As 10 Melhores Panelas de Pressão Elétricas de 2021

Procurando pela Melhor Panela de Pressão Elétrica? Confira nossa seleção das Melhores Panelas de Pressão Elétricas do mercado e entenda qual é a melhor opção!

Se o que as pessoas mais procuram hoje em dia é a praticidade, então a panela de pressão elétrica veio para revolucionar a sua cozinha. 

Com a intenção de proporcionar um cozimento mais rápido do alimento, esse utensílio é quase que indispensável nas cozinhas. Ela facilita o preparo de diversos pratos, desde um feijão carioca até carnes que levariam horas para serem cozidas. 

Nesse artigo, você ficará por dentro de dicas e cuidados a serem tomados ao fazer sua pesquisa de compra, como descobrir se a panela de pressão elétrica é boa para a sua rotina, além de recomendações sobre qual panela de pressão elétrica adquirir. 

Fique ligado! 

1. Panela de Pressão Elétrica PCC20 – ElectroluxMelhor Panela de Pressão Elétrica 6 LitrosVer Preço
2. Panela Elétrica de Pressão PPA71 – MideaMelhor Panela de Pressão Elétrica Com Receitas Pré-ProgramadasVer Preço
3. Panela de Pressão Elétrica Viva Digital - Philips WalitaMelhor Panela de Pressão Elétrica da PhilipsVer Preço
4. Panela De Pressão Elétrica Daily - Philips WalitaMelhor Panela de Pressão Elétrica AnalógicaVer Preço
5. Panela de Pressão Elétrica PCE20 – ElectroluxMelhor Panela de Pressão Elétrica Custo BenefícioVer Preço
6. Panela de Pressão Elétrica Digital Inox Red ppp01 – PhilcoUm dos Modelos Mais Populares da AmazonVer Preço
7. Panela de Pressão Elétrica Master Cooker Red PE-39 - MondialMelhor Panela de Pressão Elétrica BarataVer Preço
8. Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook PE-47 - MondialMelhor Panela de Pressão Elétrica 3 LitrosVer Preço
9. Panela de Pressão Elétrica Digital Control PP50 - ArnoMelhor Panela de Pressão Elétrica 4 LitrosVer Preço
10. Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook PE-34 – MondialMelhor Panela de Pressão Elétrica Fácil UsoVer Preço

Como Escolher a Melhor Panela de Pressão Elétrica 

Com tantos modelos disponíveis no mercado, às vezes fica realmente difícil decidir qual deles levar para casa. Para te auxiliar nessa decisão, listaremos a seguir algumas características que podem ser decisórias na hora da compra. 

  • Display Digital ou Analógico? Entenda as Diferenças e Vantagens 

Quando o assunto é panela de pressão elétrica, há dois quesitos divisores de águas para se atentar na hora da compra, são eles: Display digital e Analógico. 

Parece se tratar de uma escolha inofensiva, mas optar entre um e outro é quase como decidir entre dois produtos diferentes. 

A panela de pressão elétrica que conta com Display digital possui muitas vezes painel touch com diversas receitas pré-programadas e muitas outras funções extras como: timer, função manter aquecido, regulagem de intensidade de pressão e possibilidade de adiar início do cozimento por exemplo. 

Enquanto a panela com display analógico por sua vez, se trata de um modelo mais básico de entrada, ideal para quem busca um aparelho com funcionalidades simples e básicas.  

Neste caso, o controle é feito através de um botão giratório onde é regulado apenas o tempo de cozimento. 

  • Escolha a Capacidade de Acordo Com o Número de Pessoas 

Se sua família for pequena e sua intenção com a panela de pressão for de, por exemplo, preparar refeições em baixa escala ou fazer algo uma vez ou outra, um modelo pequeno de 3 litros talvez seja uma melhor opção. Afinal, esse eletrodoméstico não é dos menores, e é preciso ter um espaço para armazená-lo. 

Já se seu objetivo com a panela for de realizar grandes preparos e atender muitas pessoas, vale a pena investir em um modelo com maior capacidade como os de 6 litros por exemplo. 

  • Verifique as Opções de Segurança 

Todo mundo já teve medo de manusear uma panela de pressão tradicional. Este é um dos motivos principais pelo qual as panelas de pressão elétricas vêm ganhando mercado ao longo do tempo. 

Ao contrário dos modelos convencionais, os modelos elétricos podem possuir até 10 dispositivos de segurança, incluindo travas automáticas e aviso sonoro caso algum componente esteja mau encaixado, entre outros. 

Isso torna seu uso facilitado até mesmo para o cozinheiro mais inexperiente. Apenas verifique quais são os recursos inclusos no modelo escolhido. 

  • Conheça as Possíveis Funções Extras Disponíveis: 

Manter Aquecido: Como comentamos anteriormente, há muitos modelos de panela de pressão elétrica que possuem a função “aquecer”, o que corresponde a uma funcionalidade que mantém o calor dentro da panela após o cozimento do alimento. Com isso, a comida permanece aquecida até a hora da refeição. 

Timer: O timer, ou temporizador, é o alarme. Essa função extra serve tanto como lembrete, para dar aquela checada no alimento, como uma função pré-programada. Basta ajustar o timer de acordo com o alimento a ser preparado que, em 4 horas, por exemplo, a refeição estará pronta. 

Receitas Pré-Programadas: A maioria dos modelos possui opções “automáticas” de preparo, ou seja, quando depositar o alimento na panela de pressão e tampá-la, é só clicar no botão correspondente. Deseja cozinhar peixe? Acione o botão “peixe” e espere sua finalização. 

Modo Refogar: Se seu desejo é de refogar algo antes de, de fato, acionar o ciclo da panela de pressão, como alho, cebola e bacon, muitos modelos possuem a opção “refogar”.  O preparo é o mesmo usado para frigideiras: deposite o alimento a ser refogado, acione o botão correspondente e, após o refogado, cancele essa função para iniciar o preparo do alimento principal. 

Ajuste de intensidade de pressão: A maioria dos modelos digitais possui ajuste de pressão, onde pode-se controlar sua intensidade. Talvez essa seja uma das características mais importantes ao se buscar uma nova panela de pressão, pois essa funcionalidade permite liberdade ao preparar qualquer tipo de alimento. 

Assim, não é preciso se preocupar se a panela terá muita ou pouca pressão; basta controlar isso você mesmo. 


As 10 Melhores Panelas de Pressão Elétricas de 2021 

Com a intenção de lhe auxiliar em sua próxima aquisição na cozinha, separamos 10 modelos para você descobrir qual panela de pressão elétrica vale a pena ter em sua vida. Assim, há opção para todos os gostos. 


1. Panela de Pressão Elétrica PCC20 – Electrolux (Melhor Panela de Pressão Elétrica 6 Litros)

Dando início à nossa lista, temos a panela de pressão PCC20, da marca Electrolux. 

Com dimensões de 32 x 31 x 30,5 cm (A x L x P), pesa 5,8 kg e possui 6 litros de capacidade. Sendo um modelo digital, seu display de LED possui 15 receitas pré-programadas que facilitam muito o preparo de diversos pratos. 

Com função programar a partir de 2 até 24 horas, essa panela alega proporcionar um cozimento lento e preciso, perfeito para extrair todo o sabor e textura do alimento. Também possui ajuste de intensidade de pressão, sendo elas: low, medium e high (baixo, médio e alto). 

Como parte de segurança, o modelo possui 10 dispositivos para manter a tranquilidade na cozinha: travamento automático e mecânico da tampa, pino de verificação na tampa, controle de pressão, dispositivo de alívio de pressão, válvula de alívio de pressão, cobertura antibloqueio da válvula de pressão, termostato, fusível térmico e aviso sonoro na tampa. 

Com acabamento em aço inoxidável, seu recipiente é antiaderente e removível, facilitando na limpeza. O kit também inclui copo medidor, concha e espátula que, claro, não danificam o compartimento interno da panela. 

Sendo um modelo bem completo e com preço acessível, julgamos esta panela como sendo a melhor panela de pressão elétrica de 6 litros. 

Capacidade: 6 litros Segurança: Travamento automático e mecânico da tampa, pino de verificação na tampa, controle de pressão, dispositivo de alívio de pressão, válvula de alívio de pressão, cobertura antibloqueio da válvula de pressão, termostato, fusível térmico e aviso sonoro na tampa
Funções Extras: Ajuste de intensidade de pressão, 15 receitas pré-programadas, função “preparar início” Potência: Não informado
Confira o Preço

2. Panela Elétrica de Pressão PPA71 – Midea (Melhor Panela de Pressão Elétrica Com Receitas Pré-Programadas)

Apresentamos a panela de pressão PPA71, da marca Midea, a qual classificamos como sendo a melhor panela de pressão elétrica entre as apresentadas. A seguir você descobrirá o motivo, mas já adiantamos que este modelo é super completo. 

Seu display digital possui 4 funções de cocção: assar, fritar, refogar e cozimento lento. Possui timer de até 24 horas e alega emitir baixa quantidade de odores durante o cozimento. 

Infelizmente, seu recipiente interno não é removível, porém é de material antiaderente, evitando que o alimento grude e facilitando na hora da limpeza. 

Comportando 6 litros, a panela pesa 5,8 kg e possui as seguintes dimensões: 32 x 32 x 35 cm (A x L x P). Ela vem acompanhada de livro de receitas, colher, concha e copo medidor. 

E não menos importante, possui 9 dispositivos de segurança para vedar a panela e potência de 1000 w. 

Capacidade: 6 litros Segurança: 9 dispositivos de segurança (não especificado)
Funções Extras: Timer de até 24 horas e display com 4 funções exclusivas Potência: 1000w
Confira o Preço

3. Panela de Pressão Elétrica Viva Digital – Philips Walita (Melhor Panela de Pressão Elétrica da Philips)

O modelo Viva Digital, da marca Philips Walita, é um modelo com painel digital e design moderno. 

Fabricada em aço inox, essa panela de pressão conta com compartimento interno antiaderente e removível. Com dimensões de 37,5 x 33 x 33 cm (A x L x P) e pesando 6,3 kg, ela comporta até 5 litros. 

Esse modelo possui um sistema inteligente com 8 níveis de segurança, como impedir que se abra a tampa enquanto estiver com pressão. Ela também possui a função de apenas aquecer o alimento, cancelando o cozimento.  

A panela vem acompanhada de um timer com programação de 24 horas, que funcionaria da seguinte forma: ao escolher a receita, basta depositar os ingredientes na panela pela manhã que, de noite, o jantar estará pronto. Além disso, ela conta com uma válvula reguladora que permite cozinhar tanto com pressão quanto sem pressão. 

O kit também inclui um livro de receitas exclusivo, copo medidor, concha e espátula. 

Capacidade: 5 litros Segurança: Sistema inteligente com 8 níveis de segurança (não especificado)
Funções Extras: Timer 24 horas, programas automáticos de preparo, função aquecer e válvula reguladora Potência: 900w
Confira o Preço

4. Panela De Pressão Elétrica Daily – Philips Walita (Melhor Panela de Pressão Elétrica Analógica)

Em terceiro lugar temos o modelo Elétrica Daily, da marca Philips Walita. Ele possui revestimento externo em aço inoxidável e comporta até 5 litros. Pesando 4,4 kg, suas dimensões são: 30,2 x 34 x 30,5 cm (A x L x P). 

Sua panela interna é de alumínio e antiaderente, com revestimento duradouro Whitford. Com potência de 900 w, possui algumas funções, sendo elas: timer programado, onde ao final do preparo é acionado o modo aquecimento, interrompendo a pressão, e menu pré-programado, onde basta girar o botão para selecionar qual alimento cozinhar. 

Sobre a segurança, essa panela de pressão oferece proteção com controle automático de pressão, proteção com limite de pressão, proteção de liberação automática de pressão extra alta, proteção de limite de temperatura, proteção de tampa superior, proteção de anel de vedação e, por fim, proteção de fusão de temperatura extra alta. 

Vem acompanhada de concha e espátula. 

Capacidade: 5 litros Segurança: Proteção com controle automático de pressão, proteção com limite de pressão, proteção de liberação automática de pressão extra alta, proteção de limite de temperatura, proteção de tampa superior, proteção de anel de vedação e proteção de fusão de temperatura extra alta
Funções Extras: Timer programado, função aquecer e menu pré-programado Potência: 900w
Confira o Preço

5. Panela de Pressão Elétrica PCE20 – Electrolux (Melhor Panela de Pressão Elétrica Custo Benefício)

O modelo PCE20, da marca Electrolux, pesa 4,5 kg e possui as dimensões 30,5 x 34 x 31,5 cm (A x L x P). 

Com capacidade para 5 litros, essa panela possui uma função específica para o preparo do feijão, um alimento que muitos brasileiros ainda encaram algumas dificuldades. Além disso, também possui a função de aquecimento e, uma novidade até então, um coletor de vapor, para assim poder descartar a água acumulada pelo vapor da panela. 

Fabricada em aço inoxidável escovado, seu recipiente interno é antiaderente e removível. 

Em relação à segurança, essa panela elétrica possui 9 dispositivos para garantir tranquilidade na hora de manuseá-la. São eles: travamento automático e mecânico da tampa, pino de verificação da tampa, controle de pressão, dispositivo de alívio de pressão, válvula de alívio de pressão, cobertura antibloqueio da válvula limitadora de pressão, termostato e fusível térmico. 

Além de tudo mencionado, ela também oferece timer de até 90 minutos. 

Com tudo isso sendo dito, julgamos esse modelo como sendo o melhor no quesito custo benefício, pois oferece diversas funcionalidades, segurança e preço acessível. 

Capacidade: 5 litros Segurança: Travamento automático e mecânico da tampa, pino de verificação da tampa, controle de pressão, dispositivo de alívio de pressão, válvula de alívio de pressão, cobertura antibloqueio da válvula limitadora de pressão, termostato e fusível térmico
Funções Extras: Função de aquecimento, função “feijão”, timer de até 90 minutos e coletor de vapor Potência: Não informado
Confira o Preço

6. Panela de Pressão Elétrica Digital Inox Red ppp01 – Philco (Um dos Modelos Mais Populares da Amazon)

Como modelo vendido pela plataforma Amazon, temos a panela elétrica Digital Inox Red ppp01, da marca Philco. 

Ela conta com um painel digital com 8 funções de preparo de alimento, além de timer e controle de pressão. A respeito deste último, esse modelo possui um controle interno de pressão e temperatura; caso o recipiente interno superaqueça ou a pressão ultrapasse o limite pré-determinado, a panela desliga automaticamente. 

A panela possui 6 sistemas de segurança, como travamento da tampa quando a pressão interna está elevada. Além deste, não há especificações sobre os demais 5 sistemas. 

Com dimensões de 32,5 x 33 x 30 cm (A x L x P), o produto pesa 4,5 kg. Comportando 6 litros, ele vem acompanhado de dois acessórios: copo medidor e espátula. 

Capacidade: 6 litros Segurança: 6 sistemas de segurança (não especificado)
Funções Extras: Controle de pressão e temperatura, timer e painel digital com 8 funções de preparo de alimento Potência: Não informado
Confira o Preço

7. Panela de Pressão Elétrica Master Cooker Red PE-39 – Mondial (Melhor Panela de Pressão Elétrica Barata)

A panela de pressão da marca Mondial, modelo Master Cooker Red PE-39, comporta 5 litros e possui dimensões de 35 x 31,6 x 31,2 cm (A x L x P).  

Possuindo 14 funções pré-programadas para preparar diversos pratos, seu painel digital possibilita o ajuste de temperatura e timer. Este último permite fazer programações de até 24h de antecedência. 

Com potência de 900 w, essa panela possui acabamento de aço inox com recipiente interno antiaderente e removível, facilitando na limpeza. Além disso, como segurança, sua tampa com alça ergonômica e térmica possui trava de segurança, transmitindo mais tranquilidade ao manuseá-la. 

Esse modelo possui, também, a função de aquecimento do alimento e um compartimento coletor de vapor. 

O kit inclui copo medidor, colher e livro de receitas exclusivo. 

Capacidade: 5 litros Segurança: Tampa com trava de segurança
Funções Extras: Função manter aquecido, 14 funções pré-programadas, timer de 24h, ajuste de temperatura e coletor de vapor Potência: 900w
Confira o Preço

8. Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook PE-47 – Mondial (Melhor Panela de Pressão Elétrica 3 Litros)

Em sétimo lugar, apresentamos a melhor panela de pressão elétrica de 3 litros. Com dimensões de 30 x 31 x 28 cm (A x L x P) e pesando 3,4 kg, julgamos esse modelo como sendo o ideal para preparos do cotidiano em baixa escala. 

Com 10 opções pré-programadas de diversos alimentos, o modelo Pratic Cook, da marca Mondial, possui também timer e função de aquecimento. 

Essa panela promete uma segurança reforçada com sua válvula de segurança, não permitindo que a pressão interna ultrapasse o limite máximo, e com trava na tampa. 

Seu recipiente interno é antiaderente e removível. 

A panela possui potência de 700 w e vem acompanhada de colher, copo medidor e livro de receitas exclusivo. 

Capacidade: 3 litros Segurança: Válvula de segurança e trava na tampa
Funções Extras: Função manter aquecido, 10 funções pré-programadas e timer Potência: 700w
Confira o Preço

9. Panela de Pressão Elétrica Digital Control PP50 – Arno (Melhor Panela de Pressão Elétrica 4 Litros)

Classificada como sendo a melhor panela de pressão elétrica de 4 litros desse artigo, o modelo da Arno, Control PP50, comporta 4,8 litros. 

Como acessórios, esse modelo vem acompanhado de tigela esférica antiaderente, proporcionando um cozimento mais homogêneo devido a melhor circulação de ar, além de copo medidor, livro de receitas e uma cesta para cozimento a vapor. Mais completo que isso, difícil encontrar. 

Possui 11 sistemas de segurança, porém não é informado quais seriam além da proibição da abertura da tampa enquanto houver o preparo de algo sob pressão. 

Seu painel digital touchscreen possui 16 receitas programadas prontas para prepararem diversas refeições, além de timer de até 12 horas e a função de aquecimento, a função “Manter”. 

Capacidade: 4 litros Segurança: 11 sistemas de segurança (não especificado)
Funções Extras: 16 receitas programadas, função “Manter” e timer de até 12 horas Potência: Não informado
Confira o Preço

10. Panela de Pressão Elétrica Pratic Cook PE-34 – Mondial (Melhor Panela de Pressão Elétrica Fácil Uso)

A panela Pratic Cook PE-34, da marca Mondial, possui capacidade de 5 litros e 10 funções pré-programadas de alimentos, trazendo praticidade ao dia a dia. Além disso, fornece a função de manter o alimento aquecido. 

Seu recipiente interno é removível e antiaderente, facilitando no quesito de limpeza. 

Em questão a segurança, a panela possui válvula dupla de segurança, mantendo a pressão interna equilibrada e controlada, e tampa com trava. 

Pesando 4,3 kg e com potência de 900 w, suas dimensões são bem compatíveis para poder ser armazenada em ambientes menores: 33 x 28 x 32 cm (A x L x P). 

Capacidade: 5 litros Segurança: Válvula dupla de segurança e tampa com trava
Funções Extras: 10 funções pré-programadas e função manter aquecido Potência: 900w
Confira o Preço

Como Usar a Panela de Pressão Elétrica 

Utilizar uma panela de pressão elétrica segue quase os mesmos passos de se utilizar uma do tipo tradicional. Porém, visando auxiliar o máximo que podemos, a seguir explicaremos um pouco melhor sobre seu manuseio. 

  • Comece pelo Começo: Sempre que adquirir um novo produto, é crucial ler o manual de instruções. Além disso, é interessante explorar as características da panela antes de começar a realizar diversos preparos pois, dessa forma, você não será pego de surpresa. 

    Além do manual, muitas vezes as panelas vêm acompanhadas de adesivos, seja na tampa ou no corpo do produto, com indicações de preparo, dicas e, mais importante, instruções sobre o seu próprio manuseio. 

  • Programe o Tempo de Preparo: Ao preparar qualquer que seja o alimento, sempre faça o uso do temporizador para, assim, não haver o risco de acabar esquecendo o preparo na panela.

    Selecione o tempo desejado, ou uma opção pré-programada de refeição, e fique relaxado enquanto a panela faz todo o serviço. 

  • Encaixe a Tampa Corretamente: Além da tampa ser o acessório mais importante de uma panela de pressão no quesito de preparo do alimento, ela é também um acessório de segurança. 

    Hoje, a maioria dos modelos modernos possui trava de segurança, não permitindo o acionamento do eletrodoméstico até que a tampa esteja devidamente encaixada. 

  • Não Retire o Recipiente Interno no Meio do Preparo: Tanto durante quanto depois do preparo do alimento, não é recomendado retirar o recipiente interno pois ele estará muito quente, comprometendo a segurança do indivíduo. 

    O ideal é se servil com o recipiente ainda dentro da panela, retirando-o apenas para lavá-lo quando estiver frio. 

  • Utilize os Utensílios Apropriados: Pelo fato de o recipiente interno da panela ser antiaderente, é muito importante que se usem os acessórios de cozinha corretos para não danificar essa propriedade.

    Além dos utensílios que vem junto da panela, os ideais são os com revestimento de silicone. Utensílio de metal, principalmente, devem ser evitados. 

Dúvidas Comuns Sobre Panelas de Pressão Elétricas

Posso Cozinhar de Tudo na Panela de Pressão Elétrica?

Não há nenhuma contra indicação sobre os tipos de alimentos que podem ser preparados na panela de pressão, seja elétrica ou não. Aliás, alguns modelos alegam cozinhar até receitas doces, como bolos e pudins.

Panela de Pressão Elétrica Faz Barulho?

Além do som do timer e da pressão se expandindo na panela, a panela de pressão elétrica não emite nenhum ruído, principalmente aquele chiado das panelas convencionais. 

Ou seja, ela é super silenciosa! 

Panela de Pressão Elétrica é Segura?

Sim! As panelas de pressão convencionais já vinham investindo em sua segurança através de travas e válvulas extras nos modelos mais “premium”, mas as elétricas redobraram esses cuidados graças aos seus recursos tecnológicos.

Qual a Melhor Panela de Pressão: Elétrica ou Normal?

Como a intenção da panela de pressão elétrica é de otimizar o tempo de preparo de alimentos, ela supera a panela convencional exatamente por esse motivo. 

Como se não bastasse, o modelo elétrico ainda possui diversas outras vantagens, como ajuste de pressão e temperatura, timer, diversas receitas pré-programadas e segurança redobrada. 

Com tudo isso, é difícil ainda preferir a panela de pressão convencional.