As 10 Melhores Prensas Francesas de 2021 

Procurando pela Melhor Prensa Francesa para preparar o seu café? Então confira nosso guia de compras com as Melhores Prensas Francesas do Mercado!

A chance de este texto estar sendo lido por um grande apreciador de café é muito grande. Quase todas as pessoas gostam de café, muitas amam e algumas várias são viciadas! E cada uma dessas categorias merece a experiência de provar um café feito em uma prensa francesa. Quem provou, sabe. 

Mas para quem não sabe o que é a prensa francesa, trata-se de uma cafeteira, que funciona de forma diferente – ainda que simples, gratificante e sustentável. A diferença fica no sabor e no aroma, que ganham notas apuradas quando o café passa pelo processo de coagem french press, que permite a entrada de óleos essenciais que encorpam a experiência como um todo, algo que não acontece em filtros de papel. 

O sistema de prensa francesa também é amigo do meio ambiente, pois além de não precisar de filtros de papel, ainda não utiliza nenhum tipo de energia. Algo valioso nos dias de hoje! Já ganhou a sua atenção? Ótimo.

Então se prepare para conhecer a sua nova cafeteria prensa francesa. 

1. Prensa Francesa 06700 – BialettiMelhor Prensa Francesa TradicionalVer Preço
2. Prensa Francesa Press Smart Preta – BialettiModelo Clássico AtemporalVer Preço
3. Prensa Francesa Press Smart Vermelha – BialettiModelo Clássico RepaginadoVer Preço
4. Prensa Francesa Com Isolamento Duplo - StanleyMelhor Prensa Francesa Com Isolamento TérmicoVer Preço
5. Prensa Francesa 8cm – TramontinaMelhor Prensa Francesa Com Parede DuplaVer Preço
6. Prensa Francesa - Mimo StyleMelhor Prensa Francesa Custo BenefícioVer Preço
7. Prensa Francesa Tampa Bambu – Mimo StylePrensa Francesa Sem Detalhes PlásticosVer Preço
8. Prensa Francesa Aço e Vidro – ClinkPrensa Francesa Sem Detalhes PlásticosVer Preço
9. Prensa Francesa Rose Gold – ClinkModelo Compacto Bom Custo BenefícioVer Preço
10. Prensa Francesa - WariMelhor Prensa Francesa BarataVer Preço

 Como Escolher a Melhor Prensa Francesa  

Antes de começar a trazer os melhores modelos de prensa francesa do mercado, vamos dar umas dicas importantes na hora de decidir qual modelo comprar:  

  • Escolha a Capacidade de Acordo Com Sua Demanda 

Cada pessoa sabe o tamanho da dose e da frequência de café do dia. Portanto, na hora de escolher uma cafeteira prensa francesa, é preciso considerar a capacidade do modelo.

É bom lembrar, que vale considerar, também, quem vai acabar consumindo seu café, afinal, na hora que bate aquele cheiro de café fresquinho, sempre aparece alguém. 

A capacidade é medida em xícaras ou em “ml”, e existem diversos tamanhos disponíveis no mercado, mas a média fica entre 300ml e 1 litro – em xícaras, algo entre três e oito.

  • Vidros Borossilicato São Mais Resistentes à Variação de Temperaturas  

Alguns modelos de cafeteira prensa francesa são fabricados em vidro borossilicato. Estes são os melhores e mais seguros modelos, e vamos explicar por quê.

Também chamado de vidro refratário, o vidro borossilicato é um material que suporta altas e baixas temperaturas, bem como a brusca variação das mesmas, isso porque o vidro borossilicato possui um coeficiente de dilatação baixíssimo, o que impede choques térmicos, rupturas e até ações químicas.  

Agora já ficou fácil explicar por que você deve preferir uma cafeteira prensa francesa com vidro borossilicato. Pela simples razão da temperatura da água ser sempre perto da fervura. É uma questão de resistência, durabilidade e principalmente, segurança. 

  • Alças De Nylon São Mais Seguras Pois Evitam Queimaduras  

Outro ponto importante na questão da segurança é a alça. Dependendo do material em que a alça é feita, pode haver uma retenção de calor, o que aumenta o risco de queimaduras na hora do manuseio. 

Pensando nisso, alguns modelos possuem alça de nylon, que evita a condução de calor do recipiente para o pegador, de modo a reduzir o risco de queimaduras para quem for servir.

São detalhes pequenos, mas quem fazem toda a diferença, principalmente para quem tem idosos em casa.  

  • Certifique-se De Que o Material Plástico é BPA Free   

Este ponto é muito importante. O BPA – ou Bisfenol A – é um composto utilizado no processo de fabricação de plásticos e outros revestimentos, altamente prejudicial à saúde.

Não só cafeteiras prensas francesas, mas muitos produtos vêm eliminando o BPA da sua composição plástica, algumas vezes por imposição da ANVISA, principalmente em relação aos que entram em contato com altas temperaturas. 

Portanto, fique de olho no selo “Livre de BPA” (ou BPA Free, na sigla em inglês) da sua prensa francesa – e outros produtos também.

Dessa forma, você garante o consumo seguro em relação à sua saúde. Na nossa lista dos melhores modelos, já vamos deixar isso “mastigadinho” para você, entre outras coisas. 


As 10 Melhores Prensas Francesas de 2021  

Principais pontos de atenção falados, dicas dadas, explicações feitas. Chegou a hora de conhecer os melhores modelos de prensa francesa do mercado, e escolher o seu: 


1. Prensa Francesa 06700 – Bialetti (Melhor Prensa Francesa Tradicional)

Para começar, um modelo da marca Bialetti, um grupo empresarial fundado na Itália com mais de 100 anos de tradição no mercado de cafeteiras e outros utensílios domésticos.

As cafeteiras comuns e prensas francesas da Bialetti podem ser facilmente identificadas pelo logo da marca: um homenzinho de bigode – ou a silhueta dele. 

A prensa francesa 06700, ou Preziosa (nome bem mais legal) da Bialetti é bem completa. Feita em aço inox 18/10 polido, tem vidro borossilicato, marcação da medida de água e alça de nylon, resistente ao calor.

É um modelo perfeito para quem está querendo se aventurar nessa maneira de fazer café, pois é tradicional, estilosa e muito simples de usar. Vale lembrar que é compacta, com uma capacidade de até 350ml. 

Em algumas especificações, há a informação de que o modelo pode ser lavado em lava-louças, em outra, a recomendação é que não seja lavado no lava-louças, nem colocado no aparelho micro-ondas ou fogão.

Nas avaliações feitas pelos usuários, algumas informações importantes em relação a este impasse: apesar de resistente ao calor, o vidro é frágil. Portanto, não recomendaríamos lavar no lava-louças. De resto, apenas elogios. Parece se tratar de uma prensa francesa “preziosa”, mesmo. 

Capacidade: 350ml Material: Aço Inoxidável 18/10, Vidro Borossilicato, Alça de Nylon
BPA Free: Não informado Vai a Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

2. Prensa Francesa Press Smart Preta – Bialetti (Modelo Clássico Atemporal)

Também da Bialetti, a French Press Smart é uma sofisticada cafeteira, indicada para apreciadores com um maior consumo diário, ou que compartilham com outros apreciadores, pois sua capacidade é de até 1 litro, o que significa cerca de oito xícaras.

O design, bastante elogiado por alguns usuários, é clássico atemporal, perfeito para combinar com qualquer tipo de decoração. 

A French Press Smart ainda tem vidro borossilicato, marcação de medida da água, tampa e alça em ABS e base antiderrapante em silicone.

Esse modelo, assim como o modelo anterior, da mesma marca, é indicado para café com uma moagem mais grossa.

Na opinião dos usuários, a maioria vai das avaliações na linha da praticidade, simplicidade e qualidade do café, mas de novo, podemos encontrar alguns comentários sobre a fragilidade do vidro. Também não recomendamos lavar no lava-louças. 

Capacidade: 1 Litro Material: Aço Inoxidável 18/10, Vidro Borossilicato, Alça em ABS
BPA Free: Não informado Vai a Lava-Louças: Não
Confira o Preço

3. Prensa Francesa Press Smart Vermelha – Bialetti (Modelo Clássico Repaginado)

Para isso aqui não virar uma espécie de monopólio, prometemos que este é o último modelo da Bialetti da lista. É porque, realmente, se trata de uma gigante do mercado de cafeteiras.

A French Press Smart Vermelha inova na cor, que traz um estilo que parece ter agradado os usuários, mas não há grandes diferenças em relação aos outros modelos já apresentados dessa marca. Ela é feita em aço inox, com vidro borossilicato, além de tampa e alça em ABS.  

A grande diferença, além da cor, que veio para trazer um estilo clássico repaginado, fica na resistência. Essa prensa francesa, sim, pode ser lavada no lava-louças tranquilamente, sem medo.

Em todas as especificações e recomendações estudadas, não há nenhuma restrição em relação a isso, pelo contrário, isso fica bem claro, pois parece que é uma questão bem importante para os usuários. 

Vale dizer que tanto esse modelo, como os outros modelos de prensa francesa da Bialetti já apresentados, são recomendados também para preparação de chá. Ou seja, se você também tem aquela quedinha pelos chás, lembre-se que eles podem ser feitos na sua prensa francesa, também. 

Aqui surge uma questão, feita por alguns interessados no produto: “pode fazer leite espumado nessa prensa francesa?”. Bem, parece que não. As cafeteiras prensa francesa da Bialetti são somente recomendadas para café e chá. 

Capacidade: 1 Litro Material: Aço Inoxidável, Vidro Borossilicato Alça e Tampa de plástico ABS e Silicone
BPA Free: Não informado Vai a Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

4. Prensa Francesa Com Isolamento Duplo – Stanley (Melhor Prensa Francesa Com Isolamento Térmico)

Para os grandes apreciadores de café, nem é preciso apresentar a marca Stanley, mas para quem não conhece ou está começando, trata-se de uma empresa americana que, assim como a Bialetti, tem mais de 100 anos no mercado.

Mas a especialização da Stanley é no mercado de produtos térmicos, não especificamente em cafeterias, e por isso, este modelo de prensa francesa, claro, impressiona na tecnologia de isolamento térmico. 

Além de um isolamento duplo à vácuo, que garante temperaturas altas por até quatro horas, temperaturas baixas por até nove horas e congelados por até um dia, esta prensa francesa da Stanley tem boca larga de aço inoxidável, alça ergonômica e capacidade para até 1,4 litros.  

Estamos falando de uma baita prensa francesa! Pois essa cafeteira, além de tudo que já foi falado, é fabricada em plástico livre de BPA, pode ser tranquilamente lavada no lava-louças e o melhor, tem garantia vitalícia pela marca.

O resultado é uma prensa francesa um pouco mais cara, importada, mas que entrega qualidade indiscutível e funcionalidades exclusivas – indicada para apreciadores experientes e especialistas em café. 

Capacidade: 1,4 Litros Material: Aço Inoxidável 18/10
BPA Free: Sim Vai a Lava-Louças: Sim
Confira o Preço

5. Prensa Francesa 8cm – Tramontina (Melhor Prensa Francesa Com Parede Dupla)

Este modelo é de uma marca mais conhecida pelos brasileiros, e que também é sinônimo de confiança, a Tramontina.

Na briga para ser a melhor cafeteira francesa do mercado, a Tramontina traz um modelo bem compacto, com capacidade para até 420ml, perfeita para transporte, permitindo o preparo de um café de qualidade em um acampamento, piquenique ou em qualquer viagem. 

A prensa francesa da Tramontina é fabricada em aço inoxidável (prensa e tampa), tem recipiente de vidro duplo e garantia de 90 dias. Nas poucas avaliações encontradas, os usuários enalteceram a confiança na marca Tramontina e elogiaram a qualidade do café.

A única crítica encontrada foi em relação à fragilidade do vidro, mas parece se tratar de um caso isolado. A utilização no lava-louças não parece ser recomendada, mas o sistema de lavagem do produto promete ser bem simples. 

Capacidade: 420ml Material: Aço Inoxidável, Vidro Duplo
BPA Free: Não Informado Vai a Lava-Louças: Não
Confira o Preço

6. Prensa Francesa – Mimo Style (Melhor Prensa Francesa Custo Benefício)

Esta prensa francesa, da Mimo Style, vem para se candidatar à melhor no quesito custo benefício. Isso, porque ela traz qualidade, estilo e simplicidade, em um preço bem acessível aos usuários.

Além disso, ela é indicada tanto para café, quanto para chá, e até para espuma de leite parece funcionar, segundo algumas perguntas respondidas pelo representante. 

Fabricada em aço inoxidável e polipropileno, a prensa francesa da Mimo Style tem vidro borossilicato, capacidade para até 350ml – cerca de 3 xícaras – e garantia de 90 dias por defeito de fabricação.

O modelo é resistente a temperaturas altas e baixas, suportando de -20ºC a 120ºC. Trata-se de uma ótima e barata prensa francesa, muito elogiada nos comentários feitos pelos usuários. 

Capacidade: 340 ml Material: Aço Inoxidável, Vidro Borossilicato e Polipropileno
BPA Free: Não Informado Vai a Lava-Louças: Não Informado
Confira o Preço

7. Prensa Francesa Tampa Bambu – Mimo Style (Prensa Francesa Sem Detalhes Plásticos)

Empresa relativamente nova no mercado de utensílios para casa e cozinha, a Mimo Style vem se tornando um nome forte. Forte o bastante para ter um segundo modelo nessa lista, com um diferencial bem legal: uma tampa de bambu. 

Além do estilo que a tampa de bambu traz, o material ajuda na conservação da temperatura do café ou chá.

A cafeteira prensa francesa da Mimo Style ainda tem vidro borossilicato e nenhuma estrutura em plástico, o que evita a necessidade do plástico ser livre de BPA. A capacidade do modelo é de 370ml por utilização. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, elogios ao bambu, que traz um design único e efetivo na conservação da temperatura, e críticas à fragilidade do vidro, que em alguns casos parece ter trincado com facilidade.

Não há informações sobre a possibilidade de lavar em uma máquina lava-louças, mas de acordo com as críticas à fragilidade já citadas, não recomendamos essa prática. 

Capacidade: 370 ml Material: Aço Inoxidável, Vidro Borossilicato, Bambu
BPA Free: Não há estrutura plástica Vai a Lava-Louças: Não Informado
Confira o Preço

8. Prensa Francesa Aço e Vidro – Clink (Prensa Francesa Sem Detalhes Plásticos)

Este é outro modelo que não é confeccionado com estruturas plásticas, ou seja, não oferece nenhum risco à saúde por plástico BPA.

A marca é Clink, outra “novata” no mercado de utensílios domésticos que tem ganhado espaço entre os consumidores. E ganhou espaço na lista, também. 

Diante de uma capacidade de até 800ml, não tão pequena, este modelo é bem compacto, o que favorece o transporte e o preparo do seu café em qualquer lugar. E aqui vale lembrar que este modelo, além de também ser indicado para chás, serve como cremeira, conforme resposta do representante.

O design é sofisticado e adaptado para uma fácil lavagem, mas não recomendamos lavagem em máquinas lava-louça.  

Nas avaliações, mais do mesmo. Alguns usuários reclamando da fragilidade do vidro, muitos dizendo que os modelos comprados são bem resistentes, e todos elogiando o sabor do café. Esta prensa francesa também é muito bem avaliada na questão custo benefício. 

Capacidade: 800ml Material: Aço Inoxidável e Vidro
BPA Free: Não há estrutura plástica Vai a Lava-Louças: Não Informado
Confira o Preço

9. Prensa Francesa Rose Gold – Clink (Modelo Compacto Bom Custo Benefício)

Também da Clink, e ainda menor, este modelo de prensa francesa é daqueles que contribuem com a decoração do ambiente. O nome Rose Gold tem relação com a estrutura de aço inox de cor rosa dourado, que traz um charme único ao produto. 

Mas esse charme todo não acompanha no preço, pois além de ser uma cafeteira prensa francesa bem compacta, com capacidade para 350ml ou três xícaras, tem um funcionamento bem simples e é facilmente desmontável para lavagem.

Outra vantagem é a falta de plástico, o que elimina os riscos à saúde por BPA. 

Os usuários parecem concordar em relação à qualidade do produto, nas avaliações. Os comentários são positivos em relação à segurança no manuseio, à simplicidade, estilo e qualidade do café. E pelo jeito, dá para fazer chá e leite cremoso nessa prensa francesa, também. Outro concorrente forte no custo benefício. 

Capacidade: 350ml Material: Aço Inoxidável, Vidro
BPA Free: Não há estrutura plástica Vai a Lava-Louças: Não Informado
Confira o Preço

10. Prensa Francesa – Wari (Melhor Prensa Francesa Barata)

Este modelo de prensa francesa, da marca Wari, também é classificado como cremeira, ou seja, já não temos dúvida que funciona para café, chá, leite, achocolatado e etc. E este “multiuso” ainda é um dos mais baratos do mercado. 

Trata-se de um modelo bem simples, confeccionado em aço inox e vidro, sem estrutura plástica e com capacidade para 350ml, mas que é bem avaliado pelos usuários no sentido de cumprir sua missão de prensa francesa barata.

Além do café, o leite cremoso preparado nessa prensa francesa parece ser “extra cremoso”. Vale considerar, já que se trata de uma cafeteira “extra barata”. 

Capacidade: 350ml Material: Aço Inoxidável, Vidro
BPA Free: Não há estrutura plástica Vai a Lava-Louças: Não Informado
Confira o Preço

Como Usar a Prensa Francesa (French Press)  

Neste ponto, você já deve ter se decidido ou pelo menos se simpatizado com algum dos modelos de prensas francesas apresentados na lista. Então vamos ensinar de forma rápida como usar uma prensa francesa: 

  • Coloque pó de café no recipiente: Antes dessa etapa, alguns usuários têm a preferência de encher o recipiente com água quente e tirar, antes de adicionar o café, para pré-aquecer e não haver diferenças de temperatura que possam comprometer a preparação do café. Se você está se perguntando qual o melhor café para prensa francesa, já avisamos, não há um tipo de café específico mais indicado.

  • Adicione água fervente: A temperatura da água deve estar entre 85ºC e 95ºC. Parece difícil determinar essa temperatura, mas vamos dar uma dica: assim que a água ferver, aguarde cerca de 40 segundos e pronto, já pode adicionar ao recipiente. A relação é de aproximadamente 10 gramas de pó de café para cada 200ml de água, mas vai de cada um. 

  • Tampe, e aguarde 4 minutos: Aqui não tem muito segredo, se combinasse, dava para fazer um miojo ao mesmo tempo. Mas o lance é aguardar, mesmo. São quatro minutos, e com a haste da prensa na posição inicial, para cima. 

  • Abaixe o filtro lentamente: Este é o momento mais legal, mais clássico e tradicional. A hora de ver como funciona a prensa francesa. O segredo aqui é a delicadeza! Pressione lentamente o filtro até que todo o pó seja prensado e toda a bebida flua para a parte de cima do recipiente. 

  • Aprecie seu café: O ideal é consumir o café logo depois de pronto, quanto mais fresco, mais valorizadas estarão as notas de aroma e sabor. Por não haver filtro de papel, todos os óleos naturais do café são preservados, contribuindo para uma qualidade única. 

Dúvidas Frequentes sobre Prensas Francesas  

Qual é a melhor marca de Prensa Francesa?

Bialetti. Daria para responder Stanley, também, mas essa marca tem atuação maior no mercado de térmicos, ainda que tenha grandes modelos de prensas francesas.

Mas a Bialetti não abre discussões, são mais de 100 anos de experiência no mercado de cafeteiras e utensílios domésticos.

É claro que cada usuário deve avaliar o preço e as condições, mas ninguém pode negar que a Bialetti já virou sinônimo de qualidade no segmento. 

Como limpar a Prensa Francesa?

De acordo com a lista, deu para perceber que nem todos os modelos podem ser lavados em máquinas lava-louça, mas todos são adaptados para uma desmontagem e lavagem simples.

O mecanismo para lavar é encher com água, pingar algumas gotas de sabão líquido neutro ou detergente, fechar a cafeteira, e então pressionar o filtro algumas vezes, até que o recipiente esteja totalmente limpo.

Alguns usuários gostam de realizar a limpeza com água quente, também.

A Prensa Francesa pode ser usada para fazer chá?

Sim. O sistema de prensa francesa, idealizado em 1850, na França, e patenteado em 1929, na Itália, é todo adaptado para a preparação de café.

No entanto, a maioria dos modelos costuma funcionar bem para a preparação de chás, espuma de leite, leite cremoso, achocolatado, entre outros.

Acompanhar os comentários e avaliações de usuários é o melhor caminho para ter certeza dessas funções “paralelas”.

Qual é melhor: cafeteira italiana ou Prensa Francesa?  

Embora tenham um funcionamento diferente, ambas não têm a necessidade de filtros de papel, preparam o café em alguns minutos e trazem uma versão encorpada e saborosa da bebida. Mas não há um consenso sobre qual é melhor, são estilos diferentes e características diferentes. Aqui vale um comparativo rápido: 

A prensa francesa é mais fácil de limpar, de controlar a preparação para não queimar e tem design mais decorativo. Os pontos ruins seriam o preço mais alto, em relação às cafeteiras italianas e a atenção ao processo de moagem, que pode ter algumas exigências específicas. 

As cafeteiras italianas são mais baratas, mais simples por utilizarem o pó de café já pronto, e mais resistentes por serem de alumínio. Mas elas também têm desvantagens: o preparo deve ser bem monitorado, pois qualquer vacilo basta para queimar o café. Outro ponto ruim é a estrutura quadrada, que atrapalha um pouco na hora de limpar. O ideal é parecido, mas o funcionamento é diferente.