Os 10 Melhores Colchões de 2022

Procurando pelo Melhor Colchão? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Colchões do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Somente sobre os benefícios de uma boa noite de sono, seria possível fazer outro artigo inteiro! Uma noite bem dormida melhora o raciocínio, renova a memória, reforça o sistema imunológico, controla o apetite e ainda reduz o estresse através da menor produção de cortisol e adrenalina durante o sono.  E isso é só o começo, mas estamos aqui para falar não do sono exatamente, mas sobre onde ele acontece. 

Os colchões são os principais responsáveis pela qualidade do sono, além do conforto, eles oferecem firmeza, maciez, estabilidade, durabilidade e diversos outros recursos importantes para garantir belos sonhos. Alguns ainda oferecem funções ortopédicas e até massagem, para cuidar não somente da cabeça, mas também da coluna vertebral e do corpo inteiro.  

Tem muito para aprender antes de comprar, mas com este artigo completo, vamos ajudar você a descobrir qual é o melhor modelo para você, o melhor tipo de colchão para casal, o melhor para solteiro, os principais tipos de colchão, os materiais, tamanhos, marcas, modelos, tudo! Além disso, ainda vamos trazer dicas, informações, cuidados e também vamos responder as principais dúvidas.

1. Colchão Tecnologia Alemã - EmmaColchão Melhor AvaliadoVer Preço
2. Colchão Látex Premium Para Todo Biótipo - ZipflexMelhor Colchão Com Látex NaturalVer Preço
3. Colchão Essential Viscoelástico Nasa – EmmaMelhor Colchão de Espuma ViscoelásticaVer Preço
4. Colchão Molas Silver Star Air Pocket – CastorMelhor Colchão de Molas EnsacadasVer Preço
5. Colchão Freedom – OrtobomMelhor Colchão de Molas Custo BenefícioVer Preço
6. Colchão Bamboo - BF ColchõesRevestido Com Tecido De Fibras Naturais de BambooVer Preço
7. Colchão Magnético Slim Com Massageador - AllmagMelhor Colchão MassageadorVer Preço
8. Colchão Espuma Viscoelástica Nasa Ortopédico - BF ColchõesColchão Ortopédico Com Molas Ensacadas e Espuma ViscoelásticaVer Preço
9. Colchão Ortopédico Extra Firme - BF ColchõesMelhor Colchão Ortopédico Sem MolasVer Preço
10. Colchão Light – OrtobomOpção de Qualidade Com Baixo CustoVer Preço

Como Escolher o Melhor Colchão  

É preciso entender muita coisa antes de definir qual é o melhor colchão para dormir bem de verdade. E por isso, antes de explorar os modelos, vamos trazer as principais dicas para ficar de olho na hora de escolher. 

  • Escolha a Densidade de Acordo com Sua Principal Posição de Dormir  

Na hora de dormir, todos nós temos nossas manias. Tem gente que só pega no sono de lado ou de bruços, tem gente que dorme como um personagem da Disney, e tem gente que passa pelas três fases durante a noite! O ponto é que existem colchões melhores para cada posição, e vamos explicar cada uma, rapidinho. 

– Dormir de Costas: De costas ou de barriga para cima, esta posição é a que mais oferece risco de ronco, dificuldade de respiração e até falta de ar, portanto, o colchão deve ser feito, preferencialmente, de molas ensacadas individualmente e/ou espumas ortopédicas, para distribuir melhor o peso da coluna e aliviar os pontos de pressão.  

– Dormir de Lado: A posição lateral para dormir é a que oferece o menor contato do corpo com o colchão, concentrando todo o peso em cima do ombro, quadril e da parte lateral do tórax. Isso causa uma distribuição de peso concentrada em apenas uma faixa do colchão. A dica aqui é procurar um colchão de células abertas, bem firme e consistente, de modo a oferecer menos movimento e mais estabilidade ao sono. 

– Dormir de Bruços: Vale lembrar que não existe um tipo de colchão específico para quem dorme de bruços, pois dormir de bruços não é a posição mais indicada, pelos riscos à região lombar que uma coluna nivelada por oferecer. Mas quem está escrevendo este artigo, por exemplo, como muita gente, só dorme assim. Se você não consegue mudar este hábito, a ideia é tentar optar por colchões de molas ensacadas individualmente, e principalmente por travesseiros baixos. Na verdade, o ideal é sem travesseiro! Farei o teste. 

OBS: A densidade normalmente respeita uma tabela baseada no peso e altura da pessoa, mas não podemos negar que quanto maior a densidade, melhor o desempenho do colchão. As densidades certificadas pelo Inmetro são: D18, D20, D23, D26, D28, D33, D40 e D45. 

  • Conheça os Materiais Mais Usados  

Com a posição de sono preferida na cabeça, agora vamos conhecer os principais materiais usados na fabricação de colchões: 

– Poliuretano: Colchões com espuma de poliuretano são desenvolvidos com lâminas de densidades diferentes, para se adequar a diversos tipos de biótipo (características físicas de um grupo de indivíduos). 

– Espuma Viscoelástica (NASA): Também conhecida como espuma da NASA, esta espuma é termo-inteligente, sendo capaz de se adaptar para compensar o calor e o peso do nosso corpo em repouso. É como se o colchão se moldasse ao corpo e temperatura de quem dorme ali. 

– Látex Sintético ou Natural: Flexível e adaptável, os colchões em látex são aqueles onde o movimento da outra pessoa é quase imperceptível. Além da estabilidade, sua espuma vazada permite uma circulação de ar maior e assim, uma temperatura mais estável.  

– Diferentes Tipos de Molas: Molas ensacadas individualmente também oferecem grande estabilidade aos movimentos de outros e ainda acomodam melhor a distribuição do peso de cada um, dando a pressão necessária para cada região do corpo. Molas do tipo Bonnel são reforçadas com fio de aço e costumam oferecer a melhor relação custo benefício para o consumidor, modelos Verticoil são como Bonnel, mas oferecem mais molas por metro quadrado. Ainda existe o molejo de fio contínuo, construído com molas contínuas, e não entrelaçadas, a durabilidade é boa, o peso é bem distribuído, mas o movimento não é individualizado.  

  • Pillow Top Removível: Conheça Suas Vantagens  

A tecnologia Pillow Top é uma camada superior extra do colchão, que tem o papel não só de proteger o colchão, mas também de oferecer mais firmeza, estabilidade, conforto e maciez ao deitar. 

O fato de ser removível ajuda principalmente na manutenção. Tirar apenas o Pillow Top (que é a parte que deitamos, de fato, no colchão) para arejar ou lavar conforme as recomendações do fabricante, ajuda muito. Normalmente o Pillow Top é antibacteriano e antialérgico, mas um cuidado regular e um solzinho só vão melhorar, não é mesmo? 

  • Modelos Ortopédicos Oferecem Benefícios Para Dores Nas Costas  

Os colchões com função ortopédica normalmente possuem uma estrutura de madeira revestida por espuma que faz com que a coluna permaneça reta durante a noite, aliviando os principais pontos de tensão. 

Os modelos de colchões ortopédicos não só reduzem o desconforto e as dores nas costas, como também preservam a posição da coluna para evitar lesões futuras e conservar o funcionamento das articulações.  


Os 10 Melhores Colchões de 2022  

Chega de papo técnico, agora é a hora de explorar as diferentes propostas, modelos e marcas que farão você dormir melhor que um bebê!  


1. Colchão Tecnologia Alemã – Emma (Colchão Melhor Avaliado)

Para começar, vamos com um modelo que é considerado o melhor colchão do mundo por muita gente. A começar pela marca, a Emma, uma multinacional alemã, extremamente conhecida e respeitada na Europa, que vem ampliando suas fronteiras e chegou no Brasil. Propagandas na TV não faltam! A Emma tem tanta consciência de sua qualidade de sempre, que oferece noites de teste (100 para este modelo) e anos de garantia (10 para este modelo). 

O colchão mais premiado e vendido na Europa exige um investimento um pouco mais alto, é verdade, mas a tecnologia é forte e, inclusive, também o coloca como melhor colchão para coluna do mercado. 

De baixo para cima além da base: espuma de suporte que contribui para o alinhamento da coluna, espuma viscoelástica para bloquear os movimentos, espuma Airgocell que permite máxima circulação de ar e por fim, uma capa protetora, termorreguladora, antiderrapante e também respirável. Ufa! 

Com entrega e devolução gratuitas para todo o Brasil, não poderia ser diferente, quase todo mundo gostou. Entre um ou outro cliente que não conseguiu se adaptar ao colchão, as principais positividades nas avaliações são em relação ao movimento imperceptível, espuma de qualidade, resistência e até beleza. Tem gente que nem terminou os 100 dias de teste e já sabe que não vai devolver! 

Estrutura: Espuma 4 camadas Espuma: Viscoelástica
Peso Suportado: Não informado Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Solteiro Especial, Casal, Queen, King
Confira o Preço

2. Colchão Látex Premium Para Todo Biótipo – Zipflex (Melhor Colchão Com Látex Natural)

O segundo modelo da nossa lista, que não tem ordem, é visto como o melhor colchão látex do mercado e é apresentado pela Zipflex, empresa brasileira com mais de 50 anos de experiência no mercado de colchões. Ele também pode ser considerado o melhor colchão de casal na questão do transporte, pois é embalado à vácuo, facilitando bastante o deslocamento, que é um problema para muitos colchões. 

Ideal para todos os tipos físicos, este colchão tem três camadas: a base, com espuma de alta resiliência, uma camada de molas ensacadas individualmente que se adaptam perfeitamente aos movimentos, e o topo, feito em látex para proporcionar conforto e boa ventilação. O tampo ainda é produzido em malha belga, antiácaro e antialérgica, que garante um toque ultramacio e contribui para uma noite bem dormida.  

Estrutura: Molas ensacadas Espuma: Látex natural
Peso Suportado: Até 150kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Casal, Queen, King
Confira o Preço

3. Colchão Essential Viscoelástico Nasa – Emma (Melhor Colchão de Espuma Viscoelástica)

Se você pensou que a Emma só teria um candidato a melhor colchão do mercado, pensou errado. Só na nossa lista são dois, e este segundo tem uma proposta bem diferente em relação ao primeiro, e bem mais barata. Isso mostra que a Emma atende desde o mercado de luxo, até o mercado “da vida real”. 

O colchão da vez tem duas camadas de espuma viscoelástica (aquela da NASA) que se adaptam conforme o contorno do pescoço e ombros, bem como ao peso do corpo, garantindo boa distribuição de pressão. Vale lembrar que são cinco anos de garantia, 100 noites de teste, além de entrega e devolução gratuita em todo o Brasil. 

Considerado por muita gente como o melhor colchão até 2000 reais disponível, este modelo ganha muitos elogios na parte da firmeza e maciez na medida certa, bem como na facilidade de manutenção, pelo fato de a capa poder ser lavada. Diante de um preço mais acessível, muita gente teve as expectativas superadas. Mesmo quem demorou para se acostumar com um colchão mais baixo, hoje recomenda muito e até alega menos dores. 

Estrutura: Espuma 2 camadas Espuma: Viscoelástica
Peso Suportado: Até 130kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Casal, Queen, King
Confira o Preço

4. Colchão Molas Silver Star Air Pocket – Castor (Melhor Colchão de Molas Ensacadas)

Para sair um pouco dos modelos para duas pessoas, vamos trazer aquele que é considerado o melhor colchão solteiro do mercado. A marca é uma velha conhecida dos brasileiros, a paulista Castor, que completa 60 anos de experiência no segmento neste ano e já é sinônimo de qualidade e durabilidade no mercado de colchões. 

O melhor colchão castor para solteiros tem tecnologia suíça Pocket System, que utiliza mais molas ensacadas individualmente por metro quadrado de modo a garantir maior firmeza anatômica e adaptabilidade aos movimentos, bem como uma maior durabilidade. A área de repouso (que é bilateral) é produzida com espuma de qualidade, com certificado Pró-Espuma e as laterais possuem malha de Aria 3D, para favorecer a ventilação constante. 

Estrutura: Molas ensacadas Espuma: Poliuretano
Peso Suportado: Até 150kg Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Casal, Queen, King
Confira o Preço

5. Colchão Freedom – Ortobom (Melhor Colchão de Molas Custo Benefício)

Velha concorrente da marca anterior, a também paulista e também tradicional Ortobom é quem apresenta o melhor colchão de mola no quesito custo benefício do mercado. Diante de um preço relativamente acessível, este colchão é um modelo bem completo, durável e resistente. 

Na briga para ser o melhor colchão Ortobom, o Freedom é feito de molas Superpocket (ensacadas individualmente) que isolam movimentos e mantém a superfície estável. Sua espuma é viscoelástica, que se adapta ao peso e temperatura do corpo e seu tecido é feito em malha hipersoft com elastano, garantindo um toque macio e suave. Suas laterais têm respiros que favorecem a circulação do ar e a tecnologia No Turn evita a necessidade de virar o colchão. 

Além disso, o Freedom recebe um tratamento inovador chamado Evo Care Vital, um composto de óleos e vitaminas que contribuem para retardar o envelhecimento precoce da pele – vale lembrar que funciona mesmo usando lençol, pois as fibras são capazes de absorver os agentes aplicados.  

Estrutura: Molas ensacadas Espuma: Viscoelástica
Peso Suportado: Até 150kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Solteirão, Casal, Queen, King 
Confira o Preço

6. Colchão Bamboo – BF Colchões (Revestido Com Tecido De Fibras Naturais de Bamboo)

Também na disputa para ser o melhor colchão custo benefício do mercado, este modelo é apresentado pela BF Colchões, uma empresa brasileira com mais de 50 anos de experiência no segmento de produtos para o sono que entrega muita qualidade e tecnologia em praticamente todo o território nacional. 

Visto como o Melhor colchão King em relação ao preço, este modelo tem estrutura feita em molas ensacadas individualmente, espuma AG 80, tecido em poliéster com viscose de bambu, costura e bordado reforçados com tratamento antimicrobiano, além de base antiderrapante. 

Nas poucas avaliações encontradas, clientes satisfeitos e objetivos que fizeram elogios gerais ao desempenho, maciez e relação custo benefício, e clientes que ainda se encontram em fase de adaptação e consideram o colchão duro demais. Em quase todos os casos, a aparência também foi destacada.  

Estrutura: Molas ensacadas Espuma: Poliuretano
Peso Suportado: Até 100kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Solteirão, Casal, Queen, King
Confira o Preço

7. Colchão Magnético Slim Com Massageador – Allmag (Melhor Colchão Massageador)

Para quem ainda não decidiu se é melhor colchão duro ou mole, este modelo pode ajudar bastante, pois a proposta é justamente ficar no meio do caminho. Nem duro, nem mole, apenas Allmag. Essa é a proposta da empresa curitibana que é relativamente nova no mercado, mas que tem uma especialidade interessante: colchões magnéticos. 

O melhor colchão magnético do mercado, além de ter um perfilado Rabatan de alta tecnologia, espuma amortecedora, tecido antialérgico, antiácaro e antigermes em malha Aloe Vera, laterais em malha Suede, pastilhas magnéticas e pastilha de infravermelho, vem com Kit Massageador com 8 motores e 15 programas ajustáveis via controle remoto. 

Nas avaliações, um usuário disse só não dar sete estrelas porque o limite é cinco. Gostamos!  Além desse comentário, outras frases como “A+++”, “super confortável” e “gostei muito do massageador” confirmam a boa aceitação de quem dorme toda noite. 

Estrutura: Espuma 2 camadas Espuma: Poliuretano
Peso Suportado: Até 125kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Casal
Confira o Preço

8. Colchão Espuma Viscoelástica Nasa Ortopédico – BF Colchões (Colchão Ortopédico Com Molas Ensacadas e Espuma Viscoelástica)

Agora um modelo bem focado na coluna, inclusive considerado o melhor colchão para dor nas costas pela função ortopédica e espuma da NASA aplicadas na estrutura. Elogios à firmeza, durabilidade, conforto e manutenção da estabilidade da coluna são facilmente encontrados nos comentários. Trata-se de um colchão recomendado por quem sofre com as dores lombares. 

O melhor colchão firme para a coluna, além de apresentar a função ortopédica e a espuma viscoelástica no Pillow Top, também tem molas ensacadas individualmente (daquelas que um não percebe a movimentação do outro na cama), tecido premium antialérgico, antifungo e antiácaro, costura reforçada, bordado Matelassê, bem como todos os certificados de qualidade Pró-Molas, Pró-Espuma, inmetro e INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso). O colchão ainda conta com tecnologia Poly Board, uma espuma lateral que proporciona maior durabilidade e tem toque suave supermacio.  

Estrutura: Molas ensacadas Espuma: Viscoelástica
Peso Suportado: Até 100kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Solteirão, Casal, Queen, King
Confira o Preço

9. Colchão Ortopédico Extra Firme – BF Colchões (Melhor Colchão Ortopédico Sem Molas)

Outro colchão da BF Colchões, outro que busca ser o melhor colchão para quem tem problema de coluna. A função ortopédica é mantida neste modelo, e visa garantir o nível de sustentação e posição ideais para a coluna. Sua estrutura e composição são especificamente projetadas para manter a coluna vertebral no posicionamento que oferece menos risco de lesões ou pressões. 

Considerado o melhor colchão Queen no quesito custo benefício, este modelo apresenta alta durabilidade, matéria prima premium, tecido bordado com fibras de poliéster, tecnologia dupla-face (que permite a utilização dos dois lados), além de entrega segura e rápida. Ele não tem molas, o material do centro é EPS, ou poliestireno expandido, que oferece durabilidade e firmeza ao colchão.  

Nas avaliações deixadas por quem já dormiu com este colchão, praticamente só elogios! Tirando uma avaliação em que a reclamação é em relação é entrega, e não ao produto, os elogios vão principalmente para a leveza, resistência, firmeza, função ortopédica e claro, para a relação custo benefício apresentada. Algumas frases merecem ser destacadas, como “show de colchão”, “excelente” e “surpreendeu minha expectativa”.  

Estrutura: Espuma Espuma: Poliestireno expandido
Peso Suportado: Até 120kg por pessoa Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Casal, Queen, King
Confira o Preço

10. Colchão Light – Ortobom (Opção de Qualidade Com Baixo Custo)

O último modelo da nossa lista é um modelo que é visto como o melhor colchão barato para solteiros do mercado. A proposta é bem simples e básica, mas sem deixar o conforto e a alta tecnologia da Ortobom de lado. O melhor colchão do Brasil para solteiros no quesito custo benefício apresenta resistência, durabilidade e conforto. 

Indicado para pessoas com até 100kg, ele é composto por espuma pró aditivada de alto desempenho, que proporciona um sono com melhor sustentação e estabilidade. A superfície é bordada em Matelassê e seu revestimento é em Viscopoli com tratamento antiácaro e antialérgico.  

Nos comentários dos usuários, ótimas notícias. Parece que se trata de um ótimo colchão, mesmo. Tem gente que já está na terceira unidade, cada uma de uma época, e todas estão firmes e conservadas. Alguns usuários mais empolgados declararam frases como “simplesmente maravilhoso” ou “amei o produto”, enquanto outros mais realistas o avaliam como um “colchão de espuma comum, mas com bom acabamento, boa resistência e espessura”. 

Estrutura: Espuma Espuma: Poliuretano
Peso Suportado: Até 100kg Tamanhos Disponíveis: Solteiro, Casal e Queen
Confira o Preço

Como Conservar o Colchão Limpo de Maneira Fácil  

Aqui vamos trazer um pequeno passo a passo para orientar você na parte da conservação do seu colchão: 

  1. Lave as roupas de cama com regularidade; 

  2. Se possível, uma vez por dia, permita que o colchão respire livremente ou apanhe um pouco de sol; 

  3. Controle a umidade do ambiente; 

  4. Aspire pelo menos uma vez por semana; 

  5. Gire e vire seu colchão conforme recomendação do fabricante (normalmente uma ou duas vezes por mês). 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE COLCHÕES  

Quanto tempo deve durar um Colchão?

Depende do tipo. Em média, um colchão de molas dura de sete a dez anos, considerando uma utilização normal. Já um colchão de espuma tem a tendência de durar um pouco menos, devendo ser trocado normalmente após cerca de cinco a oito anos de uso.

O que é melhor: Colchão de Molas ou Espuma?

Para quem quer saber qual melhor colchão espuma ou molas ensacadas, a resposta é simples: depende! O colchão de espuma costuma ser mais firme que o de mola, sendo mais indicado para pessoas com problema na coluna pela resposta às pressões exercidas pelo corpo durante a noite. 

Os colchões de molas apresentam maior durabilidade, por não se deformarem diante do peso do corpo, e maior conforto, pela maior adaptabilidade as movimentações do sono. É uma questão de preferência e condições físicas, mesmo. Os dois modelos têm suas vantagens. 

Quanto custa um bom Colchão? 

Também depende. Os modelos mais baratos e ainda confiáveis (bem avaliados, certificados pelo Inmetro e de marcas reconhecidas) custam normalmente perto de mil reais, para mais ou para menos.  

Já os modelos mais caros quase não têm limite de preço, tem de tudo e o preço avança conforme os recursos apresentados. Na nossa lista tem modelos de quatro mil e até sete mil, mas dá para ir mais longe. Como dissemos, não há limite de preço. Um colchão pode ser um artigo de muito luxo.