As 10 Melhores Facas Para Churrasco de 2022

Procurando pela Melhor Faca Para Churrasco? Confira nosso guia de compras com as Melhores Facas Para Churrasco e entenda qual é a melhor opção para você!

Toda família ou grupo de amigos tem seu churrasqueiro oficial, aquele que é o responsável pela qualidade e sabor da nossa carne. E ele normalmente faz isso por prazer, por gostar mesmo da arte de fazer churrasco.

Mas o prazer, sozinho, não sustenta. É preciso estar bem equipado, e com as ferramentas certas. 

Se quem está lendo é o próprio churrasqueiro oficial, com certeza sabe que uma boa faca é essencial no processo. E é aí que nós entramos para ajudar no seu churrasco!

Antes de você preparar a carne, nós preparamos um conteúdo completo sobre facas para churrasco, com muitas dicas, informações e, claro, a apresentação dos melhores modelos. Seu churrasco começa aqui!  

1. Faca Para Churrasco Carnes Nobres – VictorinoxMelhor Faca Para ChurrascoVer Preço
2. Faca Para Churrasco Picanheira Com Sulcos – VictorinoxMelhor Faca PicanheiraVer Preço
3. Faca Para Churrasco Clássica Suíça - VictorinoxMelhor Faca Para Churrasco MultiusoVer Preço
4. Faca Para Churrasco Cerâmica - KyoceraMelhor Faca do Chef Em Cerâmica Para ChurrascoVer Preço
5. Faca Para Churrasco Picanheira - ZakharovMelhor Faca do Chef Para ChurrascoVer Preço
6. Faca Para Churrasco BSF – ZwillingFaca Picanheira Especial Com EstojoVer Preço
7. Faca Para Churrasco Century - TramontinaMelhor Faca Para Churrasco Custo BenefícioVer Preço
8. Jogo de Facas Para Churrasco Century - TramontinaMelhor Jogo de Facas Para Churrasco Custo BenefícioVer Preço
9. Faca Para Churrasco Gaúcha Chifre Madeira Osso – Facas GaúchaMelhor Faca Para Churrasco Artesanal Custo BenefícioVer Preço
10. Faca Para Churrasco Profissional – TramontinaMelhor Faca Para Churrasco BarataVer Preço

Como Escolher a Melhor Faca Para Churrasco  

Antes de escolher qual é a melhor faca para churrasco para você, é preciso estar atento a alguns pontos, como: 

  • Escolha o Material da Lâmina de Acordo Com o Desempenho Desejado  

As facas para churrasco possuem três tipos de lâmina: aço inoxidável, cerâmica e aço damasco. Conheça as diferenças. 

– Inox: Mais resistentes à ferrugem e corrosão, as facas com lâminas em aço inoxidável também são as mais fáceis de limpar e as mais baratas, porém, entre os três tipos, são as que possuem menos precisão no corte. 

– Cerâmica: Facas com lâmina de cerâmica são bem fáceis de usar, não mancham, não enferrujam e não retêm odores.  Tudo isso com um corte bem preciso, mas com uma resistência baixa contra quedas, rachaduras e lascas, fora a necessidade de afiar com um profissional. 

– Aço Damasco: Aço damasco é o melhor. As facas com lâminas produzidas nesse material são as mais completas: resistentes, duráveis e muito precisas. Mas adivinhe só, também são as mais caras! O processo de fabricação do aço damasco influencia bastante o valor da faca, mas vale o investimento. 

  • Opte Pelo Material do Cabo Com as Melhores Vantagens  

Não só a lâmina, mas o material do cabo também faz diferença na experiência de quem comanda a churrasqueira. 

Plástico: As opções em plástico são mais baratas, além de oferecerem facilidade na limpeza e evitarem a proliferação de bactérias e fungos. Mas os cabos de plástico, quando molhados, podem ser um pouco escorregadios no manuseio. 

– Inox: Cabos em aço inoxidável também podem escorregar quando úmidos, mas essa seria a única desvantagem, pois eles têm uma alta durabilidade, são fáceis de limpar e manusear, e ainda apresentam designs bem modernos e elegantes. 

– Madeira: Os cabos de madeira são os que mais favorecem o manuseio, pois não escorregam nem molhados, além de serem leves e práticos. Mas a retenção de água pela madeira pode comprometer a durabilidade do produto e ajudar no desenvolvimento de microrganismos. 

  • Escolha o Tamanho de Acordo Com Precisão e Tamanho do Corte Da Carne  

Os tamanhos de facas para churrasco vão de 6 a 10 polegadas – ou seja, 15 a 25 centímetros. A dimensão da carne a ser cortada, a precisão e o utilizador da faca são pontos que devem ser considerados. Uma faca de tamanho não compatível com o churrasqueiro ou com a carne, terá seu desempenho comprometido. 

A regra é clara: facas maiores para carnes maiores, facas menores para carnes menores. Isso contribui tanto para o manuseio quanto para a precisão do corte. E ainda pensando no manuseio – que é importantíssimo para o corte – facas menores costumam se ajustar melhor a mãos femininas, ao passo que facas maiores se adaptam melhor aos homens, que normalmente têm mãos maiores. 

  • Facas Com Tratamento Térmico Ficam Afiadas Por Mais Tempo  

Algumas facas com lâmina de aço são submetidas a tratamento térmico, um processo de resfriamento e aquecimento que expõe a lâmina a temperaturas extremas para trazer mais resistência ao material. Prefira essas! Facas para churrasco que passam por tratamento térmico têm a tendência de permanecerem afiadas por muito mais tempo. 


As 10 Melhores Facas Para Churrasco de 2022  

Chegou a hora de botar na mesa os nomes das melhores facas para churrasco do mercado. E não só os nomes, a apresentação vai ser completa, com informações, características e até avaliações de usuários. Segue lista!  


1. Faca Para Churrasco Carnes Nobres – Victorinox (Melhor Faca Para Churrasco)

Para abrir nossa lista, uma marca clássica, uma das melhores e talvez a mais famosa do mundo, a Victorinox. A marca suíça, famosa desde 1884 pelos seus canivetes e relógios de luxo, também tem tradição no mercado de facas, e traz um modelo de muita qualidade. 

A faca para churrasco carnes nobres, da Victorinox, tem lâmina de 25cm em aço inoxidável 1.4110 e fio de corte de alta retenção. Seu cabo é fabricado em polipropileno texturizado, que oferece ótima aderência mesmo estando úmido. O cabo FRIBOX ainda é ergonômico, resistente a bactérias e não contamina quando entra em contato com os alimentos. 

Nas avaliações, os países mudam, mas os elogios não. Primeiro para a confiança que a marca traz, claro. Mas a resistência, o poder de corte, a durabilidade e o estilo também foram bastante elogiados. Alguns a classificaram como a “melhor faca da vida”, e todo mundo que reclamou do preço, falou que mesmo assim valeu a pena. Não é das mais baratas, mesmo! 

Material da Lâmina: Aço Inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço

2. Faca Para Churrasco Picanheira Com Sulcos – Victorinox (Melhor Faca Picanheira)

Este outro modelo da Victorinox é bem semelhante ao anterior, mas só nos materiais, pois esta faca é orientada para picanhas e tem um sistema de sulcos. Facas com sulcos são adaptadas para cortes precisos, pois durante o corte, pequenas bolsas de ar se formam nos sulcos da lâmina evitando que a carne grude na faca. A lâmina passa livre e absoluta pela picanha inteira, dá até gosto de ver. Imagine comer.

Conforme comentado, os materiais se assemelham, a lâmina também é de aço inoxidável de alto carbono, curvada, de 25cm, e o cabo também é de polipropileno texturizado, ergonômico e resistente a bactérias e fungos. 

Os usuários que deixaram avaliações trouxeram definições curtas e confortadoras. Coisas como “fio impecável”, “excelente” e “muito boa”, sempre acompanhadas das famosas cinco estrelas. Parece ser uma faca incrível, mesmo. Mas vale lembrar que o preço acompanha essa qualidade toda. Se a primeira já não era barata, essa é menos ainda, com sulcos e toda específica! Os profissionais piram! 

Material da Lâmina: Aço Inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço

3. Faca Para Churrasco Clássica Suíça – Victorinox (Melhor Faca Para Churrasco Multiuso)

O terceiro e último modelo da Victorinox da nossa lista também é semelhante aos outros. Mas essa é uma verdadeira “faca do chef”, o principal e mais importante tipo de faca, como você vai poder ver mais para frente neste artigo. Uma faca do chef é a principal ferramenta do churrasqueiro. Ela é indicada não só para cortes precisos ou carnes grandes, ela também é projetada para picar, fatiar, cortar em cubos, além de cortes em vegetais e muito mais. A faca do chef é uma faca “multiuso”, e precisa ser de boa qualidade. 

Então vamos lá. Faca multiuso com qualidade? Victorinox. A faca para churrasco da vez tem lâmina afiada testada a laser de 25,4cm e vem com peso adicional, que ajuda em determinados tipos de corte ou tarefas mais exigentes. O cabo é padrão Victorinox, ergonômico, antibacteriano e fabricado em polipropileno texturizado, para dar mais aderência e, consequentemente, mais segurança ao manuseio. 

Nas avaliações, sem novidades, mais gente do mundo inteiro elogiando a marca e a qualidade do corte, que parece durar anos. Então vamos aproveitar para dar um recado importante sobre a Victorinox: por mais que todos os modelos possam, tecnicamente, ser levados às máquinas lava-louças, a marca recomenda que, se possível, as facas sejam lavadas à mão. 

Material da Lâmina: Aço Inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço

4. Faca Para Churrasco Cerâmica – Kyocera (Melhor Faca do Chef Em Cerâmica Para Churrasco)

Aqui temos outra multinacional gigante, a Kyocera, que atua no mercado de cerâmica. Além de componentes eletrônicos e células fotovoltaicas, a Kyocera também produz facas, e com muita qualidade. 

O design é ergonômico, que facilita o manuseio e o processo de corte. O cabo é em polipropileno e o diferencial fica na lâmina de cerâmica da Zircônia, que permanece afiada por cerca de dez vezes mais tempo do que as lâminas de metal, além de não oferecerem nenhum tipo de risco por oxidação no alimento.  

Esta faca também é indicada para outras funções, como picar, fatiar e etc. A única contraindicação é no uso de alimentos congelados. A Kyocera é outra que tem usuários ao redor do mundo, e a maioria parece estar bem satisfeita com este produto. 

Material da Lâmina: Cerâmica Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Não informado
Confira o Preço

5. Faca Para Churrasco Picanheira – Zakharov (Melhor Faca do Chef Para Churrasco)

A Zakharov é uma empresa familiar, de tradição ucraniana, que atua no Brasil há mais de 50 anos. São facas artesanais duráveis, resistentes e com muita precisão no corte. O lendário símbolo da marca se inspira em conhecimentos herdados de antepassados. 

A história é interessante, mas e a faca? A faca é linda! É quase um artigo decorativo para a casa. Mas não fica por aí, a faca também entrega bastante eficiência. A lâmina de 20cm é produzia em aço chromo inoxidável e o cabo é produzido em madeira tratada – certificada por lei. Mas esta faca ainda tem outra particularidade, uma guarda, a peça de segurança localizada entre a lâmina e o cabo, produzida em latão, que agrega muito estilo. 

As poucas avaliações parecem bem satisfeitas, e vale trazer um diferencial, no mínimo, interessante. Parece que é possível, por um preço adicional, gravar uma pequena frase ou um nome na lâmina. O que pode acabar se tornando uma grande ideia de presente. Uma faca para churrasco personalizada. E ela vem num estojo bem legal! 

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Madeira
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Não
Confira o Preço

6. Faca Para Churrasco BSF – Zwilling (Faca Picanheira Especial Com Estojo)

Este modelo é mais um do tipo faca picanheira, embora também seja considerada uma faca do chef – você vai percebem que são funções “multiuso” bem parecidas. A fabricante é a Zwilling, mais uma multinacional para a lista, desta vez da Alemanha, com tradição de ser uma das maiores e mais antigas empresas de facas para cozinha do mundo. 

E a BSF Daytona tem a proposta de ser simples e eficiente. Indicada para todos os tipos de corte, ela tem lâmina de 20cm em aço inoxidável, cabo sintético e ergonômico, acabamento com 3 rebites e vem em uma caixa personalizada. 

Nas avaliações, elogios à relação custo benefício, pois se trata da linha popular da Zwilling, o que melhora no preço, mas não influencia na qualidade. Para iniciantes no mundo das facas para churrasco, é uma ótima opção. 

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Não Vai a Lava Louças: Não informado
Confira o Preço

7. Faca Para Churrasco Century – Tramontina (Melhor Faca Para Churrasco Custo Benefício)

A Tramontina praticamente dispensa apresentações no Brasil, a marca gaúcha já é bem conhecida pelos brasileiros em seus mais de 100 anos de história. E o modelo da vez, para abrir a participação da Tramontina na lista, é a Century, que vem para trazer qualidade, praticidade e estilo, com um custo bem acessível. 

Com lâmina de aço inoxidável de 20cm e cabo em polipropileno ergonômico, esta faca é indicada para diversos tipos de cortes. Mas o melhor nós deixamos para o final: tratamento térmico. A Century, da Tramotina tem tratamento térmico, o que garante uma lâmina bem afiada por muito mais tempo. Outra grande faca para iniciantes. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, muitos elogios para a semi-profissional Century, elogios sobre absolutamente tudo que foi falado na descrição dela. O que, sem dúvida, coloca ela na briga para ser considerada a melhor faca para churrasco Tramontina. E na briga para ser sua, também.  

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Sim Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço

8. Jogo de Facas Para Churrasco Century – Tramontina (Melhor Jogo de Facas Para Churrasco Custo Benefício)

Continuamos com a Tramontina, mas agora para apresentar não só uma faca, mas o melhor conjunto de faca para churrasco na relação custo benefício. São três facas, todas com lâmina em aço inox especial com tratamento térmico e cabo de polipropileno reforçado com fibra de vidro, que contribuem na durabilidade e segurança do produto.  

O kit contém uma faca de legumes de 7,5cm, uma faca de cozinha de 15cm e uma faca de churrasco de chef, de 20cm. Quem comprou, adorou. Além do preço bem atrativo para um conjunto, a qualidade é excelente, pelo que se percebe nos comentários. Vale a atenção! 

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Sim Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço

9. Faca Para Churrasco Gaúcha Chifre Madeira Osso – Facas Gaúcha (Melhor Faca Para Churrasco Artesanal Custo Benefício)

Outra marca brasileira e também do Rio Grande do Sul, a Gaúcha, nos traz de volta para o mundo das facas para churrasco artesanais. O mais interessante é o cabo, que é feito de madeira, latão, osso e chifre. Isso, chifre. É muito estilo. Este modelo é para o churrasqueiro tradicional de verdade, ou para quem deseja ser. 

Mas também não é só estilo, sua lâmina de 24cm é de aço inox e tem tratamento térmico, que garante a precisão do fio de corte por muito mais tempo. Nas avaliações feitas pelos usuários, elogios à beleza, claro, mas também à durabilidade e precisão do corte. 

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Madeira, osso e chifre
Possui Tratamento Térmico: Sim Vai a Lava Louças: Não informado
Confira o Preço

10. Faca Para Churrasco Profissional – Tramontina (Melhor Faca Para Churrasco Barata)

E para fechar a lista, mais um modelo da Tramontina, modelo que para alguns, é a melhor faca para churrasco do Brasil, pelo tamanho, preço, qualidade e durabilidade. A lâmina de aço inox de 30cm com tratamento térmico garante um fio de corte impecável e uma alta resistência. 

O cabo de polipropileno, injetado diretamente na estrutura da lâmina tem tecnologia antimicrobiana, que impede a proliferação de fungos e bactérias. Nas poucas avaliações, elogios à relação custo benefício e durabilidade da precisão do corte. Vale a atenção para a maior e uma das mais baratas facas para churrasco da nossa lista. 

Material da Lâmina: Aço inoxidável Material do Cabo: Plástico
Possui Tratamento Térmico: Sim Vai a Lava Louças: Sim
Confira o Preço
Tipos de Facas Para Churrasco  

Não só sobre os melhores modelos, também é interessante aprender sobre os tipos de faca para churrasco. São cinco principais, e vamos explicar rapidinho para você: 

  • Faca do Chef: Com esse nome, não poderia ser diferente. Esta é a maior parceira do churrasqueiro. Normalmente entre as maiores, funciona como a principal e pode até trabalhar sozinha durante o churrasco todo. Corta peças grandes, pequenas, vegetais, prepara acompanhamentos, e ajuda em várias outras funcionalidades. 

  • Faca de Desossa: É outra que o nome já entrega. Mas ao contrário da primeira, tem uma função bem específica: desossar. Nenhuma outra faca fará um trabalho de desossa com tanta qualidade como a própria faca de desossa. Não é das maiores e também pode ser usada para cortar carnes em cubos. Para quem tem um kit churrasco, é um item essencial. 

  • Faca de Filetar: O foco desse tipo de faca é a fatia. Facas de filetar têm a lâmina comprida e a ponta arredondada, mas o mais importante são as pequenas ranhuras que facilitam a passagem do ar durante o corte, favorecendo o manuseio e um controle melhor da espessura. Para os apreciadores daquela fatia fina, “tipo A4”, vale trazer esse item para o time do kit churrasco, também. 

  • Faca Picanheira: Parecida com a faca do chef, é um tipo faca com corte potente e amplo. Uma faca grande, perfeitamente adaptada para o corte de picanha, mas que também pode ser usada em qualquer tipo de carne, bem como para outras “gourmetizações” de um bom churrasco. 

  • Cutelo: Para a tarefa de quebrar ossos, nenhuma outra faca pode ser usada. Seria um verdadeiro “crime” contra o fio da lâmina de uma faca de corte. Para isso existe a faca cutelo. Também essencial no kit churrasco, não é exatamente uma faca de corte, esta faca tem um formato retangular e uma lâmina mais resistente, o que facilita sua ação quebradora de ossos. 

Como Afiar Faca de Churrasco  

Hora da manutenção! Acreditamos que a maioria dos leitores aqui já sabe bem fazer isso. Mas vamos trazer pequeno passo a passo que pode ajudar bastante os iniciantes e os ajudantes:

  1. Preparando o terreno: coloque a pedra de afiar (de preferência uma de dupla face) em um recipiente com água e largue por 10 minutos. Já deixe uma chaira por perto também – chaira é uma ferramenta que auxilia na fixação do fio de corte, que veremos nos últimos passos. 

  2. Escolhendo a superfície de trabalho: prefira bancadas planas, bem fixas e não bambas. Outra dica aqui é colocar um pano por cima de onde for trabalhar, ele ajuda a não molhar (pela pedra úmida) e a não escorregar durante o movimento. 

  3. Afiando: coloque a pedra sobre o pano, incline a faca em um ângulo próximo à 45º (metade de um ângulo reto, metade de uma quina) e passe na pedra. O sentido correto é do cabo à ponta, e o movimento é suave, com calma e paciência. O lado fino da pedra é indicado para facas novas, ao passo que o lado mais grosso é para facas já bem desgastadas. 

  4. Fixando o fio de corte: após o processo com a pedra, basta repeti-lo com a chaira, que deve ser posicionada na diagonal. O sentido também deve ser mantido, do cabo à ponta. 

  5. Testando: por fim, o último passo é testar a faca para churrasco, mas não direto na tábua. Primeiro passe a faca suavemente sobre uma folha de papel, se o papel for cortado facilmente, sua faca foi bem afiada e está pronta para uso. O sexto passo é convidar a equipe do Guia Esperto para o churrasco.  

Perguntas Frequentes Sobre Facas Para Churrasco

Qual é o melhor tipo de Faca Para Churrasco?

Depende, o que vamos comer? O melhor tipo de faca é o que mais se adequa ao que vai para a grelha. Se a carne tem muitos ossos, a melhor vai ser a faca de desossa ou cutelo. Se o foco é a filetagem, a faca de filetar vai ser peça-chave do churrasco. Se a peça principal é a picanha, uma faca picanheira vai dar bastante qualidade ao corte.  

Se ainda não houver definição do que vai ser assado, a melhor faca no geral é a faca do chef, pois é que a consegue se dar melhor fazendo as outras funções. Mas o ideal mesmo é ter logo o kit, para estar sempre preparado para a gourmetização da vez.

Qual é o melhor tamanho de Faca Para Churrasco?

Também vai depender do que vai para a grelha, e das funções que o churrasqueiro ou churrasqueira vai desempenhar. Para desossar não pode ser faca grande, para picanha não dá para ser faca pequena. Facas do chef e picanheiras precisam ser grandes, facas de filetagem também, mas no sentido de comprimento. Facas de desossa e cutelo são menores.  

Outro ponto importante é quem está manuseando a faca. O bom manuseio é essencial para o churrasco, e uma faca muito grande ou muito pequena para a mão de quem está preparando pode atrapalhar bastante. Portanto, é bom lembrar que homens e mulheres normalmente usam diferentes tamanhos de facas.