As 5 Melhores Panificadoras de 2022

Procurando pela Melhor Panificadora Doméstica para suas experiências culinárias? Então confira nosso guia com as Melhores Panificadoras Domésticas!

Se a Pandemia trouxe algo de bom, foi a descoberta de alguns talentos na cozinha. Muita gente se aventurou de verdade e alguns até resolveram mudar de carreira. E a receita mais testada, tentada e apreciada foi, de longe, o pão caseiro.  

Não podemos dizer que um forno comum não faz seu papel com alguma qualidade. Mas um pão assado em uma panificadora caseira é definitivamente menos trabalhoso e mais funcional.

E não é só pão, também é possível fazer massas de pizza, bolos, tortas e muito mais. Mas se você ainda não provou e quer saber se máquina de fazer pão funciona mesmo, nós preparamos um artigo completo. 

Serão informações importantes, dicas na hora da pesquisa e compra, e a apresentação de cinco dos modelos mais bem avaliados do mercado, em diversos quesitos. Além de saber se a máquina de fazer pão é boa e quanto custa a máquina de fazer pão, você vai poder escolher bem, aprender como funciona e conferir alguns comparativos.  

1. Panificadora Pan Express – TramontinaMelhor PanificadoraVer Preço
2. Panificadora Master Bread - MondialMelhor Panificadora Custo BenefícioVer Preço
3. Panificadora Multipães - MultilaserMaior Tempo de Ajuste de TimerVer Preço
4. Panificadora La Panina – CadenceBoa Opção Custo BenefícioVer Preço
5. Panificadora Multi Pane - BritâniaAcompanha Receita Para Preparo de Pão Sem GlútenVer Preço

Como Escolher a Melhor Panificadora  

Qual é a melhor panificadora doméstica para você? Depende. Na hora de adquirir uma panificadora doméstica, alguns pontos precisam ser considerados para cada caso, como: 

  • Para Mais Variedade: Verifique a Quantidade de Receitas Pré-Programadas 

A tecnologia vem forte também nas panificadoras domésticas, e para ajudar a definir qual é a melhor panificadora doméstica do mercado, a quantidade de receitas pré-programadas pode ser um ótimo diferencial. 

O número de receitas pré-programadas é diretamente proporcional ao nível de comodidade e variedade do produto – e ao preço também, é verdade – ou seja, vale considerar essa quantidade na hora de pensar nas aventuras culinárias com a família e amigos.  

  • Capacidade: Escolha de Acordo Com o Tamanho da Sua Família  

E não só de acordo com o tamanho da família, mas também de acordo com os agregados e visitantes. É preciso considerar que seus pães caseiros vão ficar tão saborosos e cheirosos na sua nova panificadora automática que é capaz de a vizinhança toda querer um pedaço! 

Portanto, faça as contas, com margem, de quantos serão os beneficiados nessa nova aquisição gastronômica. São diversos tamanhos, adequados para diversas demandas, fique de olho na sua! 

  • Verifique a Potência Para Maior Desempenho e Duração 

A potência é uma questão importante aqui, afinal, ela influencia diretamente o desempenho da panificadora e a duração da preparação do pão. Ou seja, em outros termos, a potência tem tudo a ver com a experiência! E conferir este quesito pode fazer toda a diferença. Mas não deixe de prestar atenção na eficiência energética! 

  • Se Atente ao Limite do Timer e Opções de Cor do Pão  

A função timer é bem conhecida, mas funciona de forma um pouco diferente no caso das panificadoras automáticas, pois nelas o timer é normalmente usado para liga-las e começar o preparo programado. Por exemplo: colocar os ingredientes durante a noite, para ter um pão quentinho e fresquinho logo de manhã. Interessante, não é? Nem todo timer é feito para desligar. 
 
E sobre as opções de cor do pão, é legal dar uma explicada para os menos entendidos do assunto: a maioria das panificadoras domésticas medem os níveis de pontos do pão através de cores. Cores do pão, mesmo. Quando mais claro, menos assado. Quanto mais escuro, mais assado, claro. Mas o importante é ver quantas e quais são as opções disponíveis antes de escolher o modelo. 


As 5 Melhores Panificadoras de 2022 

Acho que já temos todos os ingredientes para assar a nossa receita principal: a lista com os candidatos a melhor panificadora automática do mercado. 


1. Panificadora Pan Express – Tramontina (Melhor Panificadora)

Para começar, um modelo da Tramontina, marca brasileira de muito reconhecimento no ramo de utensílios para a casa, com mais de 100 anos de experiência. A Pan Express já é considerada por alguns usuários como a melhor máquina de fazer pão caseiro do mercado.  

Esta panificadora doméstica não é para amadores! Mas também pode ser, se o amador estiver disposto a pagar um pouco mais caro. A Pan Express é completíssima. Com um painel LCD inteligente e de fácil programação, ela tem diversas receitas pré-programadas entre pães, pães sem glúten, pães crocantes, massas, geleias e muito mais, fora os programas manuais. E todos os ciclos têm uma distribuição – automática – uniforme de frutas, nozes e outros ingredientes especiais. 

O modelo ainda traz função timer de até 13 horas, quatro tamanhos de pães assados em até duas horas, luz interna, três cores de casca, fôrma antiaderente, janela de visualização da receita e proteção de 60 minutos contra interrupção de energia. Tudo isso em um design durável de aço inox. 

Nas avaliações realizadas pelos usuários, eles sabem que pagaram um preço mais alto no que é possivelmente a melhor máquina de fazer pão elétrica, mas parece ter valido cada centavo, pois o modelo é muito elogiado, principalmente na função de distribuição de nozes e frutas cristalizadas através de um compartimento especial. É que nos modelos mais simples, essa distribuição precisa ser feita de forma mais manual, aguardando os momentos certos. Mas não na Pan Express, esta, bem, é completíssima. 

Potência: 680W Timer: Até 13 horas
Ajuste de Cor: 3 Número de Receitas: 10 com variações (folheto para download com mais de 30)
Tamanho do Pão: Até 500g Acessórios: Não Informado
Confira o Preço

2. Panificadora Master Bread – Mondial (Melhor Panificadora Custo Benefício)

Outro grande nome brasileiro do mercado de eletrodomésticos, a Mondial, certamente estaria presente nessa lista. E a fama de ser a marca que mais vende no Brasil se traduz neste modelo, pois se trata de um ótimo custo benefício. Pela capacidade de até 1kg, inclusive, a Master Bread é considerada por alguns usuários como a melhor máquina de fazer pão e bolo do mercado. 

O modelo surpreende, mesmo, diante de um preço mais acessível em relação ao aparelho anterior. São 19 receitas pré-programadas em um painel digital de fácil visualização, função timer de até 15 horas, visor de acrílico para acompanhamento da receita, além de três opções de cores de casca e três de tamanho de pão. Tudo isso em um processo automatizado que traz muita comodidade para a família. 

Nos comentários deixados pelos usuários, muitos elogios ao custo benefício, ao silêncio e ao design compacto e leve. Alguns “viciados” em pães chegaram a dizer que foi o melhor investimento que já fizeram, até na questão da economia nos gastos com a padaria. As reclamações têm solução: parece que as receitas do manual são meio limitadas, mas existe um blog muito elogiado que traz mais opções e mais facilidade. 

Potência: 700W Timer: Até 15 horas
Ajuste de Cor: 3 Número de Receitas: 19
Tamanho do Pão: Até 1kg Acessórios: Copo medidor e colher dosadora
Confira o Preço

3. Panificadora Multipães – Multilaser (Maior Tempo de Ajuste de Timer)

O terceiro modelo da nossa lista também é fabricado por uma empresa brasileira, a Multilaser, que está no mercado de eletrodomésticos desde 1987 e apresenta aparelhos bem competitivos e com muita qualidade. A panificadora doméstica Multipães leva à sua mesa 3 tamanhos de pães (450, 680 e 900g) com muita rapidez, comodidade e sabor. 

São 12 opções pré-programadas, timer de até 15 horas, fôrma antiaderente, visor de vidro temperado para visualização, painel digital e duas cores de casca. Vale dizer que depois de pronto, a máquina ainda mantém o pão quentinho por mais 60 minutos. A panificadora doméstica Multipães também vem com copo medidor, colher e gancho para remoção da fôrma. 

Os usuários avaliaram positivamente o design compacto (ainda que o aparelho seja um pouco pesado), a qualidade do pão e a variedade de possibilidades. Vale ressaltar uma crítica: parece que em alguns casos, o pão ficou pronto com um pequeno furo no meio, por ser o lugar onde fica o batedor, os comentários deixaram claro que isso não comprometeu em nada a qualidade do alimento, mas para os mais obsessivos com a aparência, isso deve ser considerado, afinal o preço não é dos mais baratos, mas também está longe dos mais caros. 

Potência: 600W Timer: Até 15 horas
Ajuste de Cor: 2 Número de Receitas: 12
Tamanho do Pão: Até 900g Acessórios: Copo Medidor, Colher e Gancho para Remoção da Fôrma
Confira o Preço

4. Panificadora La Panina – Cadence (Boa Opção Custo Benefício)

Temos aqui outro modelo que promete – e entrega – qualidade na relação custo benefício, trazido pela Cadence, mais uma brasileira, e com mais de 20 anos de experiência no mercado de eletrodomésticos e utensílios para casa e cozinha. 

A panificadora automática La Panina tem 12 receitas pré-programadas, função timer, fôrma antiaderente, dois tamanhos de pão (700g e 1000g) e três cores de casca. O funcionamento é bem descomplicado, algo elogiado com frequência nas avaliações feitas pelos usuários. Parece que é só colocar, selecionar o que precisa no painel digital, ligar, aguardar e partir para a degustação.  

A intenção é a simplicidade, a máquina de fazer pão La Panina é uma parceira dos apreciadores de pão e indicada para quem usa frequentemente no dia a dia, mas além dos pães, ela também faz massas, geleias, bolos, pastel e até cookies. Além do aparelho, o conjunto vem com medidores, gancho e espátula para ajudar no preparo.  

Potência: 600W Timer: Sim (tempo não informado)
Ajuste de Cor: 3 Número de Receitas: 12
Tamanho do Pão: Até 1kg Acessórios: Colher Medidora, Copo Medidor, Espátula e Gancho para remoção da fôrma
Confira o Preço

5. Panificadora Multi Pane – Britânia (Acompanha Receita de Pão Sem Glúten)

E neste “festival” de marcas brasileiras, vamos fechar com mais uma, a Britânia, renomada e experiente no mercado de eletrodomésticos e utensílios para a casa desde 1956. E esse modelo trazido pela Britânia, impressiona no preço, superacessível. Talvez por isso seja considerada pelos usuários a melhor panificadora barata do mercado. 

E mesmo diante deste preço, a Multi Pane não fica muito atrás dos outros modelos desta lista, afinal, são 12 programas automatizados, 3 cores de pão, 4 opções de tamanho, timer de até 13 horas e tecnologia de manutenção de calor até 60 minutos após a finalização do preparo. E voltando rapidinho na questão do tamanho, o maior tamanho entre as quatro opções é de 1,2kg, ou seja, a maior capacidade, pelo menor preço nessa lista. Realmente o modelo chama a atenção. 

Através do livro de receitas é possível ver a variedade de possibilidades que a máquina apresenta, existem opções de pão sem glúten, pães doces, massas, salgados, geleias, pudins e muito mais. Pela época do ano, vale dizer que a panificadora doméstica Multi Pane faz até panetone. O Natal vem aí! Será que rola um chocotone também? 

Nas avaliações, tirando alguns defeitos que parecem ser casos isolados, a maioria são elogios. Alguns usuários dizem até que esta panificadora faz pães melhores que a própria padaria, outros apenas dizem que está “aprovadíssima” ou “não vivo sem”.  Pois é, pelo jeito este modelo veio para fechar a lista com muita personalidade. 

Potência: 550W Timer: Até 13 horas
Ajuste de Cor: 3 Número de Receitas: 12
Tamanho do Pão: Até 1,2kg Acessórios: Copo Medidor, Colher Dosadora e Livro de Receitas
Confira o Preço

Como Usar a Máquina de Fazer Pão  

Agora que você provavelmente já sabe qual a melhor máquina de pão do mercado em sua opinião, vale uma breve explicação sobre o uso e o funcionamento dela. 

  • Colocando os ingredientes: A receita dirá os ingredientes do pão, e eles serão colocados na fôrma ainda fora do aparelho, para evitar sujar a resistência. O balde (ou fôrma) serve tanto para misturar quanto para assar. Utilize os medidores que, em alguns modelos, vêm juntos. 

  • Selecionando o tipo de pão: Normalmente os modelos apresentam ciclos de preparação, onde, em alguns casos, são para cada tipo de pão: ciclo 1 para pão normal, ciclo 2 para pão francês e assim vai. É a hora de escolher seu ciclo, provavelmente as opções vão estar bem simples de visualizar no painel. 

  • Selecionando a cor do pão: Lembra que o ponto é definido pela cor? Esse é o momento de definir o ponto que você mais gosta. Geralmente as opções são claro, médio e escuro. 

  • Selecionando o tamanho do pão: Dependendo do modelo, esta etapa pode vir antes da definição da cor. Mas ela é até mais fácil, pois você provavelmente já saberá o tamanho do pão de acordo com a receita que selecionou e os ingredientes que inseriu. 

  • Finalizando e saboreando: O final é simples, é apertar o botão “ligar”, aguardar o efeito sonoro e partir para a degustação. Tudo isso, fora o cheiro que provavelmente vai começar a invadir o ambiente. 

Perguntas Frequentes Sobre Panificadoras Domésticas

Ter uma Máquina de Fazer Pão vale a pena?  

Sim, principalmente para quem consome bastante pão na dieta. E os motivos são simples, pães adquiridos prontos normalmente incluem uma taxa de mão de obra, algo que não vai existir em um pão caseiro feito em uma panificadora automática. Portanto, para quem está acostumado a fazer pão em casa, fica mais barato. 

Além disso, o consumo energético de uma panificadora doméstica é menor do que de um forno elétrico, por exemplo, pelo menor espaço necessário para aquecimento dos alimentos, que não param nos pães veganos, tradicionais e franceses. Algo que também faz valer a pena é a possibilidade de preparo de outros alimentos, como massas, tortas, bolos e até geleias. 

Como funciona a Máquina de Fazer Pão?

Em posse de uma receita pré-definida, os ingredientes são colocados em uma espécie de balde, que funciona como fôrma, recipiente de mistura e assadeira.

Com a panificadora doméstica fechada, chegou a hora de definir o tipo de pão, cor e tamanho, tudo através de um painel eletrônico de simples visualização.

Com tudo inserido e selecionado, o último passo é ligar e aguardar. A maioria das panificadoras automáticas possui um aviso sonoro que dispara quando o pão chegou à cor selecionada pelo usuário. Tanto o efeito sonoro como o cheiro vão avisar o momento de consumir. 

Qual é a melhor Panificadora: Britânia ou Mondial?  

 
Dos modelos apresentados nessa lista, Britânia. Realmente este último modelo, a Multi Pane faz quase tudo que os outros modelos fazem, inclusive o da Mondial, por um preço bem menor. Ainda falando sobre os modelos da lista, o da Mondial (Master Bread) só ganha na potência, quantidade de receitas e limite do timer. As duas são grandes, com o aparelho da Britânia em leve vantagem, 1,2kg contra 1kg. 

Em relação às marcas, não há um consenso de superioridade, ambas são bem conhecidas no mercado. A Britânia é mais antiga, com mais experiência de mercado, ao passo em que a Mondial é a mais vendida no Brasil e apresenta um quadro de funcionários maior. Uma traz mais tradição, outra mais modernidade. A decisão teria que ser por modelo, mesmo.