Os 10 Melhores Tapetes de Yoga de 2022

Procurando pelo Melhor Tapete de Yoga? Confira nosso guia de compras com os Melhores Tapetes de Yoga do mercado e entenda qual é a melhor opção para você!

O isolamento e o autocuidado vêm nos ajudando a buscar o equilíbrio, sozinhos, dentro de nós mesmos. Alguns através do esporte, outros da meditação, e muitos através do yoga, que já se provou muito benéfico ao corpo e mente. 

E quem conhece, sabe que essa atividade tem uma ferramenta imprescindível, um tapete. Mas não se trata de um tapete qualquer, os tapetes de yoga são especialmente adaptados aos exercícios físicos e respiratórios que surgiram há cerca de 7.000 anos, como atividades religiosas, na região da Índia. 

O yoga tem muita história para não ser levado a sério, assim como seu tapete, que acompanhou toda a evolução da prática. E por isso, para ajudar você na escolha, reunimos dicas, informações, cuidados, e não nos esquecemos da lista com os melhores modelos de tapete de yoga do mercado, claro. 

1. Tapete de Yoga Ecopro 100% Borracha Natural - BodhiMelhor Tapete de Yoga Com Borracha NaturalVer Preço
2. Tapete de Yoga Super Antiderrapante – ArimoMelhor Tapete de Yoga AntiderrapanteVer Preço
3. Tapete de Yoga Cortiça Natural Revestida - BodhiMelhor Tapete de Yoga de CortiçaVer Preço
4. Tapete de Yoga PVC Ecológico - BodhiIdeal Para Ambientes Externos e InternosVer Preço
5. Tapete de Yoga Todos Os Tipos de Yoga/Pilates - ArimoOpção Mais Bem AvaliadaVer Preço
6. Tapete de Yoga PVC Ecológico - BodhiMelhor Tapete de Yoga PersonalizadoVer Preço
7. Tapete de Yoga PVC Ecológico Com Alinhamento – BodhiMelhor Tapete de Yoga Para IniciantesVer Preço
8. Tapete de Yoga TPE Ecológico - YangfitFeito Com Materiais Biodegradáveis e RecicláveisVer Preço
9. Tapete de Yoga PVC Ecológico - BodhiMelhor Tapete de Yoga Custo BenefícioVer Preço
10. Tapete de Yoga EVA – MuvinMelhor Tapete de Yoga BaratoVer Preço

Como Escolher o Melhor Tapete de Yoga  

Cada modelo da lista tem suas particularidades, mas antes de tudo, vale considerar essas dicas gerais na hora da compra, olha só: 

  • Escolha o Peso e Espessura de Acordo com a Prática de Yoga  

Qual a melhor espessura para tapete de yoga? Depende do tipo de exercício que será realizado ali! Existem vários níveis e tipos de exercícios de yoga, que tem relação com o tempo de prática do indivíduo, estrutura corporal, limitações e etc. 

Portanto, a dica aqui é ter claro na cabeça, antes de sair escolhendo o tapete, qual será a prática de yoga escolhida por você, pelo menos inicialmente. Assim, vai ser mais fácil escolher o tapete, considerando o tipo de exercício. Uma espessura mal escolhida pode machucar a região dos ossos ou joelhos. A espessura padrão é 5mm. 

  • Tamanho: Escolha de Acordo Com as Suas Medidas e Espaço Disponível  

Na hora da pesquisa pelo melhor tapete de yoga, duas medidas devem ser levadas em conta: as do usuário, e as do ambiente. Considerar as medidas do usuário é importante para que não sobre nem falte espaço no tapete, principalmente para exercícios na horizontal. O tamanho indicado para um tapete é algo próximo ao tamanho do usuário, mesmo, com alguma margem. 

E considerar as medidas do ambiente onde o tapete será usado é importante para o conforto do usuário, pois além de nem sempre o exercício só se limitar ao tamanho do tapete, é gostoso ter espaço para fazer yoga e ponto. Outra questão aqui é considerar se alguém vai se animar também. Para quem faz com amigos ou familiares, é legal pensar no tamanho do ambiente compartilhado, dos tapetes e da margem de conforto. 

  • Para Maior Segurança Prefira Tapetes Com Tecnologia Antiderrapante  

É uma dica óbvia, mas é sempre bom que ela seja reforçada. Alguns exercícios ou as trocas de posições entre exercícios pode se tornar bem escorregadias se o tapete não for adequado. Não é difícil escorregar ou se desequilibrar fazendo yoga, faz parte. E para garantir a sua segurança, prefira modelos que oferecem tecnologia antiderrapante. 

  • Material: Escolha a Partir dos Seus Benefícios  

Existem vários tipos de tapetes de yoga, e a grande diferenciação entre eles é o material principal. Cada um tem suas características e particularidades, e vamos explicar rapidinho para você: 

– PVC e EVA: A maioria dos tapetes de yoga é fabricada nestes materiais. São normalmente os mais baratos, indicados para iniciantes, mas que entregam boa aderência e durabilidade. A diferença fica pela densidade, um pouco maior no caso do PVC. Mas é preciso ficar atento, pois existem vários tipos de PVC, na dúvida, busque PVC de alta densidade. 

– TPE e Borracha NBR: Tanto o TPE e a borracha NBR são materiais mistos, com características entre plástico e borracha. O TPE é mais amigo do meio ambiente, por ser biodegradável. E a borracha NBR é uma das campeãs em resistência. 

– Cortiça: Assim como o TPE, a cortiça está entre as opções mais caras em tapete de yoga. Normalmente é uma das principais escolhas dos mais experientes no assunto, pois além de oferecer ótima durabilidade, ainda é ecologicamente correta. 

– Borracha Natural: As opções neste material trazem a resistência, aderência e elasticidade que todos já conhecemos, mas aqui vai um alerta: assim como a NBR, a borracha natural não é indicada para quem tem alergia a látex, e os exercícios de yoga normalmente colocam a pele em contato direto com o tapete.  

– Algodão: São as opções mais tradicionais, usadas na Índia até hoje. São indicadas para quem gosta de manter as tradições e um material que respira melhor, mas são as piores em durabilidade (pelas fibras mais fracas) e aderência – embora existam opções com antiderrapante. Em beleza e estilo, são as campeãs. 


Os 10 Melhores Tapetes de Yoga de 2022 

Pronto, hora da lista! A seguir, os melhores modelos e marcas de tapetes de yoga em diferentes quesitos, muito bem explicados e explorados.  


1. Tapete de Yoga Ecopro 100% Borracha Natural – Bodhi (Melhor Tapete de Yoga Com Borracha Natural)

O primeiro modelo da nossa lista é da marca Bodhi, e se prepare que esse nome ainda será visto muitas vezes na lista. Isso porque esta marca é praticamente a dona do mercado de tapetes, principalmente na Europa e nas Américas. O termo “bodhi” – que vem do sânscrito pela tradição budista – significa algo como “desperto” ou “iluminado”. Mas sem dúvida, pela dimensão da marca, Bodhi também já é sinônimo de qualidade em tapetes de yoga.  

Sobre o modelo, este tapete é feito 100% em borracha natural ecológica, ou seja, os dois lados garantem uma ótima aderência e ação antiderrapante. Não há incidência de produtos químicos, alérgenos ou outros elementos nocivos. O modelo é indicado para níveis avançados de yoga, pois oferece as melhores condições para a realização das asanas – nome dado às posições de yoga. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, elogios à aderência, espessura e conforto, mas parece que a durabilidade deixou a desejar em alguns casos, alguns comentários disseram que o tapete começou a apresentar desgaste após alguns meses de uso. Outro comentário reclamou da poeira que o material acumula. Considerando o preço, vale a ponderação.  

Medidas: 185 x 60cm Material: Borracha Natural
Espessura: 0.4cm Peso: 1,6kg
Confira o Preço

2. Tapete de Yoga Super Antiderrapante – Arimo (Melhor Tapete de Yoga Antiderrapante)

A Arimo é uma marca brasileira com quase 15 anos no mercado de acessórios esportivos e de meditação, os mais experientes do yoga provavelmente já vão reconhecer pela logomarca do bonsai. E o modelo trazido por ela para a nossa lista é bem completo, com um preço um pouco mais acessível em relação ao modelo anterior. 

Considerado pelos usuários como o melhor tapete de yoga com marcação, pelas indicações de alinhamento das asanas, marcadas na superfície vermelha, o modelo não surpreende só nisso, ele também ganhou elogios pela “aderência extrema mesmo com mãos suadas” e pela praticidade de vir com alça para transporte. Mas realmente as marcações parecem ser um diferencial incrível. 

Mesmo sendo em borracha natural, diferentemente do modelo anterior, este tapete de yoga não é dupla-face, mas pelo menos isso favorece em uma espessura ligeiramente mais densa, de 5mm. Este tapete de yoga Arimo ainda tem tecnologia Super Antiderrapante e alta resistência atóxica.  

Medidas: 181 x 61cm Material: Borracha Natural
Espessura: 0.5cm Peso: 2,5kg
Confira o Preço

3. Tapete de Yoga Cortiça Natural Revestida – Bodhi (Melhor Tapete de Yoga de Cortiça)

Agora, mais um modelo da Bodhi, porém, em um material diferente. Este tapete é feito em cortiça natural, revestida de borracha natural, o que o torna ecologicamente correto e garante uma aderência espetacular. Os modelos em cortiça são geralmente mais caros, mas este exemplar não fugiu tanto dos preços apresentados até agora. 

A estampa é belíssima, se você não abriu a imagem, vale o click. Certamente deve ter gente que se apaixona pela mandala e sai comprando sem ver mais nada. Mas tem mais para ver, além da aderência máxima que contribui muito para a realização dos exercícios, o tapete pode ser utilizado dos dois lados e tem uma largura um pouco maior que a média, 66cm, o que o coloca como candidato a melhor tapete de yoga grande do mercado. É interessante lembrar que a estampa não é só decorativa, ela também tem função alinhadora em determinadas asanas. 

Poucas avaliações e nenhuma no Brasil, mas ainda assim são indiscutivelmente positivas. Um cliente alemão pareceu bem satisfeito com a aparência, sensação na pele e facilidade de uso em geral. É uma bela opção em cortiça da Bodhi. 

Medidas: 185 x 66cm Material: Cortiça
Espessura: 0.4cm Peso: 2,4kg
Confira o Preço

4. Tapete de Yoga PVC Ecológico – Bodhi (Ideal Para Ambientes Externos e Internos)

Se você quer saber qual a melhor marca de tapete de yoga do mercado, já deve ter percebido que a Bodhi é uma grande candidata. Isso porque já é o terceiro modelo que a marca cravou na nossa lista, e com um terceiro material diferente. Trata-se de uma expert do mundo dos tapetes de yoga, realmente. 

O modelo da vez é fabricado em PVC Ecológico, tem estampa tie-dye (estilo de estampa que torce e tinge para dar um efeito não uniforme de cores), espessura mais densa de 6mm e uma rede de fios de nylon que contribui para a firmeza no uso.  

O Ganges (nome dado em homenagem ao famoso rio indiano) é ideal para uso interior e exterior e ainda vem em cinco cores diferentes. Quem comprou, parece bem feliz com a compra. Os elogios vão na linha da tecnologia antiderrapante e da espessura mais densa, mas a estampa e a facilidade na limpeza também ganharam destaque. 

Medidas: 183 x 60cm Material: PVC
Espessura: 0.6cm Peso: 1,6kg
Confira o Preço

5. Tapete de Yoga Todos Os Tipos de Yoga/Pilates – Arimo (Opção Mais Bem Avaliada)

A Arimo traz agora um modelo que, na opinião dos usuários, é o melhor tapete de yoga TPE do mercado, isso porque é biodegradável, antifungo, antimofo, antialérgico, atóxico, tem ótima espessura, acompanha case para transporte, está disponível em três cores e ainda tem um preço acessível. 

O tapete para yoga e pilates da Arimo é indicado para praticantes de yoga/pilates, desde iniciantes até os mais experientes, pois sua tecnologia ultra antiderrapante, tanto na face que fica em contato com o solo quanto na face em contato com a pele, garante o conforto e o apoio para todos os níveis de exercícios. 

Os clientes também consideram que o produto apresenta uma ótima relação custo benefício, pois mesmo com toda a tecnologia e o material (TPE biodegradável), este modelo não se encontra entre os mais caros do mercado. Gostamos! 

Medidas: 181 x 61cm Material: TPE
Espessura: 0.6cm Peso: 1kg
Confira o Preço

6. Tapete de Yoga PVC Ecológico – Bodhi (Melhor Tapete de Yoga Personalizado)

Mais um modelo da Bodhi, mais um diferencial. Mesmo já tendo trazido um modelo da Bodhi em PVC ecológico, o diferencial deste é outro. A personalização do Leela Elefante Indiano foi um sucesso. A estampa é muito elogiada nos comentários de quem já utilizou, inclusive alguns até disseram que é o único diferencial, mesmo. E faz sentido, pois se trata de um modelo mais simples da Bodhi.  

O Leela Elefante Indiano tem espessura de 4.5mm, é fácil de limpar, é durável e resistente, não esfarela, e é indicado para atividades básicas e moderadas de yoga, pilates e treinos em geral. Outro ponto legal é a rede de fios de nylon, que garantem uma firmeza maior na realização das posições de yoga. 

Orientado tanto para o uso interno quanto externo, este modelo tem certificação contra metais pesados e substâncias nocivas à pele. Pelo preço, funcionalidade e pelo fato de que se trata praticamente de um artigo de decoração (que ajuda no alinhamento das posições), vale a ponderação. 

Medidas: 183 x 60cm Material: PVC
Espessura: 0.45cm Peso: 1,1kg
Confira o Preço

7. Tapete de Yoga PVC Ecológico Com Alinhamento – Bodhi (Melhor Tapete de Yoga Para Iniciantes)

Este modelo também tem a proposta de ser simples, funcional e barato. Algo que pode ser facilmente confirmado pelos comentários dos usuários, que parecem bem felizes pela iniciação no mundo do yoga com este tapete, que é, realmente indicado para iniciantes. Leve, fácil de transportar e fabricado em PVC ecológico, o Leela Yantra tem tecnologia de aderência para suportar exercícios leves e moderados, seja indoor ou outdoor.   

Mas o Leela Yantra ainda traz um recurso essencial, que inclusive o coloca como um grande candidato à melhor tapete de yoga PVC no quesito custo benefício: as marcações na superfície para alinhamento das posições. Esta funcionalidade é o que os iniciantes mais elogiam, pois é o que mais ajuda na fixação dos apoios e na segurança do posicionamento correto. Se você está começando a se aventurar como praticante de yoga, é um modelo para ficar de olho. 

Medidas: 183 x 60cm Material: PVC
Espessura: 0.45mm Peso: 1,1kg
Confira o Preço

8. Tapete de Yoga TPE Ecológico – Yangfit (Feito Com Materiais Biodegradáveis e Recicláveis)

O tapete de yoga da vez é apresentado pela Yangfit, importadora e distribuidora direta de acessórios esportivos. E ele já chega para brigar para ser o melhor tapete de yoga grosso do mercado, pois ele tem 6mm de espessura e é produzido em TPE Ecológico, que é biodegradável e favorece a aderência mesmo com extremidades úmidas de suor. 

E a grossura – ou densidade – ajuda para quem gosta de praticar yoga, ou realizar qualquer outra atividade física ao ar livre, pois um apoio mais denso traz o conforto de não entrar em contato com o solo, mesmo em solos mais irregulares, como os do seu quintal. 

Nas avaliações deixadas pelos usuários, elogios à superfície antiderrapante e à relação custo benefício. A resistência e a durabilidade também ganharam comentários positivos, mas a bolsa de transporte parece não acompanhar muito bem essa resistência toda. 

Medidas: 183 x 60cm Material: TPE
Espessura: 0.6cm Peso: 1,2kg
Confira o Preço

9. Tapete de Yoga PVC Ecológico – Bodhi (Melhor Tapete de Yoga Custo Benefício)

O último modelo da Bodhi da nossa lista traz um conceito ainda mais focado na relação custo benefício. O preço é bem acessível, e as funcionalidades não decepcionam. O tapete de yoga Asana é leve, simples de usar, simples de lavar, livre de metais pesados e adaptado tanto para atividades ao ar livre como em ambientes fechados. 

Feito em PVC ecológico, este modelo também é um dos indicados para iniciantes no mundo do yoga, pois além do preço, apresenta boa resistência e aderência para a realização de exercícios básicos. Quem já comprou e começou a usar, não parece ter motivos para reclamar, uma usuária, inclusive, disse que o produto é tão “fofo” que quase atrapalha os exercícios. Apesar dos iniciantes não terem muito termo de comparação, são muitos elogios também à aderência, conforto na utilização e durabilidade. 

Medidas: 183 x 60cm Material: PVC
Espessura: 0.45cm Peso: 1,1kg
Confira o Preço

10. Tapete de Yoga EVA – Muvin (Melhor Tapete de Yoga Barato)

A Muvin, empresa brasileira do ramo de acessórios para práticas esportivas, no mercado desde 2011, chega para fechar a nossa lista com o modelo mais barato de todos. E pelo preço, o produto entrega o que promete: resistência, durabilidade, boa espessura e boa aderência. 

Alguns usuários disseram se tratar praticamente de um pedaço de EVA simples, com o nome de tapete para yoga, mas estes mesmos usuários disseram que, ainda assim, o produto cumpre seu papel muito bem, e justifica o baixo investimento. 

De qualquer forma, conforme algumas perguntas feitas por interessados, parece que não é difícil acabar o estoque do produto, que vem em várias cores. E isso só pode ser um bom sinal, não é mesmo?  

Medidas: 180 x 60cm Material: EVA
Espessura: 0.5cm Peso: 0,6kg
Confira o Preço

Cuidados e Manutenção: Como limpar o Tapete de Yoga  

Se agora você já tem na cabeça o seu modelo preferido, vamos trazer um pequeno tutorial sobre a limpeza de tapetes de yoga, que vale para todos, considerando o uso diário. 

  1. O primeiro passo é sobre a manutenção diária, que pode ser feita com um spray próprio para tapetes de yoga ou com uma solução de água e antissépticos e/ou antifúngicos, ou até mesmo com vinagre. Após algumas borrifadas, passe um pano em toda a superfície. 

  2. Para uma limpeza mais profunda, semanal, a orientação é criar uma solução com água morna e algumas gotas de detergente para fazer espuma.

  3. Molhando um pano nesta solução, passe por toda a superfície do tapete de yoga, concentrando um pouco mais de força nas áreas mais sujas.

  4. Enxágue, e depois passe um pano limpo na superfície, de modo a remover todo o produto químico do tapete.

  5. Coloque o tapete para secar em ambiente bem ventilado. Aguarde a secagem completa para enrolar novamente – este último passo também vale para os cuidados diários. 

Perguntas Frequentes Sobre Tapetes de Yoga

Qual o melhor material para Tapete de Yoga?  

Cortiça ou TPE. Ambos apresentam uma ótima durabilidade, aderência, resistência e são amigos do meio ambiente. Vale acrescentar que o preço também acompanha. Os tapetes de yoga em cortiça ou TPE estão geralmente entre as opções mais caras, ainda que não sejam tão mais caras. 

Qual o tamanho ideal para Tapete de Yoga?

O ideal é que o comprimento do tapete de yoga seja equivalente à altura do usuário, com alguns centímetros a mais. Por exemplo, se o usuário medir 1,70, seu tapete de yoga deverá ter cerca de 1,80 de comprimento, idealmente.

Tapete de Yoga serve para abdominal?

Sim, um tapete de yoga tem a função de proteger a coluna e os joelhos não só para as práticas de yoga e abdominal, mas também para treino funcional, prancha, exercícios de apoio e muito mais. 

Qual melhor Tapete de Yoga: PVC ou EVA?

PVC. A diferença é bem pequena, os dois materiais são as opções mais baratas em tapetes de yoga e apresentam boa durabilidade, mas o PVC normalmente é mais denso do que o EVA, o que significa um pouco mais de resistência ao peso e ao uso em geral.