercado. Vale a atenção ao modelo pelo preço um pouco mais em conta em relação às outras. 

Peso Suportado: Máximo 110kg Dimensões da Lona: 44 x 125cm
Velocidade Máxima: 14km/h Inclinação: 2 níveis
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 36
Confira o Preço

5. Esteira Ergométrica GT 1000 – Genis (Melhor Esteira Ergométrica Dobrável)

A Genis é outra marca que tem bastante experiência. São quase 20 anos no segmento fitness e aparelhos de ginástica que contribuíram para o desenvolvimento do GT 1000, um modelo bem equipado, mas com um valor um pouco mais barato que os anteriores. 

Trata-se de outro modelo semiprofissional, que só perde na falta de inclinação, mas que compensa não só no preço, mas também nas funcionalidades. São 12 programas de treino predefinidos e 3 programas personalizáveis em um painel com membrana capacitiva. Além disso, o modelo ainda apresenta sistema de amortecimento com 6 pontos de absorção de impacto, monitoramento cardíaco, cálculo de gasto calórico e sensor de desligamento automático.  

Nos comentários dos usuários, elogios para a potência do motor, resistência do produto, facilidade na operação e até para o atendimento do SAC do fabricante, mas não precisa se preocupar, não foi por causa de um defeito e sim, um erro na entrega.  

Peso Suportado: Máximo 120kg Dimensões da Lona: 45 x 133cm
Velocidade Máxima: 16km/h Inclinação: Não
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 15
Confira o Preço

6. Esteira Ergométrica E800Ix – Kikos (Esteira Para Uso Doméstico Com Monitoramento Cardíaco)

Agora, de volta à marca Kikos, um modelo mais simples. Esta esteira ergométrica, classificada na categoria doméstica tem funções básicas, mas que entregam qualidade, durabilidade e contribuem para um preço mais acessível. O que a coloca como candidata a melhor esteira ergométrica para apartamento do mercado. 

A E800Ix é indicada para quem quer cuidar da saúde no conforto da casa ou apartamento, pois promete – e entrega – simplicidade e eficiência. Compacta e dobrável, a esteira tem velocidade de até 12km/h, inclinação manual de três níveis, display LCD, tecnologia Hand Grip (que monitora o coração através da pulsação palma da mão) e 5 programas de treino predefinidos. 

Os poucos comentários encontrados sobre o produto comprovam a fama que o produto tem de ser simples e prático para a residência: “atende as necessidades domésticas”. 

Peso Suportado: Máximo 120kg Dimensões da Lona: 40 x 120cm
Velocidade Máxima: 12km/h Inclinação: 3 níveis
Amortecimento: Não Programas Pré-Definidos: 5
Confira o Preço

7. Esteira Ergométrica E500I – Kikos (Melhor Esteira Ergométrica Custo Benefício)

Este outro modelo da Kikos também busca uma boa relação custo benefício, pois une qualidade e funcionalidades, dentro de um preço ainda mais acessível. A E500I também entra na classificação doméstica e é indicada para treinos mais leves, recuperações físicas e idosos. 

O display em LCD azul traz informações sobre tempo, velocidade, distância, gasto calórico e um suporte para a chave de segurança, que é conectada ao usuário e desliga a máquina em caso de queda ou qualquer outro problema. A estrutura é dobrável, possui 2 porta-objetos e 3 programas de treino predefinidos. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, a maioria recomenda o produto para uso doméstico, com muitos elogios às diversas velocidades e ao formato compacto. Considerando não se tratar de uma esteira ergométrica profissional, o modelo, definitivamente, chama a atenção.  

Peso Suportado: Máximo 100kg Dimensões da Lona: 33 x 105cm
Velocidade Máxima: 10km/h Inclinação: Não
Amortecimento: Não Programas Pré-Definidos: 3
Confira o Preço

8. Esteira Ergométrica EX300 – Weslo (Resistência e Funcionalidade Por Baixo Custo)

Também na linha do custo benefício, a esteira ergométrica EX300 é a única representante da Weslo na lista, mas este sobrenome é forte, a Weslo é do grupo ICON Health & Fitness, uma multinacional americana gigante do segmento de aparelhos para a saúde física e ginástica. 

A esteira ergométrica EX300 tem 3 níveis de inclinação, velocidade máxima de 13km/h e nove programas de treino predefinidos. Produzida em aço e carbono, é recomendada para treinos leves, ganho de condicionamento físico e emagrecimento. 

Peso Suportado: Máximo 120kg Dimensões da Lona: 40 x 133cm
Velocidade Máxima: 13km/h Inclinação: 3 níveis
Amortecimento: Não Programas Pré-Definidos: 9
Confira o Preço

9. Esteira Ergométrica Dobrável GT 500 – Genis (Melhor Esteira Ergométrica Doméstica)

Moderna, leve, compacta, e fácil de usar, a esteira ergométrica GT500, da Genis, também é uma das campeãs em elogios pelos usuários, que ressaltam a praticidade, eficiência e até aparência do produto. Se você queria saber qual é a melhor esteira ergométrica residencial do mercado, fique de olho nessa! Trata-se de uma grande candidata.  

O modelo conta com um painel de fácil visualização, onde quem está treinando pode conferir velocidade, tempo, distância, gasto calórico e até frequência cardíaca – através de sensores nas laterais. Além disso, a GT500 ainda oferece 3 níveis de inclinação manual, 12 programas de treino predefinidos e 6 amortecedores que distribuem e suavizam o impacto da passada. Tudo em uma estrutura dobrável e design moderno. 

Peso Suportado: Máximo 100kg Dimensões da Lona: 35 x 110cm
Velocidade Máxima: 10km/h Inclinação: 3 níveis
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 12
Confira o Preço

10. Esteira Eletrônica DR 2110 – Dream Fitness (Melhor Esteira Ergométrica Barata)

E para finalizar, o melhor preço de esteira ergométrica da lista. A DR2110, da Dream Fitness, é realmente a mais barata, mas não por isso oferece menos recursos. O modelo é bem completo, e por também ser leve e compacto, é altamente indicado para casas e apartamentos, assim como para iniciantes e idosos. 

Sistema de amortecimento? Sim. Inclinação? Sim, manual, 3 níveis. Dobrável, sim. Monitoramento cardíaco? Sim, através da tecnologia Hand Grip. Monitor? Sim, que mostra não só os batimentos cardíacos como também a velocidade, a distância, o tempo e os gastos calóricos. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, uma mistura de reclamação sobre fragilidade, com elogios sobre eficiência. Talvez a fragilidade explique o menor preço, mas a quantidade de recursos e funções é realmente impressionante diante do valor. Vale conferir! 

Peso Suportado: Máximo 120kg Dimensões da Lona: 40 x 109cm
Velocidade Máxima: 13km/h Inclinação: 3 níveis
Amortecimento: Sim Programas Pré-Definidos: 4
Confira o Preço
Tipos de Esteiras Ergométricas  

Existem três grandes classes de esteiras ergométricas, normalmente diferenciadas por funcionalidades, potência e, claro, preço. 

  • Residencial: A esteira ergométrica residencial é a mais básica, geralmente indicada para quem quer cuidar da saúde no conforto de casa ou idosos. São poucas funções extras, funcionamento descomplicado e não tem conectividade. 

  • Semi Profissional: É legal lembrar que, cada categoria de esteira ergométrica faz tudo que a anterior faz, com maestria. O conceito de esteira semiprofissional é justamente por estar no meio do caminho entre um aparelho doméstico, de treino leve, e um aparelho profissional, repleto de funções e níveis de intensidade. São as mais indicadas para reabilitações e tratamentos de lesões. 

  • Profissional: A esteira ergométrica profissional, para não sobrar dúvida, é aquela da academia. Elas são indicadas para atletas ou usuários que realizam treinos mais intensos, por normalmente disponibilizarem variados tipos de treinos e velocidades, bem como a função inclinação. As mais modernas ainda oferecem conectividade com smartphones.  

Manutenção e Cuidados Com Sua Esteira Ergométrica  

Neste momento do artigo você já deve estar “namorando” algum modelo da lista. Mas você já se perguntou como fazer manutenção na esteira ergométrica? Se sim, aqui vai um mini tutorial interessante. Se não, também! 

  1. Mantenha sua esteira ergométrica em uma superfície plana. Uma plataforma nivelada ajuda a reduzir a fricção e a manter a correia alinhada. 

  2. Se possível, coloque um tapete embaixo da esteira. Além de proteger o aparelho do acúmulo de pó e o piso, o tapete tem a função de reduzir o barulho e as vibrações. 

  3. Passe um pano úmido após cada uso. A esteira, assim como as manoplas e o painel, acaba retendo um pouco de suor, o que pode corroer o equipamento com o tempo. 

  4. Além do pano, passe um aspirador nos cantos uma vez por semana. Outro cuidado é passar aspirador nas engrenagens, uma vez por mês. Normalmente, o acesso é simples, através de uma tampa no início da esteira. 

  5. Lubrifique o deck. A maioria das esteiras ergométricas tem porcas nas extremidades que afrouxam ou apertam a esteira em cima do deck. A recomendação é que a cada 250km percorridos, a esteira seja levantada e o deck seja lubrificado. O manual do fabricante pode ajudar nesta tarefa. 

Dúvidas Frequentes Sobre Esteiras Ergométricas

Esteira Ergométrica, Mecânica ou Elétrica, qual a melhor opção? 

As esteiras ergométricas têm dois tipos de tração. Elétrica, aquela que move a esteira através da energia, exigindo que o usuário acompanhe o ritmo, e mecânica, aquela onde o usuário é que dá a tração da esteira, conforme caminha ou corre sobre ela. 

Não existe uma definição de qual é o melhor aparelho, essa decisão fica pela percepção do usuário.

Uma coisa é certa, para aqueles que preferem a sensação de correr na rua, a esteira ergométrica mecânica é a que mais se aproxima disso, até pela base curvada que reproduz melhor os passos naturais. Os modelos elétricos são mais fáceis e tecnológicos. 

que é melhor Esteira ou Bicicleta Ergométrica?  

Depende do tipo de exercício que o usuário busca, bem como suas limitações físicas. Os dois aparelhos têm como função a simulação de atividades físicas, sem deslocamento. Mas os exercícios são bem diferentes. 

A escolha do melhor vai depender da condição dos joelhos do usuário, se houver restrições quanto ao impacto, a esteira é mais prejudicial, pois oferece maior impacto.

Se houver algum problema com a mobilidade do joelho, a bicicleta seria mais prejudicial, pois não há impacto, mas o movimento é mais amplo e exige mobilidade. Sem implicações aos joelhos, a escolha fica na preferência entre pedalar ou correr. 

Qual é a melhor marca de Esteira Ergométrica? 

É difícil chegar a um consenso sobre a melhor marca de esteira ergométrica, mas temos algumas candidatas. Antes de qualquer coisa, é importante dizer que existem diversas marcas de esteiras ergométricas, e todas parecem entregar bastante qualidade nos treinos, conforme foi visto na nossa lista. 

Mas se for para destacar alguma marca, duas mereceriam o destaque: a Kikos e a Genis. Ambas possuem uma vasta experiência no mercado de aparelhos de ginástica e apresentam variados modelos de esteiras ergométricas, indicados para variados tipos de pessoas e treinos.

Pela diversidade de opções e tempo de mercado, portanto, elegemos as duas como as melhores.