Os 10 Melhores Patinetes Elétricos de 2022

Procurando pelo Melhor Patinete Elétrico? Confira nosso guia de compras com os Melhores Patinetes Elétricos e entenda qual é a melhor opção para você!

O futuro chegou para muitos âmbitos da nossa sociedade. Mas o transporte é um dos setores que mais vêm sendo impactados e revolucionados pela tecnologia. Através de cidades com mais mobilidade pública, bicicletas alugáveis, corridas por aplicativo, drones de entrega, automações e muito mais, o grande objetivo das revoluções do transporte é reduzir tempo, custo, e os impactos no meio ambiente. Mas dá para agregar estilo também! 

E se existe um meio de transporte que reúne tudo isso, é o patinete elétrico. Compactas e modernas, estas máquinas definitivamente chegaram para ficar. Dependendo da autonomia do patinete, ele pode facilmente substituir o seu carro, pelo menos no dia a dia de trabalho ou na rotina de estudos. E sem gastar um real de gasolina ou poluir. 

Mas não é só a autonomia que importa, existe muito para avaliar na hora de escolher um patinete elétrico. Mas é para isso que estamos aqui, para trazer muitas informações, dar dicas de pesquisa, responder dúvidas, e claro, apresentar os melhores patinetes elétricos do Brasil e do mundo para você. 

1. Patinete Elétrico GO-10 – DropMelhor AutonomiaVer Preço
2. Patinete Elétrico Droid - Two DogsModelo Potente e EficienteVer Preço
3. Patinete Elétrico X7 - Bright BrazilOpção Com Boa Autonomia e Design ModernoVer Preço
4. Patinete Elétrico Scooter Essential 8.5 - Xiaomi MiMelhor Patinete Elétrico Com Monitoramento Por AplicativoVer Preço
5. Patinete Elétrico G6 – GoodyearMelhor Patinete Elétrico Custo BenefícioVer Preço
6. Patinete Elétrico G3 - GoodyearCom Luz Noturna DianteiraVer Preço
7. Patinete Elétrico Trotineta Tradicional - Two DogsMelhor Patinete Elétrico Com BancoVer Preço
8. Patinete Elétrico S09 Pro – FostonPatinete Elétrico Mais Bem Avaliado Na AmazonVer Preço
9. Patinete Elétrico Dobrável X6 - Bright BrazilMelhor Patinete Elétrico CompactoVer Preço
10. Patinete Elétrico Fun X - AtrioMelhor Patinete Elétrico BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Patinete Elétrico  

Para ajudar você e mostrar como escolher patinete elétrico, vamos deixar aqui algumas dicas gerais para levar em conta na hora das comparações de modelos. 

  • Verifique Se a Autonomia do Patinete é Compatível Com Seu Trajeto  

A autonomia é realmente o ponto mais importante para se checar em qualquer modelo de patinete elétrico. É uma informação medida em quilômetros, e normalmente fica na faixa entre 15 e 35. Vale lembrar que existe uma margem de cerca de 5km nesta projeção pois o desempenho pode variar conforme o peso do usuário e/ou das bagagens. 

A dica aqui é considerar seus trajetos diários, a distância real (não em linha reta) até o trabalho ou escola, possíveis outras atividades, outras pessoas que possam usar e tudo que pode somar à distância percorrida por carregamento. Se a autonomia cobrir a distância projetada, prepare-se para começar a olhar diferente para o seu carro ou transporte público. 

  • Confira a Velocidade Máxima e o Tempo de Recarga  

Agora vamos começar com os outros pontos para ficar de olho. Um deles é a velocidade máxima. Além de ajudar a calcular os tempos de deslocamento, é bom ter uma noção da emoção, afinal, apesar de não exigirem carteira de motorista, são máquinas motorizadas e potentes! 

Outro ponto importante é o tempo de recarga. Quando a autonomia atinge seu máximo, é preciso colocar na carga, e durante este tempo, não tem passeio de patinete elétrico. Portanto, leve em conta o tempo que demora para carregar. Se esta informação não constar nas características do produto, pergunte ao vendedor. 

  • Pneus a Partir de 5 Polegadas e Suspensão Oferecem Mais Conforto  

Para já dar aquela tranquilizada, quase todos os modelos da nossa lista são equipados com pneus 5.5’’ ou mais. Mas se sua pesquisa for além das fronteiras deste artigo, é importante considerar o tamanho dos pneus. A relação é simples: quanto maior melhor. Além dos pneus maiores oferecerem mais conforto, dão mais firmeza, resistência e estabilidade ao patinete. 

A suspensão também é um item que garante mais conforto, resistência e até eficiência ao patinete, pois suaviza os impactos do trajeto e se adapta melhor ao peso do usuário. Se estiver dentro do orçamento, vale buscar modelos equipados com suspensão. 

  • Modelos Leves e Dobráveis São Mais Fáceis de Transportar  

Como a mobilidade é o foco, os melhores modelos de patinetes elétricos oferecem uma vantagem incrível: não atrapalhar você quando você não precisar dele. Isso mesmo! Tem modelo aqui na lista que é possível levar em uma mochila grande. 

Dependendo do seu dia, a bateria pode acabar, dependendo do seu trajeto, pode ser preciso incluir metrôs, trens, caronas ou afins. Nem precisamos explicar o quanto um tamanho compacto e uma estrutura dobrável podem ajudar na liberdade de um dono de patinete elétrico. 


Os 10 Melhores Patinetes Elétricos de 2022  

Em posse das melhores dicas, chegou a hora de conhecer os melhores nomes do meio de transporte do futuro. Abaixo, uma lista com o que há de melhor no mundo dos patinetes elétricos: 


1. Patinete Elétrico GO-10 – Drop (Melhor Autonomia)

Para começar, um modelo bem completo, que além de agregar muita economia e modernidade à sua rotina, ainda agrega estilo. Este modelo também é considerado o melhor patinete elétrico para ir ao trabalho, principalmente pela grande autonomia no dia a dia. São 35 quilômetros por carregamento que, dependendo da distância até o trabalho, podem facilmente contribuir para o carro ficar na garagem. Ou para o ônibus passar reto no ponto. 

O Go-10 é trazido pela Drop, empresa do grupo DBS que atua na importação de veículos elétricos para o Brasil com mais de 15 anos de experiência no ramo. A Drop foi a primeira empresa a comercializar patinetes elétricos no Brasil e recentemente, passou a produzir por aqui. 

Além da autonomia, o modelo tem outras características bem interessantes, como um aplicativo que desempenha diversas funções, (GPS, painel de dados e etc.), um motor elétrico potente, rodas infláveis grandes em comparação à maioria dos modelos, freio à disco, tela digital com nível de bateria, velocidade e seleção de potência, bem como farol, luz de freio, campainha e dois retrovisores. Toda a estrutura ainda é resistente à chuva, compacta e dobrável para facilitar o transporte multimodal. Vale lembrar que a Drop oferece assistência técnica em qualquer cidade do Brasil com mais de 150mil habitantes. Nos quesitos potência, autonomia e tamanho de roda, não podemos negar que é um dos melhores da categoria. 

Autonomia: Até 35km Carga Máxima: 120kg
Pneus: 10” Potência: 450W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: 3-4h
Funções Extras: Aplicativo, Retrovisores Peso: 18kg
Confira o Preço

2. Patinete Elétrico Droid – Two Dogs (Modelo Potente e Eficiente)

Se você quer saber qual o melhor patinete elétrico do mercado, o segundo modelo da nossa lista – que não tem ordem – é um ótimo candidato, pois além de ser um modelo completo, compacto, dobrável, estiloso e cheio de autonomia, ainda tem um sobrenome de peso, a Two Dogs. A marca brasileira, importadora de tecnologia em veículos elétricos que começou no skate elétrico não para de crescer, inovar e trazer máquinas incríveis para o nosso cotidiano, como o Droid. 

Potente e eficiente, o Droid tem uma autonomia digna de uma rotina de trabalho ou estudos bem sustentável, são até 35km por carregamento. Além disso, este patinete elétrico tem três modos de pilotagem regulados pelo painel de controle, que também oferece outros ajustes e informações, como velocidade e nível de bateria.  

O Droid ainda tem freio elétrico dianteiro, freio à disco traseiro, luz de freio, buzina (campainha) carregador bivolt, além de conexão bluetooth e aplicativo (Android e IOS) para obter diagnósticos, acionar a trava de segurança, hodômetro (medidor de distância percorrida), mapeamento do percurso, controle do farol e piloto automático. Toda a estrutura é ergonômica e antiderrapante para reforçar a segurança do usuário e o patinete pode ser facilmente dobrado e guardado. A Two Dogs ainda oferece garantia de 12 meses por defeito de fabricação, exceto em relação à bateria. 

Autonomia: Até 35km Carga Máxima: 120kg
Pneus: 8.5” Potência: 350W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: 3-4h
Funções Extras: Aplicativo, Bluetooth Peso: 16kg
Confira o Preço

3. Patinete Elétrico X7 – Bright Brazil (Opção Com Boa Autonomia e Design Moderno)

Quem apresenta o modelo da vez, que é outro postulante a melhor patinete elétrico do mercado, é a Bright Brazil, uma empresa de tecnologia em transportes que preza pela qualidade, segurança, sustentabilidade e meio ambiente. Gostamos. Outro ponto positivo da Bright Brazil é a disponibilidade de peças e a assistência técnica garantida nas grandes cidades do país. 

Sobre o modelo, o X7 tem freio dianteiro e traseiro, luz dianteira, traseira e de frenagem, painel LCD com visualização simplificada (informando o diagnóstico, velocidade, bateria, potência de aceleração e marcha), buzina, base emborrachada e sistema de aceleração automático. A bateria tem carregador elétrico bivolt e proteção automática contra superaquecimento. Após alguns minutos sem utilização, o patinete se desliga automaticamente para economizar bateria. Este também é um modelo facilmente dobrável e leve, o que contribui bastante para viagens multimodais. 

Nas avaliações, é difícil encontrar alguém que não tenha gostado. Os principais elogios foram em relação à potência, autonomia e até ao estilo do patinete elétrico. Mas não foi só o X7 que agradou, o serviço e o atendimento, bem como a disponibilidade de peças para reposição da Bright Brazil também ganharam comentários positivos dos usuários. 

Autonomia: Até 20km Carga Máxima: 150kg
Pneus: 8.5” Potência: 350W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: 3-4h
Funções Extras: Desligamento automático Peso: Não informado
Confira o Preço

4. Patinete Elétrico Scooter Essential 8.5 – Xiaomi Mi (Melhor Patinete Elétrico Com Monitoramento Por Aplicativo)

Se você achava que a Xiaomi se resumia a celulares, bem, achava errado. A gigantesca multinacional chinesa, que nem parece que foi fundada em 2010, também desenvolve notebooks, fones de ouvido, televisores, dispositivos domésticos inteligentes, entre outros produtos tecnológicos.  

Mas estamos aqui para apresentar o melhor patinete elétrico Xiaomi, o Scooter Essential. Não falta tecnologia. Leve e compacto, este modelo tem aplicativo para monitoramento e traz informações em relação à velocidade, bateria e distância percorrida. E a tecnologia não para por aí, através do sofisticado sistema KERS, o Scooter Essential é capaz de recuperar energia cinética durante as frenagens, economizando bateria. 

Este patinete elétrico ainda possui painel de LED com informações sobre a sua corrida, freio ABS, que reduz o impacto da frenagem, motor DC, que garante resistência e agilidade e gerenciamento inteligente de bateria. Tudo isso em uma estrutura leve (uma das mais leves da lista) e facilmente dobrável para transporte. Os três modos de condução são: pedestre (até 5km/h), padrão (até 15km/h) e esporte (até 20km/h). 

Autonomia: 20km Carga Máxima: 100kg
Pneus: 8.5” Potência: 250W
Velocidade Máxima: 20km/h Tempo de Carregamento: 3,5h
Funções Extras: Aplicativo, Sistema KERS de recuperação de energia cinética, Freio ABS Peso: 12kg
Confira o Preço

5. Patinete Elétrico G6 – Goodyear (Melhor Patinete Elétrico Custo Benefício)

A Goodyear é outra que não se limita aos seus principais produtos. Os pneus da Goodyear também equipam patinetes de muita qualidade, boa autonomia e potência que são verdadeiras ferramentas de sustentabilidade. A multinacional americana praticamente dispensa apresentações, mas vale lembrar que a experiência vem do século XIX. Isso mesmo, os pneus da Goodyear rodam por aí desde 1898, e agora vão dar suporte ao seu novo patinete elétrico. 

O patinete Scooter G6 começa com um visor de LED que traz informações sobre velocidade, bateria e distância, além de possuir conexão com um aplicativo que amplia o acesso aos dados de utilização e permite controlar funções. Com rodas grandes e três modos de condução, este modelo oferece bastante estabilidade e controle ao usuário. Além disso, o G6 ainda conta com freio a disco e elétrico (traseiro e dianteiro, respectivamente), sistema de travagem dupla, e luzes noturnas (dianteira e traseira). Leve, compacto, dobrável, não poluente e fácil de conduzir, este patinete elétrico pode ser utilizado por adultos ou crianças. 

Autonomia: Até 30km Carga Máxima: 120kg
Pneus: 9” Potência: 350W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: 4-6h
Funções Extras: Aplicativo Peso: 14kg
Confira o Preço

6. Patinete Elétrico G3 – Goodyear (Com Luz Noturna Dianteira)

Também fabricado pela Goodyear, o modelo da vez pode ser considerado uma versão um pouco mais simples, menos potente e mais barata que o anterior. Mas a base é a mesma: rodas com um amplo diâmetro de nove polegadas, trava de segurança, freio elétrico na roda dianteira e freio a disco na roda traseira, luzes noturnas e três modos diferentes de condução. 

O que muda é principalmente a potência, de 350 para 250W, a autonomia, que é um pouco mais que a metade do modelo anterior, a capacidade de carga máxima (peso suportado) e o tempo de carregamento da bateria, que neste caso, é muito menor. Se a versão mais potente pode ser utilizada até por crianças, imagine essa! 

Este patinete elétrico pode ser um ótimo presente para os pequenos, mas também pode ser uma ótima opção para iniciantes. Se você deseja substituir o carro ou largar a vida de ônibus lotado, o G3, da Goodyear pode ser tudo que você precisa. No quesito custo-benefício, este modelo é uma das melhores opções da nossa lista. E se você ainda precisa de mais motivação, pense na contribuição para o meio ambiente que você pode fazer com ele, fora o estilo, claro! 

Autonomia: Até 16km Carga Máxima: 100kg
Pneus: 9” Potência: 250W
Velocidade Máxima: 20km/h Tempo de Carregamento: 2-3h
Funções Extras: Não há Peso: 14kg
Confira o Preço

7. Patinete Elétrico Trotineta Tradicional – Two Dogs (Melhor Patinete Elétrico Com Banco)

Se você quer saber qual é a melhor marca de patinete elétrico, a Two Dogs pode ser uma ótima candidata, pois além de fornecer patinetes elétricos de muita qualidade e eficiência, apresenta modelos bem diferenciados. Este, por exemplo, tem tanto estilo que quase nem cabe neste artigo. 

O melhor patinete elétrico com banco do mercado já seria um grande atrativo por si só, mas além do selim almofadado, a Trotineta Tradicional, da Two Dogs tem computador de bordo com sete funções, farol de LED frontal, luz de freio, alongador de calibragem, kit de ferramentas, buzina, espelhos retrovisores e até sistema de suspensão. Este patinete sustentável ainda conta com dois modos de condução, esporte e econômico, o primeiro com mais agilidade e torque, e no último, o motor funciona com 75% da capacidade para economizar bateria. 

A potência também surpreende, são 1000W que contribuem para uma velocidade máxima de 42km/h. Feroz! Mesmo mais pesada – por ser extremamente mais equipada – do que os outros modelos da nossa lista, a Trotineta Tradicional, com sua estrutura em aço e carbono, também pode ser dobrada para facilitar o transporte. A garantia de 12 meses de defeito de fabricação (exceto bateria) pela Two Dogs também se aplica neste produto. 

Autonomia: Até 35km Carga Máxima: 120kg
Pneus: 4” Potência: 1000W
Velocidade Máxima: 42km/h Tempo de Carregamento: 6-8h
Funções Extras: Banco, Suspensão, Retrovisores Peso: 50kg
Confira o Preço

8. Patinete Elétrico S09 Pro – Foston (Patinete Elétrico Mais Bem Avaliado Na Amazon)

Agora para quem quer saber qual melhor patinete elétrico custo benefício do mercado, a Foston traz uma ótima opção. A empresa tem tradição em oferecer produtos de qualidade e bom desempenho, diante de um preço mais acessível.  

O S09 Pro tem acesso via aplicativo para conferência de diagnósticos e controle de funções, acesso bluetooth, farol em LED, pneu dianteiro com extensor de calibragem, sistema de trava, freios a disco e três modos de pilotagem: ECO (10km/h), Drive (20km/h) Sport (25km/h). Toda a estrutura do patinete é em alumínio, o que o torna bem leve, além de ser dobrável para transporte. 

Nas avaliações, tirando um cliente que parece não ter gostado do desempenho na subida, todos os comentários vistos são repletos de elogios. Os principais destaques foram para a qualidade do material, funcionamento simples e resistência. Termos como “excelente”, “recomendo” e “perfeito” já dão o tom da satisfação. A relação custo versus benefício também foi elogiada. 

Autonomia: Até 32km Carga Máxima: 100kg
Pneus: 8.5” Potência: 350W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: 4-5h
Funções Extras: Aplicativo, Bluetooth Peso: 12kg
Confira o Preço

9. Patinete Elétrico Dobrável X6 – Bright Brazil (Melhor Patinete Elétrico Compacto)

Visto como o melhor patinete elétrico infantil, principalmente pelo peso e tamanho compacto, este patinete elétrico, da Bright Brazil, também é recomendado para iniciantes neste mundo ou para aqueles que buscam a maior mobilidade, afinal, além de ser dobrável e compacto, trata-se de um dos menores e mais leves patinetes da nossa lista.  

O X6, que cabe em uma mochila, tem três modos de velocidade, painel de controle, luz dianteira, amortecedor dianteiro, entrada USB e caixa de som via Bluetooth. Além disso, não é nada difícil encontrar assistência técnica e peças de reposição. 

Quem já utilizou, gostou bastante. Os usuários se mostraram surpreendidos com os modos de condução, conexão de som e o serviço oferecido pela Bright Brazil. Múltiplos de cinco estrelas e recomendações! 

Autonomia: Até 15km Carga Máxima: 100kg
Pneus: 5.5” Potência: 250W
Velocidade Máxima: 25km/h Tempo de Carregamento: Não informado
Funções Extras: Entrada USB, Bluetooth Peso: 11kg
Confira o Preço

10. Patinete Elétrico Fun X – Atrio (Melhor Patinete Elétrico Barato)

Para fechar a nossa lista, o melhor patinete elétrico custo benefício do mercado é apresentado pela Atrio, uma marca brasileira criada em 2015 que vem ganhando espaço nas prateleiras e carrinhos de compras online com seus produtos esportivos, de mobilidade, proteção, fitness e outdoor. Quem pratica esportes, provavelmente conhece. 

O Fun X é perfeito para o uso cotidiano. Simples, prático, leve, dobrável e portátil, ele ainda tem LED integrado, freio elétrico, acelerador rotativo no guidão, base antiderrapante, piloto automático e até suspensão dianteira. Bem completo pelo investimento exigido. Um modelo para ficar de olho! 

Nas avaliações, além de uma criança que pegou o cartão do tio sem pedir autorização, comprou este patinete elétrico e gerou uma reclamação – o que consideramos um bom sinal – os usuários elogiaram bastante o produto. Na falta de comentários mais específicos, somos obrigados a ficar com “excelente produto” e “ótimo”.  

Autonomia: Até 15km Carga Máxima: 70kg
Pneus: 6” Potência: 250W
Velocidade Máxima: 23km/h Tempo de Carregamento: 2-4h
Funções Extras: Suspensão Peso: 10kg
Confira o Preço

Como Usar o Patinete Elétrico Corretamente  

Para iniciantes e até mesmo para veteranos dos patinetes, vale trazer o que fazer e o que não fazer ao utilizar um. Segue uma lista dos principais “sim e não” deste velho novo meio de transporte: 

  1. Use capacete e respeite as leis de tráfego da cidade onde vai utilizar. Estas duas primeiras recomendações nem precisam de explicação, certo? 

  2. Não carregue seu patinete durante e noite, e nem quando não houver ninguém em casa. Sempre esteja por perto ou garanta que alguém o faça. Ao terminar o carregamento, tire-o da tomada. Não é difícil encontrar histórias de baterias que pegaram fogo. Outro ponto importante é não guardar em locais muito quentes; 

  3. Nunca utilize seu patinete com duas pessoas, a não ser que seja um modelo adaptado; 

  4. Não vacile com o patinete elétrico parado na rua ou sem supervisão, não podemos negar que é algo fácil de roubar; 

  5. Confira as opções de manutenção e reposição de peças. Antes de comprar, fique de olho no atendimento da marca na sua região para casos de necessidade de peças e nas oficinas capacitadas, para caso de necessidade de manutenção. 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PATINETES ELÉTRICOS  

Como funciona o Patinete Elétrico? 

Para chegar ao funcionamento, vamos começar pelos primeiros passos – ou seus últimos, como pedestre. Antes de qualquer coisa, é preciso ajustar a altura do guidão, de modo a buscar uma posição confortável com as duas mãos apoiadas.  

Agora sim, o funcionamento. Alguns modelos tem partida através de um botão, como motos, outros precisam daquela primeira “remada” com o pé para impulsionar o equipamento e fazer com que o motor gire e seja acionado. 

Para continuar o tutorial do passeio, o processo de aceleração também é realizado como uma motocicleta, através de um acelerador rotativo no próprio guidão. Para frear, você normalmente usa uma alavanca à frente do guidão, como em qualquer bicicleta. Vale lembrar que ainda existe o freio traseiro, que pode ser acionado apenas pisando sobre o protetor de roda. 

Como cuidar do Patinete Elétrico?

Além de evitar exposição ao sol e calor, e não carregar durante a noite ou sem supervisão, ainda existe alguns cuidados essenciais para garantir o bom funcionamento e a durabilidade do seu patinete elétrico. 

Não deixe descarregar totalmente. Ao perceber a luz indicadora de bateria baixa, carregue logo, isso evita uma piora de desempenho da bateria. E se você não for usar com tanta frequência, carregue pelo menos uma vez por mês. Calibre os pneus, fuja da maresia, evite terrenos irregulares e faça as revisões regularmente. 

Outro ponto importante é a limpeza. Não lave seu patinete com mangueira ou mergulhe na água. A limpeza deve ser feita apenas com um pano úmido, sempre com muito cuidado para não molhar o motor. Em caso de chuva, não há problema, o moto fica protegido, o perigo é mergulhar, usar produtos químicos e atingir o motor, mesmo.