As 10 Melhores Pastas de Amendoim de 2022

Procurando pela Melhor Pasta de Amendoim? Confira nosso guia de compras com as Melhores Pastas de Amendoim e entenda qual é a melhor opção para você!

Para que serve a pasta de amendoim?Para comer” pode ser uma resposta um pouco vaga. O sabor do amendoim espalhado pela torrada vai muito além do café da manhã ou lanche da tarde. As propriedades do amendoim, em forma de pasta, têm diversas aplicações, como na dieta, no treino, na rotina low carb, na vida vegana e até na sobremesa.  

A pasta de amendoim é uma alternativa aos doces que contribui muito para uma rotina e dieta saudável. Não é à toa que este alimento vem ganhando espaço nas prateleiras e agradando nutricionistas e conhecedores. Mas se tem muito na prateleira, como escolher?  

É exatamente aí que entra a nossa participação! Através de um conteúdo completo, vamos dar dicas, trazer informações, ajudar na pesquisa, responder perguntas frequentes e, claro, apresentar as melhores marcas e pastas de amendoim do mercado. 

1. Pasta de Amendoim Orgânico Crocante - OrganMelhor Pasta de Amendoim OrgânicoVer Preço
2. Pasta de Amendoim Crunchy Com Whey Protein Chocolate - Mais MuMelhor Pasta de Amendoim Com WheyVer Preço
3. Pasta de Amendoim Chocolate Brownie – PutzMelhor Pasta de Amendoim BrownieVer Preço
4. Pasta de Amendoim Com Chocolate Branco – Naked NutsMelhor Pasta de Amendoim Chocolate BrancoVer Preço
5. Pasta de Amendoim Com Crocante de Caju – OnerMelhor Pasta de Amendoim Gourmet SaudávelVer Preço
6. Pasta de Amendoim Tradicional - Vita PowerMelhor Pasta de Amendoim 1kgVer Preço
7. Pasta de Amendoim Cremosa - Fit FoodMelhor Pasta de Amendoim IntegralVer Preço
8. Pasta de Amendoim Amendo Power - DaColôniaMelhor Pasta de Amendoim Custo BenefícioVer Preço
9. Pasta de Amendoim Integral – MandubimMelhor Pasta de Amendoim BarataVer Preço
10. Doce de Pasta de Amendoim Paçoquita Cremosa - Santa HelenaMelhor Doce de Pasta de AmendoimVer Preço

Como Escolher a Melhor Pasta de Amendoim  

Antes de conhecer os nomes, aqui vão algumas dicas gerais para prestar atenção na hora da pesquisa: 

  • Opte Pelo Sabor Que Mais Lhe Agrada  

Pasta de amendoim nem sempre é só sobre amendoim. Existem sabores, sim. Não é difícil encontrar pastas de amendoim de chocolate, chocolate branco, brownie, nozes, e outros sabores. Mas não se preocupe, não vai aparecer nenhum sabor feijoada! 

Na nossa lista, mesmo, você encontrará alguns exemplares com sabores diferentes, entre muitos de sabor natural. Mas o amendoim é sempre a base e do gosto dele você não vai fugir! Portanto, faça sua escolha com sabedoria. 

  • Escolha a Textura de Acordo Com Seu Gosto Pessoal  

Existem duas grandes famílias de pastas de amendoim. As cremosas e as crocantes. E por mais que os nomes já denunciem bastante, vamos explicar rapidinho cada tipo e mostrar suas aplicações: 

– Pasta de Amendoim Cremosa: A cremosa é a clássica, aquela que passamos na torrada ou no pão. A textura cremosa ajuda na tarefa de espalhar, e inclusive, muitas vezes este tipo é conhecido como manteiga de amendoim. Esta textura também contribui para a inclusão do alimento em outras receitas. 

– Pasta de Amendoim Crocante: A textura crocante vem do próprio amendoim, mesmo, pois nesta versão, você encontra alguns pedaços dentro da pasta. A principal aplicação da pasta de amendoim crocante é em frutas, aveia, biscoitos ou pães integrais.  

  • Conheça os Ingredientes Adicionais Mais Usados  

Para trazer sabores diferentes ou combinados, ou até mesmo para incluir outras funções nutritivas, algumas pastas de amendoim são fabricadas com ingredientes específicos. Os mais utilizados são: cacau ou o próprio chocolate, whey protein, castanha de caju, e até açúcar nas versões mais focadas na sobremesa com culpa.   

  • Em Dietas Especiais: Fique de Olho Nos Ingredientes e Tabela Nutricional!  

Para saber como comer a pasta de amendoim de forma saudável ou dentro de uma dieta, é preciso prestar atenção em alguns ingredientes, e também na tabela nutricional. As letrinhas pequenas sempre podem trazer surpresas, boas e ruins. 

Fique de olho na quantidade calórica por porção, se o produto tem glúten ou não, se há adição de lactose, se contém adoçantes, carboidratos, açúcares ou qualquer coisa que possa fazer mal ou engordar. O ideal é sempre combinar a dieta com o produto ideal. 


As 10 Melhores Pastas de Amendoim de 2022  

Já deu para inspirar uma dieta para começar na próxima segunda-feira? Se sim, chegou a hora de conhecer os principais nomes do mercado para acompanhar você em uma rotina mais saudável.  


1. Pasta de Amendoim Orgânico Crocante – Organ (Melhor Pasta de Amendoim Orgânico)

A estreante da nossa lista é trazida pela Organ, uma marca brasileira, criada em 2008, muito comprometida com uma essência orgânica e vegana, que sempre utiliza ingredientes ricos em nutrientes e principalmente limpos em seus produtos. A marca, que veste a camisa do amor ao planeta, apresenta a melhor pasta de amendoim natural na opinião dos consumidores.  

Esta pasta de amendoim é do tipo crocante, daquelas que têm pedacinhos de amendoim e tornam a textura mais robusta. Ela é 100% orgânica e vegana, não contém adição de açúcar, não contém glúten, é livre de conservantes e apresenta alto índice proteico. Vale lembrar que toda a produção da Organ é consciente em relação ao meio ambiente e livre de agrotóxicos.  

São 400g de um produto muito saboroso conforme os comentários dos consumidores. A composição 100% orgânica também é bastante elogiada e tem até cliente antigo que sempre compra e recomenda. 

Tipo: Integral Textura: Crocante
Ingredientes: 100% amendoim Proteínas: 2,8g por porção de 10g
Valor Energético: 63kcal por porção de 10g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

2. Pasta de Amendoim Crunchy Com Whey Protein Chocolate – Mais Mu (Melhor Pasta de Amendoim Com Whey)

Considerada a melhor pasta de amendoim para ganhar massa muscular do mercado, a segunda pasta da nossa lista é apresentada pela +Mu. A marca da vaquinha descolada foi fundada por nutricionistas e empreendedores brasileiros e vem ganhando mercado com produtos de qualidade, focados em rotinas de treinamento e dietas saudáveis. As barras de proteínas, proteínas isoladas (whey), achocolatados e cappuccinos fazem bastante sucesso nas academias do Brasil. 

Mas estamos aqui para falar da pasta de amendoim. Também crocante, esta tem sabor: chocolate. O que não tem são açúcares, adoçantes naturais, glúten e outros mais nocivos à nossa saúde. Recomendado para quem treina, este produto contém mais de 30% de proteína concentrada e fornece a energia necessária para uma rotina cansativa. Vale lembrar que esta pasta de amendoim contém lactose. Mas ninguém falou que era vegana! 

Quem já provou, fez questão de elogiar o sabor doce não excessivo e não enjoativo. Outros pontos que ganharam destaque foram a versatilidade de combinação com outros alimentos e a textura. Tem gente que a vê como a melhor pasta de amendoim do mercado e tem gente que acha que faltou chocolate nesse chocolate. Vale a ponderação! 

Tipo: Com sabor (chocolate) Textura: Crocante
Ingredientes: Amendoim torrado, Whey Protein, cacau, adoçantes naturais (stevia e xilitol), sal rosa e aromatizante de chocolate Proteínas: 6,2g por porção de 20g
Valor Energético: 107kcal por porção de 20g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

3. Pasta de Amendoim Chocolate Brownie – Putz (Melhor Pasta de Amendoim Brownie)

Como não amar o nome dessa marca? Putz! Com ponto de exclamação e tudo. Mas não se trata só de um nome legal, a Putz é uma grande parceira dos adeptos à vida de treinos e também dos viciados em doces saudáveis. Isso porque ela se divide em duas grandes linhas, produtos para suplementação, com whey protein, e receitas com mais cara de sobremesa, como beijinho, brigadeiro e outras guloseimas. 

Considerada a melhor pasta de amendoim para dieta, esta une as duas funções, além de ser sabor chocolate brownie, ela contém proteína isolada. Se você não abre mão de um docinho, nem na hora do treino, pode ser uma opção para você. Ela é feita a partir de amendoim torrado, 70% cacau e whey protein sabor baunilha concentrado, isolado e hidrolisado. Não contém glúten. 

Sobre as avaliações, devemos fazer um alerta. Em muitos casos o vidro chegou quebrado! Parece que a empresa responsável pela entrega precisa caprichar um pouco mais. Mas em relação ao produto, são somente elogios. Para os consumidores, o grande destaque é o sabor, muito elogiado em diversos comentários, e a textura. 

Tipo: Com sabor (Chocolate Brownie) Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado, Whey Protein, chocolate 70% cacau, manteiga de cacau, edulcorante maltitol, lecitina de soja orgânica Proteínas: 6g por porção de 15g
Valor Energético: 82kcal por porção de 15g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não (sim para Lactose)
Confira o Preço

4. Pasta de Amendoim Com Chocolate Branco – Naked Nuts (Melhor Pasta de Amendoim Chocolate Branco)

Quem apresenta a pasta de amendoim da vez é a Naked Nuts, que também tem um nome legal, que em português significaria algo como “castanhas peladas”. E confie, este significado tem significado, pois a filosofia da Naked Nuts é justamente respeitar os valores do eu real de cada um. A ideia é abrir mão dos rótulos, mas não deste rótulo, este vale a pena segurar para incluir em uma rotina saudável e natural. 

Na opinião de muitos dos consumidores, trata-se da melhor pasta de amendoim doce do mercado. Elogios como “amo essa marca”, “uma delícia”, “textura bem cremosa” e “maravilhosa” já dão o tom da satisfação. Alguns consumidores recomendam até como uma sobremesa simples, na colherada, mesmo. Quem nunca? 

Natural, sem conservantes, sem glúten e zero açúcar, os ingredientes se resumem quase somente ao amendoim e ao chocolate branco. E se você está se perguntando o que vai no chocolate branco deles, vamos facilitar a sua pesquisa: manteiga de cacau, leite em pó e edulcorante maltitol (adoçante seguro e benéfico). Confessamos que deu vontade de provar! 

Tipo: Com sabor (Chocolate Branco) Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado, manteiga de cacau, leite em pó, edulcorante maltitol, eritritol Proteínas: 3,4g por porção de 15g
Valor Energético: 85kcal por porção de 15g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não (sim para Lactose)
Confira o Preço

5. Pasta de Amendoim Com Crocante de Caju – Oner (Melhor Pasta de Amendoim Gourmet Saudável)

Alô tribo! Chegou a vez da melhor pasta de amendoim vegana do mercado, na opinião dos consumidores. O sabor e a procedência agradaram muito quem já provou, principalmente os veganos, que recomendam bastante o produto. Os destaques ficam por conta dos pedaços de castanha de caju, da textura e do sabor marcante e agradável. 

A Oner é uma marca brasileira, mais precisamente mineira, que desenvolve apenas produtos sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Os ingredientes de todas as linhas de produtos são sempre repletos de valor nutricional, diversificados, sustentáveis e saborosos.  E a produção é toda artesanal. Demos valor! 

O produto é 100% natural, os únicos ingredientes são, realmente, o amendoim e a castanha de caju. Esta pasta de amendoim possui alto valor energético e é rica em proteínas, minerais e vitaminas (E, ômega 3 e ômega 6). O óleo da conserva  é o óleo do próprio amendoim produzido no processo de fabricação. 

Tipo: Com sabor (Castanha de Caju) Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado, castanha de caju Proteínas: 3,5g por porção de 30g
Valor Energético: 88kcal por porção de 40g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

6. Pasta de Amendoim Tradicional – Vita Power (Melhor Pasta de Amendoim 1kg)

Esta pasta de amendoim já é indicada para outra tribo, os fitness. E quem apresenta é a Vita Power, uma veterana fundada em 1998 que atua na produção e exportação de produtos à base de amendoim. Participando ativamente desde o processo agrícola, industrial, logístico e até na distribuição, a Vita Power já virou uma queridinha dos frequentadores de academias do Brasil. 

Considerada a melhor pasta de amendoim zero açúcar para quem treina, ela também é zero sódio, zero gordura trans e zero lactose. Trata-se de uma fonte de vitaminas 100% natural que favorece o reforço e construção de massa muscular. E além de agradar aqueles que se exercitam com regularidade, também agrada os vegetarianos e veganos, pois não há nenhum ingrediente de origem animal em sua composição.  

Novamente, nas avaliações, alguns azarados acabaram se dando mal com a entrega, tem até foto do desastre. Mas sobre o sabor, consistência e composição natural, os comentários são muito positivos. Tem gente que tá adorando e comendo com tudo! 

Tipo: Integral Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado Proteínas: 7,1g por porção de 30g
Valor Energético: 179kcal por porção de 30g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

7. Pasta de Amendoim Cremosa – Fit Food (Melhor Pasta de Amendoim Integral)

Quem traz a pasta de amendoim da vez, que tem outra proposta, é a Fit Food, um nome bastante conhecido pelos apreciadores de comidas naturais. Figurinha carimbada nas prateleiras naturebas, esta marca oferece snacks, biscoitos e massas que sempre apresentam composições descomplicadas, sem segredos e só com o que a natureza provém.  

A proposta aqui é o baixo teor de carboidratos, o que a coloca na disputa para ser a melhor pasta de amendoim low carb do mercado. O foco fica nas proteínas, vitaminas, minerais e as boas gorduras do amendoim. Zero sódio, zero açúcar, cremosa e saborosa, esta pasta de amendoim pode se mostrar um ótimo complemento para a sua alimentação diária. 

Nos comentários deixados pelos consumidores, elogios e críticas à relação custo-benefício. Tem gente quer gosta, mas acha cara, e tem gente que acha ótima em relação ao valor pago. No sabor e textura, os consumidores continuam divididos, alguns acham sem gosto, outros com consistência pegajosa demais. E do lado positivo, tem gente que ama tudo em letras garrafais. Pois é, gosto é gosto. 

Tipo: Integral Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado Proteínas: 7g por porção de 25g
Valor Energético: 147 kcal por porção de 25g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

8. Pasta de Amendoim Amendo Power – DaColônia (Melhor Pasta de Amendoim Custo Benefício)

A DaColônia é uma experiente fabricantes de alimentos brasileira que marca presença nas prateleiras dos mercados e vendas desde 1962. Seus produtos têm tradição, sabor e qualidade reconhecida no Brasil e em diversos países nas Américas.  

A melhor pasta de amendoim light do mercado não tem açúcares, nem glúten, nem lactose. O único ingrediente é o amendoim torrado, mesmo. Com sua composição sem derivados de animais, forte concentração de proteínas e sabor marcante, dá para agradar todo mundo. Os vegetarianos, os veganos, os crossfiteiros, os da vida fitness e até os que não vivem sem sobremesa. Pensando bem, tudo isso poderia ser uma pessoa só, que adoraria este produto. 

Quem provou, gostou. Tirando os clássicos desastres no processo de entrega – que parece ser realizado através de malabaristas em monociclos – os valores nutricionais, o sabor e a textura foram bastante elogiados. Tem gente que recomenda os outros sabores da linha, tem gente que prefere este mesmo, e tem gente que adorou o preço pago. Uma pena as reclamações sobre a entrega dominarem os comentários. 

Tipo: Integral Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado Proteínas: 4,3g por porção de 15g
Valor Energético: 89kcal por porção de 15g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

9. Pasta de Amendoim Integral – Mandubim (Melhor Pasta de Amendoim Barata)

A melhor pasta de amendoim saudável do mercado é apresentada pela Mandubim, uma marca brasileira do interior paulista especializada em produtos à base de amendoim, que entrega muita qualidade em paçocas, biscoitos e claro, pastas de amendoim. Os principais elogios dos que já experimentaram são em relação ao sabor suave, textura e consistência. Tem gente que afirma ser a melhor de todas disponíveis por aí. Será? 

Com uma composição tão simples, nem sobra muito o que falar. É simplesmente amendoim torrado em forma de pasta, com os óleos naturais produzidos durante o processo de fabricação, nada de açúcar, nada de lactose, nem conservantes, nem glúten. Esta pasta de amendoim integral contém 30,81% de proteína pura, rica em fibras, aminoácidos, vitaminas e gorduras benéficas. 

Tipo: Integral Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado Proteínas: 3,8g por porção de 15g
Valor Energético: 93kcal por porção de 15g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Não
Confira o Preço

10. Doce de Pasta de Amendoim Paçoquita Cremosa – Santa Helena (Melhor Doce de Pasta de Amendoim)

A melhor pasta de amendoim Santa Helena é, obviamente, a Paçoquita em versão pasta! Quem viveu a infância brasileira e gosta de paçoca até hoje, certamente vai bater o olho no rótulo e reconhecer na hora. Mas para quem não sabe, é aquela paçoca amarelinha, quadradinha, só que em formato cremoso.  A Santa Helena é referência em produtos à base de amendoim desde 1942 e também é conhecida por outros nomes clássicos, como Mendorato, Amindus e Crokíssimo. 

A proposta aqui é a guloseima, mesmo. Sim, tem açúcar. Na questão nutricional, até que o produto representa, mas na questão saúde, um pouco menos. Podemos dizer que é a menos saudável da nossa lista, mas há quem diga que é a mais gostosa! Como você provavelmente já provou a versão clássica, quadradinha e amarelinha, vai ficar fácil avaliar se vale a pena investir na pasta de amendoim da Paçoquita. 

Tipo: Integral Textura: Cremosa
Ingredientes: Amendoim torrado, açúcar, óleo vegetal, sal, triglicerídeos, emulsificante Proteínas: 3,8g por porção de 20g
Valor Energético: 116kcal por porção de 20g Contém Açúcar Lactose ou Glúten: Sim
Confira o Preço

Como Usar a Pasta de Amendoim  

Qual o melhor horário para comer pasta de amendoim? Depende da sua intenção de dieta ou rotina, mas aqui vamos trazer algumas ideias para as principais aplicações: 

  • No Pré-treino: Também funciona no pós-treino, pois uma fonte natural de proteínas pode servir, também, como reposição. Para treinar, a ideia é misturar com banana, já que a mesma previne as câimbras. Se a intenção for ganhar energia, essa combinação pode ser com uma fatia de pão integral. Vale lembrar que o ideal é considerar algumas horas antes do treino, ou algumas horas depois. 

  • No Café da Manhã: Para começar o dia, a pasta de amendoim tem duas funções. A primeira é adoçar o seu café da manhã, tem muita gente que gosta de passar em uma torrada ou até mesmo em um pão com manteiga. A segunda função é prover energia. Uma alimentação matinal com pasta de amendoim pode ser bem nutritiva e dar um belo empurrão na disposição. 

  • No Lanche: Na hora de lanchar, a pasta de amendoim também é normalmente consumida com torradas ou pães, mas também temos os apreciadores do produto como recheio de tapioca. Outras opções são panquecas, biscoitos e frutas. 

  • Nas Receitas: Hoje em dia, com a gourmetização geral, dá para imaginar que são inúmeras as possibilidades de utilizar a pasta de amendoim em diversas receitas. Mas vamos lá, tem gente que gosta de incluir como molho de um sanduíche bem eclético, existem receitas de pavê de pasta de amendoim, bolos, cajuzinho, brigadeiro, cookies e até milk shake. E fique à vontade para inovar! 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PASTA DE AMENDOIM  

Quais são os benefícios da Pasta de Amendoim? 

A pasta de amendoim faz bem principalmente por ser rica em proteínas, e também por ser vista como um alimento hipercalórico natural. Outros valores nutricionais são o magnésio e o potássio, que atuam no favorecimento das contrações musculares e na prevenção de câmbrias, o que reduz o risco de fadiga ou lesões musculares. 

Ainda existem outros benefícios, como a suplementação dos ossos, o fortalecimento do sistema imunológico, a redução do risco de diabetes e doenças cardíacas e o emagrecimento. Alguns estudos apontam até uma diminuição do risco de desenvolver Alzheimer. 

Qual a melhor marca de Pasta de Amendoim?

Não podemos negar a existência da Santa Helena, que produz a Paçoquita, tão conhecida e tão presente na infância de qualquer brasileiro, mas esta é uma proposta mais doce, mais como sobremesa, mesmo. 

Entre as opções mais saudáveis, temos ótimas marcas, tanto que nenhuma se repete na nossa lista, mas nas propostas para treino, podemos dar destaque para a Vita Power e Putz, e em um contexto mais natural, podemos destacar a Organ, a Fit Food e a DaColônia. 

Porque Pasta de Amendoim é bom para quem malha?  

Pasta de amendoim tem proteína, um dos ingredientes mais importantes da rotina de qualquer atleta, profissional e amador. E conforme já comentamos, não fica só nisso. O potássio e o magnésio ainda favorecem as contrações musculares e previnem câimbras. 

Por ser leve, barato, saboroso e nutritivo, este alimento é um dos preferidos dos frequentadores de academia, crossfiteiros e atletas. As diversas combinações com frutas, pães e cereais também contribuem para quem gosta de inovar na dieta da malhação. Vale lembrar que algumas pastas de amendoim já vêm com proteína isolada (whey protein).