Os 10 Melhores Projetores de 2022

Procurando pelo Melhor Projetor? Então confira nosso guia de compras com os Melhores Projetores do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

As aulas mais interessantes das escolas e faculdades eram aquelas em que os professores utilizavam o projetor. No caso da criançada, só o fato de apagar a luz já era motivo de farra. E na faculdade, os projetores contribuíam bastante para o aprendizado através de ilustrações e explicações animadas. 

Os projetores continuam fazendo isso. Porém, através do tempo, a tecnologia já tornou este aparelho muito mais completo, moderno e útil. Hoje em dia os projetores têm diversos tamanhos, propósitos, aplicações e funções. E estão revolucionando o acesso a imagens e vídeos.  

E como os reis das apresentações merecem uma grande apresentação, estamos aqui para trazer um conteúdo completo sobre projetores. Além de explorar os melhores modelos e marcas, vamos analisar avaliações, dar dicas importantes para a hora da pesquisa, esclarecer as principais dúvidas e encher você de informações úteis. 

1. Projetor CineBeam Smart HU70LA.AWZ - LGMelhor Projetor 4k Custo BenefícioVer Preço
2. Projetor HDR Home Theater HD39HDR – OptomaMelhor Projetor Para GamesVer Preço
3. Projetor Ms536 Business Projector – BenQBoa Opção Para Ambientes ClarosVer Preço
4. Projetor Powerlite E20 – EpsonProjetor Melhor Avaliado Na AmazonVer Preço
5. Projetor Smart Portátil The Freestyle – SamsungMelhor Projetor PortátilVer Preço
6. Projetor PF50KS – LGCom Plataforma Exclusiva da LGVer Preço
7. Projetor BT960 – BetecMelhor Projetor Custo BenefícioVer Preço
8. Projetor PJ003 – MultilaserMelhor Projetor HD Custo BenefícioVer Preço
9. Projetor Mini View Sonic M1MINI – SonicMelhor Projetor MiniVer Preço
10. Projetor Mini Portátil BT810 – BetecMelhor Projetor BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Projetor  

Para escolher melhor projetor do mercado, é preciso prestar atenção em alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para você.  

  • Escolha o Tipo de Projetor Que Seja Compatível Com Suas necessidades  

– LCD e 3LCD: Os projetores em LCD ou 3LCD apresentam bastante nitidez na projeção de imagens, mas por contarem com uma luminosidade um pouco menor em relação aos outros modelos, podem ter um pior desempenho em ambientes onde a luminosidade não pode ser totalmente bloqueada. Ou seja, considere este tipo de projetor para cômodos mais escuros. 

– LED: Este tipo de projetor é praticamente uma reinvenção dos antigos e clássicos projetores de sala de aula. A diferença é que, ao invés de utilizar uma lâmpada de mercúrio, ele utiliza uma lâmpada de LED como fonte de iluminação. A lâmpada de LED traz mais luminosidade e menor perda de resolução e cores na projeção. Outro ponto favorável é o menor consumo de energia. 

– DLP: As projeções feitas em DLP (Digital Light Processing ou Processamento Digital de Luz) não são, exatamente, as mais nítidas do mundo, mas o desempenho em ambientes mais claros é o diferencial aqui. A luminosidade do DLP é intensa e garante um bom desempenho até mesmo em áreas externas, dependendo da quantidade de lúmens. 

  • Verifique a Resolução e Proporções de Tela Que o Aparelho Oferece  

A resolução pode ser definida como a medida de definição da imagem. Ou medida da qualidade da imagem, para ficar mais simples ainda. A unidade é PPI (Pixels Per Inch) e significa pixels por polegada, na sigla em inglês.  

A conta é simples: quanto mais pixels, melhor será a resolução da sua projeção. Inclusive, é a quantidade de pixels por polegada que define se o aparelho é HD, Full HD, 2K, 4K, etc. Se possível, busque o projetor com a maior resolução. Mas vale lembrar o que você já sabe, eles são os mais caros. 

A proporção de tela tem a ver com o formato e o tamanho da área de apresentação, os formatos mais comuns são 4:3 e 16:9. Trata-se apenas da relação entre altura e largura de projeção. Para fotos e projeções menores, o tamanho 4:3 pode satisfazer o usuário, mas para fotos panorâmicas e vídeos documentais, a proporção 16:9 é a mais indicada. Vale lembrar que os melhores modelos contam com as duas opções. 

  • Defina a Quantidade de Lúmens de Acordo Com o Ambiente de Exibição  

O melhor tipo de projetor de vídeo é o que melhor se adequa ao ambiente onde ele será utilizado. O lúmen é a unidade de medida que mensura o fluxo luminoso emitido por uma fonte de luz em uma superfície, durante determinado tempo. E de novo: quanto mais, melhor. 

Mas uma luminosidade muito grande em um ambiente escuro também pode impactar a nitidez da imagem. Portanto, a dica aqui é considerar o ambiente de exibição. Para ambientes externos ou que recebem muita luz, procure modelos com mais lúmens, ou modelos em DLP. Para ambientes mais escuros ou onde é possível bloquear totalmente a luz, a luminosidade pode ser um pouco menor, o que preserva a nitidez. 

OBS: Considerando um uso doméstico, um projetor de luminosidade entre 1700 e 2000 lúmens já apresenta uma ótima qualidade. 

  • Para Cores Mais Vívidas: Fique de Olho na Taxa de Contraste  

Primeiro, vamos explicar o que é a taxa de contraste. O contraste é a diferença entre os tons escuros e claros em uma imagem. Para definir a taxa de contraste, é preciso considerar o branco mais brilhante e o preto mais escuro da projeção. Para exemplificar, uma taxa de contraste de 1000:1 quer dizer que o branco mais brilhante brilha mil vezes mais que o preto mais escuro. 

Quanto maior a taxa de contraste, mais nítidas serão as cores e maior vai ser a diferenciação entre tonalidades. A naturalidade da imagem também é algo que tem relação direta com a taxa de contraste de um projetor. 


Os 10 Melhores Projetores de 2022  

Em posse das dicas mais importantes para a hora da pesquisa, chegou a hora de começar a apresentação! Quem quiser apagar a luz, pode! Agora, o que há de melhor no mercado de projetores: 


1. Projetor CineBeam Smart HU70LA.AWZ – LG (Melhor Projetor 4k Custo Benefício)

Para começar, vamos trazer um modelo que promete ser o melhor projetor 4k do mercado. Quem o apresenta é a LG, um gigante conglomerado sul-coreano que já virou nome global faz tempo. São 75 anos de experiência no segmento de eletrônicos, com computadores, notebooks, projetores, câmeras e impressoras entre os mais vendidos do mundo.  

Este modelo também é considerado o melhor projetor para home cinema, pois ele manda muito bem na resolução de imagem, proporção de projeção, nível de luminosidade e taxa de contraste. Realmente, são detalhes e precisão impecáveis que fazem você se sentir em um cinema de verdade. 

O LG CineBeam HU70LA projeta uma tela de até 140 polegadas, com resolução de imagem UHD 4K vívida, nítida e com alto brilho. Na questão qualidade de imagem, são cerca de 8,3 milhões de pixels e tecnologia XPR de alta resolução. Este projetor ainda possui zoom de até 1,25x e sistema LG Magic Remote, que possibilita o ajuste das dimensões da tela sem a necessidade de reposicionamento físico. Sim, tem controle remoto. 

As entradas, saídas e conexões são múltiplas e vão desde Bluetooth, WiFi, cabo USB (e USB-C), passando por cabo HDMI e antena, até Ethernet e Smart TV. Provavelmente vai dar para passar os filmes que você já nem aguenta mais assistir. 

Nas poucas avaliações encontradas, elogios à qualidade da imagem, facilidade de enquadramento e contraste de cores. O primeiro modelo da nossa lista, que não tem ordem, não é dos mais baratos, mas certamente é dos melhores. 

Tipo: DLP Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
Proporções: 4:3 e 16:9 Lúmens: 1.500
Contraste: 150.000:1 Conectividades: WiFi, Bluetooth, Alto-falantes, Smart TV, HDMI, USB 2.0, USB-C, Antena, Ethernet, Audio Out, Aplicativo LG ThinQ AI
Confira o Preço

2. Projetor HDR Home Theater HD39HDR – Optoma (Melhor Projetor Para Games)

Quem traz o modelo que é considerado o melhor projetor Full HD do mercado é o Grupo Optoma, uma empresa multinacional taiwanesa com sedes na Europa, América do Norte e Ásia. O grupo é relativamente novo, fundado em 2002, mas através de experiência e parcerias muito mais antigas já conquistou o mercado e ganhou diversos prêmios com projetores inovadores, poderosos e econômicos.  

O tipo de projeção é em DLP, a resolução é Full HD, a luminosidade é alta e a taxa de contraste oferece boa nitidez e diferenciação de tonalidades. A qualidade da imagem não chega a ser 4K, mas o aparelho tem Input para isso. A proporção de projeção é única, de 16:9, o zoom é de até 1,3x e o projetor ainda tem controle remoto. Vale lembrar que, assim como o modelo anterior, este projetor conta com alto-falantes. 

Não pudemos encontrar avaliações de usuários brasileiros. Mas nos comentários de usuários dos Estados Unidos e do Canadá deu para pegar algumas informações importantes. Começando pelo lado ruim, parece que a lâmpada não dura tanto quanto promete e a conectividade é um pouco limitada via USB e oscilante via wireless. E terminando pelo lado bom, parece que a imagem é bem nítida, as configurações são bem simples e o funcionamento é bem silencioso. 

Tipo: DLP Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels)
Proporções: 16:9 Lúmens: 4.000
Contraste: 50.000:1 Conectividades: 4K Input, HDMI 2.0, HDMI 1.4A, USB-Power/out, VGA-In/Out, Audio-In/Out, RS232, AC Power, Kensington Lock
Confira o Preço

3. Projetor Ms536 Business Projector – BenQ (Boa Opção Para Ambientes Claros)

Agora, o melhor projetor para ambientes claros na opinião dos usuários. Isso porque a luminosidade é bem alta, o sistema de projeção é DLP e o aparelho é um dos mais bem avaliados do mercado. Em diversos países das Américas, a exibição de qualidade – mesmo em ambientes claros – é muito elogiada. Outro ponto de destaque muito elogiado foi a facilidade de conexão e configuração. Tem gente que usa muito no trabalho e nos estudos, e tem gente que já comprou o segundo modelo para o escritório. 

Quem apresenta é a Benq Corporation, outra multinacional taiwanesa que atua no ramo de aparelhos eletrônicos e computação. Seus dispositivos de comunicação, distribuição de mídia e bens de consumo já conquistaram prateleiras físicas e virtuais do mundo inteiro e viraram sinônimo de qualidade e versatilidade. 

O melhor projetor para área externa tem 4.000 lúmens, conectividade dupla HDMI, controle remoto, apoio retrátil, keystone vertical, zoom de 1,2x e modos de imagem exclusivos para destacar planilhas. Tudo isso em uma configuração simplificada, de fácil alinhamento, e uma estrutura portátil. Outro diferencial interessante é a função SmartEco, que economiza 70% da energia da fonte de luz quando ativada, o que torna este produto EcoFriendly e aquece nossos corações. 

Tipo: DLP Resolução: SGVA (800 x 600 pixels)
Proporções: 4:3 Lúmens: 4.000
Contraste: 20.000:1 Conectividades: RS232, HDMIx2, USB-A
Confira o Preço

4. Projetor Powerlite E20 – Epson (Projetor Melhor Avaliado Na Amazon)

A Epson é quem traz o modelo da vez, que é considerado o melhor projetor para filmes do mercado pela maioria dos usuários. A multinacional japonesa é amplamente conhecida por suas impressoras e provavelmente existe uma não muito longe de você, mas a empresa também entrega muita qualidade em projetores, como o E20. 

Pela quantidade de lúmens e pela boa taxa de contraste, este projetor de sistema 3LCD apresenta uma projeção de alta qualidade e naturalidade. Suas lâmpadas são duráveis e ainda contam com o modo econômico, que reduz o consumo de energia. 

Com um tamanho de tela (divisível) de até 300 polegadas, que o coloca como melhor projetor para sala de aula, o E20 agradou praticamente todo mundo. Os pontos mais elogiados foram a qualidade de imagem, facilidade de configurações, versatilidade na conectividade e desempenho em ambientes claros. Fora do Brasil, os destaques são os mesmos e todo mundo concorda que a relação custo-benefício é bastante satisfatória. 

Tipo: 3LCD Resolução: XGA (1024 x 768 pixels)
Proporções: 4:3 Lúmens: 3.400
Contraste: 15000: 1 Conectividades: USB-B, VGAx2, HDMI, Vídeo-In bilateral, Áudio x2, VGA Out, Áudio Out, RS232C
Confira o Preço

5. Projetor Smart Portátil The Freestyle – Samsung (Melhor Projetor Portátil)

Na briga para trazer o melhor projetor de imagem portátil do mercado, a Samsung também marca presença na nossa lista. Entre as maiores do mundo, a gigantesca multinacional sul-coreana não se limita a celulares, outros produtos como televisões, máquinas de lavar, geladeiras, câmeras e projetores também fazem muito sucesso no mundo inteiro. 

A proposta do melhor projetor para celular é leveza, conectividade e portabilidade, mas sem perder qualidade de imagem. Com apenas 1kg e 180º de rotação, este modelo é ideal para quem precisa levar um projetor na mochila. Alô professores e professoras!  

A imagem projetada vai de 30 a 100 polegadas, dependendo da distância entre o projetor e a superfície de projeção. A resolução é Full HD, o foco é automático, o nivelamento é instantâneo e a proporção é constante em 16:9. O aparelho ainda oferece som Premium de 360º e conectividade com carregadores portáteis. 

Saudades da Alexa? Outro diferencial bem legal do The Freestyle é a função assistente de voz, que permite comandos de voz para acessar apps, mudar de canal ou alterar o volume. E nem precisa ser a Alexa, tem a Bixby também. Através do app SmartThings, ainda é possível otimizar a experiência com ajustes de acordo com o ambiente, utilizando a câmera do seu smartphone. Interessante! Para quem precisa andar com uma “apresentação pronta” bem versátil, pode ser o modelo ideal. 

Tipo: DLP Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels)
Proporções: 16:9 Lúmens: 550
Contraste: 100.000:1 Conectividades: HDMI, HDMI-A, WiFi, Bluetooth, Anynet (HDMI-CEC), eARC
Confira o Preço

6. Projetor PF50KS – LG (Com Plataforma Exclusiva da LG)

A LG volta para a nossa lista com um modelo que é visto como o melhor projetor para sala de TV, isso porque ele é pequeno, potente, pode exibir a projeção no teto e conta com uma resolução Full HD de até 100 polegadas, repleta de detalhes. 

Além da qualidade e portabilidade, o PF50KS ainda oferece algumas facilidades. Este projetor é equipado com o Digital Keystone, que corrige automaticamente a imagem em questão de segundo, e conta com a plataforma webOS, uma plataforma exclusiva da LG que simplifica o acesso ao conteúdo da internet, como YouTube e outros canais de streaming. 

Nas avaliações, as únicas reclamações são em relação aos apps em que o projetor se conecta, pois alguns deles se encontram desatualizados ou parecem estar apresentando problemas. Em relação ao funcionamento do projetor em si, são somente elogios. Os maiores destaques vão para a facilidade na operação, qualidade na imagem e possibilidades de conexão.  

Tipo: DLP Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels)
Proporções: 4:3 Lúmens: 600
Contraste: 100.000:1 Conectividades: LAN (rede), HDMIx2, USB, USB-C, Áudio-In, Bluetooth, WiFi
Confira o Preço

7. Projetor BT960 – Betec (Melhor Projetor Custo Benefício)

Para quem quer saber qual é o melhor projetor na relação custo-benefício, a Betec apresenta um modelo bem interessante. Diante de um preço mais baixo em relação aos outros modelos apresentados, este projetor entrega muita qualidade e versatilidade. 

Indicado para apresentações, treinamentos, conferências e sistemas de home theater, este projetor tem resolução Full HD nativa, 3400 lúmens, conectividade múltipla e comandos facilitados através de controle remoto e do próprio aparelho. 

A Betec é uma marca brasileira especializada em projetores multimídia. Além dos projetores, eles também produzem telas, suportes, acessórios e bolsas para transporte. A marca paulista não possui lojas físicas, mas seus produtos são entregues e tem garantia no Brasil inteiro. 

Nas avaliações, informações importantes. Apesar de o produto agradar no custo-benefício, na conectividade e na portabilidade (inclusive sendo muito utilizado por professores), parece que o foco na borda das imagens deixa um pouco a desejar. Pelo preço, vale a ponderação! 

Tipo: LCD Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels)
Proporções: 4:3 e 16:9 Lúmens: 3400
Contraste: 3000: 1 Conectividades: HDMIx2, VGA, USBx2, AV, Áudio-In
Confira o Preço

8. Projetor PJ003 – Multilaser (Melhor Projetor HD Custo Benefício)

Também na briga para ser o projetor de melhor custo benefício disponível no mercado, este modelo da Multilaser é simples e básico, mas entrega a qualidade que promete e faz o trabalho que foi designado. 

A Multilaser, que traz o melhor projetor até 2000 reais para você, é uma marca brasileira fundada em 1987 que já ganhou a confiança do mercado em produtos eletrônicos e bens de consumo do cotidiano. E convenhamos, fica longe dos 2000 reais, vai. O que passa dos 2000 é o número de lúmens, o que é ótimo para garantir uma boa resolução, mesmo em ambientes com um pouco mais de luz. 

Pequeno e portátil, o PJ003 tem sistema Digital Keystone (aquele que encontra o alinhamento ideal para projeção), Fast Boot, que inicia a projeção em menos de três segundos e alto-falantes integrados de 5WRMS. 

Nas avaliações deu para perceber que o forte do produto é a sua relação custo-benefício, mesmo, pois a versatilidade de conexões, a portabilidade, o volume e a qualidade do áudio fazem valer o preço pago, mas parece que a resolução não é exatamente “de cinema” e o desempenho em ambientes claros não é tudo isso, mesmo a quantidade de lúmens indicando que sim. 

Tipo: LED Resolução: WXGA (1280 x 720 pixels)
Proporções: 16:9 Lúmens: 2200
Contraste: 1500: 1 Conectividades: HDMI, USB, VGA, AV, WiFi
Confira o Preço

9. Projetor Mini View Sonic M1MINI – Sonic (Melhor Projetor Mini)

O penúltimo modelo da nossa lista é considerado o melhor projetor para quarto do mercado, principalmente pelo tamanho. Este projetor pode ser mais um item da cômoda ao lado da cama, ocupando um espaço menor que o de um porta-retrato e trazendo muito, mais muito mais mídia do que um porta-retrato, que só traz uma. 

A marca californiana ViewSonic é uma das melhores do mundo na fabricação de monitores e projetores, inclusive sendo premiada em 2020. Seus produtos são famosos pela qualidade, durabilidade, alta tecnologia e excelência no funcionamento. 

O projetor, que mede apenas 10 x 10cm, é de LED com resolução WVGA e conta com sistema de alto-falantes fornecido pela JBL, da Sony. Agora os fãs da JBL piram! A tecnologia Plug & Play oferece reprodução simples de mídias sem necessidade de conexão a um computador. A qualidade da imagem é automaticamente corrigida pelo aparelho, de forma a evitar distorções e falta de foco. 

Quem já utilizou, faz questão de informar que se trata de um projetor simples e básico. Para quartos, escritórios, trailers e ambientes pequenos, com pouca luz externa. Ainda que a estrutura leve demais e a conectividade ruim na interface com smartphones tenham gerado algumas reclamações, o preço, relativamente baixo, parece fazer tudo valer a pena. 

Tipo: LED Resolução: WVGA (854 x 480 pixels)
Proporções: 16:9 Lúmens: 120
Contraste: 120.000:1 Conectividades: HDMI, USB-A, Micro USB
Confira o Preço

10. Projetor Mini Portátil BT810 – Betec (Melhor Projetor Barato)

A Betec volta para fechar a nossa lista com o melhor projetor para residência barato do mercado. Diante de um investimento relativamente menor em relação à maioria dos modelos apresentados até agora, os usuários garantem uma ótima regulagem de imagem (principalmente em ambientes escuros), uma resolução aceitável e uma instalação simplificada. 

Este projetor conta com quatro formas de projeção, frontal, traseiro, teto frontal e teto traseiro, além de função Keystone que faz o ajuste trapezoidal automaticamente, e entradas múltiplas, como HDMI, USB, A/V, TF Card e Bluetooth. O kit ainda vem com controle remoto, cabo de alimentação, adaptador para cabo A/V, base de suporte (pezinho), duas pilhas e um manual de instruções. Para quem ainda não começou e quer se aventurar com um projetor para iniciantes, este pode ser um ótimo modelo.  

Tipo: LED Resolução: Nativa (800 x 480 pixels)
Proporções: 4:3 e 16:9 Lúmens: 1200
Contraste: 1500: 1 Conectividades: HDMI, A/V (RCA), VGA, USB, Micro SD (TF Card), Bluetooth
Confira o Preço

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROJETORES 

Como o Projetor funciona?  

Para simplificar a explicação, imagine uma fonte de iluminação intensa, uma lente esférica e um espelho côncavo. Estas são as três principais peças de um projetor. O correto posicionamento dessas três peças e a distância do projetor em relação a área de exibição é o que faz tudo funcionar. 

Existem outras peças importantes como o condensador e, claro, a mídia. Mas o funcionamento se dá, principalmente, nessas três peças. O espelho côncavo, com curvatura que coincide com a posição da fonte de luz, tem o papel de aproveitar o máximo possível da luminosidade. A lente esférica convergente objetiva dá a dimensão e a proporção da projeção, e a luz, bem, ilumina. A mídia, então, quando inserida neste sistema, é projetada na sua parede. 

Qual o melhor Projetor para ambientes claros? 

O que tem mais lúmens. Sabe quando você tira aquela foto na praia e não consegue ver direito na hora por causa da luz do sol? A solução é aumentar o brilho da tela do celular, certo? Pois o conceito aqui é o mesmo. 

Diante de um ambiente com muita claridade, a projeção exibida vai “brigar” com a luminosidade ao seu redor, e para ganhar essa briga, é necessário um exército de lúmens. Portanto, os projetores que brilham mais são os mais indicados para ambientes claros. Os projetores em DLP são boas opções quando há muita luz ambiente, pois são os modelos que normalmente apresentam o maior número de lúmens.