Os 10 Melhores Interfones de 2022

Procurando pelo Melhor Interfone? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Interfones do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Cada vez mais, por segurança e comodidade, as pessoas optam por viver em condomínios, prédios e até casas com sistemas inteligentes de entrada, saída e comunicação. E o principal dispositivo dos sistemas de segurança em portas e portarias é o interfone.

A conversação à distância, a possibilidade de imagem e o controle de abertura e acesso vêm se mostrando muito úteis e seguros para moradores de diversos tipos de moradia. 

Como quase todos os produtos, os interfones avançaram muito com a tecnologia. Hoje em dia eles apresentam diversas funções que vão muito além de um controle de porta. Tanto os modelos residenciais quanto os coletivos oferecem recursos extras que fazem a diferença na hora da escolha.

Mas é para isso que estamos aqui. Para organizar todas as informações para você! Neste artigo, vamos trazer dicas, pontos de atenção, funções extras, tirar dúvidas e, claro, explorar os melhores modelos e marcas. 

1. Interfone Vídeo Porteiro Wi-fi ALLO WT7 – IntelbrasMelhor Interfone Com Controle de Acesso e Conversação RemotosVer Preço
2. Interfone Vídeo Porteiro IV 4010 HS – IntelbrasMelhor Interfone Com Câmera ResidencialVer Preço
3. Interfone Vídeo Porteiro GEN.2 ESL-VPC43 – ElsysCom Função Não Pertube de Fácil AcionamentoVer Preço
4. Interfone Vídeo Porteiro IVR 1010 – IntelbrasMelhor Interfone Com Câmera Custo BenefícioVer Preço
5. Interfone Kit Porteiro Eletrônico Coletivo Collective 4 Pontos – IntelbrasMelhor Interfone ColetivoVer Preço
6. Interfone Porteiro Residencial IPR 8010 – IntelbrasMelhor Interfone Custo BenefícioVer Preço
7. Interfone Porteiro Residencial IPR 1010 – IntelbrasMelhor Interfone BaratoVer Preço
8. Interfone Porteiro Eletrônico Residencial PT270 – ProtectionCom LED Sinalizador e Proteção Contra ChuvasVer Preço
9. Interfone Porteiro Eletrônico F8 NTL-AZ01 – HDLDesign Simples e Marca TradicionalVer Preço
10. Interfone Porteiro Eletrônico F-8 F8S – HDLDesign Clean e Simples de InstalarVer Preço

Como Escolher o Melhor Interfone  

Antes de começar a falar sobre os modelos, vamos trazer aqui algumas dicas gerais para ajudar você na hora da pesquisa pelo interfone ideal para a sua casa. 

  • Interfone Tradicional ou Com Câmera? Conheça Os Prós e Contras de Cada Modelo  

O interfone tradicional normalmente permite o controle de abertura de portas e uma comunicação via áudio entre o morador e o visitante. Estes modelos costumam ser os mais baratos, entregam a utilidade e a segurança desejada, mas não oferecem um monitoramento tão amplo.  

Para uma vigilância completa, os interfones com câmera são os mais indicados, pois além da conversa em áudio com o visitante, é possível vê-lo através da câmera, bem como ver o movimento da rua onde o interfone está posicionado. 

Alguns dos modelos mais modernos com câmera, chamados de vídeo porteiros, ainda oferecem a possibilidade de visualização e monitoramento pelo celular (o que significa atender a porta mesmo sem estar em casa), inclusive enviando notificações em caso de acionamento ou movimentação suspeita. O ponto ruim é o preço, mesmo. Quanto mais moderno e cheio de funções, mais caro, claro. 

  • Residencial ou Coletivo? Entenda As Diferenças e Aplicações  

O interfone residencial atende apenas uma unidade interna. O dispositivo na rua, ao acionado, somente se comunica com um ramal interno, ainda que tenha vários pontos na casa. Mas como estes modelos são os mais indicados para casas (fora de condomínios), normalmente só precisa de um ramal interno, mesmo. 

Já o interfone coletivo, como o nome já sugere, é o mais usado em prédios e condomínios, pois ele funciona com a central externa (a da porta da rua) conectada diretamente a todos os ramais dos moradores. O visitante consegue escolher a unidade com a qual quer contato através do aparelho, e a comunicação será direta.  

  • Verifique Se As Medidas São Compatíveis Com o Local de Instalação  

Outro ponto importante para se observar na hora da pesquisa é o tamanho do sistema. Essa é a hora de considerar, e até ter as medidas, do local de instalação. Escolher um sistema de interfone que não se adequa às medidas da sua casa, do escritório ou do condomínio, pode ser um grande problema. Para evitar isso, tenha sempre as medidas do local de instalação na cabeça. Tudo bem, pode ser num papel! 

  • Conheça Os Recursos Extras Possíveis!  

Agora, vamos conhecer o que existe de mais inovador e diferente no universo dos interfones. Estes são os recursos extras mais úteis e interessantes que um interfone pode oferecer.   

– Função Não Perturbe: Ao programar a função “Não Perturbe”, as chamadas recebidas pelo interfone são bloqueadas para o morador. Por segurança e para evitar incômodos, as ligações são direcionadas para a portaria do condomínio, que avalia a necessidade de transferência para a unidade interna ou não.  

– Sistema Antifurto/Antiviolação: Os interfones que possuem sistema antifurto/antiviolação são equipados com um dispositivo que trava a fechadura completamente ao detectar algum tipo de vandalismo, dano ou intervenção suspeita na central externa. 

– Acionamento de Duas Fechaduras: Se sua casa ou condomínio tem dois portões, alguns modelos de interfone possibilitam o acionamento de duas fechaduras no mesmo dispositivo. Na hora da instalação, um comutador permite ligações separadas para fechaduras separadas. Uma comodidade importante em algumas moradias. 

– Função Siga-me: Esta função serve para encontrar o morador, mesmo quando ele não estiver em casa. Ao sair de casa, o usuário pode programar uma linha telefônica para receber ligações repassadas do interfone. Esta transferência automática ajuda o usuário a não perder nenhuma chamada, inclusive no exterior. 

– Botoeiras: Interfones com botoeiras permitem o acionamento da fechadura sem, necessariamente, uma comunicação com o visitante. Botoeiras são dispositivos de comando, que destravam a fechadura de saída através de um botão. 

– Entrada Por Cartão: Esta função é aplicada principalmente em escritórios ou ambientes comerciais, onde existe um maior movimento de entrada e saída de pessoas, e o controle precisa ser otimizado e inteligente. Através de um sensor, o interfone reconhece o cartão de identificação do funcionário ou visitante e libera (ou não) o acesso. Alguns condomínios também fazem o acesso via cartão. 


Os 10 Melhores Interfones de 2022  

Após as dicas e informações gerais, chegou a hora de conhecer os nomes. Conheça agora os principais candidatos à próximo interfone da sua casa. 


1. Interfone Vídeo Porteiro Wi-fi ALLO WT7 – Intelbras (Melhor Interfone Com Controle de Acesso e Conversação Remotos)

Considerada por muita gente a melhor marca de interfone do mercado, a Intelbras é quem traz o primeiro modelo da nossa lista. Realmente não podemos negar se trata de um nome de peso, a Intelbras é uma empresa brasileira com quase 50 anos de experiência no mercado de segurança eletrônica, comunicação, gerenciamento de imagens e centrais condominiais. É possível dizer, com segurança, que todos nós já apertamos ou atendemos a campainha de um dispositivo Intelbras em algum momento de nossas vidas. 

O vídeo porteiro ALLO WT7, não é somente o melhor interfone wifi, que permite conexão, atendimento e controle de portas através do aplicativo de mesmo nome, ele também é um dispositivo completo, com imagem de alta qualidade em HD ou Full HD para até três câmeras. Este interfone também tem sistema de acesso via cartão de identificação, para utilização em pequenos ambientes corporativos, escritórios ou residências. 

E as funções não param por aí, além do controle pelo aplicativo, conversação e visualização com ângulo de abertura de 120º, o ALLO WT7 tem display de 7” touch screen, detecção de movimento, sistema antiviolação, gravação de vídeo e foto, LEDs para visão noturna, função secretária eletrônica e ainda pode ser conectado a até seis unidades internas. Haja tecnologia! 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, não poderia ser diferente: elogios às funções desempenhadas e reclamações em relação ao preço, embora alguns usuários digam que vale cada centavo. Os principais pontos positivos são a comunicação com o aplicativo, que parece ser bem “ao vivo”, a fácil instalação e a qualidade da imagem – mas só durante o dia. Para acompanhar a baixa qualidade noturna, a principal reclamação foi, claro, o preço. Realmente o investimento é um pouco alto, mas o produto parece entregar o que promete. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 6 Abertura de Fechaduras: Não informado
Recursos Extras: Entrada por Cartão, Sistema Antifurto, Acionamento de duas Fechaduras Botoeira: Não informado
Confira o Preço

2. Interfone Vídeo Porteiro IV 4010 HS – Intelbras (Melhor Interfone Com Câmera Residencial)

Na briga pelo posto de melhor interfone residencial, o segundo modelo da nossa lista também é apresentado pela Intelbras. E ainda que seja um pouco mais simples, este modelo também tem comunicação direta com o seu smartphone via aplicativo e câmera de monitoramento 24h. Seu design é moderno e seu display de visualização tem quatro polegadas. 

O vídeo porteiro IV 4010 HS tem capacidade de acionamento de duas fechaduras, permitindo, por exemplo, a abertura do portão individual e da garagem. O monitoramento via smartphone pode ser realizado durante o dia inteiro e até durante a noite, pois conta com visualização noturna. O usuário pode intercalar, inclusive, as duas câmeras (o modelo permite a instalação de uma câmera extra). O ângulo da câmera é ajustável no momento da instalação, e este modelo também possui a função Siga-me, que direciona ligações para a sua linha telefônica quando você não estiver em casa, permitindo interação à distância com o visitante.  

Além de muitos elogios em relação à qualidade da imagem, mesmo em uma tela relativamente pequena, encontramos algumas informações importantes. O sistema de acionamento remoto parece funcionar muito bem, mas não é via wifi, é preciso conectar o dispositivo à um cabo de rede para conseguir fazer a conexão com o celular. Vale lembrar disso na hora de decidir por este modelo, mas que tem qualidade, tem! 

Possibilidade de Pontos de Monofone: 1 Abertura de Fechaduras: 2
Recursos Extras: Função Siga-me, Acionamento de duas Fechaduras Botoeira: Não informado
Confira o Preço

3. Interfone Vídeo Porteiro GEN.2 ESL-VPC43 – Elsys (Com Função Não Pertube de Fácil Acionamento)

Se você procura saber qual melhor interfone com câmera, este pode ser um bom candidato, pois a qualidade da imagem e o ângulo de captura da câmera ganharam alguns elogios nas avaliações. Quem apresenta o ESL-VPC43 é a Elsys, que apesar de não ser tão conhecida, é uma empresa brasileira com mais de 30 anos de experiência no mercado de soluções tecnológicas e que atua em diversos países na América Latina, além de Estados Unidos e África.  

O interfone da vez é um modelo simples, que foca bastante na qualidade e ângulo de imagem, inclusive possibilitando até quatro monitores para instalação extra. Ele tem Função Não Perturbe, que suspende a ação da campainha e retém as ligações na portaria, display colorido LCD de 4.3 polegadas, áudio bidirecional full duplex e viva voz. O interfone ESL-VPC43 é compatível com fechaduras elétricas, eletroímã e portões eletrônicos.  

Não só o vídeo, mas também a estética do produto, sua facilidade de instalação e até o preço foram elogiados nos comentários deixados pelos usuários. No entanto, algumas pessoas reclamaram da falta de nitidez no som e da necessidade de colocar na tomada, que em alguns casos, pode piorar a estética do ambiente.  

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 4 Abertura de Fechaduras: 2
Recursos Extras: Função Não Perturbe, Acionamento de duas Fechaduras Botoeira: Não informado
Confira o Preço

4. Interfone Vídeo Porteiro IVR 1010 – Intelbras (Melhor Interfone Com Câmera Custo Benefício)

De volta aos modelos da Intelbras, a gigante brasileira do mercado de segurança eletrônica traz o IVR 1010, visto como o melhor interfone para residência na relação custo benefício. Isto, porque trata-se de um modelo bem completo, mas que não exige um investimento “exorbitante”. 

O modelo tem função Não Perturbe, imagem de qualidade dia e noite, visualização em tela 4.3 polegadas, entrada para botoeira e sistema de acionamento de até duas fechaduras. Além disso, o interfone da vez ainda permite a instalação de câmera extra, até três extensões de áudio e uma de vídeo, possibilitando o atendimento em mais de um cômodo da casa. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, muitos problemas com a entrega e produtos que já chegaram defeituosos. Um usuário, inclusive, recebeu um produto de uma marca chinesa no lugar deste Intelbras. Estranho! Mas focando nos comentários de quem recebeu normalmente, os elogios vão para o custo benefício, a fácil instalação e para a função visão noturna, que parece contar com boa nitidez. O som do áudio também ganhou positividades. Pelo preço e pelas funções, vale a atenção. Esperamos que os problemas com as entregas já tenham sido resolvidos. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 3 de áudio e 1 de vídeo Abertura de Fechaduras: 2
Recursos Extras: Função Não Perturbe, Acionamento de duas Fechaduras, Botoeiras Botoeira: Sim
Confira o Preço

5. Interfone Kit Porteiro Eletrônico Coletivo Collective 4 Pontos – Intelbras (Melhor Interfone Coletivo)

Também fabricado pela Intelbras (como a maioria da nossa lista) este modelo é um dos candidatos a melhor interfone para condomínio do mercado, isso porque ele já acompanha quatro monofones (com até três extensões por ramal), oito chaveiros de acesso e permite ligações diretas entre diferentes ramais (além da comunicação da central com os ramais). 

O Collective faz jus ao nome. Realmente é um sistema bem adaptado para condomínios ou prédios e que não exige um investimento tão alto. A comunicação é simples, sem vídeo, apenas por telefone. O volume da campainha é ajustável entre alto e baixo. O conjunto ainda acompanha uma fechadura FX 2000 com três chaves, da mesma marca, que permite a entrada com chave, além dos chaveiros eletrônicos de acesso. E falando em acesso, o Collective ainda possibilita a instalação de botoeiras para a liberação da saída.  

Não encontramos nenhuma avaliação dissertativa do produto em nenhum dos sites consultados, apenas avaliações com cinco estrelas. Mas levando em conta a marca, o funcionamento simples e o fato de ser um kit completo, acreditamos se tratar de um bom produto. Além disso, convenhamos que se houvessem críticas muito marcantes, elas certamente teriam aparecido! 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 4 Abertura de Fechaduras: 1
Recursos Extras: Não há Botoeira: Não
Confira o Preço

6. Interfone Porteiro Residencial IPR 8010 – Intelbras (Melhor Interfone Custo Benefício)

Para quem busca saber qual melhor interfone residencial no quesito custo benefício, este é um modelo para ficar de olho. O IPR 8010, da Intelbras, entrega muita qualidade e eficiência, diante de um preciso bem acessível em relação aos outros modelos apresentados. 

O módulo externo deste interfone permite o acionamento de até duas fechaduras, possibilitando o usuário a abrir portas individuas e portões através do mesmo dispositivo. O IPR 8010 é bem focado na segurança, pois tem sistema antifurto que identifica atos de vandalismo e trava o acesso e emite um sinal sonoro quando o portão não foi devidamente fechado. O modelo ainda comporta até três módulos internos de comunicação. 

Nas avaliações, praticamente só elogios. Um usuário até classificou este produto como “o melhor interfone” e outro disse se tratar de um modelo “bonito e eficiente”. Os principais pontos de destaque foram a clara comunicação e a fácil instalação. Mas um usuário fez questão de dizer que o sistema antifurto funciona bem, pois ao errar na instalação, o sistema parou e travou, o mesmo achou que poderia ser um defeito, mas era apenas o sistema de segurança em ação. Ao fechar corretamente, parece que o aparelho voltou a funcionar normalmente. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 3 Abertura de Fechaduras: 2
Recursos Extras: Sistema Antifurto, Acionamento de duas Fechaduras Botoeira: Não
Confira o Preço

7. Interfone Porteiro Residencial IPR 1010 – Intelbras (Melhor Interfone Barato)

Considerando a relação custo versus benefício, este modelo é visto como o melhor interfone Intelbras do mercado. Isso, porque diante de um preço ainda mais acessível que o modelo anterior, o IPR 1010 entrega um ótimo nível de segurança, com algumas funções extras importantes. 

O último modelo da Intelbras da nossa lista tem sistema antiviolação, que trava a fechadura em caso de vandalismo ou tentativa de arrombamento, controle de volume, função Não Pertube, que silencia a campainha e direciona as ligações para a portaria, entrada para botoeira, que permite a liberação da saída via botão separado e comporta até três extensões de áudio para acesso em mais cômodos da residência. 

Diante do baixo investimento, os usuários pareceram bastante satisfeitos com o desempenho do produto. Os elogios foram, principalmente, para a clareza do áudio, facilidade de instalação, bem como para a praticidade e comodidade na utilização no dia a dia. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 3 Abertura de Fechaduras: 1
Recursos Extras: Sistema Antifurto e Função Não Perturbe Botoeira: Sim
Confira o Preço

8. Interfone Porteiro Eletrônico Residencial PT270 – Protection (Com LED Sinalizador e Proteção Contra Chuvas)

A Protection é outra marca brasileira atuante no mercado de segurança eletrônica e Video Porteiros. Mesmo sendo um pouco mais nova, com 10 anos de experiência, a empresa soube tomar seu lugar em um dos mercados mais exigentes e vem crescendo desde então. 

O PT270 é indicado tanto para residências, quanto para escritórios e consultórios. Seu sistema é inviolável e possui proteção contra chuva. Seu design é moderno e sua instalação é facilitada por um sistema de plugs que permite a qualquer pessoa realizar o processo em cerca de 10 minutos. O interfone ainda possui indicador de LED noturno, botão para acionamento de fechadura e capacidade para mais duas extensões. 

Nos comentários deixados por quem já comprou, os usuários parecem felizes com a aquisição. Não pudemos encontrar elogios mais específicos, a maioria das pessoas apenas classificou o produto como “ótimo”, “funcional” ou “excelente”. Acho que devemos considerar isso como um ótimo sinal, certo? 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 2 Abertura de Fechaduras: 1
Recursos Extras: Não há Botoeira: Não
Confira o Preço

9. Interfone Porteiro Eletrônico F8 NTL-AZ01 – HDL (Design Simples e Marca Tradicional)

Também na briga para ser a melhor marca de interfone residencial, temos a HDL, a maior concorrente da Intelbras. Outro nome brasileiro, a HDL nasceu em São Paulo e atua no mercado de interfonia e fechaduras elétricas há mais de 40 anos, sempre entregando muita qualidade, confiança e senso de segurança para seus clientes. O layout dos interfones da HDL é extremamente clássico e conhecido. É quase impossível não reconhecer a caixinha mais famosa das ruas brasileiras pela foto do anúncio. 

O NTL-AZ01 é um modelo bem simples e barato, indicado para residências de tamanho pequeno ou médio. O interfone da vez tem proteção contra tempestades, sistema antiviolação com alarme, ajuste de volume, acionamento de fechadura à distância e capacidade para até duas extensões. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, além de comentários animadores como “100%” e “produto excelente”, os elogios vão principalmente para a simples instalação, funcionamento e para a alta resistência do interfone. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 2 Abertura de Fechaduras: 1
Recursos Extras: Sistema Antifurto Botoeira: Não
Confira o Preço

10. Interfone Porteiro Eletrônico F-8 F8S – HDL (Design Clean e Simples de Instalar)

Para fechar a nossa lista, este modelo da HDL apresenta um dos menores custos entre os outros exemplares já explorados. Mas nem por isso ele fica atrás na questão da funcionalidade e eficiência. O F-8 F8S tem um design moderno e elegante, além de uma instalação e manutenção bem simplificadas. 

Com capacidade para até quatro pontos de extensão, este modelo possui alarme antifurto e antivandalismo, ajuste do volume de áudio, microfone de alta captação e acionamento de fechadura elétrica. 

A relação custo benefício é, certamente, o ponto mais elogiado entre os usuários, que também deram destaque para a estética, acabamento, funcionalidade, resistência do material, bem como para a alta e clara comunicação que o produto oferece. 

Possibilidade de Pontos de Monofone: Até 4 Abertura de Fechaduras: 1
Recursos Extras: Sistema Antifurto Botoeira: Não
Confira o Preço

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE INTERFONES 

Qual é a melhor marca de Interfone?

O Brasil é a casa de grandes empresas do mercado de segurança eletrônica e interfonia, com nomes como Intelbras, Protection, Elsys e HDL, que faz parte do grupo multinacional francês Legrand, com mais de 160 anos de experiência no segmento. 

Destes principais nomes brasileiros do mercado de interfonia, podemos dar um destaque maior para a Intelbras e HDL. A primeira tem quase 50 anos de experiência no mercado brasileiro, e a segunda tem o “selo Legrand” que garante a qualidade através de um dos maiores nomes do segmento, em nível global.  

Qual Interfone é melhor HDL ou Intelbras?  

Entre as duas maiores concorrentes no mercado brasileiro de interfonia, a HDL e a Intelbras, fica difícil definir qual é a melhor. A experiência é praticamente a mesma, os clientes elogiam praticamente os mesmos pontos e o nível de confiança na marca parece ser bem equivalente. 

Portanto, para “sair de cima do muro”, vamos considerar a versatilidade. Conforme foi possível ver na nossa lista, a Intelbras tem um leque de modelos de interfones muito maior do que o da HDL, apresentando desde modelos caros, completos, inteligentes e tecnológicos, até modelos mais simples e básicos, com preços bem acessíveis. Assim, por esse motivo, nesse embate, ficamos do lado da Intelbras.