Os 10 Melhores Leites Vegetais de 2022

Procurando pelo Melhor Leite Vegetal? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Leites Vegetais do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

Os leites vegetais ainda são um pouco raros, principalmente nas prateleiras dos supermercados por aí. Mas eles vêm ganhando mercado e simpatizantes pelo mundo todo. Não somente pelos alérgicos a lactose e veganos que cresceram com o tempo, mas também pelos benefícios a saúde no consumo e na utilização em receitas. 

Além de ajudar a regular o nível de açúcar no sangue e prevenir algumas doenças, os leites vegetais ajudam até a não engordar. E existem diversos tipos, com ingredientes base diferentes, modos de preparo diferentes, sabores diferentes e muito mais. A variedade já ganhou força para agradar todo mundo. 

Mas para ajudar você a entender qual melhor leite vegetal para você, preparamos este artigo repleto de informações, dicas, explicações, respostas, marcas e opções de produtos que vai trazer bastante segurança na escolha do leite vegetal perfeito para sua rotina. 

1. Leite Vegetal Barista Profissional – A Tal da CastanhaMelhor Leite Vegetal Para Tomar Com CaféVer Preço
2. Leite Vegetal Original Orgânico - A Tal da CastanhaMelhor Leite Vegetal OrgânicoVer Preço
3. Leite Vegetal de Amêndoas - NatuterraMelhor Leite Vegetal Custo BenefícioVer Preço
4. Leite Vegetal de Castanha de Caju Orgânica - Leite PossibleLeite Vegetal Mais Parecido Com Leite de VacaVer Preço
5. Leite Vegetal Choconuts Orgânico - A Tal da CastanhaMelhor Achocolatado De Leite VegetalVer Preço
6. Leite Vegetal Integral – NotMilkBoa Opção de Leite Vegetal Com ProteínaVer Preço
7. Leite Vegetal de Coco Em Pó - MonamaMelhor Leite Vegetal Em PóVer Preço
8. Leite Vegetal de Aveia - A Tal da CastanhaMelhor Leite de Aveia Sem GlútenVer Preço
9. Leite Vegetal de Amêndoa - SilkLeite Vegetal Mais Avaliado Da AmazonVer Preço
10. Leite Vegetal de Coco – SilkMelhor Leite Vegetal BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Leite Vegetal  

Se você quer saber onde comprar leite vegetal, o melhor caminho é a internet. Mas antes disso, preste atenção nessas dicas gerais para a hora da pesquisa: 

  • Conheça os Ingredientes Principais e Suas Propriedades  

Abaixo, vamos mostrar os principais ingredientes que fazem o leite vegetal e as características resumidas de cada um: 

– Amêndoas: Um dos ingredientes mais clássicos, as amêndoas produzem um leite rico em vitamina E, que contribui na prevenção de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. 

Castanha de Caju: Menos calórico que o leite de amêndoas, o leite produzido com castanha de caju contém vitamina D, E e A, que auxiliam para reforçar o nosso sistema imunológico e estrutura óssea, além de fazer bem para a visão. 

– Coco: Produzido da polpa do coco, o leite de coco é uma fonte natural de gordura boa. Também conhecida como ácido láurico, essa gordura atua na redução da oxidação do LDL (o colesterol do brabo) e previne doenças cardiovasculares. 

Arroz: Mais raro, mas também possível de se fazer em casa, o leite de arroz auxilia na saúde da pele, contribui para a perda de peso e ainda reforça o sistema imunológico. E o principal benefício é o que faz mais sentido, retardar o envelhecimento, a culinária japonesa tem o arroz como base e o Japão tem uma longevidade invejável! Nunca desconfiamos da sabedoria deles! 

– Aveia: A questão aqui são as fibras, leites de aveia são ricos em fibras, que têm o papel de eliminar gorduras maléficas ao nosso organismo, regular os níveis de colesterol e melhorar a flora intestinal. 

– Soja: Um pouco mais conhecido como alternativa ao leite de vaca, o leite de soja é uma ótima fonte de proteínas, isoflavonas (que têm ação semelhante ao estrógeno, ajudando no equilíbrio hormonal, principalmente para mulheres) e potássio. A soja ainda é conhecida por conter baixos teores de gordura saturada. 

  • Em Dietas Especiais: Fique de Olho Nos Ingredientes e Tabela Nutricional!  

Com tantos estilos diferentes de leites vegetais, tantos ingredientes e tantos benefícios, é preciso prestar atenção para escolher o mais adequado para a sua dieta especial. A dica é ficar de olho no rótulo. 

Dependendo dos ingredientes e do modo de produção, a tabela nutricional também pode mudar bastante. O ideal é conversar com um nutricionista para ajudar você a entender exatamente o que precisa para a sua dieta, e então encontrar o “match” perfeito na nossa lista. 

  • Opte Pelo Sabor Que Mais Lhe Agrada  

Aqui é uma questão de gosto, claro. Mas fique sabendo que a variedade de sabores torna a escolha ainda mais difícil. Existem leites vegetais puros, achocolatados, com adição de frutas, sabor baunilha, especiais para café, especiais para achocolatados, idênticos a leites animais e por aí vai. O leque é grande, e dependendo do nível de pesquisa que você está conduzindo, experimentar todos pode ser o melhor caminho para encontrar o seu. 

  • Ingredientes Orgânicos Oferecem Mais Benefícios  

Muitos dos melhores leites vegetais são 100% orgânicos, e o maior benefício que isso traz é a segurança de não estar ingerindo nenhum componente químico ou agrotóxico que poderia ter sido usado durante o processo de produção.  

Ou seja, este benefício significa garantir todos os outros benefícios de todos os ingredientes, na forma mais natural, consciente e sustentável possível. Sempre que puder, prefira produtos orgânicos certificados. 


Os 10 Melhores Leites Vegetais de 2022  

Depois de tantos motivos para deixar o leite de vaca para os bezerros, agora vamos apresentar mais 10 motivos para escolher um leite vegetal para você, humaninho. 


1. Leite Vegetal Barista Profissional – A Tal da Castanha (Melhor Leite Vegetal Para Tomar Com Café)

Para começar, um exemplar para quem quer saber logo qual o melhor leite vegetal para tomar com café. Com uma densidade mais robusta e uma textura cremosa, este leite vegetal combina perfeitamente com o sabor característico e o aroma do café. 

Quem provou, adorou. Ainda que tenham reclamado um pouco do preço, os consumidores valorizaram bastante o sabor “excepcional” e sutil, a textura boa e “agradável”, além da proximidade com o sabor do leite de vaca. Realmente é um dos mais caros da lista, mas a qualidade é garantida. 

Quem apresenta o estreante da nossa lista é uma marca já conhecida no segmento de produtos naturais, que tem um nome bem legal, A Tal da Castanha. Ela é parte de um grupo chamado Positive Brands, que tem compromisso com produtos de origem vegetal, sem química, sem componentes artificiais e, sempre que possível, produzidos de forma orgânica.  

Este leite de castanha de caju é orgânico e livre de: glúten, açúcar, lactose, colesterol, transgênicos e conservantes. Só não vai ser livre do café, pelo jeito. Um ótimo modelo para começar nosso top 10, que não tem ordem. 

Base: Castanha de caju Ingredientes: Água, castanha de caju, farinha de aveia, sal marinho e aroma natural
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

2. Leite Vegetal Original Orgânico – A Tal da Castanha (Melhor Leite Vegetal Orgânico)

E a Tal da Castanha vem para um segundo exemplar que promete ser o melhor leite vegano disponível no mercado. Primeiro pela aceitação, segundo pela contribuição para a saúde na rotina de quem o consome. Todo plant-based (termo para produção livre de glúten, lácteos e soja), este produto é mais um que a marca garante a procedência, qualidade e simplicidade. Os ingredientes são apenas água, castanha de caju e muito capricho. Vale lembrar que todas as embalagens da A Tal da Castanha são compensadas através de parcerias e programas de reciclagem. Gostamos! 

Mas não basta ser apenas nutritivo e consciente, se você procura saber qual o melhor sabor de leite vegetal, saiba que este é um dos mais bem avaliados na questão gosto, mesmo. Os consumidores elogiam muito o sabor, a textura, e se mostram surpreendidos com a qualidade do produto. As únicas reclamações, de novo, são sobre o preço. Mas teve gente que mandou avisar: “meu bolso que lute”. Ótimo sinal de qualidade. 

Base: Castanha de caju Ingredientes: Água, castanha de caju
Orgânico: Sim Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

3. Leite Vegetal de Amêndoas – Natuterra (Melhor Leite Vegetal Custo Benefício)

Outro plant-based, chegou a vez do melhor leite vegetal para beber no quesito custo-benefício, pois além de ter uma embalagem incrível que só por ela já dá vontade e comprar, ele rico em vitaminas e cálcio, livre de colesterol, a galera parece gostar, e o investimento não é dos mais altos. É claro que não é todo mundo que gosta, nada é. Mas pelo preço, pode valer a pena experimentar. 

As amêndoas californianas, cremosas e premiadas, fazem deste produto o melhor leite vegetal para cozinhar do mercado. Isso porque além de ser barato, ele apresenta uma consistência e sabor equilibrados que permitem a utilização em diversas receitas, como bolos, panquecas, smoothies, com cereais e muito mais. Mas tem gente que gosta puro, mesmo. 

A Natuterra é outra empresa com um alto senso de responsabilidade em relação a produtos naturais, alternativas a produtos animais, ingredientes vegetais, produções orgânicas e sustentabilidade. E as embalagens são incríveis, todas. 

Base: Amêndoas Ingredientes: Água, pasta de amêndoas, cálcio, estabilizantes Goma Gelana, Goma Guar e Vitaminas E, C e B12
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

4. Leite Vegetal de Castanha de Caju Orgânica – Leite Possible (Leite Vegetal Mais Parecido Com Leite de Vaca)

Para quem busca o melhor leite vegetal para tomar com chocolate, este pode ser uma ótima opção. E não somente por ser parecido com o leite de vaca clássico, mas também pelos benefícios saudáveis que ele traz. 

Além de ser orgânico, vegetariano e vegano, ele é reforçado em cálcio e livre de gorduras maléficas para o corpo. Trata-se de um produto “non-gmo”, também, que para quem não conhece, significa que é livre de organismos geneticamente modificados. 

De vaca, só o gosto do leite e a embalagem, menos a composição. Este leite de castanha de caju é fabricado pela Leite Possible, também parte do grupo Positive Brands, que entrega muita qualidade e procedência natural em seus produtos saudáveis e alternativos. 

Base: Castanha de caju Ingredientes: Água, castanha de caju, cálcio, estabilizante Goma Guar e sal e aroma natural
Orgânico: Sim Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

5. Leite Vegetal Choconuts Orgânico – A Tal da Castanha (Melhor Achocolatado De Leite Vegetal)

Quer saber qual o melhor leite vegetal para saúde? Que tal este, que tem apenas quatro ingredientes e a confiança de uma marca comprometida com produtos naturais e saudáveis? Certamente é uma ótima opção, e ainda com sabor chocolate. E não é daqueles chocolates sem graça, não. A doçura fica por conta do açúcar demerara, que é considerado um dos açúcares naturais mais saudáveis do mundo. É isso! É água, castanha, cacau e açúcar demerara. Nem glúten, nem lactose, nem conservantes, nem colesterol, nada. 

A orgia do cacau com a castanha de caju parece ter agradado muitos paladares por aí. Mas não todos, teve gente que achou doce demais. Faz parte, de qualquer forma pode ser um bom sinal, afinal, produtos vegetais levam a injusta fama de ser um pouco “sem graça”. De volta aos elogios, não é difícil encontrar alguém que diga que este produto é a melhor alternativa a produtos não vegetais do mercado. 

Base: Castanha de caju Ingredientes: Água, castanha de caju, açúcar demerara e cacau
Orgânico: Sim Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

6. Leite Vegetal Integral – NotMilk (Boa Opção de Leite Vegetal Com Proteína)

Se você quer saber qual leite vegetal é melhor no quesito teor de proteínas, este pode ser um ótimo candidato, pois é o leite vegetal com o maior valor proteico da nossa lista. Os leites vegetais mais ricos neste quesito são os de soja, mas para quem foge do lado ruim da soja, a proteína que reforça este leite vem do coco e da ervilha.  

Quem apresenta o leite vegetal da vez é a Not Milk, marca do grupo brasileiro Not Co, que através de muita inspiração e fortes investidores, pretende simplesmente revolucionar a indústria alimentícia. Relativamente novos, eles já ganharam o coração de muitos consumidores e até alguns prêmios internacionais de inovação. 

Com uma embalagem muito criativa e chamativa, este leite vegetal ainda tem abacaxi, repolho, óleo de girassol e fibra de chicória em sua composição. É uma mistura abundante que só deixa de fora o glúten, a lactose, o colesterol e os transgênicos. 

Quem experimentou, recomenda muito. Dá gosto de ver as avaliações, “perfeito”, “melhor do mundo”, “melhor do mercado” e “só comprem” já demonstram a satisfação dos consumidores e reforçam a confiança no produto. Não é assim tão barato, mas também não é dos mais caros. Vale a ponderação.  

Base: Coco Ingredientes: Água, proteína de ervilha, óleo de coco, açúcar, fibra de chicória, abacaxi, óleo de girassol, sal, aromas naturais, repolho, vitamina D2 e B12, fosfato dipotássico, cálcio, estabilizante Goma Arábica, Goma Gelana, EDTA
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

7. Leite Vegetal de Coco Em Pó – Monama (Melhor Leite Vegetal Em Pó)

Considerado o melhor leite vegetal para bolo, o exemplar da vez é apresentado pela Monama, uma marca brasileira com mais de 10 anos de experiência na produção de alimentos saudáveis, naturais, veganos, integrais, low carb (baixo teor de carboidratos) e sem açúcar refinado.  

E o diferencial aqui é a versão em pó, que contribui bastante para a utilização não somente em café, cappuccinos ou achocolatados, mas também em bolos, panquecas, pratos salgados, sopas e até como topping de frutas e bowls. A composição não tem muito segredo, é leite de coco e malte de mandioca. Vale lembrar que o produto não tem glúten, lactose, nem conservantes, além de ser vegetariano e vegano. 

Nas avaliações encontradas, clientes divididos. Alguns se mostraram bem impressionados com a qualidade do produto na consistência, sabor e aroma, enquanto outros consideraram o produto um tanto quanto fraco.  

Base: Coco Ingredientes: Leite de coco desidratado em alta temperatura e malte de mandioca
Orgânico: Não Peso Líquido: 180g
Confira o Preço

8. Leite Vegetal de Aveia – A Tal da Castanha (Melhor Leite de Aveia Sem Glúten)

Já deu para perceber que A Tal da Castanha é uma das melhores marcas de leite vegetal, pela quantidade e variedade de exemplares na nossa lista. Pois é, o tal do grupo Positive Brands é realmente bem presente no ramo de alimentação saudável e na busca de alternativas a produtos de origem animal. 

Mas diferentemente da castanha de caju, presente nos outros produtos que a A Tal da Castanha trouxe para a nossa lista, o ingrediente base aqui é a aveia – sem glúten, claro. São apenas quatro componentes, água, aveia, cálcio e sal marinho, que fazem o papel do leite em qualquer dieta saudável. Vale lembrar que não há nenhuma adição de conservantes ou traços de lactose. Trata-se de um produto vegano. 

Base: Aveia Ingredientes: Água, farinha de aveia, carbonato de cálcio e sal marinho
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

9. Leite Vegetal de Amêndoa – Silk (Leite Vegetal Mais Avaliado Da Amazon)

Outro na briga para ser o leite vegetal com melhor sabor é este de amêndoa, da marca Silk, uma empresa brasileira de produtos naturais e não transgênicos. Na Silk, tudo é plantado e colhido em solo brasileiro, e minuciosamente cuidado para preservar as características naturais e os valores nutricionais. 

Este leite vegetal plant-based é leve, saudável e com textura cremosa. Não há lactose, glúten ou colesterol. O produto é rico mesmo em minerais como cálcio e zinco, e em vitaminas D2, B2 e B12.  

A maioria de quem já provou, gostou. Tem gente que diz ser o melhor de todos na busca pelo leite vegetal ideal, tem gente que se diz bem surpreendida e tem gente que simplesmente se apaixonou pelo gosto. Além de um consumidor que não gostou, a única reclamação mais contundente foi em relação à entrega. Ufa. 

Base: Amêndoa Ingredientes: Pasta de amêndoas reconstituída, cálcio, zinco, sal marinho, vitaminas B2, D2 e B12, estabilizantes Goma Alfarroba e Gelana, emulsificante lecitina de girassol, aromas naturais, antioxidantes e aromatizantes
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

10. Leite Vegetal de Coco – Silk (Melhor Leite Vegetal Barato)

A Silk volta para finalizar a nossa lista com o melhor leite vegetal para receitas, pois além de ser barato, ele apresenta um satisfatório rendimento e tem uma consistência bem equilibrada para fazer parte de receitas doces e salgadas. Convenhamos, países como Brasil e Índia, além de regiões como o caribe e o sudeste asiático são famosos por ótimas cozinhas, e costumam abusar do leite de coco. 

A produção deste leite é 100% vegetal, sem adição de açúcares, glúten, lactose ou colesterol, e ele ainda é reforçado em vitaminas e minerais, contendo 40% da ingestão diária recomendada de cálcio. Ou seja, além de eliminar gorduras ruins e prevenir doenças cardiovasculares, este leite vegetal, da Silk, também reforça a estrutura óssea. 

Nem todo mundo amou. Alguns consumidores simplesmente não se adaptaram ao gostou ou acharam o produto aguado demais. Mas na contramão disso, tem quem indique como substituto ao leite e até quem afirme ser o melhor do mercado. Nada de unanimidade por aqui, nem na nossa última opção! 

Base: Coco Ingredientes: Leite de coco reconstituído, cálcio, zinco, vitaminas D2, B2 e D12, aromas naturais, emulsificante lecitina de girassol, estabilizantes Goma Alfarroba e Gelana, e antioxidante ascorbato de sódio
Orgânico: Não Peso Líquido: 1L
Confira o Preço

Conheça os Benefícios do Leite Vegetal  

Para mostrar para você quais são os benefícios do leite vegetal de forma simples, montamos uma listinha com cinco tópicos: 

  1. Reduz o colesterol 

  2. Regula a circulação de açúcar no sangue 

  3. Fortalece o sistema imunológico 

  4. Previne doenças cardíacas 

  5. Auxilia na prisão de ventre 

  6. Contribui para a perda de peso. 

Isso, um sexto benefício de bônus pela leitura até aqui. 


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LEITES VEGETAIS 

Por que tomar Leite Vegetal? 

Não é só uma questão de ser vegetariano ou vegano, embora também seja, dado que os leites vegetais não tem origem animal. Também não é só para quem tem alergia à lactose. O ponto é que existem outras vantagens bem importantes que fazem a diferença na escolha saudável. 

Os benefícios começam pela redução do ciclo de açúcar pelo sangue (baixo índice glicêmico) e dos picos de glicose, que desfavorecem o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Os leites vegetais ainda são livres de colesterol e apresentam um maior senso de saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento. Os orgânicos ainda garantem zero participação de agrotóxicos ou compostos químicos na produção. 

Como armazenar o Leite Vegetal?

Os leites de amêndoa e castanhas podem ser armazenados no armário (temperatura ambiente) enquanto fechados, depois de abertos, devem ir para a geladeira, onde têm durabilidade de cerca de 7 dias. O mesmo vale para leites de soja e de coco. 

Mas para os leites de aveia e arroz, que são produzidos de forma mais artesanal e normalmente não são embalados e/ou vedados, o ideal é que sejam colocados na geladeira assim que estiverem prontos. 

Qual Leite Vegetal tem mais proteína?

Soja. Embora não haja nenhum leite vegetal do tipo na nossa lista, vale lembrar que o campeão mesmo é o leite de soja. Alguns leites de soja podem apresentar até 6,4g de proteína por copo (200ml). 

Mas considerando apenas a nossa lista, com ingredientes na base como castanhas, amêndoas e até ervilhas, os leites vegetais com mais proteínas são: NotMilk (3,2g por copo), A Tal da Castanha Choconuts (3g por copo) e A Tal da Castanha Original Orgânico (3g por copo). 

Por que o Leite Vegetal é chamado de bebida vegetal?  

Primeiro porque não é leite. É uma bebida ou um extrato vegetal, mesmo. Um líquido produzido a partir de amêndoas, castanhas, soja, arroz, aveia, inhame, nozes ou outros das mesmas famílias, não pode ser considerado, oficialmente, leite. 

Mas o nome já pegou. E se o sentido da pergunta era outro, temos outra resposta para você. O sentido de “vegetal” também pode ser por não conter nenhum componente de origem animal. Praticamente todos os leites vegetais são 100% livres de lactose, ovos ou qualquer ingrediente que venha dos bichinhos.