Os 9 Melhores Trituradores de Alimentos de 2022

Procurando pelo Melhor Triturador de Alimentos? Confira nosso guia de compras com os Melhores Trituradores de Alimentos e entenda qual é o melhor para você!

Em qualquer cozinha moderna, hoje em dia, um triturador de alimentos é peça-chave. E isso vale tanto para restaurantes quanto para cozinhas domésticas. E assim como quase tudo, os trituradores acompanharam a evolução da tecnologia.

As soluções para retenção de alimentos melhoraram, o suporte técnico é mais completo e até o barulho já não é mais tão alto. 

Mas como muita gente ainda tem dúvida se o triturador de alimentos vale a pena, resolvemos preparar não só uma lista, mas um conteúdo completo sobre trituradores de alimentos, cobrindo os melhores modelos, dicas, utilidades do triturador de alimentos, informações técnicas e muito mais.

A seguir, tudo que você precisa saber sobre trituradores de alimentos. 

1. Triturador de Alimentos Evolution 200 - InsinkeratorMelhor Triturador de Alimentos SilenciosoVer Preço
2. Triturador de Alimentos Turbo Elite 3/4hp - FrankeMelhor Triturador de Alimentos PotenteVer Preço
3. Triturador de Alimentos – TramontinaMelhor Triturador de Alimentos NacionalVer Preço
4. Triturador de Alimentos Evolution 100 - InsinkeratorOpção Potente Com Recursos AvançadosVer Preço
5. Triturador de Alimentos Modelo 66 – InsinkeratorMelhor Triturador de Alimentos IntermediárioVer Preço
6. Triturador de Alimentos Modelo 56 – InsinkeratorMelhor Triturador de Alimentos Custo BenefícioVer Preço
7. Triturador de Alimentos 3/4HP - FrankeBoa Opção Custo BenefícioVer Preço
8. Triturador de Alimentos Modelo 46 - InsinkeratorMelhor Triturador de Alimentos BaratoVer Preço
9. Triturador de Alimentos 1/2 HP – FrankeBoa Opção de EntradaVer Preço

Como Escolher o Melhor Triturador de Alimentos  

Antes de decidir qual o melhor triturador de alimentos para pia, vamos começar a dar base à sua opinião com algumas dicas gerais na hora de escolher seu modelo preferido. 

  • Escolha a Potência Adequada Para o Seu Tipo de Resíduo  

Cada cozinha conhece o tipo de resíduo que tem, e principalmente o tipo de resíduo que precisa ser triturado. E esse é um fator que precisa ser levado em conta na hora de pesquisar os modelos do mercado. 

A potência é diretamente relacionada ao poder de trituração do aparelho, portanto, considere apenas os modelos que tem potência o bastante para suportar a força de trituração que você precisa.  

  • Verifique Se a Marca Disponibiliza Suporte Técnico Para Sua Região 

Como os resíduos a serem triturados podem variar até dentro da mesma cozinha, os trituradores de alimentos, com alguma frequência, acabam precisando de suporte técnico. E por mais completo que este suporte possa ser, é preciso estar acessível. 

A dica aqui, então, é tentar descobrir se a marca em questão disponibiliza suporte técnico na região onde o triturador de alimentos for instalado. Dê preferência para marcas que possuem estrutura para atender no local requerido. 

  • Ruído: Inevitável, Mas Alguns Modelos Oferecem Soluções Que Amenizam 

Não é novidade para ninguém que os trituradores de alimentos têm um ruído específico, muitas vezes alto e incômodo. Afinal, convenhamos que triturar é uma atividade barulhenta. Com isso, qualquer potencial consumidor de um triturador de alimentos deve compreender e buscar as melhores alternativas. 

E a notícia boa é que existem alternativas! Para não iludir ninguém, já vamos logo dizendo que “barulho zero” não existe. Mas a tecnologia chegou para ajudar nessa parte. Os modelos mais modernos do mercado já trazem algumas soluções que prometem amenizar o ruído. Vale conferir.  

  • Verifique o Tempo de Garantia Oferecida Pelo Fabricante  

Outro ponto importante é a garantia do fabricante. A vida de um triturador de alimentos é bastante desgastante. O nível de performance é alto e o trabalho é duro. Estamos falando de uma ferramenta que trabalha forte. 

Por esse motivo e por outros um pouco mais variáveis, é interessante perguntar sobre a garantia oferecida pelo fabricante. Lembre-se, o tempo de garantia é diretamente proporcional ao sossego do usuário, principalmente nos casos dos trituradores de alimentos.   


Os 9 Melhores Trituradores de Alimentos de 2022  

Dicas dadas, orientações passadas. Chegou a hora de conhecer qual é a melhor marca de triturador de alimentos e qual é o modelo que vai conquistar você. A seguir, os melhores nomes de trituradores de alimentos do mercado. 


1. Triturador de Alimentos Evolution 200 – Insinkerator (Melhor Triturador de Alimentos Silencioso)

Para começar, um modelo completo, moderno e repleto de funções especiais que garantem um desempenho eficaz para o usuário. A marca é InSinkErator, empresa americana com quase 100 anos de experiência no mercado de dispensadores instantâneos e eliminação de resíduos orgânicos.  

Considerado o melhor triturador de alimentos silencioso do mercado, o Evolution 200 possui um processo de trituração de três estágios, motor de 0,75HP, capacidade para até 1.180ml e sistema de reversão automática de trituração, que reverte a pressão do anel para melhorar a eficiência e a rapidez ao triturar alimentos. Sua câmara de trituração é produzida em aço inoxidável e sua instalação é facilitada pelo sistema Quick-Lock.  

Nas avaliações feitas pelos usuários, a tecnologia ultra-silenciosa é, sem dúvidas, o destaque. A maioria de quem já utilizou este aparelho não economizou elogios para o desempenho silencioso. Outros pontos positivos também foram levantados, como qualidade na trituração, velocidade e garantia oferecida pelo fabricante. Vale ressaltar que alguns usuários recomendam fortemente a instalação por um profissional. 

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 1.180ml
Recursos Extras: Conjunto de Montagem Quick-Lock, Tecnologia ultra silenciosa Evolution Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

2. Triturador de Alimentos Turbo Elite 3/4hp – Franke (Melhor Triturador de Alimentos Potente)

O segundo modelo da lista é produzido pela maior concorrente da fabricante do primeiro, a Franke. Fundada na suíça, em 1911, a Franke é, juntamente com a InSinkErator, umas das mais reconhecidas e respeitadas marcas de dispensadores e eliminadores de resíduos. A marca está presente praticamente no mundo inteiro e, inclusive, tem uma fábrica no Brasil, na cidade de Joinville. 

O triturador de alimentos Turbo Elite é outro modelo que abusa da tecnologia, do jeito que a gente gosta! Além do motor de 0,75HP e a capacidade de 1.400ml, a maior do mercado, este modelo ainda apresenta um dispositivo magnético chamado Silver Guard, que protege o triturador contra quedas de materiais metálicos dentro da câmara de trituração. 

E a tecnologia não para por aí, o Turbo Elite, da Franke, também traz  o sistema de proteção Bioshield em seus componentes, que inibe uma possível proliferação de microorganismos que podem causar mau cheiro no aparelho. Tudo isso, com um processo de instalação simples e uma garantia de 5 anos pelo fabricante. 

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 1.400ml
Recursos Extras: Tecnologia Silver Guard, Proteção Bioshield Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

3. Triturador de Alimentos – Tramontina (Melhor Triturador de Alimentos Nacional)

A Tramontina – marca brasileira com 110 anos de experiência no mercado de utensílios para casa e cozinha – também emplacou um modelo na nossa lista. E o triturador de alimentos Tramontina não deixa nada a desejar em relação aos modelos já apresentados. 

O aparelho vem como motor de 0,75HP, 1.400ml de capacidade, trituração rápida em três estágios e uma proteção de borracha que evita que talheres ou objetos caiam dentro da câmara trituradora, além de proteger contra possíveis respingos de alimentos durante a utilização.  

O triturador de alimentos Tramontina tem potência e capacidade adaptadas para a trituração de diversos tipos de resíduos orgânicos alimentares, como cascas, sementes e até ossos pequenos, como de galinha ou peixes. A instalação do produto é simples, ainda que seja recomendado ser conduzida por um profissional da área. Sobre a garantia, a fabricante brasileira oferece 36 meses. 

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 1.400ml
Recursos Extras: Membrana de borracha protetora Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

4. Triturador de Alimentos Evolution 100 – Insinkerator (Opção Potente Com Recursos Avançados)

Para chegar a uma conclusão de qual é o melhor triturador de alimentos, Franke ou InSinkErator, é quase impossível, pois as duas marcas entregam muita qualidade, através de muita experiência de mercado. Mas a verdade é que a InSinkErator pegou as três próximas posições dessa lista, incluindo esta. Se isso é uma credencial, não sabemos, mas não é para qualquer uma. 

O Evolution 100 vem para ser a referência de potência entre os modelos apresentados. O motor é de 0,75HP, assim como os aparelhos anteriores, mas a diferença fica no sistema de indução de alto torque Dura-Drive, que proporciona uma força de trituração ainda maior. O Evolution 100 tem poder para triturar praticamente todos os tipos de resíduos alimentares, incluindo ossos, sementes, caroços e outros “durões” da sua pia.  

Os outros diferenciais que o modelo apresenta são: tecnologia silenciosa Evolution, trituração em dois estágios, reversão automática, proteção contra sobrecarga e conjunto de montagem Quick-Lock, que facilita o processo de instalação. Tudo isso em um design moderno e compacto, e com garantia de 5 anos. Talvez seja pela soma de tudo isso que ele se candidata ao melhor triturador de alimentos para o ralo do mercado.  

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 1.005ml
Recursos Extras: Motor de alto torque Dura-Drive, Tecnologia ultra silenciosa Evolution, Conjunto de Montagem Quick-Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

5. Triturador de Alimentos Modelo 66 – Insinkerator (Melhor Triturador de Alimentos Intermediário)

Seguindo com a pequena lista da InSinkErator dentro da lista oficial, o modelo 66 é um triturador de alimentos com uma proposta um pouco mais simples que a anterior. Mas mesmo sendo considerado um modelo intermediário, ele apresenta um bom motor de trituração, com uma potência de 0,75HP. 

O 66, da InSinkErator, é indicado para casas com demanda moderada de resíduos alimentares, pois apesar da alta potência, ele tem trituração de apenas um estágio e capacidade de 980ml. A ideia do modelo é ser simples, eficiente, prático e fácil de usar. E o objetivo foi concluído com sucesso. Até a instalação é bem simplificada com o conjunto de montagem Quick-Lock. 

Nos comentários e avaliações dos usuários, somente elogios. Talvez com mais rolagens fosse possível encontrar alguma crítica, ou não, mas pelo que foi comentado, o produto é eficiente, prático e funcional, além de não deixar cheiros e não fazer muito barulho. Alguns usuários ainda disseram se tratar da melhor relação custo benefício da marca. Vale a atenção! 

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 980ml
Recursos Extras: Conjunto de Montagem Quick-Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

6. Triturador de Alimentos Modelo 56 – Insinkerator (Melhor Triturador de Alimentos Custo Benefício)

Este pode até ser o último modelo da InSinkErator da série de três apresentada, mas tenha a certeza que ele não é o último modelo da lista. O triturador de alimentos modelo 56 é praticamente o mesmo que o anterior, mas com uma potência um pouco mais baixa, já que conta com um moto de 0,55HP. 

Ainda assim, este triturador aparece como uma ótima opção, inclusive pelo preço, que é um pouco mais acessível. Sua câmara de trituração também é em aço inoxidável com um estágio, sua capacidade também é de 980ml e ele também acompanha o conjunto de montagem Quick-Lock, para facilitar a vida do instalador. 

Os usuários também elogiaram bastante o modelo 56, da InSinkErator. E os elogios – para o espanto de um total de zero pessoas – foram bem parecidos aos feitos para o modelo anterior: praticidade, silêncio, eficiência e, claro, ótimo custo benefício.  

Potência: 0,55HP Capacidade: Até 980ml
Recursos Extras: Conjunto de Montagem Quick-Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

7. Triturador de Alimentos 3/4HP – Franke (Boa Opção Custo Benefício)

Agora, um modelo da Franke que, conforme comentado, é a maior concorrente da InSinkErator. Um modelo que também investe na relação custo benefício, por ser simples, potente, compacto e com um preço mais acessível. 

O 3/4HP é indicado para o uso doméstico e, conforme avaliações dos usuários, cumpre bem o seu papel. Com capacidade para 1.000ml e motor de 0,75HP, este modelo é ideal para quem quer experimentar ter um triturador de alimentos na pia de casa. 

A facilidade de instalação impressiona, mesmo que não seja você quem vai instalar – o que é o recomendado. O sistema Easy Lock e a estrutura de encaixe com flange metálica garantem uma instalação simples, assim como dão resistência e durabilidade ao produto. Se você está pensando em começar devagar, esta pode ser uma boa opção. 

Potência: 0,75HP Capacidade: Até 1.000ml
Recursos Extras: Sistema Easy Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

8. Triturador de Alimentos Modelo 46 – Insinkerator (Melhor Triturador de Alimentos Barato)

Nós avisamos que aquele não seria o último modelo da InSinkErator, e não era. Realmente estas duas marcas praticamente dominam o mercado. E o modelo da vez é o 46, mais uma opção indicada para iniciantes no mundo da eliminação de resíduos orgânicos, que inclusive, é amigo do meio ambiente, por contribuir para a redução de resíduos enviados aos aterros. 

Esta novidade do mercado é bem básica, chegou para concorrer entre as mais baratas, mesmo. O motor é de 0,55HP, a capacidade de 980ml e a câmara de trituração (em um estágio) é em aço inoxidável, padrão InSinkErator. Outro padrão da marca é o conjunto de montagem Quick-Lock. 

Nas avaliações feitas pelos usuários, um comentário chamou a atenção: “ruído adequado”. Não sabemos direito o que isso quer dizer, mas vamos encarar como um elogio, até pelas cinco estrelas que acompanharam. De resto, outras notas altas e pitacos positivos sobre o produto. 

Potência: 0,55HP Capacidade: Até 980ml
Recursos Extras: Conjunto de Montagem Quick-Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

9. Triturador de Alimentos 1/2 HP – Franke (Boa Opção de Entrada)

E para finalizar esta lista, mais um modelo de entrada. Simples, funcional e com um preço acessível, o 1/2HP, da Franke, tem fácil instalação, com flange metálica e sistema Easy Lock, que contribuem para a segurança, resistência e durabilidade do produto. 

Com capacidade de até 1.000ml e motor de 0,55HP, este modelo é indicado para cozinhas domésticas, com uma demanda média de resíduos orgânicos. Ossos grandes, conchas, caroços e alimentos fibrosos não são recomendados neste aparelho. 

Na única avaliação encontrada, o usuário considerou o produto um pouco barulhento, ainda que tenha dado a nota máxima e considerado que o barulho e a trepidação são normais para o tipo de produto. Estamos de olho! 

Na sequência da lista, vale acompanhar as informações extras, os pequenos tutoriais e as respostas das perguntas mais frequentes sobre trituradores de alimentos. Afinal, a ideia aqui é triturar todas as dúvidas! 

Potência: 0,55HP Capacidade: Até 1.000ml
Recursos Extras: Sistema Easy Lock Material Interno: Aço Inoxidável
Confira o Preço

Tipos de Trituradores de Alimentos  

A principal variação entre os tipos de trituradores de alimentos é a potência. E a medição é em “cavalos” ou HP (horse power, na sigla em inglês), assim como no caso dos carros. Outra variação importante é a capacidade, que gira entre 980ml e 1400ml. Assim, temos: 

  • Modelos de Entrada: São equipados com motor de 0,55 HP, trituram com rapidez moderada e possuem algumas restrições de alimentos, como os fibrosos, caroços e ossos. A capacidade é normalmente a menor, 980ml.  

  • Modelos Intermediários: A maioria dos modelos intermediários é equipada com motor de 0,55 HP, também, mas geralmente estes modelos oferecem uma trituração mais rápida e principalmente, uma capacidade maior. 

  • Modelos Avançados: Os modelos mais avançados apresentam motor de 0,75 HP, que trituram com ainda mais rapidez e suportam quase todo tipo de alimento. Além de uma capacidade maior, em torno dos 1400ml, os modelos avançados ainda oferecem mais recursos contra entupimentos e retenção de alimentos. 

Como Limpar Seu Triturador de Alimentos  

Uma tarefa importante dos usuários de trituradores de alimentos é o processo de limpeza. E para isso, vamos ajudar com um passo a passo. O processo é mais caseiro do que você imagina, mas se mostra bem eficaz. 

  • Passo 1: Prepare alguns cubos de gelo. 
  • Passo 2: Adicione detergente ou vinagre. Ambos funcionam bem, mas alguns usuários não gostam do cheiro do vinagre, e como a ideia é justamente eliminar um possível mau cheiro, o ideal é o detergente, mesmo. 
  • Passo 3: Ligue o aparelho como se fosse triturar algo. 
  • Passo 4: Coloque o gelo e o detergente e deixe o aparelho funcionar por alguns segundos.  
  • Passo 5: Deixe a água correr, ainda com o aparelho ligado. 

Outra prática comum é fazer o mesmo processo, só que com frutas cítricas, como limão e laranja. Alguns usuários fazem os dois processos. Vale considerar essa opção, também. Cada um vai se adaptar conforme suas preferências. 


Dúvidas Frequentes Sobre Trituradores de Alimentos

Como instalar o triturador de alimentos?  

Pode não parecer, mas a instalação é geralmente bem fácil, embora seja recomendada a mão de obra profissional. Os trituradores de alimentos são instalados no ralo da pia da cozinha, ligados à rede de esgoto, encaixados embaixo da cuba. A ideia é substituir o ralo, mesmo. Mas o ambiente de instalação precisa de alguns requisitos. 

  • Dimensão de abertura da Cuba: A dimensão do ralo da cuba precisa ser compatível com o produto, a requisição normalmente é de 4,5 polegadas. Vale lembrar que o ideal é a que a cuba seja de aço inox. 
  • Ponto de Eletricidade: Como o funcionamento do triturador de alimentos se dá a partir de um interruptor elétrico, é preciso que haja uma tomada ao alcance do aparelho. E quanto mais perto da pia se encontrar o interruptor, mais cômodo. 
  • Altura: Alguns trituradores de alimentos chegam a medir 40 centímetros, portanto, o espaço disponível para a instalação deve ser considerado. Outro ponto importante é que a saída de esgoto da parede esteja mais baixa que a saída de descarga do dispositivo. 
  • Materiais necessários: Não basta disposição. É preciso considerar algumas ferramentas no processo de instalação de um triturador de alimentos, como: chave de fenda, arame ou fio metálico, braçadeiras para mangueira, chave de grifo, kit elétrico, martelo, serra, furadeira e o que for recomendado para cada modelo. E não se pode esquecer dos óculos de proteção. 
  • Ajuda profissional: Vale reforçar que, por mais que se trate de um processo de instalação considerado simples, a recomendação é que seja contratado um encanador profissional, pedreiro ou técnico capacitado para o serviço, pois as condições de cada modelo e cada ambiente de trabalho podem variar bastante e causar complicações para o usuário. 

Como funciona o triturador de alimentos?  

Primeiro, é importante saber para que serve o triturador de alimentos. E a resposta é simple: para eliminar o lixo orgânico com mais eficiência. Ele tritura os resíduos de alimentos que sobraram de forma que os mesmos vão embora através do encanamento de esgoto, e não no recipiente de lixo. 

O aparelho recebe os resíduos e os tritura através de um sistema de força de impacto. Como você pode ver, ao contrário do que se imagina, a trituração dos alimentos, principalmente nos modelos mais modernos, não é realizada através de lâminas, e sim, de um anel de trituração interno, por impacto.

As minúsculas partículas que sobram após o processo de trituração são eliminadas pela rede de esgoto. 

Como usar o triturador de alimentos?  

Como o triturador de alimentos tem a função de substituir o ralo da pia, seu funcionamento não é nada complicado. Basta abrir a torneira (é recomendado água fria), ligar o interruptor conectado ao aparelho, e empurrar as sobras orgânicas para o novo ralo.  

Após alguns segundos, os resíduos orgânicos já vão estar bem longe, seguindo o caminho nos encanamentos do sistema de esgoto. Assim que os resíduos acabarem, ou assim que o triturador se mostre trabalhando “em falso” ou vazio, o aparelho deve ser desligado. 

O que pode colocar no triturador de alimentos?

A dica aqui é consultar o manual do modelo, pois alguns “aguentam” mais do que outros.

Os modelos mais avançados e modernos dão conta até de caroços, ossos maiores e etc. Ao passo que alguns modelos mais simples já apresentam restrições contra esses tipos de resíduos mais resistentes. 

Mas para facilitar a compreensão, o ideal é que apenas sejam inseridos resíduos alimentares leves nos trituradores de alimentos, como cascas de frutas, restos de carne, cascas de ovos, ossos de peixe ou pequenos de frango, grãos, sobras, vegetais, verduras e resíduos orgânicos em geral. 

O que não pode colocar no triturador de alimentos?  

Qualquer coisa que não for um resíduo orgânico não pode ser colocada em um triturador de alimentos.

Mas para nomear os materiais proibidos, vamos lá: metais, plásticos, vidros, couro, tecidos, borracha e outros não orgânicos. Alguns trituradores não recomendam nem ossos, caroços e restos de alimentos mais resistentes.  

Aqui vale uma recomendação importante. Para a maioria dos modelos, a recomendação é para que se evitem alimentos muito fibrosos, como aipo, alcachofra, palha de milho, talos de couve e outros. Tecidos fibrosos costumam apresentar mais dificuldade para serem triturados na maioria dos aparelhos.