As 10 Melhores Extratoras de 2022

Procurando pela Melhor Extratora para limpeza pesada? Confira nosso guia de compras com as Melhores Extratoras do Mercado e entenda qual é a melhor para você!

Novo ano, nova vida. Muita gente aproveita essa época para fazer grandes limpezas. Sejam elas espirituais, alimentícias ou mentais. Mas a verdade é que a limpeza verdadeira, da sujeira da casa, mesmo, não espera o ritual de ninguém.  E a sujeira das festas de fim do ano pode ficar bem “grossa”.  

Quem pode ajudar nessa hora, e no resto do ano inteiro, é uma potente extratora. Para quem não sabe o que é, trata-se de uma evolução do aspirador, um aparelho de limpeza profissional, ideal para pisos, carpetes, tapetes e estofados.

A extratora é, de fato, quem faz o trabalho pesado! Vale o investimento para quem trabalha ou lida com isso. E para ajudar você na escolha da extratora mais adequada para o seu dia-a-dia, preparamos um artigo completo, com tudo que você precisa saber sobre extratoras de sujeira. 

1. Extratora Carpet Cleaner Pro 30 – WapMelhor Extratora ProfissionalVer Preço
2. Extratora Carpet Cleaner – WapMelhor Extratora Para Limpeza GeralVer Preço
3. Extratora Home Cleaner - WapMelhor Extratora Custo BenefícioVer Preço
4. Extratora Multi Cleaner - WapMelhor Extratora e Aspirador de PóVer Preço
5. Extratora SE4001 - KarcherBoa Qualidade de Confecção e Desempenho Para Limpeza GeralVer Preço
6. Extratora Lavaclean - IPCOpção Potente Com Acessórios Para Limpezas DiversasVer Preço
7. Extratora e Higienizadora Vertical Confort Cleaner Pro – WapMelhor Extratora Residencial VerticalVer Preço
8. Extratora e Higienizadora Vertical Power Cleaner Pro – WapBoa Opção Vertical Para Limpeza DomésticaVer Preço
9. Extratora Limpadora de Piso Vertical Floor Cleaner Mob – WapMelhor Extratora Sem Fio Para Limpar ChãoVer Preço
10. Extratora de Sujeira Portátil Pet Cleaner Mob - WapMelhor Extratora Para Limpezas PontuaisVer Preço

Como Escolher a Melhor Extratora  

A melhor extratora de sujeira pode variar de acordo com a necessidade do usuário. E para orientar você nessa parte, vamos trazer algumas dicas importantes para a hora da pesquisa: 

  • Modelo Tradicional ou Vertical  

O modelo tradicional normalmente é maior e mais completo, oferecendo mais recursos de limpeza e extração do que os modelos verticais. O preço também compensa, pois as extratoras tradicionais tendem a ser um pouco mais caras do que as verticais. Ainda assim, vale dizer que é possível encontrar alguns exemplares com preço de vertical. 

A vantagem dos modelos verticais é principalmente a portabilidade. As extratoras de sujeira verticais são mais fáceis de manusear, transportar e inclusive guardar. Vale entender a necessidade do ambiente a ser limpo, para avaliar se é o caso de uma extratora tradicional, ou se uma vertical vai dar “conta do recado”.  

  • Se Atente à Capacidade dos Reservatórios  

Essa dica é importante para quem tem casa grande ou muito movimentada, e principalmente para quem pretende usar a extratora de sujeira na empresa ou profissionalmente. A potência e os recursos são essenciais para uma boa limpeza pesada, mas de nada adianta se a máquina não conseguir suportar o volume de sujeira. 

Portanto, preste atenção na capacidade dos reservatórios dos modelos pesquisados, e faça uma pequena projeção do nível de sujeira que pode ser acumulada no local de utilização da extratora. Dessa forma, será possível aproveitar o melhor da potência do modelo escolhido. 

  • Quantidade de Acessórios: Maior Possibilidade de Limpeza  

Alguns acessórios realmente fazem a diferença entre os modelos de extratoras de sujeira. Nem sempre é uma questão de sucção, limpeza ou aspiração. Às vezes, quem define a qualidade da limpeza, são os extensores, bicos de canto, bicos múltiplos, bicos para estofado e por aí vai. 

Certamente, quanto mais acessórios, maior o preço. O que surpreende um total de zero pessoa! Mas para quem está disposto a investir um pouco, um modelo de extratora de sujeira com diversos tipos de bicos e extensores vai contribuir muito para os acessos aos lugares mais difíceis, bem como para uma eficiente limpeza pesada em geral. 

  • Extratora Limpadora de Piso: Maior Praticidade Para Faxina Pesada  

Ainda na linha da dica anterior, vale ficar atento para extratoras que oferecem recursos para limpeza de piso, e não somente carpetes, tapetes e estofados. Se a ideia é facilitar a vida, o bom é tentar evitar que outras ferramentas sejam usadas para a limpeza do piso. 

Portanto, prefira modelos que oferecem bico extrator para piso ou bico múltiplo para piso – e se possível, prefira um modelo que acompanhe os dois. Assim, fica mais fácil concentrar todo o trabalho de limpeza em um aparelho só. Quanto mais prático, menos preguiça de “botar a mão na massa”, certo? 


As 10 Melhores Extratoras de 2022  

Pronto! Dicas dadas. Chegou a hora de você conhecer a melhor maquina extratora do mercado para você. Confira os melhores nomes e escolha a sua! 


1. Extratora Carpet Cleaner Pro 30 – Wap (Melhor Extratora Profissional)

O primeiro modelo da nossa lista é de uma marca bem conhecida por quem já frequenta um pouco do mundo das máquinas de limpeza, afinal, a WAP tem mais de 60 anos no mercado de soluções para limpeza, produzindo aspiradores, lavadoras, extratoras e muito mais através da fabricante Fresnomaq, que é parte de uma grande multinacional alemã do setor. 

E a Carpet Cleaner Pro 30 acompanha toda essa qualidade, afinal, é um modelo muito potente e com diversos recursos essenciais para uma limpeza pesada de qualidade. Considerada a melhor extratora WAP do mercado, este modelo é ideal para uso profissional e entrega muita eficiência na remoção de sujeira de tapetes, carpetes, estofados, pisos e colchões. 

O modelo conta com três níveis de filtragem, todos removíveis, laváveis e reutilizáveis, tem reservatório com capacidade total para até 30 litros, cabo elétrico de cinco metros, interruptor para sucção e bomba spray, além de um gatilho de pulverização. Já estamos nos sentindo mais limpos só de falar dela! 

Vamos aos acessórios: são 2 extensões de alumínio, 1 bico extrator grande, 1 bico extrator pequeno, 1 bico canto, 1 bico multiuso, 1 mangueira de 2,5 metros, 2 mangueiras injetoras, 3 filtros, 2 rodízios, 2 rodas para transporte e 1 porta acessórios – se é que não esquecemos de nada! Vale lembrar que tudo isso é removível, lavável e reutilizável, assim como os filtros. 

Quem já comprou, gostou! Tirando alguns comentários negativos de problemas claramente pontuais ou de entrega, os usuários elogiam desde a praticidade, passando pela eficiência e até a beleza do produto. Ainda que entre os modelos mais caros, vale a atenção. 

Potência: 1600 watts Acessórios: 2 extensões de alumínio, 1 bico extrator grande, 1 bico extrator pequeno, 1 bico canto, 1 bico multiuso, 1 mangueira de 2,5 metros, 2 mangueiras injetoras, 3 filtros, 2 rodízios, 2 rodas para transporte e 1 porta acessórios
Recipiente água limpa: 4,5 litros Recipiente água suja: 22 litros
Confira o Preço

2. Extratora Carpet Cleaner – Wap (Melhor Extratora Para Limpeza Geral)

Este modelo também é a da marca WAP – uma das líderes do mercado de acessórios para limpeza – e é bem semelhante ao anterior. Também indicado para limpeza profissional, a Carpet Clean é ligeiramente mais simples que a sua “irmã” já explorada, mas também entrega muita eficiência na limpeza de carpetes, tapetes, estofados e até piso. 

Os usuários avaliam esta máquina como super simples de usar e super potente na sucção, tanto para pisos quanto para estofados, alguns comentários inclusive se mostraram “impressionados” com a eficiência da extratora em pisos frios. Outros informaram utilizar a máquina em colchões e até no estofado do carro, com resultados satisfatórios. O que a coloca como séria candidata a melhor extratora de estofados do mercado.  

O preço também é bem equivalente ao anterior. O que muda, na verdade, são alguns acessórios a menos e uma capacidade total um pouco menor, além do fato de só existir na versão 220V. Ainda assim, a qualidade é incontestável (pela marca e através dos comentários já mencionados) e os acessórios são suficientes para um ótimo trabalho de limpeza pesada, afinal, um dos bicos inclusos tem rodo e escova para piso frio, tapetes e carpetes. 

Potência: 1600 watts Acessórios: 2 extensões de plástico, 1 bico extrator grande com rodo e escova, 1 bico extrator pequeno, 1 mangueira de 2,35 metros e 2 filtros laváveis e reutilizáveis.
Recipiente água limpa: 6 litros Recipiente água suja: 15 litros
Confira o Preço

3. Extratora Home Cleaner – Wap (Melhor Extratora Custo Benefício)

A extratora de sujeira da vez também é WAP, afinal todo ambiente muito sujo tem a aproximação iminente de uma máquina WAP! Este modelo, sim, é relativamente mais barato que os anteriores, mas apresenta a mesma excelência em limpeza pesada e também oferece uma completa gama de acessórios.  

A potência é a mesma das anteriores e os acessórios são bem equivalentes, a diferença fica só pelo tamanho, mesmo. A capacidade total da Home Cleaner é de até 20 litros, e os recipientes de água limpa e suja também são um pouco mais compactos. É uma questão de tamanho, se a capacidade deste modelo for compatível com a sua casa ou local a ser limpo, sucesso! 

Ou seja, se você deseja saber qual a melhor lavadora extratora do mercado, esta é uma ótima aspirante, pelo menos na relação custo benefício apresentada e confirmada pelos comentários dos usuários, que elogiaram não só o preço, mas também a potência e a versatilidade do produto, que parece ser bom para qualquer tipo de superfície.  

Potência: 1600 watts Acessórios: 2 extensões de alumínio, 1 bico extrator grande, 1 bico extrator pequeno, 1 bico para cantos, 1 bico multiuso, 1 Mangueira de 2 metros, 1 mangueira injetora de líquidos e 2 filtros.
Recipiente água limpa: 6 litros Recipiente água suja: 11 litros
Confira o Preço

4. Extratora Multi Cleaner – Wap (Melhor Extratora e Aspirador de Pó)

Este modelo de extratora de sujeira, também da marca WAP, apresenta uma potência um pouco menor e uma capacidade geral menor, acompanhadas por menores recipientes de água limpa e suja. Ou seja, trata-se de um modelo indicado para espaços menores e atividades domésticas. Mas ainda assim, os acessórios impressionam. 

São três níveis de filtragem que eliminam fungos, bactérias e ácaros, 1 extensão telescópica (que reduz o tamanho quando fechada), bicos grandes e pequenos, clips para a fixação de mangueiras, além de escovas e rodos que ajudam na remoção de sujeiras em qualquer tipo de superfície. 

Nas avaliações, elogios à praticidade e desempenho, bem como para os acessórios complementares. O único comentário negativo, vale ser trazido aqui: o peso. Parece que a Multi Cleaner é um produto pesado, e pode ser complicado para algumas pessoas o transporte para cá e para lá que uma limpeza pesada exige, principalmente em ambientes com escada. Vale a ponderação. 

Potência: 1400 watts Acessórios: 1 extensão telescópica, 1 rodo removível, 1 bico extrator pequeno, clips para fixar mangueira do spray, 1 mangueira de 2,3m com gatilho spray, 1 adaptador bocal sopro, 1 bico múltiplo com escova para aspiração de sólidos, 1 bico de cantos, 1 bico escova, 1 bico extrator grande e 3 filtros
Recipiente água limpa: 4 litros Recipiente água suja: 7 litros
Confira o Preço

5. Extratora SE4001 – Karcher (Boa Qualidade de Confecção e Desempenho Para Limpeza Geral)

Ainda que a marca deste modelo não seja tão conhecida no Brasil, a Kärcher, trata-se de uma das maiores do mundo no setor e uma das pioneiras em inovações no mercado de lavadoras. Vale dizer que a fabricação é brasileira, pois a empresa familiar tem sede na cidade de vinhedo. Boa notícia para um possível acesso ao SAC e para eventuais reposições de peças. 

A SE4001 é uma extratora de sujeira com um alto poder de vácuo de sucção, excelente para um trabalho de limpeza profunda em qualquer tipo de estofado, como sofás, poltronas, colchões e até bancos de automóveis. O modelo ainda vem com diversos acessórios complementares que auxiliam na limpeza em geral. 

A função aspirador impressiona bastante na remoção de líquidos, na opinião de um usuário bem satisfeito, mas que também trouxe a ressalva de que só se deve usar o detergente da Kärcher – ainda que não haja nenhuma recomendação oficial. Se você quer saber qual é o melhor detergente para extratora, sugerimos consultar o manual de instruções ou perguntar ao vendedor. Outros usuários apenas elogiaram o desempenho e a ralação custo benefício do produto. 

Potência: 1400 watts Acessórios: 1 mangueira de aspiração 2m, 2 extensores de aspiração, 0,5m cada, 1 bocal de aspiração, para pisos lisos, 1 bocal para aspiração manual, 1 bocal de cantos, 1 bocal para carpetes, 1 bocal para extração em pisos lisos e 1 saco de papel para uso como aspirador de sólidos.
Recipiente água limpa: 4 litros Recipiente água suja: 4 litros
Confira o Preço

6. Extratora Lavaclean – IPC (Opção Potente Com Acessórios Para Limpezas Diversas)

Para quem procura saber qual a melhor maquina extratora para limpeza de estofados, a IPC traz um modelo que pode chamar a atenção. E só de ser trazido pela IPC já é um baita sinal de qualidade! Esta marca foi criada em 2003 pela união de gigantes experientes do mercado, e desde então, figura entre as líderes mundiais e tem atuação em quase todo o planeta. 

A Lavaclean é completíssima e muito bem avaliada. São 16 litros de capacidade total e alto desempenho contra sólidos e líquidos. Ideal para qualquer tipo de estofado, carpete ou tapete (além de pisos frios), esta extratora é leve, prática e de fácil manuseio e manutenção. Além disso, acompanha diversos acessórios que tornam o processo de remoção de sujeira muito mais simples. 

Nas avaliações, só positividades. Além de um comentário em que o usuário insistiu em “nem ter o que falar, qualidade mil”, muitos elogios ao desempenho e praticidade que o produto oferece. Uma usuária, inclusive, ressaltou que a Lavaclean contribuiu bastante para as economias da casa com higienização de sofás. Bom saber! Ainda que com um preço relativamente alto, o modelo parece superar as expectativas. 

Potência: 1250 watts Acessórios: 1 Mangueira, 1 curva de acoplamento, 1 extensor reto hidro, 1 extensor curto hidro, 1 rodo para pó, 1 rodo para estofado, 1 rodo para pisos, 1 escova redonda, 1 bico para cantos, 1 bico para estofado, 1 filtro e 1 garrafa de detergente Soteco.
Recipiente água limpa: 3 litros Recipiente água suja: 7 litros
Confira o Preço

7. Extratora e Higienizadora Vertical Confort Cleaner Pro – Wap (Melhor Extratora Residencial Vertical)

Muita gente se pergunta qual melhor extratora, WAP ou IPC. Bom, deu para ver pelo anterior que a IPC emplacou um belo modelo na nossa lista, mas não dá para negar que a WAP é quem mais apareceu na lista, e ainda tem mais por vir. Portanto, se dá para dizer que alguém é melhor, é a WAP, pela alta diversidade de tipos de extratoras. Esta, por exemplo, é o primeiro modelo vertical da nossa lista, e entrega muita qualidade. 

Lembrando que os modelos de extratora verticais são normalmente mais compactos, o Power Cleaner Pro tem capacidade total para 1,5 litros, sendo a mesma quantidade em água suja e limpa. Este modelo compacto é indicado para limpeza doméstica, pois tem um design ergonômico e prático, perfeito para a limpeza diária, e principalmente para quem tem pet. 

A potência impressiona, são 2000 watts que contribuem para um forte poder de sucção, que apresenta alto desempenho em todos os tipos de estofados e superfícies, inclusive em pisos frios. A Power Cleaner Pro tem escova elétrica oscilante, gatilho spray, mangueira extratora e bico extrator pequeno.  

Quem comprou, gostou, embora encontramos algumas reclamações de que o chão ainda permaneceria molhado após o uso. De qualquer forma, os usuários salientam que o produto é para limpeza leve e diária. Pelo preço, vale a ponderação. 

Potência: 2000 watts Acessórios: 1 bico extrator pequeno, 1 mangueira com gatilho spray.
Recipiente água limpa: 1,5 litros Recipiente água suja: 1,5 litros
Confira o Preço

8. Extratora e Higienizadora Vertical Power Cleaner Pro – Wap (Boa Opção Vertical Para Limpeza Doméstica)

Esta extratora de sujeira é bem equivalente à anterior, inclusive no preço. O sistema de limpeza é o mesmo: para frente, limpa, para trás, seca. Parece ser interessante, afinal, é um movimento que já estamos acostumados na hora da faxina. Entender bem este processo é essencial, segundo alguns comentários de usuários. 

São 2000 watts de potência, 124mbar de vácuo, volume total de 1,5 litros (tanto para água limpa quanto para água suja) e alta performance em superfícies estofadas, tapetes e carpetes, bem como bancos de automóveis e pisos frios. Assim como a anterior, este modelo também possui escova elétrica oscilante e gatilho spray.  

Nas avaliações, teve usuário que pensou que fosse um “trambolho” e acabou se surpreendendo com a ajuda que a ferramenta trouxe para a limpeza da casa. Entre outros surpreendidos, muitos destaques para a eficiência da Confort Cleaner, tanto no piso frio, como em estofados. 

Potência: 2000 watts Acessórios: 1 bico extrator pequeno, 1 mangueira com gatilho spray.
Recipiente água limpa: 1,5 litros Recipiente água suja: 1,5 litros
Confira o Preço

9. Extratora Limpadora de Piso Vertical Floor Cleaner Mob – Wap (Melhor Extratora Sem Fio Para Limpar Chão)

Este modelo de extratora vertical tem a proposta de ser bem portátil, e por isso, seu grande diferencial é o funcionamento sem fio. E isso a coloca na briga para ser a melhor extratora vertical do mercado. Realmente não ter um fio pelo caminho ajuda bastante no processo de limpeza, mas além disso, o Floor Cleaner Mob tem  escova elétrica com MOP rotativo e outros acessórios para facilitar a sua vida. 

O tempo de carregamento da bateria é de 3 a 4 horas, mas pela frequência de utilização, este tempo não atrapalhará em nada. A duração da bateria é de até 25 minutos, dependendo do tipo de sujeira, superfície e do nível de sucção. O modelo ainda tem gatilho de pulverização, função Turbo e rodas emborrachadas com bico múltiplo. 

Nos comentários de quem já utilizou, recomendações para o uso diário, mas não para limpezas pesadas. Muitas pessoas ressaltam a indicação para espaços pequenos, pela capacidade e duração da bateria. Além disso, elogios à praticidade de tão ter fio e ao funcionamento silencioso.  

Potência: 120W Acessórios: 1 escova elétrica com MOP rotativo, 1 base para autolimpeza, 1 escova com lâmina para limpeza do MOP e recipientes.
Recipiente água limpa: 400ml Recipiente água suja: 550ml
Confira o Preço

10. Extratora de Sujeira Portátil Pet Cleaner Mob – Wap (Melhor Extratora Para Limpezas Pontuais)

Para fechar a nossa lista, não poderia ser diferente, outro modelo da WAP. E para provar a diversidade de modelos da marca, trata-se do modelo mais barato da lista, que inclusive é candidato a melhor extratora vertical para sofá e bancos de automóveis do mercado, pelo tamanho compacto, facilidade de transporte e armazenamento. 

Também sem fio, o Pet Cleaner Mob borrifa, aspira, esfrega e extrai a sujeira em diversos tipos de superfície e até em pisos frios. É um modelo simples e básico, com potência de 120W e uma bateria que dura até 12 minutos. Ainda assim, a extratora vem com três tipos de bico e uma escova para limpeza dos filtros. 

Nas avaliações, clientes divididos. Alguns elogiaram a praticidade de limpezas pontuais, outros se decepcionaram com o desempenho da função aspirador. Na média, mais elogios do que críticas, principalmente vindas de quem tem animais em casa. Será que é por isso que tem “pet” no nome? Jamais saberemos. 

Potência: 120W Acessórios: 1 bico canto, 1 bico para estofados, 1 bico múltiplo com escova rotativa e 1 escova para limpeza dos filtros.
Recipiente água limpa: 150ml Recipiente água suja: 150ml
Confira o Preço

Como Usar a Extratora   

Imaginando que provavelmente você já escolheu a sua, vamos ensinar, em cinco passos, como usar uma extratora. Acompanhe este mini tutorial que serve para qualquer modelo: 

  1. Coloque a quantidade e modalidade de detergente indicadas no manual de instruções no reservatório e feche a máquina bem, para garantir a sucção;

     
  2. Ligue a máquina na Função Borrifar e passe o bico do aparelho sobre o estofado (você pode manter a Função Borrifar travada para o aparelho borrifar continuamente, se preferir); 

  3. Aguarde cerca de 10 minutos para o produto reagir; 

  4. Ligue a Função Aspirar (alguns modelos oferecem a possibilidade de ligar as duas funções ao mesmo tempo, para dobrar a eficiência); 

  5. Passe lentamente pela superfície, repetidamente, até que a extratora esteja sugando apenas água limpa. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE EXTRATORAS  

Que tipo de sujeira a Extratora pode remover?  

Quase tudo, dependendo do poder de sucção da extratora. Mas para nomear os tipos de sujeira, as extratoras são indicadas para a remoção de poeira, resíduos sólidos, manchas de comida ou bebida, pelos de cachorros, pelos de gato e resíduos líquidos.

Além de remover a sujeira, as extratoras normalmente deixam a superfície seca. 

Com qual frequência devo utilizar a Extratora em estofados e tapetes?  

Além do respeito por cada mania de limpeza de todas as pessoas, a recomendação é que a extratora seja usada de seis em seis meses, para estofados com bastante utilização, e o mínimo de um ano para estofados sem muita utilização.

Dessa forma, o estofado fica preservado por mais tempo. Afinal, cada lavagem é um desgaste. 

No caso dos tapetes, a frequência deve ser um pouco maior, isso porque os tapetes têm mais contatos com os pés que andam pela casa e, muitas vezes, com os sapatos que chegam da rua.

Dito isso, a frequência recomendada de utilização de extratora em tapetes é de três em três meses, a depender das condições do mesmo. Se estiver muito sujo, não espere três meses, não! 

Que produto devo usar na Extratora?

Detergente é o produto mais indicado para o uso em extratoras de sujeira. Mas existe um tipo específico, com PH entre 2.5 e 4.0, o que significa um baixo teor de espuma.

Não é difícil encontrar este tipo de detergente nos grandes mercados, inclusive das mesmas marcas das extratoras, mas se houver dificuldade, basta jogar na internet “detergente para extratora” que não deverá ser difícil.