As 8 Melhores Máquinas de Gelo de 2022

Procurando pela Melhor Máquina de Gelo? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Máquinas de Gelo e entenda qual é a melhor opção para você!

Chegou o verão! Agora começa aquela correria atrás de aparelhos de ar condicionado, ventiladores, umidificadores e, claro, máquinas de gelo.

Afinal, nem sempre é o ambiente que precisa estar mais fresco, às vezes é o nosso copo que precisa ficar gelado, não é mesmo? O verão envolve muitos drinks, sucos, baldes de gelo e bebidas refrescantes, e uma máquina de gelo torna tudo mais fácil e gostoso. 

Mas se você ainda está em dúvida se uma máquina de gelo doméstica vale a pena, depois deste conteúdo, não estará mais. Vamos trazer para você, não só os melhores modelos do mercado, mas também dicas na hora da pesquisa, um tutorial simples de utilização, perguntas respondidas, além de muitas informações sobre o mundo das máquinas de gelo.  

1. Máquina de Gelo - GeloparMelhor Máquina de Gelo Com Display DigitalVer Preço
2. Máquina de Gelo PMG01PI – PhilcoMáquina de Gelo Melhor AvaliadaVer Preço
3. Máquina de Gelo MG1501PR – SuggarMelhor Máquina de Gelo Custo BenefícioVer Preço
4. Máquina de Gelo Ice Compact Titanium - EOSMelhor Máquina de Gelo BarataVer Preço
5. Máquina de Gelo Super Ice – BenmaxMaior Capacidade de ProduçãoVer Preço
6. Máquina de Gelo HO069 - MultilaserGelo Em Cubos Por um Bom Custo BenefícioVer Preço
7. Máquina de Gelo NI3000A - PolarProdução Rápida e EficienteVer Preço
8. Máquina de Gelo Polar 22Kg/dia - PolarMelhor Máquina de Gelo GrandeVer Preço

Como Escolher a Melhor Máquina de Gelo  

A melhor máquina de fazer gelo para você, pode não ser a melhor para outro consumidor. Cada modelo tem suas particularidades e recursos, portanto, aqui vão algumas dicas gerais para ajudar na hora da decisão. 

  • Escolha a Capacidade de Produção de Acordo Com Sua Demanda  

A maior diferença entre os modelos de máquinas de gelo fica na capacidade de produção, que normalmente é medida em quilos por dia. A dica aqui é simples: não adianta ter uma máquina cara para uma demanda diária pequena, e menos ainda comprar uma barata que não acompanhe seu ritmo. 

Portanto, a ideia é ter na cabeça pelo menos uma noção da demanda diária por gelo em um dia bem festivo. Não precisa contar em cubos ou colocar na balança, uma estimativa já basta. Outro ponto legal é considerar convidados frequentes, naturalmente, isso aumentaria a demanda. 

  • Se Atente ao Tempo de Produção  

O tempo de produção também é algo para se levar em conta. Às vezes, uma notícia surpreendente pode vir em qualquer hora do dia e pedir uma bela comemoração. Em quanto tempo a máquina de gelo iria entrar na festa?  

Mesmo desconsiderando essa possível ótima surpresa, é importante ficar de olho no tempo de produção. Ninguém gosta de ter que esperar muito para se refrescar, ou seja, prefira as mais rápidas na produção. 

  • Prefira Modelos Que Permitem Escolher o Tamanho do Gelo  

A tecnologia também chegou às máquinas de gelo, não é mais só uma questão de congelar e soltar as pedras de gelo, hoje em dia, alguns modelos já permitem a escolha do tamanho ideal para você. 

Para quem gosta de preparar drinks especiais, escolher a pedra de gelo “a dedo” para o Whisky ou preparar mesas especiais decorativas, o recurso de escolher o tamanho da pedra de gelo vai fazer uma diferença incrível.  

  • Verifique o Formato do Gelo Produzido  

Ainda no processo de gourmetização da sua bebida, alguns modelos, além da escolha do tamanho, permitem a escolha do formato do gelo. Gelo em cubos, gelo cilíndrico ou picado, além de outras opções que vão contribuir bastante com a festa. 

Portanto, antes de comprar, para garantir a qualidade da sua celebração, verifique se a máquina possui essa função e se os formatos de gelo produzidos por ela são compatíveis com os seus drinks preferidos. 


As 8 Melhores Máquinas de Gelo de 2022  

Certo, já temos os principais pontos de atenção na hora da pesquisa, dá para dizer que estamos esquentando. E se estamos esquentando, é a hora perfeita para conhecer os melhores modelos de máquinas de gelo do mercado! 


1. Máquina de Gelo – Gelopar (Melhor Máquina de Gelo Com Display Digital)

O primeiro modelo é trazido por uma das gigantes do mercado de refrigeradores, máquinas de gelo e utensílios para a casa, a brasileira Gelopar, que tem quase 50 anos de experiência. A GMGD-15 é um modelo doméstico, para demandas pequenas, mas que briga para ser a melhor máquina de gelo portátil do mercado. 

Isso, porque este modelo, além de praticidade no transporte, funcionamento e limpeza, ainda apresenta boa durabilidade e potência. Desenvolvido em aço inox, esta máquina de gelo tem um display simples, onde o usuário pode escolher até três tamanhos de cubos de gelo (S para pequeno, M para médio e L para grande, nas iniciais em inglês). 

Seu reservatório manual possui capacidade para até 2,2 litros de água e sua capacidade de produção é de até 12kg de gelo por dia. O funcionamento é por compressor, silencioso e automático – quando atinge no nível ideal de água. Ao final no ciclo, a remoção do gelo para utilização é feita através de uma pá, que acompanha o produto. 

Capacidade Total de Produção: 12kg/dia Tempo de Produção Por Leva: Não informado
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Médio e Grande
Reservatório Gelo: Não informado Reservatório Água: Até 2,2 litros
Confira o Preço

2. Máquina de Gelo PMG01PI – Philco (Máquina de Gelo Melhor Avaliada)

A marca que traz o segundo modelo da nossa lista dispensa apresentações. A Philco já ganhou o mercado há muito tempo, e traz ótima confiança. E esta máquina de gelo também é doméstica, compacta, e candidata a melhor máquina de gelo manual, na opinião dos usuários, que elogiam bastante o desempenho rápido e silencioso da máquina. Uma usuária disse até já ter comprado a segunda. 

A máquina de gelo PMG01PI, da Philco, traz dois tamanhos de gelo, um ciclo rápido (entre 7 e 15 minutos), uma capacidade de produção de até 12kg de gelo por dia e, por ser manual, não precisa de instalação hidráulica. Seus reservatórios de água e gelo tem capacidade de 1,85 litros e 800 gramas, respectivamente.  

O modelo ainda apresenta um display indicador, para controlar tudo isso, e uma tampa com janela transparente, que permite que o usuário averigue se o gelo já está pronto dentro da máquina, sem precisar abri-la. Falando em usuário, vale lembrar que nas avaliações, alguns usuários reclamaram do tamanho grande do gelo, que parece não ser tão grande assim. 

Vale a ponderação, mas trata-se de um modelo de muita qualidade, e totalmente portátil. Se você procura pela melhor máquina de gelo pequena, este modelo pode atender bem as suas expectativas. 

Capacidade Total de Produção: 12kg/dia Tempo de Produção Por Leva: 7 a 12min
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Grande
Reservatório Gelo: Até 800g Reservatório Água: Até 1,85 litros
Confira o Preço

3. Máquina de Gelo MG1501PR – Suggar (Melhor Máquina de Gelo Custo Benefício)

A Suggar, marca que traz o nosso terceiro modelo, chegou mais recentemente no mercado de máquinas de gelo, mas tem mais de 40 anos de experiência no mercado de eletrodomésticos e utensílios para a residência. De qualquer forma, vale dizer que ela costuma acertar como debutante, pois quando estreou na linha de fogões, foi um sucesso. 

Então, para quem pergunta se a máquina de gelo Suggar é boa, este modelo pode responder bem. A única coisa em que ele perde para os outros já apresentados é nos tamanhos de gelo, pois o MG1501PR só produz gelo em tamanho médio. Mas de resto, não deixa nada a desejar para os anteriores e ainda vem em um preço um pouco mais acessível. 

São 12kg de gelo por dia de capacidade de produção, até 2,2 litros no reservatório de água e 800g de gelo pronto no reservatório de gelo, tudo controlado por um painel de fácil visualização. Também manual, esta máquina de gelo é altamente indicada para transporte, para ser usada em eventos, festas e viagens. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, tirando casos que parecem ser defeitos pontuais, a máquina parece agradar a maioria, principalmente pelo tempo de congelamento e facilidade de utilização, embora algumas pessoas disseram que o uso é estritamente doméstico. Mas dependendo da demanda, dá para ser feliz. 

Capacidade Total de Produção: 12kg/dia Tempo de Produção Por Leva: 10 minutos
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Médio
Reservatório Gelo: Até 800g Reservatório Água: Até 2,2 litros
Confira o Preço

4. Máquina de Gelo Ice Compact Titanium – EOS (Melhor Máquina de Gelo Barata)

A máquina de gelo Compact Titanium, da EOS, que tem 15 anos de experiência no mercado de refrigeradores, é um modelo que impressiona na capacidade. Trata-se de um modelo doméstico, manual, mas que pela capacidade de produção, armazenamento e preço, já entra na disputa para ser a melhor máquina de gelo residencial do mercado. 

Com um sistema de congelamento por compressor, silencioso e livre de gases que agridem o meio ambiente, o Compact Titanium tem um ciclo de 10 minutos, capacidade de produção de até 15kg de gelo por dia e capacidade de armazenamento de aproximadamente 1kg. É uma máquina de gelo completa, que inclusive acompanha pá coletora e cesto de gelo, por um preço relativamente mais acessível em relação aos modelos já apresentados. 

O ponto ruim, novamente, fica pelo tamanho único de gelo: médio. Mas os pontos bons são bem ressaltados pelos usuários, que elogiam bastante a capacidade de produção, a praticidade, o painel de fácil operação e até o design do aparelho. De qualquer forma, vale trazer o comentário de uma usuária que se diz muito satisfeita, mas que também diz que o ideal é ligar a máquina um pouco antes do churrasco.  

Capacidade Total de Produção: 15kg/dia Tempo de Produção Por Leva: 10 minutos
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Médio
Reservatório Gelo: Até 1kg Reservatório Água: Até 2,1 litros
Confira o Preço

5. Máquina de Gelo Super Ice – Benmax (Maior Capacidade de Produção)

A máquina de fazer gelo da vez também impressiona na capacidade de produção, inclusive, segundo opinião de alguns usuários, trata-se de uma boa candidata a melhor máquina de gelo 15kg do mercado. O custo é relativamente mais alto, sendo a máquina mais cara da lista até agora. Mas é um modelo que entrega muita potência e capacidade, além de trazer a qualidade do sobrenome Benmax, que é uma marca especialista em máquinas de gelo e refrigeração doméstica em geral. 

Além de um design moderno, elegante e portátil, a Super Ice tem capacidade de produção de até 15kg de gelo por dia, armazenamento de até 1kg de gelo pronto e 2 litros no reservatório de água, que é abastecido manualmente. Tudo isso com uma operação facilitada por um display inteligente e uma tampa transparente, que permite o acompanhamento pelo usuário. Os cubos de gelo são fornecidos em dois tamanhos (pequeno e grande) e têm um ciclo de produção de 10 minutos. 

Nas poucas avaliações encontradas, frases pequenas, como: “produto ótimo”, “muito bom” e outras do tipo. O comentário mais completo elogiou a capacidade de produção versus o tamanho compacto, que combina com qualquer ambiente. 

Capacidade Total de Produção: 15kg/dia Tempo de Produção Por Leva: 10 minutos
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Grande
Reservatório Gelo: Até 1kg Reservatório Água: Até 2 litros
Confira o Preço

6. Máquina de Gelo HO069 – Multilaser (Gelo Em Cubos Por um Bom Custo Benefício)

Esta máquina de gelo é trazida pela Multilaser, outra marca já bem conhecida pelos brasileiros, que também dispensa apresentações. E o HO069, pela capacidade de produção, pelos recursos disponíveis, e até pelo design moderno (em vermelho), apresenta uma boa relação custo benefício para o cliente. 

Esta máquina de gelo da Multilaser, que é quase um artigo de decoração para a casa, tem capacidade para até dois litros de gelo em cubos por dia, dois litros de armazenagem e dois tamanhos de cubos. O controle da operação é feito em um display inteligente e uma tampa transparente que favorece a visualização. E a máquina ainda acompanha cesto e pá coletora. 

Quem comprou e avaliou, gostou. Um comentário deixou clara a informação de que não se trata de um aparelho que atenda uma demanda industrial, e sim, de um aparelho doméstico, mas que atende muito bem a demanda de uma família e até uma festinha com amigos. 

Capacidade Total de Produção: Não informado Tempo de Produção Por Leva: Não informado
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Grande
Reservatório Gelo: Até 2 litros Reservatório Água: Até 2 litros
Confira o Preço

7. Máquina de Gelo NI3000A – Polar (Produção Rápida e Eficiente)

E se existe uma marca que não poderia faltar na nossa lista, é a Polar. Nome clássico do mercado de aparelhos de ar condicionado, a Polar também entrega muita qualidade nas máquinas de gelo.  

A NI3000A é bem completa, sua tampa com visor transparente e seu painel inteligente que alerta os níveis de água e define o tamanho do gelo, ajudam o usuário a controlar os 12kg de produção de gelo por dia, os dois litros no reservatório de água e os 900ml de capacidade de armazenamento de gelo pronto. 

O modelo ainda vem com cesto de gelo, pá removedora, e parece agradar os usuários, que elogiam principalmente o tempo de congelamento, ainda que este não esteja especificado em lugar nenhum. 

Capacidade Total de Produção: 12kg/dia Tempo de Produção Por Leva: Não informado
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Grande
Reservatório Gelo: Até 900ml Reservatório Água: Até 2 litros
Confira o Preço

8. Máquina de Gelo Polar 22Kg/dia – Polar (Melhor Máquina de Gelo Grande)

O último modelo da nossa lista também é da marca Polar, mas tem uma proposta um pouco diferente, esta é uma máquina de gelo grande, que briga para ser a melhor máquina de gelo profissional do mercado, ainda que tenha o status de semiprofissional. 

Indicada para restaurantes, bares, pequenas empresas e até fábricas de gelo iniciantes, esta máquina de gelo produz 22kg de gelo por dia, em três tamanhos diferentes. O controle é feito por um display em LED que também indica a falta de água na máquina. E por mais que este modelo – de design moderno – seja grande e semiprofissional, tem a facilidade de não precisar de conexão com a rede hidráulica e também acompanha pá.  

Nas avaliações feitas pelos usuários, dois extremos.  Pequenos empreendedores que se mostram insatisfeitos com o desempenho da máquina como profissional, e usuários muito satisfeitos com o uso em casa. Será que é por isso que essa máquina de gelo tem um status de semiprofissional? Certamente sim. Se você quer uma máquina de gelo superpotente em casa, ou algo para auxiliar em um pequeno negócio, este pode ser o modelo para você. 

Capacidade Total de Produção: 22kg/dia Tempo de Produção Por Leva: Não informado
Formato do Gelo: Cubos Tamanhos Gelo: Pequeno, Médio e Grande
Reservatório Gelo: Até 22kg Reservatório Água: Não informado
Confira o Preço

Como Usar Uma Máquina de Gelo  

Máquina de gelo, como funciona? É realmente bem simples, mas para quem acabou de decidir pela compra de seu primeiro modelo, aqui vai um passo a passo rápido para mostrar como se usa uma máquina de gelo. 

  1. Conexão: O primeiro passo é conectar a máquina de gelo à rede elétrica. Se a máquina for doméstica, o abastecimento de água será manual, se a máquina for industrial, será preciso conectá-la à rede hidráulica. 

  2. Água: Pressione “liga/desliga”No reservatório, quando a água atingir o nível ideal, a máquina começará o processo de congelamento automaticamente. Sem água, a máquina indicará a necessidade. 

  3. Congelamento: Neste passo não há muito o que fazer, apenas tentar manter a tampa fechada. Você ouvirá o som dos cubos de gelo, quando prontos. É importante lembrar que os cubos só ficam mais robustos a partir da terceira leva. 

  4. Segundo ciclo: Para continuar, após pegar o gelo, basta preencher o reservatório novamente e aguardar a repetição do processo. 

  5. Desligando: Após o uso, é recomendado que se desligue a máquina, e deixe a tampa aberta por alguns minutos para que o interior seque. Deixar a máquina ligada por muito tempo pode esquentá-la ou o ambiente em volta dela.  

Perguntas Frequentes Sobre Máquinas de Gelo

Precisa de conexão hidráulica para usar a Máquina de Gelo?

Depende da máquina. Normalmente, os maiores modelos precisam de conexão a um ponto de água, pois atendem a uma maior demanda de gelo. As industriais, que podem chegar até uma capacidade de 1200kg de gelo por dia, sim, necessitam de conexão hidráulica. 

Mas as domésticas geralmente não precisam dessa conexão, elas são abastecidas manualmente com jarras ou garrafas d’água – normalmente filtradas – e por isso, atendem a uma demanda menor, mas que pode ser absolutamente compatível com a utilização do usuário. 

Quanto tempo demora para a Máquina de Gelo produzir?  

Em torno de 10 minutos. As máquinas podem variar, mas essa é a média. As variações também podem ser causadas pela utilização, abrir a tampa durante o processo de congelamento, por exemplo, pode alterar não só o tempo de produção, quanto a espessura do gelo. 

Vale lembrar, novamente, que os dois primeiros ciclos produzem um gelo mais fino, mais fraco, o que é absolutamente normal. A partir da terceira leva, os cubos já devem estar bem espessos e com um formato mais robusto, e todos os ciclos levam o mesmo tempo. 

A Máquina de Gelo gasta muita energia?  

Depende do uso. Máquinas industriais tendem a ficar mais tempo em uso e apresentam um consumo energético maior. Mas a relação quilowatts/hora não é tão maior em relação a uma máquina doméstica. As máquinas de gelo domésticas tendem a gastar menos, pois normalmente são desligadas após o uso.  

Mas aqui vale uma ressalva, a marca Everest, além de ser uma das líderes no mercado das industriais, também é uma das que apresentam o menor consumo energético diário da categoria. Vale lembrar isso para quem pretende entrar para a indústria. 

A Máquina de Gelo mantém o gelo congelado?

Não exatamente. É claro que com a tampa fechada e em contado com os outros cubos, o derretimento será mais lento. Mas se a ideia não for utilizar as pedras de gelo na hora, a conservação ideal seria no freezer, para garantir que se mantenham armazenados congelados.