Os 10 Melhores Faqueiros de 2022

Procurando pelo Melhor Faqueiro para sua mesa posta? Confira nosso guia de compras com os Melhores Faqueiros e entenda qual é o melhor para você!

As festas se aproximam! Uma época que provavelmente será bastante comemorada ao redor do mundo devido às dificuldades vividas recentemente por todos. E em qualquer lugar do mundo, comemoração significa comida! E é aí que entra seu novo faqueiro.

As festas certamente envolvem grandes jantares, que envolvem belas decorações, que envolvem talheres elegantes e funcionais. Tanto para quem prepara, como para quem come e até para quem lava. O que, às vezes, pode ser a mesmíssima pessoa! 

Mas como a vida não é só de festa, a funcionalidade e elegância de um faqueiro pode ser parte do dia a dia de qualquer família. Passou da hora de largarmos aquela ideia de guardar ou comprar algo para somente usar quando recebermos alguém importante.

E pensando nisso, vamos ajudar você a investir na sua cozinha apresentando o que há de melhor no mercado de faqueiros. Vamos de dicas, modelos, avaliações, até perguntas frequentes sobre o tema. Bem-vindo ao mundo dos faqueiros. 

1. Faqueiro 101 Peças Aço Inox Mônaco - TramontinaMelhor FaqueiroVer Preço
2. Faqueiro 72 Peças Aço Inox Pacific - TramontinaOpção Completa de Boa QualidadeVer Preço
3. Faqueiro 30 Peças Aço Inox Com Gift Box Oxford – WolffDesign DiferenciadoVer Preço
4. Faqueiro 42 Peças Aço Inox Laguna – TramontinaFaqueiro Mais Bem AvaliadoVer Preço
5. Faqueiro 24 Peças Com Lâminas de Aço Inox Polywood – TramontinaMelhor Faqueiro Para ChurrascoVer Preço
6. Faqueiro 36 Peças Aço Inox Lyon – BrinoxOpção Básica Com Bom Custo BenefícioVer Preço
7. Faqueiro 42 Peças Aço Inox Módena - BrinoxMelhor Faqueiro Custo BenefícioVer Preço
8. Faqueiro 24 Peças Aço Inox Malibu – TramontinaModelo Básico Mais VendidoVer Preço
9. Faqueiro 30 Peças Aço Inox Ipanema - TramontinaMelhor Faqueiro BaratoVer Preço
10. Faqueiro 24 Peças Aço Inox Búzios - TramontinaDesign Clássico Com Bom PreçoVer Preço

Como Escolher o Melhor Faqueiro  

Para ajudar você a entender qual o melhor faqueiro do mercado, antes de apresentar os modelos, vamos trazer algumas orientações importantes para ficar de olho antes de tomar qualquer decisão:  

  • Escolha a Quantidade de Peças de Acordo Com o Número de Pessoas  

Existem faqueiros de todos os tamanhos, claro. Então o ideal é considerar a quantidade de pessoas que vai se beneficiar do seu faqueiro. E aqui vale considerar dois pontos essenciais.

O primeiro, é lembrar que nem sempre temos a disposição de lavar a louça em seguida de comer, portanto, as peças do faqueiro podem precisar suportar mais uma refeição: almoço e janta, café da manhã e jantar, etc. Os mais preguiçosos podem precisar de faqueiros para três refeições ou mais. Haja louça! 

O segundo ponto é para os grandes anfitriões e as grandes famílias. Para esses, que recebem visitas, festas e jantares, principalmente os mais preocupados com organização e decoração, é preciso ter na conta uma quantidade de pessoas com uma boa margem antes de comprar um faqueiro. Dependendo dessa conta, até dois! 

  • Para Mais Praticidade: Opte Por Modelos Que Vão à Lava-Louças  

No tópico acima, falamos que a frequência da louça pode influenciar a quantidade necessária de peças em um faqueiro. Mas todo mundo sabe que uma hora essa louça toda vai ter que ser lavada!

E a única coisa que pode ajudar nesse momento, é uma máquina lava-louças. Ou seja, pela praticidade e facilidade, fique de olho nos modelos em que a lavagem no aparelho lava-louças é permitida. 

  • Facas Com Tratamento Oferecem Maior Durabilidade No fio de Corte  

Alguns modelos de faqueiro apresentam facas com tratamento e, quem conhece, sabe que isso faz toda a diferença.

A Têmpera de Facas ou o Tratamento de Facas é um processo térmico, feito no ramo metalúrgico, que garante maior durabilidade e resistência dos metais. 

Através de uma troca de temperatura que envolve um aquecimento extremo e um resfriamento brusco, o fio de corte da faca ganha mais precisão e dura muito mais tempo. Trata-se de um grande diferencial. Qualquer modelo que apresentar isso deve ser analisado com atenção. 

  • Design e Acabamento: Escolha de Acordo Com a Ocasião  

O tipo do faqueiro pode variar de acordo com a ocasião ou o público da refeição. Para ajudar nessa escolha, separamos os modelos mais comuns e considerados adequados para cada ocasião. Inclusive, se a ideia for realmente adquirir dois, um de cada estilo poderia ajudar bastante. 

Dia a dia: Os talheres do cotidiano, certamente, são os que mais sofrem mais com o desgaste do uso e do tempo. E por isso, a ideia aqui é procurar algo resistente que não seja tão caro. E o que pode resolver isso é o Aço Inoxidável, o famoso Inox. Esse material, além de ter um preço acessível, é muito resistente e ainda pode ser lavado no lava-louças. Para o dia a dia, está resolvido! Mas é verdade que o alumínio também vai bem. 

Ocasiões Especiais: Da mesma forma que grandes poderes trazer grandes responsabilidades, grandes jantares trazer grandes talheres.  E o mais clássico para jantares sofisticados são os faqueiros de prata, por serem bem raros. Realmente ficam lindos à mesa, mas dá mais trabalho para limpar, assim como os talheres com cabo de madeira ou plástico colorido. 


Os 10 Melhores Faqueiros de 2022  

Cortando para os modelos, chegou a hora de conhecer o que existe de melhor em faqueiros para a sua casa. As opções apresentadas na lista cobrem desde o mais básico até o mais rebuscado, com bastante informação técnica e opiniões de usuários.  


1. Faqueiro 101 Peças Aço Inox Mônaco – Tramontina (Melhor Faqueiro)

É isso mesmo! Já vamos começar com o modelo é considerado o melhor faqueiro Tramontina do mercado. E a Tramontina, bem, você sabe, nós sabemos, é sinônimo de qualidade. São 110 anos no mercado metalúrgico e algumas gerações de famílias satisfeitas com facas e talheres que vão dos mais simples e úteis até os mais sofisticados e únicos. 

E o modelo da vez da marca brasileira é o Mônaco, que é bem completo e cheio de peças únicas. São praticamente todos os quesitos atendidos com sucesso, até a possibilidade da lavagem na máquina lava-louças. O faqueiro só não é de prata, mas o aço inox com acabamento em alto brilho faz o papel decorativo. E por isso, ele briga para ser o melhor faqueiro de luxo do mercado. 

Todos os itens do faqueiro são altamente duráveis, permanecem bonitos, eficientes e higiênicos por bastante tempo. Todas as facas têm lâminas temperadas de 6mm, que garantem mais resistência, não riscam a porcelana e não corroem com o tempo ou uso. Todos os garfos são polidos e todas as colheres são perfeitamente simétricas para maior conforto do usuário. E tudo isso, com um design arrojado e sutil, com detalhes nos cabos e um magnífico estojo de madeira MDF. 

Serve até: 12 pessoas Quantidade de Peças: 101
Quantidade de Peças Únicas: 13 (12 colheres de mesa, 12 colheres para café, 12 colheres para chá, 12 colheres para sobremesa, 12 facas de mesa, 12 facas para sobremesa, 12 garfos de mesa, 12 garfos de sobremesa, 1 colher para salada, 1 garfo para salada, 1 colher de arroz, 1 concha terrina e 1 pá para açúcar) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

2. Faqueiro 72 Peças Aço Inox Pacific – Tramontina (Opção Completa de Boa Qualidade)

Também dentro da melhor linha de faqueiro Tramontina, o faqueiro Pacific é um pouco menor, mas tem tanta qualidade quando o modelo anterior, da mesma marca. A maior diferença fica na quantidade de peças. Este modelo não tem peças únicas, são doze talheres iguais para cada função, sendo seis funções: colher de mesa, colher para café, colher para chá, faca para churrasco, garfo de mesa e garfo para torta. 

O material também é aço inox, que garante durabilidade, eficiência e higiene. Lâminas temperadas, acabamento em brilho, simetria e polimento, a qualidade, definitivamente se repete. E outra coisa que se repete é a possibilidade de lavagem no aparelho lava-louças. 

Nas avaliações realizadas pelos usuários, é difícil de ver algo diferente de cinco estrelas, até em relação ao custo benefício. Outros elogios foram para o design, para a qualidade e também para a embalagem. Até como presente de casamento o modelo foi elogiado. Críticas, bem raras, e somente em relação ao serviço de entrega. É um modelo que, apesar de não contar com peças únicas, ganha a atenção de qualquer um. 

Serve até: 12 pessoas Quantidade de Peças: 72
Quantidade de Peças Únicas: 6 (12 colheres de mesa, 12 colheres para café, 12 colheres para chá, 12 facas para churrasco, 12 garfos de mesa e 12 garfos para torta) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

3. Faqueiro 30 Peças Aço Inox Com Gift Box Oxford – Wolff (Design Diferenciado)

Para mudar um pouco da Tramontina, vamos trazer outra gigante do mercado, que, apesar de já ter 85 anos de Brasil, foi criada em 1894. A Alemã Wolff é altamente experiente e especializada no segmento, inclusive, conhecida pela elaboração minuciosa de suas peças e sinônimo de luxo e elegância no mundo inteiro. 

O modelo, que é considerado por muitos o melhor faqueiro wolff do mercado, é pequeno em relação aos anteriores, mas a proposta aqui é outra. Este faqueiro conta com um design diferenciado, altamente elogiado pelos usuários. Alguns parecem até ter “dó de usar de tão lindo”. Pois é, o diferencial ficou claro. Este modelo de faqueiro Wolff, denominado Berna, é indicado para jantares mais íntimos, e para até seis pessoas. 

Mas como não se trata só de aparência e decoração, vamos à qualidade. Os seis exemplares de cada uma das cinco funções são fabricados em aço inox, de modo a garantir a durabilidade, resistência e higiene. Algumas descrições não recomendam, mas não há nenhuma contraindicação sobre a lavagem em aparelhos lava-louças. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 30
Quantidade de Peças Únicas: 5 (6 facas de mesa, 6 garfos de mesa, 6 colheres de mesa, 6 garfos de bolo e 6 colheres de café) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

4. Faqueiro 42 Peças Aço Inox Laguna – Tramontina (Faqueiro Mais Bem Avaliado)

E se o último modelo era indicado para jantares íntimos, este é indicado para churrasco. E o que define isso? As facas pontudas! O Laguna, da Tramontina, ainda é considerado por alguns usuários como o melhor faqueiro inox do mercado, de acordo com as avaliações, principalmente pelo preço acessível em relação à qualidade já conhecida da marca. 

O foco aqui não é luxo, é eficiência. São seis de cada: colher de mesa, garfo de mesa, faca de mesa, colher sobremesa, garfo para torta, colher para chá e colher para café. Tudo em aço inox, conforme já mencionado, mas que vale sempre ser ressaltado pelo ganho de durabilidade, higiene e resistência. Lava-louças? Sim! Lâminas temperadas? Sim, para evitar corrosão e não riscar a porcelana. Trata-se de um modelo bem completo e eficiente, não à toa, o faqueiro mais bem avaliado do mercado. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 42
Quantidade de Peças Únicas: 7 (6 garfos de sobremesa, 6 colheres de café, 6 colheres de chá, 6 colheres de sobremesa, 6 facas de churrasco serrilhadas, 6 garfos de mesa e 6 colheres de mesa) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

5. Faqueiro 24 Peças Com Lâminas de Aço Inox Polywood – Tramontina (Melhor Faqueiro Para Churrasco)

O modelo anterior também era indicado para churrascos, mas este é mais ainda, pois além das facas pontudas, todos os cabos são de madeira. Ou seja, se você tem aquele apreço por faqueiros com cabos de madeiras, este é o seu modelo, mas dependendo da demanda, pode precisar ser dois ou três dele, pois o Polywood é um faqueiro compacto que serve até seis pessoas, são 24 peças em quatro utilidades diferentes: faca para churrasco, garfo de mesa, colher de mesa e colher para chá. 

Os cabos são de madeira tratada polywood – daí o nome – que são resistentes mesmo quando submetidas a altas temperaturas. Os cabos ainda são presos com rebite, o que dá conforto ao manuseio, e podem ser levados às máquinas lava-louças, assim como as partes em metal, por serem fabricadas em aço inox.   

Pela quantidade do conjunto, alguns usuários reclamaram do preço nas avaliações, mas a maioria entende que também é sobre um certo design rústico e sofisticado ao mesmo tempo. Não se trata de um modelo para o dia a dia, mas isso quem decide é você! Tirando o preço, só elogios ao estilo e funcionalidades. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 24
Quantidade de Peças Únicas: 4 (6 facas de churrasco, 6 garfos de mesa, 6 colheres de mesa e 6 colheres de chá) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

6. Faqueiro 36 Peças Aço Inox Lyon – Brinox (Opção Básica Com Bom Custo Benefício)

Este modelo é mais um que é indicado para churrasco, mas neste caso é mais pelas facas pontudas, mesmo, pois os cabos são em inox. O primeiro modelo da Brinox, marca brasileira com mais de 30 anos de experiência no mercado, mais de 3 mil produtos para casa e cozinha e atuação em mais de 10 países pelo mundo, vem para chamar a atenção no quesito que nós mais gostamos: custo benefício. 

O Faqueiro Lyon tem 36 peças que servem até seis pessoas com muita qualidade, precisão e elegância. O material é aço inox, que permite a lavagem em máquinas lava-louças, além de garantir a durabilidade, resistência e higiene no uso.   

Nas avaliações realizadas pelos usuários, elogios à resistência, brilho e qualidade do corte, mas parece que as menores colheres são tão pequenas que poderiam ser dispensadas ou substituídas, na opinião de alguns. Vale a ponderação de tudo, diante de um custo bem acessível. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 36
Quantidade de Peças Únicas: 6 (6 Colheres de mesa, 6 garfos de mesa, 6 facas de churrasco, 6 colheres de chá, 6 garfos de sobremesa e 6 colheres de sobremesa) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

7. Faqueiro 42 Peças Aço Inox Módena – Brinox (Melhor Faqueiro Custo Benefício)

Da mesma marca, podemos dizer que é uma versão maior do modelo anterior, e por isso, é considerado o melhor faqueiro Brinox do mercado. O Módena tem tudo que seu “irmão menor”, Lyon, tem: peças em inox, acabamento com brilho, facas para churrasco, resistência, durabilidade, precisão, estilo e praticidade. 

A diferença fica na peça a mais: além de 6 colheres de mesa, 6 garfos de mesa, 6 facas de churrasco, 6 colheres de sobremesa, 6 garfos de sobremesa e 6 colheres de chá, o Módena ainda conta com 6 colheres de café. 

Nas avaliações, deu para perceber que se trata de outro modelo que agrada na relação custo benefício, é praticamente só elogio, tanto à aparência, quanto ao corte e resistência. Alguns disseram só não elogiar a durabilidade porque ainda não deu tempo. Mas parece que tem até mãe bem satisfeita com o presente. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 42
Quantidade de Peças Únicas: 7 (6 Garfos de mesa, 6 facas de churrasco, 6 colheres de mesa, 6 colheres de sobremesa, 6 garfos de sobremesa, 6 colheres de chá e 6 colheres de café) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

8. Faqueiro 24 Peças Aço Inox Malibu – Tramontina (Modelo Básico Mais Vendido)

Não sabemos sobre você, mas nós estamos adorando os nomes dessa lista. E aqui vai mais um legal: o Malibu, da Tramontina. Este é um faqueiro bem básico, mas que é considerado por alguns o melhor faqueiro para o dia a dia disponível do mercado. Será que é por isso que é o modelo mais vendido? Ou será que é pelo nome? Provavelmente a primeira opção. 
 
A verdade é que estamos falando de um faqueiro simples, cujo foco é a qualidade Tramontina, o material inox, a facilidade de lavar e a durabilidade e resistência ao tempo e uso. E são apenas 24 peças, seis de cada: facas para churrasco com tratamento térmico, garfos de mesa polidos, colheres de mesa simétricas e colheres para chá.  

Os comentários deixados por quem já usou vão na linha do “bom e barato”, inclusive recomendando somente para o dia a dia, mesmo. Pois as peças parecem ser mais leves e finas em relação às peças dos faqueiros mais caros da mesma marca. 

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 24
Quantidade de Peças Únicas: 4 (6 facas para churrasco, 6 colheres para chá, 6 garfos de mesa e 6 colheres de mesa) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

9. Faqueiro 30 Peças Aço Inox Ipanema – Tramontina (Melhor Faqueiro Barato)

De Malibu para Ipanema em um clique – ou rolagem do mouse – a Tramontina aparece mais uma vez na nossa lista com um modelo bem barato. E a proposta, nesse caso, é bem isso, mesmo, tanto que até a embalagem deste modelo é um cilindro plástico simples, diferente dos clássicos estojos cheios de estilo. 

São 30 peças dividas em 5 modelos de talheres: faca de churrasco, garfo de mesa, colher de mesa, garfo de sobremesa e colher de chá. Todos com cabo de polipropileno e lâminas de aço inoxidável. 

Na opinião dos usuários, a compra é válida pela relação preço e qualidade Tramontina, mas alguns, assim como no modelo anterior, ressaltam a falta de adequação aos jantares mais sofisticados.  

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 30
Quantidade de Peças Únicas: 5 (6 Facas Lâmina, 6 Garfos de mesa, 6 Colheres de mesa, 6 Garfos para sobremesa e 6 Colheres para chá) Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

10. Faqueiro 24 Peças Aço Inox Búzios – Tramontina (Design Clássico Com Bom Preço)

De Ipanema para Búzios já não é tão longe, talvez por isso que a proposta destes dois últimos modelos da Tramontina que fecham a lista é bem próxima: simplicidade e qualidade. O faqueiro Búzios não vem em um pote de plástico, é verdade, mas a simplicidade é a mesma, e o preço também é bastante acessível. 

A maior diferença fica no material, pois este modelo não tem cabo de polipropileno, todas as peças são inteiramente feitas de aço inox, mas como você já sabe, isso é uma boa notícia, pois além da facilidade de lavar em uma lava-louças, este material traz resistência, higiene e durabilidade. 

As avaliações agradecem o preço acessível diante de um faqueiro Tramontina que não tem cabo de polipropileno, que não parece ser o preferido entre os usuários. Fora isso, só elogios à qualidade, corte e acabamento. Viva o custo benefício!  

Serve até: 6 pessoas Quantidade de Peças: 24
Quantidade de Peças Únicas: 4 (6 Facas para churrasco, 6 Garfos de mesa, 6 Colheres de mesa e 6 Colheres de chá Vai à Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

Perguntas Frequentes Sobre Faqueiros

A lista acabou! O que é uma pena, pois os trocadilhos com os nomes de lugares estavam só começando e já foram cortados. Mas deu tempo de fazer mais um agora, se você bem percebeu! Outra coisa que dá tempo é de responder as perguntas mais frequentes sobre faqueiros, vamos lá: 

Qual é o Melhor Faqueiro: Wolff ou Tramontina?

São duas grandes marcas do mercado de utensílios para a casa e cozinha. A Tramontina é talvez a maior do Brasil, ao passo que a Wolff é talvez a maior do mundo. E para a frustração de quem perguntou, não tem melhor.  

A diferença é que a Wolff é considerada uma das mais minuciosas na fabricação de talheres desde o século XIX, e por isso, sustenta a fama de elegante e clássica.

Mas para o mercado brasileiro e até internacional, a Tramontina tem tantos valores em faqueiros que certamente tem potencial para superar ou pelo menos acirrar a concorrência com a Wolff. 

Qual é o melhor Faqueiro Tramontina: Malibu ou Laguna?

Sem considerar o preço, Laguna. Mas só pelo tamanho e para não ficar “em cima do muro”. Pois se o preço for colocado em questão, os modelos são bem equivalentes!

Ambos têm facas pontudas tratadas termicamente, ambos são fabricados em inox e ambos tem seus talheres projetados para o conforto do usuário. Caixa por caixa, a do Malibu é mais estilosa.

Qual é o melhor Faqueiro Tramontina: Búzios ou Malibu?

Malibu. Essa ficou mais fácil de responder, e não vai ter nada que possa considerado para tornar essa escolha duvidosa. O fato é que elas se assemelham em tudo, menos em um detalhe bem importante, no tratamento térmico da lâmina das facas.

O Faqueiro Búzios tem todas as tecnologias que o Malibu tem, exceto por isso, e como o preço é bem parecido na maioria dos sites, o Malibu acaba valendo mais a pen