Os 10 Melhores Roteadores Wifi de 2021

Procurando pelo Melhor Roteador Wifi? Então confira nosso guia de compras com a seleção dos Melhores Roteadores Wifi e entenda qual é a melhor opção para você!

A grande maioria das atividades atuais giram em torno da internet. Desde um simples entretenimento como assistir a filmes ou jogar jogos até funções relacionadas ao trabalho e estudo. 

É por este motivo que escolher o melhor roteador wifi para suas necessidades pode ter um impacto e tanto na sua rotina diária. 

Não sabe como funciona um roteador e nem como começar a procurar por um? Calma que o Guia Esperto explica! Este aparelho que, transformou-se numa necessidade, é utilizado com o modem de sua operadora de internet para que a conexão sem fio se expanda e permaneça estável mesmo em distâncias relativamente grandes.  

Ficou interessado? Então vem com a gente e confira outras especificidades e os modelos em destaque! 

1. Roteador AX1500 WI-FI 6 Archer AX10 - TP-LinkMelhor Roteador Dual BandVer Preço
2. Roteador AC1200 Archer C6 - TP-LinkMelhor Roteador Dual Band Custo BenefícioVer Preço
3. Roteador Gigabit Action RG 1200 - IntelbrasRoteador Mais Vendido da AmazonVer Preço
4. Roteador AC1200 Archer C6 - TP-LinkMelhor Roteador com Protocolo de Segurança CibernéticaVer Preço
5. Roteador AC 1350 Archer C60 - TP-LinkMelhor Roteador com Tecnologia MU-MIMOVer Preço
6. Roteador Gaming Rt-ac86u AC2900 AiMesh - AsusMelhor Roteador GamerVer Preço
7. Roteador TL-WR940N - TP-LinkMelhor Roteador com Modo Access PointVer Preço
8. Roteador Archer C21 AC750 - TP-LinkMelhor Roteador Custo BenefícioVer Preço
9. Roteador RF 1200 – IntelbrasRoteador Compatível com o IPv6Ver Preço
10. Roteador TL-WR829N - TP-LinkMelhor Roteador BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Roteador Wifi 

Com a altíssima demanda de internet banda larga, surgiram no mercado uma infinidade de modelos de roteadores. Mas quais as características devem ser levadas em consideração para a aquisição? Confira logo abaixo! 

  • Número de Antenas  

O número de antenas (seja interna ou externa) em seu roteador não só irá ajudar na qualidade da conexão, como no alcance e velocidade de troca de dados. Quando se tem quatro antenas, todas trabalharão ininterruptamente (duas delas receberão o sinal e as demais irão transmitir o sinal para outros dispositivos). 

A diferença é que o de uma antena precisará da alternância entre recebimento e transmissão. 

  • Entenda o que é DBi 

Esta é a numeração que indicará a intensidade do sinal que será enviado ou recebido por uma antena. Mas nem sempre uma quantidade maior de dBi indicará uma potência de alcance, correto? 

Exatamente! Pois quanto mais elevado este número (que é proporcional à distância em linha reta), menor será sua angulação. 

  • Prefira Roteadores Dual Band 

Esta é uma das informações mais pertinentes deste texto. Vide que os modelos Dual Band conseguem transitar pelas frequências 2.4 GHz (padrão antigo, mas ainda em uso) e 5.0 GHz (padrão atual e de melhor desempenho). 

Estes dois modelos, de uma forma ou de outra, são colaborativos. Explico: quando outros produtos como controles remotos, Bluetooth ou babás eletrônicas, por exemplo, disputam espaço com a frequência 2.4 GHz, automaticamente, o 5.0 GHz é colocado à disposição. 

Lembrando que a poluição do 2.4 GHz ocorre por ele ter apenas três canais, enquanto o 5.0 GHz opera em 23 canais diferentes. Para verificar se o modelo que escolheu é Dual Band, confira sua classificação. Se for 802.11 ac (a 5ª geração de Wi-Fi) você se deu bem na compra! 

  • Velocidade de Transmissão: Priorize Modelos a partir de 300Mbps 

Este número, referente à velocidade de transmissão, leva em conta a comunicação que se dará entre roteador e os outros dispositivos.  

Para o sinal ser distribuído com qualidade, a velocidade do modelo deve ser semelhante ou superior àquela do plano de sua internet. Isso é fundamental. Vale ressaltar que encontramos no mercado roteadores que variam de 11 Mbps a 10 Gbps. 


Os 10 Melhores Roteadores Wifi de 2021 

Já que analisamos o número de antenas e suas respectivas melhorias, conhecemos mais sobre o termo DBi, pontuamos os roteadores Dual Band e a velocidade ideal, basta conferirmos os Melhores Modelos do mercado.  

Todas as opiniões levam em conta a qualidade e bom desempenho das marcas e avaliações dos clientes que compraram os produtos. 


1. Roteador AX1500 WI-FI 6 Archer AX10 – TP-Link (Melhor Roteador Dual Band)

Sem sombra de dúvidas, o Archer AX10 é o melhor roteador dual band. Pois além do aumento de velocidade, ainda possui as funções QoS e OFDMA. Na primeira você terá a possibilidade de priorizar os equipamentos que receberão maior quantidade de dados, já a outra permitirá que inúmeros dispositivos usem a mesma banda ao mesmo tempo. 

Outro destaque vai para o uPnP e DMZ. Só para dar um exemplo prático, aqui, a configuração direcionará o IP do console, abrindo as portas dos servidores dos jogos para uma melhor conexão. 

Com a CPU de três núcleos do modelo e a tecnologia Wi-Fi 6, a latência referente às transferências de dados diminui consideravelmente, deixando seus filmes, séries, reuniões online e todo o resto com qualidade de encher os olhos. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 1201 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: Uma porta WAN gigabit | 4 portas LAN gigabit Recursos Extras: Tecnologia Wi-Fi 6, cobertura Beamforming
Confira o Preço

2. Roteador AC1200 Archer C6 – TP-Link (Melhor Roteador Dual Band Custo Benefício)

Outro roteador da TP-Link, o Archer C6 apresenta cinco antenas, sendo quatro externas e uma interna, e conexões Dual Band (a de 2,4 GHz chega a 300 Mbps e a de 5 GHz a 1200 Mbps). Você consegue gerenciá-lo de forma simples, dinâmica e intuitiva pelo aplicativo TP-Link Tether e ainda criar um ponto de acesso totalmente novo. 

Dentre os inúmeros modelos da marca, há opções com alcance e sinal mais fortes. Mas, neste caso, se sua casa ou escritório, por exemplo, tiver barreiras físicas como paredes, basta coloca-lo numa posição estratégica para que o sinal se expanda uniformemente.  

Um custo benefício e uma vida útil que vai deixar o consumidor satisfeito (essencial que seu plano esteja abaixo dos 100 Mega). Ressaltamos que o aparelho possui certificação IEEE 802.11 ac/n/a 5 GHz e IEEE 802.11 n/b/g 2,4 GHz. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: Uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: 4 antenas externas e uma interna e utiliza tecnologia MU-MIMO
Confira o Preço

3. Roteador Gigabit Action RG 1200 – Intelbras (Roteador Mais Vendido da Amazon)

O produto mais vendido da Amazon, o Gigabit Action RG 1200 tem como principal atrativo a maneira intuitiva com que é feita a instalação e o gerenciamento. Tenha todas estas possibilidade baixando o aplicativo Wi-Fi Control Home. 

É recomendado, principalmente, para planos de internet que estejam acima dos 100 Mega e seu alto desempenho transforma a experiência de filmes e séries em 8K possível. Cada uma de suas quatro antenas têm um ganho de 5 dBi. 

Em relação ao alcance do sinal, um cliente relatou que, dentro de sua casa, numa raio de 20 metros, é estável e sem grandes problemas. Outro expôs que o roteador manteve ótima velocidade e ping baixo, entre 8 e 15 ms. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: 4 portas com a tecnologia Gigabit Recursos Extras: Configuração e gerenciamento via app, controle parental, compatível com IPv6
Confira o Preço

4. Roteador AC1200 Archer C6 – TP-Link (Melhor Roteador com Protocolo de Segurança Cibernética)

Mesclando qualidade e preço acessível, o AC1200 Archer C6 tem velocidade semelhante a diversos de seus concorrentes. Mas os grandes diferenciais por aqui vão para o Protocolo WPA3, que intensifica a segurança cibernética em redes pessoais (tudo isso por conta da criptografia aprimorada do equipamento), a tecnologia Wi-Fi 802.11 ac e o MU MINO, para transmissões simultâneas. 

Com um aplicativo para configuração extremamente funcional, a TP-Link conquistou ainda mais os clientes depois das melhorias no quesito estabilidade e alcance. E quer mais recursos funcionais e interessantes? 

O Server OVPN permite que o usuário acesse a rede interna, mesmo que estiver do outro lado do mundo e é compatível com comandos de voz, apenas em inglês, pela Alexa. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: Utiliza tecnologia MU-MIMO, protocolo de segurança mais recente
Confira o Preço

5. Roteador AC 1350 Archer C60 – TP-Link (Melhor Roteador com Tecnologia MU-MIMO)

Suas cinco antenas permitem que o roteador não só amplie o alcance do sinal em larga escala, com também, administre conexões de outros aparelhos como celulares, games e notebooks, só para citar alguns. 

Duas dicas interessantes feitas por alguns clientes são as de: configurar a rede principal como oculta, deixando visíveis apenas àquelas que forem convidadas e limitar a porcentagem de banda para downloads dos visitantes. 

O controle de pais, que protege o acesso de menores de idade a determinados tipos de conteúdos e sites, é ideal para o dia a dia.  

Pode ter um preço mais elevado, mas a vida útil, a qualidade da marca TP-Link e a tecnologia inserida no modelo (padrão wireless 802.11 ac) valem o investimento.  

Velocidade: até 100 Mbps Dual Band: Sim
Portas: Uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: Utiliza tecnologia MU-MIMO
Confira o Preço

6. Roteador Gaming Rt-ac86u AC2900 AiMesh – Asus (Melhor Roteador Gamer)

Sabe por que o AC2900 AiMesh, da Asus, é o Melhor roteador para jogos online? Porque ele é equipado com um roteador Dual Core 1.8 GHz e processador 64 bits. As quatro portas Gigabit são importantes para este público, pois o gamer poderá conectar o console, a SmarTV e os computadores e, ainda, manter uma transferência de dados com baixa latência. E a velocidade no 5 GHz chegará a incríveis 2167 Mbps. 

Quer proteção? Suas configurações apresentam o AiProtection, que alimentada pela Trend Micro, bloqueia e elimina ameaças de segurança para todos os dispositivos inteligentes conectados. 

Muitos clientes analisaram que o software padrão encontrado aqui é mais simples que o das concorrentes. Porém, vale ressaltar que o valor pode assustar num primeiro momento, mas lembre-se que é focado num nicho específico e toda superioridade é vista nestes números mostrados.  

Velocidade: 750 Mbps (2.4 GHz) e 2167 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: Uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: Utiliza tecnologia MU-MIMO, segurança de rede AiProtection pela Trend Micro, acelerador de jogos WTFast e Controle de Prioridade Adaptável (QoS)
Confira o Preço

7. Roteador TL-WR940N – TP-Link (Melhor Roteador com Modo Access Point)

Este modelo TL-WR949N da TP-Link, é uma solução simples e barata para aqueles que contam com um plano inferior aos 100 Mega. Para se ter um parâmetro, um dos clientes que adquiriu o produto revelou que contratou uma internet de 300 Mbps e o máximo de velocidade que alcançou com o roteador foi 80 Mbps. 

Por não ser Dual Band (é compatível com IEEE 802.11 b/g/n), tem mais chances de sofrer com interferências de outros aparelhos como controle remotos ou babás eletrônicas, por exemplo, que também estiverem na mesma frequência. 

Mesmo assim, há benefícios importantes como o Modo Access Point, onde você transforma sua rede com fio já existente em uma rede wireless e o Modo Extensor de Alcance, aumentando a cobertura do sinal consideravelmente. 

Velocidade: 450 Mbps (2.4 GHz) Dual Band: Não
Portas: uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: modo Access Point e extensor de alcance
Confira o Preço

8. Roteador Archer C21 AC750 – TP-Link (Melhor Roteador Custo Benefício)

A velocidade do AC750 fica devendo, se comparada a alguns de seus concorrentes. Mas seu modo três em um, sendo Repetidor de Sinal, Access Point e Roteador Padrão é o que um usuário comum necessita para as tarefas diárias na internet. 

É um modelo com Controle de LEDs, o que vai deixar sua noite de sono ainda melhor, pois poderá diminuir a intensidade das luzes e com design e tamanho certos para combinar com qualquer ambiente. 

Configure o Archer C21 tanta pela interface web intuitiva, quanto pelo aplicativo Tether. O Tether permite que esta gerência de configurações de rede seja feita a partir de qualquer dispositivo Android ou iOS. 

Verifique, antes de qualquer coisa, se o modem de sua operadora é compatível com a função de extensão. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 433 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: Uma porta Gigabit WAN e quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: Controle Parental, Modo Repetidor de Sinal
Confira o Preço

9. Roteador RF 1200 – Intelbras (Roteador Compatível com o IPv6)

Primeiramente, vale ressaltar que há, dentro do site da empresa, documentos em português que explicam as especificações técnicas, dúvidas frequentes e arquivos para download de todos os roteadores da Intelbras citados aqui. 

Dito isso, é correto afirmar que o RF 1200 é um roteador para quem busca praticidade. O Portal Customize te auxilia nas configurações padrão do firmware e o controle parental deixa pais e responsáveis mais tranquilos em relação ao que a criança está acessando na internet. 

O modelo é compatível com o IPv6, o que dá mais segurança e privacidade para sua conexão. Mas não possui portas Gigabit, ou seja, se contratou uma internet com uma velocidade acima dos 100 Mega, vá atrás de outro equipamento. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) e 867 Mbps (5 GHz) Dual Band: Sim
Portas: quatro portas Gigabit LAN Recursos Extras: MU-MIMO, controle parental e rede para convidados
Confira o Preço

10. Roteador TL-WR829N – TP-Link (Melhor Roteador Barato)

Com cinco anos de garantia pelo fabricante, o modelo da TP-Link integra o Controle Parental, juntamente com Rede para Convidados e QoS num mesmo ambiente, tudo para deixar o gerenciamento destas atividades mais versátil. 

Outros pontos que valem ser destacados, principalmente pela usabilidade se comparado ao valor, são: o do suporte a IGMP Proxy / Snooping, Bridge e Tag VLAN, que otimiza o streaming de IPTV e a configuração, que conta com o intuitivo aplicativo Tether, que pode ser baixado tanto no Android quanto no IOS. 

Os detalhes que vão contra, são: a limitação, tanto de frequência quanto de alcance de sinal, pois só funciona em 2.4 GHz. 

Velocidade: 300 Mbps (2.4 GHz) Dual Band: Não
Portas: Duas portas LAN 10/100Mbps e uma porta WAN 10/100 Mbps Recursos Extras: Compatível com IPv6, Firewall SPI, Controle Parental
Confira o Preço

Tipos de Roteadores Wifi 

Depois destes modelos apresentados, ainda temos que te explicar quais os tipos de roteadores wi-fi presentes no mercado. Confira os detalhes agora! 

  • Roteador Simples: com preços mais baixos e simplificação no que diz respeito às configurações, os roteadores simples apenas distribuem o sinal. É válido para quem quer cobertura menor e tem poucos aparelhos que utilizam redes wifi. Podem perder velocidade de transmissão em redes de fibra óptica; 

  • Roteador com Antena Interna: estes modelos, assim como ocorre com os celulares, têm as suas antenas inseridas na parte de dentro. A qualidade do sinal irá depender das especificações, ou seja, a aquisição é válida para quem busca harmonia estética; 

  • Roteador com Antenas Externas: as antenas são fundamentais para a transferência e recebimento dos dados, por isso, normalmente, quanto maior o número delas no aparelho, melhor será esta velocidade. Encontramos modelos de, no mínimo, duas antenas e, no máximo oito. 

  • Roteador Dual Band e Tri-Band: o Dual Band é a utilização da frequência mais antiga (2.4 GHz) com a mais nova (5.0 GHz) e tem como grande vantagem a troca de dados e o aumento na velocidade. Já o Tri-Band é referente aos roteadores gamers e adicionam uma nova banda 5 GHz para que questões como latência e interferência sejam ainda mais raras. 

  • Roteador Mesh: apresenta-se apenas em redes ‘em malha’. Nelas há roteamento dinâmico, criando-se um sem número de nós dentro de um mesmo local, para que o roteador encontre as rotas mais adequadas. Os dados são transferidos quase instantaneamente. 

Dúvidas Comuns Sobre Roteadores Wifi

Qual Roteador tem maior alcance?

Um roteador convencional como estes que utilizamos no dia a dia, cobre uma área referente a alguns cômodos da casa. Mas isso muda drasticamente pelos obstáculos sólidos que encontra pelo caminho.  

Mas certos modelos como o Asus Rog Rapture GT ou o TP-Link DIR 895-L são capazes de expandir suas áreas para 1500 metros quadrados. Isso é possível pela tecnologia beamforming e as diversas antenas. 

Qual Roteador é melhor para jogos?

Com a crescente expansão deste mercado, as empresas desenvolveram roteadores diferentes dos comuns. Suas principais características são a baixa latência, a banda tripla, hardware com recursos para melhor rendimento e gerenciamento de requisitos gamer. 

E, como salientamos no nossa lista, o melhor para esta vertente é o Roteador Gaming Rt-ac86u AC2900 AiMesh. Sua amplitude de velocidade e todas as outras funcionalidades fazem dele uma aquisição mais do que certa para o público fascinado pelos jogos eletrônicos. 

O Roteador Influencia na velocidade da internet?

O aparelho possibilitará uma conexão sem fio, porém, é fundamental que seja feita a partir de uma cabeada. Jonathan Pádua, analista de redes, exemplifica que “se você tem um link de internet de 100 Mega, o roteador terá este limite, ou seja, não fará com que sua internet ultrapasse a velocidade contratada”. 

Como analisamos anteriormente, a velocidade destacada em cada modelo é referente à transferência de dados entre os aparelhos eletrônicos conectados, como celulares ou videogames e o roteador. E o número de antenas equivale ao alcance do sinal dentro de uma determinada área, seja ela um escritório, uma casa ou um apartamento. 

Qual é o melhor lugar para colocar o roteador?

O analista de redes Jonathan Pádua, sugere que “sempre esteja o mais próximo possível de onde você mais utiliza. Mas lembre-se: fontes de sinais como telefone sem fio, micro-ondas e etc. tendem a disputar espaço na frequência do roteador”.  

E ainda pontua que “se tiver muitas paredes, portas e outros obstáculos para o sinal ser transmitido, pode ser ruim. Por exemplo: colocar num cômodo que tenha paredes muito grossas é prejudicial para o sinal”.